Sie sind auf Seite 1von 5

UNICENTRO Fabiane Vargas e Suzane de Quadros Mapa das 4 cores Nesta oficina ser abordado o Teorema das Quatro

o Cores, em que os alunos sero convidados a pensar sobre como colorir mapas utilizando apenas quatro cores. Posteriormente, ser apresentada uma atividade com um quadro das quatro cores para que seja montado de acordo com o teorema e tambm um jogo para duplas envolvendo os mesmos conceitos. Objetivos: Introduzir questes de Topologia, capacitar o aluno a tomar decises de acordo com determinadas restries. O contedo abordado por esta atividade no faz parte da grade curricular. Mas, trata de um problema de formulao simples que motivou o trabalho de muitos matemticos e que mistura elementos de geometria e grafos de maneira bastante acessvel e atraente. Esta pode ser uma boa oportunidade para colocar os seus alunos em contato com questes matemticas realmente complexas e atuais. Atividade 1 Pedir aos alunos que pintem o mapa usando o menor nmero de cores possvel, respeitando-se a condio de que pases vizinhos, isto , com alguma linha de fronteira em comum, tenham cores diferentes.

Fazer esta atividade antes de dizer que ser trabalhado com o Teorema das 4 cores, e depois chegar concluso e apresentar o teorema. O Teorema das Quatro Cores chamou a ateno de muitos matemticos durante anos. Ele foi conjecturado em 1852 por Francis Guthrie, um estudante de ps-graduao da University College London. Guthrie propunha que qualquer mapa poderia ser pintado com quatro cores ou menos, sem que houvesse reas adjacentes com a mesma colorao. Este problema passou por vrias mos at ser finalmente provado por Kenneth Appel e Wolfgang, da Universidade de Illinois, em 1976. Mais de um sculo aps ter sido conjecturado! As demonstraes apresentadas at hoje demandam o uso de computadores. Assim, podemos dizer que at o presente momento no h uma demonstrao do teorema que possa ser completamente lida e publicada, estando ainda sujeita a algum matemtico se aventurar. O Teorema das Quatro Cores afirma que todo mapa pode ser colorido com quatro ou menos cores, respeitando-se a condio de que pases vizinhos, isto , com alguma linha de fronteira em comum, tenham cores diferentes. Atividade 2 Jogo do quadro das 4 cores ou problema das 4 cores

O material feito todo em EVA, e montado seguindo a regra do teorema das 4 cores. Cada dupla fica com um jogo, vence a dupla que montar primeiro. Atividade 3 Para complementar pode ser colorido mais alguns mapas.

Atividade 4 Desafio Em duplas, cada fica encarregado de pintar o mapa com apenas quatro cores. Aquele que ficar sem sada primeiro, perde o jogo.

Diversas referncias

Das könnte Ihnen auch gefallen