Sie sind auf Seite 1von 2

LEI N 6551 DE 09 DE OUTUBRO DE 2013.

DISPE SOBRE A OBRIGATO CLIENTES, DA COZINHA DE PADARIAS E CONGNERES NO OUTRAS PROVIDNCIAS.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Fao saber que a Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art.1 Ficam obrigados os bares, restaurantes, hotis, padarias e congneres, no Estado do Rio de Janeiro, a franquear a respectiva cozinha e outras dependncias onde sejam preparados e armazenados os alimentos destinados ao consumo, a qualquer cliente que assim o solicitar. Pargrafo nico. facultado ao estabelecimento restringir o acesso de menores de dezesseis anos s instalaes de que trata o caput deste artigo. Art. 2 A visitao cozinha e demais dependncias dever ser acompanhada por um funcionrio ou pelo proprietrio do estabelecimento. Art. 3 Durante a visitao cozinha e demais dependncias, o usurio no poder manipular objetos ou alimentos, limitando-se a observar aspectos gerais do ambiente e das atividades empreendidas. 1 A visitao se dar durante o horrio de funcionamento pblico. 2 facultado ao estabelecimento possuir livro de registro de ingresso de visitantes. Art. 4 O usurio que constatar condies precrias de preparo, armazenamento e higiene poder comunicar o fato ao Departamento de Vigilncia Sanitria da Secretaria Municipal de Sade e/ou Comisso de Segurana Alimentar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, para que se promova vistoria e se adotem as providncias cabveis. Pargrafo nico. A negativa do acesso e visitao poder ser comunicada ao Departamento de Vigilncia Sanitria da Secretaria Municipal de Sade e/ou

Comisso de Segurana Alimentar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, por representao verbal ou escrita, contendo os dados necessrios identificao e qualificao do proprietrio infrator. Art. 5 Todo estabelecimento fica obrigado a afixar, no mnimo, uma placa junto porta de acesso principal ou nos espaos onde so servidas as refeies, em local apropriado, de fcil leitura e com tamanho visvel, de modo a incentivar a visitao da cozinha e dependncias afins, por parte dos consumidores, bem como nos cardpios. Pargrafo nico. Esta obrigao estar em vigor: I a partir da data de publicao desta Lei para os estabelecimentos em fase final de reforma ou de construo. II no prazo de trs meses para os estabelecimentos em funcionamento. III as placas sero confeccionadas em material plstico ou metlico, tero rea mnima de duzentos e cinqenta centmetros quadrados e contero os seguintes dizeres: NOSSA COZINHA E SUAS DEPENDNCIAS ESTO FRANQUEADAS SUA VISITAO Art. 6 O no cumprimento desta lei sujeitar o infrator pena de multa de 200 (duzentas) UFIR-RJ, dobrando-se o valor em caso de reincidncia. Pargrafo nico. A renda de que trata o caput deste artigo ser revertida em favor do Fundo Especial de Apoio a Programas de Proteo e Defesa do Consumidor (FEPROCON), cabendo ao PROCON-RJ fiscalizar o cumprimento da presente lei. Art. 7 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Rio de Janeiro, em 09 de outubro de 2013.

SRGIO CABRAL Governador

Das könnte Ihnen auch gefallen