Sie sind auf Seite 1von 8

5. A estrutura do sermo (a organizao temtica e discursiva do texto) 1 parte do sermo: 5.

1 O conceito predicvel como ponto de partida: o sermo parte de uma afirmao retirada da Bblia qual se d o nome de conceito predicvel. O conceito predicvel que inicia este sermo Vs sois o sal da terra, afirmao retirada por Vieira do Evangelho de So Mateus. Que pretende dizer o pregador aos seus ouvintes do Maranho? O sal preserva os alimentos impedindo-os de se estragarem (era assim que antigamente a carne e o peixe eram conservados); ora, tal como o sal preserva os alimentos da corrupo, o mesmo faz a palavra de Cristo a quem a ouve, visto que a palavra divina transmitida pelos pregadores ( eles so o sal) impede que os colonos (a terra) se afastem do caminho do bem. O conceito predicvel uma verdade intemporal que tem razes bblicas e que, por esse facto, d credibilidade pregao j que ningum se atreve a contestar a palavra de Cristo. 5.2 O Exrdio ou Introduo: uma parte importante porque atravs dela que o pregador capta a ateno dos ouvintes, logo, tem que prender e agradar. O conceito predicvel est inserido na 1 parte do sermo o Exrdio. Neste, o pregadorapresenta o tema do sermo: a necessidade dos colonos do Maranho alterarem a sua conduta desumana. Resumidamente: no exrdio Vieira diz que se as palavras do pregador (o sal) no cumprem a sua funo de impedir a corrupo entre os homens, duas questes devem ser analisadas: ser que o defeito est nos pregadores cujas palavras no convencem porque dizem uma coisa e fazem o contrrio do que pregam? A soluo para este caso consiste em deitar fora o sal porque no presta: lan-lo fora como intil para que seja pisado de todos. (cap.I) Mas tambm pode acontecer que o pregador ou sal seja bom e a terra ou colonos o desprezem: E terra que no se deixa salgar, que se lhe h-de fazer? (cap.I) Este ponto no resolveu Cristo Nosso Senhor no Evangelho; mas temos a sobre ele a resoluo do nosso grande portugus Santo Antnio. Assim sendo, Vieira opta por imitar Sto Antnio que deixou os homens e se virou para melhores ouvintes: os peixes. O Exrdio termina com uma invocao Virgem Maria ou Domina Maris (Senhora do mar) para obter a inspirao necessria pregao convincente que deseja. Fim do cap.I do sermo. No que respeita organizao do discurso e linguagem figurada , notar alguns exemplos de:

- encadeamento lgico das ideias; - paralelismo sintctico ou estrutural: ou porque () ou porque () ou porque (); - interrogaes retricas que confrontam directamente os ouvintes: No tudo isto verdade? - vocativo: Vs, diz Cristo, () - repetio da conjuno coordenativa disjuntiva ou que inicia vrias frases com estrutura idntica. - linguagem metafrica: sal, salgar, e como erros de entendimento so dificultosos de arrancar, comeam a ferver as ondas () - exclamaes retricas: maravilhas do Altssimo! - enumerao e gradao crescente: sempre com doutrina muito clara, muito slida, muito verdadeira - trocadilhos: melhor pregar como eles que pregar deles - ironia: o mar est to perto que bem me ouviro So ainda de notar as inmeras afirmaes, interrogaes e citaes bblicas em latim: mostrar erudio e dar validade ao discurso. 2 parte do sermo 5.3 Os captulos II V correspondem 2 parte do sermo (o desenvolvimento) e neles o orador desenvolve, atravs de um discurso fortemente argumentativo, a tese exposta no cap. I: necessrio reformar os costumes dos colonos do Maranho. Assim, se existe o Bem e o Mal, o sermo, a partir do cap.I, ser dividido em 2 partes, a saber: - louvor das virtudes dos peixes, em geral cap. II - louvores aos peixes em particular, no cap. III: sero louvados o Santo Peixe de Tobias, a Rmora, o Torpedo e o peixe Quatro-Olhos. - repreenso aos peixes em geral: cap. IV - repreenso aos peixes em particular cap. V: so repreendidos os peixes Roncadores, Pegadores, Voadores e o Polvo. Para defender as suas ideias, Vieira recorre a uma argumentao cerrada, a uma linguagem alegrica* de modo a tornar claras e facilmente compreensveis determinadas realidades abstractas (os vcios e as virtudes humanas) e a citaes bblicas e ou de padres famosos/ santos para melhor convencer acerca da pertinncia das suas ideias.

* a alegoria uma figura de estilo atravs da qual se refere ideias abstractas recorrendo a exemplos comuns do mundo material; os vrios peixes elogiados e repreendidos so alegorias da maldade e bondade humanas. 5.4 Captulo II (1 parte do desenvolvimento) sntese das ideias: As 2 qualidades dos peixes mencionadas no incio deste captulo estabelecem um contraste com 2 defeitos humanos: - os peixes ouvem e no falam, donde se depreende que os homens falam demais e no ouvem os bons conselhos do pregador; - seguidamente, Vieira informa que quer pregar com a mesma imparcialidade que Santo Antnio usou nas suas pregaes porque essa a atitude que deve manifestar qualquer pregador digno desse nome: Uma louvar o bem, outra repreender o mal: louvar o bem para o conservar e repreender o mal para preservar dele. , isto , o louvor das virtudes (humanas) influencia a continuidade das mesmas e a crtica aos vcios (humanos) leva a que quem os pratica se consciencialize dessa prtica errada. - Vieira justifica, com novos argumentos, o elogio das virtudes em geral dos peixes: foram os primeiros animais criados por Deus, so os animais mais numerosos e com maiores dimenses, so ordeiros, tranquilos e ouviram com ateno e devoo a mensagem de Santo Antnio, contrariamente aos homens que a desprezaram to furiosos e obstinados. Jonas, personagem do Antigo Testamento a quem Deus encarregou de cumprir uma misso, foi deitado ao mar pelos homens e salvo por uma baleia. os peixes vivem retirados do convvio com os humanos, facto que revela a sua sensatez pois so independentes e livres: Quanto mais longe dos homens, tanto melhor; trato e familiaridade com eles, Deus vos livre! Na concluso do cap II, Vieira interpela directamente os peixes e diz-lhes: Vede, peixes, quo grande bem estar longe dos homens. Como eles procedeu Santo Antnio, cuja biografia sumariamente narrada na anttese que termina este captulo: e por fim acabou a vida em outro deserto, tanto mais unido com Deus, quanto mais apartado dos homens. 5.5 Captulo III sntese das ideias Neste captulo, o pregador passa enumerao dos peixes que sero elogiados e das razes que levam a esses elogios. Cada peixe representa, alegoricamente, virtudes humanas. 1 peixe elogiado: o peixe de Tobias, personagem do Antigo Testamento que, no momento em que ia lavar os ps ao rio, surpreendido por um grande peixe com a boca aberta em aco de que o queria tragar. Gritou Tobias assombrado ()

Acontece que este peixe assustador ia, afinal, salvar Tobias com as suas entranhas: o fel era bom para salvar da cegueira e o corao para lanar fora os demnios. 2 peixe elogiado: a rmora peixezinho to pequeno no corpo e to grande na fora e no poder; a rmora alegoria da energia e fora de vontade que devem ser o leme/ a orientao das aces humanas. A rmora representa todos os que so imunes, como Santo Antnio, fria das paixes, guiando-se na vida pela racionalidade. alegoria da rmora seguem-se outras alegorias: as naus soberba, vingana, cobia e sensualidade. Estes so vcios humanos decorrentes da falta de racionalidade que arrastam o homem para comportamentos indevidos. 3 peixe elogiado: aquele outro peixezinho, a que os latinos chamam torpedo; este peixe produz uma descarga elctrica que passa para a mo do pescador, fazendo-lhe tremer o brao. Isto quer dizer que a virtude deste peixe contagia o ser humano, sendo essa virtude a energia para lutar contra a atraco pelo mal. Com esta nova alegoria Vieira critica os padres pregadores que se interessam apenas por falar sem atender qualidade das suas mensagens evidenciando ausncia de esprito crtico e descuido relativa mente aos fiis que pescam com os respectivos discursos. Isto nunca acontecia com os sermes de Santo Antnio visto que aqueles que os ouviam tremiam de tanta emoo que, tremendo, confessaram seus furtos; () todos enfim mudaram de vida e de ofcio e se emendaram. 4 peixe elogiado: o quatro-olhos -Tantos instrumentos de vista a um bichinho do mar, nas praias daquelas mesmas terras vastssimas, onde permite Deus que estejam vivendo em cegueira tantos milhares de gentes h tantos sculos! Tantos olhos num nico peixe (2 virados para o cu e 2 virados para baixo) devem-se ao facto de serem muito perseguidos no mar e no ar, pelas aves martimas. Deste facto o pregador conclui que este peixe ensina os homens a olharem para o cu para praticarem a virtude e a no esquecerem o inferno sempre que olham para a terra. O captulo III termina com um elogio a todos os peixes que alimentam os pobres (as solhas); j os salmes alimentam os ricos. Devido a esta boa aco dos peixes, o pregador deseja que se reproduzam em abundncia: Crescei, peixes, crescei e multiplicai, e Deus vos confirme a sua beno.

5.6 captulo IV sntese das ideias Neste captulo, Vieira repreende os peixes em geral porque os peixes grandes comem os pequenos (alegoricamente referida a antropofagia social, isto , os homens poderosos aniquilam os mais frgeis, os marginalizados da sociedade: os amerndios e negros do Brasil). Assim sendo, a terra parece um aougue ou matadouro, j que os marginalizados vo morrendo de cansao, fome e doena, diante da indiferena dos colonos. Mas os homens tambm se comem uns aos outros mesmo dentro da mesma classe social, porque cobiam os bens uns dos outros, so interesseiros:

Pois tudo aquilo andarem buscando os homens como ho-de comer e como se ho-de comer. Morreu algum deles, vereis logo tantos sobre o miservel a despeda-lo e a com-lo. Comem-nos os herdeiros, comem-no () ainda o pobre defunto o no comeu a terra, e j o tem comido toda a terra. Os homens deviam preocupar-se em lutar pela independncia da sua terra atacada pelos piratas ingleses e holandeses em vez de se perderem em lutas por bens menores sem objectivo que as justifique. Os peixes comem-se uns aos outros no mar por razes de sobrevivncia, mas os seres humanos aniquilam-se e desprezam-se por amor excessivo ao dinheiro. Esta constatao leva a uma 2 repreenso geral aos peixes alegoria dos homens: estes do a vida por insignificncias, um retalho de pano, mas os bens terrenos so ilusrios e fonte de discrdias; o costume de se aproveitarem dos bens dos naufragados condenvel: Pode haver maior ignorncia e mais rematada cegueira que esta? Deviam seguir o exemplo de Santo Antnio que, tendo nascido rico, abandonou tudo para imitar Jesus Cristo.

Captulo V sntese das ideias Neste captulo, Vieira repreende alguns peixes em particular: Descendo ao particular, direi agora, peixes, o que tenho contra alguns de vs Os peixes criticados so alegorias dos piores vcios humanos, ainda que haja uma gradao nesta enumerao porque o polvo ser o peixe mais criticado. 1 peixe repreendido: o roncador a alegoria dos homens arrogantes e vaidosos que prometem e no cumprem porque o muito roncar antes da ocasio, sinal de dormir nela; Assim que, amigos roncadores, o verdadeiro conselho calar e imitar a Santo Antnio. Duas cousas h nos homens que os costumam fazer roncadores, porque ambas incham: o saber e o poder. 2 peixe repreendido: o peixe pegador a alegoria da adulao e do parasitismo, vcios da alta nobreza e classe poltica, gostam de receber favores e da adulao daqueles que deles dependem. Estes peixes nadam presos a um tubaro, membro mais importante na escala social que eles vo explorando como podem: porque no parte vice-rei ou governador para as Conquistas, que no v rodeado de pegadores, os quais se arrimam a eles, para que c lhes matem a fome, de que l |em Portugal continental| no tinham remdio. 3 peixe repreendido:

o peixe voador a alegoria dos sempre insatisfeitos com a vida e ambiciosos porque no se contentando em nadar no mar, querem voar como os pssaros: Dizei-me, voadores, no vos fez Deus para peixes? Pois porque vos meteis a ser aves? () Peixes, contente se cada um com o seu elemento. () vista deste exemplo, peixes, tomai todos na memria esta sentena: quem quer mais do que lhe convm, perde o que quer e o que tem. 4 peixe repreendido: o polvo, alegoria da hipocrisia e da traio, os vcios piores entre todos. Contra o polvo ergueram-se as vozes de dois santos importantes: S. Baslio e Santo Ambrsio porque o polvo aparenta ser aquilo que no : com aquele seu capelo na cabea, parece um monge; com aqueles seus raios estendidos parece uma estrela; com aquele no ter osso nem espinha, parece a mesma brandura, a mesma mansido. Percebemos o alcance da crtica ao polvo: como ele, tambm os monges enganam os fiis, passando por homens piedosos quando no passam de homens imorais e interesseiros que utilizam a palavra de Deus para melhor conseguirem os seus verdadeiros intentos. Atravs de anforas, frases paralelsticas e comparaes, Vieira descreve a aparncia enganadora o polvo que, devido ao mimetismo, se disfara para melhor enganar os inocentes e que pior traidor do que foi Judas, o traidor de Cristo. Se est nos limos faz-se verde, se est na areia, faz-se branco, se est no lodo, fazse pardo () E daqui que sucede? Sucede que outro peixe, inocente da traio, vai passando desacautelado () Fizera mais Judas? No fizera mais, porque no fez tanto. Judas abraou a Cristo, mas outros o prenderam; o polvo o que abraa e mais o que prende. Para alm das razes j invocadas contra o polvo, Vieira refere o contraste entre a sujidade moral do polvo e a transparncia do elemento natural em que habita o mar: Oh que excesso to afrontoso e to indigno de um elemento to puro, to claro e to cristalino como o da gua, espelho natural no s da terra, seno do mesmo cu! Vieira intui os argumentos que os peixes/ homens empregariam, se pudessem falar, para rebater as acusaes contra o polvo: Vejo, peixes, que pelo conhecimento que tendes das terras em que batem os vossos mares, me estais respondendo e convindo, que tambm nelas h falsidades, enganos, fingimentos, embustes, ciladas e muito maiores e mais perniciosas traies. () Mas ponde os olhos Antnio, vosso pregador, e vereis nele o mais ouro exemplar da candura, da sinceridade e da verdade, onde nunca houve dolo, fingimento ou engano.

Isto , verdade que a terra est infestada de traidores e no apenas o mar onde vivem os peixes acusados, sobretudo o polvo, pior entre os piores. Mas tambm verdade que h habitantes da terra que se destacam pela pureza de corao e amor verdade, como o caso de Santo Antnio a quem Vieira imita e cita frequentemente no seu sermo. Que se h-de ento fazer, j que Santo Antnio inimitvel? Para Vieira, basta que os portugueses do seu tempo se mantenham fiis aos valores morais e ticos que outrora existiam em Portugal e que agora parecem estar arredados das intenes dos colonos do Maranho: E sabei tambm que para haver tudo isto em cada um de ns, bastava antigamente ser portugus, no era necessrio ser santo. O captulo V termina com uma censura queles que roubam os bens dos nufragos que do costa e avisa: Para os homens no h mais miservel morte, que morrer com o alheio atravessado na garganta.

A Perorao ou Concluso do sermo cap. VI No ltimo captulo, Vieira quer consolar os peixes, eles que para alm de terem sido alvo de duras crticas, tambm foram excludos do terceiro livro da Bblia O Levtico. Esta desconsiderao feita aos animais marinhos num livro sagrado deve-se a esta razo: () foi porque os outros animais podiam ir vivos ao sacrifcio |entenda-se que se tratava de uma oferenda a Deus que passava por sacrificar animais, tal como era habitual nas prticas religiosas ancestrais| e os peixes geralmente no, seno mortos; e cousa morta no quer Deus que se lhe oferea, nem chegue aos seus altares. Ora, tal como os peixes que morrem antes de chegar a Deus, tambm quantas almas chegam quele altar mortas () estando em pecado mortal! No entanto, os peixes esto em vantagem relativamente aos humanos j que nem chegam a aproximar-se de Deus, no o podendo ofender; opostamente, os homens chegam a Deus cheios de pecados, facto que leva o pregador a exclamar: Peixes, dai muitas graas a Deus de vos livrar deste perigo, porque melhor no chegar ao sacrifcio, que chegar morto. Mas as vantagens dos peixes no se resumem apenas ao que foi referido antes: o pregador tambm humano e dotado de razo, contrariamente aos peixes que agem segundo as leis da natureza. Assim sendo, o pregador inveja a bruteza dos peixes porque estes no ofendem a Deus j que nem pensam nem tm vontade prpria. Vieira termina reconhecendo, numa atitude humilde, as fraquezas inerentes aos seres humanos que falham perante Deus porque a inteligncia destri a inocncia e pureza que os peixes, seres

irracionais, conservam e o livre-arbtrio que falta aos peixes nem sempre o conduz prtica mais crist : Vs fostes criados por Deus para servir ao homem, e conseguis o fim para que fostes criados; a mim criou-me para o servir a ele, e eu no consigo o fim para que me criou. Acrescenta a esta confisso da sua indignidade face a Deus, o pedido aos peixes para que louvem a Deus, criador da vida e a quem tudo se deve. Introduo O Pe Antnio Vieira escrevia e pregava o que escrevia em pblico, nas igrejas, a partir do plpito ou lugar destinado na igreja aos pregadores. Para que a sua pregao produzisse o efeito pretendido pelo orador, tornava-se necessrio agradar aos ouvintes e conseguir prender a ateno destes durante o tempo da pregao. Assim, nenhuma parte dos longos discursos era deixada ao acaso mas, pelo contrrio, minuciosamente trabalhada previamente. Vieira conseguia seduzir os ouvintes custa dos seus dons oratrios ou capacidade para se expressar oralmente com convico, atravs do recurso a figuras de estilo ou de retrica, do encadeamento lgico dos raciocnios, das imagens sugeridas atravs das associaes de vocbulos seleccionados para esse efeito, do recurso a argumentos difceis de contestar pelos ouvintes. Para ter sucesso na pregao e convencer os ouvintes a alterar a mentalidade e modos de agir, Vieira serve-se de variados recursos; para alm da argumentao (consulta a pgina seguinte sobre este assunto), emprega largamente citaes bblicas, normalmente em latim, faz referncias vida de Santos e Doutores da Igreja (Santo Antnio, So Baslio, Santo Ambrsio, Santo Agostinho, So Mateus), refere passagens conhecidas do Antigo Testamento (o episdio de Jonas, no cap.I;o episdio do Dilvio e a arca de No, no cap. I; o episdio de Tobias a quem apareceu o Arcanjo Rafael, no cap. II; passagens da vida do rei David, cap. II, o episdio vivido por Jesus Cristo no Horto, cap.V; a fuga de Jesus para o Egipto, cap. V;); referncias a filsofos e pensadores (Aristteles, p.ex.); referncias mitologia greco-latina; referncias variedade da fauna martima e terrestre, a zonas geogrficas, sabedoria popu lar, O recurso a abundantes referncias bblicas confere seriedade e credibilidade pregao j que no h argumentos de peso que se oponham s narraes bblicas. Como foram escritos para serem ouvidos, os sermes tm um ritmo facilmente captvel pela audio. Para alm disto, os conceitos mais importantes so acentuados atravs da repetio e as palavras so escolhidas criteriosamente porque deviam ser, segundo o pregador, distintas e claras como estrelas.

Das könnte Ihnen auch gefallen