Sie sind auf Seite 1von 9

UNIFEV- CENTRO UNIVERSITRIO DE VOTUPORANGA NORMAS PARA A PUBLICAO DE ARTIGOS CIENTFICOS

ESTRUTURA DO TEXTO E DIAGRAMAO


Projeto grfico: O texto dever ser apresentado em Word, papel A4, com at 10 laudas, contendo 20 linhas cada uma delas. Letra: Tipo: Times New Roman. Tamanho: 12 para o corpo do texto e subttulos. 14, negrito, para o ttulo e os ttulos dos segmentos principais. 10 para citaes com mais de 3 linhas e para notas de rodap. Espaamento: Um e meio, sem espao em branco entre os pargrafos. Simples para citao direta com mais de 3 linhas e notas de rodap. Margens: Superior e esquerda 3 cm. Inferior e direita 2 cm. Numerao: As laudas devem ser numeradas consecutivamente. Os nmeros devem localizar-se, desde a pgina de rosto, direita, no canto superior. O trabalho deve ser redigido segundo a ortografia oficial, sem rasuras, emendas ou erratas.

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS:

Pgina de rosto: Ttulo do trabalho (maisculas, negrito, tamanho 14, at 10 palavras). Digitar esquerda. Nome do autor: (letra 12, sem negrito). Digitar direita.

Grau acadmico, filiao institucional. Resumo (Summary): Em portugus e ingls digitado num s pargrafo. Deve aparecer antes do incio do texto do artigo, sob o ttulo RESUMO (tipo 14 e negrito), contendo at 200 palavras, compreendendo os conceitos, objetivos, achados e concluses principais do artigo. Palavras-chave (Keywords): Letras maisculas, em portugus e ingls. Quantidade de palavras: de trs a dez.

ELEMENTOS TEXTUAIS:

Partes do artigo: O corpo do artigo deve ser dividido em: Introduo - recorte e problematizao do tema, objetivos, justificativa e breve descrio dos mtodos e procedimentos. Discusso - (dividida em segmentos ou partes com subttulos). Elaborao e testes das hipteses; anlise intertextual dos discursos legais, doutrinrios e jurisprudenciais; argumentao e contribuio pessoal. No escrever discusso. Concluso - relato dos achados, sntese das idias apresentadas e/ ou proposta de soluo para o problema. Digitao (vide modelos): Ttulos de segmento (equivale a captulos): Na seqncia da folha, dois toques, alinhamento esquerda, sem margem, caixa alta e negrito (sem ponto final) tipo 14. Subttulos: Divises no interior dos segmentos (ou captulos) ttulo alinhado esquerda sem margem, caixa baixa, negrito, sem ponto final - tipo 12. Espao de dois toques (duplos) entre o texto e o novo subttulo e de 1 toque entre o subttulo e o reincio do texto. Citaes: As citaes sero apresentadas em conformidade com a norma da ABNT NBR 10520, estilo autor-data.

A transcrio de citao direta curta (at 3 linhas) deve aparecer entre aspas no prprio texto. A transcrio de citao direta longa (mais de 3 linhas), deve aparecer com recuo de 4 cm, alm da margem, digitada em espao simples, letra tamanho 10, sem aspas. Nos dois casos, a transcrio deve vir acompanhada das informaes referentes ao ltimo sobrenome do(s) autor(es), seguido(s) do ano de publicao e do nmero da pgina referenciada, separadas por vrgula e entre parnteses. Ex: (MOREIRA, 1998, p.145). A parfrase (ou citao indireta) deve ser acompanhada do ltimo sobrenome do(s) autor(es) seguido(s) do ano da publicao, separados por vrgula e entre parnteses no prprio texto. Ex: (MOREIRA, 1998). Notas de rodap: restringir ao mnimo necessrio. No fazer notas de referncias bibliogrficas no rodap. Este ser empregado apenas para notas remissivas, explicativas, referncias de jurisprudncia e tradues.

ELEMENTOS PS-TEXTUAIS

Referncias bibliogrficas (obras referenciadas no artigo) ou bibliografia (obras no referenciadas). As referncias bibliogrficas devem ser redigidas em ordem alfabtica e no final do texto, em conformidade com a norma da ABNT NBR 6023. Quadros e tabelas. Legendas e ilustraes. Anexos e apndices: apenas quando imprescindveis, sero colocados no final, separadamente.

(Observaes: Entregar os artigos em duas vias e disquete 3 ).

APLICAES DA FILOSOFIA DO DIREITO (MAISCULAS, FONTE 14, NEGRITO, SEM PONTO FINAL)

8 cm

DIAGRAMAO

3 cm SILVEIRA, Pedro. Bacharel em Direito e Professor Universitrio de Filosofia do Direito no curso de Direito da UNIFEV- Centro Universitrio de Votuporanga. (tamanho 12, espao simples)

2 toques RESUMO
Colocar o tema, problema (justificativa), hiptese, objetivos, tipo e mtodos de pesquisa. Verbos no presente. Terceira pessoa. Ex: A pesquisa constata...). At 200 palavras. (Tamanho 12, espao simples).

2 cm

Palavras-chave: Ate cinco. Separadas por ponto. 2 toques

INTRODUO (RECUADA ESQUERDA, MAISCULAS, FONTE 14, NEGRITO, SEM PONTO FINAL)
2 toques Incio do texto, obedecendo-se 3 cm de pargrafo. Letra 12, espao um e meio. Citaes at 3 linhas devem ser feitas no corpo do texto, entre aspas. Veja o exemplo

seguinte: segundo Jos da Silva (1999, p. 124) o nome do autor de uma citao, quando colocado fora dos parnteses, deve ser grafado com letras minsculas. Ou ainda: o nome do autor da citao direta pode aparecer aps a citao (SILVA, 1999, p. 124). As citaes maiores (mais de 3 linhas) podem ser feitas seguindo o exemplo seguinte:
Sendo necessrio citar trecho de obra ou transcrever a opinio de determinado autor ou ainda acrdo, ementa, lei, ultrapassando trs linhas, deve-se recuar com os seguintes cuidados: espao simples, fonte 10, sem itlico, iniciando e terminando sem aspas. Aps, entre parnteses, constar a fonte (obra de onde foi retirado o texto), com o sobrenome do autor em maisculas, o ano de publicao da obra e a pgina. (MIRABETE, 2003, p. 10).

4 cm

O sobrenome do autor, quando colocado entre parnteses, deve ser grafado em maisculas. Tratando-se de citao de decises judiciais (jurisprudncias) - ementas, partes de acrdos - citar a fonte em nota de rodap1. Se a citao for integral (longa), colocar em anexo. Casos com mais de uma obra do mesmo autor, dois autores com o mesmo nome e citaes indiretas so solucionados bela ABNT NBR 10520. 2 toques

1 TTULO DO SEGMENTO OU PARTE


2 toques Com pargrafo de 3 cm, inicia-se o texto. As partes devem ser iniciadas na seqncia da folha (e no em folha nova). 2 toques 1.1 Subttulo da parte em minsculas, sem ponto final (alinhamento esquerda, fonte 12 e em negrito) 2 toques

SO PAULO. Tribunal de Justia. Habeas corpus. Constrangimento ilegal. HC n 200.200 da 1 Cmara. Relatora: Des. Jurema Jurema. 29 de fevereiro de 2003. Revista dos tribunais, So Paulo, v. 900, p. 500-505, mar. 2003.

Iniciar o texto aps 2 toques. Se terminado o texto referente a este subttulo, iniciar-se outro subttulo (1.2), deve-se, igualmente, deixar um espao de 2 toques (enter) entre o texto e o novo subttulo. Se o subttulo tiver outra seo (subdiviso) (1.1.1), o espao ser o mesmo.

1.1.1 Em negrito, letra 12

As referncias bibliogrficas ou a bibliografia aparecem no final do texto, espao simples entre linhas e dois toques entre citaes, em ordem alfabtica, rigorosamente conforme as normas da ABNT, NBR 6023, como no exemplo:

REFERNCIAS CHAUI, M. S. O que ideologia? 2. ed. So Paulo: Brasiliense, 2001. DALLARI, D. A. Elementos de teoria geral do estado. 12. ed. So Paulo: Saraiva, 1986.

ARTIGOS CIENTFICOS2 Os artigos cientficos so trabalhos completos em si mesmos, que tratam de um tema verdadeiramente cientfico; apesar de resumidos, obedecem mesma estrutura da monografia ou tese. Apresentam o resultado de estudos ou pesquisas e distinguem-se dos diferentes tipos de trabalho cientfico por sua reduzida dimenso e contedo. Constituem a parte principal de revistas e peridicos especializados. Concludo o trabalho de pesquisa documental, bibliogrfico ou de campo para que os resultados sejam conhecidos, faz-se necessria sua publicao. Esse tipo de trabalho proporciona no s a aplicao de conhecimentos, como tambm a compreenso de certas questes. Os artigos cientficos, por serem completos, permitem ao leitor, mediante a descrio da metodologia empregada, do processamento utilizado e resultados obtidos, repetir a experincia. Motivao Vrias oportunidades podem ser motivo para a redao de um artigo cientfico. Por exemplo: a- expor aspectos novos sobre um tema ou sobre algum outro tratado superficialmente; novos estudos ou pesquisas permitem encontrar uma soluo diferente; b- apresentar uma questo antiga de maneira nova; c- anunciar os resultados de uma pesquisa a ser publicada em livros; d- desenvolver aspectos secundrios de um assunto no totalmente estudados; e- abordar temas controvertidos ainda no adequados para um livro. Estrutura do artigo O artigo cientfico tem a mesma estrutura orgnica exigida para trabalhos cientficos. Apresenta as seguintes partes: Preliminares abcdcabealho: ttulo (e subttulo) do trabalho; autor (es); credenciais do(s) autor(es); local de atividades. Sinopse Resumo analtico do trabalho.
2

MARCONI, M. A. Metodologia Cientfica: para o curso de direito. So Paulo, Atlas, 2000.

Corpo do artigo a- introduo: apresentao do assunto, objetivo, metodologia, limitaes e proposio; b- texto ou corpo do trabalho: exposio, explicao e demonstrao do material; avaliao dos resultados e comparao com obras anteriores; c- concluso ou comentrios: deduo lgica, baseada e fundamentada no texto, de forma resumida. Parte referencial abcdbibliografia consultada; apndice ou anexos (se necessrios); agradecimento (opcional); data.

A diviso do corpo do artigo pode sofrer alteraes de acordo com o texto. Por exemplo: abcdeintroduo; material e mtodo; resultados; discusso; concluses.

Entretanto, no convm subdividir muito o artigo para no se perder a seqncia das idias. Se necessrio, a diviso deve obedecer a uma ordem lgica; cada parte pode formar um todo e ter um ttulo apropriado. Contedo do artigo cientfico O contedo pode abranger os mais variados aspectos, devendo apresentar temas ou abordagens novas, atuais, diferentes. Deve: a- tratar de um problema ou questo definida e delimitada. Versar sobre o assunto polmico, uma descoberta ou dar um enfoque contrrio ao j conhecido; b- oferecer solues para questes controvertidas; c- levar ao conhecimento do pblico intelectual, ou especializado no assunto, idias novas, para sondagem de opinies ou atualizao de informes; d- abordar aspectos levantados em alguma pesquisa, mas que no seriam utilizados nela (partes pesquisadas para teses ou monografias) O estabelecimento de um esquema para expor de maneira lgica e sistemtica os diferentes itens do assunto evita repeties ou emisses ao longo da redao do artigo.

Deve-se levar em considerao o pblico a que o artigo destina-se; isso pode ser mais ou menos previsto, quando se consegue o tipo de revista a ser enviado: cientfica ou de divulgao. Estilo O estilo deve ser claro, conciso, objetivo; a linguagem correta, precisa, coerente e simples. Adjetivos suprfluos, rodeios e repeties ou explicaes inteis devem ser evitados, assim como a forma excessivamente compacta, que pode prejudicar a compreenso do texto. O ttulo tambm merece ateno: precisa corresponder, de maneira adequada, ao contedo. Avaliao Vrias questes podem ser empregadas na avaliao do trabalho cientfico, principalmente da comunicao e dos artigos cientficos. Salomon (1999, p. 208) propem os seguintes requisitos: abcdeconhecimento suficiente do assunto; exatido na exposio e referncia fiel s fontes; adaptabilidade; linguagem acessvel ao mdio do pblico; divulgao e no vulgarizao.

Barras (1979, p. 166) apresenta um rol de questes para a avaliao do trabalho cientfico. Entre elas, figuram os termos: a- adequado, original, indito, completo, imparcial; b- claro, conciso, preciso, coerente, objetivo; c- equilibrado, uno, honesto e exato. Devem-se avaliar tambm a metodologia, as concluses e a parte referencial e verificar se a contribuio tem realmente algum valor.

Das könnte Ihnen auch gefallen