Sie sind auf Seite 1von 8

UNIVERSIDADE DE BRASLIA INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE SERVIO SOCIAL

RERUM NOVARUM, QUESTO SOCIAL E SERVIO SOCIAL.

Caroline Pereira Oliveira

Braslia, 2013.

Caroline Pereira Oliveira

RERUM NOVARUM, QUESTO SOCIAL E SERVIO SOCIAL.

Trabalho apresentado para a disciplina de Fundamentos Histricos Tericos e Metodolgicos do Servio Social 1 do 2 semestre do curso de Servio Social orientado pela professoraDoutora Karen Santana de Almeida Vieira na Universidade de Braslia.

Braslia, 2013.

RERUM NOVARUM, QUESTO SOCIAL E SERVIO SOCIAL.

Caroline Pereira Oliveira1

RESUMO

Neste presente paper ser mostrado como fora disseminado a influncia voraz da Inglaterra que modificou e ainda modifica a situao de todo o mundo, inclusive a do Brasil. Tambm ser abordado como a Igreja Catlica visualizou toda essa situao, e quais foram seus mecanismos para analisar a questo social. Os instrumentos que foram utilizados contava com uma encclica papal titulada como Rerum Novarum, como tambm a Ao Social, que seria posteriormente a base para o Servio Social.

Caroline Pereira Oliveira graduanda em Servio Social pela Universidade de Braslia, matrcula: (13/0023744).

1 INTRODUO No perodo contemporneo, atualmente vivido, conhecido como o tempo da velocidade e do imediatismo, faz-nos refletir sobre as diversas modificaes que foram ocasionadas por conta dessa caracterstica, todas proporcionadas em um curto espao de tempo, historicamente falando. Mas, se questiona tambm como sero as possveis consequncias. O que no necessrio ir muito longe para identificar quais seriam, basta analisar um pouco no passado, afinal, tal condio no totalmente sem autoria, pois, tais mudanas no aconteceram naturalmente e de maneira harmnica. As condies das alteraes sociais e histricas foram proporcionadas por parte natural, mas tambm, por representantes. Um deles que um forte candidato foi o continente europeu2, em especfico o Reino Unido, potncia mundial daquele perodo de transio. Com o advento das mquinas, caracterstica mais anunciada e marcante das revolues industriais, mascara outra realidade. Na verdade, ofusca a condio humana que passou a existir. A pobreza e a riqueza sempre existiram, mas, a situao pauprrima no pobreza em massa -, esse fato pode ser explicado por diversas causas, um dos exemplos pode ser a falha estrutural do trabalho, que quando existe uma perca de um posto de trabalho para uma mquina. Por outro lado, no se pode restringir apenas esses acontecidos. Poder-se-ia citar o surgimento da questo social nesse exato momento segundo alguns autores, que seria a conscincia poltica da situao precria aos trabalhadores, o que ser abordado mais na terceira parte, logo aps a explanao de como a Igreja tradicionalmente representada pelo catolicismo -, via essa situao propiciada pelas mudanas no que se entendia pela condio de trabalho e tambm outros assuntos que foram contaminados pelo novo emaranhado de pensamentos novos, em que, tudo seria sustentado por uma religio a do capital.

Deve-se ter cuidado com a anlise do termo continente europeu, pois, a caracterizao do mesmo, depende de diversos fatores. Pois, a disputa nesse territrio para conquista de poder e a demonstrao do mesmo no envolvia apenas ser europeu, por que esse cargo no poderia ser representado por qualquer um. Mas, por aqueles que tivessem uma fora poltica, econmica, e entre outros fatos. Fato representado entre o sculo XVIII e XIX muito bem pelo Reino Unido, que demonstrou aos outros continentes uma das maiores modificaes de todos os tempos, situao que modificou o contemporneo, representada pelo abandono dos processos manufaturados (artesanais), para uma produo em grande escala e ainda evidenciada pelas mquinas.

A IGREJA E A RERUM NOVARUM Com as diversas mutaes de ordem lgica e organizacional da sociedade do sculo XIX, como declara SILVA (2008) foi representado pela tida consolidao do capitalismo, revolues burguesas e industriais, proporcionando os primeiros avanos tecnolgicos e cientficos e o pensamento comunista [socialista]. E um personagem bastante importante, que por sua vez representada pela Igreja, fora posta um pouco de lado com todos esses acontecimentos, ocasio muito diferente do que se viu na Europa Medieval, em que, a mesma havia conquistado uma posio de imenso poder, onde escolhia reis, e era uma das maiores donas de propriedade privada [terras], alm de tudo, era considerada como a nica fornecedora da verdade [dogmas]. Mas, a perca de fiis fora cada vez maior com todas as mudanas. E para reconquista-los novamente, a Igreja desenvolveu uma espcie de doutrina social, sendo uma renovao para a mesma. Como relata a autora Ivone Maria Ferreira da Silva (2008), que isto foi um desafio, pois, ou a Igreja continuaria sendo omissa ou se deveria entrar nos conflitos sociais, para assim aliviar os males sociais dos trabalhadores das fbricas que melhoraram a vida de alguns, mas, as suas prprias estava totalmente envolvida com perversidades. O que pode ser elucidado pelo filme Daens - Um grito de Justia, pois, retrata a condio de trabalho in loco de mulheres e crianas, que compartilhavam situaes semelhantes, como os salrios escassos e a carga horria excessiva. A Igreja ao se dar conta das pssimas qualidades de trabalho, acusa os governos liberais pela maneira que a situao estava e comea a sua atuao para liderar melhores condies. Mas, engana-se quem pensa que essa ao foi unnime dentro da Igreja. Pois, alguns representantes acreditavam que esta condio seria natural naturalizao da questo social -, pois, sempre existiu e sempre deveria existir pobres e ricos. J outra parte, acreditava que, a ajuda social para as classes consideradas mais desfavorecidas, deveriam ser auxiliados, por conta da sua precariedade. O papa Leo XIII deu uma soluo para isto, com uma carta circular aos bispos sobre o novo dogma da Igreja, que fora conhecida como a encclica papal titulada como Rerum Novarum. Esse documento que funcionou como uma inovao, envolveu diversos assuntos e obrigatoriedades aos cristos, que visavam o enfrentamento da questo social, tais como a

distribuio da renda, dando o carter da esmola como um elemento de ajuda. Mas esse quesito havia restries e limite, como declara SILVA (2008), que retira um fragmento da encclica papal: Ningum certamente obrigado a aliviar o prximo privando-se do seu necessrio ou do de famlia; nem mesmo a nada suprimir do que as convenincias ou decncia impe sua pessoa: Ningum com efeito deve viver contrariamente s convenincias. Mas desde que haja

suficientemente satisfeito necessidade e ao decoro, um dever lanar o suprfluo no seio dos pobres (Rerum Novarum, 1936, p. 20). (SILVA, 2008, p. 76). Na Rerum Novarum, tambm se identifica outros pontos, como o caso da propriedade privada, que o seria uma direito divino e consequentemente harmnico com cada indivduo da sociedade. Todavia, por outro lado, seduzisse quem pensa, que as vontades da Igreja na tentativa de trazer novos fiis ficou restrita ao continente europeu. No Brasil, os trabalhadores tambm passaram por circunstncias parecidas, desta maneira, a Igreja tambm desenvolveu a ao social tambm, embasada na filantropia e a caridade, devendo ser uma responsabilidade da comunidade crist. QUESTO SOCIAL E SERVIO SOCIAL No sculo XIX, no se poderia deixar de lado um livro e dois autores que mudaram o pensamento dos trabalhadores. No ano de 1848, Marx e Engels, publicam o Manifesto do Partido Comunista, que traz uma inovao e ideal de que os proletariados deveriam se unir para denunciar o capitalismo. A reunio de trabalhadores faz com que seja formado diversos sindicatos. Como relata SILVA (2008) em que o resultado da mobilizao social e poltica, em especial, no campo sindical. Afinal, a existncia de um pobre urbano era cada vez maior, como relata HAHNER (1993). E o papel estatal deveria atuar na proteo desses trabalhadores, principalmente quando os patres colocassem cargas desiguais aos indivduos, sendo assim, deveria ser denunciado. por esse ar revolucionrio e de enfrentamento da questo social, com diversos pensamentos como o da Igreja, anarquismo, comunismo, que a outra parte da Igreja tambm via

esses movimentos como terrorismo. Esse defronte fora levado a pblico por intermdio da ao social, que seria desenvolvida por cristos que atuassem de acordo com a moral catlica. Essa caracterstica era posta nas mulheres geralmente, dando base ao servio social posteriormente. CONSIDERAES FINAIS Na formao do Servio Social por intermdio da doutrina social crist e/ ao social -, a participao da Igreja sem dvida fora bastante importante, houvera uma desconstruo de muitas caractersticas que foram declaradas na Rerum Novarum. Uma vez que, a naturalizao das expresses da questo social, tais como a explorao, desigualdades, e entre outras caractersticas da mesma, foram revistas que no eram nada normais, e muito menos um direito divino de apenas uma classe social, mas um direito de todos. Tanto no Brasil, quanto na Europa, o Servio Social se reformulou (um de cada maneira), chegando atingir no mbito das cincias, e a formao no ensino superior.

REFERNCIAS HAHNER, June. Pobreza e Poltica. Os pobres urbanos e o Brasil 1870 a 1920. O pobre urbano e a elite: Transformao social, reao e represso. P. 283 a 323. SILVA, Ivone M. Ferreira. Questo Social e Servio Social no Brasil. P. 72 a 107. Filme Daens, Um grito de Justia. Autores (roteiristas): Louis Paul Boon e Franois Chevallier. Dirigido por Stijn Coninx, 1993.

NETTO, Jos Paulo.

Das könnte Ihnen auch gefallen