Sie sind auf Seite 1von 7

Espcies Normativas Pag.

1 de 7

ESPCIES NORMATIVAS (organizao dos poderes) Artigo 59 da Constituio EMENDAS CONSTITUCIONAIS Espcie normativa que inova a ordem constitucional.
Duas foras concorrem diante do texto constitucional. A primeira, contida na prpria Constituio, visa manter seu texto integro, mesmo diante de mudanas sociais. Nesse sentido que a Constituio tem a pretenso de ser eterna. A outra forca no sentido oposto. Provinda da sociedade, as alteraes no contexto social foram a atualizao do texto da Lei Maior, a fim de torn-la sempre atual e condizente com os novos ditames da sociedade. Nelson Sampaio (O poder de reforma constitucional) afirma que a

Constituio no pode ser rgida o suficiente para ser um convite a novas revolues, mas no pode ser elstica o suficiente a ponto de comprometer a segurana jurdica que o sistema exige. O tema da reforma da Constituio somente faz sentido diante de uma constituio rgida, j que na flexvel, a reforma da Lei Maior ocorre sem maiores dificuldades, nos termos de edio de lei ordinria. A reforma da Constituio se da atravs das Emendas Constitucionais e da Reviso Constitucional, quando ocorre alterao do texto constitucional realizado pelo Poder Constituinte Derivado, ou ainda atravs da Mutao Constitucional, quando o texto permanece inalterado, porem o sentido da norma sofre modificao. (1) CARACTERISTICAS DAS EC Derivado o poder de reformar decorre do prprio poder constituinte originrio, que assume a possibilidade de reforma do texto constitucional, a fim de atualizar e modernizar o seu texto. nesse sentido que se pode falar em Poder Constituinte Derivado. Limitado e Condicionado o Poder Constituinte Derivado impe limites e condies.

Espcies Normativas Pag. 2 de 7 (2) LIMITES DO PODER DE EMENDAR So limitaes de forma e de contedo: 2.1. Limitaes Formais Entre as limitaes de forma, esto os limites procedimentais, que dizem respeito ao procedimento prprio e nico da Emenda Constitucional. Esto descritas no artigo 60 da Constituio Federal:
Art. 60. A Constituio poder ser emendada mediante proposta: I - de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da Repblica; III - de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. 1 - A Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio. 2 - A proposta ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. 3 - A emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem. 4 - No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e peridico; III - a separao dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais. 5 - A matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa.

a) iniciativa prpria a Emenda Constitucional exige iniciativa legislativa especifica:


I - de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal;

Espcies Normativas Pag. 3 de 7


II - do Presidente da Repblica; III - de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

b) limitaes circunstanciais a Emenda Constitucional no poder ocorrer na vigncia de interveno federal, estado de defesa ou estado de sitio:
1 - A Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio.

O Poder Constituinte Originrio tambm proibiu emenda constitucional na mesma sesso legislativa quando a matria for rejeitada ou prejudicada:
5 - A matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa.

A sesso legislativa compreende 2 perodos legislativos, o primeiro que vai de 2 de fevereiro a 17 de julho; e o segundo que vai de 1 o de agosto a 22 de dezembro. d) a Emenda Constitucional exige voto de 3/5 dos membros de cada Casa do Congresso Nacional, em 2 turnos:
2 - A proposta ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros.

2.2. Limitaes materiais a) clausulas ptreas asseguram a imutabilidade de certos valores, eleitos pelo constituinte originrio, que so os princpios e estruturas essenciais da Constituio. Jorge Miranda afirma que as clausulas ptreas no tem por finalidade proteger os dispositivos constitucionais, mas os princpios nele contidos. GFM afirma que o significado ultimo das clausulas ptreas eh prevenir um processo de eroso constitucional.
Art. 60. A Constituio poder ser emendada mediante proposta: 4 - No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado;

Espcies Normativas Pag. 4 de 7


II - o voto direto, secreto, universal e peridico; III - a separao dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais.

Forma federativa de Estado a forma federativa consiste na diviso de poder (repartio de competncias) entre um ente central, a Unio, com outros entes locais (Estados e Municpios). A clausula ptrea no inibi a criao de Estados e Municpios. Alm disso, entende-se que as emendas tendentes a abolir a forma federativa de estado incluem tambm a afronta aos princpios que governam a forma federativa do Estado ADI 939: IPMF que permitia a Unio tributar os demais entes federativos.

Separao de poderes o Constituinte originrio impede alterao na constituio que venha suprimir a independncia dos poderes ou estorve sua autonomia (GFM). ADI 3.367 Criao do Conselho Nacional de Justia.

Espcies Normativas Pag. 5 de 7

Voto direto, secreto, universal e peridico no se admite emenda a suprimir o direito (facultativo) dos analfabetos e maiores que 16 e menores que 18, muito menos que estabelea periodicidade eleitoral muito extensa (7 anos). Direitos e garantias individuais so aqueles do artigo 5 o, e outros da Constituio (art. 208, I, ensino fundamental obrigatrio e gratuito) e fora dela (art. 5o, paragrafo 4o) bem como outros direitos fundamentais que podem ser criados. Assim, a EC no pode eh reduzir, suprimir, mas eh facultado ao Poder Constituinte Originrio instituir novos direitos fundamentais, a exemplo da durao razovel do processo e do direito a felicidade. Direitos previstos em tratados sobre direitos humanos. E os direitos sociais? Os contrario entendem que a Clausula ptrea fala apenas em direitos e garantias individuais, o que excluiria os direitos fundamentais.

Espcies Normativas Pag. 6 de 7 Mas os que entende de forma favorvel, veem o artigo 1 o, fundamentos da republica, onde esta inserido o principio da dignidade da pessoa humana em igual patamar aos valores sociais do trabalho. b) clausulas ptreas implcitas Ha outras clausulas ptreas alm daquelas contidas no paragrafo 4 o do artigo 60. A primeira delas diz respeito ao prprio paragrafo 4o do artigo 60. Ainda que no exista proibio expressa, se fosse permitida sua alterao, o principio consagrado pelo Poder Constituinte Originrio. Idem para todo o artigo 60. Nelson de Souza Sampaio: a) normas concernentes ao titular do poder constituinte a soberania popular eh inalienvel b) normas referentes ao titular do poder reformador c) normas que disciplinam o prprio procedimento de emenda Princpios constitucionais sensveis, assim chamados por Pontes de Miranda, so aqueles cuja "inobservncia pelos Estados-membros no exerccio de suas competncias administrativas ou tributrias, pode acarretar a sano politicamente mais grave existente em um Estado Federal, a interveno na autonomia poltica. Esto previstos no art. 34, VII, da Constituio Federal: - forma republicana, sistema representativo e regime democrtico; - direitos da pessoa humana; - autonomia municipal; - prestao de contas da administrao pblica, direta e indireta; - aplicao do mnimo exigido da receita resultante de impostos no ensino e na sade."

Espcies Normativas Pag. 7 de 7 ***(MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 12 ed., So Paulo: Atlas, 2002, 836p.) (vide p. 270)

Das könnte Ihnen auch gefallen