Sie sind auf Seite 1von 8

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA

Mrcia Pereira de Lima Perez Grazielle Souza Lobo Renan Sabino Castro Alves Vanessa de Souza Lima Vasti Lemos Porto

RA: B920DI-7 RA: B7873B-4 RA: B967GJ-3 RA: B8195A-0 RA: B721HF9

Dissertao e reflexo sobre o livro Pinquio as Avessas do autor Rubens Alves e o ilustrador Maurcio de Souza.

UNIP PSICOLOGIA 2 SEMESTRE - 2013

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA

Mrcia Pereira de Lima Perez Grazielle Souza Lobo Renan Sabino Castro Alves Vanessa de Souza Lima Vasti Lemos Porto

RA: B920DI-7 RA: B7873B-4 RA: B967GJ-3 RA: B8195A-0 RA: B721HF9

Dissertao e reflexo sobre o livro Pinquio as Avessas do autor Rubens Alves e o ilustrador Maurcio de Souza.

Trabalho apresentado a disciplina PDTA Psicologia do desenvolviento e teorias da aprendizagem sob a orientao e superviso da professora Eliana sobre o livro Pinquio as avessas e os modelos pedaggicos/ educacionais.

UNIP PSICOLOGIA 2 SEMESTRE - 2013

INDICE
Introduo Reflexo Concluso Bibliografia 1 2 4 5

INTRODUO

A ideia principal que se aborda no livro como o modelo pedaggico tradicional interfere diretamente na vida de um individuo. Podemos ver com clareza como esse tipo de ensino acaba por formar indivduos no pensantes, mais sim maquinas de copia. Na abordagem tradicional o conhecimento est do lado externo fora do aluno (ou seja, no professor), sempre o professor quem manda e o aluno deve obedecer. Dessa forma o aluno no aprende ele decora somente pra fazer a prova e passar de ano, tudo isso contribui para que o aluno perca o interesse de ir para a escola, ele fica desmotivado e acaba esquecendo-se de seus sonhos e objetivos simplesmente por no ser condicionado a originar ideias e/ou coloca-las em pratica.

REFLEXO

A ideia principal que se aborda no livro como o modelo pedaggico tradicional interfere diretamente na vida de um individuo. Podemos ver com clareza como esse tipo de ensino acaba por formar indivduos no pensantes, apenas operantes de acordo com o maquinrio que devem operar. como se a vida fosse uma empresa onde todos exercem suas funes de acordo com o objetivo a ser alcanado. No livro isso evidenciado antes mesmo que Felipe tenha conscincia de si mesmo, quando os pais j no inicio de sua infncia comearam a fazer planos para sua carreira e criar expectativas sobre o seu futuro. O pai de Felipe em seus dilogos com o filho j da indcios que foi educado seguindo este modelo e foi condicionando seu filho a se adaptar ao modelo a qual o mundo esta formado e segue: O modelo tradicional. De inicio Felipe apresenta questionamentos incomuns na infncia como qual a funcionalidade das notas, questionamento esse que deveria existir em todos durante qualquer fase da vida estabelecendo um pensamento lgico entre at onde as notas podem dizer o que eu sou ou se sou pior ou melhor que algum por que tirei tal nota. Quando Felipe chega escola logo de cara fica desiludido porque imaginava que a escola seria um lugar aonde responderiam os seus questionamentos porem percebe o contrario, ele percebe que a escola no permite questionamentos muito menos distraes, inclusive sua curiosidade e foco no mundo exterior (aqueles fora do limite/ambiente escolar) taxado como um distrbio. Diante de todos os questionamentos ignorados, diante de toda a intimidao que sentia vinda de seus professores e da no compreenso de sua famlia Felipe foi pressionado e obrigado a se adaptar aquele mundo. Felipe conquistou tudo o que se era esperado pelo modelo tradicional e por sua famlia porem no fim de sua vida no havia encontrado o auto-conhecimento, a auto-satisfao pois ele passou tanto tempo operando as maquinas que esqueceu do seu lado humano, esqueceu de pensar, de refletir sobre o mundo a sua volta e quando no fim livro consegue responder o questionamento pelo qual ansiou pela vida toda ele sentiu a liberdade, a fora do poder de expresso de ser livre ara refletir, para pensar, para questionar fora dos limites que lhe foram incumbidos e estipulados durante toda a sua vida. O Modelo tradicional com todo o seu autoritarismo no permite o desenvolvimento sociointelectual da criana. Ele apenas condiciona aquele

individuo para um teste, basicamente um aprendizado sobre presso onde ele estuda , aprende o necessrio, aplica, e apaga para assim abrir espao ara o novo contedo a ser absorvido. Falando um pouco mais sobre a presso do ambiente pedaggico tradicional poder fazer uma ponte sobre as outras presses que podem fazer parte da vida daquele individuo como problemas familiares, problemas de autoimagem, problemas da idade. Muitas crianas acabam se punindo por no serem aquilo que o modelo pede, algumas acabam desenvolvendo transtornos graves de comportamento simplesmente por no conseguirem atingir a meta ou ficar na media da sala. Esses tipos de presso se acumulam durante toda a vida infantil e perduram durante a adolescncia onde o numero de adolescentes que cometem automutilao (Self-harm), sofrem bullying, passam por transtornos alimentares como anorexia e bulimia e cometem suicdio aumentam assustadoramente. A presso do mundo sufoca essas crianas e o modelo tradicional s salienta esse autoritarismo que imposto pela escola e pelo mundo em que vivemos. Esse tipo de pensamento pode ser at um pouco sensacionalista mas mostra um pouco do drama vivido por Felipe que esquece de ser o que ele para atender as expectativas do mundo que ele vive. Se adaptar ao modelo tradicional uma questo de sobrevivncia, ele precisava se adaptar para ter uma vida. Ele foi condicionado a ser assim e dificilmente consegue se libertar daquela rotina de no reflexo, de no questionamento, onde ele guarda aquilo que necessrio naquele momento e descarta-o assim que o julga no reutilizvel. Isso algo fcil de perceber, basta apenas perguntar para um aluno o que ele aprendeu da ultima prova que fez e o que se lembra dela, certamente ele vai alegar categoricamente que no se lembra, que estudou apenas para fazer a prova. Agora pergunte algo que ele aprendeu por prazer, ele pode demorar um pouco para responder mais vai conseguir responder com exatido aquilo que aprendeu. Os modelos pedaggicos e suas diferentes abordagens servem para nos ensinar a entender os diferentes tipos de ensino de aprendizagem. Serve principalmente para entendermos a complexidade do ser humano na fase mais importante da sua vida e a nica que ele vai levar pelo resto de sua vida, o conhecer. Aquilo que se aprende no pode ser tirado de voc desde que voc se aproprie do seu conhecimento, se aproprie daquilo que voc aprendeu e conquistou por mrito prprio.

CONCLUSO

O livro desperta as debatidas e atuais questes, em busca de mudanas: a importncia da contribuio da educao informal dos pais para a transformao da criana para a vida. A proposta de educao das escolas e dos professores, no modelo de formatao com o foco apenas para o mercado de trabalho, a insistncia dos professores em praticar um ensino contedista, descontextualizado, sem significado para a criana e sua vida, mas que garante a profissionalizao, e, por fim, o processo de alienao da crianaaluno em adulto-profissional com sucesso, mas infeliz, por ter tido seus sonhos e desejos reprimidos, sem realizao. Correlacionando atualidade, diria at, que o autor utilizou o termo s avessas porque a escola apresenta uma proposta de ensino de formao para a vida e termina por praticar uma educao formatada, com base em um processo de avaliao na perspectiva do aprendizado para a vida, atravs de ndices numricos, contedos programados e decises quanto a vida da criana e dos adultos. Restringe o aprendizado a um nmero (nota) e o seu desenvolvimento a decises quantificadas e padronizadas. Atravs do personagem Felipe, em suas perguntas e seus sonhos, nos desperta a questo dos programas curriculares formatados para serem ensinados a todos e ao mesmo tempo. Esse ensino no contextualizado que gera a aprendizagem no significativa e causa a limitao do pensamento, inibio da criatividade e o convencimento da necessidade de alienao como melhor alternativa para viver. Conclui-se que a educao verdadeira aquela que edifique e preserve nas crianas e no ser humano a capacidade de sonhar, de criar, de transformar e de realizar. No nem especial, nem regular, nem para normais, nem para deficientes apenas educao.

BIBLIOGRAFIA

- Livro: Pinquio s Avessas - Rubem Alves. https://groups.google.com/d/topic/fg-pedag/qOe-Xybgyls

- Imagens: www.aloestudantil.com.br filosofonet.wordpress.com www.sintepp.org.br filosofialimite.blogspot.com

- Web: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141385572003000100008&script=sci_arttext http://noticias.r7.com/educacao/fotos/bullying-causa-a-morte-de-bonsalunos-e-futuros-atletas-veja-os-casos-mais-serios-dos-eua20130326.html http://www.independente.com.br/player.php?cod=37806 http://noticias.terra.com.br/educacao/aluno-alega-bullying-e-atira-contradois-colegas-em-escola-demg,2778241ba3aaf310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html http://www.bullying.pro.br/

Das könnte Ihnen auch gefallen