Sie sind auf Seite 1von 22

Geopoltica do imperialismo contemporneo*

Samir Amin*
A ANLISE que proponho inscreve-se numa viso histrica geral da expanso do capitalismo, que no vou desenvolver aqui por razes de espao 1. Nesta viso, o capitalismo foi sempre, desde suas origens, um sistema polarizador por natureza, ou seja, imperialista. Esta polarizao quer dizer, a construo concomitante de centros dominantes e periferias dominadas e sua reproduo mais profunda em cada etapa prpria do processo de acumulao do capital operante em escala mundial, fundado sobre o que chamei de a lei do valor mundializada. Nesta teoria da expanso mundial do capitalismo, as transformaes qualitativas dos sistemas de acumulao entre uma fase e outra de sua histria constroem as formas sucessivas da polarizao assimtrica centros/periferias, ou seja, do imperialismo concreto. O sistema mundial contemporneo seguir sendo, conseqentemente, imperialista (polarizante) para qualquer futuro possvel, enquanto a lgica fundamental de suas realizaes siga dominada pelas relaes de produo capitalistas. Esta teoria associa ento o imperialismo com o processo de acumulao de capital em escala mundial, fato que considero como uma nica realidade com diferentes dimenses indissociveis. Ela se diferencia da verso vulgarizada da teoria leninista do imperialismo como fase superior do capitalismo (como se as fases anteriores da expanso mundializada do capitalismo no houvessem sido polarizantes) e das teorias psmodernas contemporneas, que qualificam a nova mundializao como ps-imperialista 2.

Do conflito permanente dos imperialismos ao imperialismo coletivo


Em seu abarcamento mundializado, o imperialismo conjugou-se sempre no plural, desde suas origens no sculo XIX at 1945. O conflito entre os imperialismos ocupou um lugar decisivo na transformao do mundo atravs da luta de classes, segundo a qual se expressam as contradies fundamentais do capitalismo. Lutas sociais e conflitos entre imperialismos se articulavam estreitamente, e esta articulao a que comandou a histria do capitalismo realmente existente. Assinalo neste sentido que a anlise proposta se distancia amplamente da de sucesso de hegemonias. A Segunda Guerra Mundial provocou uma transformao maior no que concerne s formas do imperialismo: a substituio de um imperialismo coletivo, associando o conjunto dos centros do sistema mundial capitalista (para simplificar, a trade: os Estados Unidos e sua provncia exterior canadense, a Europa ocidental e central e o Japo) multiplicidade de imperialismos em conflito permanente. Esta nova forma de expanso imperialista passou por diferentes fases em seu desenvolvimento, mas ainda est presente. O papel hegemnico eventual dos Estados Unidos, cujas bases ser necessrio precisar, bem como as formas de sua articulao com o novo imperialismo coletivo, deve ser situado nessa perspectiva. Estas questes apontam problemas, que so precisamente os de que gostaria de tratar a seguir. Os Estados Unidos obtiveram um benefcio gigantesco uma vez finalizada a Segunda Guerra Mundial. Seus principais combatentes Europa, Unio Sovitica, China e Japo acabaram arruinados e os Estados Unidos estavam em plenas condies de exercer sua hegemonia econmica, j que concentravam mais da metade da produo industrial do mundo de ento e tinham a exclusividade das novas tecnologias que conduziriam o desenvolvimento da segunda metade do sculo. Alm do mais, tinham a exclusividade das armas nucleares a nova arma absoluta. Em Postdam, o tom estadunidense mudou: dias depois dos bombardeios de Hiroxima e Nagasqui, os Estados Unidos j contavam com armamento nuclear. Esta dupla vantagem absoluta econmica e tecnolgica foi desgastada em um tempo relativamente breve (duas dcadas) pela dupla recuperao, econmica para a Europa capitalista e para o Japo, militar para a Unio Sovitica. Recordaremos ento como este recuo relativo da posio dos Estados Unidos alimentou toda uma poca em que floresceu o discurso sobre a decadncia estadunidense, e inclusive cresceram hegemonias alternativas (Europa, Japo e mais tarde a China).

Nesta etapa situa-se o gaullismo. De Gaulle considerava que o objetivo dos Estados Unidos depois de 1945 havia sido o controle de todo o Velho Mundo (Eursia) e que Washington havia conseguido fazer avanar seus pees, destruindo a Europa a Europa verdadeira, do Atlntico aos Urais, ou seja, incluindo a Rssia Sovitica, como ele costumava dizer, agitando o espectro de uma agresso de Moscou na qual ele mesmo no acreditava. Suas anlises eram, segundo meu ponto de vista, realistas e perfeitas. Mas ele era quase o nico a dizer isso. A contra-estratgia que fazia frente ao atlantismo promovido por Washington estava fundada na reconciliao franco-alem, sobre cujas bases a construo de uma Europa no-estadunidense poderia ser concebida, com o cuidado de manter a Gr-Bretanha fora do projeto, j que estava estigmatizada, e com razo, como o Cavalo de Tria do atlantismo. A Europa ento poderia abrir-se a uma reconciliao com a Rssia (sovitica). Reconciliar e aproximar os trs grandes povos europeus franceses, alemes e russos poria um fim definitivo ao projeto estadunidense de dominao do mundo. O dilema interno do projeto prprio europeu pode ento resumir-se na opo entre duas alternativas: a Europa atlntica, projeto estadunidense, ou a Europa (integrando nesta perspectiva a Rssia) no-atlntica. Porm este conflito ainda no foi resolvido. As evolues posteriores o fim do gaullismo, a admisso da Gr-Bretanha na Europa, o crescimento do Leste, o desmoronamento sovitico favoreceram, at o presente, ao que qualifico como a supresso do projeto europeu e sua dupla dissoluo na mundializao econmica neoliberal e no alinhamento poltico e militar com Washington (Amin, 2000). Esta evoluo anima, alm disso, a solidez do carter coletivo do imperialismo da trade. Trata-se de uma transformao qualitativa definitiva (no conjuntural)? Implicar forosamente uma liderana dos Estados Unidos, de uma ou outra maneira? Antes de tentar responder a estas perguntas necessrio explicar com mais preciso em que consiste o projeto dos Estados Unidos.

O projeto da classe dirigente dos Estados Unidos


A iniciativa de estender a Doutrina Monroe a todo o planeta, em toda a sua demente e mesmo criminosa falta de medida, no nasceu da cabea do Presidente Bush filho, para ser posta em prtica por uma junta de extrema direita que chegou ao poder por uma espcie de golpe de Estado como conseqncia de eleies duvidosas. Este o projeto que a classe dirigente dos Estados Unidos concebe depois de 1945 e do qual nunca se apartou, apesar de, com toda a evidncia, sua realizao ter conhecido algumas vicissitudes. A ponto de fracassar, s pde ser levado a cabo com a coerncia e a violncia necessrias em certos momentos conjunturais como o nosso, conseqncia da derrocada da Unio Sovitica. O projeto atribuiu sempre um papel decisivo a sua dimenso militar. Concebido em Postdam, tal e como argumentei anteriormente, este projeto apoiava-se sobre o monoplio nuclear. Muito rapidamente os Estados Unidos puseram em marcha uma estratgia militar global, dividindo o planeta em regies e delegando a responsabilidade do controle de cada uma delas a um US Military Command. Volto aqui a recordar o que escrevi antes da queda da URSS acerca da posio prioritria que ocupava o Oriente Mdio nesta viso estratgica global (Amin e outros, 1992). O objetivo no era somente encerrar em um crculo a URSS (e a China), mas tambm dispor dos meios que fariam de Washington o dono absoluto de todas as regies do planeta. Dito de outro modo, estender a todo o planeta a Doutrina Monroe, que efetivamente outorgava aos Estados Unidos o direito exclusivo sobre o Novo Mundo de acordo com o que eles definiam como seus interesses nacionais. Desta maneira, a soberania dos interesses nacionais dos Estados Unidos era colocada acima de todos os outros princpios que delimitavam os comportamentos polticos considerados como meios legtimos, desenvolvendo uma desconfiana sistemtica frente a todo o direito supranacional. Certamente os imperialistas do passado no se haviam comportado de maneira diferente, e aqueles que busquem atenuar as responsabilidades e os comportamentos criminosos dos dirigentes estadunidenses no momento atual, buscando escusas3, devem considerar o mesmo argumento o dos antecedentes histricos indiscutveis.

Desejaramos ver mudar a histria, tal como parecia suceder depois de 1945. O conflito entre os imperialismos e o desprezo ao direito internacional, dados os horrores que as potncias fascistas provocaram durante a Segunda Guerra Mundial, foram os elementos que levaram a que a ONU fosse fundada sobre um novo princpio que proclamava o carter ilegtimo das guerras. Os Estados Unidos, poderamos dizer, no fizeram sua parte nesse princpio, mas foram ainda mais longe que seus precoces iniciadores. Um dia depois da Primeira Guerra Mundial, Wilson preconizava voltar a fundar a poltica internacional em princpios diferentes dos que, depois do tratado da Vesteflia (1648), haviam dado a soberania aos Estados monrquicos e mais tarde s naes mais ou menos democrticas, dado que esse carter absoluto estava questionado pelo desastre a que havia sido conduzida a civilizao moderna. Pouco importa que as vicissitudes da poltica interna dos Estados Unidos tenham adiado a colocao em marcha desses princpios, j que, por exemplo, Franklin D. Roosevelt e seu sucessor Henry S. Truman tiveram um papel decisivo na definio do novo conceito de multilateralismo e na condenao s guerras que o acompanhavam, base da Carta das Naes Unidas. Essa bela iniciativa apoiada pelos povos de todo o mundo naquele momento, que representava efetivamente um salto qualitativo no progresso da civilizao, nunca contou com a convico nem com o apoio das classes dirigentes dos Estados Unidos. As autoridades de Washington sempre se sentiram mal dentro da ONU e hoje proclamam brutalmente o que estiveram obrigadas a esconder at este momento: no aceitam sequer o conceito de um direito internacional superior ao que consideram ser as exigncias da defesa de seus interesses nacionais. No creio que seja aceitvel encontrar desculpas diante desse retorno viso que os nazistas haviam desenvolvido em outro momento ao exigir a destruio da Liga das Naes. Predicar a favor do direito, com tanto talento e elegncia como o fez Dominique de Villepin diante do Conselho de Segurana, lamentavelmente hoje constitui apenas um olhar nostlgico em direo ao passado, em vez de ser uma maneira de nos lembrarmos de como deve ser o futuro. Os Estados Unidos, nessa ocasio, defenderam um passado que acreditvamos definitivamente ultrapassado. No imediato ps-guerra a liderana estadunidense no somente foi aceita, mas foi tambm solicitada pelas burguesias da Europa e do Japo. Porque ainda que a realidade de uma ameaa de invaso sovitica s podia convencer aos pobres de esprito, sua invocao prestava bons servios tanto direita como aos social-democratas, a quem seus primos e adversrios comunistas pisavam os calcanhares. Poderamos ento crer que o carter coletivo do novo imperialismo somente se deveu a esse fator poltico, e que uma vez que a Europa e o Japo recuperassem seu desenvolvimento buscariam livrar-se da tutela incmoda e intil de Washington. Mas este no foi o caso. Por qu? Minha explicao exige recordar o crescimento dos movimentos de libertao nacional na sia e na frica a era de Bandung 1955-1975 (Amin, 1989) e o apoio que a Unio Sovitica e a China lhes deram (cada uma sua maneira). O imperialismo viu-se ento obrigado a agir, no somente aceitando a coexistncia pacfica com uma rea vasta que se lhe escapava (o mundo socialista), mas tambm negociando os termos da participao dos pases da sia e da frica no sistema mundial imperialista. A alienao do coletivo da trade sob a liderana estadunidense parecia um fato intil para poder dominar as relaes Norte-Sul da poca. Esta a razo pela qual os No-Alinhados se encontraram confrontados frente a um bloco ocidental praticamente sem fissuras. O derrocamento da Unio Sovitica e o desvanecimento dos regimes nacional-populistas nascidos das lutas de libertao nacional possibilitaram, evidentemente, que o projeto dos Estados Unidos se realizasse com vigor, sobretudo no Oriente Mdio, mas tambm na frica e na Amrica Latina. O governo econmico do mundo tendo como base os princpios do neoliberalismo, posto em prtica pelo Grupo dos Sete e pelas instituies a seu servio (OMC, Banco Mundial e FMI) e os planos de reajuste estrutural impostos ao Terceiro Mundo so expresses disso. No plano poltico, podemos constatar que num primeiro momento europeus e japoneses aceitaram alinhar-se com o projeto dos Estados Unidos, durante as guerras do Golfo (1991) e depois na da Iugoslvia e sia Central (2002), aceitando marginalizar a ONU em favor da OTAN. Este primeiro momento no foi ainda superado, ainda que alguns sinais indiquem um possvel fim a partir da guerra do Iraque (2003 [a] e [b]). A classe dirigente dos Estados Unidos proclama sem reticncia alguma que no tolerar a reconstituio de nenhuma potncia econmica ou militar capaz de questionar seu monoplio de dominao do planeta e se atribui, com esta finalidade, o direito de conduzir guerras preventivas. Trs adversrios potenciais se vislumbram.

Em primeiro lugar a Rssia, cujo desmembramento constitui o objetivo estratgico maior para os Estados Unidos. A classe dirigente russa no parece haver compreendido isto at o momento. Ela parece haver-se convencido de que, depois de haver perdido a guerra, poderia ganhar a paz, tal como aconteceu com a Alemanha e o Japo. Esquecem-se de que Washington tinha a necessidade de ajudar a estes dois adversrios da Segunda Guerra Mundial, precisamente para fazer frente ao desafio sovitico. A nova conjuntura diferente, os Estados Unidos no tm competidores srios. Sua opo ento destruir definitiva e completamente o adversrio russo derrotado. Putin ter compreendido isso e a Rssia abandonar suas iluses? Em segundo lugar a China, cuja massa e xito econmico inquietam os Estados Unidos, que igualmente tm como objetivo estratgico desmembrar este grande pas (Amin, 1996: capitulo VII). A Europa est em terceiro lugar dentro desta viso global que tm os novos donos do mundo. Mas com este caso os dirigentes estadunidenses no parecem inquietos, ao menos at o momento. O atlantismo incondicional de uns (Gr-Bretanha e os novos poderes servis do Estado), as areias movedias do projeto europeu (ponto ao qual regressarei) e os interesses convergentes do capital dominante do imperialismo coletivo da trade contribuem para o desvanecimento do projeto europeu, mantido em seu status de modo europeu do projeto dos Estados Unidos. A diplomacia de Washington conseguiu manter a Alemanha em seu lugar, e a reunificao e a conquista da Europa do Leste aparentemente reforaram esta aliana: a Alemanha encorajou-se a retomar sua tradio de expanso para o Leste. O papel de Berlim no desmembramento da Iugoslvia, com o reconhecimento da independncia da Eslovnia e da Crocia, foi uma expresso disso (Amin, 1994); e, de resto, a Alemanha foi convidada a sentar-se na beiradinha do trono de Washington. No entanto, a classe poltica alem parece vacilante e pode estar dividida quanto a suas opes estratgicas. A alternativa de um renovado alinhamento atlntico tem como contrapartida um reforo do eixo Paris-Berlim-Moscou, que se converteria no pilar mais slido de um sistema europeu independente de Washington. Podemos regressar ento a nossa questo central: natureza e solidariedade eventual do imperialismo coletivo da trade, e as contradies e debilidades de sua liderana por parte dos Estados Unidos.

O imperialismo coletivo da trade e a hegemonia dos Estados Unidos: sua articulao e suas contradies
O mundo de hoje militarmente unipolar. Simultaneamente, parecem desenhar-se fraturas entre os Estados Unidos e certos pases europeus no que concerne gesto poltica de um sistema mundializado, alinhado em primeira instncia em seu conjunto sob os princpios do liberalismo. Estas fraturas so somente conjunturais e de alcance limitado ou anunciam mudanas duradouras? Haveria que analisar em toda a sua complexidade as lgicas que comandam os desdobramentos da nova fase do imperialismo coletivo (as relaes Norte-Sul, para usar uma linguagem corrente) e os objetivos prprios do projeto dos Estados Unidos. Neste esprito que abordarei sucinta e sucessivamente cinco sries de questes.

A natureza das evolues que contribuem para a constituio do novo imperialismo coletivo

Sugiro aqui que a formao do novo imperialismo coletivo tem origem na transformao das condies da concorrncia. H algumas dcadas, as grandes empresas travavam suas batalhas concorrenciais em geral nos mercados nacionais, fosse nos Estados Unidos (maior mercado nacional do mundo) ou nos Estados europeus (apesar de sua dimenso modesta). Os vencedores dos matches nacionais podiam situar-se em boas posies no mercado mundial. Atualmente, a dimenso do mercado necessria para chegar ao primeiro nvel dos matches se aproxima dos 500/600 milhes de consumidores potenciais. E so os que atingem este mercado que se impem em seus respectivos terrenos nacionais. A mundializao profunda o primeiro mbito de atividade das grandes empresas. Dito de outro modo, na dicotomia nacional/mundial os termos da causalidade se inverteram: antes a potncia nacional comandava a presena mundial, hoje o contrrio. Desta maneira, as empresas transnacionais, seja qual for sua nacionalidade, tm interesses comuns na gesto do mercado mundial. Estes interesses se superpem aos conflitos permanentes e mercantis que definem todas as formas de concorrncia prprias do capitalismo, sejam quais forem. A solidariedade dos segmentos dominantes do capital transnacional com todos os integrantes da trade real, e se expressa em sua filiao ao neoliberalismo globalizado. Os Estados Unidos so vistos dentro desta perspectiva como os defensores (militares, se necessrio for) de seus interesses comuns. Isso no quer dizer que Washington entenda que deve compartir eqitativamente os proveitos de sua liderana. Os Estados Unidos empenham-se, pelo contrrio, em submeter seus aliados e somente esto dispostos a ceder concesses menores a seus subalternos da trade. Este conflito de interesses do capital dominante chegar at o ponto de produzir uma ruptura com a aliana atlntica? Isso no impossvel, mas pouco provvel.

O lugar dos Estados Unidos na economia mundial A opinio geral a de que o potencial militar dos Estados Unidos representa apenas a ponta do iceberg que estende sua superioridade sobre os pases em todos os domnios econmico, poltico e cultural. A submisso hegemonia estadunidense seria assim algo inevitvel. Considero, em contraponto, que no sistema de imperialismo coletivo os Estados Unidos no tm vantagens econmicas decisivas, j que seu sistema produtivo est longe de ser o mais eficiente do mundo. Pelo contrrio, quase nenhum de seus segmentos seria capaz de ganhar de seus competidores num mercado verdadeiramente aberto como o que imaginam os economistas liberais. Prova disso o agravamento de seu dficit comercial. Praticamente em todos os segmentos do sistema produtivo, inclusive bens de alta tecnologia, o supervit cedeu seu lugar a um dficit. A concorrncia entre a Ariane e os foguetes da Nasa, e entre a Airbus e a Boeing, prova a vulnerabilidade da vantagem estadunidense. Frente Europa e ao Japo, no que tange aos produtos de alta tecnologia, China, Coria e a outros pases industrializados da sia e da Amrica Latina no que diz respeito a produtos manufaturados banais, e frente Europa e ao Cone Sul da Amrica Latina no que se refere agricultura, os Estados Unidos no ganhariam a competio se no recorressem a meios extraeconmicos que violam os prprios princpios do liberalismo impostos a seus competidores! Os Estados Unidos tm vantagens comparativas estabelecidas apenas no setor armamentista, precisamente porque este escapa amplamente das regras de mercado e se beneficia com o apoio estatal. Sem dvida, esta vantagem traz algumas outras para a esfera civil (a internet o exemplo mais conhecido), mas de qualquer modo a causa de srias distores que constituem handicaps para muitos setores produtivos.

A economia estadunidense vive como parasita em detrimento de seus scios no sistema mundial. Os Estados Unidos dependem para 10% de seu consumo industrial de bens cuja importao no est coberta por exportaes de produtos nacionais (Emmanuel Todd, 2002). O mundo produz, os Estados Unidos (cuja poupana nacional praticamente nula) consomem. A vantagem dos Estados Unidos a de um depredador cujo dficit est coberto com o aporte alheio, obtido na base do consentimento ou da fora. Os meios postos em prtica por Washington para compensar suas deficincias so de naturezas as mais diversas: violaes unilaterais repetidas dos princpios do liberalismo, exportaes de armas e busca de rendas petroleiras (que pressupem o acordo de seus produtores, um dos motivos reais das guerras da sia central e do Iraque). O essencial do dficit americano est coberto pelos aportes de capitais que provm da Europa e do Japo, do Sul (pases petroleiros ricos e classes compradoras de todos os pases do Terceiro Mundo, incluindo os mais pobres), a que poderamos acrescentar a sangria exercida em nome do servio da dvida e imposta quase totalidade dos pases da periferia do sistema mundial. O crescimento dos anos Clinton vangloriado como o produto de um liberalismo ao qual a Europa resistiu desgraadamente fictcio e no generalizvel, pois se apoiou em transferncias de capital que implicaram prejuzos a seus scios. Em todos os segmentos do sistema produtivo real o crescimento dos Estados Unidos no foi melhor que o da Europa. O milagre estadunidense alimentou-se exclusivamente do crescimento dos gastos produzidos pelo agravamento das desigualdades sociais (servios financeiros e pessoais, legies de advogados e de seguranas privados, etc.). Neste sentido, o liberalismo de Clinton preparou bem as condies que permitiram o avano reacionrio e a vitria posterior de Bush filho. As causas que originaram o debilitamento do sistema produtivo dos Estados Unidos so complexas e estruturais. A mediocridade dos sistemas de ensino geral e de formao, e o preconceito tenaz que favorece sistematicamente o privado em detrimento do servio pblico contam-se entre as principais razes da profunda crise que atravessa a sociedade dos Estados Unidos Deveramos ento espantar-nos com o fato de que os europeus, longe de tirar estas concluses que se impem ao constatar a insuficincia da economia dos Estados Unidos, se esforcem para imit-los. O vrus liberal tampouco explica tudo, ainda que tenha algumas funes teis para o sistema, como a de paralisar a esquerda. A privatizao a qualquer custo e o desmantelamento dos servios pblicos s conseguiro reduzir as vantagens comparativas das quais se beneficia ainda a Velha Europa, como a qualifica Bush. Mas, sejam quais forem os danos que ocasionaro em longo prazo, essas medidas oferecem ao capital dominante, que vive no curto prazo, a ocasio de proveitos suplementares.

Os objetivos prprios do projeto dos Estados Unidos A estratgia hegemnica dos Estados Unidos se situa no mbito de um novo imperialismo coletivo. Os economistas (convencionais) no dispem de ferramentas analticas que lhes permitam compreender toda a importncia do primeiro destes objetivos. No os ouvimos repetir at o cansao que na nova economia as matrias-primas que oferece o Terceiro Mundo perdero sua importncia e, como conseqncia, os pases subdesenvolvidos sero cada vez mais marginais no sistema mundial? Em contraponto a este discurso ingnuo e leviano, o Mein Kampf da nova administrao de Washington4 confessa que os Estados Unidos arvoraram-se no direito de apropriar-se de todos os recursos naturais do planeta para satisfazer prioritariamente a seus consumidores. A corrida pelas matrias-primas (petrleo, gua e outros recursos) j se nos apresenta com toda sua virulncia. Sobretudo no caso de recursos ameaados de extino, no apenas pelo cncer exponencial provocado pelo esbanjamento do consumo ocidental, mas tambm pelo desenvolvimento da nova industrializao das periferias.

Por outro lado, um respeitvel nmero de pases do Sul chamado a transformar-se em produtores industriais cada vez mais importantes, tanto em seus mercados internos como no mercado mundial. Importadores de tecnologias, de capitais, mas tambm competidores na exportao, estaro presentes nos equilbrios mundiais com um peso crescente. No se trata somente de alguns pases do leste da sia (como a Coria), mas da imensa China e, amanh, da ndia e dos grandes pases da Amrica Latina. No entanto, longe de ser este um fator de estabilidade, a acelerao da expanso capitalista no Sul somente poder ser a causa de conflitos violentos, internos e internacionais. Porque esta expanso no pode absorver, nas condies da periferia, a enorme fora de trabalho que se encontra ali concentrada. Neste sentido, as periferias do sistema so zonas de tempestade. Os centros do sistema capitalista tm necessidade de exercer seu domnio nas periferias e de submeter seus povos disciplina feroz que exige a satisfao de suas prioridades. Nesta perspectiva, os dirigentes estadunidenses compreenderam perfeitamente que, para conservar sua hegemonia, dispem de trs vantagens decisivas sobre seus competidores europeus e japons: o controle dos recursos naturais do globo terrestre, o monoplio militar e o peso que tem a cultura anglo-sax, atravs da qual se expressa preferencialmente a dominao ideolgica do capitalismo. A colocao em prtica de maneira sistemtica destas trs vantagens esclarece muitos aspectos da poltica dos Estados Unidos, sobretudo os esforos insistentes que Washington realiza pelo controle militar do Oriente Mdio petroleiro, sua estratgia ofensiva frente Coria aproveitando-se da crise financeira do pas e frente China, e o sutil jogo que busca perpetuar as divises na Europa mobilizando com esta finalidade seu aliado incondicional britnico e impedir uma aproximao sria entre a Unio Europia e a Rssia. No plano do controle global sobre os recursos do planeta, os Estados Unidos dispem de vantagens decisivas sobre a Europa e o Japo. No apenas porque so a nica potncia militar mundial, fato pelo qual nenhuma interveno forte no Terceiro Mundo pode ser conduzida sem eles, mas porque a Europa (exURSS excluda) e o Japo esto privados dos recursos essenciais para a sobrevivncia de suas economias. Por exemplo, sua dependncia no domnio energtico, sobretudo sua dependncia petroleira do Golfo, ser considervel durante largo tempo, mesmo que decresa em termos relativos. Tomando militarmente o controle desta regio com a guerra do Iraque, os Estados Unidos demonstraram que estavam perfeitamente conscientes da utilidade deste meio de presso frente a seus aliados-competidores. Em outros tempos, o poder sovitico havia compreendido esta vulnerabilidade da Europa e do Japo, e certas intervenes soviticas no Terceiro Mundo tiveram o objetivo de record-lo, de maneira que fossem sempre levados a negociar em outro terreno. Evidentemente, as deficincias da Europa e do Japo poderiam ser compensadas com a hiptese de uma sria aproximao Europa-Rssia (a casa comum de Gorbatchov). Esta a razo pela qual o perigo desta construo na Eursia foi vivido por Washington como um pesadelo.

Os conflitos que opem, neste mbito, os Estados Unidos a seus scios da trade Ainda que os scios da trade compartilhem interesses comuns na gesto mundial do imperialismo coletivo em suas relaes com o Sul, eles tm tambm uma relao conflitiva potencialmente sria. A superpotncia americana vive graas aos fluxos de capitais que alimentam o parasitismo de sua economia e de sua sociedade. A vulnerabilidade dos Estados Unidos constitui, assim, uma sria ameaa para o projeto de Washington. A Europa em particular e o resto do mundo em geral devero escolher entre uma das duas opes estratgicas seguintes: utilizar o excedente dos capitais (de poupana) de que dispem para financiar o dficit dos Estados Unidos (de consumo, investimentos e gastos militares), ou conservar e investir em si mesmos tais excedentes. Os economistas convencionais ignoram o problema, com base numa hiptese (que carece de sentido) de que a mundializao suprimir as naes, e as grandezas econmicas (poupana e investimentos) no podero ser administradas em nvel internacional. Trata-se de um raciocnio tautolgico, que implica em suas prprias premissas as concluses s quais querem chegar: justificar e aceitar o financiamento do dficit dos Estados Unidos por parte dos outros porque, em nvel mundial, encontraremos a igualdade entre poupana e investimentos!

Por que semelhante disparate aceito? Sem dvida, as equipes de sbios economistas que existem nas classes polticas europias (e outras, como as russas e as chinesas) da direita e da esquerda eleitoral so as prprias vtimas da alienao economicista que chamo de vrus liberal. Mais ainda, atravs desta opinio se expressa o juzo poltico do grande capital transnacional, que considera que as vantagens procuradas pela gesto do sistema mundializado pelos Estados Unidos por conta do imperialismo coletivo esto acima de seus inconvenientes: o tributo a pagar a Washington para assegurar a prpria permanncia. Porque se trata de um tributo, e no de um negcio de boa rentabilidade garantida. H pases qualificados como pases pobres endividados que esto obrigados a assegurar o servio de sua dvida a qualquer preo. Mas h tambm pases potentes endividados que tm todos os meios que lhes permitiriam desvalorizar sua dvida, se o consideram necessrio. A outra opo para a Europa (e para o resto do mundo) consistiria em pr fim transfuso a favor dos Estados Unidos. Os excedentes poderiam ser ento utilizados nos lugares de origem e reativar as economias. Porque a transfuso exige a submisso dos europeus s polticas desinflacionrias (termo imprprio da linguagem econmica convencional e que eu substituiria por sentencirias) para poder tirar um excedente de poupana exportvel. Isso retarda o crescimento da Europa sempre medocre em relao ao sustentado artificialmente dos Estados Unidos. Em sentido inverso, a mobilizao desses excedentes para serem empregados localmente na Europa permitiria estimular simultaneamente o consumo (atravs da reconstruo da dimenso social da gesto econmica devastada pelo vrus liberal), o investimento em particular nas novas tecnologias (e financiar suas pesquisas), e inclusive os gastos militares (pondo fim s vantagens dos Estados Unidos neste domnio). A opo a favor desta resposta perante o desafio implica um reequilbrio das relaes sociais em favor das classes trabalhadoras. Conflitos entre Naes e lutas sociais se articulam desta maneira. Em outras palavras, o contraste Estados Unidos/Europa no ope fundamentalmente os interesses dos segmentos dominantes do capital dos diferentes scios. Ele resultado, antes de qualquer coisa, das diferenas entre as culturas polticas.

Os problemas tericos que sugerem as reflexes precedentes A cumplicidade/concorrncia entre os scios do imperialismo coletivo pelo controle do Sul (saqueio de seus recursos naturais e submisso de seus povos) pode ser analisada a partir de diversos ngulos de vises diferentes. Farei, neste sentido, trs observaes que me parecem essenciais. Primeira observao: o sistema mundial contemporneo, que eu qualifico como imperialista coletivo, no menos imperialista que os precedentes. Ele no um Imprio de natureza ps-capitalista. Proponho, assim, uma crtica s formulaes ideolgicas do disfarce que alimenta este discurso dominante na moda5. Segunda observao: merece ser feita uma leitura da histria do capitalismo, mundializado desde suas origens, ancorada na distino entre as diferentes fases do imperialismo (relaes centros/periferias). Existem, claro, outras leituras desta mesma histria, sobretudo as que se articulam ao redor da sucesso de hegemonias (Amin, 1996: captulo III). Pessoalmente, tenho algumas reservas em relao a esta ltima leitura. Logo de entrada e essencialmente, porque ela ocidentalocntrica, no sentido de que considera que as transformaes que se operam no corao do sistema, em seus centros, comandam de maneira decisiva e quase exclusiva a evoluo global do sistema. Creio que as reaes dos povos da periferia perante os desdobramentos imperialistas no devem ser subestimadas, porque elas provocaram a independncia da Amrica, as grandes revolues feitas em nome do socialismo (Rssia e China), a reconquista da independncia dos pases asiticos e africanos, e porque, alm do mais, no creio que possamos prestar contas da histria do capitalismo mundial sem levar em considerao os ajustes que estas transformaes impuseram ao prprio capitalismo central. A histria do imperialismo parece-me que foi construda mais pelos conflitos dos imperialismos que pelo tipo de ordem que as hegemonias sucessivas tenham imposto. Os perodos de hegemonia aparente foram sempre muito breves e a hegemonia em questo algo muito relativo.

Terceira observao: mundializao no sinnimo de unificao do sistema econmico por meio da abertura desregulada dos mercados. Esta em suas formas histricas sucessivas (a liberdade de comrcio ontem, a liberdade de empresa hoje) representa um projeto unicamente do capital dominante. Na realidade, este projeto esteve quase sempre obrigado a adaptar-se a exigncias que no formam parte de sua lgica interna, exclusiva e prpria. Pde ser posto em prtica apenas em breves momentos da histria. O livre intercmbio, promovido pela maior potncia industrial de sua poca a Gr-Bretanha somente foi efetivo durante duas dcadas (18601880), a que sucedeu um sculo (entre 1880 e 1980) caracterizado pelo conflito entre os imperialistas e pela forte desconexo dos chamados pases socialistas (a partir da Revoluo Russa de 1917, e depois a da China) e a mais modesta, dos pases do nacionalpopulismo (sia e frica, 1955-1975). O momento atual de reunificao do mercado mundial (a livre empresa), inaugurado pelo neoliberalismo a partir de 1980, estendeu-se ao conjunto do planeta com a queda sovitica. O caos que gerou atesta seu carter de utopia permanente do capital, termo com o qual o qualifiquei em O Imprio do Caos (Amin, 1991).

O Oriente Mdio no sistema imperialista


O Oriente Mdio, com suas antigas extenses ao Cucaso e sia central ex-soviticos, ocupa uma posio de importncia particular na geoestratgia/geopoltica do imperialismo e, particularmente, no projeto hegemnico dos Estados Unidos. Deve esta posio a trs fatores: sua riqueza petroleira, sua posio geogrfica no corao do Velho Mundo e o fato de que constitui na atualidade o ventre do sistema mundial. O acesso ao petrleo relativamente barato vital para a economia da trade dominante, e o melhor meio de ver este acesso garantido consiste, bem entendido, em assegurar o controle poltico da regio. Mas a regio deve sua importncia tambm a sua posio geogrfica, no centro do Velho Mundo, eqidistante em relao a Paris, Pequim, Cingapura e Joanesburgo. Em outros tempos, o controle deste lugar de passagem obrigatria deu ao Califa o privilgio de tirar os maiores benefcios da mundializao da poca (Amin, 1996: captulos I e II). Depois da Segunda Guerra Mundial, a regio, situada no flanco sul da URSS, ocupava, por esta razo, um lugar importante na estratgia de cercar militarmente a potncia sovitica. E a regio no perdeu sua importncia apesar da queda do adversrio sovitico, porque instalando-se nela os Estados Unidos poderiam simultaneamente avassalar a Europa e submeter a Rssia, a China e a ndia a uma chantagem permanente nascida das intervenes militares, se necessrio fosse. O controle da regio permite assim efetivar a extenso da Doutrina Monroe ao Velho Mundo, o que constitui o objetivo do projeto hegemnico dos Estados Unidos. Os esforos realizados com continuidade e constncia por Washington, desde 1945, para assegurar o controle da regio excluindo os britnicos e os franceses no haviam sido at o momento coroados pelo xito. Recordemos o fracasso da tentativa de associar a regio OTAN atravs do Pacto de Bagd, e mais tarde a queda do x do Ir, um de seus aliados mais fiis. A razo era simplesmente que o projeto de populismo nacionalista rabe (e persa) entrava em conflito com os objetivos da hegemonia estadunidense. Este projeto rabe tinha a ambio de impor s potncias o reconhecimento da independncia do mundo rabe. Este foi o sentido que teve o no-alinhamento formulado em 1955, em Bandung, pelo conjunto dos movimentos de libertao dos povos da sia e da frica que tinham o vento a seu favor. Os soviticos compreenderam rapidamente que fornecendo seu apoio a este projeto manteriam em xeque os planos agressivos de Washington. A pgina desta poca foi virada, para comear porque o projeto nacional-populista do mundo rabe rapidamente esgotou seu potencial de transformao, e porque os poderes nacionalistas se converteram em ditaduras sem programa. O vazio criado por esta deriva abriu o caminho ao Islo poltico e s autocracias obscurantistas do Golfo, aliados preferenciais de Washington. A regio se converteu num dos ventres do sistema global, produzindo conjunturas que permitiram intervenes exteriores (includas as militares) que os regimes locais no puderam conter nem mesmo desalentar devido falta de legitimidade perante seus povos.

A regio constitua e constitui, no mapa geomilitar estadunidense que cobre o planeta inteiro, uma zona considerada de primeira mxima (como o Caribe), ou seja, uma zona onde os Estados Unidos se outorgaram o direito de interveno militar. E depois de 1990 eles no se privam disto! Os Estados Unidos operam no Oriente Mdio em estreita colaborao com seus aliados Turquia e Israel. A Europa manteve-se fora da regio, aceitando que os Estados Unidos defendam sozinhos os interesses vitais globais da trade, quais sejam, fundamentalmente o abastecimento de petrleo. Apesar dos signos de irritao evidentes depois da guerra do Iraque, os europeus continuam, em seu conjunto e no que se refere ao Oriente Mdio, danando conforme a msica de Washington. Por outro lado, o expansionismo colonial de Israel constitui um desafio real. Israel o nico pas do mundo que rejeita reconhecer fronteiras definitivas (e por isso no tem o direito de ser membro das Naes Unidas). Como os Estados Unidos no sculo XIX, Israel considera que tem o direito de conquistar novas reas e de tratar os povos que as habitam h milhares de anos como peles-vermelhas. Israel o nico pas que declara abertamente que as resolues da ONU no lhe concernem. A guerra de 1967, planejada com Washington desde 1965, perseguia diversos objetivos: amortecer a derrocada dos regimes nacional-populistas, romper sua aliana com a Unio Sovitica, obrig-los a reposicionar-se sob as ordens estadunidenses e abrir terras novas para a colonizao sionista. Nos territrios conquistados em 1967 Israel ps em prtica um sistema de apartheid inspirado no da frica do Sul. E neste ponto que os interesses do capital dominante mundial se conciliam com os do sionismo. Porque um mundo rabe modernizado, rico e potente, questionaria o acesso garantido dos pases ocidentais ao saqueio de seus recursos petroleiros, fato necessrio para continuar com o esbanjamento associado acumulao capitalista. Os poderes polticos dos pases da trade, os quais so fiis servidores do capital transnacional dominante, no desejam a existncia de um mundo rabe moderno e potente. A aliana entre as potncias ocidentais e Israel est fundada assim na solidez de seus interesses comuns. Esta aliana no nem o produto de um sentimento de culpa dos europeus, responsveis pelo anti-semitismo e pelos crimes nazistas, nem tampouco da habilidade do lobby judaico para explorar esse sentimento. Se as potncias ocidentais pensaram que seus interesses no estavam em conjugao com o expansionismo colonial sionista, encontrariam rapidamente os meios para sobrepor-se a seu complexo e neutralizar o lobby judaico. No sou daqueles que acreditam ingenuamente que a opinio pblica nos pases democrticos se impe sobre os poderes. Sabemos que a opinio se fabrica tambm. Israel seria incapaz de resistir muito tempo a medidas (mesmo moderadas) de bloqueio, tal como o que as potncias ocidentais impuseram Iugoslvia, ao Iraque e a Cuba. No seria ento nada difcil fazer Israel tomar juzo e criar as condies para uma paz verdadeira, se assim se desejasse. Mas no se deseja. Um dia depois da derrota em 1967, Sadat declarava que j que os Estados Unidos tinham em suas mos noventa por cento das cartas (esta foi sua expresso), havia que romper com a URSS, reintegrar-se ao campo ocidental e que, graas a isto, poderiam obter de Washington a concesso de que exercesse uma presso suficiente sobre Israel para faz-lo tomar juzo. Para alm desta idia estratgica prpria de Sadat cuja inconsistncia os eventos subseqentes trataram de revelar, a opinio pblica rabe permaneceu amplamente incapaz de compreender a dinmica da expanso capitalista mundial, e menos ainda de identificar suas contradies e debilidades verdadeiras. Quantas vezes no ouvimos dizer e repetir que os ocidentais compreenderiam com o tempo que era de seu prprio interesse manter boas relaes com as duas centenas de milhes de rabes seus vizinhos imediatos e no sacrificar estas relaes pelo apoio incondicional a Israel? Isto significa implicitamente pensar que os ocidentais em questo (quer dizer, o capital dominante) desejam um mundo rabe modernizado e desenvolvido, e no compreender que desejam, pelo contrrio, mant-los na prostrao, e que para tanto lhes resulta til o apoio a Israel. A opo escolhida pelos governos rabes com exceo da Sria e do Lbano de corroborar o plano estadunidense de pretensa paz definitiva no podia dar resultados diferentes dos que deu: encorajar Israel a fazer avanar seus pees em seu projeto expansionista. Rejeitando na atualidade abertamente os termos do acordo de Oslo, Ariel Sharon demonstra apenas o que deveramos ter compreendido antes que no se tratava de um projeto de paz definitiva, mas de comear uma nova etapa da expanso colonial sionista.

O estado de guerra permanente que Israel e as potncias ocidentais que sustentam seu projeto impem regio constitui um poderoso motivo que permite aos sistemas rabes autocrticos perpetuar-se. Este bloqueio, ante uma evoluo democrtica possvel, debilita as oportunidades de renovao rabe e permite a ao do capital dominante e da estratgia hegemnica dos Estados Unidos. O lao est feito: a aliana israelo-estadunidense serve perfeitamente aos interesses de ambos os scios. Num primeiro momento, o sistema de apartheid posto em marcha depois de 1967 deu a impresso de ser capaz de atingir seus fins. A administrao covarde do cotidiano nos territrios ocupados, por parte dos notveis e da burguesia comerciante, parecia aceita pelo povo palestino. A OLP, afastada da regio depois da invaso do Lbano por parte do exrcito israelense (1982) parecia no ter os meios de seu longnquo exlio em Tunis para questionar a anexao sionista. A primeira Intifada ocorreu em dezembro de 1987. Exploso de aparncia espontnea, ela expressava o irrompimento em cena das classes populares, e singularmente de seus segmentos mais pobres, confinados nos campos de refugiados. A Intifada boicotou o poder israelense atravs da organizao de uma desobedincia cvica sistemtica. Israel reagiu com brutalidade, mas no pde nem restabelecer seu poder policial com eficcia, nem o das classes mdias palestinas. Pelo contrrio, a Intifada chamava a um retorno em massa das foras polticas no exlio, constituio de novas formas locais de organizao e adeso das classes mdias luta de liberao desatada. A Intifada foi provocada por jovens, inicialmente no organizados nas redes formais da OLP (Fatah, devota a seu chefe Iasser Arafat, a FDLP, a FPLP e o Partido Comunista), que se integraram imediatamente Intifada e ganharam a simpatia da maior parte de seus Chebab. Os Irmos Muulmanos, num limbo poltico dada a sua dbil atividade durante os anos precedentes, apesar de algumas aes da Jihad Islmica, fizeram sua apario em 1980, cedendo lugar a uma nova expresso de luta: Hamas, constitudo em 1988. Enquanto que esta primeira Intifada dava, depois de dois anos de expanso, sinais de esgotamento, dada a violenta represso dos israelenses (uso de armas de fogo contra crianas, fechamento da linha verde aos trabalhadores palestinos fonte quase exclusiva de renda para suas famlias, etc.), a cena estava montada para uma negociao cuja iniciativa coube aos Estados Unidos, conduzindo aos acordos de Madri (1991) e mais tarde aos chamados da paz em Oslo (1993). Estes acordos permitiram o retorno da OLP aos territrios ocupados e sua transformao em uma Autoridade Palestina (1994). Os acordos de Oslo idearam a transformao dos territrios ocupados em um ou vrios bantustes, definitivamente integrados ao espao israelense. Em meio a isto, a Autoridade Palestina devia ser apenas um falso Estado como o dos bantustes e de fato ser a correia de transmisso da ordem sionista. De regresso Palestina, a OLP convertida em Autoridade pde estabelecer sua ordem, no sem algumas ambigidades. A Autoridade absorveu em suas novas estruturas a maior parte dos Chebab que haviam coordenado a Intifada. Conquistou legitimidade pela consulta eleitoral de 1996, da qual os palestinos participaram em massa (oitenta por cento), enquanto Arafat fez-se plebiscitar como Presidente dessa Autoridade. A Autoridade permaneceu, no entanto, em uma posio ambgua: aceitaria as funes que Israel, os Estados Unidos e a Europa lhe atribuam, a de governo de um bantusto, ou se alinharia com o povo palestino, que rejeitava se submeter? Como o povo palestino rejeitou o projeto de bantusto, Israel decidiu denunciar os acordos de Oslo, cujos termos, entretanto, Israel mesmo havia ditado, para substitu-los pelo emprego da violncia militar pura e simples. A provocao das Mesquitas, feita pelo criminoso de guerra Ariel Sharon em 1998 (mas com o apoio do governo trabalhista, que lhe ofereceu os meios de assalto) e a eleio triunfal deste mesmo criminoso frente do governo de Israel (com a colaborao dos colombes contra Shimon Peres) foram a causa da segunda Intifada, atualmente em curso. Poder ela libertar o povo palestino da perspectiva de submisso planejada pelo apartheid sionista? Demasiado cedo para diz-lo. Em todo caso, o povo palestino dispe agora de um verdadeiro movimento de libertao nacional, com suas especificidades. No do estilo partido nico, de aparncia (mas sim de fato) unnime e homogneo. Tem componentes que conservam sua personalidade prpria, suas vises de futuro, suas ideologias inclusive, seus militantes e suas clientelas, mas que, aparentemente, sabem entender-se para levar a cabo a luta em conjunto.

O controle do Oriente Mdio certamente uma pea-chave do projeto de hegemonia mundial de Washington. Como ento os Estados Unidos imaginam assegurar-se o controle da regio? Faz j uma dezena de anos, Washington havia tomado a iniciativa de avanar no curioso projeto de um mercado comum do Oriente Mdio, em que os pases do Golfo forneceriam o capital e os outros pases a mo-deobra barata, reservando a Israel o controle tecnolgico e as funes de intermedirio obrigatrio. Aceito pelos pases do Golfo e pelo Egito, o projeto se chocava com a rejeio sria, iraquiana e iraniana. Assim, para poder prosseguir fazia-se necessrio abater a esses trs regimes. No que se refere ao Iraque, a tarefa j foi feita. O problema ento saber que tipo de regime poltico deve ser imposto para que seja capaz de sustentar este projeto. O discurso propagandstico de Washington fala de democracias. Na verdade, Washington apenas se prope a substituir autocracias nascidas do populismo ultrapassado por autocracias obscurantistas pretensamente islmicas (obrigado pelo respeito especificidade cultural das comunidades). A aliana renovada com um Islo poltico chamado moderado (ou seja, capaz de dominar a situao com eficcia suficiente para proibir as vertentes terroristas as dirigidas contra os Estados Unidos e apenas contra eles, obviamente) constitui o eixo da opo poltica de Washington, permanecendo como a nica opo possvel. Nesta perspectiva que a reconciliao com a autocracia arcaica do sistema ser buscada. Frente ao desenvolvimento do projeto dos Estados Unidos, os europeus inventaram seu prprio projeto, batizado de sociedade euro-mediterrnea. Projeto intrpido, com muita conversa e sem as aes correspondentes, mas que, do mesmo modo, se propunha a reconciliar os pases rabes com Israel. Ao mesmo tempo em que excluam os pases do Golfo do dilogo euro-mediterrneo, os europeus reconheciam que a gesto destes era de responsabilidade exclusiva de Washington (Amin e Kenz, 2003). O contraste entre a audcia temerria do projeto americano e a debilidade do da Europa so belos indicadores de que o atlantismo realmente existente ignora o conceito de sharing (compartilhar responsabilidades e associar-se na tomada de decises, pondo em condies iguais os Estados Unidos e a Europa). Anthony Blair, que se considera o advogado da construo de um mundo unipolar, cr poder justificar esta opo porque o atlantismo que lhe seria permitido estaria fundado no sharing. A arrogncia de Washington desmente cada dia mais esta esperana iludida, ainda que sirva simplesmente como meio para enganar a opinio pblica europia. O realismo do propsito de Stalin, que dissera em seu momento que os nazistas no sabiam a hora de parar, se aplica junta que governa os Estados Unidos. E as esperanas que Blair tenta reanimar se parecem com as que Mussolini punha em sua capacidade de acalmar Hitler. possvel outra opinio europia? O discurso de Chirac, opondo o mundo atlntico unipolar (que compreende bem, parece, que a hegemonia unilateral dos Estados Unidos reduz o projeto europeu a ser apenas a verso europia do projeto de Washington) construo de um mundo multipolar, anuncia o fim do atlantismo? Para que esta possibilidade se converta em realidade, faltaria ainda que a Europa possa sair das areias movedias em que patina.

As areias movedias do projeto europeu


Todos os governos europeus, at o presente, aliaram-se tese do liberalismo. Esta aliana no significa outra coisa que o fim do projeto europeu, sua dupla dissoluo econmica (as vantagens da unio econmica europia se dissolvem dentro da mundializao econmica) e poltica (a autonomia poltica e militar europia desaparecem). J no existe, neste momento, nenhum projeto europeu. Foi substitudo por um projeto do Atlntico Norte (ou eventualmente da trade), sob o comando estadunidense. As guerras made in USA certamente despertaram a opinio pblica, e inclusive a certos governos (em primeiro lugar o da Frana, mas tambm os da Alemanha, Rssia e China). No obstante, estes governos no questionaram seu fiel alinhamento s exigncias do liberalismo. Esta contradio maior dever ser superada de uma maneira ou de outra, seja atravs da submisso s exigncias de Washington, seja por uma verdadeira ruptura que ponha fim ao atlantismo.

A concluso poltica mais importante que tiro desta anlise a de que a Europa no poder sair do atlantismo enquanto as alianas polticas que definem seus blocos de poder permaneam centradas no capital transnacional dominante. Somente se as lutas sociais e polticas puderem modificar o contedo destes blocos e impor novos compromissos histricos entre o capital e o trabalho a Europa poder tomar alguma distncia de Washington, permitindo assim o renascer de um eventual projeto europeu. Nestas condies a Europa poderia deveria, inclusive comprometer-se igualmente no plano internacional, em suas relaes com o Leste e com o Sul, num caminho diferente daquele traado pelas exigncias exclusivas do imperialismo coletivo, atenuando, desta maneira, sua participao na longa marcha alm do capitalismo. Dito de outra maneira, a Europa ser de esquerda (o termo esquerda levado aqui muito a srio), ou no ser Europa. Conciliar a adeso ao liberalismo com a afirmao de uma autonomia poltica da Europa o objetivo de certa poro das classes polticas europias preocupadas em preservar as posies exclusivas do grande capital. Podero realiz-lo? Duvido muito. Em contraposio a isso, as classes populares na Europa sero capazes de fazer-se valer em meio crise que enfrentam? Creio-o possvel, precisamente pelas razes que fazem com que a cultura poltica de certos pases europeus seja ao menos diferente da dos Estados Unidos, e poderia produzir-se um renascimento da esquerda. A condio , evidentemente, que estas se liberem do vrus do liberalismo. O projeto europeu nasceu como a verso europia do projeto atlntico dos Estados Unidos, concebido no dia seguinte Segunda Guerra Mundial, dentro do esprito da Guerra Fria posta em marcha por Washington, projeto frente ao qual os burgueses europeus ao mesmo tempo debilitados e temerosos frente a suas prprias classes operrias aderiram praticamente sem impor condies. Contudo, a prpria realizao desse projeto de origem duvidosa modificou progressivamente dados importantes do problema e de seus desafios. A Europa Ocidental pde pr fim a seu atraso econmico e tecnolgico em relao aos Estados Unidos. Por outro lado, o inimigo sovitico j no existe. A realizao do projeto aglutinou as principais adversidades que haviam marcado durante um sculo e meio a histria europia: os trs maiores pases do continente Frana, Alemanha e Rssiareconciliaram-se. Todas estas evolues so, de acordo com meu ponto de vista, positivas, e esto carregadas de um potencial ainda mais positivo. Certamente, estes fatos se inscrevem em bases econmicas inspiradas nos princpios do liberalismo, mas de um liberalismo temperado at a dcada de 1980 pela dimenso social considerada por e atravs do compromisso histrico social-democrata, que obrigava o capital a ajustar-se s demandas de justia social expressas pelas classes trabalhadoras. Mais tarde a aproximao teve continuidade num contexto social novo, inspirado por um liberalismo americana, completamente anti-social. Este ltimo lance lanou as sociedades europias numa crise multidimensional. De cara, est a crise econmica da opo liberal. Uma crise agravada pelo alinhamento dos pases da Europa s exigncias econmicas de seu lder estadunidense, com a Europa consentindo at agora em financiar o dficit deste ltimo em detrimento de seus prprios interesses. Mais tarde houve a crise social, que se acentuou com o crescimento das resistncias e das lutas das classes populares contra as conseqncias fatais da opo liberal. Finalmente, houve a insinuao de uma crise poltica a rejeio a alinhar-se, sem condies ao menos, sob a opo dos Estados Unidos de uma guerra sem fim contra o Sul.

Como os povos europeus faro frente a este triplo desafio? Os europeus dividem-se em trs conjuntos diferentes:
Os que defendem a opo liberal e aceitam a liderana dos Estados Unidos, quase incondicionalmente. Os que defendem a opo liberal, mas desejariam uma Europa poltica independente, fora do alinhamento estadunidense.

Os que desejam (e lutam por) uma Europa social, ou seja, um capitalismo temperado por um novo compromisso social capital/trabalho que opere em escala europia, e simultaneamente, uma Europa poltica praticante de outras relaes (amistosas, democrticas e pacficas) com o Sul, Rssia e China. A opinio pblica geral em toda a Europa expressou, durante o Frum Social Europeu (Florena 2002) e por ocasio da guerra contra o Iraque, sua simpatia por esta posio de princpios.

H certamente outros, os no-europeus no sentido de que pensam que no seja possvel ou desejvel qualquer das trs opes pr-europias. Estes so ainda minoritrios, mas certamente esto fadados a crescer e a ganhar fora em uma de duas opes fundamentalmente diferentes:
Uma opo populista de direita, que rejeita a progresso dos poderes polticos e inclusive econmicos supranacionais, com a exceo evidente daqueles do capital transnacional. Uma opo popular de esquerda, nacional, cidad, democrtica e social.

Sobre quais foras se apia cada uma destas tendncias e quais so suas respectivas oportunidades de xito? O capital dominante liberal por natureza. Neste sentido, levado logicamente a sustentar a primeira destas trs opes. Anthony Blair representa a expresso mais coerente do que qualifiquei como o imperialismo coletivo da trade. A classe poltica, reunida atrs de uma bandeira estrelada, est disposta, se necessrio for, a sacrificar o projeto europeu ou ao menos a dissipar toda iluso a respeito usando o desprezo por suas origens: ser a verso europia do projeto atlantista. Mas Bush, assim como Hitler, no concebe outros aliados alm dos subordinados alinhados incondicionalmente. Esta a razo pela qual segmentos importantes da classe poltica, incluindo a direita ainda que sejam em princpio os defensores dos interesses do capital dominante rejeitam alinhar-se aos Estados Unidos, como ontem haviam feito frente a Hitler. Se h um Churchill possvel na Europa, este seria Chirac. Ser capaz de s-lo? A estratgia do capital dominante pode acomodar-se num antieuropesmo de direita, o qual se contentaria com retricas nacionalistas demaggicas (mobilizando, por exemplo, o tema dos imigrantes) enquanto se submeteria de fato s exigncias de um liberalismo no especificamente europeu, mas mundializado. Aznar e Berlusconi constituem os prottipos destes aliados de Washington. As classes polticas servis da Europa do Leste, idem. Neste sentido, creio que a segunda opo difcil de manter. Ela , no entanto, a dos governos europeus mais importantes: Frana e Alemanha. Expressa ela as ambies de um capital suficientemente potente para ser capaz de emancipar-se da tutela dos Estados Unidos? No tenho uma resposta cabal a esta pergunta, mas intuitivamente diria que se trata de uma hiptese pouco provvel. Esta opo, entretanto, a dos aliados em face de um adversrio estadunidense que constitui o inimigo principal de toda a humanidade. Estou persuadido de que, se eles persistem em sua opo, tero de sair da submisso frente lgica do projeto unilateral do capital (o liberalismo) e buscar alianas esquerda (as nicas que poderiam dar fora a seu projeto de independncia frente a Washington). A aliana entre os conjuntos dois e trs no impossvel. Tal qual foi a grande aliana antinazista. Se essa aliana toma forma, dever operar exclusivamente no mbito europeu se todos so incapazes de renunciar prioridade oferecida a esse espao? No o creio, porque esse espao, tal como , somente favorece sistematicamente a opo do primeiro grupo pr-estadunidense. Haveria ento que implodir a Europa e renunciar definitivamente a seu projeto? No acredito tampouco que isso seja necessrio, e muito menos desejvel. Outra estratgia possvel: a de deixar o projeto europeu dormir por um tempo em seu estgio atual de desenvolvimento, e paralelamente buscar outros eixos de alianas.

Uma primeira prioridade seria a construo de uma aliana poltica e estratgica Paris-Berlim-Moscou, prolongada a Pequim e Dlhi se isso for possvel. E digo especificamente poltica com o objetivo de dar-lhe o pluralismo internacional e todas as funes que deveria haver na ONU. E estratgica, no sentido de construir foras militares altura do desafio estadunidense. Estas trs ou quatro potncias tm todos os meios (econmicos, tecnolgicos e financeiros) reforados por suas tradies militares, frente aos quais os Estados Unidos empalidecem. O desafio estadunidense e suas ambies criminosas assim o impem, por seu carter desmedido. Constituir uma frente anti-hegemnica tem na atualidade a mesma prioridade que no passado foi constituir uma aliana antinazista. Esta estratgia reconciliaria os pr-europeus com os grupos dois e trs, e com os no-europeus de esquerda. Criaria condies favorveis para retomar mais tarde um projeto europeu, que provavelmente integraria at mesmo uma Gr-Bretanha liberada de sua submisso aos Estados Unidos e uma Europa do Leste desprendida de sua cultura servil. Devemos ser pacientes, pois isto levar bastante tempo. No haver nenhum progresso possvel em um projeto europeu enquanto a estratgia dos Estados Unidos no for desviada de seu rumo.

Europa em face de seu prprio sul rabe e mediterrneo


O Mundo rabe e o Oriente Mdio ocupam um lugar decisivo no projeto hegemnico dos Estados Unidos. A resposta que os europeus daro ao desafio dos Estados Unidos na regio ser um dos testes decisivos para o prprio projeto europeu. O problema consiste em saber se os povos da costa do Mediterrneo e seus prolongamentos europeus, rabes, turcos, iranianos, pases da frica se orientaro ou no em direo a uma representao de sua segurana que se diferencie da que est dirigida pela primazia da salvaguarda da hegemonia mundial estadunidense. A razo pura deveria faz-los evoluir nessa direo. Mas at o momento a Europa no ofereceu nenhum sinal de tomar esse caminho. Uma das razes que poderia explicar em parte a inrcia europia que os scios da Unio Europia, ainda que no sejam demasiado divergentes, esto sobrecarregados por um coeficiente de prioridades relativas fortemente diferentes de um pas para outro. A zona mediterrnea no central nas polarizaes industriais do capitalismo desenvolvido: as zonas do Mar do Norte, do Nordeste Atlntico estadunidense e do Japo central tm uma densidade sem denominador comum. Para os do norte da Europa Alemanha e Gr-Bretanha o perigo do caos nos pases situados ao sul do Mediterrneo no tem a mesma gravidade que para os italianos, espanhis e franceses. As diferentes potncias europias tiveram at 1945 polticas mediterrneas prprias a cada uma delas, e freqentemente conflitivas. Depois da Segunda Guerra Mundial, os Estados da Europa Ocidental no tiveram praticamente nenhuma poltica mediterrnea, nem rabe, nem particular, nem comum, alm da que implicava o alinhamento exigido pelos Estados Unidos. Neste mbito, a Gr-Bretanha e a Frana, que tinham suas possesses coloniais na regio, tiveram trabalho para conservar suas vantagens. A GrBretanha renunciou ao Egito e ao Sudo (1954) e, depois da derrota na aventura da agresso tripartite (1956), ocorreu uma reviravolta violenta que, em fins dos anos 1960, implicou o abandono de sua influncia nos pases costeiros do Golfo.

A Frana, desde 1945 fora da Sria, aceitou finalmente a independncia da Arglia (1962), mas conservou certa nostalgia de sua influncia no Magrebe e no Lbano, encorajada pelas classes dirigentes locais, ao menos no Marrocos, na Tunsia e no Lbano. Paralelamente, a construo europia no substituiu a retirada das potncias coloniais por uma poltica comum operante neste sentido. Recordemos que, depois da guerra rabe-israelense de 1973, os preos do petrleo foram reajustados e a Europa comunitria, surpreendida em seus sonhos, descobriu que tinha interesses na regio. Mas este despertar no suscitou de sua parte nenhuma iniciativa de importncia, por exemplo, concernente ao problema palestino. A Europa permaneceu, tanto neste domnio como em outros, vegetativa e finalmente inconsistente. Alguns progressos na direo de uma autonomia frente aos Estados Unidos foram vistos nos anos 1970, mas depois da Cimeira de Veneza (1980) foram erodidos durante os anos 1980, para finalmente desaparecerem com o alinhamento a Washington que se adotou durante a Crise do Golfo. por isso que as percepes europias concernentes ao futuro das relaes Europa-Mundo rabe e Iraniano devem ser estudadas a partir da anlise prpria de cada um dos Estados europeus. A Gr-Bretanha no tem nenhuma poltica mediterrnea nem rabe especfica. Neste domnio, como em outros da sociedade britnica em todas as suas expresses polticas (Conservadores e Trabalhistas), a opo tem sido o alinhamento incondicional com os Estados Unidos. Trata-se, neste caso, de uma opo histrica fundamental, que ultrapassa amplamente as circunstncias conjunturais e que refora consideravelmente a submisso da Europa ante as exigncias da estratgia estadunidense. Por razes diferentes, a Alemanha no tem tampouco uma poltica rabe nem mediterrnea especfica e no buscar provavelmente desenvolver nenhuma num futuro prximo. Debilitada por sua diviso e seu status, a RFA consagrou todos seus esforos a seu desenvolvimento econmico, aceitando ter um perfil poltico pouco ambicioso e ambguo em relao aos Estados Unidos e Europa da CEE. Num primeiro momento, a reunificao da Alemanha e sua conquista da soberania plena internacional no modificaram este comportamento; pelo contrrio, acentuaram suas expresses. A razo que as foras polticas dominantes (conservadores, liberais e social-democratas) escolheram dar prioridade expanso do capitalismo germnico na Europa central e oriental, reduzindo a importncia relativa de uma estratgia europia comum, tanto no plano poltico como no da integrao econmica. Haveria que saber se esta tendncia se inverteu na atualidade, como parece sugerir a atitude de Berlim face Guerra do Iraque.

As posies da Frana so mais matizadas. Pas a um s tempo atlntico e mediterrneo, herdeira de um Imprio colonial, classificada como um dos vencedores da Segunda Guerra Mundial, a Frana no renunciou a expressar-se como potncia. Durante a primeira dcada do ps-guerra, os sucessivos governos franceses trataram de preservar as posies coloniais de seu pas atravs de posies atlantistas anticomunistas e anti-soviticas. No entanto, no puderam obter o apoio de Washington, como bem o demonstrou a atitude dos Estados Unidos durante a agresso tripartite contra o Egito, em 1956. A poltica mediterrnea e rabe da Frana era simplesmente retrgrada. De Gaulle rompeu simultaneamente com as iluses paleocoloniais e pr-estadunidenses. Ele concebeu o triplo projeto ambicioso de modernizar a economia francesa, conduzir um processo de descolonizao que permitisse substitu-lo por um neocolonialismo capaz de fazer frente s velhas frmulas, e compensar as debilidades intrnsecas a todo pas mediano como a Frana atravs da integrao europia. Nesta ltima perspectiva, De Gaulle concebia uma Europa capaz de ser autnoma face aos Estados Unidos, no somente no plano econmico e financeiro, mas tambm no plano poltico, e mesmo, finalmente, no plano militar, ao mesmo tempo em que concebia, a longo prazo, a associao da URSS construo europia (a Europa do Atlntico at os Urais). Mas o gaullismo no sobreviveu a seu fundador e, a partir de 1968, as foras polticas francesas, tanto da direita clssica como da esquerda socialista, regressaram progressivamente a suas atitudes anteriores. Sua viso da construo europia se estreitou at a dimenso de um mercado comum entre a Frana e a Alemanha Federal (at o momento em que a unificao alem se realizou, em Paris estiveram um pouco surpresos e inquietos) e no convite feito base de presses Gr-Bretanha para unir-se CEE (esquecendo que a Inglaterra seria o Cavalo de Tria dos estadunidenses na Europa). Naturalmente, esta mudana implicava o abandono de toda poltica rabe digna desse nome por parte da Frana, ou seja, de uma poltica que fosse alm da simples defesa dos interesses mercantis imediatos. No plano poltico, a Frana comportou-se objetivamente, tanto no mundo rabe como na frica Subsaariana, como uma fora suplementar de apoio estratgia de hegemonia estadunidense. neste contexto que necessrio entender o discurso mediterrneo, que reclama a associao dos pases do Magrebe ao trem europeu (da mesma maneira como se associou a Turquia hoje em crise), o que conduziu ao rompimento da perspectiva de uma aproximao unitria rabe e ao abandono de Mashrek diante da interveno israeloestadunidense. Sem dvida, as classes dirigentes do Magrebe so responsveis, dada a simpatia que mostraram por este projeto. No entanto, a Crise do Golfo deu um forte golpe neste projeto, e as massas populares da frica do Norte afirmaram com vigor nessa ocasio sua solidariedade com o Magrebe, fato totalmente previsvel.

A Itlia , por sua posio geogrfica inclusive, um pas muito sensvel aos problemas mediterrneos. Isto no significa que ela tenha uma verdadeira poltica mediterrnea e rabe, e muito menos que esta tenha eficcia e autonomia. Durante muito tempo marginal em seu desenvolvimento capitalista, a Itlia viuse obrigada a colocar suas ambies mediterrneas sob a tutela europia, em uma aliana forada com outras potncias da rea, mais decisivas que ela. Desde que atingiu sua unidade na metade do sculo passado, com a queda de Mussolini em 1943, a Itlia vacilou entre a aliana com os donos do Mediterrneo quer dizer, com a Gr-Bretanha e a Frana ou com aqueles que podiam contrabalanar as posies anglo-francesas, quer dizer, a Alemanha. O atlantismo, que executado na Itlia numa viso que implica um perfil poltico externo sob a tutela dos Estados Unidos, dominou a ao e as opes dos governos italianos desde 1947. Ele igualmente dominante, ainda que numa viso mais ideolgica ainda, em certos setores da burguesia laica (Republicanos e Liberais, e alguns socialistas). Porque entre os democratascristos existe a presso do universalismo da tradio catlica. Por isso, significativo que o Papa tenha freqentemente assumido posies mais retrgradas com relao aos povos rabes (sobretudo no que se refere ao problema palestino) e ao Terceiro Mundo que as dos numerosos governos italianos e ocidentais em geral. O passo esquerda de uma parte da Igreja Catlica, sob a influncia da Teologia da Libertao da Amrica Latina, refora na atualidade este universalismo, do qual encontramos verses laicas nos movimentos pacifistas, ecologistas e terceiro-mundistas. A corrente mittel europia tem suas razes no sculo XIX italiano e na oposio Norte-Sul que a unidade italiana no foi capaz de mitigar. Afiliada aos interesses do grande capital milans, sugere dar prioridade expanso econmica da Itlia ao leste europeu, em associao estreita com a Alemanha. Neste aspecto, a Crocia constitui na atualidade um objetivo imediato. Entenda-se bem que esta opo implicaria que a Itlia continuasse a tradio de modesto perfil internacional, e que se mantenha sobretudo marginal em suas relaes com o sul do Mediterrneo. Uma opo paralela da Espanha isol-la-ia ( Itlia) ainda mais do concerto europeu, reduzindo-a a seu mais baixo denominador comum. A corrente mediterrnea, que ainda dbil, apesar da contribuio que o universalismo lhe poderia dar, expressa-se, por esta razo, numa verso levantina: trata-se de fazer negcios aqui ou l, sem se preocupar com o enquadramento maior da estratgia poltica em que se inscreve. Para adquirir outra consistncia, mais nobre, associando a Itlia a aberturas econmicas que se inscrevam numa perspectiva de reforar sua autonomia e a de seus scios rabes, seria necessrio que houvesse uma convergncia entre este projeto e as idias universalistas, sobretudo de uma parte da esquerda italiana, comunista e crist. Por sua vez, a direita italiana, reunificada sob a direo de Berlusconi no poder, optou por colocar-se sob a tutela do eixo atlntico Washington-Londres. O comportamento das foras policiais durante a reunio do G-8 em Gnova (em julho de 2001) expressa claramente esta opo. Espanha e Portugal ocupam um lugar importante na geoestratgia de hegemonia mundial dos Estados Unidos. O Pentgono considera, de fato, que o eixo Aores-Canrias-Gibraltar-Baleares essencial para a vigilncia do Atlntico Norte e Sul e da entrada do Mediterrneo. Os Estados Unidos forjaram sua aliana com estes dois pases imediatamente depois da Segunda Guerra Mundial, sem ter a menor preocupao por seu carter fascista. Pelo contrrio, pois o anticomunismo das ditaduras de Salazar e de Franco serviu bem causa hegemnica dos Estados Unidos, permitindo admitir Portugal na OTAN e estabelecer em solo espanhol bases estadunidenses de primeira importncia. Como contrapartida, os Estados Unidos e seus aliados europeus apoiaram Portugal sem reservas at o final de sua fracassada guerra colonial. A evoluo democrtica da Espanha depois da morte de Franco no foi a ocasio de um questionamento da integrao do pas ao sistema militar estadunidense. Pelo contrrio, pois a adeso formal da Espanha OTAN (em maio de 1982) foi objeto de uma verdadeira chantagem eleitoral que deixou entrever que a participao da CEE exigia esta adeso, a que se opunha a maioria da opinio espanhola. Depois disso, o alinhamento de Madri s posies de Washington foi sem reserva. Em contrapartida, os Estados Unidos teriam, ao que parece, intervindo para moderar as reivindicaes marroquinas e inclusive para tentar convencer a Gr-Bretanha a respeito de Gibraltar. Neste sentido, podemos duvidar da prpria realidade destas intervenes. O alinhamento atlantista reforado de Madri se traduziu em mudanas radicais na organizao das foras armadas espanholas, qualificadas pelos analistas como um movimento em direo ao sul. Na tradio espanhola, com efeito, o exrcito estava espalhado em todo o territrio do pas. Concebido, alm do mais depois de Franco de uma maneira evidente, como uma fora policial interior mais que como uma fora dirigida contra o exterior, o exrcito espanhol permaneceu sendo rstico e, apesar da marcada ateno que recebiam do poder supremo de Madri os corpos de generais e oficiais, no havia sido objeto de uma verdadeira modernizao, como foi o caso da Frana, Gr-Bretanha e Alemanha.

Os governos socialistas, e depois os de direita, realizaram uma reorganizao das foras espanholas para combater numa frente sul eventual, e se comprometeram com um programa de modernizao do exrcito terrestre, da aviao e da marinha. Esta mudana, exigida por Washington e pela OTAN, uma das numerosas manifestaes da nova estratgia hegemnica estadunidense, substituindo o leste pelo sul na defesa do Ocidente. Este est acompanhado na Espanha por um novo discurso que pe em evidncia um inimigo hipottico que vem do Sul, cuja identificao no deixa lugar a nenhuma dvida. Curiosamente, este discurso dos meios democrticos (e socialistas) espanhis lembra a velha tradio da Reconquista, muito popular dentro dos crculos catlicos do exrcito. A mudana nas foras armadas espanholas ento o signo de uma determinao da Espanha de ter um papel ativo no seio da OTAN, no mbito da reorientao das estratgias ocidentais prevendo intervenes no Terceiro Mundo. Desde h muito tempo a Pennsula Ibrica constitui a primeira escala do eixo Washington-Tel Aviv, a principal cabeade-ponte europia da Rapid Deployment Force estadunidense (que teve um papel decisivo na Guerra do Golfo), completada com as bases da Siclia (que, igualmente, nunca haviam servido at as operaes dirigidas contra o Mundo rabe, como a Lbia, o bombardeio israelense Tunsia, etc.) e, curiosamente, as facilidades acordadas pelo Marrocos. Evidentemente, esta opo ocidental esvazia o discurso euro-rabe de todo contedo srio. A nova Espanha democrtica, que pretende ativar uma poltica de amizade em direo Amrica Latina e ao Mundo rabe, dirigiu seus movimentos num sentido inverso, de fato, s exigncias de suas declaraes de princpios. O Governo de direita dirigido por Aznar confirmou este alinhamento atlantista de Madri. Mais ainda do que a Itlia, a Espanha rejeita capitalizar sua posio mediterrnea em benefcio de uma nova poltica europia em direo ao mundo rabe, frica e ao Terceiro Mundo, e tomar distncia das exigncias da hegemonia estadunidense. A idia francesa de um grupo mediterrneo no seio da Unio Europia permanece, por estas razes, suspensa no ar e sem pontos de apoio srios. Por outro lado, no plano econmico, o capital espanhol, herdeiro da tradio franquista, colocou suas esperanas principais de expanso no desenvolvimento de acordos com a Alemanha e o Japo, convidados a participar da modernizao da Catalunha. Enquanto existiu, a linha de confrontao Leste-Oeste passava atravs dos Blcs. A vinculao obrigatria dos Estados da regio a Moscou ou Washington com as excees da Iugoslvia desde 1948 e da Albnia a partir de 1960 havia colocado uma surdina nas exigncias nacionalistas locais que fizeram dos Blcs o quintal europeu. A Turquia colocou-se no campo ocidental desde 1945, depois de haver posto fim a sua neutralidade frente Alemanha hitlerista. As reivindicaes soviticas sobre o Cucaso, formuladas por Stalin a partir da vitria, foram rejeitadas por Ancara graas ao apoio decidido de Washington. Em contrapartida, a Turquia, membro da OTAN, apesar de seu sistema poltico pouco democrtico, recebeu as bases estadunidenses mais prximas da URSS. No h lugar para dvidas de que a sociedade turca permanece sendo do Terceiro Mundo, ainda que depois de Ataturk as classes dirigentes deste pas proclamem a parte europia da Nova Turquia, batendo porta de uma Unio Europia que no a quer. Aliada fiel dos Estados Unidos e de seus scios europeus, desejar a Turquia reintegrar seu passado e ter um papel ativo no Oriente Mdio, fazendo o Ocidente pagar os servios que lhe poderia prestar nesta regio? Parece que o problema dos curdos, de quem ela no aceita reconhecer nem mesmo a existncia, conduziu a uma vacilao na tomada desta deciso at o presente. O mesmo ocorre para uma eventual opo panturaniana, sugerida logo aps a Primeira Guerra Mundial por certos crculos kemalistas, e relegada depois ao museu da histria. Mas na atualidade o desmanche da URSS poderia constituir um convite para que o poder de Ancara tome a direo de um bloco turco que, do Azerbaijo at o Sinquio, domine a sia Central. O Ir sempre expressou seus reais temores de uma evoluo deste tipo, o que no s questionaria o status do Azerbaijo meridional iraniano, mas tambm a segurana de sua ampla fronteira asitica setentrional com o Turcomenisto e o Uzbequisto.

A Grcia no se alistou no campo sovitico. Ela esteve obrigada e forada pela interveno britnica de 1948 a alinhar-se com os Estados Unidos. Conforme os Acordos de Ialta, a URSS, como todos sabemos, abandonou a sua prpria sorte a resistncia grega, dirigida pelo Partido Comunista, que, no entanto, neste pas, assim como na Iugoslvia e na Albnia, havia libertado o pas e conquistado por esta razo o apoio popular majoritrio. Desta maneira, os ocidentais estiveram obrigados a apoiar sucessivos regimes repressivos contra esse movimento popular, e, finalmente, uma ditadura de coronis fascistas, sem ver nisso uma contradio importante com seu discurso, segundo o qual a OTAN protegeria o mundo livre contra o Sat totalitrio. O retorno da Grcia democracia, pela vitria eleitoral de Pasok em 1981, arriscava, nessas condies, questionar a fidelidade deste pas em relao OTAN. A Europa comunitria veio ento dar uma mo aos Estados Unidos para, assim como no caso da Espanha, unir esse tema ao da candidatura grega CEE, e mant-la com sua participao dentro da aliana atlntica. Esta integrao CEE foi amplamente discutida pela opinio pblica grega na poca. A opo de Papandreu de unir-se apesar de tudo, depois de algumas vacilaes e apesar da opo de princpios terceiro-mundistas e neutralistas de Pasok, parece haver desatado uma evoluo irreversvel inclusive no que concerne mentalidade, adulando as aspiraes do povo grego modernidade e ao europesmo. No entanto, os novos scios europeus da Grcia no ofereceram grande coisa a este pas, que permaneceu durante todo o tempo na posio de parente pobre da construo comunitria. A fidelidade de Atenas ao Ocidente euro-estadunidense no lhe valeu um apoio real em seu conflito com a Turquia. Mesmo que a ditadura grega tenha tido uma determinada responsabilidade na tragdia cipriota de 1974, a agresso turca aberta (operao tila) e a criao posterior de uma Repblica Turca do Chipre, em franca violao do status da ilha, no somente foram aceitas, mas provavelmente tambm combinadas com os servios do Pentgono, frente aos quais a Europa cede uma vez mais. evidente que, para os Estados Unidos, a amizade com a Turquia, potncia militar regional considervel, muito mais importante do que com a Grcia, por mais democrtica que esta ltima seja. O conjunto da regio dos Blcs-Danbio (Iugoslvia, Albnia, Hungria, Romnia e Bulgria) entrou em 1945 na gide moscovita, seja pela ocupao militar sovitica e pela aceitao dos scios de Ialta, seja por sua prpria libertao e por uma opo popular na Iugoslvia e na Albnia. A Iugoslvia de Tito, isolada durante os anos 1948-1953 entre o ostracismo de Moscou e o anticomunismo ocidental, conquistara com xito uma estratgia de construo de uma frente de noalinhados, que lhe valeu sua amizade com o Terceiro Mundo, particularmente a partir da Conferncia de Bandung (1955). Os analistas do pensamento geoestratgico da poca assinalaram curiosamente que este pensamento era pouco sensvel dimenso mediterrnea de seu pas. Qui o abandono pela Itlia, depois da Segunda Guerra Mundial, de seus aliados tradicionais, e a soluo encontrada em 1954 para o difcil problema do Trieste tenham sido as causas deste esquecimento histrico. A Iugoslvia viveu depois como um Estado preocupado antes de qualquer coisa com problemas de equilbrio de suas relaes regionais e, sobretudo, pelo problema do equilbrio mundial entre as superpotncias. Porque, em primeiro lugar, ela conseguira capitalizar em seu benefcio a dupla atrao nortista e danubiana da Crocia e da Eslovnia, e a russa e balcnica da Srvia. A aproximao iniciada por Kruchev e continuada por seus sucessores, reconhecendo o papel positivo da neutralidade de Tito na arena mundial, assim como o debilitamento dos regimes do Pacto de Varsvia a partir dos anos 1960 e sobretudo nos anos 1970, garantiram, durante um tempo, a segurana da Iugoslava, que havia cessado de sentir-se como o objeto de qualquer conflito regional. A diplomacia iugoslava pde ento agir com mais desenvoltura nas arenas internacionais, dando ao pas um peso desproporcional em relao a seu tamanho. Mas, apesar desta diplomacia ter indiscutivelmente marcado pontos na sia, na frica e na Amrica Latina, falhou na Europa, onde seu chamado a ampliar a frente de neutralistas nunca teve ecos favorveis. Contudo, face Europa da OTAN, do norte at o sul do continente, entre dois pactos militares adversrios, Sucia, Finlndia e ustria podiam buscar iniciativas positivas comuns que se separassem do esprito da Guerra Fria. Mais tarde, a Grcia de Pasok tentou ampliar o campo neutro europeu, desembarcando esta idia em 1982, na proposta de cooperao para a desnuclearizao dos Blcs, dirigindo-se, simultaneamente, a certos pases membros das duas alianas (Turquia, Romnia e Bulgria) ou a neutros (Iugoslvia e Albnia). Estas proposies tampouco encontraram eco algum.

A desorganizao do sudeste da Europa a partir de 1989 mudou todo o problema. A eroso, e depois a derrocada da legitimidade dos regimes que estava fundada sobre um determinado desenvolvimento, sejam quais tenham sido seus limites e seus aspectos negativos fez implodir a unidade da classe dirigente, cujas fraes tentaram fundar sua legitimidade no nacionalismo. As condies estavam dadas no somente para permitir a ofensiva do capitalismo selvagem sustentado pelos Estados Unidos e pela Unio Europia, mas tambm para que a Alemanha retomasse a iniciativa na regio, colocando lenha no fogo atravs do reconhecimento da independncia da Eslovnia e da Crocia, o que a prpria Unio Europia reafirmou e acelerando em conseqncia a imploso iugoslava e a guerra civil. Curiosamente, os europeus tentaram impor na Bsnia a coexistncia das comunidades cuja separao eles haviam incentivado! Se possvel que os srvios, croatas e muulmanos coexistam na pequena Iugoslvia que a Bsnia, por que no poderiam coexistir na grande Iugoslvia? Evidentemente, uma estratgia deste tipo no teria tido nenhum xito, o que permitiu aos Estados Unidos intervir em pleno corao da Europa. Na estratgia de Washington, o eixo dos Blcs-Cucaso-sia Central um prolongamento do Oriente Mdio. Das anlises propostas anteriormente, e que concernem s opes poltico-estratgicas dos pases da margem norte do Mediterrneo, tiro uma importante concluso: a maior parte destes pases, antes fiis partidrios dos Estados Unidos no conflito Leste-Oeste, continuam alinhados sob a estratgia de hegemonia estadunidense frente ao Terceiro Mundo, e particularmente frente aos pases rabes e da regio do Mar Vermelho-Golfo. Os outros pases (balcnicos e do Danbio), antes implicados de uma ou de outra maneira no conflito Leste-Oeste, deixaram de ser agentes ativos no permanente conflito Norte-Sul, e se converteram em objetos passivos do expansionismo ocidental.

Concluses: O Imprio do caos e a guerra permanente


Qualifiquei o projeto de dominao dos Estados Unidos a extenso da doutrina Monroe a todo o planeta, principalmente desde a derrocada da Unio Sovitica (1991) O Imprio do Caos. O crescimento das resistncias das naes do Velho Mundo indica sua disposio de no ceder to facilmente. Os Estados Unidos sero ento chamados a substituir o direito internacional pelo recurso s guerras permanentes (processo que comeou no Oriente Mdio, mas que j aponta em direo Rssia e sia), acolhendo elementos fascistas (a lei patritica j atribuiu poderes a sua polcia frente aos estrangeiros aliens similares aos que possua a Gestapo). Os Estados europeus, scios no sistema do imperialismo coletivo da trade, aceitaro esta ordem de coisas que lhes reservar posies subalternas? A tese que desenvolvi coloca a nfase no tanto nos conflitos de interesse do capital dominante, como na diferena que separa as culturas polticas da Europa e a que caracteriza a formao histrica dos Estados Unidos, e encontra nesta nova contradio uma das principais razes do fracasso provvel do projeto dos Estados Unidos 6.

Bibliografia
Amin, Samir 1979 Class and Nation (Les Edition). Amin, Samir 1988 L'eurocentrisme: Critique d'une idologie (Collection "Economies") (Anthropos). Amin, Samir 1989 La Faillite du developpement en Afrique et dans le Tiers-Monde (L'harmattan). Amin, Samir 1991 L'empire du chaos (L'harmattan). Amin, Samir 1996 Defis de la mondialisation (L'harmattan). Amin, Samir 1997 Critique de l'air du temps (L'harmattan). Amin, Samir 2000 Hgmonie des Etats-Unis et de la fin du projet europen (L'harmattan). Amin, Samir 2002 Au-del ducapitalisme snile. Pour un XXIe sicle non-amricain (PUF). Amin, Samir 2003 [a] Le Temps Des Cerises (L'harmattan).

Amin, Samir 2003 [b] Le virus libral (The New York Press). Amin, Samir 2003 [c] The American Ideology (Cairo: Ahram Weekly). Amin, Samir e Ali El Kenz 2003 Le monde arabe - Enjeux sociaux et perspectives mditerranennes (L'harmattan). Amin, Samir e Joseph Vansy 1993 L'ethnie l'assaut des nations Yougoslavie Ethiopie (L'harmattan). Amin, Samir e outros 1992 Les enjeux strategiques en Mediterranee (L'harmattan). Chaliand, Grard e Arnaud Blin 2003 L'Amrique est de retour (Bayard). Todd, Emmanuel 2002 Apres lEmpire: Essai sur la decomposition du systeme americain (Gallimard).

Notas
* ** Eplogo ao livro Guerra global, Resistencia mundial y Alternativas (2003) de Wim Dierckxsens e Carlos Tablada. Desde 1980 Diretor do Frum do Terceiro Mundo, Bir Africano, Dacar; e Presidente do Frum Mundial de Alternativas.

1 Sugiro a consulta aos seguintes ttulos de minha autoria: Class and Nation, captulos VI e VIII (1979); L'eurocentrisme: Critique d'une idologie, captulo IV (1988); Au-del ducapitalisme snile. Pour un XXIe sicle non-amricain (2002). 2 Para a crtica do ps-modernismo e da tese de Negri ver as seguintes obras de minha autoria: Critique de l'air du temps, captulo VI (1997); Le Temps Des Cerises (2003 [a]) e Le virus libral, pgina 20 e seguintes (2003[b]). 3 Como por exemplo Grard Chaliand e Arnaud Blin (2003) . 4 Refiro-me a A Estrategia de Segurana Nacional dos Estados Unidos, anunciada em 2002. 5 Conforme nota 2. 6 Ver Le virus libral, pgina 20 e seguintes (2003 [b]) e The American Ideology (2003 [c]) ambos os livros de minha autoria.

Das könnte Ihnen auch gefallen