Sie sind auf Seite 1von 2

5 Aula Prtica de Poltica Econmica Obteno do filtro de Hodrick-Prescott com o programa de econometria GRETL ____________________________________________________________________________________________

Primeiros passos 1. Instale o programa de econometria GRETL. Pode ir busc-lo a: 'http://gretl.sourceforge.net/win32/'. 2. Aproveite e instale os extras que lhe so oferecidos: os programas X12-ARIMA e TRAMO/SEATS e as bases de dados que lhe permitiro acompanhar o seu estudo pelos livros indicados de econometria. 3. Siga as opes de defeito, tem menos oportunidade de vir a ter problemas.

Saiba como utilizar o programa 4. Acabou de instalar o seu programa em portugus. Se estiver interessado pode criar um ficheiro .bat para que o programa arranque em ingls. Para o fazer leia a pgina do programa onde constam as instrues. 5. Corra o programa. Em 'Ajuda', 'Comandos' escolha 'PDF', abrir o GRETL Command Reference, deve imprimir este documento se quiser vir a tornar-se um utilizador avanado do programa. 6. Em 'Ajuda' escolha 'Guia de Utilizao'. Ver um manual de utilizador que deve obrigatoriamente imprimir. Como est formatado em letter tem 184 pginas. Se quiser, pode ir buscar o manual em formatao A4 a 'http://ricardo.ecn.wfu.edu/pub//gretl/manual/en/' e escolher o ficheiro 'gretl-guidea4.pdf'. Tem como vantagem menos pginas (175) e tem a formatao que nos mais habitual.

Bases de dados externas 7. Uma vez que j tem os ficheiros com bases de dados de livros de econometria (ver 2.), pode ir buscar outros dados. Em 'Ficheiro', escolha 'Bases de Dados' e depois 'No Servidor de Bases de Dados'. Esperase que esteja ligado internete. Como pode ver, obtem a indicao de 'No instalado' nos diferentes endereos. Clique em 'pwt61' para sombrear. Clique no smbolo da disquete (parte superior esquerda da janela). A base ser importada e no final escolha 'Sim' pergunta de 'Abrir agora?'. Escolha a varivel 'CVgdpc', sombrando-a com um clique. Trata-se do PIBpc a preos do ano anterior. Clique com o boto do lado direito para ver os valores, por exemplo num 'Grfico'. Parece que a srie no tem buracos. Clique de novo e esolha 'Importar'. Se for janela principal do GRETL verificar que esta base passou a fazer parte do seu programa. Se estivesse interessado poderia importar outras variveis desta base ou de outra qualquer base. 8. Tendo as variveis desejadas no GRETL aconselhvel guardar a base. Em 'Ficheiro' escolha 'Guardar Dados como' e 'Formato Padro' e decida o destino e o nome do ficheiro. 9. Vamos dar um nome mais sugestivo quela varivel e aproveitamos para a transformar em logaritmos. Em 'Varivel' escolha 'Definir nova varivel' e na janela aberta faa 'L_Y=log(CVgdpc)'. Sombreie a nova varivel e com o boto do lado direito escolha 'Grfico de srie temporal'. Se clicar de novo com o boto do lado direito por cima do grfico verificar que tem uma srie de opes que lhe permitem fazer um grfico bonito e instrutivo a colocar num ficheiro de texto.

Obteno do filtro de H-P 10. Vamos estimar um modelo ARIMA. Em 'Modelo' escolha 'Srie temporal' e ARIMA. Na janela aberta seleccione L_Y como 'Varivel dependente'. A probabilidade de esta varivel ser I(1) muito grande, por isso vamos escolher 'AR=3', 'Diferena=1' e 'ordem MA=1'. Faamos a excluso da constante (contrrio escolha de defeito). Temos assim um modelo ARIMA(3,1,1). Clicando 'OK' obtemos uma nova janela com o modelo estimado. 11. Na janela com o modelo abra 'Anlise' e escolha 'Predies...'. Na nova janele deve escrever 3xk, onde k so os periodos intra-anuais. Neste caso, k=1, logo devemos indicar 3. E na nova janela escolha a opo

____________________________________________________________________________________________ Adelaide Duarte, 2007-2008

5 Aula Prtica de Poltica Econmica Obteno do filtro de Hodrick-Prescott com o programa de econometria GRETL ____________________________________________________________________________________________

de defeito 'Predio automtica (dinmica fora da amostra)'. Vai obter um grfico interessante, mas o que mais lhe interessa a janela com o nome 'predies'. Escreva numa folha de papel os valores da previso para 2001, 2002 e 2003. 12. Sombreando a varivel 'L_Y', em 'Dados' escolha 'Editar valores' e acrescente os valores da previso para aqueles anos. Depois de escritos os valores, feche a janela e confirme que os quer gravar. 13. Esta varivel tem mais 3xk observaes pelo que vai agora obter o filtro de H-P. Em 'Varivel', 'Filtro', escolha 'Hodrick-Prescott'. Na nova janela imdique 400 para o valor do 'lambda' e escolha todas as outras opes. Vai obter um grfico com o produto e a srie de tendncia e um outro com a componente cclica. Estas variveis foram registadas como nomes sugestivos. Notaes: 'hpt_L_Y' - componente de tendncia do logaritmo do PIBpc; hp_L_Y - componente cclica do logaritmo do PIBpc e L_Y logaritmo do PIBpc 14. Apenas nos basta limpar as novas variveis das observaes em excesso. Sombreando 'L_Y', 'hpt_L_Y' e depois 'hp_L_Y', em 'Dados' escolhemos 'Editar valores' e apagamos as pontas finais, isto , neste caso, os trs ltimos valores.

Uso de uma base de dados interna 15. Em 'Ficheiro' escolha 'Abrir Dados', 'Ficheiro de Exemplos' e opte pela coleco 'Gretl'. Aqui, escolha 'hendry_jae'. Claro que vai deixar de ter a base anterior na memria. E agora podia repetir os clculos anteriores para 'gdp', o logaritmo do PIB a preos de 1980.

____________________________________________________________________________________________ Adelaide Duarte, 2007-2008

Das könnte Ihnen auch gefallen