Sie sind auf Seite 1von 7

Usando matrias que foram publicadas em meu antigo site, o Manuteno Offshore, comearemos a publicar uma srie de matrias

apresentando aos leitores a Indstria Offshore e a Marinha Mercante, dando detalhes de equipamentos e unidades e propiciando informao de qualidade ao leitor. Desde que a primeira plataforma auto elevatria, ou auto elevvel (jackup) foi construda em 1954, elas tornaram-se o tipo mais comum de plataforma para explorar, perfurar e desenvolver campos de petrleo. Hoje existem centenas de jackups operando ao redor do mundo realizando as operaes de perfurao e workover em praticamente todos os ambientes. A premissa de um equipamento jackup que autoelevatrio, aqui, as pernas esto estacionados no fundo do oceano enquanto os equipamentos de perfurao ficam suspensos acima da linha dgua.

Proporcionando um ambiente de perfurao muito estvel, em comparao a outros tipos de sondas de perfurao offshore, as jackups podem perfurar em guas de at aproximadamente 107 metros (350 ps) de profundidade. Uma vez que a perfurao necessria em guas que so mais profundas do que as

capacidades de um jackup, os navios-sonda e as plataformas semi-submersveis se tornam uma opo mais lgica para as operaes de explorao e desenvolvimento nesses casos. Quando as pernas no esto instaladas na unidade, as jackups podem flutuar, o que faz esses tipos de unidades serem facilmente transportadas de um local de perfurao para outro. Enquanto algumas so auto propulsveis, a maioria jackups transportada atravs de rebocadores ou navios submersveis. Apesar da operao de reboque dessas unidades ser de fcil execuo, os navios submersveis so o melhor transporte quando a plataforma precisa ser movida rapidamente ou em longas distncias.

Jackup com o casco na gua

Se o projeto da jackup envolver trs ou quatro pernas, existem dois tipos principais de pernas que podem ser utilizados. O primeiro so as pernas tipo open-truss, que possuem um design que lembra torres de transmisso de energia eltrica. Estas estruturas so feitas de sees tubulares de ao que so entrecruzadas, tornando-as mais fortes, apesar de leves.

Pernas Open Truss

O outro tipo de pernas o em forma de colunas (columnar legs), que so enormes colunas feitas de ao. Enquanto as pernas colunares so mais baratas as pernas open-truss na hora da fabricao, elas so menos estveis e no podem se adaptar to bem s condies extremas encontradas em alto mar como as open-truss. Por esta razo, jackups colunares no so utilizados em locais com linha dgua superior a 250 metros de profundidade.

Jackup do tipo Columnar Legas

Alm de suas pernas, as jackups so suportadas por dois sistemas diferentes de estabilizao no fundo do mar, que podem ser o mats (esteira) ou o spud cans(sapatas).

Plataforma apoiada por esteira

A escolha mais lgica para os ambientes de perfurao que tm piso mais macio, as apoiadas por esteira tendem a distribuir o peso da plataforma em todo o fundo do oceano, uniformemente. Normalmente em forma de um A, os suportes da esteira esto ligados parte inferior de cada perna da jackup, garantindo que a plataforma no penetrar o fundo do oceano.

Plataforma de pernas cilndricas, apoiada por sapatas

Normalmente utilizadas em jackups com pernas independentes, as sapatas so dispositivos cilndricos, fabricados em ao e com extremidades pontiagudas, semelhantes a um grampo. As sapatas (spud cans) so instaladas ao final de cada p, e a extremidade pontiaguda fica voltada para o fundo do oceano, aumentando a estabilidade da sonda durante as operaes. Alm disso, existem dois tipos de dispositivos de elevao. Quando a Jackup j est posicionada, as pernas so arriadas at o fundo do mar, deixando o casco e os equipamentos de perfurao elevados bem acima da superfcie da gua e longe dos efeitos provocados principalmente pelas ondas do mar.

Ensco 56

O primeiro tipo de dispositivo elevatrio usa cilindros hidrulicos, equipados com engrenagens e pinos mveis e fixos. Esses cilindros se extendem e retraem para subir e descer as pernas da plataforma. O outro tipo de dispositivo de elevao emprega um rack e duas engrenagens (tipo pinho) que so giradas para mover as pernas para cima e para baixo. Dispositivos de Perfurao Independentemente do tipo de p que utilizado no projeto, as pernas da plataforma passam por aberturas feitas no casco da mesma. Aqui, a plataforma utilizada para apoiar a torre de perfurao e os outros equipamentos. Existem duas formas de montar o equipamento de perfurao no casco.

O projeto o mais comum para a montagem dos equipamentos de perfurao o cantilevered jackup, ou seja, montagem balanceada. Aqui, a torre de perfurao montada em um brao que se estende para fora da plataforma de perfurao. Assim, a perfurao pode ser realizada com ou sem as plataformas existentes. Devido amplitude de movimento que o cantilever permite, a maioria das jackups construda nos ltimos 10 anos foram deste tipo. O outro tipo de jackup o tipo slot, tambm conhecido como keyway jackup (jackup chaveta). Elas so construdas com uma abertura no convs de perfurao, e a torre posicionada sobre ela. Apesar de poos de explorao poderem ser perfurados diretamente com jackups tipo slot, este tipo de plataforma tambm pode ser instalado sobre outra estrutura menor, perfurando os poos atravs do casco desta estrutura. Esperamos que tenham gostado desta matria. Por Rodrigo Cintra

GOSTAR DISSO:
Gosto 2 bloggers like this post.

Esta entrada foi publicada em Indstria Martima, Indstria Offshore / Petrolfera, Portal Martimo, Tecnologia e marcada com a tag Gs, Perfurao, Petrleo, Plataformas. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Guarda Costeira italiana encontra embarcao com 25 cadveres Petrobras confirma expectativas em terceiro poo na rea de Guar
8 RESPOSTAS PARA PLATAFORMAS AUTO ELEVVEIS JACKUP

1.

Marcus Lotfi | 27/09/2010 s 22:38 | Responder Muito boa!! Li at o final e lambi os beios! Bacanao!

2.

Leandro de Almeida Baptista | 27/09/2010 s 23:35 | Responder Muito explicativa otima, transmite um didatica mais tecnica e bem objetiva com relao a plataforma.

3.

Fabiano Ossola | 28/09/2010 s 10:56 | Responder Como o colega acima disse, o texto est bem didtico. Pra quem quer conhecer mais deste tipo de plataforma esse texto uma tima fonte de estudo.

4.

Bruno | 01/05/2011 s 13:35 | Responder Boa tarde, tenho uma dvida e se vc puder me ajudar serei grato. As plataformas de perfurao auto elevveis so apenas para guas rasas, mas pq? Pq no podem ser usadas em guas profundas, ou seja, pq no podem construir pernas de 500 metros por exemplo? O que determina que o limite 150 ou 160 metros? Muito obrigado, desde j

5.

Kelly Crescencio | 01/05/2011 s 21:17 | Responder Nossa, maravilhoso essa explicacao, concerteza com essas informacoes, irei apresentar um otimo trabalho. Agradecida!!

6.

Jos Dantas Filho | 24/05/2011 s 15:05 | Responder Como drenado o petroleo nas plataformas auto-elevveis? Estou fazendo um curso de petroleo e gas. Gostaria que voces me respondessem por e-mail Jos Dantas- Aracaju ADOREI ESSA PAGINA CONTINUEM SEMPRE ASSIM, INFORMANDO E INTERAGINDO COM AS PESSOAS.

7.

gabriela | 23/09/2011 s 16:30 | Responder eu queria saber como sao feitas as plataformas auto elevatorias

8.

Dheyson Rodrigo de sousa brito | 08/03/2012 s 19:27 | Responder quantas plataformas auto elevaveis existem no brasil?
DEIXE UMA RESPOSTA
guest
Escreva o seu comentrio aqui...

Das könnte Ihnen auch gefallen