Sie sind auf Seite 1von 7

Marx define mercadoria como um objeto externo, uma coisa, a qual pelas suas propriedades satisfaz necessidades humanas

de qualquer espcie. A mercadoria a forma assumida pelos produtos e pela fora de trabalho, sendo composta por dois fatores: valor de uso e valor de troca. Por ser til, possui um valor de uso que se realiza ou se efetiva no consumo, e o que no se consome no denominado mercadoria. Valor de uso de uma mercadoria consiste pelo trabalho concreto, sendo produto da habilidade humana. O valor de uso possui valor porque est materializado atravs do trabalho humano realizado, e possui utilidade para uso ou consumo. Valor de troca de uma mercadoria esta relacionado com seu aspecto social, o valor de troca medido pela capacidade de troca dessa mercadoria, por outra mercadoria em determinadas propores. O valor de troca consiste no fato de que todas as mercadorias tem um fator em comum, a fora de trabalho, que expressa pela quantidade de tempo que um trabalhador gasta para produzir tal mercadoria. Os valores de uso constituem o contedo material da riqueza, qualquer que seja a forma social desta, os valores de uso so os portadores materiais do valor de troca. O valor de troca, por sua vez, a proporo na qual valores de uso de uma espcie se trocam com os valores de uso de outra espcie. Fetichismo: Em O Capital, Marx diz que a mercadoria, quando finalizada e pronta para o consumo, no mantm o seu valor real de venda, ou seja, o valor determinado pela quantidade de trabalho materializado no artigo. Em seu lugar, passa a ter um valor irreal e infundado, como se no fosse fruto do trabalho humano e nem pudesse ser mensurado. A este fenmeno Marx deu o nome de fetichismo da mercadoria. Marx acreditava que o fetichismo da mercadoria tem uma relao direta com o trabalho social, pois o fetichismo da mercadoria uma relao de desejo dos membros da sociedade com determinada mercadoria, e o trabalho social a evoluo destes conceitos e a produo destas mercadorias desenvolvidas por grupos separados, e no final o conjunto de tudo forma o trabalho social.

Exemplo: tablets da Apple e tablets de outras marcas, pela apple ser uma empresa com produtos com preos mais elevados oferecendo o mesmo servio com a mesma eficincia que outras empresas. Consegue vender, pois possui uma legio de seguidores da Apple que seguem sua filosofia e compram seu produto independente do produto em si.

A crtica de Marx ao sistema capitalista

O capitalismo, segundo Marx, se configurou plenamente a partir do sculo XVIII (apesar da sua origem ser anterior), quando ocorre a Revoluo Industrial. Iniciada na Inglaterra, dali se propagou para outros pases. Sua essncia era a busca do capital, pelo qual a burguesia -a classe social dominante- concentra o poder. Nessa busca, esse sistema econmico no v nenhum impedimento poltico, moral ou tico para expropriar o trabalhador de todos os seus atributos humanos. Marx afirma que no processo de produo capitalista, o homem se aliena, tornando-se mera pea de engrenagem produtiva. Ele no mais dono dos seus instrumentos de trabalho, o ritmo de produo no imposto por ele e tampouco domina o processo produtivo, ou seja, a diviso do trabalho. A principal consequncia desse processo que o trabalhador no se reconhece no produto que fez, e assim perde a sua identidade enquanto sujeito.

A alienao do produto do trabalho conduz alienao do homem. As relaes interpessoais em geral passam a ser medidas pelas mercadorias e pelo dinheiro, at os prprios proletrios adquirem carter de mercadoria, pelo fato de sua fora de trabalho ser comercializada no mercado. O trabalhador torna-se um ser privado de sua essncia humana.

Entretanto, ao contrrio de uma viso fatalista da histria, em que essa situao se repetiria ininterruptamente, Marx faz uso do materialismo dialtico para demonstrar como se daria a ruptura da ordem capitalista. O trabalhador, mesmo vivendo individualmente essa dominao, enquanto integrante de uma classe social, poderia tomar conscincia dessa situao de opresso. A partir da, se mobilizaria enquanto

classe para promover a sua verdadeira libertao, atravs de uma revoluo. Portanto, era da prpria situao de explorao que nasceria a fora de classe operria.

Para alm da alienao econmica, h tambm a alienao religiosa. Influenciado por Feuerbach, Marx afirma que preciso destruir a religio para que o homem se recupere a si prprio, pois o nico Deus do homem o prprio homem. A alienao religiosa faz com que o ser humano deixe de lutar pela melhoria da sua condio social, acreditando estar em deus a justificativa para a desigualdade do mundo capitalista. Assim sendo, Deus quem decide quem pobre ou rico, esvaziando de sentido a luta contra a desigualdade.

Marx mencionou ainda a alienao filosfica, que se expressa na forma de encarar a filosofia como contemplao da realidade, que o filsofo designa por metafsica.Mas, para ele, a principal tarefa de toda e qualquer pessoa e, portanto, tambm dos filsofos, transformar o mundo de forma a pr fim alienao social e poltica, ou seja, agir para erradicar a submisso da classe operria pelo Estado burgus.

Marx considera essa a principal das tarefas do movimento socialista, para se atingir o comunismo;

{...} Comunismo com superao positiva da propriedade privada, enquanto autoalienao do homem, ou seja, como apropriao real da essncia humana por meio de e para o homem. Por isso, considera-o como regresso-perfeito, consciente e dentro da riqueza total do desenvolvimento atual - do homem par si mesmo enquanto homem social vale dizer, humano. O comunismo a verdadeira dissoluo do antagonismo entre o homem e a natureza e entre o homem e o homem. A verdadeira soluo do do conflito entre liberdade e necessidade. Ele o enigma decifrado da histria, a verdadeira realizao da essncia do homem.

A prpria sociedade capitalista criaria as condies para a sua autodestruio e o surgimento da sociedade comunista, que se caracteriza pela abolio da propriedade

privada; pela igualdade, com a abolio das classes; pela justia, pois a sociedade exigir de cada indivduo um esforo proporcional s suas foras e o retribuir de acordo com s suas necessidades. A partir desse momento histrico, o processo dialtico continuar infinitamente, mas a luta de casses: ter continuidade na luta do ser humano contra a natureza.

Outro aspecto relevante do pensamento de Marx o conceito de ideologia. Dentro da viso marxista, a matria um dado primrio que alimenta a conscincia e esta ltim considerada apenas um dado secundrio, pois reflexo da matria. Assim, as idias que so expressas na arte, na filosofia, na literatura e na moral esto estritamente relacionadas ao modo de produo econmico. No entanto, Marx afirmou a existncia de uma certa inverso na apreenso desse processo, ou seja, o que muitas vezes se afirma que so as idias e valores que contribuem para que as pessoas definam uma certa viso do mundo.Desse pressuposto decorre a afirmao do filsofo de que a ideologia uma falsa conscincia do mundo. Revelar a ideologia burguesa era equivalente a desvendar toda a lgica sobre o mundo burgus e, portanto, contribuir para a revoluo proletria.

Resumo:

Critica de Marx ao sistema capitalista

A teoria da mais-valia de Marx resolve o mistrio de como o trabalho explorado na sociedade capitalista. Vamos resumir todo o processo em frases curtas:

- O sistema capitalista se ocupa de artigos para a venda, ou mercadorias; - O valor de uma mercadoria determinado pelo tempo de trabalho socialmente necessrio encerrado na sua produo; - O trabalhador no possui os meios de produo ( terra, ferramentas, fbricas,etc.); - Para viver, ele tem de vender a nica mercadoria de que dono, sua fora de trabalho; - O valor de sua fora de trabalho, como o de qualquer mercadoria, o total necessrio sua reproduo - no caso, a soma necessria para mant-lo vivo; - Os salrios que lhe so pagos, portanto, sero iguais apenas ao que necessrio sua

manuteno; - Mas esse total que recebe, o trabalhador pode produzir em parte de seu dia de trabalho; - Isso significa que apenas parte do tempo estar trabalhando para si. O resto do tempo estar trabalhando para o patro; - A diferena entre o que o trabalhador recebe de salrio e o valor da mercadoria que produz a mais-valia; - A mais-valia fica com o empregador, o dono dos meios de produo. a fonte do lucro, juros, renda das classes que so donas; - A mais-valia a medida de explorao do trabalho no sistema capitalista.

1. O conceito de ideologia em Marx Para entender o pensamento de Karl Marx, propomos que antes tracemos o significado de uma palavra a ele fortemente associada: ideologia. Ideologia uma palavra de mltiplos significados, contudo, nos limitaremos a trat-la enquanto um Conjunto de idias que procura ocultar a sua prpria origem nos interesses sociais de um grupo particular da sociedade. Esse o conceito utilizado por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895)[1]. nesse significado que iremos aprofundar nossa anlise.

1.1 . O conceito de ideologia aparece em Marx como equivalente de iluso, falsa conscincia, concepo idealista na qual a realidade invertida e as idias aparecem como motor da vida real. (...) No marxismo posterior a Marx, sobretudo na obra de Lnin, ganha um outro sentido, bastante diferente: ideologia qualquer concepo da realidade social ou poltica, vinculada aos interesses de certas classes sociais particulares.[1] Atravs da ideologia, so construdos (produzidos) imaginrios e lgicas de identificao social cuja funo seria escamotear o conflito (entre as classes sociais),

dissimular a dominao e ocultar a presena do particular, dando-lhe a aparncia de universal. (...) possvel, tambm, perceber que o discurso ideolgico, na medida em que se caracteriza por uma construo imaginria (no sentido de imagens da unidade do social), graas qual fornece aos sujeitos sociais e polticos um espao de ao, deve necessariamente fornecer, alm do corpus de representaes coerentes para explicar a (realidade social), um corpus de normas coerentes para orientar a prtica (poltica).

1.2. Ideologia e hegemonia Somente se levarmos em conta o advento e a natureza do Estado moderno (poder soberano aplicado sobre toda uma nao), poderemos compreender a funo i.mplcita ou explcita da ideologia, sua tentativa para fazer com que o ponto de vista particular da classe que exerce a dominao (poltica) aparea para todos os sujeitos sociais e polticos comouniversal, e no como interesse particular de uma classe determinada[2]. Por influncia de Karl Marx, a palavra ideologia tornou-se largamente utilizada nas cincias humanas de nossa poca com o significado de sistema de idias que elaboram uma "compreenso da realidade" para ocultar ou dissimular o domnio de um grupo sobre o outro. Nesse sentido, a ideologia tem funes como a de preservar a dominao de classes apresentando uma explicao apaziguadora para as diferenas sociais. Seu objetivo evitar o conflito aberto entre dominadores e dominados. A ideologia, portanto, seria uma forma de conscincia, mas uma conscincia parcial, ilusria e enganadora que se baseia na criao de conceitos e preconceitos como instrumentos de hegemonia.

cada nova classe no poder obrigada, quanto mais no seja para atingir os seus fins, a representar o seu interesse como sendo o interesse comum a todos os membros da sociedade ou, exprimindo a coisa no plano das ideias, a dar aos seus pensamentos a forma da universalidade, a represent-los como sendo os nicos razoveis, os nicos verdadeiramente vlidos.

Os pensamentos da classe dominante so tambm, em todas as pocas, os pensamentos dominantes, ou seja, a classe que tem o poder material dominante numa dada sociedade tambm a potncia dominante espiritual. A classe que dispe dos meios de produo material dispe igualmente dos meios de produo intelectual, de tal modo que o pensamento daqueles a quem so recusados os meios de produo intelectual est submetido igualmente classe dominante. O Estado no mais do que a forma de organizao que os burgueses constituem pela necessidade de garantirem mutuamente a sua propriedade e os seus interesses.

Das könnte Ihnen auch gefallen