Sie sind auf Seite 1von 14

Sumrio

1. Introduo 2. Conversor Bessemer 3. Conversor Thomas 4. Conversor LD (Linz Donawitz) 4.1 Ciclo de Operao de um Conversor LD 5. Vantagens e Desvantagens dos Conversores Bessemer, Thomas & Linz Donawitz 6. Fornos Eltricos a Arco 6.1 Ciclo de Operao de um Forno Eltrico a Arco 7. Dados Gerais 2 3 4 5 5 10 10 10 14

1. Introduo
A composio do ferro-gusa apresenta cerca de 4% de carbono e 0,4% de fsforo que impossibilita sua conformao mecnica. Para converter ou transformar o ferro-gusa em ao necessrio reduo dos teores de carbono, fosforo e silcio. Assim se torna necessrio que ele passe por um processo de oxidao (combinao do ferro e das impurezas com o oxignio) at que a concentrao de carbono e das impurezas se reduza a valores desejados. A ideia apresentada, simultaneamente, por um ingls, Henry Bessemer, e por um americano, William Kelly, em 1847, foi injetar ar sob presso em um forno a fim de que ele atravessasse o gusa e favorecesse as reaes de oxidao. Esse processo permitiu a produo de ao em grandes quantidades. Os fornos que usam esse princpio, ou seja, a injeo de ar ou oxignio diretamente no gusa lquido, so chamados conversores e so de vrios tipos. Os mais conhecidos so: Conversor Bessemer Conversor Thomas Conversor LD (Linz Donawitz)

2. Conversor Bessemer
constitudo por uma carcaa de chapas de ao, soldadas e rebitadas. Essa carcaa revestida, internamente, com uma grossa camada de material refratrio, isto , resiste a altas temperaturas. Seu fundo substituvel e cheio de orifcios por onde entra o ar sob presso. O grande diferencial desse forno seu formato semelhante a uma pera que permite seu basculamento. Quer dizer, ele montado sobre eixos que permitem coloc-lo na posio horizontal, para a carga do gusa e descarga do ao, e na posio vertical para a produo do ao.

Para o carregamento o forno levado posio quase horizontal. Carrega-se imediatamente sucata, casca de xido e at minrio quando desejado ou necessrio, em seguida adiciona-se o gusa lquido. Nesta posio se inicia o sopro de ar ou oxignio pela parte inferior do forno enquanto o conversor lentamente reconduzido a posio vertical, na qual permanece at que a reao de oxidao se complete.

Este forno no precisa de combustvel. A alta temperatura alcanada e mantida, devido s reaes qumicas que acontecem quando o oxignio do ar injetado entra em contato com o carbono do gusa lquido. Nesse processo, h a combinao do oxignio com o ferro, formando o xido de ferro (FeO) que, por sua vez, se combina com o silcio (Si), o mangans (Mn) e o carbono (C), eliminando as impurezas sob a forma de escria e gs carbnico. Esse ciclo tem uma durao mdia de 20 minutos.

3. Conversor Thomas
Bastante semelhante ao Bessemer ele tambm basculante, tambm processa gusa lquido e tambm usa ar nesse processo. A diferena est no revestimento refratrio desse conversor, que feito com um material chamado dolomita, que resiste ao ataque da escria base de cal e, por isso, esse material permite trabalhar com um gusa com alto teor de fsforo. As reaes qumicas que acontecem dentro desse conversor so as mesmas que acontecem no conversor Bessemer, ou seja, oxidao das impurezas, combusto do carbono e oxidao do ferro. Esse processo, porm, tem duas desvantagens: no elimina o enxofre do gusa e o revestimento interno do forno atacado pelo silcio. Assim, o gusa deve ter baixo teor de silcio.
4

4. Conversor LD (Linz Donawitz) 4.1 Ciclo de Operao de um Conversor LD


O ciclo de operaes de refino no LD envolve seis etapas: Carregamento de carga slida; Carregamento do gusa lquido; Sopro; Medio de temperatura e retirada de amostras; Vazamento; Vazamento de escria. Para o carregamento, o conversor basculado para uma posio inclinada de cerca de 60o em relao a vertical. O carregamento da carga slida (sucatas de ao e ferro; gusa solido) geralmente realizado atravs de recipientes adequados (calhas de sucata), que so manuseados por pontes rolantes.

A disposio na calha no feita de maneira aleatria, mas por meio de um arranjo que permita a presena de sucatas mais finas na borda da calha e sucatas mais pesadas no fundo. Este procedimento visa proteger o revestimento do conversor, amortecendo o impacto pela queda inicial de sucata mais fina. Aps o carregamento de sucata, o conversor retornado posio vertical e oscilado em torno dela, para perfeito assentamento de carga; ento basculado novamente a posio de carregamento para receber o gusa liquido. Este vazado dos misturadores ou carros torpedos em panelas especiais, com acentuado bico onde pesado. Aps a medio de temperatura e amostragem, o gusa lquido carregado no conversor, atravs da ponte rolante de carregamento principal. A panela de gusa tem um dispositivo que permite o seu basculamento pelo gancho auxiliar da ponte, durante a operao de carregamento.

Terminado o carregamento do gusa lquido, o conversor trazido novamente posio vertical, a lana de oxignio baixada e o sopro iniciado j durante a descida da lana. Aps alguns segundos, produz-se uma chama que caracteriza o incio das reaes de refino.

A durao do sopro depende basicamente da vazo especfica de oxignio, e a sua interrupo pode ser realizada com base na avaliao visual da temperatura e teor de carbono pelo soprador (operador que comanda o sopro), atravs da observao da chama. A parada do sopro pode, tambm, ser feita baseada na indicao do volume de oxignio soprado, velocidade de descarburao, sublana e outros.

As adies de cal e fundentes so realizadas totalmente no incio do sopro, ou parceladamente durante seu transcurso. A altura de lana e vazo de oxignio podem permanecer constantes ou sofrer modificaes durante o sopro, de acordo com o padro de sopragem previamente definido. As adies de minrio de ferro ou carepa para controle da temperatura devem ser realizadas na etapa final do sopro. Caso o conversor no tenha o recurso tecnolgico da sublana, assim que o sopro interrompido, este basculhado para uma posio aproximadamente horizontal, a fim de se medir a temperatura e retirar amostras de ao e escria.
7

Se a composio qumica e a temperatura corresponderem ao especificado, o conversor basculhado no sentido contrrio para vazamento da corrida na panela de ao. Se a temperatura estiver abaixo do previsto e/ou o teor de carbono acima do especificado, o conversor retorna posio vertical, a lana baixada e a corrida ressoprada, fazendo-se as necessrias adies. No caso da temperatura estar acima do previsto, corrida pode ser resfriada no conversor, com adio de minrio de ferro, calcrio, ou ainda aparas de sucata, neste caso, atravs de uma calha especial. O processo LD oxidante, portanto o ao a ser vazado precisa ser desoxidado. Isto feito durante o vazamento do conversor para a panela de ao, normalmente, por meio de alumnio e/ou silcio, que so jogados diretamente no jato de ao atravs de calhas direcionais. Durante o vazamento so adicionadas, ainda, as ferro ligas, que iro conferir ao ao certas caractersticas desejadas. Esse material, na granulometria adequada, adicionado atravs da mesma calha direcional mencionada. O tempo de vazamento deve estar dentro de uma faixa adequada, para minimizar a passagem de escria para panela, evitar uma oxidao excessiva do metal pelo ar, bem como perdas elevadas de temperatura, de forma a permitir uma produtividade adequada. Para
8

minimizara passagem de escria do conversor para a panela de ao, utilizam-se dispositivos de reteno de escria que previnem eficazmente esta transferncia de escria indesejada para panela.

Aps o vazamento, o conversor basculhado completamente para o lado de carregamento, e a escria vazada no pote de escria, pela sua boca, e ele volta posio inicial de carregamento, reiniciando o ciclo.

A panela de ao, aps medio de temperatura, encaminhada para as operaes de metalurgia secundria, ou diretamente para o lingotamento contnuo.

5. Vantagens e Desvantagens dos Conversores Bessemer, Thomas & Linz Donawitz


O uso de conversores tem uma srie de vantagens: alta capacidade de produo, dimenses relativamente pequenas, simplicidade de operao e o fato de as altas temperaturas no serem geradas pela queima de combustvel, mas pelo calor que se desprende no processo de oxidao dos elementos que constituem a carga de gusa lquido. Por outro lado, as desvantagens so: impossibilidade de trabalhar com sucata, perda de metal por queima, dificuldade de controlar o processo com respeito quantidade de carbono, presena de considervel quantidade de xido de ferro e de gases, que devem ser removidos durante o vazamento.

6. Fornos Eltricos a Arco


Os processos de elaborao que utilizam a eletricidade como principal fonte de energia necessria para fundir e refinar o ao apresentam a vantagem de utilizarem uma elevada quantidade de sucata, que em alguns casos pode chegar at 100% da matria-prima metlica, contribuindo assim decisivamente para a reciclagem desta sucata, que do contrario exigiriam grandes depsitos para seu armazenamento. Alm disso, reduzem a explorao de minrio de ferro, carvo mineral ou vegetal e outras matrias-primas, bem como diminuem a necessidade de construo dos equipamentos da rea de reduo que sem duvida so potenciais poluidores do meioambiente.

6.1 Ciclo de Operao de um Forno Eltrico a Arco


A elaborao dos aos nos fornos a arco compreende normalmente as seguintes etapas de processo: Carregamento da carga metlica e dos fundentes; Fuso;
10

Refino; Retirada da escria e amostragem; Vazamento. Antes de efetuar o carregamento da sucata, necessrio proceder-se uma inspeo do estado das paredes, soleira e abbada. Quando necessrio, deve ser feita reparao com dolomita ou magnsia sinterizada. Inicia-se ento o carregamento dos fundentes: a cal, em seguida a carepa de laminao ou minrio quando necessrio. Em seguida deve ser feito o carregamento. A sucata leve fica por baixo para amortecer a queda do restante do material, em seguida colocada a sucata mais pesada e finalmente conclui-se o carregamento com sucata leve para facilitar a formao do arco voltaico. A sucata mais pesada dever ficar diretamente debaixo dos eletrodos, para fundir mais rapidamente e evitar que durante a fuso, caiam de encontro com os mesmos, partindo-os.

11

Efetuado o carregamento e recolocada a abbada, fecham-se s portas do forno e baixam-se os eletrodos, ligando-se o arco. Gradualmente, os eletrodos vo descendo at quase tocar a soleira, onde, pouco a pouco, vai se formando uma poa do metal lquido. essencial que essa se forme antes dos eletrodos atingirem a soleira, a fim de proteg-la contra perfurao.

Depois de completada a fuso retira-se uma amostra para anlise, para verificar a composio e ajustar a temperatura e o refino, fases que tem o objetivo de eliminar os elementos indesejados e adicionar os elementos de liga necessrios para a produo do ao desejado. Aps isso a escria retirada.

12

E em seguida realizado o vazamento do ao.

13

7. Dados Gerais
Tipo de Forno Conversor Bessemer Combustivel Injeo de ar comprimido. Tipo de Carga Gusa liquido. Capacidade de carga 10 a 40 ton Vantagens Ciclo curto de processamento (10 a 20 minutos). Desvantagens Impossibilidade de controle do teor de carbono. Elevado teor de oxido de ferro e nitrogenio no ao. Gera poeira composta de oxido de ferro, gases e escria. Conversor Thomas Injeo de ar comprimido. Gusa liquido, cal. Em torno de 50 ton Alta capacidade de produo. Permite usar gusa com alto teor de fosforo. O gusa deve ter baixo teor de silicio e enxofre. Elevado teor de oxido de ferro e nitrogenio no ao. Gera poeira composta de oxido de ferro, gases e escoria. Conversor LD Injeo de oxigenio puro sob alta presso. Gusa liquido, cal. 100 ton Minima contaminao por nitrogenio. Temperaturas mais altas. Rigoroso controle da composio quimica. Bom aproveitamento termico. Forno de induo Calor gerado por corrente induzida dentro da propria carga. Sucata de ao. Em torno de 8 ton Fusao rpida. Exclusao de gases. Custo operacional. Alta eficiencia Pequena capacidade dos fornos. Gera poeira composta de oxido de ferro, gases e escoria. Pequena capacidade dos fornos. Custo operacional

Forno a arco eltrico

Calor gerado por arco eletrico.

Sucata de ao + gusa, minrio de ferro, cal.

40 a 70 ton

14

Das könnte Ihnen auch gefallen