Sie sind auf Seite 1von 11

APOSTILA DE DIREITO CONSTITUCIONAL II CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Profa. Ms.

NIURA BETTIM

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE Controle de constitucionalidade a verificao da adequao que deve existir entre as normas infraconstitucionais e a Constituio. sempre um exame comparativo entre um ato legislativo ou normativo e a Constituio. Todo ato legislativo ou normativo que contrariar a Lei Fundamental de organizao do Estado deve ser declarado inconstitucional.

2. FUNDAMENTO O fundamento do controle da constitucionalidade encontra-se na idia de supremacia da Constituio escrita, da existncia de uma lei maior que se sobrepe a todas as demais normas jurdicas existentes no Pas. A supremacia decorre da prpria rigidez das Constituies escritas. Por exigir a norma constitucional um procedimento especial de alterao mais rigoroso que o das normas infraconstitucionais, todos os demais atos legislativos e administrativos so hierarquicamente inferiores. O que estiver em desacordo com a Constituio, vrtice de todo o sistema jurdico, deve ser declarado inconstitucional. Pressupostos : 1. A presena de uma Constituio rgida, da qual resulte a superioridade das normas constitucionais sobre as demais; 2. Existncia de um rgo que efetivamente assegure a supremacia do texto constitucional.

FORMAS DE INCONSTITUCIONALIDADE Inconstitucionalidade a incompatibilidade entre um ato legislativo ou administrativo e a Constituio Federal. Existem duas formas de inconstitucionalidade: por ao e por omisso.

INCONSTITUCIONALIDADE POR AO a produo de atos legislativos ou normativos que contrariem dispositivos constitucionais.

INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSO a no elaborao de atos legislativos ou normativos que impossibilitem o cumprimento de preceitos constitucionais. uma inovao da Constituio portuguesa de 1976, que foi adaptada pelo constituinte de 1988 atual Lei Maior. Sempre que um preceito constitucional no puder ser cumprido em razo de inrcia legislativa ou administrativa dos poderes constitudos estaremos diante de uma inconstitucionalidade por omisso. Exemplo: participao dos trabalhadores na gesto da empresa, "conforme definido em lei" (CF, art. 07, XI). FORMAS DE CONTROLE O controle da constitucionalidade pode ser exercido em dois momentos, antes e depois da aprovao do ato legislativo normativo. So as duas formas de controle: preventivo e repressivo. 1) Controle Preventivo. Feito a priori, antes da elaborao da lei, impede que um projeto de lei inconstitucional venha a ser promulgado. Como o controle preventivo realizado antes da aprovao da lei, incide sobre o projeto de lei. exercido pelos Poderes Legislativo e Executivo. O Legislativo executa esse controle pelas Comisses (CF, art. 58). Toda Casa Legislativa possui uma Comisso de Constituio e Justia, que tem como funo primordial a verificao da constitucionalidade do projeto de lei. O Poder Executivo exerce essa forma de controle pelo veto do Presidente da Repblica ao projeto de lei aprovado pelo Legislativo (CF, art. 66, l ).

2) Controle Repressivo, Sucessivo ou " a posteriori" . realizado aps a elaborao da lei ou do ato normativo. Sua finalidade retirar uma lei ou ato normativo inconstitucional da esfera

jurdica. Essa forma de controle exercida nos pases que adotaram o sistema constitucional norte-americano pelo Poder Judicirio.(CF, art. 23, I; art. 49, V; art. 62 5; art. 68 2) No Brasil, o Poder Judicirio exerce o controle repressivo da constitucionalidade mediante dois sistemas, em abstrato e em concreto.

RGOS DE CONTROLE O controle da constitucionalidade pode ser exercido por diversos rgos, pertencentes ou no ao Poder Judicirio. a) Poltico : O controle poltico da constitucionalidade exercido por rgo no pertencente ao Poder Judicirio. Exemplos: na Frana, ele feito pelo Conselho Constitucional e, na extinta URSS, era exercido pelo Presidium do Soviete Supremo. b) Judicial ou judicirio : O controle judicial da constitucionalidade exercido pelos integrantes do Poder Judicirio. A verificao da adequao vertical, da correspondncia entre atos legislativos e a Constituio, feita pelos juizes e tribunais. Obs : Esse controle pode ser feito pelos critrios difuso, ou concentrado.

1)Controle Difuso : O controle da constitucionalidade exercido por todos os integrantes do Poder Judicirio. Qualquer juiz ou tribunal pode declarar a inconstitucionalidade da lei no caso em exame. 2) Controle Concentrado : O controle s exercido por um Tribunal Superior do pas ou por uma Corte Constitucional. Obs : O Brasil adota os dois critrios: o difuso no controle em concreto e o concentrado no controle em abstrato.

MEIOS DE CONTROLE : 1. Incidental ou via de defesa : 3

O objeto da ao a satisfao de um direito individual ou coletivo, sendo alegada de forma incidental a ofensa do ato legislativo ou normativo ao Texto Constitucional. 2. Principal ou via de ao : O objeto da ao a prpria declarao de inconstitucionalidade do ato legislativo ou normativo.

EFEITOS DA DECISO 1. "Interpartes : A deciso produz efeitos somente entre as partes. Conseqncia da via de defesa. 2. "Erga omnes". A deciso produz efeitos para todos. conseqncia da via de ao.

CONTROLE DA CONSTITUCIONALIDADE NO BRASIL No Brasil o controle da constitucionalidade exercido por todos os poderes constitudos, que tm o dever de zelar pelo respeito Constituio. O controle preventivo exercido pelos Poderes Legislativo e Executivo, que impedem que um projeto de ato legislativo inconstitucional venha a ser aprovado. O Poder Legislativo realiza o controle pela Comisso de Constituio e Justia existente em toda Casa Legislativa, que examina o projeto de ato legislativo sob esse aspecto antes da votao em Plenrio (CF, art. 58). O Poder Executivo exerce essa forma de controle pelo poder de veto jurdico do Presidente da Repblica ao projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional (CF, art. 66, l).

O controle repressivo feito pelo Poder Judicirio.

Caso o projeto de lei que contenha alguma inconstitucionalidade venha a ser aprovado pelo Legislativo e sancionado pelo Executivo, a lei poder ter seu vcio declarado pelo Poder Judicirio. O controle repressivo exercido por duas vias, tanto de forma abstrata, pela via principal ou de ao, como de forma concreta pela via de exceo ou incidental.

A Constituio Federal, de forma excepcional, em duas hipteses admite que o controle repressivo da constitucionalidade seja exercido pelo Poder Legislativo, com a finalidade de retirar do ordenamento jurdico normas j editadas,

com plena vigncia e eficcia: 1) Decreto legislativo do Congresso Nacional visando sustar atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar (CF, art. 84, IV, segunda parte), ou dos limites da delegao legislativa (CF, art. 68, 2), conforme o disposto no art. 49, V; 2) Medidas provisrias rejeitadas pelo Congresso Nacional por apresentarem vcio de Constitucionalidade, por no atenderem aos pressupostos constitucionais de relevncia e urgncia (CF, art. 62, 5).

O Poder Executivo fundamenta-se no art. 23, I CF. Podendo negar cumprimento a uma lei ou ato normativo que entendam flagrantemente inconstitucional, at que a questo seja apreciada pelo Poder Judicirio.

CONTROLE DA CONSTITUCIONALIDADE EM ABSTRATO E EM CONCRETO Existem dois sistemas de se verificar a constitucionalidade de um ato legislativo ou normativo federal ou estadual em relao Constituio Federal: em abstrato ou em concreto. Controle Abstrato : o objeto da deciso judicial a prpria constitucionalidade da norma impugnada. 5

Concreto : a satisfao de direito individual ou coletivo, sendo a questo da constitucionalidade argida de forma incidental. Obs : No Brasil, esses dois sistemas convivem de forma harmoniosa, com as

particularidades a seguir destacadas :

Controle em abstrato ou direto da constitucionalidade ou via principal ou de ao ou concentrado. Conforme entendimento adotado pela nossa Suprema Corte, o controle abstrato da constitucionalidade processo de natureza objetiva, em que questionada a prpria constitucionalidade ou no de uma lei, no se admitindo a discusso de situaes de interesses meramente individuais. Essa forma de controle apresenta as seguintes caractersticas : a) O objeto da ao a prpria declarao da inconstitucionalidade ou constitucionalidade do ato legislativo ou normativo (via principal ou de ao).

b) A ao deve ser proposta diretamente perante o Supremo Tribunal Federal (controle concentrado).

c) A deciso tem efeito erga omnes (vale para todos, produzindo coisa julgada mesmo para as pessoas e rgos que no participaram da ao).

d) A ao s pode ser proposta pelos rgos e pessoas mencionadas no art. 103 da Constituio Federal (titularidade). Obs : Esse rol foi ampliado pela Carta de 1988, pois antes s era reconhecida a

legitimidade do Procurador-Geral da Repblica para a propositura dessa forma de controle de constitucionalidade.

e) Declarada a inconstitucionalidade, a lei torna-se imediatamente inaplicvel.

Controle em concreto ou indireto da constitucionalidade ou via de defesa ou de exceo ou difuso ou aberto. A) O objeto da ao a satisfao de um direito individual ou coletivo. Obs : A inconstitucionalidade do ato legislativo ou normativo argida incidentalmente (incidentur tantum) por qualquer uma das partes, autor ou ru (via incidental ou de defesa). Pelo autor, pode ser argida em sede de mandado de segurana , habeas corpus ou qualquer outra ao. Pelo ru, em sua defesa judicial. B) A questo pode ser argida perante qualquer juiz ou tribunal (controle difuso). Dessa forma, pela via difusa, h possibilidade de decises conflitantes, conforme o entendimento cada rgo judicial. C) A deciso produz efeitos inter partes. S vincula e produz coisa julgada para as partes da relao processual. D) A questo s pode ser argida pelo titular do direito individual ou coletivo. E) Declarada a inconstitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal, em sede de recurso extraordinrio eventualmente interposto (CF, art. 102, III, a), h necessidade da comunicao ao Senado Federal, para que esta Casa Legislativa providencie a suspenso da executoriedade da lei ou ato normativo declarado inconstitucional pelo rgo de cpula do Poder Judicirio no Brasil (CF, art. 52, X).

MODALIDADES DE AO DIRETA No Direito Constitucional positivo brasileiro existem cinco modalidades de controle em abstrato ou direto da constitucionalidade : a)ao direta de inconstitucionalidade; b) ao declatria de constitucionalidade 7

c) ao de inconstitucionalidade por omisso; d) representao interventiva; e) argio de descumprimento de preceito fundamental.

AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE (ADIn) - (CF Art. 102, I, "A", primeira parte) A ao direta de inconstitucionalidade visa a declarao de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual perante a Constituio Federal. Trata-se de ao de competncia originria do Supremo Tribunal Federal. Seu procedimento est estabelecido na Lei n. 9.868/99. Tratando-se de argio de inconstitucionalidade de lei estadual ou municipal perante a Constituio Estadual, a competncia originria ser dos Tribunais de Justia de cada Estado (CF, art. 125, 2).

AO DECLARATRIA DE CONSTITUCIONALIDADE (ADC) (CF, ART. 102, I, "A", SEGUNDA PARTE) Trata-se de nova forma de controle em abstrato da constitucionalidade introduzida pela Emenda Constitucional n. 3, de 1993. Essa ao visa a declarao da constitucionalidade de uma lei ou ato normativo federal. A finalidade dessa modalidade de ao foi dar ao governo a oportunidade de obter uma rpida deciso judicial definitiva do Supremo Tribunal Federal que produzisse efeitos erga omnes, evitando decises contrrias em instncias inferiores e o no-cumprimento da medida legislativa adotada. Para a propositura dessa ao indispensvel a demonstrao da existncia de sria divergncia jurisprudencial que justifique o uso dessa forma de controle direto da constitucionalidade. Conforme j decidiu o Supremo Tribunal Federal, h "necessidade de que esse dissdio se exteriorize em propores relevantes, pela ocorrncia de decises antagnicas, que, em 8

ambos os sentidos e em volume expressivo, consagrem teses conflitantes" (STF, ADC 8DF, Rel. Min. Celso de Mello, Informativo STF, n. 160). O Supremo no pode ser transformado em um simples rgo de consulta sobre a constitucionalidade de uma lei , antes da comprovao de um srio dissdio judicial. O procedimento da ao declaratria de constitucionalidade est estabelecido na Lei n. 9.868/99.

AO DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSO, ART. 103 2 CF. : Modalidade nova de controle de constitucionalidade institudo estabelecido na Constituio. A inrcia do Poder Pbico que enseja a ao de inconstitucionalidade por omisso, referese apenas s normas constitucionais no auto-aplicveis, ou seja, s de eficcia limitada. OBS : A ao de inconstitucionalidade por omisso, consiste numa declarao de inconstitucionalidade sem a pronuncia de nulidade, pois ela visa comunicar, admoestar o no cumprimento de preceito constitucional. pela CF.88, decorre da

inrcia do legislador ou de rgo administrativo que no edita norma ou programa

ARGIO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL A Constituio, em seu art. 102, 1, estabeleceu uma nova forma de controle concentrado da constitucionalidade. Compete ao Supremo Tribunal Federal apreciar e julgar argio de descumprimento de preceito fundamental. Essa ao constitucional, prevista em norma de eficcia limitada, veio a ser regulamentada somente pela Lei n. 9.882/99.

Dada a previso da incidncia do princpio da subsidiariedade, essa ao constitucional no ser admitida "quando houver qualquer outro meio eficaz de sanar a lesividade" (Lei n. 9.882/99, art. 42, 1a).

Poder ser proposta quando no for cabvel ao direta de inconstitucionalidade, ao declaratria de constitucionalidade, mandado de segurana, ao popular, agravo regimental, recurso extraordinrio, reclamao ou qualquer outra medida judicial apta a sanar, de maneira eficaz, a situao de lesividade, conforme reiteradas decises do Supremo Tribunal Federal (Informativo STF, n. 243).

Foi concedida legitimidade ativa para as mesmas pessoas e rgos previstos no rol estabelecido no art. 103 da Constituio Federal.

Aos demais interessados facultado solicitar, mediante representao, ao ProcuradorGeral da Repblica a propositura dessa argio.

A ao pode ser proposta para : a) evitar ou reparar leso a preceito fundamental decorrente de ato ou omisso do Poder Pblico; b) quando for relevante o fundamento da controvrsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, includos os anteriores Constituio. Obs : Esse segundo objeto estende o alcance do controle de constitucionalidade para as leis municipais e para as elaboradas antes da vigncia da atual Constituio, o que contraria a orientao jurisprudncia! fixada pelo Supremo Tribunal Federal.

A deciso proferida possui eficcia erga omnes e efeito vinculante em relao ao Poder Pblico.

Foi atribuda Suprema Corte, tendo em vista razes de segurana jurdica ou excepcional interesse social, a possibilidade de estabelecer, por maioria de 2/3, que a declarao de inconstitucionalidade da lei ou do ato normativo s tenha eficcia a partir do trnsito em julgado ou de qualquer outro momento que venha a ser fixado.

10

REPRESENTAO INTERVENTIVA (CF, ART. 129, IV) Alm da declarao da inconstitucionalidade, essa ao visa o restabelecimento da ordem constitucional no Estado ou no Municpio. Existem duas modalidades de ao interventiva: Fe deral e estadual. A primeira busca promover a interveno da Unio nos Estados (arts. 34, 36, III, e 129, IV), enquanto a estadual, a interveno dos Estados nos Municpios. A interveno federal de competncia originria do Supremo Tribunal Federal e a estadual, dos Tribunais de Justia.

11

Das könnte Ihnen auch gefallen