Sie sind auf Seite 1von 11

Resistncia dos Materiais Laboratrio Fernando

Ensaio deTrao

Sumrio
Introduo ----------------------------------------------------------------------------------------Objetivo -------------------------------------------------------------------------------------------Desenvolvimento --------------------------------------------------------------------------------Concluso -----------------------------------------------------------------------------------------Bibliografia ----------------------------------------------------------------------------------------

I Introduo
O ensaio de trao considerado um dos mais importantes dos ensaios de resistncia dos materiais, pois de fcil execuo e reproduo. Esta propriedade de um determinado material de resistir trao de suma importncia no desenvolvimento de peas e estruturas em geral. Tendo conhecimento da carga que ser aplicada a estrutura e do mdulo de elasticidade do material, pode-se determinar o dimensionamento correto para esta estrutura. Neste ensaio, submete-se o corpo de prova de um determinado material a um esforo que ir provocar um alongamento do mesmo. Este ensaio feito em uma mquina universal de ensaios que aplica esforos crescentes no corpo de prova, com as medidas de deformao sendo analisadas em um aparelho parte. importante destacar que o corpo de prova padronizado, tornando possvel a comparao entre diversos ensaios.

II Objetivos
O ensaio de trao tem como objetivos a anlise da regio fraturada, caso esta ocorra, a determinao da resistncia a trao do material, alm da anlise da curva tensodeformao do material em estudo.

Aspectos tericos
O ensaio de trao consiste em submeter o material a um esforo que tende a along-lo at a ruptura. Os esforos ou cargas so medidos na prpria mquina de ensaio. No ensaio de trao o corpo deformado por alongamento, at o momento em que se rompe. Os ensaios de trao permitem conhecer como os materiais reagem aos esforos de trao, quais os limites de trao que suportam e a partir de que momento se rompe. A aplicao de uma fora axial de trao num corpo preso produz uma deformao no corpo, isto , um aumento no seu comprimento com diminuio da rea da seo transversal. Este aumento de comprimento recebe o nome de alongamento. Na norma brasileira, o alongamento representado pela letra A e calculado subtraindo-se o comprimento inicial do comprimento final e dividindo-se o resultado pelo 2

comprimento inicial. Em linguagem matemtica, esta afirmao pode ser expressa pela seguinte igualdade:

sendo que Lo representa o comprimento inicial antes do ensaio e Lf representa o comprimento final aps o ensaio. H dois tipos de deformao, que se sucedem quando o material submetido a uma fora de trao: a elstica e a plstica. Deformao elstica: no permanente. Uma vez cessados os esforos, o material volta sua forma original. Deformao plstica: permanente. Uma vez cessados os esforos, o material recupera a deformao elstica, mas fica com uma deformao residual plstica, no voltando mais sua forma original. A fora de trao atua sobre a rea da seo transversal do material. Tem-se assim uma relao entre essa fora aplicada e a rea do material que est sendo exigida, denominada tenso. Tenso (T) a relao entre uma fora (F) e uma unidade de rea (S):

Diagrama tenso-deformao Quando um corpo de prova submetido a um ensaio de trao, a mquina de ensaio fornece um grfico que mostra as relaes entre a fora aplicada e as deformaes ocorridas durante o ensaio. Mas o que nos interessa para a determinao das propriedades do material ensaiado a relao entre tenso e deformao. No ensaio de trao convencionou-se que a rea da seo utilizada para os clculos a da seo inicial (So). Assim, aplicando a frmula podemos obter os valores de tenso para montar um grfico que mostre as relaes entre tenso e deformao. Este grfico conhecido por diagrama tenso-deformao. Os valores de deformao, representados pela letra grega minscula e (epslon), so indicados no eixo das abscissas (x) e os valores de tenso so indicados no eixo das ordenadas (y). A curva resultante apresenta certas caractersticas que so comuns a diversos tipos de materiais usados na rea da Mecnica.

Analisando o diagrama tenso-deformao passo a passo, podem-se conhecer cada uma das propriedades que ele permite determinar. Limite elstico

Observando-se o diagrama a seguir, nota-se que foi marcado um ponto A no final da parte reta do grfico. Este ponto representa o limite elstico.

O limite elstico recebe este nome porque, se o ensaio for interrompido antes deste ponto e a fora de trao for retirada, o corpo volta sua forma original, como faz um elstico. Na fase elstica os metais obedecem lei de Hooke. Suas deformaes so diretamente proporcionais s tenses aplicadas. Mdulo de elasticidade Na fase elstica, se dividirmos a tenso pela deformao, em qualquer ponto, obteremos sempre um valor constante. Este valor constante chamado mdulo de elasticidade. A expresso matemtica dessa relao : onde E a constante que representa o mdulo de elasticidade. O mdulo de elasticidade a medida da rigidez do material. Quanto maior for o mdulo, menor ser a deformao elstica resultante da aplicao de uma tenso, e mais rgido ser o material. Esta propriedade muito importante na seleo de materiais para fabricao de molas.

Limite de proporcionalidade Porm, a lei de Hooke s vale at um determinado valor de tenso, denominado limite de proporcionalidade, que o ponto representado no grfico a seguir por A, a partir do qual a deformao deixa de ser proporcional carga aplicada. Na prtica, considera-se que o limite de proporcionalidade e o limite de elasticidade so coincidentes.

Escoamento Terminada a fase elstica, tem incio a fase plstica, na qual ocorre uma deformao permanente no material, mesmo que se retire a fora de trao. No incio da fase plstica ocorre um fenmeno chamado escoamento. O escoamento caracteriza-se por uma deformao permanente do material sem que haja aumento de carga, mas com aumento da velocidade de deformao. Durante o escoamento a carga oscila entre valores muito prximos uns dos outros.

Limite de resistncia Aps o escoamento ocorre o encruamento, que um endurecimento causado pela quebra dos gros que compem o material quando deformados a frio. O material resiste cada vez mais trao externa, exigindo uma tenso cada vez maior para se deformar. Nessa fase, a tenso recomea a subir, at atingir um valor mximo num ponto chamado de limite de resistncia (B). Para calcular o valor do limite de resistncia (LR), basta aplicar a frmula:

Limite de ruptura Continuando a trao, chega-se ruptura do material, que ocorre num ponto chamado limite de ruptura (C). Nota-se que a tenso no limite de ruptura menor que no limite de resistncia, devido diminuio da rea que ocorre no corpo de prova depois que se atinge a carga mxima.

Estrico a reduo percentual da rea da seo transversal do corpo de prova na regio aonde vai se localizar a ruptura. A estrico determina a ductilidade do material. Quanto maior for a porcentagem de estrico, mais dctil ser o material. Normas tcnicas voltadas para ensaios de trao Quando se trata de realizar ensaios mecnicos, as normas mais utilizadas so as referentes especificao de materiais e ao mtodo de ensaio. Um mtodo descreve o correto procedimento para se efetuar um determinado ensaio mecnico. Desse modo, seguindo-se sempre o mesmo mtodo, os resultados obtidos para um mesmo material so semelhantes e reprodutveis onde quer que o ensaio seja executado. Corpos de prova O ensaio de trao feito em corpos de prova com caractersticas especificadas de acordo com normas tcnicas. Suas dimenses devem ser adequadas capacidade da

mquina de ensaio. Normalmente utilizam-se corpos de prova de seo circular ou de seo retangular, dependendo da forma e tamanho do produto acabado do qual foram retirados, como mostram as ilustraes a seguir.

A parte til do corpo de prova, identificada no desenho anterior por Lo, a regio onde so feitas as medidas das propriedades mecnicas do material. As cabeas so as regies extremas, que servem para fixar o corpo de prova mquina de modo que a fora de trao atuante seja axial. Devem ter seo maior do que a parte til para que a ruptura do corpo de prova no ocorra nelas. Suas dimenses e formas dependem do tipo de fixao mquina. Os tipos de fixao mais comuns so:

Entre as cabeas e a parte til h um raio de concordncia para evitar que a ruptura ocorra fora da parte til do corpo de prova (Lo). Segundo a ABNT, o comprimento da parte til dos corpos de prova utilizados nos ensaios de trao deve corresponder a 5 vezes o dimetro da seo da parte til. Por acordo internacional, sempre que possvel um corpo de prova deve ter 10 mm de dimetro e 50 mm de comprimento inicial. No sendo possvel a retirada de um corpo de prova deste tipo, deve-se adotar um corpo com dimenses proporcionais a essas. Corpos de prova com seo retangular so geralmente retirados de placas, chapas ou lminas. Suas dimenses e tolerncias de usinagem so normalizadas pela ISO/R377 enquanto no existir norma brasileira correspondente. A norma brasileira (NBR 6152, dez./1980) somente indica que os corpos de prova devem apresentar bom acabamento de superfcie e ausncia de trincas. Em materiais soldados, podem ser retirados corpos de prova com a solda no meio ou no sentido longitudinal da solda.

Preparao do corpo de prova para o ensaio de trao O primeiro procedimento consiste em identificar o material do corpo de prova. Corpos de prova podem ser obtidos a partir da matria-prima ou de partes especficas do produto acabado. Depois, deve-se medir o dimetro do corpo de prova em dois pontos no comprimento da parte til, utilizando um micrmetro, e calcular a mdia. Por fim, deve-se riscar o corpo de prova, isto , traar as divises no comprimento til. Num corpo de prova de 50 mm de comprimento, as marcaes devem ser feitas de 5 em 5 milmetros. Assim preparado, o corpo de prova estar pronto para ser fixado mquina de ensaio. Clculo do alongamento O alongamento elstico pode ser medido de forma direta por meio de um aparelho chamado extensmetro, que acoplado ao corpo de prova.

Mas tambm pode ser determinado pela frmula apresentada anteriormente. A primeira coisa a fazer juntar, da melhor forma possvel, as duas partes do corpo de prova. Depois, procura-se o risco mais prximo da ruptura e conta-se a metade das divises (n/2) para cada lado. Mede-se ento o comprimento final, que corresponde distncia entre os dois extremos dessa contagem.

Este o mtodo para determinar o comprimento final quando a ruptura ocorre no centro da parte til do corpo de prova.

Clculo da estrico A estrico uma medida da ductilidade do material. representada pela letra Z, e calculada pela seguinte frmula:

onde So a rea de seo transversal inicial e Sf a rea de seo final, conhecida pela medio da regio fraturada.

Ensaio
Para se realizar o experimento, utilizou-se um corpo de prova de lato, um paqumetro e uma mquina de ensaio universal, . Colocou-se o corpo de prova na mquina, ajustada para a velocidade de trao, e realizou-se o ensaio. Depois de realizar-se o experimento, analisou-se o grfico tensodeformao obtido e a fratura no corpo de prova. Um corpo-de-prova aps a fratura no ensaio de trao, apresenta os aspectos tpicos onde a fratura dctil denominada taa e cone. A zona fibrosa forma a taa e a zona de cisalhamento fomando o cone.

Assim, pode-se construir a seguinte tabela:


COMPRIMEN TO TIL(mm) LIMITE DE LIMITE DE ALONGAMEN ESCOAMENTO RESISTENCIA TO Lf(m N MPA N MPA % m)

CORPO DE PROVA

(m m)

REA(m m)

ESTRIO Df(m m) %

10

Clculos: Alongamento (A): A = [(Lf - L0)/ L0] x 100 A = [(9385)/85] x 100 A = 9,41% Onde: L0 o comprimento inicial Lf o comprimento final Estrico: Estrico = [(Af A0)/ A0] x 100 Estrico = [(23,758 80,118)/80,118] x 100 Estrico = 70,35% Onde: Af a rea final A0 a rea inicial

Concluso
Por meio da anlise do grfico tenso-deformao obtido no ensaio, percebe-se que no houve escoamento definido. Podem tambm ser observados quatro pontos de instabilidade na regio elstica, provenientes do escorregamento do corpo de prova na fixao. A superfcie de fratura do tipo taa-cone, com aparncia fibrosa, o que caracteriza um material dctil. Outros dois fatores que classificam o material so a deformao especfica e a estrico do material; a deformao especfica e a estrico encontradas caracterizam um material dctil. O ensaio se mostrou bastante prtico e funcional, permitindo a correta anlise e conhecimento das propriedades do material do corpo de prova utilizado, mesmo considerando que a pea no apresentava boa usinagem.

V Bibliografia
BEER, F. P. & JOHNSTON, E. R., (1995), Resistncia dos Materiais, MAKRON Books, 3 Ed, pp. 6484.

11

Das könnte Ihnen auch gefallen