Sie sind auf Seite 1von 16

Escola Internacional da Rosacruz urea

Uma Introduo

LECTORIUM ROSICRUCIANUM
1

Contedo PARTE 1 A busca do sentido da vida A dupla natureza do ser humano As duas ordens de natureza A ponte entre o tempo e a eternidade A essncia da religio O caminho universal O Santo Graal As duas ordens de natureza A nossa ordem de natureza o mundo da dialtica A ordem de natureza divina original Por que existe a ordem de natureza dialtica? A queda A tarefa da humanidade O despertar da centelha divina O ser humano como microcosmo O firmamento microcsmico O campo de respirao Os corpos sutis A semente divina O caminho da experincia O santo anelo O processo de transfigurao A escolha diante de ns A cruz urea da ressurreio Isto pode mesmo ser realizado?

PARTE 2

PARTE 3

PARTE 4

PARTE 5

PRIMEIRA PARTE A busca do sentido da vida


Por que e para que existem os seres humanos? Qual a verdadeira finalidade da existncia humana? Talvez voc no esteja satisfeito com as respostas convencionais a essas perguntas e se sinta impulsionado por um anelo interior muito profundo a encontrar esse algo indefinvel que lhe faz falta. Talvez voc possa lhe dar um nome. Voc diz que quer descobrir o que realmente experimentar a unio consciente com Deus ou quer se tornar uma pessoa mais humana e mais compreensiva. Talvez queira ajudar a mudar o mundo ou apenas encontrar a paz interior e a felicidade duradoura. Talvez nem consiga dar um nome ao que anda buscando, mas sabe que algo, e que tem de encontr-lo. Esse impulso para encontrar esse algo pode ser bastante forte, o suficiente para faz-lo sair da vida habitual que muitas outras pessoas parecem desfrutar e lev-lo a uma busca que j pode t-lo conduzido a bibliotecas, cursos, trabalhos, grupos e todo o tipo de experincias. s vezes voc se sente como se estivesse se aproximando de sua meta, porm, justamente quando parece que esse algo est quase ao seu alcance, escapa outra vez de suas mos. E, assim, voc segue adiante e continua tentando. Se voc tambm est envolvido nessa busca, ento os ensinamentos da Rosacruz urea podem lhe servir de ajuda. Porm, preciso ressaltar que o que se ensina na Escola Internacional da Rosacruz urea no deve ser aceito baseando-se em uma autoridade. Ao contrrio, o propsito despertar a conscincia de algo que, interiormente, voc j conhece, apesar de, pelo menos temporariamente, t-lo esquecido. Quando essa fonte de sabedoria despertar em seu interior e voc aprender a escut-la e a seguir suas indicaes, o caminho da libertao estar amplamente aberto. Desse modo, poderemos nos tornar mananciais de gua viva em beneficio do prximo. Deixe-nos explicar o que queremos dizer.
A dupla natureza do ser humano

Em primeiro lugar, existe um ensinamento fundamental da Rosacruz que, primeira vista, pode parecer elementar, mas que, na realidade, decisivo em nossa busca do sentido da existncia. Essa noo, se compreendida e trabalhada diariamente, pode ajudar-nos enormemente a purificar e a dinamizar o impulso de busca que vai nos conduzir meta. A Rosacruz ensina-nos que a razo de nossa busca, ou seja, o anelo por verdade, perfeio, cura e amor absoluto, no nasce em ns naquilo que costumamos chamar de eu, ainda que assim possa

nos parecer. Nossa sede do absoluto origina-se de um princpio eterno latente em ns. Esse princpio eterno completamente distinto do eu ou ego e permanece em um estado mais ou menos intacto na maioria das pessoas. Os rosacruzes chamam a esse princpio de eternidade de rosa, que tambm conhecido por centelha divina, tomo centelha do esprito, o Cristo, a prola de grande valor, a jia preciosa do ltus, e outros nomes.
As duas ordens de existncia

Esse primeiro fundamento dos rosacruzes leva-nos ao segundo: a rosa - o princpio eterno latente no corao est sujeita a um conjunto de leis, enquanto que o restante de nosso ser est sujeito a outro. Chamamos a esses dois conjuntos de leis de duas ordens de natureza. exceo da rosa, todo nosso ser um produto desta natureza, sujeito totalmente s leis do tempo e do espao. Por essa razo, ns mesmos nunca podemos conseguir nada de absoluto e duradouro, pois nossas criaes sempre esto sujeitas a um fim e temporalidade. A rosa, ao contrrio, como princpio de eternidade latente em ns, est sujeita s leis da eternidade. Por essa razo, se quisermos transcender ao espao e ao tempo, se quisermos alcanar o Absoluto, o Eterno, devemos reconhecer que nunca poderemos faz-lo com a parte temporal de nosso ser, tal como neste momento. Se quisermos satisfazer nossa sede do Absoluto, teremos de comear por deixar-nos de lado no que se refere a nossa conscincia egocntrica corrente e permitir que se desenvolva o princpio eterno latente em ns, para que ele, pouco a pouco, predomine em nosso sistema.
Uma ponte entre o tempo e a eternidade

Na qualidade de escola gnstica, a Escola Internacional da Rosacruz urea ajuda e apia os alunos em seus esforos para modificar sua conscincia egocntrica, estabelecida como um rei em seu interior, e por coloc-la em seu devido lugar: o de servidora do verdadeiro Eu interior em crescimento, o Cristo interior, a rosa. Essa rosa interior recebe na Escola, todo o sustento de que necessita para crescer. Se o aluno coopera e persevera no processo, a rosa desabrocha e floresce cada vez mais: torna-se uma fonte interior de luz e amor que irradia seu perfume e esplendor em benefcio de tudo e de todos. A seguir, abordaremos aspectos fundamentais da compreenso Rosacruz de como se pode abrir essa fonte do eterno em ns.

SEGUNDA PARTE A essncia da religio


Os ensinamentos ministrados pela Escola Internacional da Rosacruz urea no so novos. O mtodo para revivificar a rosa o ser divino original pode ser encontrado na essncia de todas as grandes religies do mundo. No obstante, ns, seres humanos, em quem predomina o eu egocntrico, somos propensos a mal-entendidos, porque tendemos a interpretar os ensinamentos da religio como se estivessem destinados comum conscincia-eu. Desse modo, desvirtuam-se as mensagens relativas ao caminho espiritual, e a verdade original esquecida com o passar do tempo.
O caminho universal

Em todas as grandes religies mundiais encontramos a idia de que, no comeo, os seres humanos tinham uma unio perfeita com sua origem, com o Absoluto, com Deus. Quando perderam essa unio, tornaram-se criaturas duais em um mundo separado de Deus, sendo ento incapazes de viver no Mundo da Luz original. Os ensinamentos originais que esto por trs de todas as religies, descrevem um caminho de retorno a esse Mundo da Luz, um mtodo para restabelecer nossa unio com a Divindade. Compreendamos aqui a palavra religio, que provm do latim religare, como, re-ligar, voltar a unir. Essa possibilidade de restabelecer nossa unio com a Divindade est belamente descrita, por exemplo, no antigo texto egpcio denominado Corpus Hermeticum:
Foi da vontade Dele que a ligao com o Esprito estivesse ao alcance de todas as almas, como prmio da corrida. Ele enviou para baixo uma grande Cratera cheia de foras do Esprito e um mensageiro com a ordem de proclamar aos coraes dos homens: Imergi-vos nesta Cratera, vs almas que podeis faz-lo; vs que acreditais e confiais que ascendereis at Ele que mandou este Vaso de Mistura; vs que sabeis para que objetivo fostes criados.* O Santo Graal

O prmio a imerso, a purificao, o batismo pela gua e pelo Esprito no Vaso de Mistura, a Cratera, o Santo Graal. Este Vaso, este Santo Graal, pleno de todas as foras e possibilidades necessrias para nosso retorno ao Mundo da Luz, existe realmente. Sempre existiu e continuar existindo enquanto houver um ser humano que no tenha encontrado ainda o caminho de volta sua Ptria. Todavia, ele no existe tanto como forma, mas principalmente como vibrao e, por causa de sua pureza, no pode ser tocado nem maculado pelo eu inferior egocntrico.

Rijckenborgh, J.v., A arquignosis egpcia, t.2, So Paulo, Lectorium Rosicrucianum, 1986, cap. 19.

Essa a razo pela qual os rosacruzes clssicos disseram, em seu manifesto, a Fama Fraternitatis R.C., publicado no ano 1614:
Por isso nosso Edifcio, ainda que tenha sido visto de perto por milhares de pessoas, permanecer sempre intacto, indestrutvel, invisvel e totalmente oculto para o mundo mpio.

Assim, pois, h um poder divino, com cuja ajuda o ser espiritual latente em ns pode ser devolvido vida. Desse modo restabelecida a unio do homem com o Absoluto. Esse poder divino o poder do Esprito, o Tao, como o denomina a Gnosis Chinesa, est disponvel abundantemente para todos. No obstante, o acesso a ele um dos mais profundos mistrios da vida, porque no possvel aproximar-se dele com nenhuma das faculdades ou qualidades do eu egocntrico, por mais elevadas que elas sejam ou possam parecer. A cincia que possibilita a atuao desse poder em ns, a fim de que o Ser original verdadeiro possa crescer, e o eu da iluso o eu egocntrico possa ser purificado at tornar-se silencioso, ensinada na Escola Internacional da Rosacruz urea.

TERCEIRA PARTE As duas ordens de natureza


Aps fazermos uma breve descrio de alguns dos fundamentos da Filosofia Rosacruz nas cartas anteriores, gostaramos de detalhar certas idias. A primeira o conceito de duas ordens de existncia, dois sistemas distintos de leis e condies a que chamamos de as duas ordens de natureza. Se pudermos compreender como funcionam esses dois sistemas, certamente se nos tornar clara a razo pela qual nossa busca por valores absolutos verdade, amor puro, sabedoria absoluta at agora no teve xito.
Nossa ordem de natureza o mundo da dialtica

Comprovamos pelos nossos sentidos que tudo o que vem existncia no nosso mundo se converter, um dia, em seu contrrio. Esse constante intercmbio de contrrios a essncia fundamental do mundo. Em nosso anelo por valores absolutos paz duradoura, amor e verdade tendemos, com freqncia, a nos esquecer desse fato irrefutvel. Todavia, uma observao cuidadosa suficiente para nos dizer: tudo o que passa a existir vai um dia desaparecer; tudo transitrio, nada absoluto. Pensemos nisso por um momento: nada do que somos, fazemos ou acreditamos vai perdurar. Cedo ou tarde tudo se deteriorar e voltar a seu lugar de procedncia. Somos criaturas transitrias num mundo em constante transformao. J comeamos a envelhecer mal abandonamos o ventre materno. Nada perfeito em nosso mundo. Nada perene. Mudana e morte so as nicas leis com as quais podemos contar de modo absoluto. Elas nos governam implacavelmente, como as paredes de uma priso. Este fato foi confirmado por Lao Ts, Buda e todos os grandes mestres religiosos. Nunca lhe pareceu estranho que, apesar da inexorabilidade da imperfeio, da mudana e da deteriorao, continuemos ansiando por uma vida perfeita? Voc nunca se perguntou como possvel, em vista de todos os fatos da vida, os seres humanos terem noo de valores absolutos? Como entrou em nossos pensamentos a idia do absoluto, da perfeio? De onde ela veio? Podemos ter certeza de que essa idia no procede do mundo que vemos ao nosso redor. Sem dvida, um dia cada um de ns morrer, no obstante mantenhamos com relao a isso uma conspirao de silncio, uma fantasia compartilhada, na qual vivemos nossas vidas como se no existisse a morte! E se voc j experimentou alguma vez a perda de um ente prximo, talvez tenha observado que existe uma parte sua que nunca aceitar que essa pessoa tenha ido, independentemente das crenas que possa ou no ter em uma vida futura. De onde recebemos esse constante e veemente anelo pelo duradouro, pelo

absoluto, quando toda a evidncia dos nossos sentidos nos indica que eles no existem? Pois bem, o conceito de duas ordens de natureza oferece uma resposta a essa pergunta. Na Escola Internacional da Rosacruz urea, chamamos a ordem de natureza em que vivemos de mundo da dialtica. Utilizamos a palavra dialtica porque a caracterstica dessa natureza a de que os opostos se encontram em constante alternncia. Esse mundo dialtico compreende no somente o aspecto material visvel ao nosso redor, mas tambm o aspecto material, porm invisvel, no qual habitam nossos corpos sutis durante o sono e tambm aps a morte.
A ordem divina original

Alm deste mundo dialtico, porm ocupando o mesmo espao, existe outra ordem de natureza completamente diferente e vibratoriamente apartada dele. Essa segunda ordem de natureza caracterizada pela perfeio, pelo absoluto, pela eternidade. Os rosacruzes chamam essa segunda ordem de natureza de reino imutvel, porque nele no existe a dualidade nem a alternncia dos opostos. Existem somente crescimento e desenvolvimento eternos, de fora em fora e de glria em glria. Assim, pois, os valores eternos, a verdade absoluta, a liberdade e o amor pelos quais anelamos existem realmente, porm no em nosso mundo, no no mundo ao qual pertencemos, no no mundo dialtico.
Por que existe a ordem natural dialtica?

Para compreender por que existe este mundo dialtico, serve-nos de ajuda recordar que a Criao se realiza de acordo com um Plano. A Escola Internacional da Rosacruz urea chama-o de Plano Divino. Podemos imaginar o plano divino fluindo como uma corrente de gua que segue uma determinada direo, em um determinado momento, com um destino concreto. Quando uma criao inicia seu perodo de maturidade dotada de livre arbtrio e, portanto, capacitada a entrar ou a sair da corrente de acordo com sua prpria vontade, reunindo experincias ao longo do caminho. Enquanto a criao continuar voltando corrente, permanecer e colaborar em harmonia com ela, haver correspondncia dinmica entre criao e corrente, e tudo ir bem. Porm, o que ocorre se, por meio do livre arbtrio, uma criao deseja manter-se a si mesma permanentemente em desarmonia com a corrente da idia divina? Procuremos responder de maneira lgica a essa pergunta:
Imaginemos o que sucede, usando ainda a analogia da corrente de gua. Se uma criao tenta excluir-se do fluxo da corrente divina, porque quer reter algum aspecto dela e mant-lo permanentemente em lugar de deixar que flua, somente pode faz-lo cristalizando-se, tornando-se uma pesada pedra na gua. Assim, depois de estar cristalizada e de ter-se condensado fazendo-se mais pesada, j no pode mais experimentar os efeitos transportadores e auxiliadores da corrente. Ao contrrio, experimentar seu fluxo como uma srie de sacudidas, como o experimenta uma obstruo colocada no fluxo da gua.

Essa uma imagem muito sucinta de como passaram a existir duas ordens de natureza: a ordem de natureza divina, onde so experimentados, em contnuo desenvolvimento, os efeitos auxiliadores, transportadores da corrente divina, e o mundo que conhecemos, onde so experimentados os efeitos corretivos da corrente divina para que nada possa durar e tudo seja devolvido constantemente a seu ponto de partida.
A queda

Podeis ver, agora, que a criatura que est sujeita ao segundo sistema de leis, o sistema corretivo, isola-se do mundo em que opera o primeiro sistema de leis, o mundo divino? E podeis compreender que tal criatura que se tenha desviado de seu plano subjacente, permanecer isolada da ordem de natureza a que pertencia originalmente at que, por sua prpria vontade, decida regressar ao plano divino? A filosofia universal ensina que, em passado remoto, um grupo de entidades que pertencia onda de vida humana decidiu, por livre-arbtrio, desviar-se do plano que conduzia sua existncia. Desse modo, isolaram-se da ordem de natureza divina e ficaram confinados na ordem de existncia dialtica. O resultado foi que, com o passar do tempo, atrofiaram-se todas as faculdades que utilizavam enquanto ainda estavam unidos ao primeiro sistema de leis, o divino. Caram em um estado inativo, latente, de sono, mas no de morte, porque eram criaturas eternas.
A tarefa da humanidade

Se nos acompanhastes at aqui, podereis ver, com vosso olho da mente, as centelhas adormecidas da humanidade divina decada como sementes incapazes de viver, porm incapazes tambm de morrer. Que poderia ser feito para resgatar essas criaturas dormentes? Que poderia ser feito para devolv-las de novo ao estado de verdadeira vida? Para essa tarefa necessrio conscincia e vontade, porm as criaturas divinas decadas no tinham mais, em seu estado de dormncia, nem conscincia nem vontade. Como readquiri-las, ento? Pois bem, os rosacruzes ensinam que a raa humana, tal como a conhecemos, foi criada precisamente para tal finalidade, para que atuasse, consciente e voluntariamente, como servidora do trabalho de restabelecimento da criatura divina original. Esta a tarefa, a vocao de todo ser humano. E, se o conseguirmos, tambm ns poderemos participar da vida eterna. Como seres mortais, no somos essa criatura divina, mas a trazemos dentro de ns como uma centelha adormecida. E depende de ns permitir que esse princpio inativo volte de novo vida e regresse de seu estado de exlio ao mundo divino, ao seu lar, casa do Pai.

O despertar da centelha divina

A razo pela qual anelamos pelo absoluto, pela verdade, pelo divino, se nos mostra agora claramente. Como dissemos na Primeira Parte, esse anelo no tem origem em ns mesmos, criaturas sujeitas ao espao-tempo, mas sim em nossa centelha divina latente. esse princpio santo que anela por seu lar perdido, pela ordem de existncia divina que um dia conheceu e habitou. Esse anelo, que, como talvez voc j tenha experimentado, pode converter-se em fome e sede avassaladora, representa os primeiros indcios de atividade da centelha divina adormecida dentro de ns. Assim, essa inquietao interior, esse desejo que talvez o motive a ler esta introduo, de fato, a faculdade mais importante que um pesquisador do caminho espiritual pode possuir: o fio de Ariadne. Se voc reagir a ele de forma correta, ele o conduzir para fora do labirinto. possvel que a centelha divina, a bela adormecida, no esteja totalmente desperta, porm se agita em seu sono e isso um sinal de vida! E, onde h vida, h esperana!

10

QUARTA PARTE O ser humano como microcosmo


Agora, gostaramos de descrever brevemente o sistema de veculos humanos segundo a Filosofia Rosacruz, para que tornar claro o papel da centelha divina no conjunto do sistema corporal. Na Escola Internacional da Rosacruz urea, o ser humano no visto somente como um corpo fsico. Na realidade, o ser humano um microcosmo, ou seja, um cosmo em miniatura.
O firmamento microcsmico

A parte mais externa do microcosmo humano, que nos rodeia como uma casca de ovo, consiste em um campo magntico que chamamos de lpika (esta palavra significa, em grego, escriba, o que escreve). A lpika pode ser compreendida como o lugar onde esto inscritas todas as vicissitudes do passado microcsmico em forma de pontos magnticos, como se fossem estrelas. o cu de nosso prprio cosmo em miniatura, nosso prprio zodaco pessoal. Esses pontos magnticos atuam como filtros que deixam entrar do cosmo para o microcosmo somente aquelas energias que se sintonizam com ele. Na maioria das pessoas, esses pontos magnticos esto sintonizados apenas com a ordem de existncia dialtica, o universo da separao e da morte.
O campo de respirao

Dentro da esfera magntica h um espao chamado campo de respirao. Esse espao preenchido por linhas de fora magnticas que ligam os pontos magnticos da lpika ao corpo material da personalidade mortal e temporal, que somos ns.
Os corpos sutis

Como amplamente reconhecido atualmente, o conjunto da corporeidade material no somente consta do corpo fsico que podemos ver e tocar, mas tambm de corpos sutis. No ser humano atual existem, ao todo, quatro corpos materiais que se interpenetram, sendo, porm, que eles tm diferentes graus de sutileza. Desse modo, nosso corpo material visvel est penetrado e rodeado, em primeiro lugar, pelo corpo vital ou etrico que guia e controla os processos vitais que se desenvolvem no corpo material. Interpenetrando os corpos etrico e material, e estendendo-se a certa distncia alm deles, est o corpo astral. Nesse corpo, nossos desejos e emoes e nossos sentimentos de atrao e repulso se manifestam e so irradiados para o exterior. Em seguida, encontramos o corpo mental, que se concentra principalmente em torno da cabea e participa na atrao e na repulso de todas as foras que tm 11

a ver com nossos processos de pensamento. Entretanto, esse corpo no est realmente maduro na maioria dos seres humanos, de modo que, no que se refere a eles, no ainda possvel falar de um corpo mental.
A centelha divina

Por ltimo, existe um aspecto do microcosmo a que nos referimos anteriormente: a rosa do corao, ou centelha do esprito. Essa rosa do corao est situada exatamente no centro do microcosmo, em um ponto que coincide com a parte superior do ventrculo direito do corao. A rosa do corao ltimo vestgio no microcosmo de seu estado divino original no afetada pelas foras que atuam na ordem de natureza dialtica, o mundo do tempo e do espao. Ela s pode reagir s foras da ordem de natureza divina original. Assim, pois, at que possa ser tocada pelas foras divinas, permanece adormecida, latente como uma semente. E, como uma semente, a rosa do corao contm todo o projeto, toda a matriz do microcosmo divino original. Apenas espera que o Sol divino chegue a ela, e ento, com a cooperao da personalidade humana, ser capaz de desabrochar, e o microcosmo poder ser restitudo gradualmente a seu estado divino original. Mas muita coisa dever acontecer antes que a personalidade queira esse processo e assim permita que a luz divina alcance a rosa do corao.
O caminho da experincia

Em nossas vidas, acumulamos experincias, muitas delas dolorosas, e depois morremos. Quando morre o corpo fsico, tambm os corpos sutis se dissolvem gradualmente aps um certo perodo de tempo, ficando somente a sntese das experincias vividas, gravadas na lpika. Ento, o microcosmo adota um novo sistema de veculos materiais mediante o processo do nascimento. Esse o ciclo do nascimento e morte, que segue continuamente, existncia aps existncia, at que, pouco a pouco atravs de inmeras experincias nossa conscincia e nossos desejos sejam purificados. Finalmente comea a nascer em ns o reconhecimento de que o anelo mais profundo de nossa alma no se aliviar nem com o maior tesouro que possamos encontrar neste mundo. Tambm pode nascer em ns a suspeita de que nossos mais profundos momentos de alegria no pertencem em absoluto ao que estamos acostumados a chamar de eu, mas sim a algo muito superior, e a, por fim, estamos ante o desconhecido, com as mos abertas e vazias. Nada mais esperamos do eu egocntrico nem de seu mundo. A partir desse ponto que nos dispomos realmente a ser ajudados.

12

QUINTA PARTE O santo anelo


Quando a alma chega a esse ponto de abertura, muito importante compreender que nossos anelos por perfeio, amor, bondade, etc., no surgem, definitivamente, da conscincia egocntrica, mas sim do ltimo vestgio do divino em ns, a rosa do corao. Por isso, quando o corao envia ao exterior seu puro grito por auxlio, quando expressa seu santo anelo, sua sede divina, no tentemos apazigu-lo com vinagre, ou seja, com todas as tcnicas e paliativos do mundo. Nosso eu egocntrico deve permanecer silencioso, e nesse silncio ouvem-se somente trs simples palavras: Seja feita a Tua vontade. Estas so as palavras libertadoras. Quando, havendo esgotado todas as possibilidades que acreditvamos ter, deixamos finalmente de lutar e nos rendemos ao Ser Divino em ns; quando estamos plenos de um s desejo, expressado pelas palavras: Seja feita a Tua vontade, como se aparecesse uma porta onde antes havia somente uma parede de rocha nua. Assim, agora se abre novamente o caminho que nos leva adiante. Os rosacruzes chamam esse caminho de transfigurao.
O processo de transfigurao

O processo de transfigurao muito mais que um processo metafsico ou mstico. um processo muito real e estrutural. Com freqncia tem sido chamado de processo alqumico. Para termos uma idia de como se produz esse processo to radical no sistema humano, preciso recordar que o corpo humano com seus corpos material, etrico, astral e mental mantm-se vivo, introduzindo e assimilando em seu sistema substncias que tm tambm seus componentes material, etrico, astral e mental. Esses alimentos entram em nosso corpo, como j sabemos, pelos sistemas respiratrio e digestivo. Porm, as substncias mais sutis e tnues penetram diretamente no corpo pelo nosso sistema de chakras. A qualidade do alimento absorvido e o modo pelo qual assimilado que determinam nossa conscincia. A conscincia, com seus pensamentos e desejos, condiciona o sistema de chakras de modo a atrair o que est em harmonia com ele e a repelir o que no est. Imagine que a rosa do corao, a causa da pureza de seu santo desejo, est comeando a abrir-se em voc. A rosa do corao a nica partcula em seu sistema capaz de atrair e absorver substncias astrais, etricas e mentais da ordem divina. Esses so os poderes do Esprito, os poderes do Santo Graal a que nos referimos na Primeira Parte.

13

Agora voc pode entender como o desabrochar da rosa do corao se converte em uma fonte de gua viva, conforme mencionamos na Primeira Parte. Quanto menos estamos centrados no eu, mais centrados estaremos na rosa, e a rosa do corao poder se converter em um ponto pelo qual as foras divinas sero atradas, metabolizadas e irradiadas. Essa transmutao e radiao de energias divinas pode ser de grande valia para todos aqueles que dela necessitam. Graas s energias divinas, a rosa do corao capacitada a libertar-se e a crescer cada vez mais. Gradualmente, ela projeta ao redor de si mesma uma nova forma, construda a partir das puras substncias etricas, astrais e mentais do Esprito. Essa nova assimilao a base da transfigurao e, por meio dela, a morte vencida. A orao Seja feita a Tua Vontade se cumpre no microcosmo que, ento, se une corrente divina, comeando a viagem de regresso verdadeira Ptria. Obviamente h muitas outras coisas que a Escola Internacional da Rosacruz urea pode dizer a respeito da transfigurao, porm, dar incio ao processo aqui e agora o mais importante. Se dermos o passo inicial, todo o restante vir por si mesmo. E o comeo a deciso de render nosso ser rosa do corao.
A escolha diante do pesquisador

Para terminar esta introduo, gostaramos de relembrar a escolha ante a qual se encontra uma pessoa que comea a sentir o santo desejo. Quando o santo desejo tambm chamado de anseio por salvao se faz sentir; quando nossa conscincia-eu pensa: eu quero ser perfeito, eu quero ser libertado, eu quero experimentar o Nirvana; quando comeamos a trabalhar com nossas prprias foras, sem que nenhuma mudana fundamental na orientao de nossa conscincia se faa presente, ento, na verdade, no importa quais exerccios ou tcnicas de autodesenvolvimento usemos, a rosa do corao no receber nenhum alimento, pois a conscincia-eu s capaz de atrair para o sistema as foras da ordem de natureza dialtica. De modo que, ao invs de auxiliar no crescimento do desejo de salvao e, com isso, no desabrochar da rosa do corao, todas essas tcnicas concebidas e praticadas pela conscincia-eu serviro apenas para fortalecer e potencializar o sistema da personalidade e sua iluso. Se, ao contrrio, compreendermos claramente que nosso desejo de salvao no nos pertence, a ns seres-eu, finitos e mortais, mas sim rosa divina em ns, teremos dado o primeiro e revolucionrio passo no caminho que nos levar a satisfazer o desejo de nosso corao. Se compreendemos que a rosa no pode ser alimentada pelas energias atradas por ns, como mortais, mas unicamente pelas energias do reino divino original, ento estaremos dispostos a render-lhe todo o nosso ser, para que ela tenha liberdade de atrair para o microcosmo as energias de que necessita para crescer.

14

A cruz urea da ressurreio

Que significa render todo o nosso ser rosa? No somente uma devoo mstica. Os alunos da Rosacruz tornam-se livres construtores, franco-maons no sentido original da palavra. Com toda sua f, amor, perseverana e inteligncia esforam-se para cooperar com o magnfico poder liberado neles pela rosa, permitindo-lhes levar a cabo o trabalho de demolio do velho e de construo do novo. Que o velho e que o novo? O velho a cruz da matria, o eu egocntrico e todas as suas conseqncias no microcosmo. O processo de autorendio possibilita que se estabelea uma unio viva entre a rosa e o centro da cruz. Ento, medida que o velho demolido, o novo pode ser edificado. O novo a cruz urea da ressurreio, a cruz flamejante cuja haste vertical a energia da natureza divina superior que flui pelo microcosmo renovado e se estende horizontalmente por meio da rosa aberta sobre todo o mundo.
Esse processo pode ser realmente realizado?

Talvez, voc pense que a chave para esse caminho de salvao o santo desejo ou anelo de salvao est muito longe de voc, mas pedimos que observe a si mesmo outra vez. Talvez o anelo de salvao de seu corao no esteja to longe como voc supe. Talvez, de fato, seja algo que o tenha acompanhado to intimamente durante anos, que voc no mais o percebe, como uma jia preciosa que voc tem carregado no bolso de c para l, crendo que seja somente uma pedra. Pois bem, o que o fez ler esta introduo? uma percepo interna que foi crescendo com os anos de que as coisas no so como deveriam ser; uma conscincia de que h algo basicamente enfermo em ns que necessita ser curado; um anelo por valores absolutos, por um amor incondicional, por uma bondade que no seja parcial, mas sim total, por uma verdade que no seja vlida somente hoje, mas para sempre. Existem vrias maneiras de express-lo. Olhando para dentro de si mesmo voc pode reconhecer esse anelo? Pois bem, ainda que esse anelo no seja puro, ainda que esteja tomado por concepes mentais errneas e pelo impulso natural do eu de apoderar-se de tudo, ainda assim esse anelo algo concreto. um comeo! Esse anelo uma realidade e constitui uma base para um novo comeo. Como? Uma imagem poder ajudar a compreender. Imagine um cavaleiro medieval. Est vestido com uma armadura e, apesar de saber muito bem como lutar, no o faz. Ao invs disso, no lugar onde est seu corao, ele mantm uma vela acesa. Toda a sua ateno est concentrada em mant-la resplandecente, em proteger sua luz de tudo o que poderia perturb-la ou apag-la. Ele mantm sua frgil luz ardendo em meio ao tumulto do mundo. Essa vela nosso anelo de salvao, nosso santo desejo, o primeiro dbil pulsar de luz e de vida na rosa do corao. E, como o cavaleiro, ns podemos, se o desejarmos, colocar essa frgil luz em primeiro lugar, no apenas para ns mesmos, mas tambm para os demais. O que exatamente queremos dizer com

15

isso? J. van Rijckenborgh e Catharose de Petri, fundadores da Escola Internacional da Rosacruz Moderna, o expressaram da seguinte maneira:
Trata-se de um estado de ser comparvel ao amor. Se verdadeiramente amais um filho dos homens, ou ainda se conhecestes semelhante amor, sabeis ento que o corao todo se sublima atravs desse amor e que dele provm uma emanao, uma corrente que estabelece a ligao. Pois bem, com semelhante amor que o corao deve se elevar at a rosa espiritual que est nele, no centro de vs. E porque essa rosa, que est to prxima, vos procura j h muito tempo e aguarda vossa chegada que a ligao se estabelece com fora. Este o fundamento do renascimento, do renascimento da alma. por essas razes que dito na Bblia que somente o amor liberta.*

Quando em nossas vidas a prioridade mxima o esforo por nos dedicarmos em pensamento, palavra e ao rosa e ao nosso anelo, o domnio que o eu egocntrico exerce sobre o microcosmo seguramente diminuir. E, ainda que haja um caminho longo a percorrer para atingir a transfigurao, o machado ter sido colocado na raiz da rvore. Ao dar esse passo, o Caminho se abrir. E, sem dvida, esse s o comeo. Ser preciso dar muitos outros passos, aprender muitas outras lies. Se voc quiser se aprofundar mais sobre este caminho de transfigurao, a Escola Espiritual da Rosacruz urea est sua inteira disposio e ter muito prazer em ajud-lo. No hesite em enviar suas perguntas para: Lectorium Rosicrucianum Rua Sebastio Carneiro, 215 Aclimao 01543-020 So Paulo, SP Ou via internet: info@lectoriumrosicrucianum.org.br Website: http://www.lectoriumrosicrucianum.org.br

RIJCKENBORGH, J.V. E PETRI, C. DE, A Gnosis chinesa.

16

Das könnte Ihnen auch gefallen