Sie sind auf Seite 1von 2

Alunos: _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ Avaliao de Histria 1. Leia atentamente. Art. 121. O imperador menor at a idade de 18 anos completos. Art.

. 122. Durante a sua menoridade, o imprio ser governado por uma regncia, a qual pertencer ao parente mais chegado do imperador, segundo a ordem da sucesso, e que seja maior de 25 anos. Constituio de 1824. Agora responda. a) De acordo com o texto acima, quem governaria o Brasil at a maioridade do imperador?

2. D. Pedro I abdicou ao trono de Imperador do Brasil e deixou D. Pedro II, seu filho, como herdeiro. Como no tinha idade legal para governar, instalou-se um regime provisrio de a Regncia Trina Provisria. A escolha dos regentes foi feita de acordo com: a) a vontade de D. Pedro II. b) a Constituio de 1824. c) o que determinava o Ato Adicional de 1834. d) Leia Especial das Regncias Trinas. e) um sorteio realizado entre deputados e senadores. 3. (UFSE) Sobre o movimento revolucionrio denominado Sabinada, ocorrido durante o Perodo Regencial (18311840), pode-se dizer que se desenvolveu: a) no Maranho, e representou o descontentamento das camadas mais humildes da populao. b) no Par, e refletiu o abandono e a misria dos grupos sociais mais desfavorecidos da populao. c) na Bahia, e pretendeu sustentar a Repblica Baiense at a maioridade de D. Pedro II. d) no Rio Grande do Sul, e chegou a proclamar a Repblica Rio Grandense ou de Piratini. e) em So Paulo, e provocou violenta luta entre liberais e conservadores, sendo os primeiros derrotados pelas tropas comandadas por Caxias. 4. (PUC-PR) Cabanagem, Balaiada, Guerra dos Farrapos e Sabinada ocorreram, respectivamente, nas provncias do: a) Par, Pernambuco, Maranho, Bahia, Rio Grande do Sul. b) Par, Maranho, Rio Grande do Sul, Minas Gerais. c) Maranho, Par, Rio Grande do Sul, Bahia. d) Par, Maranho, Rio Grande do Sul, Bahia. e) Rio Grande do Norte, Par, Maranho, Cear. 5. Complete com V (verdadeiro) ou F (falso). a) ( ) A Lei de Interpretao do Ato Adicional limitou a autonomia das provncias, diminuindo o poder das Assembleias provinciais. b) ( ) A Reforma do Cdigo do Processo Criminal deu a possibilidade de os juzes de paz continuarem a ser eleitos nas localidades, mas sem os poderes de antes. c ) ( ) O sistema eleitoral do Segundo Reinado continuou baseado no voto censitrio e masculino. d) ( )A populao analfabeta comeou a integrar o quadro de eleitores e a participar das disputas poltico-partidrias. e) ( ) Os proprietrios de terras no poderiam mais exercer a cidadania, sendo excludos do processo eleitoral. 6. (Unicamp-SP) Em 4 de setembro de 1850, foi promulgada a Lei Eusbio de Queirs, que determinou a extino definitiva do trfico de escravos da frica para o Brasil. a) Que interesses internacionais interferiram na promulgao dessa lei?

b) Quais as consequncias da Lei Eusbio de Queirs para a economia e a sociedade do Segundo Reinado?

7. Leia atentamente: Fui ver pretos na cidade Quem quiserem se alugar: Falei com esta humildade: Negros, querem trabalhar? Olharam-me de soslaio, E um deles, feio, cambaio, Respondeu-me arfando o peito: Negro, no h mais, no: Ns tudo hoje cidado O branco que v pro eito. ALENCASTRO, Luiz Felipe de (Org.) Histria da vida privada do Brasil Imprio. So Paulo: Companhia das Letras, 1997. Agora responda. a) De que assunto trata o texto?

b) Em que consistia a Lei Eusbio de Queiroz? Explique.

8. Complete a cruzadinha referente imigrao. 1. Produto a ser cultivado pelos imigrantes. 2. Continente de onde vinham os imigrantes. 3. Como os fazendeiros chamavam os colonos, por abandonarem os cafezais. 4. Grupo que teve forte presena na formao de Florianpolis. 5. Lei que libertava os escravos nascidos a partir daquela data. 6. Nome da fazenda do Senador Vergueiro. 7. As dvidas contradas na______________deveriam se pagas pelos colonos. 8. No Paran, temos a presena de_____________, poloneses, ucranianos, holandeses, alemeS e italianos.

Das könnte Ihnen auch gefallen