Sie sind auf Seite 1von 36

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.

13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

Teste Portugus / Fcil Regra 1 O Campo de Jogo / Regra 2 A Bola 1) Qual a distncia entre a marca penal e a linha de gol? 10m (11 jardas) 11m (12 jardas) 9m (10 jardas) 12m (13 jardas) 2) Qual a largura mnima do campo de jogo? 45m (50 jardas) 50m (55 jardas) 40m (45 jardas) 55m (60 jardas) 3) As redes de meta... Devem estar presas. Podem ser utilizadas, de acordo com o regulamento da competio. Devem estar presas s metas e no solo atrs da mesma. So obrigatrias. 4) Em relao bola, qual das seguintes afirmaes no est correta: Deve ser esfrica. Ter uma circunferncia de no mximo 70 cm e no mnimo 68 cm. Ter um peso de no mximo 450 g e no mnimo 420 g no incio da partida. Ser de couro ou outro material aprovado. 5) As bandeirinhas da linha central... Devem estar a 1m de distncia de cada um dos extremos da linha mdia. Estaro colocadas na linha lateral em cada um dos extremos da linha mdia. Devem estar a uma distncia mnima de 1m ao exterior da linha lateral. Devem estar a uma distncia mnima de 1,5 m em cada um dos extremos da linha mdia. 6) Antes do incio da partida, o rbitro encontra uma irregularidade no campo de jogo. Por isso, ele deve procurar... Os organizadores da partida. Os oficiais da equipe visitante. Os oficiais de ambas as equipes. Nenhuma resposta est correta. 7) Todas as linhas do campo de jogo tero no mximo uma largura de... 8 cm 10 cm 15 cm 12 cm 8) Qual a distncia entre o quarto de crculo e a marca opcional fora do campo de jogo, perpendicular linha de meta e/ ou linha lateral, que indica a distncia mnima que deve ser observada pelos defensores, na execuo de um tiro de canto? 9,15 m 10,15 m 11 m 10 m 9) A distncia da parte inferior do travesso at o solo de... 2,30 m 2,75 m 3m 2,44 m 10) As bandeirinhas de canto so... Obrigatrias. Obrigatrias somente em partidas internacionais.
1

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

Opcionais. Depende do Regulamento da Competio. 11) A distncia entre os postes de meta ser de... 7,32 m 9,15 m 11 m 16,50 m 12) Qual a medida do quarto de crculo, traado dentro do campo de jogo? 9,15 m 1m 12 cm 5,50 m 13) Quantas bandeirinhas deve haver no campo de jogo e suas imediaes? Seis. Quatro obrigatrias e duas opcionais. Depende do Regulamento da Competio. Quatro. 14) A publicidade dentro da rea tcnica permitida? No. Sim. Depende do Regulamento da Competio. Depende da deciso do rbitro. 15) Um jogador pode retirar a bandeirinha de canto antes da execuo de um tiro de canto? Sim. No. Somente no momento de execuo do tiro de canto. Sim, desde que a bandeirinha atrapalhe o jogador. 16) Um defensor chuta a bola, ela rebate na bandeirinha de canto e continua no campo de jogo. Qual ser a deciso do rbitro? Marcar um tiro de canto. Marcar um bola ao cho. Dar prosseguimento partida. Marcar um tiro de meta. 17) A bola obrigatoriamente tem que ser de couro? Sim, de acordo com o Internacional F.A. Board. No. O importante que o material seja resistente gua. No. Ela ser de couro ou de outro material aprovado. Sim. 18) Os postes e os travesses devem ser de cor branca? No. Sim. Isso no est previsto nas Regras do Jogo. Depende do Regulamento da Competio. 19) Uma partida de futebol pode ser disputada em um campo quadrado? Sim. Isso no est previsto nas Regras do Jogo. No. Fica a critrio do rbitro. 20) Qual a altura mnima do poste da bandeirinha de canto? 2,10 m 1,80 m 1,20 m 1,50 m 21) O campo de jogo pode ser marcado com linhas interrompidas ou em forma de sulcos?
2

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

Sim, sempre. Sim, mas somente em partidas amistosas. No. Sim, se as associaes de futebol permitir. 22) Os 16,50 m da rea penal so medidos a partir de que lugar? Da parte exterior do poste e do travesso. Da parte exterior do poste. Do exterior de cada poste. Da parte interior de cada poste. 23) Pode haver linhas diferentes no campo de jogo, daquelas que esto estabelecidas pela Regra 1? No, nunca. Sim, mas somente em superfcies artificiais, desde que sejam cores diferentes. Sim, sempre. Nenhuma resposta est correta. 24) Deve haver uma marca no centro no campo de jogo? Sim. No. Basta a circunferncia de 9,15 m. Depende do tipo de partida. 25) O travesso se rompe e no h como consert-lo ou substitu-lo. A partida deve ser suspensa definitivamente? No, uma corda ou outro material pode substitu-lo. Sim, pois faz parte da meta e sempre deve estar em seu lugar. No, a partida pode ter prosseguimento com uma corda ou outro material parecido, porm todos os jogadores devem estar de acordo. Nenhuma das respostas est correta. 26) Quais so as medidas do campo de jogo em partidas no internacionais? Largura: 90 m e Comprimento: 90 m. Largura:40 m e Comprimento 90 m. Largura: 85 m e Comprimento: 95 m. Largura:45 m e Comprimento: 125 m. 27) Quais so as medidas mximas e mnimas, em metros, das metas? 7.32 x 2.44 7.32 x 2,40 7.30 x 2.44 7.33 x 2.44 28) A bola estoura ou se danifica em um momento em que no est em jogo. Como ser reiniciada a partida? A partida ser reiniciada conforme as Regras. A partida ser reiniciada com bola ao cho, no local em que a bola estourou ou se danificou. A partida ser reiniciada com um tiro livre direto ou indireto no local em que a bola estava. A partida ser reiniciada sempre com bola ao cho. 29) Quais so as medidas da marca penal? 20 cm de dimetro. 21 cm de dimetro. No h uma medida obrigatria nas Regras do Jogo. 24 cm de dimetro. 30) Aps iniciada a partida, o rbitro pode substituir a bola? No, sem a permisso do rbitro. Sim, sempre que vrios jogadores solicitem. Sim, se houver um acordo entre ambos os jogadores. No, a partida deve comear e terminar com a mesma bola. 31) Os postes e travesso devem ser de quais materiais? Madeira, metal, fibra de vidro ou outros materiais aprovados. Madeira, metal ou outro material aprovado.
3

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

Somente de plstico ou madeira. De qualquer material que no seja perigoso para os jogadores. 32) Quais so as pessoas que esto autorizadas a permanecer na rea tcnica? Jogadores, substitutos e membros da comisso tcnica. Jogadores substitutos, substitudos e membros da comisso tcnica. Jogadores substitudos e membros da comisso tcnica. Nenhuma resposta est correta. 33) Quais so as medidas da bandeirinha de canto? No inferior a 1.5 m de altura. No superior a 1.5 m de altura. No inferior a 1.50 m, nem superior a 1.80 m. A Regra 1 estabelece que os postes da bandeirinha no devem ser pontiagudos. 34) Uma partida deve ser suspensa definitivamente, se o travesso se deslocar ou se romper e no puder ser reparado? No, depende se a partida oficial ou amistosa. No, uma meta porttil pode substituir a original se os postes estiverem colocados firmemente no solo. Depende do regulamento da competio. O rbitro decide. 35) Em todas as partidas existem as reas tcnicas? No, nem sempre. Sim, sempre. No, se no estiverem marcados com linhas contnuas ou no. Sim, est indicado nas Regras do Jogo. 36) A bola estoura ou se danifica com a bola em jogo. A partida ser reiniciada com... Tiro de meta. Tiro de sada. Sempre com bola ao cho. Bola ao cho ou tiro penal. 37) No comeo do jogo, a bola pesar no mnimo... 500 g 410 g 400 g 450 g 38) No incio da partida, o peso da bola ser de no mximo: 450 g 500 g 400 g 430 g 39) Quem o responsvel pela autorizao da troca de bolas durante a partida? O organizador. O diretor tcnico / treinador. Os capites de ambas as equipes. O rbitro. 40) A bola ser feita de... Plstico. Couro. Couro ou outro material aprovado. Material sinttico. 41) A bola ser... Redonda. Esfrica. Oval. De qualquer forma.
4

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

42) Em um arremesso lateral, a bola estoura ou se danifica enquanto est fora de jogo. A partida ser reiniciada com um... Bola ao cho. Tiro livre indireto. Arremesso lateral. Tiro livre direto. 43) Qual a circunferncia mxima da bola? 68 cm 72 cm 70 cm Nenhuma resposta est correta. 44) Antes do incio da partida, quem decide que bola ser utilizada? O capito da equipe mandante O organizador. O rbitro. Ambos os capites. 45) Durante a partida, com a bola em jogo, a bola estoura na rea de meta. Qual ser a deciso do rbitro? O rbitro dar continuidade partida at que a bola saia de jogo. O rbitro dever paralisar a partida e reinici-la com bola ao cho, com uma nova bola no local em que a primeira estourou. O rbitro paralisar o jogo e o reiniciar com tiro livre indireto em favor da equipe defensora. Nenhuma resposta est correta. 46) Os capites podem propor ao rbitro a troca da bola durante o jogo? No, uma vez que a partida foi iniciada por um regulamento. Sim, o rbitro ser obrigado a troc-la. Sim, porm o rbitro tem autoridade para atender a solicitao ou no. No, os jogadores no podem propor ao rbitro a troca de bola. 47) Existe alguma regulamentao sobre a cor das bolas? Branca, amarela e roxa. A federao ou a associao correspondente decide. O rbitro decide a cor da bola. Qualquer cor diferente da verde, para diferenci-las do campo de jogo. 48) As bolas podem ser colocadas ao redor do campo de jogo, para utilizao durante a partida? Sim, desde que cumpram os requisitos estabelecidos na Regra 2 e sua utilizao esteja sob o controle dos gandulas. Sim, sempre que cumpram os requisitos estabelecidos na Regra 2 e sua utilizao esteja sob o controle do rbitro. No, porque ainda que cumpram os requisitos estabelecidos na Regra 2, as bolas podem entrar no campo acidentalmente. No, em nenhuma circunstncia. REGRA 03 O Nmero dos Jogadores 49) Um substituto pode entrar no campo de jogo... Por qualquer lugar. Pela rea tcnica. Somente pela linha do meio de campo, durante uma paralisao do jogo. Por qualquer lugar da linha lateral. 50) Quem estabelece o nmero de substitutos que podem ser relacionados? O Regulamento da Competio. O International F.A. Board. As Associaes Membros. O rbitro. 51) Na opinio do International F.A. Board, uma partida no dever continuar se houver menos de... Cinco jogadores em uma equipe. Seis jogadores em uma equipe.
5

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

Sete jogadores em uma equipe. Oito jogadores em uma equipe. 52) Se um jogador for expulso antes do tiro de sada... Sua equipe no poder comear com mais de 10 jogadores. Ele poder ser substitudo por um substituto relacionado. Ele poder ser substitudo por um dos substitutos relacionados. Ele poder ser substitudo por um substituto relacionado (conta-se como uma substituio). 53) O nmero mximo de substitutos que podem participar de uma partida de competio oficial sob autoridade da FIFA, de Confederaes ou Associaes Membros de... Cinco jogadores em cada equipe. Sete jogadores em cada equipe. Trs jogadores em cada equipe. Dois jogadores e um goleiro em cada equipe. 54) O Regulamento da Competio deve estabelecer quantos substitutos podem ser relacionados... Desde trs at no mximo doze. Desde trs at no mximo sete. Desde trs at no mximo dez. Desde cinco at no mximo doze. 55) Qualquer jogador pode trocar de posio com o goleiro, desde que... O rbitro tenha sido previamente informado e a troca ocorra durante uma paralisao da partida. O capito seja informado. Ambos os jogadores sejam advertidos. Nenhuma resposta est correta. 56) Um membro da comisso tcnica poder passar instrues tticas aos jogadores da rea tcnica durante a partida, mas depois... Dever voltar ao seu lugar. Poder permanecer onde quiser. Poder caminhar pela rea tcnica. Poder permanecer a 1 metro da linha lateral. 57) Em uma substituio, o jogador substitudo deve abandonar o campo pela linha central? Sim, sempre. No. Sim, se o rbitro entender que necessrio. Depende das medidas de segurana que devem ser tomadas. 58) No tiro de sada, uma equipe tem somente 9 jogadores relacionados. Os jogadores que esto faltando podem participar da partida, uma vez que ela no se iniciou? Sim, desde que o rbitro tenha conhecimento prvio dos nomes desses jogadores antes do incio da partida. No. O rbitro pode permitir que os jogadores que chegaram atrasados completem a equipe. Somente se a equipe adversria aceitar. 59) Um jogador pode abandonar o campo de jogo, sem autorizao prvia do rbitro, para ingerir lquido? Sim, durante alguma paralisao. Sim, em qualquer momento. Sim, todos os jogadores precisam beber lquidos. No. 60) Em uma substituio, o jogador que ser substitudo, nega-se a abandonar o campo de jogo. Qual ser a deciso do rbitro? Adverte-o. Ele falar com o capito de sua equipe para obrig-lo a abandonar o campo de jogo. Ele suspender temporariamente a partida at que o jogador abandone o campo de jogo. Ele dar continuidade partida. 61) Qual o nmero mximo de substituies em partidas amistosas de selees nacionais A? Trs. O nmero previamente acordado pelas equipes.
6

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

Sete. Seis. 62) Um jogador que ser substitudo deve abandonar o campo de jogo por qual lugar? Pela linha central. Por qualquer lugar. Pela linha lateral. Pela linha de meta. 63) Antes do tiro de sada, um jogador expulso pode ser substitudo por um substituto relacionado? No, a equipe iniciar com 10 jogadores. Sim, a equipe iniciar com 11 jogadores e a substituio no ser considerada. Sim, a equipe iniciar com 11 jogadores, porm a substituio ser considerada. Depende do Regulamento da Competio. 64) O nmero mnimo de jogadores para iniciar uma partida ser de 7. Uma equipe pode iniciar uma partida com 10 jogadores, porm sem o goleiro? Sim. No. Depende do Regulamento da Competio. Fica a critrio do rbitro. 65) Um jogador substituto entra no campo de jogo sem autorizao do rbitro e toca a bola com a mo dentro de sua prpria rea penal e, assim, evita um gol da equipe adversria. Qual ser a deciso do rbitro? Determinar o reincio do jogo com tiro penal contra a sua equipe e expulsar o jogador infrator. Determinar o reincio do jogo com bola ao cho e expulsar o jogador infrator. Determinar o reincio do jogo com bola ao cho e advertir o jogador infrator. Determinar o reincio do jogo com tiro livre indireto contra a equipe infratora. O jogador infrator ser expulso. 66) Uma substituio pode ser feita com a bola em jogo? Sim, em alguns casos. No. Sim, quando a bola estiver em posse da equipe que realizar a substituio. No, porm o jogo dever ser paralisado no momento da solicitao da substituio. 67) Um jogador troca de posio com o goleiro sem autorizao prvia do rbitro. necessrio paralisar o jogo? Sim. No. necessrio que o novo goleiro controle a bola com qualquer parte de suas mos ou braos. Fica a critrio do rbitro. No, na prxima paralisao do jogo, ambos os jogadores sero advertidos com carto amarelo. 68) Quando uma substituio ser concretizada? Quando o jogador substituto entrar no campo de jogo. Quando o jogador substitudo sair do campo de jogo. Quando o jogo for reiniciado aps uma substituio. Quando o rbitro tiver anotado a substituio, aps o jogador substituto entrar no campo de jogo. 69) Um jogador abandona o campo de jogo sem autorizao do rbitro, enquanto a bola est em jogo. Qual ser a deciso do rbitro? Paralisar o jogo, caso no possa aplicar a vantagem. Ele expulsar o jogador. O jogo ser reiniciado com um tiro livre indireto no local em que se encontrava a bola no momento da paralisao. Paralisar o jogo, caso no possa aplicar a vantagem. Ele advertir o jogador. O jogo ser reiniciado com bola ao cho, no local em que a bola se encontrava no momento em que a partida foi paralisada. Paralisar o jogo, caso no possa aplicar a vantagem. Ele advertir o jogador. O jogo ser reiniciado com bola ao cho no local em que se encontrava a bola no momento da paralisao. Paralisar ao jogo, caso no possa aplicar a vantagem. Ele advertir o jogador e reiniciar o jogo com um tiro livre indireto, no local em que a bola se encontrava no momento da paralisao da partida. 70) Um defensor de uma das equipes (exceto o goleiro) evita, intencionalmente, um gol com as mos. Qual ser a deciso do rbitro?
7

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

Expulsa o defensor e suspende definitivamente a partida. Expulsa o defensor e marca um tiro penal. Expulsa o jogador, marca um tiro penal e, aps a sua execuo, finalizar a partida. Todas as respostas anteriores podem estar corretas, dependendo das circunstncias. 71) Um jogador ultrapassa acidentalmente uma das linhas demarcatrias do campo de jogo. Ele ser punido por abandonar o campo de jogo sem a autorizao do rbitro? Sim. No, nunca. No, somente por leso. Nenhuma resposta est correta. 72) Um jogador, de maneira natural, ultrapassa uma das linhas que delimitam o campo de jogo. Considera-se que o jogador abandonou voluntariamente o campo de jogo sem autorizao do rbitro? Sim, ele ser advertido pelo rbitro. No, o jogador no abandonou o campo de jogo de maneira voluntria e, portanto, no uma conduta antidesportiva. Sim, o rbitro paralisar o jogo e punir sua equipe com um tiro livre indireto que ser executado no local da infrao. O jogador infrator tambm ser advertido. No, mas o jogador poder retornar somente com autorizao do rbitro. 73) Quando um jogador substituto ser considerado jogador? Quando houver o anncio da substituio. Quando o jogador substitudo abandonar o campo de jogo e o substituto entrar no campo pela linha central. Quando o jogador substituto entrar no campo de jogo. Quando o jogador substitudo abandonar o campo de jogo. 74) Um jogador pode trocar de posio com o goleiro... Em qualquer momento, desde que o rbitro veja. Um uma paralisao do jogo, sem necessidade de prvia informao ao rbitro. Em uma paralisao do jogo, desde que o rbitro seja informado antes da troca de posio. Somente no tempo normal da partida ou na prorrogao, nunca nos tiros da marca penal para determinar o vencedor de uma partida eliminatria. 75) Uma equipe pode atuar sem goleiro em uma partida? No, nunca. Sim. Sim, mas apenas momentaneamente. Ele deve voltar rapidamente aps uma leso ou troca de equipamento. No, ele no pode sair de sua metade do campo de jogo. 76) Qual o nmero mximo e mnimo de jogadores e substitutos por equipe que podem ser relacionados em uma partida oficial? No mximo 16 e no mnimo 7. No mximo 23 e no mnimo 7, de acordo com o Regulamento da Competio. O nmero mximo e mnimo ser estabelecido por cada Associao Membro. No mximo 11 e no mnimo 7. 77) Uma equipe pode fazer substituies durante a execuo dos tiros da marca penal para determinar o vencedor da partida? Sim, desde que o nmero de substituies no tenha se esgotado. Sim, mas somente o goleiro. Sim, somente se o goleiro estiver lesionado e se sua equipe no tiver realizado o nmero de substituies permitido pelo regulamento da competio. No. 78) As substituies podem ser realizadas durante a recuperao de tempo perdido, desde que o nmero de substituies no tenha sido esgotado? No, uma vez que a partida j terminou. No, somente os jogadores participantes devero prosseguir no jogo. Sim. Sim, mas somente por leso.
8

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

79) O goleiro de uma equipe se lesiona. A equipe deseja prosseguir sem o goleiro. Isso permitido? Sim, pois o goleiro apenas um jogador a mais. Sim, desde que todas as substituies tenham sido realizadas. Sim, sempre. No, as Regras do Jogo determinam que haja um goleiro em cada equipe. 80) Em relao aos motivos pelos quais um jogador, sem autorizao prvia do rbitro, pode sair do campo de jogo, indique qual das seguintes afirmaes est correta. O jogador nunca poder abandonar o campo de jogo sem a autorizao do rbitro. Um jogador pode sair do campo de jogo em qualquer situao. Um jogador pode sair do campo de jogo por leso. Nenhuma resposta est correta. 81) Um substituto entra no campo de jogo sem autorizao do rbitro no momento em que sua equipe est atacando. Qual ser a deciso do rbitro? Ele determinar o reincio de jogo com bola ao cho. O jogador infrator ser advertido por conduta antidesportiva. Ele determinar o reincio de jogo com um tiro livre indireto contra a equipe infratora. O jogador infrator ser advertido por conduta antidesportiva. Ele determinar o reincio de jogo com um tiro livre indireto. O jogador ser advertido por entrar no campo de jogo sem autorizao do rbitro. Ele determinar o reincio de jogo com bola ao cho. O jogador ser advertido por entrar no campo de jogo sem autorizao do rbitro. 82) Os jogadores lesionados devem voltar pela linha de meio de campo? Sim, sempre. s vezes. No. Fica a critrio do rbitro. 83) O jogador n 8 ser substitudo pelo n 12. Antes da entrada do substituto, jogador , o n 8 cospe no rbitro assistente. Qual ser a deciso do rbitro? Expulsar o jogador n 8. O jogador n 12 entrar no campo de jogo e sua equipe ficar com 11 jogadores. Expulsar o jogador n 8. A substituio no poder ser realizada e sua equipe ficar com 10 jogadores. Expulsar jogador n 8. A equipe ficar com 10 jogadores. A equipe pode optar pela entrada do jogador de nmero 12, no lugar de outro jogador. Se preferir pode fazer uma outra substituio qualquer. Nenhuma resposta est correta. 84) Uma equipe com somente 7 jogadores punida com tiro penal. Aps a autorizao do rbitro, um dos jogadores ofende o rbitro. Ele deve permitir a execuo do tiro penal ou ter de encerrar a partida? A partida deve ser interrompida sem a execuo do tiro penal, a menos que a Associao Nacional estabelea outra coisa a respeito do nmero mnimo de jogadores. Na opinio do Internacional F.A. Board, uma partida no ser vlida, se houver menos de sete jogadores em uma das equipes. O tiro penal ser executado. Se o gol for marcado, ele ser validado. O rbitro expulsar o jogador e encerrar a partida. O rbitro no permitir a execuo do tiro penal. Ele expulsar o jogador e encerrar a partida. 85) Um substituto entra no campo de jogo sem autorizao do rbitro e marca um gol. O rbitro percebe esse fato antes do reincio de jogo. Qual ser a sua deciso? Anular o gol e determinar o reincio de jogo atravs de um bola ao cho, na rea de meta da equipe defensora. Anular o gol e determinar o reincio de jogo atravs de um tiro livre indireto que ser executado na rea de meta da equipe defensora. Anular o gol e advertir o jogador por conduta antidesportiva. Ele determinar o reincio de jogo atravs de um tiro livre indireto contra a equipe do substituto, que ser executado na rea de meta da equipe defensora. Anular o gol e determinar o reincio de partida atravs de um tiro livre direto.
9

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

86) Por qual local um jogador que ser substitudo deve sair do campo de jogo? Pela linha central. Por qualquer linha. Pelo lugar que o rbitro determinar. Somente pelas linhas laterais. REGLA 04 O Equipamento dos Jogadores 87) Um jogador sai do campo para colocar em ordem o seu equipamento. Quando ele pode voltar ao campo de jogo? Quando a bola entrar em jogo. Em qualquer momento. Quando a bola estiver fora de jogo. Quando a bola estiver fora de jogo. Ele dever voltar somente pela linha central. 88) Antes do incio da partida, os rbitros devem inspecionar o equipamento de todos os jogadores. Esta afirmao est correta? Sim. No. No, isso no ser necessrio. No, essa funo do assessor de rbitros. 89) Um jogador mostra um lema ou publicidade debaixo da camisa oficial da equipe. Qual ser a deciso do rbitro? Depende do tipo de lema ou publicidade. O rbitro relatar os fatos e os enviar aos organizadores da partida. Estes ficaro responsveis pela punio do jogador. Ignorar o fato, pois isso no relevante. O rbitro deve advertir o jogador por conduta antidesportiva. 90) As caneleiras devero... Oferecer uma proteo adequada. Ser de borracha, plstico ou outro material apropriado. Estar completamente cobertas pelas meias. Todas as respostas esto corretas. 91) Cada goleiro vestir cores que o diferencie... Da equipe adversria, do rbitro e dos rbitros assistentes. Dos demais jogadores, do rbitro e dos rbitros assistentes. Do goleiro adversrio, do rbitro e quarto rbitro. De seus companheiros de equipe. 92) As camisas devem ter mangas. Esta afirmao correta? Sim. No. Somente em partidas oficiais. Fica a critrio do rbitro. 93) Os jogadores podem utilizar uma roupa de pea nica, em vez de camisa e calo? Sim, isso normal. No. Depende do Regulamento da Competio. Fica a critrio do rbitro. 94) Os jogadores podem usar fita adesiva para cobrir joias? No. No, se a joia de metal. Sim, se o rbitro autorizar. Sim, desde que o jogador assuma a responsabilidade. 95) Um jogador perde o seu calado acidentalmente e, imediatamente, marca um gol. Este ser vlido? Sim. No. A partida ser reiniciada com bola ao cho. No. A partida ser reiniciada com tiro livre indireto.
10

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

No. A partida ser reiniciada com tiro de meta. 96) Quais dos objetos seguintes no fazem parte do equipamento bsico obrigatrio? Uma munhequeira. As luvas do goleiro. Os cales trmicos. Nenhum dos objetos mencionados nas respostas a, b e c. 97) Os jogadores podem utilizar acessrios de joias durante uma partida? Sim. No. Depende do Regulamento da Competio. Fica a critrio do rbitro. 98) O goleiro pode utilizar uma camisa de manga curta? Sim. No. Ele apenas pode usar camisa de manga comprida. Fica a critrio de sua equipe. 99) Um jogador sai do campo de jogo para colocar em ordem seu equipamento. Aps faz-lo, ele entra sem autorizao do rbitro, enquanto a sua equipe est com a posse de bola. Qual ser a deciso do rbitro? O rbitro paralisar o jogo e advertir o jogador por conduta antidesportiva. Ele conceder um tiro livre indireto a favor da equipe adversria, no local em que se encontrava a bola no momento da paralisao da partida. O rbitro advertir o jogador por voltar a entrar no campo de jogo sem a sua autorizao. Ele conceder um tiro livre indireto a favor da equipe adversria, no local em que o jogador entrou no campo de jogo. O rbitro paralisar o jogo e advertir o jogador por voltar a entrar no campo de jogo sem sua autorizao. Ele conceder um tiro livre indireto a favor da equipe adversria, no local em que a bola se encontrava no momento em que o jogo foi paralisado. O rbitro paralisar o jogo e advertir o jogador. Ele conceder um tiro livre indireto, no local em que a bola estava quando o jogo foi paralisado. 100) Um jogador pode jogar sem caneleiras? Sim. Somente se ele for o capito. No. Sim, se houver uma justificativa. 101) Um jogador marca um gol descalo. Este dever ser validado? Somente se o gol for imediato perda do calado. Sim, se o gol for imediato perda do calado e ela for acidental. No. O jogador deve deixar o campo de jogo para colocar o calado. Nenhuma resposta est correta. 102) Em uma partida oficial, as duas equipes tm a mesma cor de camisa. Qual delas dever trocar o uniforme? Caso a partida seja amistosa ou em campo neutro, ser diferente? Em ambos os casos, a equipe mandante trocar as camisas. A equipe visitante dever trocar as camisas. A equipe visitante. Se for em campo neutro, a equipe filiada a menos tempo pelo organizador da competio. O Regulamento da Competio estabelecer qual equipe trocar o uniforme em caso de coincidncia. 103) Os cales trmicos so permitidos? Sim, sempre. No, as Regras do jogo falam apenas de cales. Sim, desde que possuam a cor principal dos cales. No, nunca. 104) A comunicao atravs de rdio entre jogadores e membros da comisso tcnica permitida? Sim. No.
11

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

Sim, desde que o jogador seja o capito da equipe. Sim, desde que o rbitro autorize. 105) Em uma partida amistosa, o jogador pode participar sem caneleiras? Sim, pois o uso opcional. Fica a critrio do rbitro. No, pois elas fazem parte do equipamento bsico obrigatrio de um jogador. Sim, pois se trata de uma partida amistosa. REGLA 05 O rbitro 106) Quem responsvel pelo controle da partida? O rbitro. Os rbitros assistentes. O quarto rbitro. O rbitro e o quarto rbitro. 107) Qual dos seguintes deveres no responsabilidade do rbitro? Tomar medidas disciplinares. Aplicar o Regulamento da Competio. Atender os jogadores lesionados. Atuar como cronometrista. 108) O capito pode expulsar um jogador de sua equipe por uma infrao punvel com uma expulso? No. Somente o rbitro pode expulsar um jogador. No. Somente o treinador pode expulsar um de seus jogadores do campo de jogo. Sim, algumas vezes. Sim, o capito tem autoridade para expulsar outro jogador. 109) O capito da equipe pode protestar contra uma deciso do rbitro? No, nenhum jogador tem o direito de protestar contra as decises do rbitro. No, somente o treinador tem o direito de protestar contra as decises do rbitro. Sim, o capito tem o direito de protestar contra as decises do rbitro, se houver ocorrido um erro claro de arbitragem. Sim, o capito tem autoridade para fazer perguntas ao rbitro a respeito de suas marcaes. 110) Um jogador, aps se chocar com seu adversrio, comea a sangrar. O rbitro determina que este jogador deixe o campo de jogo para ser atendido. Aps ele se recuperar, este jogador retorna sem autorizao do rbitro. Isso correto? Sim. O rbitro no precisa autorizar o retorno do jogador. No. O rbitro deve autorizar o retorno do jogador. No. O rbitro assistente ser responsvel pela autorizao do retorno do jogador. Nenhuma resposta est correta. 111) Um membro da comisso tcnica se comporta de maneira incorreta. Qual ser a deciso do rbitro? O rbitro dever expuls-lo com o carto vermelho, expulsando-o da rea tcnica e de suas imediaes. Ele tambm enviar um relatrio s autoridades competentes. O rbitro dever expuls-lo do campo de jogo e de suas imediaes. O rbitro no tomar nenhuma deciso durante a partida. O rbitro enviar um relatrio s autoridades competentes sobre a ocorrncia. 112) Um jogador sofre uma falta, mas se levanta e continua jogando. O rbitro... Dar continuidade ao jogo. Marcar a infrao se no tiver certeza em relao vantagem. Dar continuidade ao jogo. O rbitro nunca pode voltar atrs quando ele aplicar uma vantagem. Nenhuma resposta est correta. 113) Um jogador se lesiona durante a partida. Aps a avaliao, o mdico diz ao rbitro que haver um grande risco de piora se o jogador continuar jogando. O rbitro pode proibir a permanncia deste jogador no campo de jogo? No, essa deciso no diz respeito ao rbitro. Sim, essa deciso de responsabilidade do rbitro. Sim, o rbitro deve informar aos membros da comisso tcnica que este jogador dever deixar o campo de jogo.
12

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

No, essa deciso no de responsabilidade do rbitro. Ele informar o capito da equipe sobre o fato, para que seu companheiro de equipe providencie a substituio. 114)O rbitro pode consultar o assistente a respeito da validade de um gol em quais situaes? O rbitro deve consult-lo sempre, mesmo que ele esteja convicto a respeito da validade do gol. O rbitro deve consult-lo nas situaes em que, em sua opinio, a cooperao do rbitro assistente for necessria. O rbitro nunca deve consult-lo, pois ele o nico que tem poder de deciso. O rbitro deve consult-lo se os jogadores pedirem de maneira educada. 115) O rbitro pode relatar as advertncias e expulses sem expor os seus motivos? Depende do Regulamento da Competio. No, o rbitro sempre deve expor os motivos. Depende do Regulamento da Associao Nacional. Sim, se os infratores forem os membros da comisso tcnica. 116) O rbitro pode permitir a entrada do mdico no campo de jogo? No, em nenhuma situao. Sim, sempre. Sim, quando o jogo estiver paralisado para avaliar o jogador. Sim, mas somente se a leso for grave ou for com sangramento. 117) O rbitro tem que relatar as ocorrncias antes do incio da partida? Sim, caso o rbitro, os rbitros assistentes, o quarto rbitro ou todos eles tenham presenciado a ocorrncia. Sim, caso o assessor de rbitros tenha presenciado a ocorrncia. Depende do Regulamento da Competio. Sim, se apenas o rbitro presenciou a ocorrncia. 118) A autorizao do rbitro no necessria para... O jogador sair do campo de jogo para driblar um adversrio. O jogador voltar ao campo de jogo, aps recompor o seu equipamento. O jogador sair do campo de jogo para receber instrues tticas. O jogador voltar ao campo de jogo, aps receber atendimento mdico. 119) O rbitro pode expulsar um jogador antes do incio da partida? Sim, o rbitro poder expulsar um jogador que esteja no campo de jogo e suas imediaes antes do incio da partida, mas sua equipe iniciar o jogo com apenas 10 jogadores. O jogador expulso no poder ser substitudo. Sim, o rbitro poder expulsar um jogador que esteja no campo de jogo e suas imediaes antes do incio da partida. A sua equipe poder iniciar o jogo com 11 jogadores. O jogador expulso poder ser substitudo por um substituto relacionado. No, o rbitro no poder expulsar um jogador antes do incio da partida. O rbitro apenas relatar a ocorrncia. No, nunca. 120) O rbitro esquece os seus cartes no vestirio. Durante a partida, ele precisa utiliz-los. O que ele deve fazer? O rbitro poder advertir ou expulsar os jogadores verbalmente. Ele informar a punio ao jogador e aos capites de ambas as equipes. O rbitro paralisar o jogo e ir buscar os cartes. O rbitro no poder advertir ou expulsar nenhum jogador sem mostrar os cartes publicamente. O rbitro poder advertir e expulsar atravs de gestos, simulando a mostragem de um carto com suas mos. 121) Um jogador se lesiona levemente. Qual ser a deciso do rbitro? O rbitro paralisar o jogo e perguntar ao jogador se ele necessita de atendimento. Ele determinar o reincio de jogo atravs de bola ao cho. O rbitro paralisar o jogo e determinar o atendimento deste jogador fora do campo de jogo. O rbitro deve permitir o prosseguimento do jogo at que a paralisao seguinte. O rbitro deve permitir o prosseguimento do jogo. REGLA 06 Os rbitros Assistentes
13

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

122) No uma funo do rbitro assistente... Indicar que a bola ultrapassou completamente a linha lateral e a linha de meta. Indicar que um jogador est somente em posio de impedimento. Indicar que houve uma incorreo fora do campo visual do rbitro. Indicar a solicitao de uma substituio. 123) Em relao ao impedimento, mais prximo da linha de meta adversria, qual parte do corpo no faz parte dessa situao? A cabea. Os braos. O corpo. Os ps. 124) No necessrio utilizar o sinal eletrnico do bipe... Em um impedimento. Em faltas marcadas fora do campo visual do rbitro. Em arremessos laterais claros. Em situaes de gols (decises difceis) 125) Na execuo de um tiro penal durante a partida, qual a posio correta do rbitro assistente? Atrs da bandeirinha de canto. Ao lado dos postes de meta. Na interseo da linha de meta com a rea de meta. Na interseo da linha de meta com a rea penal. 126) Quem determina as funes e obrigaes dos rbitros assistentes? O rbitro. O Internacional F.A. Board. O Regulamento da Competio. As Regras de Jogo. 127) O rbitro valida um gol marcado com a mo por um atacante. O rbitro assistente v a infrao e informa ao rbitro antes do reincio do jogo. O rbitro deve aceitar a sinalizao do rbitro assistente? No, o gol j havia sido confirmado pelo rbitro. Sim, exceto se o primeiro ou segundo tempo tiver terminado, aps a marcao do gol. Sim, pois o jogo no foi reiniciado. No, pois o rbitro assistente apenas um membro consultivo e, neste caso, ele no deve levar em considerao a sua interveno. 128) O rbitro assistente marca a sada da bola pela linha lateral. O rbitro no observa a sinalizao do assistente e d continuidade partida. Um jogador atacante prossegue na jogada e faz um passe a um companheiro que marca o gol. Neste momento, o rbitro toma conhecimento da sinalizao do rbitro assistente. Qual ser a deciso do rbitro? O rbitro no validar o gol e determinar o reincio da partida com arremesso lateral, pois a bola no estava mais em jogo, a partir do momento que ultrapassou a linha lateral. O rbitro validar o gol, pois observou a sinalizao do assistente apenas aps a paralisao do jogo e, tambm, porque o rbitro j havia validado o gol. A partida ser reiniciada com bola ao cho, no local em que o gol foi marcado, pois essa situao no est prevista nas Regras do Jogo. A partida ser reiniciada com bola ao cho sobre a linha da rea de meta, pois essa situao no est prevista nas Regras do Jogo. 129) Em relao aos rbitros assistentes, qual das afirmaes seguintes no faz parte das suas funes? Indicar que a bola ultrapassou as linhas demarcatrias do campo de jogo. Sinalizar uma falta, independentemente do local. Indicar a solicitao de uma substituio. Indicar quando um jogador deve ser punido por estar em posio de impedimento. 130) O rbitro assistente deve indicar ao rbitro qualquer infrao que ocorra fora do campo visual do rbitro? No. Os rbitros assistentes somente devem indicar que a bola ultrapassou completamente os limites do campo de jogo. O assistente tambm deve indicar quando um jogador deve ser punido por estar em posio de impedimento.
14

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

Sim, mas somente se o jogo estiver paralisado. Sim. O rbitro assistente avalia se deve ou no sinalizar a infrao. 131) Por quais motivos o rbitro assistente pode entrar no campo de jogo? Para ajudar o rbitro em um confronto generalizado. Para controlar a distncia dos 9.15 m em infraes ocorridas perto dele. Quando o rbitro pede a sua aproximao para uma consulta. Todas as respostas esto corretas. 132) Os rbitros assistentes devem anotar as ocorrncias de uma partida, mesmo que haja quarto rbitro? Sim. No. Somente as advertncia e expulses devem ser anotadas. No, pois essa responsabilidade do quarto rbitro. 133) Os rbitros assistentes devem usar as bandeiras desenroladas durante a partida e devem estar de frente para o campo de jogo? Sim. No. Sim, desde que o vento no o impea. No, se no intervm na jogada. REGLA 07 _ A Durao da Partida 134) O rbitro pode alterar a durao do primeiro e segundo tempo devido luz insuficiente em que momento? Em qualquer momento da partida. Antes do incio da partida, desde que o Regulamento da Competio permita. Quando o quarto rbitro decidir. Quando os capites chegarem a um acordo. 135) Qual a durao mxima do intervalo? 10 minutos. 15 minutos. 12 minutos. 5 minutos. 136) O rbitro no indica o tempo que ser recuperado ao final do primeiro tempo, por exemplo. Qual ser a atitude do quarto rbitro? Indicar "0" na placa de substituio. Ele informar ao delegado da partida. Ele comunicar o fato s autoridades competentes. Ele no dever fazer nada. 137) Quem o responsvel pela recuperao do tempo perdido? O rbitro. O rbitro assistente. O quarto rbitro. O rbitro e os rbitros assistentes. 138) Quando uma partida no deve ser suspensa definitivamente? Quando o campo de jogo estiver impraticvel. Quando houver uma tempestade e clima perigoso. Quando houver iluminao insuficiente. Quando a equipe estiver perdendo de forma deliberada. 139) No primeiro tempo, durante a recuperao do tempo perdido, so realizadas substituies. O rbitro deve acrescentar esse novo tempo perdido? Sim, o rbitro deve indicar novamente a quantidade de tempo que ser acrescentada. Sim. No. O acrscimo fica a critrio do rbitro. 140) Se houver mais perda de tempo, alm do tempo indicado, qual ser a deciso do rbitro?
15

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

O rbitro far uma nova indicao do tempo perdido que ser recuperado. Ele prolongar o tempo para recuperar o novo tempo perdido. O rbitro no prolongar o perodo para recuperar o novo tempo perdido, mas comunicar o fato s autoridades competentes. O rbitro compensar o tempo perdido no segundo tempo. Simplesmente prolongar o tempo para recuperar o novo tempo perdido. 141) A recuperao do tempo perdido fica a critrio do rbitro. Ela obrigatria? Sim. No. Sim, mas somente no tempo normal da partida. No, o quarto rbitro decidir. 142) No momento em que o rbitro d o sinal de autorizao do tiro de sada, o jogador executor comete uma infrao antes da bola entrar em jogo. Qual ser a deciso do rbitro? Marcar um tiro de sada em favor da equipe adversria. Marcar um tiro de sada em favor da equipe adversria. A outra equipe pode executar o tiro de sada no segundo tempo. O rbitro tomar medidas disciplinares, se necessrio. O tiro de sada ser repetido. O rbitro no tomar medidas disciplinares. O tiro de sada ser repetido quantos vezes se fizerem necessrias. 143) O tema da Regra 7 : O incio e o reincio de jogo. Bola em jogo e fora de jogo. A durao da partida. Os rbitros assistentes. 144) Quando inicia-se uma partida de futebol? Quando o rbitro soa seu apito. Quando o rbitro inicia seu cronmetro. Quando a bola se movimentar. Quando o rbitro d o sinal e o tiro de sada executado corretamente. 145) O rbitro tem que tipo de autoridade na recuperao do tempo perdido? Autoridade parcial, pois se trata de um tempo adicional. Autoridade parcial. Ele pode punir apenas tecnicamente. Autoridade total, assim como nos outros momentos da partida. Autoridade para punir as agresses. 146) Se os jogadores pedirem, o rbitro tem que comunic-los sobre o tempo que falta para terminar a partida? No. Sim. No, porm se for durante a recuperao de tempo perdido, o rbitro deve informar aos jogadores. No, o quarto rbitro ser o responsvel pela comunicao pblica do tempo mnimo que ser recuperado, aps a deciso do rbitro. 147) Quem pode alterar a durao do intervalo de jogo? Os jogadores de ambos as equipes, em comum acordo. Os oficiais de ambas as equipes, em comum acordo e, desde que, haja uma justificativa. Somente o rbitro. Os capites de ambas as equipes, desde que o rbitro tenha sido previamente comunicado. 148) Se uma partida for suspensa definitivamente por um motivo previsto na Regra 5 antes de seu trmino, ela deve ser jogada novamente? Sim, sempre. No, o tempo restante ser jogado se o placar no indicar claramente o vencedor. Depende da Comisso Disciplinar e do Regulamento da Competio. No. 149) Quando o jogo ser reiniciado com bola ao cho? Quando a bola tocar em um jogador.
16

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

Quando a bola tocar no solo. Quando o rbitro deix-la cair. Quando o rbitro deix-la cair e a bola tocar em um jogador. 150) Na execuo de bola ao cho, a bola sai diretamente pela linha lateral ou de meta, aps tocar o solo, porm sem ter sido tocada por nenhum jogador. Qual ser a deciso do rbitro? Ele determinar o reincio de jogo com um novo bola ao cho no mesmo lugar da primeira execuo. O rbitro deixar o jogo prosseguir. O rbitro marcar um arremesso lateral a favor da equipe que tocou a bola por ltimo. Ele determinar o reincio de jogo com uma novo bola ao cho, executado sobre a linha lateral. 151) Se houver uma ocorrncia no prevista nas Regras do Jogo, qual ser a deciso do rbitro? Onde o jogo ser reiniciado? Deixar que o jogo continue, se no houver sido cometida, ao mesmo tempo, uma infrao pelos jogadores adversrios. Paralisar o jogo e o reiniciar com bola ao cho no local em que a bola estava no momento da paralisao. Determinar o reincio de jogo com arremesso lateral no local mais prximo em que a bola estava no momento da paralisao. Sempre dar continuidade partida. 152) Na execuo de bola ao cho, um jogador comete uma infrao antes da bola tocar o solo. Qual ser a deciso do rbitro? Advertir o jogador infrator e determinar a repetio do bola ao cho. Marcar um tiro livre direto ou indireto, dependendo da gravidade da infrao. Advertir, expulsar ou no tomar medidas disciplinares em relao infrao. O bola ao cho ser repetido. Advertir ou expulsar o jogador infrator, dependendo da gravidade da infrao. O rbitro marcar um tiro livre direto ou indireto. 153) O executor de um tiro de sada toca a bola pela segunda vez antes de que outro jogador a tenha tocado. Este tiro ser repetido? No, desde que o tiro de sada tenha sido executado corretamente. Sim, desde que a bola se movimente para frente. No, pois a Regra 8 no diz que tocar a bola duas vezes seguidas, antes de ela tocar em outro jogador seja uma infrao. Nenhuma resposta est correta. 154) Qual o posicionamento dos jogadores de ambas as equipes em um tiro de sada? Os jogadores da equipe executora devem estar em qualquer lugar de sua prpria metade de campo, inclusive em sua metade de crculo. Os jogadores da outra equipe devem estar em sua prpria metade de campo e fora do seu semicrculo. Apenas os jogadores que participaro da execuo do tiro de sada devem estar no crculo. Os outros jogadores devem estar em sua metade de campo, mas fora de seu semicrculo. As respostas a e b esto corretas. No h nenhum posicionamento determinado, desde que no atrapalhe a execuo do tiro de sada. 155) A bola estoura ou se danifica dentro da rea de meta. Onde o rbitro determinar o bola ao cho? Em qualquer lugar desta rea. Na linha da rea de meta paralela linha da rea de meta, no lugar mais prximo em que ela se encontrava no momento da paralisao. No lugar em que a bola estourou ou se danificou. Se ocorrer dentro da rea de meta, em qualquer lugar desta rea. Se ocorrer dentro da rea penal, no lugar em que a bola estourou ou se danificou. 156) Quando o jogo ser reiniciado com bola ao cho? Qual das seguintes respostas est correta? O rbitro deixar cair a bola em um lugar diferente daquele em que ela estava no momento da paralisao. O rbitro lanar a bola ao ar no local em que ela estava no momento da paralisao. O rbitro deixar cair a bola no local em que ela estava no momento da paralisao. As respostas a e b podem estar corretas.
17

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

157) Na execuo de um tiro de sada, um jogador chuta a bola diretamente no gol adversrio e ela entra. O gol ser vlido? No, sempre. No, a bola tem que ser tocada ou jogada por outro jogador antes de entrar na meta. Sim. No, exceto por um erro do rbitro. 158) O jogo no ser reiniciado com bola ao cho em qual das seguintes situaes? Quando houver uma segunda bola que interfira no jogo dentro do campo. Quando o rbitro paralisar o jogo por causa de uma leso grave de um jogador. Quando o jogo for paralisado por qualquer motivo no previsto nas Regras do Jogo. Quando houver uma troca de posio entre o goleiro e seu companheiro de equipe sem autorizao do rbitro. 159) Em todas as situaes necessrio o reincio de jogo com tiro de sada, aps a validao de um gol? Sim, sempre. No. No, exceto que o Regulamento da Competio exija. Fica a critrio do rbitro. 160) Qual das seguintes afirmaes uma condio necessria para a execuo correta do tiro de sada? Todos os jogadores devero estar em sua prpria metade de campo. O rbitro dar o sinal. A bola entrar em jogo no momento em que for chutada e se movimentar para frente. Todas as respostas esto corretas. 161) Quando houver uma prorrogao, um novo sorteio deve ser realizado, para decidir qual equipe executar um tiro de sada e qual a direo da meta que atacar? Sim. No, a equipe que executar o tiro de sada no primeiro tempo executar o tiro de sada na prorrogao. No, nunca. No, haver sorteio apenas se os capites no chegarem a um acordo. 162) Antes do tiro de sada, h um sorteio com moeda. Qual das seguintes afirmaes est correta? O vencedor escolher a direo em que atacar no primeiro tempo de partida. O vencedor escolher o tiro de sada. O vencedor escolher a direo em que atacar no primeiro tempo ou o tiro de sada. Nenhuma resposta est correta. 163) Qual das seguintes afirmaes est correta? O sorteio deve ser feito com uma moeda no centro do campo de jogo. O sorteio com moeda deve ser realizado nos vestirios antes de entrar no campo de jogo. A equipe que vencer o sorteio executar o tiro de sada no segundo tempo. A equipe que vencer o sorteio executar o tiro de sada no primeiro tempo. 164) Em um tiro de sada ... A bola deve estar imvel em qualquer parte do crculo central. O rbitro dar o sinal para a execuo do tiro de sada. Todos os jogadores, exceto o executor, devem permanecer a no mnimo 9.15 m da bola at que ela entre em jogo. Todos os jogadores, exceto o executor, devem permanecer a no mnimo 10 jardas da bola at que ela entre em jogo. 165) Em um bola ao cho, um jogador toca a bola com mo de forma deliberada, antes que ela toque o solo. Qual ser a deciso do rbitro? O rbitro marcar um tiro livre direto contra a equipe infratora. Expulsar o jogador infrator. O bola ao cho ser repetido. Ele advertir o jogador por conduta antidesportiva. O bola ao cho ser repetido. Nenhuma resposta est correta. 166) Quando a bola entra em jogo em um tiro de sada? No momento em que ela for chutada por um jogador. No momento em que a bola for colocada em movimento, aps o sinal do rbitro.
18

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

No momento em que a bola for chutada e se movimentar para frente, aps o sinal do rbitro. Nenhuma resposta est correta. 167) Qual ser a distncia entre os jogadores na execuo de um bola cho? No existe distncia. Aproximadamente a meio metro do rbitro. As Regras do Jogo no indicam uma distncia especfica, mas deve haver o mesmo nmero de jogadores por equipe neste reincio. As Regras do Jogo no indicam uma distncia especfica, mas deve haver um jogador de cada equipe. REGLA 09 _ A bola em jogo e fora de jogo 168) O rbitro valida um gol erroneamente, antes da bola entrar na meta ? Como o jogo deve ser reiniciado neste caso? O jogo dever ser reiniciado com bola ao cho, no local em que a bola se encontrava no momento da paralisao. O rbitro dar continuidade partida. As decises do rbitro so definitivas. O jogo ser reiniciado com bola ao cho no local em que o rbitro estava no momento do erro. O rbitro validar o gol e, aps a partida, ele enviar um relatrio s autoridades competentes. 169) A bola est em jogo em todos os momentos, inclusive quando ... Ultrapassar completamente a linha lateral ou de meta por ar ou por terra. Rebater nos postes, travesso ou bandeirinhas de canto e permanecer no campo de jogo. Rebater no rbitro ou no rbitro assistente colocado fora do campo de jogo. As respostas b e c esto corretas. 170) Em qual dessas situaes a bola est fora de jogo? Quando ultrapassar completamente a linha lateral ou a linha de meta, quer seja por terra ou pelo ar. Quando a bola tocar no rbitro assistente que estiver sobre a linha lateral. Quando a bola rebater nos postes, travesso ou bandeirinhas de canto e permanecer no campo de jogo. As respostas a e b esto corretas. 171) Quando a bola est fora de jogo? Quando o jogo for paralisado pelo rbitro. Quando a bola tocar na mo ou no brao de um jogador, exceto o goleiro dentro de sua rea penal. Quando a bola ultrapassar parcialmente a linha de meta, quer seja por terra ou pelo ar. Quando a bola estiver mais prxima do que a meta e o penltimo defensor. 172) sempre necessrio que o rbitro paralise a partida atravs do som do apito? No. Sim. No, pois esse som pode ter sido feito por algum espectador. Sim, desde que o rbitro no tenha soado o apito acidentalmente. 173) Um jogador chuta a bola em direo meta adversria, um espectador entra no campo de jogo para impedir o gol. Ele chega a tocar a bola levemente com a mo, porm no consegue evit-lo. Qual ser a deciso do rbitro? Anular o gol e o reiniciar com bola ao cho. Validar o gol. Anular o gol e o reiniciar com tiro livre indireto a favor da equipe atacante. Nenhuma das respostas est correta. 174) Em qual dos seguintes reincios de jogo no ser necessrio chutar a bola para que ela entre em jogo? Nos tiros de canto e tiros de sada. Nos arremessos laterais e nos bolas ao cho. Nos bolas ao cho e nos tiros penais. Nos tiros de meta e tiros de sada. 175) A bola toca na bandeirinha de canto durante o jogo. A bola continua em jogo? No. Sim, se no ultrapassar a linha lateral ou a linha de meta. Sim, sempre.
19

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

De acordo com a Regra 9, se a bola voltar ao campo de jogo, mesmo que ultrapasse uma das linhas limtrofes, ela continua em jogo. 176) O rbitro paralisa o jogo. Em qual dos seguintes casos de reincio, ele ocorrer em lugar diferente daquele em que a bola estava no momento da paralisao? No tiro penal. No tiro de canto. No tiro de sada. Todas as respostas esto corretas. 177) Em qual dos seguintes reincios de jogo, no pode ser marcado um gol diretamente? Um arremesso lateral. Um tiro de canto. Um tiro livre direto. Todas as respostas esto corretas. 178) Qual dos seguintes procedimentos no ser vlido para definir o vencedor de uma partida? A Regra dos gols marcados fora de casa. A prorrogao. Os tiros da marca penal. O sorteio atravs de uma moeda. 179) Um jogador atacante est entre os postes de meta e as redes (dentro do gol). Neste momento, um companheiro de equipe chuta a bola para dentro do gol. Qual ser a deciso do rbitro, se o jogador que est dentro da meta se mantiver imvel? Anular o gol, advertir o jogador infrator por conduta antidesportiva e determinar o reincio de jogo com tiro livre indireto, no local em que partiu o chute. Validar o gol. Validar o gol, pois o atacante no distraiu nenhum adversrio quando a bola entrou na meta. O rbitro advertir verbalmente este jogador. Anular o gol e advertir verbalmente este jogador. 180) Um gol ser marcado quando ... A bola ultrapassar totalmente a linha de meta entre os postes e por debaixo do travesso, desde que a equipe defensora no tenha cometido previamente uma infrao Regra do Jogo. A bola ultrapassar totalmente a linha de meta entre os postes e por debaixo do travesso. A bola ultrapassar totalmente a linha de meta entre os postes e por baixo do travesso, desde que a equipe atacante no tenha cometido previamente nenhuma infrao as Regra do Jogo. A bola ultrapassar a linha de meta. 181) No momento em que a bola est em jogo, o goleiro, de dentro de sua rea penal, lana a bola com as mos e marca um gol na meta adversria. Qual ser a deciso do rbitro? Anular o gol. No pode ser marcado um gol com as mos. Validar o gol. Marcar um tiro de meta. As respostas b e c podem estar corretas. 182) Uma partida que precisa ter um vencedor termina empatada... Ser decidida atravs de uma prorrogao. Ser decidida atravs da execuo dos tiros da marca penal. Ser decidida de acordo com o Regulamento da Competio. Ser decidida atravs do gol de ouro. 183) Durante o jogo, no momento em que a bola est entrando na meta, um espectador invade o campo para tentar evitar este gol. Qual ser a deciso do rbitro? Dar um bola ao cho. Sempre validar o gol. Validar o gol, se ele no interferir no jogo. Nenhuma resposta est correta. REGLA 11 O impedimento 184) Um jogador, em posio de impedimento, corre em direo bola, porm no interfere na ao do adversrio. O rbitro deve esperar que este jogador toque a bola para marcar o impedimento?
20

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

Fica a seu critrio. No, nunca. No, o rbitro deve paralisar o jogo imediatamente. Sim, o rbitro esperar para ver se o jogador em posio de impedimento interfere no jogo, tocando na bola. Se houver algum outro jogador atacante em posio legal, o rbitro tambm dever aguardar. 185) Um jogador, que est em posio de impedimento, recebe a bola de um companheiro que interceptou um passe de um adversrio. Qual ser a deciso do rbitro? O rbitro dar continuidade partida, pois a bola veio de um adversrio. Marcar um tiro livre indireto por impedimento. Se o jogador que estava em posio de impedimento no participar do jogo, o rbitro dar continuidade partida. O rbitro dar continuidade partida, pois o defensor no tocou voluntariamente a bola. 186) Uma vantagem pode ser aplicada em uma situao de impedimento? No, a vantagem no pode ser aplicada na Regra 11. Sim, a vantagem pode ser aplicada, porm no na rea penal. No, a vantagem no pode ser aplicada em um impedimento. Sim, a vantagem pode ser aplicada, desde que a equipe defensora tenha o pleno controle da bola. 187) Em um bola ao cho pode haver um impedimento? No, porque a bola vem do rbitro. Sim, desde que o atacante esteja em posio de impedimento. No, porque o atacante no pode ficar em posio de impedimento. Sim, desde que a bola venha de um defensor e o atacante esteja em posio de impedimento. 188) A Regra 11: " O impedimento", diz que no haver impedimento se o jogador receber a bola diretamente de... Um tiro de meta. Um tiro de canto. Um arremesso lateral. Todas as respostas esto corretas. 189) Um jogador no estar em posio de impedimento se: Estiver na mesma linha de que o penltimo adversrio. Estiver na mesma linha de que os ltimos adversrios. Estiver em sua prpria metade de campo. Todas as respostas esto corretas. 190) Haver impedimento se um jogador receber a bola diretamente de: Um tiro de meta. Um tiro livre indireto. Um arremesso lateral. Um tiro de canto. 191) Um jogador, em posio de impedimento, recebe a bola diretamente de um tiro de meta de seu goleiro e, em seguida, marca um gol. Qual ser a deciso do rbitro? Anular o gol e marcar um tiro livre indireto por interferir no jogo. Anular o gol, advertir o jogador e determinar o reincio de jogo com tiro livre indireto por interferir no jogo. Validar o gol. Nenhuma das respostas est completamente correta. 192) Um defensor abandona o campo por sua linha de meta para deixar seu adversrio em posio de impedimento. Qual ser a deciso do rbitro? Se a bola estiver no controle da equipe adversria, ele permitir que o jogo continue. Quando a bola estiver fora de jogo, o rbitro advertir o defensor por deixar deliberadamente o campo de jogo sem sua autorizao. Marcar o impedimento. Dar prosseguimento partida. O rbitro sempre paralisar a partida. Ela ser reiniciada com tiro livre indireto, a favor da equipe adversria, por sair deliberadamente do campo de jogo sem sua autorizao.
21

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

193) Em qual das seguintes situaes pode existir um impedimento? Se o jogador receber a bola diretamente de um lanamento com as mos de seu goleiro. Se receber a bola de um tiro de canto. Se receber a bola de um arremesso lateral. Em nenhuma das situaes anteriores. 194) Um jogador, em posio de impedimento, recebe a bola de um tiro de meta. Qual ser a deciso do rbitro? Marcar um tiro livre indireto contra a equipe do jogador infrator por interferir no jogo. Dar prosseguimento partida. Deixar o jogo prosseguir se a bola tocar em qualquer outro jogador. Deixar o jogo prosseguir se a bola tocar em outro jogador. 195) Qual a definio de estar envolvido em jogo ativo? Interferir no jogo. Interferir em um adversrio. Ganhar vantagem por estar naquela posio. Todas as respostas esto corretas. 196) Em relao Regra 11, a linha mdia do centro de campo pertence qual equipe? Esta linha pertence equipe dos jogadores que tenham os seus ps sobre esta linha no momento do passe. Por ser a linha que define o impedimento, ela pertence equipe atacante. Por ser a linha que define o impedimento, ela pertence equipe defensora. A linha no pertence a ningum, pois ela no tem nenhuma funo. REGLA 12 _ As Faltas e Incorrees 197) Um jogador, exceto o goleiro, toca a bola deliberadamente com seu brao dentro de sua rea penal. O rbitro... O rbitro deixar que o jogo continue. Punir a equipe do jogador infrator com um tiro penal. Punir a equipe do jogador infrator com um tiro livre indireto. O rbitro advertir o jogador infrator por conduta antidesportiva e punir a equipe infratora com um tiro livre indireto. 198) Um jogador impede o avano do adversrio atravs de contato fsico. O rbitro... Punir a equipe infratora com um tiro livre direto ou tiro penal. Punir a equipe infratora com um tiro livre indireto. Dar prosseguimento partida. O rbitro advertir o jogador infrator por conduta antidesportiva. O jogo ser reiniciado com bola ao cho. 199) Um jogador coloca-se sobre a bola intencionalmente por um tempo exagerado. O rbitro... Advertir o jogador por conduta antidesportiva e punir a sua equipe com um tiro livre direto. Marcar um tiro livre indireto contra a equipe infratora. Advertir o jogador por conduta antidesportiva e punir a sua equipe com um tiro livre indireto. O rbitro deixar o jogo prosseguir. 200) O rbitro pode omitir uma advertncia de um jogador no relatrio da partida? No, todas as advertncias devem constar no relatrio da partida. Sim, sempre. Fica a critrio do rbitro. Sim, mas somente se o capito da equipe se desculpar. 201) Dois ou mais jogadores podem disputar a bola com um adversrio ao mesmo tempo? No, nunca. Sim, desde que a disputa seja legal. Sim, desde que a disputa de bola no seja imprudente. Sim, desde que a disputa da bola no seja com o uso de fora excessiva. 202) Um jogador defensor comea a segurar um atacante fora de sua rea penal, mas continua segurando-o dentro da rea. O rbitro...
22

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

Punir a equipe infratora com um tiro penal. Punir a equipe infratora com um tiro livre direto, pois a infrao comeou fora da rea penal. Punir a equipe infratora com um tiro livre indireto dentro da rea penal. Deixar o jogo continuar. 203) Na execuo de um bola ao cho, antes da bola tocar o solo, um jogador d um chute em seu adversrio com uso de fora excessiva. Qual ser a deciso do rbitro? Adverte-o por conduta antidesportiva e reinicia o jogo com um novo bola ao cho. Expulsa-o por conduta violenta e reinicia o jogo com um novo bola ao cho. Expulsa-o por jogo brusco grave e reinicia o jogo com um novo bola ao cho. Expulsa-o por jogo brusco grave e marca um tiro penal contra a sua equipe. 204) Dentro do campo de jogo, dois jogadores da mesma equipe, com a bola em jogo, cometem atos de conduta antidesportiva ou violenta entre eles. Qual ser a deciso do rbitro? O rbitro os advertir ou os expulsar. A equipe infratora ser punida com tiro livre indireto no local da infrao. O rbitro os advertir. A equipe infratora ser punida com tiro livre direto no local em que a bola estava quando se cometeu a infrao. O rbitro os advertir ou os expulsar. A equipe infratora ser punida com tiro livre indireto no local em que se encontrava a bola no momento da infrao. O rbitro os expulsar e determinar o reincio de jogo atravs de bola ao cho no local em que se cometeu a infrao. 205) O capito pode advertir um jogador de sua equipe por uma infrao punvel com uma advertncia? Sim, para evitar a expulso. No, nunca. Sim, desde que, antes da advertncia, ele tenha consultado o treinador de sua equipe. No, porm ele poder, aps consultar o treinador, exigir a substituio do jogador infrator. 206) Um jogador, com a bola em jogo, acende um cigarro dentro do campo de jogo. O rbitro... Advertir o jogador por conduta antidesportiva. A equipe infratora ser punida com tiro livre indireto. Advertir o jogador por conduta antidesportiva. A partida ser reiniciada com bola ao cho. Advertir o jogador por conduta antidesportiva. A equipe infratora ser punida com tiro livre direto. No toma medida nenhuma, j que esta situao est contemplada nas Regras do Jogo. 207) Qual do seguinte requisito bsico no necessrio para a marcao de uma falta? A bola estar em jogo. A falta ocorrer dentro do campo de jogo. A falta ter sido cometida contra o adversrio. Todas as respostas esto corretas. 208) O goleiro pega a bola com as mos, aps t-la recebido diretamente de um passe feito com a perna, por um companheiro de equipe. O rbitro marcar a infrao? Sim, sempre. No. Sim, mas somente se o goleiro no segurar a bola com as mos. Sim. A infrao cometida pelo jogador que passa a bola de maneira deliberada. O infrator ser punido por conduta antidesportiva. 209) Uma entrada na disputa de bola, que coloque em risco a integridade fsica do adversrio deve ser punida como... Jogo brusco grave. Conduta violenta. Conduta antidesportiva. Jogo perigoso. 210) Um jogador simula haver recebido uma falta dentro do campo de jogo, com o objetivo de enganar o rbitro. Que deciso deve ser tomada? Advertir o jogador somente se a simulao ocorrer dentro da rea penal adversria. Advertir verbalmente o jogador na prxima paralisao da partida. Advertir o jogador por conduta antidesportiva. A equipe infratora ser punida com tiro livre indireto.
23

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

O rbitro no poder mostrar carto amarelo por essa infrao. Ele apenas deve chamar a ateno do jogador para que ele se comporte com mais desportividade. 211) Um jogador expulso pode ficar na rea tcnica? No, nunca. Sim, desde que ele esteja devidamente identificado. Sim, desde que ele permanea calado. No, a menos que seja um dos jogadores que haviam sido substitudos. 212) Um jogador d uma entrada por trs em um adversrio para tirar-lhe a bola, utilizando fora excessiva. O rbitro... Expulsar o jogador e punir a sua equipe com tiro livre indireto. Advertir o jogador e punir a sua equipe com tiro livre direto. Dar continuidade partida. Expulsar o jogador e punir a sua equipe com tiro livre direto ou tiro penal. 213) Um tiro livre indireto ser marcado a favor da equipe adversria, se um jogador cometer uma das seguintes quatro infraes. Jogar de maneira perigosa. Segurar um adversrio. Tocar a bola deliberadamente com as mos, exceto o goleiro dentro de sua rea penal. Cuspir em um adversrio. 214) Antes de a bola entrar em jogo em um tiro livre, um jogador agride seu adversrio com uso de fora excessiva. Qual ser a deciso do rbitro? Advertir o jogador infrator. O jogo ser reiniciado com bola ao cho. Expulsar o jogador infrator. O tiro livre ser executado normalmente. Expulsar o jogador infrator. O jogo ser reiniciado com tiro penal. Todas as respostas podem estar corretas. 215) Com a bola em jogo, um jogador faz um gesto ofensivo ao pblico? Expulsar o jogador e punir a sua equipe com tiro livre direto. Advertir o jogador e determinar o reincio de jogo com bola ao cho. Expulsar o jogador e punir a sua equipe com tiro livre indireto. Advertir o jogador e punir a sua equipe com tiro livre indireto. 216) Um jogador passa uma rasteira em um adversrio e, dessa forma, evita uma oportunidade clara de gol da equipe adversria Qual ser a sua punio disciplinar? Advertncia. Expulso. Advertncia verbal. Nenhuma resposta est completamente correta. 217) Uma equipe ser punida com um tiro livre indireto, se o goleiro, dentro de sua rea penal... Tocar a bola com as mos, aps hav-la recebido de um passe feito com os ps de um companheiro de equipe. Demorar mais de seis segundos para colocar a bola em disputa, aps hav-la controlado com as mos. Voltar a tocar a bola com as mos, aps hav-la colocado em disputa, antes que algum outro jogador a tenha tocado. Todas as respostas so infraes punveis com tiro livre indireto. 218) Qual das seguintes infraes cometidas pelo goleiro ser punida com expulso? Ser culpado de jogo brusco grave. Ser culpado de conduta violenta. Empregar linguagem ofensiva, grosseira, obscena e/ou gestos semelhantes. Todas as respostas so infraes punveis com expulso. 219) Um jogador, que havia pedido autorizao do rbitro para deixar o campo de jogo, agride um adversrio com uso de fora excessiva, antes de ultrapassar a linha do campo de jogo. Qual ser a deciso do rbitro? Expulsar o jogador infrator e determinar o reincio de jogo atravs de um bola ao cho. Expulsar o jogador infrator e punir a sua equipe com tiro livre indireto. Expulsar o jogador infrator e punir a sua equipe com tiro livre direto. Duas das respostas anteriores podem estar corretas.
24

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

220) O rbitro pode mostrar carto amarelo ou carto vermelho para um jogador dentro do vestirio? Sim, sempre. No. Sim, mas somente se for por conduta violenta. Sim, mas somente se um oficial da equipe estiver presente. 221) Dois jogadores adversrios, acidentalmente, saem do campo momentaneamente. Aps a sada deles e com a bola em jogo, um dos jogadores, que est disputando a bola, agride o rosto de seu adversrio com uso de fora excessiva. Qual ser a deciso do rbitro? Deixar o jogo continuar, pois a infrao foi cometida fora de jogo. Aplicar a vantagem. Na paralisao seguinte, o rbitro advertir ou expulsar o jogador infrator, por causa da gravidade da infrao. Expulsar o jogador infrator e punir a sua equipe com tiro livre indireto. Expulsar o jogador infrator e determinar o reincio de jogo com bola ao cho. 222) O capito de uma equipe pode expulsar um companheiro do campo de jogo? Sim, para beneficiar o jogo e evitar uma agresso. No, nunca. No, somente o treinador poder tomar essa deciso. Sim, se ele consultar previamente o treinador de sua equipe, para evitar incidentes. 223) Um jogador, com a bola em jogo, aplaude uma deciso da arbitragem, em uma atitude de protesto. O rbitro... O rbitro advertir o jogador por conduta antidesportiva. O rbitro advertir o jogador por conduta antidesportiva. A equipe infratora ser punida com tiro livre direto, no local em se produziu a infrao, exceto se o rbitro puder aplicar a vantagem. O rbitro advertir o jogador e punir a sua equipe com tiro livre indireto, no local em que a ao foi produzida, exceto se o rbitro puder aplicar a vantagem. O rbitro expulsar o jogador por gesticular de maneira ofensiva. A equipe infratora ser punida com tiro livre indireto, no local em que a ao foi produzida, exceto se o rbitro puder aplicar a vantagem. 224)Um jogador, com a bola em jogo, agride o rbitro. Qual ser a deciso do rbitro? O rbitro expulsar o infrator. O jogo ser reiniciado com bola ao cho. O rbitro expulsar o infrator. A equipe ser punida com tiro livre direto. Aplicar a vantagem. Na paralisao seguinte, o rbitro expulsar o infrator quando a bola estiver fora de jogo. Expulsar o jogador infrator e punir a sua equipe com tiro livre indireto. 225) Na execuo de um bola ao cho, um jogador defensor agride seu adversrio com o uso de fora excessiva, antes de a bola tocar no solo. Qual ser a deciso do rbitro? Expulsar o jogador por conduta antidesportiva. O jogo ser reiniciado com um novo bola ao cho. Expulsar o jogador por conduta violenta. O jogo ser reiniciado com um novo bola ao cho. Expulsar o jogador por jogo brusco grave. O jogo ser reiniciado com um novo bola ao cho. Expulsar o jogador por jogo brusco grave. O jogo ser reiniciado com tiro livre indireto. 226) A bola deve ser considerada como um objeto, quando utilizada para agredir o adversrio? No, nunca. Sim, sempre. Sim, mas somente se a bola atingir o adversrio. Sim, mas somente se a ao ocorrer contra um adversrio. 227) Um jogador, com a bola em jogo, agride um adversrio com uso de fora excessiva. Que infrao esta? Jogo brusco grave. Conduta violenta. Conduta antidesportiva. Nenhuma resposta est correta. 228) Das infraes seguintes, aponte qual delas est descrita nas Regras do Jogo como uma infrao punvel com advertncia, de acordo com a Regra 12. Entrar ou voltar a entrar no campo de jogo sem a autorizao do rbitro. Ser culpado de conduta antidesportiva.
25

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

Desaprovar com palavras ou aes. Todas as respostas esto corretas. 229) Das infraes seguintes, aponte qual delas uma infrao descrita nas Regras do Jogo como uma infrao punvel, de acordo com a Regra 12. Ser culpado de conduta violenta. Ser culpado de jogo brusco grave. Receber uma segunda advertncia na mesma partida. Todas as respostas esto corretas. 230) Um goleiro segura a bola, aps um chute da equipe adversria. No momento em que ele vai lan-la para fora da rea penal, o goleiro,acidentalmente, lana a bola para dentro de seu prprio gol. Este ser vlido? Sim, a bola est em jogo. No, pois no se pode marcar um gol diretamente em sua prpria meta. No, deve ser marcado um tiro de canto contra a equipe do goleiro. Fica a critrio do rbitro, de acordo com o Regulamento da Competio. 231) Dois jogadores da mesma equipe disputam a bola com um adversrio... Isso sempre ser punvel com tiro livre direto a favor da equipe adversria. Isso sempre ser punvel com tiro livre indireto a favor da equipe adversria. Isso nem sempre ser falta. Depende da maneira como se disputa a bola. Isso sempre ser punvel com tiro livre direto ou indireto a favor da equipe adversria. 232) Qual das seguintes infraes punida com tiro livre direto? Saltar sobre um adversrio. Dar ou tentar dar um chute no adversrio. Cuspir no adversrio. Todas as respostas esto corretas. 233) Um jogador, com a bola em jogo, agride o rbitro em sua rea penal. Qual ser a sua deciso? Expulsar o jogador infrator. A equipe infratora ser punida com tiro penal. Expulsar o jogador infrator. O jogo ser reiniciado com bola ao cho. Expulsar o jogador infrator. A equipe infratora ser punida com tiro livre indireto. Deixar que o jogo continue. 234) Um jogador ser advertido se ele cometer umas das seguintes infraes. Aponte qual das alternativas no ser punida com advertncia. Ser culpado de conduta antidesportiva. Infringir persistentemente as Regras do Jogo. Empregar linguagem ofensiva, grosseira, obscena ou gestos de mesma natureza. Retardar o reincio de jogo. 235) Um jogador, com a bola em jogo, agride um companheiro de equipe com uso de fora excessiva dentro de sua rea penal. Qual ser a deciso do rbitro? Expulsar o jogador agressor. O jogo ser reiniciado com bola ao cho no local em que se encontrava a bola no momento da paralisao. Expulsar o jogador agressor. A sua equipe ser punida com um tiro penal. Expulsar o jogador agressor. A sua equipe ser punida com tiro livre indireto no local em que a infrao foi cometida. Expulsar o jogador agressor. A sua equipe ser punida com tiro livre direto no local em que a infrao foi cometida. 236) Um jogador atacante pode tirar a bola que est na palma da mo do goleiro, utilizando a cabea? Sim, sempre. No, nunca. Sim, se, na opinio do rbitro, essa ao no for perigosa. Fica a critrio do rbitro. 237) No momento em que o goleiro est tentando lanar a bola com as mos, um adversrio a intercepta, impedindo-o de lan-la. Isto est permitido? Sim, o fato de impedir que o goleiro lance a bola com as mos no uma infrao. No, o fato de impedir que o goleiro lance a bola com as mos uma infrao. O rbitro paralisar o jogo e determinar o seu reincio atravs de um tiro livre indireto a favor da equipe adversria.
26

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

No, o fato de impedir que o goleiro lance a bola com as mos no uma infrao. O jogador ser advertido e a partida ser reiniciada com tiro livre direto a favor da equipe adversria. No, o fato de impedir que o goleiro lance a bola com as mos uma infrao. O jogador ser advertido e a partida ser reiniciada com tiro livre indireto a favor da equipe adversria. 238) Quando o rbitro pode marcar uma falta? Em todos os momentos, menos no intervalo. Somente com a bola em jogo. Sempre que a bola esteja em jogo. Desde o incio da partida at o seu final. REGRA 13 Os Tiros livres 239) Um jogador executa um tiro livre dentro de sua rea penal. Quando os jogadores adversrios podem entrar nesta rea? Em qualquer momento. Aps a bola ter sido chutada e se movimentar. Os jogadores no podem entrar at a bola tocar em outro jogador. Quando a bola sair da rea penal. 240) O rbitro marca um tiro livre indireto a favor da equipe atacante fora da rea penal. Ele se esquece de levantar o brao e a bola chutada diretamente no gol adversrio. Qual ser a deciso do rbitro? Determinar a repetio do tiro livre indireto por causa do seu erro. Validar o gol. Marcar um tiro de meta a favor da equipe defensora. Dar um bola ao cho. 241) Um jogador executa um tiro livre rapidamente. Um adversrio, colocado a menos de 9.15 metros da bola, intercepta-a. Qual ser a deciso do rbitro? Advertir o adversrio por retardar o reincio de jogo e determinar o seu reincio com a repetio do tiro livre. Dar continuidade ao jogo. Advertir o adversrio por desrespeitar a distncia regulamentar na execuo de um tiro livre e determinar a sua repetio. Dar continuidade ao jogo. Na paralisao seguinte, advertir o jogador adversrio. 242) Um jogador executa um tiro livre dentro de sua rea penal rapidamente, antes de que seus adversrios tenham sado desta rea. Qual ser a deciso do rbitro? Paralisar imediatamente o jogo e determinar o seu reincio atravs de bola ao cho. Paralisar o jogo, advertir o jogador por desrespeitar a distncia regulamentar e marcar um tiro livre indireto. Deixar o jogo prosseguir, se o adversrio no tocar na bola antes de ela sair diretamente da rea penal. Nenhuma resposta est correta. 243) Um jogador executa rapidamente um tiro livre, mesmo tendo um adversrio a 5 metros do local da infrao. A bola toca no adversrio. Qual ser a deciso do rbitro? Dar continuidade partida. Advertir o adversrio e determinar a repetio do tiro livre. Determinar a repetio do tiro livre em todos os casos. Dar prosseguimento partida e, na paralisao seguinte, advertir o infrator. 244) Em um tiro livre direto a favor da equipe defensora dentro da rea penal, em que momento a bola entra em jogo? No momento em que ela der uma volta sobre a sua circunferncia. No momento em que ela sair completamente da rea penal, aps ter sido chutada e tocada novamente. No momento em que ela sair da rea penal, aps ter sido chutada por um defensor. No momento em que ela sair da rea penal, dentro dos limites do campo de jogo, aps ter sido chutada por um jogador da equipe defensora. 245) Aps a execuo de um tiro livre, um jogador volta a tocar a bola aps ela bater no rbitro e antes de tocar em outro jogador. Qual ser a deciso do rbitro?
27

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

Marcar um tiro livre indireto contra a equipe do jogador que tocou a bola duas vezes seguida. Marcar um tiro livre direto contra a equipe do jogador que tocou a bola duas vezes. Deixar o jogo continuar, caso haja uma vantagem. Todas as respostas anteriores podem estar corretas. 246) Um jogador executa, rapidamente, um tiro livre indireto em sua rea penal. A bola bate em adversrio dentro desta rea e entra no gol. Este ser vlido? No, o tiro livre indireto ser repetido. No, o rbitro deve marcar um tiro de meta. Sim, uma vez que o jogador executor, ao faz-lo rapidamente, renunciou ao direito de ter seus adversrios fora da rea penal. Sim, pois o adversrio no teve inteno de jogar a bola. 247) Um jogador, fora de sua rea penal, executa um tiro livre em direo sua meta. O goleiro tenta evitar que a bola entre no gol, porm mesmo tocando-a, ele no consegue evit-lo. Qual ser a deciso do rbitro? Validar o gol. Determinar a repetio do tiro livre. Marcar um tiro de canto. Punir esta equipe com tiro livre indireto, pois o goleiro tocou a bola para evitar que ela entrasse na meta. 248) Em um tiro livre, aps colocar os jogadores defensores na distncia regulamentar, o rbitro observa que o goleiro est arrumando a barreira. Qual ser a deciso do rbitro? Esperar a formao da barreira e, depois, autorizar a execuo do tiro livre atravs do apito. Autorizar a execuo atravs do apito. Esperar um tempo razovel e autorizar a execuo do tiro livre atravs do apito. Esperar um sinal do goleiro para autorizar a execuo do tiro livre atravs do apito. 249) Na execuo de um tiro livre indireto dentro da rea penal, o rbitro obrigado a erguer o brao? Se for obrigatrio, quando ele deve baix-lo? Ser obrigatrio. O rbitro deve baixar o brao no momento em que a bola sair da rea penal. Ser obrigatrio. O rbitro deve baixar o brao no momento em que a bola entrar em jogo. No, este sinal serve apenas de orientao para os jogadores. Ser obrigatrio. O rbitro deve baixar o brao no momento em que a bola for tocada por outro jogador ou deixar de estar em jogo. 250) Um tiro livre indireto, executado em direo meta adversria, bate em um adversrio e entra no gol. Este ser vlido? No, a bola deve ser tocada por outro jogador de maneira voluntria. Sim, se o tiro foi executado corretamente. No, pois a bola deve ser tocada por um companheiro do executor. Nenhuma resposta est correta. 251) Na execuo de um tiro livre, um defensor pede ao rbitro que sua equipe forme a barreira a 9.15 metros da bola. Isto permitido? No, mas o rbitro estabelecer a distncia de 9.15 metros. No, somente a equipe que sofreu a infrao pode pedir a distncia regulamentar de 9.15 metros. Sim, a equipe infratora tambm tem direito de solicitar a distncia regulamentar. Sim, mas somente se o pedido for feito pelo capito da equipe defensora. 252) Na execuo de um tiro livre fora da rea penal a favor da equipe defensora, a bola toca no rbitro e, em seguida, entra no gol. Qual ser a sua deciso? Determinar a repetio do tiro. Nunca se pode beneficiar o infrator. Determinar a repetio do tiro. Nesta situao o gol no poder ser validado. Marcar um tiro de canto. Nenhuma resposta est completamente correta. 253) Qual ser o local da execuo de um tiro livre a favor da equipe defensora dentro de sua rea de meta? Em qualquer lugar, desde que seja dentro da rea penal. Na linha da rea de meta, paralela linha de meta, no ponto mais prximo do local em que ocorreu a infrao. Na parte superior da rea de meta, mais prxima do local em que a infrao foi marcada pelo rbitro.
28

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

Em qualquer lugar desta rea de meta. 254) O rbitro marca um tiro livre direto contra a equipe "A". Um jogador da equipe "B" executa-o e a bola entra diretamente na meta. Este gol ser vlido? No. Sim, exceto se a bola tocar em um dos postes ou travesso antes de entrar na meta. A bola dever entrar diretamente na meta. Sim, sempre. Sim, se o gol for marcado na meta da equipe A. 255) Na execuo de um tiro livre, um defensor, que est dentro de sua rea penal, passa a bola ao seu goleiro, que tambm est dentro desta rea. Este segura a bola com as mos. Qual ser a deciso do rbitro? Marcar um tiro livre indireto a favor da equipe adversria. Determinar a repetio do tiro livre e advertir o defensor por retardar o reincio da partida. Marcar um tiro livre indireto, por segurar a bola com as mos, aps t-la recebido diretamente de um passe feito com os ps por um companheiro. Determinar a repetio do tiro livre. 256) H um tiro livre a favor da equipe defensora dentro da rea de meta. Em que local os adversrios devem ficar? Fora da rea penal. Em qualquer local. A 9.15 m. da bola. Nenhuma resposta est correta. 257) Em um tiro livre em que houver a solicitao de formao de barreira, em que local os adversrios devem ficar? A uns 10 passos. A aproximadamente 9.50 m. A no mnimo 9.15 m. A no mnimo a 9,15 m da bola; quando houver um tiro livre a favor de uma equipe defensora, os adversrios tambm devem permanecer fora da rea penal. 258) Na execuo de um tiro livre prximo linha lateral, o executor chuta a bola diretamente para fora do campo por esta linha. Qual ser a deciso do rbitro? Marcar um arremesso lateral. Determinar a repetio do tiro livre. Determinar a repetio do tiro livre, pois a bola no havia entrado em jogo. Nenhuma resposta est correta. 259) Qual jogador pode solicitar ao rbitro a fomao da barreira na execuo de um tiro livre? O jogador que recebeu a infrao. Qualquer jogador da equipe que cometeu a infrao. Qualquer jogador da equipe adversria daquela que cometeu a infrao. Qualquer jogador da equipe beneficiada com o tiro livre ou qualquer outro defensor. REGLA 14 O Tiro Penal 260) O rbitro determina a repetio do tiro penal, porque o goleiro se adiantou de sua linha de meta, antes que a bola tenha sido chutada. Outro jogador pode executar o segundo tiro penal? Sim, mas apenas se for previamente identificado. No. Sim, com autorizao do capito da equipe adversria. No, exceto se o primeiro executor se lesionar. 261) Na execuo de um tiro penal, o goleiro se adianta de sua linha de meta, antes que a bola tenha sido chutada e a desvia pela linha de meta para tiro de canto. Qual ser a deciso do rbitro? Determinar a repetio do tiro penal. Deixar o jogo continuar. Advertir o goleiro e determinar a repetio do tiro penal. Marcar um tiro livre indireto a favor da equipe adversria. 262) Na execuo de um tiro penal, em um campo encharcado, o executor coloca a bola ao lado da marca penal. Isto permitido?
29

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

Sim, se a marca penal estiver cheia de gua. Sim, sempre. Sim, com a autorizao do capito da equipe adversria. No. A bola deve estar colocada sobre a marca penal. 263) O rbitro pode marcar um tiro penal, se um defensor cometer uma falta em sua rea penal, mesmo que a bola esteja fora desta rea? Sim, desde que a falta cometida for uma das 10 infraes punveis com tiro livre direto, o jogador que sofreu a falta estiver dentro desta rea e a bola estiver em jogo. Sim, desde que a falta cometida for uma das 10 infraes punveis com tiro penal. O jogador que sofreu a falta precisa estar dentro da rea penal e a bola tambm. No, nunca. Sim, mas somente se o jogador que sofreu esta falta estiver dentro da rea de meta e a bola estiver em jogo. 264) Um jogador, que havia sido advertido com o carto amarelo, comete uma outra infrao punvel com carto amarelo, na execuo dos tiros da marca penal para determinar o vencedor da partida. O jogador infrator ser expulso por segunda advertncia? No, mas o rbitro relatar o fato e o enviar as autoridades da partida. O jogador infrator no poder mais participar da execuo dos tiros da marca penal. Sim. A outra equipe tambm reduzir o nmero de jogadores. Sim. No, pois a partida j havia terminado. 265) Em um tiro penal, qual das seguintes afirmaes no est correta? A bola ser colocada na marca penal. O executor chutar a bola para frente. O executor do tiro no poder tocar a bola antes que ela tenha tocado em um ou em ambos os postes, travesso, goleiro ou qualquer combinao destes. A bola entrar em jogo no momento em que ela for chutada e se movimentar para frente. 266) O rbitro determina a repetio do tiro penal, porque o goleiro se adiantou em relao linha de meta, antes da execuo. Na repetio deste penal necessrio que o mesmo executor chute a bola? Sim, a nova execuo deve ser feita pelo mesmo jogador. No, outro jogador pode execut-lo, mas no ser necessrio informar o rbitro. No, outro jogador pode execut-lo, mas ser necessrio informar o rbitro. Nenhuma resposta est correta. 267) O rbitro marca um tiro penal, o executor coloca a bola na marca penal rapidamente e, sem autorizao do rbitro, chuta e marca o gol. Qual ser a deciso do rbitro? Validar o gol. Determinar a repetio do tiro penal. Determinar a repetio do tiro penal e advertir o executor. Validar o gol e advertir o executor por conduta antidesportiva. 268) Na execuo de um tiro penal, um jogador passa a bola para frente para um companheiro que a chuta e marca o gol. Este ser vlido? Sim, desde que o companheiro do executor esteja atrs do executor. Sim, desde que sejam observados os procedimentos do tiro penal. No. No, pois as Regras do Jogo determinam claramente que o tiro penal deve ser executado diretamente ao gol adversrio. 269) O rbitro d o sinal de autorizao para a execuo do tiro penal e, antes de que a bola esteja em jogo, um jogador de cada equipe se coloca a menos de 9.15 m da bola. Qual ser a deciso do rbitro? Deixar o jogo continuar e, na prxima paralisao, ele advertir ambos os jogadores. Ele advertir ambos os jogadores e determinar a repetio do tiro penal. Ele interromper a execuo do tiro penal a advertir verbalmente os infratores. Determinar a repetio do tiro penal. 270) Em um tiro penal, o jogador executor passa a bola para trs para um companheiro que chuta e marca o gol. Qual ser a deciso do rbitro? No validar o gol. O tiro penal ser repetido.
30

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

No validar o gol. O jogo ser reiniciado com tiro livre indireto contra a equipe executora do tiro penal. Validar o gol. Nenhuma resposta est correta. 271) Um jogador pode trocar de posio com seu goleiro na execuo dos tiros da marca penal para determinar o vencedor da partida? Sim, qualquer jogador habilitado poder trocar de posio com seu goleiro em qualquer momento, desde que o rbitro seja informado e que ele coloque uma camisa que o diferencie dos demais jogadores e dos rbitros. No. Sim, mas somente antes do incio da execuo dos tiros da marca penal. Nenhuma resposta est correta. 272) Um jogador executa o tiro penal antes da autorizao do rbitro. O tiro penal ser repetido? No. Se o rbitro no puder aplicar a vantagem, sim. Sim. Nenhuma resposta est correta. REGLA 15 O arremesso lateral 273) Um gol pode ser marcado diretamente de um arremesso lateral? Sim, mas somente na meta adversria. Sim, desde que o arremesso lateral tenha sido executado corretamente. Sim, sempre. No, nunca. 274) Qual a distncia que os jogadores adversrios devem permanecer na execuo de um arremesso lateral? Entre 1 e 1.5 m. A no mnimo 9.15 m. A no mnimo 2 m. No existe distncia regulamentar. 275) Qual das seguintes afirmaes est incorreta em relao execuo de um arremesso lateral? O executor deve estar de frente para o campo de jogo. O executor deve usar ambas as mos. O executor dever lanar a bola da parte de trs da cabea. O executor deve ter uma parte de ambos os ps sobre a linha lateral ou fora do campo de jogo. 276) No momento de lanar a bola com as mos, o executor de um arremesso lateral salta. Qual ser a deciso do rbitro? Deixar o jogo continuar. Paralisar o jogo e marcar um tiro livre indireto a favor da equipe adversria. Marcar um arremesso lateral a favor da equipe adversria. Paralisar o jogo e determinar o reincio de jogo atravs de um bola ao cho. 277) Quando a bola entra em jogo em um arremesso lateral? Assim que a bola sair das mos do executor. Assim que a bola percorrer uma distncia igual a sua circunferncia. Assim que a bola entrar no campo de jogo. Assim que a bola entrar no campo de jogo, aps o arremesso lateral ter sido executado de maneira correta. 278) Na execuo de um arremesso lateral, o adversrio pode ficar na frente do executor? Sim, se ele no estiver a menos de 2 m da linha lateral. Sim, se ele estiver no campo de jogo. Sim, se ele no se movimentar e estiver no campo de jogo. Sim, inclusive se saltar um pouco, para impedir o arremesso lateral. 279) Na execuo de um arremesso lateral, um jogador adversrio pode ficar a menos de 2 m do executor, atrapalh-lo e, ainda, no ser advertido?

31

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

Sim. No necessrio advertir o adversrio, se o executor conseguir colocar a bola em jogo normalmente. No, o infrator dever ser advertido. Sim, desde que no salte ou gesticule. Fica a critrio do rbitro. 280) Em um arremesso lateral, o jogador executor pisa com um dos ps na linha lateral. Qual ser a deciso do rbitro? Marcar um arremesso lateral a favor da equipe adversria. Determinar a repetio do arremesso lateral. Deixar o jogo seguir, pois o jogador executor colocou apenas um dos ps e, isso, no infrao. Deixar o jogo seguir. 281) A bola ultrapassou completamente a linha lateral. Antes da execuo do arremesso, o jogador agride seu adversrio com uso de fora excessiva. Qual ser a deciso do rbitro? Expulsar o jogador infrator por conduta violenta e marcar um tiro livre indireto, no local em que a bola estava no momento da agresso. Expulsar o jogador infrator por conduta violenta e marcar um tiro livre direto sobre a linha lateral. Expulsar o jogador infrator por conduta violenta e determinar a execuo do arremesso lateral. Nenhuma resposta est correta. 282) Um jogador executa um arremesso lateral de joelhos, mas com os seus ps fora da linha lateral do campo. Qual ser a deciso do rbitro? Deixar o jogo continuar. Marcar um tiro livre indireto a favor da equipe adversria. Marcar um arremesso lateral a favor da equipe adversria. Marcar um arremesso lateral a favor da mesma equipe, pois a bola no entrou em jogo. 283) Um arremesso lateral executado de maneira incorreta. A vantagem pode ser aplicada? No, a menos que seja uma oportunidade clara de gol. Sim, sempre. Sim. No, nunca. 284) Um jogador executa um arremesso lateral incorretamente, mas, na opinio do rbitro, o executor ainda lanou a bola no adversrio com uso de fora excessiva. Qual ser a deciso do rbitro? O rbitro expulsar o infrator e punir a sua equipe com tiro livre direto no local em que ocorreu a infrao. O rbitro expulsar o jogador infrator e marcar um arremesso lateral a favor da equipe adversria. O rbitro expulsar o jogador infrator e marcar um arremesso lateral a favor da mesma equipe. O rbitro expulsar o jogador infrator e determinar o reincio de jogo atravs de bola ao cho. 285) Um arremesso lateral executado em local diferente daquele em que a bola saiu do campo de jogo. Qual ser a deciso do rbitro? Deixar o jogo continuar. Marcar um novo arremesso lateral a favor da mesma equipe. Marcar um arremesso lateral a favor da equipe adversria. Advertir o jogador por conduta antidesportiva, pois ele executou incorretamente o arremesso lateral. O rbitro determinar a execuo de um novo arremesso lateral a favor da equipe adversria. 286) Na execuo de um tiro de meta, o adversrio pode permanecer dentro da rea penal? Sim, desde que o adversrio no interfira no jogo. Sim, desde que o adversrio esteja a no mnimo 9.15 metros. No, todos os adversrios devero permanecer fora da rea penal, at que a bola entre em jogo. Sim, sempre. 287) Na execuo de um tiro de meta, um adversrio intercepta a bola, antes de ela sair da rea penal. Qual ser a deciso do rbitro? Paralisar o jogo e determinar a repetio do tiro de meta. Deixar o jogo continuar. Paralisar o jogo e dar um bola ao cho. Paralisar o jogo e marcar um tiro livre indireto a favor da equipe adversria. 288) Quando a bola entrar em jogo em um tiro de meta?
32

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

Quando se movimentar e for chutada por outro jogador. Quando for chutada diretamente e sair da rea de meta. Quando for chutada diretamente e sair da rea penal. Quando for chutada de qualquer lugar de dentro da rea de meta, por um jogador da equipe defensora. 289) Um tiro de meta pode ser executado de qualquer lugar da rea de meta? Sim, sempre. No, nunca. Sim, mas somente o goleiro. No. O tiro de meta ser executado do lado mais prximo da trave por onde a bola saiu. 290) Um jogador executa um tiro de meta, a bola toca no rbitro que est dentro da rea penal, mas entra em jogo. Qual ser a deciso do rbitro? Paralisar o jogo e dar um bola ao cho. Paralisar o jogo e marcar um tiro livre indireto a favor da equipe adversria. Paralisar o jogo e determinar a repetio do tiro de meta. Deixar o jogo continuar. 291) Na execuo de um tiro de meta, um jogador chuta a bola diretamente para dentro de sua meta. Qual ser a deciso do rbitro? Determinar a repetio do tiro de meta, se a bola entrar no gol ou ultrapassar a linha de meta, sem sair da rea penal. Validar o gol. Sempre determinar a repetio do tiro de meta. No validar o gol e dar um bola ao cho. 292) Aps a execuo de um tiro de meta, mas antes da bola sair da rea penal, um adversrio entra na rea. Neste momento, este jogador atingido com uma entrada temerria pelo defensor. Qual ser a deciso do rbitro? Expulsar o jogador infrator e determinar a repetio do tiro de meta. Advertir o jogador infrator e determinar a repetio do tiro de meta. Marcar um tiro penal. Advertir o jogador infrator e marcar um tiro penal. 293) Na execuo de um tiro de meta, antes da bola sair da rea penal, ela toca no rbitro, em um defensor e, em seguida, entra na meta da equipe defensora. Qual ser a deciso do rbitro? Dar um bola ao cho no local em que a bola tocou o rbitro. Marcar um tiro de canto. Determinar repetio do tiro de meta. Nenhuma resposta est correta. 294) Aps a execuo de um tiro de meta, a bola no sai da rea penal. Qual ser a deciso do rbitro? Deixar o jogo continuar, pois no houve infrao. Deixar o jogo continuar, caso a bola tenha ultrapassado a linha da rea de meta. Determinar a repetio do tiro de meta. Determinar a repetio do tiro de meta, que ser executado por outro jogador da mesma equipe. 295) Na execuo de um tiro de canto, os adversrios devero permanecer a no mnimo 9.15 metros do(a)... Quarto de crculo de canto em que a bola est. Bandeirinha de canto em que a bola est. Bola que entrar em jogo. Nenhuma resposta est correta. 296) Aps a execuo de um tiro de meta, a bola sai da rea penal e, por causa do vento, volta rea e entra no gol, antes de tocar em qualquer outro jogador. Qual ser a deciso do rbitro? Marcar um tiro de canto, pois um gol no pode ser marcado diretamente de um tiro de meta em seu prprio gol. Determinar a repetio do tiro de meta, pois a bola no estava em jogo. Validar o gol. Nenhuma resposta est correta. 297) Um gol pode ser marcado diretamente de um tiro de meta? No.
33

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

Sim, em ambas as metas. No, pois um gol no pode ser marcado diretamente de um tiro de meta. Sim, na meta adversria. 298) A bola deve ser colocada em qual lugar da rea de meta, quando ela sair pelo lado direito das traves? No. Ela deve ser colocada no ponto mais prximo da rea de meta por onde a bola saiu. No. Ela deve ser colocada direita da rea de meta. Sim. Ela deve ser colocada em qualquer lugar da rea de meta, mas sempre sobre uma linha desta rea. Sim. Ela pode ser colocada em qualquer lugar da rea de meta. 299) Um jogador executa um tiro de meta, a bola toca no rbitro, que est fora da rea penal. Em seguida, a bola jogada por um adversrio que tambm est fora desta rea. Ele domina a bola, chuta-a e marca um gol. O rbitro... Anular o gol e determinar a repetio do tiro de meta. Anular o gol, pois a bola no estava em jogo. Validar o gol. Anular o gol e marcar um tiro livre indireto no local em que a bola tocou no rbitro. 300) Um jogador executa corretamente um tiro de meta, mas por causa de um forte vento, a bola volta para dentro da rea penal. Depois disso, o executor desvia a bola com a mo para evitar que ela entre no gol. Qual ser a deciso do rbitro? Marcar um tiro livre indireto por tocar a bola pela segunda vez, antes que ela tenha tocado em outro jogador. Determinar a repetio do tiro de meta. Marcar um tiro penal e expulsar o jogador infrator por impedir um gol voluntariamente com as mos. Marcar um tiro penal ou um tiro livre indireto. 301) Um gol pode ser marcado diretamente de um tiro de meta na meta adversria? Sim, sempre. No, nunca. Sim, s vezes. No, se no foi executado pelo goleiro. 302) Um gol pode ser marcado diretamente de um tiro de canto em ambas as metas? No, no pode ser marcado um gol diretamente de um tiro de canto. Sim, em qualquer uma das metas. No, somente na meta adversria. No, se o gol for marcado em sua prpria meta, o tiro de canto ser repetido. 303) A Regra 16 ... O arremesso lateral. O tiro de canto. O tiro de meta. O tiro penal. 304) Um jogador executa um tiro de canto, aps a bola tocar no poste de meta, ela entra no gol, enquanto h um jogador atacante em posio de impedimento. Qual ser a deciso do rbitro? Validar o gol. Determinar a repetio do tiro de canto. No validar o gol e dar um tiro de meta, por causa da interferncia do jogador em posio de impedimento. No validar o gol e marcar um tiro livre indireto a favor da equipe adversria por interferir no jogo. 305) necessrio que a bola saia do quarto de crculo para entrar em jogo? Sim. A bola entrar em jogo quando a bola der uma volta sobre a sua circunferncia. Sim. A bola tem que sair totalmente do quarto de crculo. Sim, desde que os quartos de crculos estejam pintados. No, nunca. 306) Um gol pode ser marcado diretamente de um tiro de canto? No, nunca.
34

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

Sim, em todos os casos. Sim, mas somente na meta adversria. Sim, desde que a execuo do tiro de canto seja feita por qualquer jogador, menos o goleiro. 307) Na execuo de um tiro de canto, um jogador toca, ligeiramente, a bola para trs com o calcanhar, porm ela no sai do quarto de crculo. Qual ser a deciso do rbitro? Deixar o jogo continuar. Paralisar o jogo e determinar a repetio do tiro de canto, pois a bola no saiu do quarto de crculo. Paralisar o jogo e dar um bola ao cho. Paralisar o jogo e punir a equipe executora com tiro livre indireto. 308) Na execuo de um tiro de canto, o executor pode colocar a bola sobre a linha do quarto de crculo? No, nunca. No, a bola tem que estar completamente dentro do quarto de crculo. Sim, se, pelo menos, um quarto da bola estiver dentro do quarto de crculo. Sim, desde que a bola no esteja completamente fora do quarto de crculo. 309) Qual a distncia mnima que o adversrio deve ficar do quarto de crculo, na execuo de um tiro de canto? 9.15 metros. 10 metros. 5 metros. 4 metros. 310)Quando a bola entra em jogo em um tiro de canto? Quando a bola for chutada para frente. Quando o executor tocar na bola. Quando for chutada e se movimentar. Quando a bola sair do quarto de crculo. 311) marcado um tiro de canto a favor de uma das equipes. O goleiro desta equipe decide execut-lo. Qual ser a deciso do rbitro? Permitir a execuo. No permitir a execuo. Advertir o goleiro por abandonar a rea penal. Nenhuma resposta est correta. 312) Qual das seguintes afirmaes est incorreta em relao execuo de um tiro de canto? A bola ser colocada dentro do quarto de crculo mais prximo. Os adversrios devero permanecer a no mnimo 9.15 m do quarto de crculo at a bola entrar em jogo. Somente o executor do tiro de canto poder tocar a bola pela segunda vez, antes que a bola tenha tocado em outro jogador. A bola ser chutada por um jogador da equipe atacante. 313) Na execuo de um tiro de canto, o jogador eleva a bola com um ou ambos os ps. Qual ser a deciso do rbitro? Deixar o jogo continuar. Paralisar o jogo e dar um bola ao cho. Paralisar o jogo e punir a equipe infratora com tiro livre indireto. Paralisar o jogo e ordenar a repetio do tiro de canto. 314) Na execuo de um tiro de canto, a bola chutada enquanto est se movimentando. O rbitro pode aplicar vantagem? No. Sim, se houver vantagem clara a favor da equipe adversria. Sim, sempre. Fica a critrio do rbitro. 315) Na execuo de um tiro de canto, um jogador executa o tiro e marca um gol em sua prpria meta? Qual ser a deciso do rbitro? Advertir o jogador e marcar um tiro de canto a favor da outra equipe. Advertir o jogador e determinar a repetio do tiro de canto.
35

COMUNICADO 005/ENAF/04.02.13 TRIVIA REGRAS DE FUTEBOL 2012/2013

Determinar o reincio de jogo atravs de um tiro de canto a favor da equipe adversria. Nenhuma resposta est correta. 316) O rbitro permitir que um jogador retire, momentaneamente, a bandeira de canto, na execuo de um tiro de canto? Sim, desde que a bandeira de canto seja recolocada logo em seguida. Sim, desde que no atrapalhe a execuo do tiro de canto. No, o rbitro determinar que a bandeira de canto seja recolocada antes do reincio de partida. Se, na opinio do rbitro, o jogador for culpado de uma conduta antidesportiva, o infrator ser advertido com carto amarelo. No, o rbitro assistente dever impedir que o jogador retire a bandeira de canto. 317) Na execuo de um tiro de canto, a bola, aps tocar no rbitro, entra na meta adversria. Qual ser a deciso do rbitro? Determinar a repetio do tiro de canto. Anular o gol e dar um bola ao cho, no local em que a bola tocou no rbitro. Validar o gol. Anular o gol e marcar um tiro de meta. 318) Um jogador, aps a execuo de um tiro de canto, toca a bola pela segunda vez com a mo, antes que ela seja tocada por outro jogador. Qual ser a deciso do rbitro? Punir a sua equipe com tiro livre indireto por tocar duas vezes a bola. Determinar a repetio do tiro de canto. Deixar o jogo continuar. Punir a sua equipe com tiro livre direto ou tiro penal. Alm disso, o rbitro tomar medidas disciplinares, se forem necessrias. 319) Um jogador executa um tiro de canto, aps a bola bater em dos postes, ela volta a ser jogada pelo executor, antes de ter sido tocada por outro jogador. Ele domina a bola e consegue marcar o gol. Qual ser a deciso do rbitro? Anular o gol e dar um bola ao cho. Anular o gol e marcar um tiro de meta. Anular o gol. Advertir o jogador por conduta antidesportiva. A equipe infratora ser punida com tiro livre indireto. Anular o gol e punir a sua equipe com tiro livre indireto. 320) Aps a execuo de um tiro de canto, aps a bola percorrer alguns metros, ela estoura ao tocar em um corpo estranho. Qual ser a deciso do rbitro? Determinar a repetio do tiro de canto com uma nova bola. Dar um bola ao cho com uma nova bola, no quarto de crculo. Dar um bola ao cho com uma nova bola, no local em que a primeira bola estourou. Nenhuma resposta est correta. Reviso: Instrutor Futuro III Silvia Regina de Oliveira Traduo: Vicente Romano Neto

36

Das könnte Ihnen auch gefallen