Sie sind auf Seite 1von 27

Bol. Mus. Para. Emlio Goeldi, Cincias Humanas, Belm, v. 1, n. 3, p. 33-59, set-dez.

2006

Arqueologia na F ortaleza de So Jos de Macap Fortaleza


Archeology at the F ortress of So Jos in Macap Fortress

Marcos Pereira Magalhes I

Resumo: Este artigo argumenta que o principal objetivo da construo da Fortaleza de So Jos de Macap no foi militar, mas representa um empreendimento de colonizao e ocupao territorial, atravs da fixao de uma populao comprometida com a Coroa portuguesa, cujos objetivos militares mais especficos, que eram a defesa contra outros conquistadores e base de ataque para a conquista de novos territrios (as minas peruanas), sempre exerceram papel secundrio. Palavras-chave: Arqueologia histrica. Histria da Amaznia. Arquitetura militar. Abstract: This article supposes that the main goal for the construction of Fortaleza de So Jos de Macap, instead of to be a military one, it was a occupation and colonization enterprising, which was done by settling a population loyal to the Portuguese Kingdom, whose more specific military objective, defense against others conquerors and base to conquer new lands (the Peruvian mines), always performed a minor function. Keywords: Historical archaeology. Amazonian history. Military arquitecture.

Museu Paraense Emlio Goeldi. Coordenao de Cincias Humanas/Arqueologia. Pesquisador. Belm, Par, Brasil (mpm@museugoeldi.br).

33

Arqueologia na Fortaleza de So Jos de Macap

INTRODUO A Fortaleza de So Jos de Macap um dos mais importantes monumentos militares do sculo XVIII existentes no territrio brasileiro. Ela sintetiza os mtodos e as estratgias de ocupao e defesa desenvolvidas pela Coroa Portuguesa para a conquista definitiva da Amaznia e tambm para atingir a encosta oriental dos Andes. Se na poca este ltimo objetivo no foi alcanado, por outro lado mostrou essa tendncia, especialmente sculos mais tarde, quando, ento, a Repblica Brasileira anexou o territrio do Acre. O corredor de fortificaes que defendia a entrada do rio Amazonas foi bastante ambicioso, entretanto, o principal resultado alcanado no foi essencialmente militar, mas sim um empreendimento de colonizao e ocupao territorial, atravs da fixao de uma populao comprometida com a Coroa Portuguesa, cujos objetivos militares mais especficos, que eram a defesa contra outros conquistadores e a instalao de uma base de ataque para a conquista de novos territrios (as minas peruanas), sempre exerceram papel secundrio. De todo modo, aps muitos anos de divergncia entre as polticas externas da Coroa Portuguesa e suas estratgias para a Amaznia, a sua edificao iniciada em 29 de junho de 1764, com a autorizao de D. Jos I. O projeto foi elaborado depois que uma comisso, coordenada por Henrique Antnio Gallucio, estudou os Tratados sobre Fortificaes de Manuel Azevedo Fortes. Com adaptaes realidade local, adotaram o Vauban de engenharia francesa do sculo XVII, com bases defensivas da guerra de posio expressada no oitavo modelo do construtor Sebastin de Le Preste, o Marqus de Vauban (ALCNTARA; ALCNTARA, 1979). O sistema adotado compreendeu um quadrado com baluartes pentagonais nos vrtices, denominados N. Sra. da Conceio, So Jos, So Pedro e Madre de Deus, e cercado externamente por outros elementos arquitetnicos de reforo defesa. Aps quase 20 anos, a construo foi concluda em 19 de maro de 1782 com 107 peas de artilharia de grosso calibre, e simplificada aps o gasto

de muito dinheiro e a perda de muitas vidas, entre elas a de Gallucio, o engenheiro que a iniciou e nela ainda trabalhou por muitos anos. A simplificao foi feita excluindo, principalmente, os elementos externos previstos, ainda que, como posteriormente constatado, no em sua integridade. A conseqncia mais marcante da construo da Fortaleza de So Jos de Macap, entretanto, foi, sem dvida, a criao da Vila de Macap e o seu significativo desenvolvimento durante este perodo. To marcante que, desde ento, Macap tornou-se o principal centro urbano da foz esquerda do Amazonas. Por tudo isto, esta fortificao tem especial valor para a compreenso da formao e da identidade da populao regional. Pelos motivos acima expostos, de grande importncia todo esforo voltado para o estudo, conservao e restaurao deste monumental conjunto arquitetnico. Entretanto, a conscincia desta importncia tem sido bastante irregular ao longo da histria. A Fortaleza, desde sua inaugurao, alternou momentos de ocupao com outros de completo abandono. As ocupaes, por outro lado, nem sempre foram adequadas e as reformas que regularmente as precediam foram meramente funcionais. O seu tombamento como patrimnio histrico nacional na dcada de 1950, em parte, diminuiu os riscos de interferncias nefastas, mas no as eliminou completamente. Aes predatrias, inclusive, relativamente recentes, foram levadas adiante mesmo estando sob a proteo da lei. Desde o seu tombamento, duas importantes iniciativas foram tomadas. A primeira, empreendida na dcada de 1970, no foi concluda, mas deu incio a importantes estudos que culminaram no levantamento e recuperao da documentao original existente. Apoiados pelo governo Hening, o casal de arquitetos Alcntara, atravs da iconografia levantada e de algumas prospeces realizadas, forneceu uma srie de elementos de ordem arquitetnica que possibilitaram o desenvolvimento de um projeto de restaurao adequado.

34

Bol. Mus. Para. Emlio Goeldi, Cincias Humanas, Belm, v. 1, n. 3, p. 33-59, set-dez. 2006

A iniciativa definitiva teve incio com o governo Capiberibe, que em fins da dcada de 1990 tomou a deciso poltica de investir num projeto de restaurao e uso responsvel, comprometido com as caractersticas histricas e monumentais da Fortaleza de So Jos de Macap, iniciativa esta mantida pelo governo posterior. Como resultado disso, uma srie de dvidas de cunho histrico e arquitetnico vieram superfcie, s quais os documentos e a iconografia relativos ao perodo da construo no respondiam com suficiente clareza. Foi a partir deste ponto que se verificou a necessidade de uma prospeco arqueolgica que complementasse e at indicasse a correo da documentao iconogrfica existente. Contudo, antes mesmo do projeto de restaurao iniciado pelo governo de Capiberibe, outras iniciativas com os mesmos objetivos gerais j haviam sido propostas. Uma delas foi apresentada ao Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN) pela DPJ Arquitetos Associados, atravs do arquiteto Jos Freire da Silva Ferreira, em 1988, com a qual teve incio nossa participao nas prospeces arqueolgicas da Fortaleza de So Jos de Macap. Assim, considerando que, apesar dos padres gerais da arquitetura militar europia, cada nao apresentou solues particulares para situaes semelhantes (intertnicas, polticas e econmicas), parte-se do princpio que as relaes entre o contexto comportamental e o registro arqueolgico poderiam revelar as diferentes estratgias estabelecidas pelo colonizador portugus quando da construo da Fortaleza. Por outro lado, ao serem abordados os contextos sistmicos de constituio desse stio, ou seja, as atividades humanas que resultaram na formao do registro arqueolgico, busca-se a

identificao do rol das atividades ali envolvidas (PREUCEL; HODDER, 1996). Enfim, busca-se identificar, nas atividades relacionadas ao subsistema militar-econmico, em diferentes momentos e perspectivas, os comportamentos diversos que se entrecruzaram e interpenetraram historicamente, que pudessem ser encontrados no registro arqueolgico (KUZNAR, 1997).

MTODO DE PESQUISA
Estudos envolvendo o relacionamento do registro arqueolgico com a dinmica comportamental tm recebido grande apoio terico desde, especialmente, a dcada de 1990 (TRIGGER, 1995; HODDER, 1996; TSCHAUNER, 1996). Esses estudos implicam, em resumo, no dever de correlacionar o registro arqueolgico dinmica comportamental. Isto dever ser feito extraindo-se do registro arqueolgico esttico a dinmica das sociedades do passado atravs de analogias generalizantes, utilizando fatos observados no presente (KUZNAR, 1997; TSCHAUNER, 1996; RAAB; GOODYEAR, 1984). Segundo Trigger (1995)
as correlaes aplicam-se a todas as situaes nas quais as capacidades cognitivas e de comportamento humanas forem as mesmas que aquelas observadas no homem moderno.

Elas ainda buscam relacionar o espao entre o contexto arqueolgico e o contexto sistmico atravs de generalizaes sobre as relaes entre o comportamento humano e a cultura material e os processos de formao do registro arqueolgico (SCHIFFER, 1987). Entre as categorias de refugo propostas por Schiffer1 (1972) e por South2 (1977), para os casos dos stios histricos, nenhuma delas ajustou-se ao detectado

Primrio, quando o material descartado em seu contexto original de uso; secundrio, quando o local de descarte final no o mesmo do local de uso; e refugo de fato, quando o material alcana o contexto arqueolgico sem o desempenho de atividade de descarte. Perifrico, quando o material descartado afastado de uma edificao ou em terrenos baldios; e adjacente, quando ocorre o descarte em pores imediatas edificao.

35

Arqueologia na Fortaleza de So Jos de Macap

na Fortaleza de Macap. O material encontrado estava depositado no interior da edificao, mas havia sido ali colocado, posteriormente, por motivos no relacionados s suas deposies naturalmente possveis. Enfim, ali encontraram-se por razes no relacionadas ao seu uso original. Ao tomar por base terica os autores citados, procura-se, na medida do possvel, adapt-la realidade encontrada e tambm aos objetivos. O objetivo principal, ao longo das trs excurses realizadas, foi subsidiar, arqueologicamente, a restaurao da Fortaleza de So Jos de Macap. Paralelamente anlise intra-stio considerada, buscaram-se as relaes possveis entre os aspectos econmicos, militares e os elementos de ordem social e natural que orientaram a construo da Fortaleza e seus efeitos sobre a formao colonial local. Assim, foram identificados diversos elementos de ordem histrica que sustentaram a dinmica socioeconmica, a qual culminou com os rumos que a construo da Fortaleza seguiu. Tais rumos, como j havia sido notado por Flannery e Winter (1976) para a dinmica de formao dos stios arqueolgicos em geral, foram regulados por hierarquias prprias da comunidade, mas associadas ao contexto internacional histrico que lhe deu origem. Por outro lado, considerando que a cultura material simboliza a relao entre povos e objetos e que seu significado cultural, suas estratgias e suas mensagens simblicas podem ser decifrados pela contextualizao dos artefatos (YOFFEE; SCHERRATT, 1993), tenta-se explanar as circunstncias econmicas e histricas que resultaram na construo, tal como foi realizada, da Fortaleza de So Jos de Macap. Os procedimentos de campo foram bastante simplificados. Partindo da anlise de antigos relatrios e da iconografia existente sobre os modos de construo da Fortaleza, deduziram-se os pontos a

serem examinados com o mnimo de escavao possvel (o que nem sempre ocorreu), devido otimizao do tempo disponvel e a fim de evitar possveis danos no caso de clculos errados. Foram feitos cortes de 1 m2 em locais precisos, outros de at 2 m2 em locais nem to precisos, mas tambm no aleatrios, e, em casos de dvidas maiores, trincheiras de 0,5 m de largura com at 4 m de extenso (para casos especficos associados a um menor nvel de informao documental). Optou-se por esta estratgia porque, em geral, ela a mais adequada para o exame de reas bem definidas, reduzindo julgamentos equivocados sobre o comportamento espacial dos dados (JOHNSON, 1984; BLANKHOLM, 1991).

PROCEDIMENTOS
Para um projeto de restaurao o mais importante so os quesitos de ordem estrutural. Assim, a prospeco e as escavaes arqueolgicas necessrias deveriam solucionar certas dvidas que pairaram sobre essas questes, bastante urgentes, j que a iconografia disponvel no era capaz de esclarecer o destino final da construo de certos elementos arquitetnicos da Fortaleza. Os principais pontos apresentados a serem esclarecidos referiam-se localizao e identificao da estrutura do Redente; da estrada coberta e contra-escarpas do Revelim e Baluarte So Jos; das rampas circulares de acesso estrada coberta; do assoalho dos blocos 7 e 8 na praa principal; das pontes de acesso que teriam existido entre a estrada coberta e o revelim e entre este e a entrada principal (Casa do rgo). Alm disso, havia dvida sobre o sistema de drenagem e capitao de esgoto, no que diz respeito forma como funcionaria e direo que seguia. E, por fim, das baterias baixas que estariam situadas entre a Praa Fortificada e o rio Amazonas (Figura 1).

36

Bol. Mus. Para. Emlio Goeldi, Cincias Humanas, Belm, v. 1, n. 3, p. 33-59, set-dez. 2006

Figura 1. Planta geral da Fortaleza de So Jos de Macap.

37

Arqueologia na Fortaleza de So Jos de Macap

OS RESULTADOS A s pontes
Conforme as plantas de 1775 (Figuras 2 e 3) e, mais tarde, a de 1805 (Figura 4), de Francisco Jos da Costa Roxa, deveriam ter sido construdas duas pontes de acesso, uma ligando o revelim porta principal e outra ligando a estrada coberta ao revelim. As duas roldanas da primeira ainda se apresentavam visveis acima da porta principal da Casa do rgo e estavam distantes uma da outra cerca de 5,2 m, dimenso correspondente quela da parte mvel medida na referida planta. A largura do fosso seco nesse trecho de 20 m. A outra, tambm observada na planta de 1805, tinha a mesma orientao, mas deveria ser considerada a forma quebrada da ponte e a sua largura definida pelo espaamento das duas colunas da porta principal do Revelim, tal como observada na planta de fevereiro de 1775 (Figura 3). O objetivo das escavaes realizadas foi a identificao e localizao das fundaes das pontes. De imediato foram identificados dois elementos complicadores: a existncia de asfalto, tanto no fosso entre o Revelim e a Praa Fortificada, quanto entre o revelim e a estrada coberta; e o assentamento de esgoto que passava ao longo do primeiro fosso. O asfaltamento desses fossos, que foram transformados em rua, implicou no revolvimento de uma lmina do subsolo e do posterior aterro do solo ento terraplanado. J o esgoto representou a destruio de elementos estruturais at uma profundidade de 80 cm e numa largura de 50 cm. A prospeco das pontes de acesso foi o aspecto mais polmico dentro do projeto de restaurao da Fortaleza de So Jos. Na dcada de 1970, o casal Alcntara j havia prospectado e localizado as bases de apoio entre o Revelim e o acesso principal, mas interferncias diversas, inclusive posteriores publicao dos resultados da prospeco (alm do asfaltamento do fosso seco e da rede de esgoto, foi construda uma rampa de acesso em alvenaria, ligando este casa do rgo), destruram boa parte das evidncias.

Alm disto, no estava claro se as bases encontradas estavam de acordo com o projeto original identificado na iconografia associada (1805). Por outro lado, faltava resolver a questo da existncia ou no da ponte entre a estrada coberta e o revelim. Sobre esta, embora constasse em planta, no havia nenhuma referncia nos relatrios de obra. Elas j eram observadas em duas plantas anteriores datadas de 1775 e em outra mais antiga, de 1765, contudo, em cada planta apresentava formas arquitetnicas diferentes. A de 1805 concordava com a de 1765, mas conflitava com a de 1775, a nica que registrava a forma quebrada da ponte. Tal como no caso da ponte entre o Revelim e a casa do rgo, todas apontavam para a existncia de uma elavadia. Havia, ainda, especulaes um tanto fantasiosas, como a possibilidade dela no ter tido base e ter corrido sobre um trilho. Evidentemente, a constatao da existncia da ponte para o acesso principal era um indicativo da existncia provvel da ponte de acesso para o revelim. Esta, porm, como constatado posteriormente, no era uma premissa vlida, mas, de qualquer modo, foi a motivao principal para a sua procura.

A ponte entre o Revelim e a Casa do rgo


Levando em conta as escavaes preliminares realizadas em 1990, objetivando fornecer dados para o projeto de restaurao da DPJ, constatou-se uma brutal interferncia na rea prxima entrada principal, portanto, optou-se por iniciar as escavaes em frente ao Revelim. O ponto selecionado foi estabelecido segundo a observao local. Rente parede do Revelim, num dos pontos extremos do possvel tabuleiro da ponte, foi realizado um corte de 1,5 m2. A 40 cm de profundidade, distando aproximadamente a 45 cm da parede, detectou-se o negativo de uma marca de esteio de madeira, a partir da qual se calculou o alinhamento do outro esteio, paralelo a esta cerca de 4 cm de distncia. Assim, fez-se o alinhamento das bases. No se sabia, com preciso, a distncia entre as bases, ento, partiu-se de uma medida deduzida do relatrio

38

Bol. Mus. Para. Emlio Goeldi, Cincias Humanas, Belm, v. 1, n. 3, p. 33-59, set-dez. 2006

Figura 2. Ponte de acesso principal/ Revelim, Fortaleza de So Jos de Macap.

39

Arqueologia na Fortaleza de So Jos de Macap

a)

b)

Figura 3. Planta baixa das bases a) 2A e b) 5A (escala 1/12,5).

40

Bol. Mus. Para. Emlio Goeldi, Cincias Humanas, Belm, v. 1, n. 3, p. 33-59, set-dez. 2006

dos Alcntara. De fato, seguindo a orientao por eles relatada, foi encontrada a primeira base, parcialmente destruda por uma tubulao de esgoto, a 4 m da parede do Revelim. A que formaria par, entretanto, estava completamente destruda. Procuraram-se as seguintes, mas s foram encontrados entulhos de tijolos coloniais com asfalto, o que demonstrava ter sido a rea severamente remexida. Havia certa confuso entre as medidas do casal Alcntara e as do Projeto proposto pela DPJ. Assim, ao ser feita a opo de procurar novos vestgios junto ao acesso principal, resolveu-se seguir o alinhamento estabelecido a partir de identificaes das marcas de esteios rentes ao Revelim. Os pontos alinhados no estavam de acordo com as medidas estabelecidas para o projeto, mais ainda assim, foram feitos cortes preventivos nos locais indicados para a fixao das bases da ponte nova. Na verdade, como as medidas eram outras, s por coincidncia as bases seriam encontradas a partir delas. De fato, no foi encontrado nenhum vestgio evidente. Somente quando foram abertos novos cortes a partir do alinhamento proposto por esta excurso, encontraram-se as quatro primeiras bases, inclusive aquelas que sustentariam a ponte elevadia (Figura 2). Para isso, foi aberta uma pequena trincheira de 50 cm de largura ao longo do alinhamento estabelecido, at que finalmente uma base fosse encontrada. Tal base estava bem prxima ao esteio de sustentao da atual escada de acesso Praa Fortificada. Neste ponto, a base apresenta uma evidente inclinao em direo ao apoio existente logo abaixo do nvel da entrada e a cerca de 4 m encontrou-se sua paralela que se apresentava bastante danificada. A menos de 3 m adiante, foi encontrado outro par de bases, agora em perfeito alinhamento com a base prxima ao Revelim. Neste ponto dos trabalhos, chegou-se concluso de quais questes em relao ao acesso principal estavam satisfeitas: a ponte existiu, a sua estrutura pde ser identificada, as medidas originais poderiam

ser recuperadas e houve uma preparao para a sua parte elevadia. No h como confirmar se a ponte original era a definitiva ou se foi apenas de servio. Mas, pelo que se constatou, o mais provvel que a ponte erguida no tenha sido a do projeto original proposto, assim como o projeto proposto pela DPJ no possui qualquer relao com as medidas da original. Neste ltimo caso, foi proposta uma reviso para o projeto. Por outro lado, existe uma planta mais antiga (1708), que mostra que antes da construo do Revelim j havia uma ponte entre a Esplanada e a Casa do rgo, o que, talvez, justifique a precocidade da destruio da ponte original apenas sete anos aps a inaugurao da Fortaleza (1782 e 1789, respectivamente). Pode ser que a ponte de servio nunca tenha sido substituda. Apesar das mesmas medidas, as estruturas das bases no eram todas iguais. A mais inteira, prxima ao Revelim, por exemplo, era arrematada por pedras chumbadas, enquanto as demais, prximas Fortaleza, utilizavam-se tijolos (Figuras 3 e 4). Como outras no foram encontradas, pois j se encontram completamente destrudas, no possvel saber se fazia referncia ao sistema de construo ou variao no padro do material empregado. Foi aconselhada a preservao, com o devido tratamento, das duas bases melhor conservadas para fins museolgicos (testemunhos).

Ponte entre a Estrada Coberta e o R evelim Revelim


Para localizar essa ponte no houve a contribuio de uma documentao que a citasse com clareza, ou mesmo de qualquer planta especfica que apresentasse medidas e posies precisas; havia apenas plantas gerais do projeto arquitetnico da Fortaleza, onde, sem muita preciso, ela aparecia. O principal problema referia-se ao seu incio na Estrada Coberta, que no estava alinhado com o Revelim. Conseqentemente, o certo era que o alinhamento da ponte no poderia ser retilneo tendo como ponto inicial o portal do Revelim. Havia uma quebra na simetria, mas pelas

41

Arqueologia na Fortaleza de So Jos de Macap

a)

b)

Figura 4. Planta baixa das bases a) 3A e b) 4A (escala 1/12,5).

42

Bol. Mus. Para. Emlio Goeldi, Cincias Humanas, Belm, v. 1, n. 3, p. 33-59, set-dez. 2006

plantas era difcil definir em que estgio. O agravante era o asfaltamento existente entre a estrada e o Revelim, cujo solo foi revirado e preenchido com vrias camadas de aterro antes do asfalto. As dificuldades para encontrar os vestgios das bases da ponte eram muito grandes e a primeira opo foi procur-los rente Estrada Coberta. Embora cortes houvessem sido abertos na direo provvel do seu incio (como foi possvel constatar depois), a rea estava muito revirada e s foi encontrado um nvel de tijolos, sem superposio e que nada sugeria (alis, este padro repetiu-se na seqncia das bases posteriormente encontradas). Felizmente, ao optar, em seguida, por fazer novos cortes na direo do portal e prximo ao Revelim, encontraram-se duas bases em alvenaria, semelhantes quelas existentes para o acesso praa principal. Vale notar que quando os vestgios foram encontrados, constatou-se que a planta de 5 de fevereiro de 1775 (Figura 3), que tambm indicava a presena da ponte para a Casa do rgo e era a nica que apresentava a ponte quebrada, estava correta. Porm, como nem tudo que estava previsto nos projetos originais foi concludo ou mesmo implantado, esta observao, associada falta de preciso nos documentos existentes antes das prospeces arqueolgicas, serviram apenas como um dos indicativos. Havia outros que, sem as prospeces, poderiam levar a concluir pela inexistncia da ponte. Com as escavaes, entretanto, chegou-se as seguintes concluses: a ponte existiu; a quebra da simetria era no tabuleiro de chegada, no Revelim; ela no corria sobre o trilho e nem era elevadia (no foi feito o que estava previsto no projeto original); deveriam existir outras bases (pode ser que ainda haja algum vestgio num outro ponto); o incio da ponte na Estrada Coberta ainda pode ser percebido hoje; devido ao estado avanado de deteriorao e interferncias nefastas, a conservao delas insignificante; e o projeto para a construo da nova ponte deveria obedecer ao desenho e s medidas originais, propostos na planta de 5 de fevereiro de 1775.

Bloco 7: P aiol de plvoras Paiol


Localizado na Praa Principal ou Fortificada, esse bloco era o antigo Armazm de Plvora (Figura 8), cujo piso, possivelmente entre as dcadas de 1970 e 1980, foi entulhado e coberto com concreto (cimento e pedra). Com o objetivo de localizar e identificar os antigos baldrames (vigas de apoio) laterais e centrais do piso original, foram feitos 4 cortes de 1 m2 e 1 de 1/3 m em locais previamente determinados, atravs da observao de plantas e do bloco 8, j restaurado. Os cortes foram distribudos em dois pontos extremos do bloco, um prximo entrada e outro prximo ao fundo (Figura 9). Como conseqncia, foram precisamente localizados os trs baldrames, que eram contnuos e em alvenaria (tijolo, argila e cal), sendo o central alguns centmetros mais baixo (cerca de 15 cm). A camada de cimento que cobria os baldrames tinha por base um aterro de areia e sob ele um outro mais antigo, possivelmente de dcada de 1940, perodo no qual foi promovida uma reforma no paiol que tentou recuperar o antigo assoalho. Ao contrrio do original, o espao livre entre os baldrames, com cerca de 70 cm de profundidade e que servia como uma cmara de ar para proteger a madeira da umidade, foi quase totalmente coberta com aterro. Entretanto, o barroteamento do assoalho entre os baldrames foi feito em madeira. A soluo encontrada, alis, foi a mesma aplicada na restaurao atual, uma vez que o baldrame central, cujo barroteamento original fora em madeira, foi substitudo por alvenaria. Por conta disto, sobre a estrutura original do baldrame central, foram encontrados tijolos e argamassa mais recentes, que denunciavam a interferncia. A destruio desse assoalho, muito provavelmente, foi causada por incndio, j que se encontrou, em pontos distintos do bloco, madeira carbonizada associada aos baldrames, inclusive junto s estruturas

43

Arqueologia na Fortaleza de So Jos de Macap

da reforma dos anos de 1940. A cobertura de concreto promovida anos depois no comprometeu as estruturas originais. Foi recomendada e providenciada a retirada de todo o aterro. Como j observado, o aterro mais antigo no da poca da ocupao colonial na Fortaleza e a presena de material poderia indicar a poca e a procedncia do aterro, que permaneceram obscuras, pois foi encontrada muita mistura, inclusive cermica indgena antiga. No est descartada a possibilidade de que, sendo este aterro de origem local, a Fortaleza tenha ocupado um antigo aldeamento indgena, mas nas condies atuais muito difcil confirmar ou descartar tal hiptese. Durante as escavaes, a terra retirada foi peneirada; devido ausncia de material colonial e da indefinio contextual do material indgena, a continuao da peneiragem tornou-se desnecessria.

A s latrinas e os poos
Por conta da referncia encontrada num relatrio de servio durante a construo da Fortaleza, sobre a necessidade de se construir latrinas e abrir poos para a captao de gua potvel entre as rampas, era preciso localiz-las. Os poos tinham o local citado, incluindo um relato tardio sobre a queda de um soldado dentro de um deles, que implicou no seu fechamento. Quanto s supostas latrinas, na casamata ao lado direito da porta dos fundos da Fortaleza, havia um fosso que poderia ter servido para isto. A questo era se existiriam outras e onde, mas apenas uma planta, a de janeiro de 1775 (Figura 1), fazia referncia ao sistema de drenagem e esgoto. Por isto, associado s latrinas havia a importante questo sobre como elas se ligariam com o sistema de drenagem da Fortaleza. O fosso aberto encontrado tinha sofrido uma reforma e, portanto no assegurava os dados sobre a sua forma e funes originais. Como a observao direta no revelava nada, restava encontrar a resposta na casamata onde havia sido encontrado vestgio de um outro fosso.

Considerando a simetria do sistema arquitetnico da Fortaleza, deduziu-se que poderia haver um outro fosso na casamata esquerda. De fato, aps prospeco localizada, seus vestgios foram encontrados, evidenciando-se que o corredor de acesso de fundo ladeado por duas casamatas que abrigam esses dois fossos. No primeiro j havia sido constatada uma canalizao perpendicular ao corredor, no fundo do fosso a 1,7 m de profundidade. Analisando a iconografia existente (planta de 1775), observou-se que a canalizao da rede de drenagem deveria passar juntamente sob o corredor de acesso dos fundos e na direo da praia, margeando o Baluarte N. S. da Conceio. Por isto, antes de dar incio escavao do segundo fosso, que se encontrava aterrado e coberto por piso de tijolos, j havia suspeitas de que deveria existir uma ligao perpendicular (assim como no outro) com essa canalizao central, sob o tal corredor de acesso (Figura 10). Para grata surpresa, logo que foi dado incio escavao do segundo fosso, foi encontrada uma grande quantidade de material arqueolgico, notadamente de balas de canho de diversos calibres, alm de outros objetos bastante interessantes. Menciona-se que durante uma das diversas reformas na Fortaleza, efetivadas no sculo XX (provavelmente na dcada de 1970), o responsvel pela obra, por ignorar o que fazer com as peas, teve o bom senso de soterr-las nesse fosso, e possibilitamde que uma grande quantidade de material fosse preservada. Fragmentos de louas, garrafas antigas, escova de dente, moedas do sculo XVIII e at uma granada da poca fazem parte deste achado. A terra retirada foi deixada para secar antes de ser peneirada, pois era possvel que mais objetos fossem encontrados durante a peneiragem. Foi recomendado aos responsveis pelo museu local (o projeto de restaurao em execuo estava implantando um museu no local) que esse material fosse lavado, identificado e catalogado, numa primeira etapa e, em seguida, restaurado o que fosse possvel.

44

Bol. Mus. Para. Emlio Goeldi, Cincias Humanas, Belm, v. 1, n. 3, p. 33-59, set-dez. 2006

Aps a retirada de todo o material encontrado e da terra que tapava o fosso, era possvel ter uma idia de como ele realmente era. As paredes de tijolos eram cobertas por argamassa feita de cal e argila, ento em avanado estado de deteriorao. De fato, a reforma do outro fosso alterou bastante a aparncia do mesmo, que poder ser recuperada a partir deste segundo. Como esperado, foi encontrada a comunicao com a canalizao central, que juntamente com a do outro fosso formam uma cruz, no registrada na planta de 1775. Observou-se um declive em direo ao cano central, bem mais baixo. A comunicao, ou cano da latrina, no segundo fosso, grande o suficiente para permitir a entrada (agachada) de uma pessoa magra e de pequena estatura (65 kg e com at 1,7 m). Ao verificar o seu interior, constatou-se que, de fato, o sistema de drenagem, cujo fosso principal encontra-se no centro da Praa Central, segue sob o acesso dos fundos, na direo da praia, paralelamente ao Baluarte N. S. da Conceio e cruzado pelos canos que partem dos fossos menores encontrados nas duas casamatas. Isto resolveu uma questo curiosa a respeito da drenagem da Fortaleza. Embora a planta de 1775 indicasse o encontrado, havia dvidas se isto realmente foi seguido, j que, segundo a lgica apresentada pela engenheira estrutural do IPHAN, a canalizao deveria seguir em linha reta at o rio. Posteriormente, concluiu-se que havia outras razes para que a canalizao fosse do jeito encontrado: razes de defesa e no de engenharia. Por outro lado, o sistema de drenagem mais tarde tambm fora utilizado como sumidouro de prisioneiros. Durante a ditadura militar, segundo o relato de testemunhas, presos polticos eram jogados dentro do fosso central da praa, com profundidade de 3 m e paredes convexas. Embora na Praa Central a tubulao seja larga o suficiente para abrigar a passagem de um homem em p, conforme se aproxima do rio ela vai se estreitando, de modo a impedir que um adulto consiga se rastejar por ela, com o acrscimo de que em pocas de cheias do Amazonas as mars enchem de gua o fosso central. Em sondagem

realizada, verificou-se tambm que no havia ligao dos fossos laterais com as demais casamatas. Quanto funo destes dois fossos, provvel que de fato tenham servido de latrina, mas tambm possvel que tenham servido de lugar para banho. Esta ltima observao, apesar de polmica, apiase no fato de que, alm da sada de gua ser grande, foi encontrado um objeto que parece ser cabide de parede. Entretanto, h relatos de que em pocas de cheia do rio Amazonas, a mar enche at a metade do fosso. Em frente ao fosso escavado havia uma marca na parede da casamata, na forma de um arco, com aproximadamente 25 cm de largura, que pode ter servido como parede de isolamento. preciso fazer uma prospeco para analisar o tipo de vestgio ali encontrado e, conseqentemente, encontrar uma resposta mais precisa. Quanto aos poos, no foi possvel encontrar uma resposta precisa. Foram encontrados sinais de aterro com terra mais escura, num dos locais indicados, entretanto, no havia qualquer estrutura que denunciasse ter ali existido um poo e nem a sua forma era definida. Muito irregular e sem estrutura, abrir um buraco no local, mesmo que realmente ali seja o local do antigo poo, no revelaria absolutamente nada, pois um buraco atual teria o mesmo efeito visual. Um outro poo foi encontrado, na verdade um fosso aberto para rede de esgoto, posteriormente abandonado, mas de origem moderna.

Estrada Coberta e contra-escarpas do Revelim/ eus Baluartes S o Jos e Madre de D So Deus


Antes das prospeces realizadas in situ, a observao superficial indicava que ali, provavelmente, afloravam as fundaes dos muros de proteo da Estrada Coberta. Eles teriam sido construdos de tijolos (da terem sido destrudos ou retirados) e assentados sobre base de alvenaria de pedra. As cortinas do corpo da praa da Fortaleza tinham altura e

45

Arqueologia na Fortaleza de So Jos de Macap

acabamento semelhantes e eram acompanhados, em toda sua extenso, de caminhos de ronda, com acabamento semelhante ao das banquetas. No chamado caminho da campina, esse muro abria-se formava a sortida que dava acesso ao mesmo. Em correspondncia de 24 de novembro de 1772, J. Wilkens referia-se a essa sortida como tendo dois postes para receber cancela e que era ladeada pela estrada. Por conta disso, as escavaes objetivaram acompanhar a fundao no sentido indicado pela, planta; confirmar a forma da curva que fecha o fosso e verificar at onde foi construda a contraescarpa, que na planta de 1805 (Figura 4), prossegue contornando o Baluarte de So Jos com uma curva muito semelhante a que contorna o Baluarte de Madre de Deus. J nas plantas de 1765 (Figura 5), indicado um fosso aqutico terminando prximo a esse trecho, que teria sido construdo e posteriormente aterrado. Para tanto, no local provvel da fundao do muro da estrada coberta voltado para o baluarte e outro para o Revelim, foram abertos trs cortes. Entretanto, salvo um nico local onde afloravam uns poucos tijolos, em nenhum outro foi encontrado qualquer vestgio do muro, embora as fundaes estivessem em bom estado (Figura 11). Conforme a fundao aproximava-se do lado voltado para o Revelim, ficava mais estreita e rasa, talvez por conta de depredaes e terraplenagens. Com um corte estratigrfico foi localizado o fim da fundao, logo atrs do antigo prdio da Cooperativa de Pesca (COPA), ento demolido. Na estrada coberta voltada para o Baluarte Madre de Deus foi aberto um outro corte, cujo resultado mostrou a existncia de sua fundao, embora bastante danificada. A parte voltada para o Revelim j no existia mais e o local, de uma forma geral, estava muito impactado pela construo de uma casa que, inclusive, utilizou tijolos e pedras retirados de l mesmo. Apesar das pssimas condies da conservao das estruturas, as escavaes revelaram que, de fato, teriam existido no s as

fundaes de alvenaria de pedra, mas tambm o muro de tijolos (Figura 12). J a rampa de acesso esplanada em frente ao Baluarte Madre de Deus, ao contrrio das demais, no apresentou nenhum vestgio de assentamento de tijolos. Supe-se que ela tenha sido escavada na rocha (solo composto de laterita compactada), entretanto, tambm no havia regularidade nas rochas dispostas na rampa. Deste modo, concluiuse que desde a esplanada em frente ao Baluarte Madre de Deus, at a ponta do Baluarte Nossa Senhora, aquilo que parecia ser uma muralha artificial, na verdade, era natural. Ou seja, parece que toda aquela rea era alta e que o muro foi escavado na rocha, aproveitando as caractersticas naturais do terreno, sendo completado, nas reas irregulares, por muros de tijolos.

O Redente
A planta do Redente, feita por F . J. Costa Roxa que serviu de base para as escavaes datava do ano de 1805. Em princpio, o exame local confirmava a modificao da forma inicial projetada na planta de 1765 (Figura 6), para acomod-la ao terreno, segundo a planta de 1806. Sendo assim, foram escavados trechos da contra-escarpa para tentar atingir a fundao, acompanhando-a no sentido transversal, at encontrar a rampa de acesso ao redente. Esperava-se que ela tivesse o mesmo acabamento das rampas do corpo da praa: tijolos a cutelo. Tambm era esperado, acompanhando a rampa no sentido ascendente, encontrar um provvel nvel interno do Redente, a partir do qual se esperava identificar o que restaria das banquetas, canhoneiras e merles. No local, entretanto, o primeiro corte foi feito dentro do Redente, aproveitando um afloramento rochoso, que evidenciou a estrutura de um antigo piso de tijolos deitados uns ao lado dos outros, com a parte mais larga para cima (Figura 13). O Redente, provavelmente, era todo calado de tijolos, pois em vrios pontos foram identificados vestgios do piso.

46

Bol. Mus. Para. Emlio Goeldi, Cincias Humanas, Belm, v. 1, n. 3, p. 33-59, set-dez. 2006

Figura 5. Ponte Esplanada/Revelim, Fortaleza de So Jos de Macap.

47

Arqueologia na Fortaleza de So Jos de Macap

Figura 6. Planta baixa base 2B (escala 1/12,5).

Escavando a rampa de acesso, no sentido descendente, aps a retirada da terra que cobria as estruturas originais, aflorou o piso feito de tijolos a cutelo, tal como esperado. Mas se observou que o piso desta rampa estava mais preservado que os demais e apresentava detalhes de assentamento mais rico (do nvel superior para o nvel inferior): arremate feito por tijolos assentados horizontalmente, com o lado mais largo para cima e encaixe no prprio solo latertico, sem argamassa; e, em fileira dupla, segue outra formao, na vertical, com o lado mais comprido para cima. Da comea o piso da rampa, propriamente dito, com tijolos regularmente alinhados na vertical, dispostos em sentido contrrio e assim se alternando at a base da rampa. No Redente ainda foram encontrados vestgios de diversas escavaes ali realizadas, provavelmente para prospeces arquitetnicas. Em uma delas aproveitouse para examinar a estratigrafia, com a esperana de identificar a fundao do Redente. Porm, nada se

encontrou alm do solo latertico, o que supe nunca ter ela existido, j que o as caractersticas rgidas do prprio terreno podem ter servido de base para a sustentao da obra. Como resultado observou-se que a construo final do Redente no obedeceu a nenhuma das plantas disponveis. O desenho arquitetnico final do redente, que na ocasio era de difcil identificao por conta do seu avanado estado de destruio, segundo a presente pesquisa, revelou-se uma adaptao s caractersticas morfolgicas do terreno. Essa adequao da obra s caractersticas da paisagem no estava prevista em nenhuma das plantas e nem mesmo havia sido relatada pelo administrador da poca da sua construo.

Baterias baixas
Em 1999 as pesquisas focaram a localizao das bases estruturais das baterias baixas (Figura 1) e, se possvel, das do Fortim de 1761 (Figura 6). A tarefa no era

48

Bol. Mus. Para. Emlio Goeldi, Cincias Humanas, Belm, v. 1, n. 3, p. 33-59, set-dez. 2006

a)

b)

Figura 7. Planta baixa base a) 4B e b) 3B (escala 1/12,5).

49

Arqueologia na Fortaleza de So Jos de Macap

Figura 8. Planta do Armazm de Plvora.

50

Bol. Mus. Para. Emlio Goeldi, Cincias Humanas, Belm, v. 1, n. 3, p. 33-59, set-dez. 2006

Figura 9. Casa de Plvora (reas escavadas - C1, C2, C3, C4, C5).

nada promissora, j que entre os Baluartes Nossa Senhora da Conceio e So Pedro, na dcada de 1970, os militares ergueram no local o Crculo Militar, Clube que era composto de sales de festa, campo de futebol e, inclusive, uma piscina olmpica. O local mais prejudicado foi aquele em frente ao Baluarte So Pedro, onde estavam a piscina e algumas benfeitorias. Neste local, nem da bateria baixa posterior (sobre a qual no havia certeza da sua construo) e nem da bateria em semicrculo, mais antiga (efetivamente construda), restou qualquer vestgio. Em frente ao Baluarte N. S. da Conceio, local onde fizeram apenas um campo de futebol, restou apenas uma fina camada da base estrutural da bateria baixa. Quanto ao antigo forte, infelizmente a terraplanagem ali executada foi irreparvel, dele nada restando, nem mesmo a possibilidade de um exame mais detalhado.

Mediante o encontrado, certificou-se, entretanto, que a bateria baixa em frente ao Baluarte N. S. da Conceio foi realmente erguida. Porm, da sua outra parte, em frente ao Baluarte S. Pedro, nada foi encontrado. Coincidentemente, a maioria dos relatrios de obra parece sugerir que ela no teria sido concluda neste local e, assim, no era certo encontrar vestgios de suas estruturais. Porm, como tambm no foram encontrados vestgios da bateria em semicrculo e como todo o local estava profundamente alterado por aes posteriores ligadas construo do clube, no se pode afirmar que de fato ela no fora erguida naquele local, inclusive por haver um relatrio de obra que sugere a sua construo. O fato que no se pode dizer ao certo (atravs da arqueologia) o que realmente foi construdo nesse local, razo pela qual o estudo detalhado da iconografia existente foi muito importante para alcanar uma concluso.

51

Arqueologia na Fortaleza de So Jos de Macap

Figura 10. Galerias de esgoto Planta baixa subterrnea.

52

Bol. Mus. Para. Emlio Goeldi, Cincias Humanas, Belm, v. 1, n. 3, p. 33-59, set-dez. 2006

Figura 11. Estrada coberta.

53

Arqueologia na Fortaleza de So Jos de Macap

Figura 12. Detalhe para a casa construda ao longo da estrada.

54

Bol. Mus. Para. Emlio Goeldi, Cincias Humanas, Belm, v. 1, n. 3, p. 33-59, set-dez. 2006

Figura 13. Cortes do Redente.

55

Arqueologia na Fortaleza de So Jos de Macap

O resultado dos trabalhos desta fase pode ser considerado satisfatrio em relao aos critrios tcnicos. Contudo, ficou certo sentimento de frustrao, j que se constatou a impossibilidade de resolver algumas questes devido ao estado de degradao encontrado nos locais pesquisados. A construo ou no da Bateria Baixa no lado voltado para o Baluarte So Pedro permanece sem resposta. Arqueologicamente no possvel resolver este problema, pois o solo local foi completamente revirado e, em alguns pontos, retirado. Entretanto, segundo a documentao existente, a construo da bateria baixa teria ficado incompleta, tendo sido erguida somente no lado frontal ao Baluarte N. S. da Conceio. Por motivos no esclarecidos (paralisao das obras, inconsistncia do terreno, mudana de plano), o outro lado no teria sido erguido. Ainda segundo a iconografia existente, verificou-se que o incio da bateria baixa (perpendicular ao baluarte) coincide com a linha do sistema de drenagem externa, que passa em frente ao Baluarte N. S. da Conceio.

sistema de defesa aprovado (elaborado para a realidade do sculo XVII) e a poltica de consolidao colonial adotada pelo Marqus de Pombal, primeiro ministro de D. Jos I, adepto do despotismo esclarecido. Este descompasso talvez justifique o fato de ter sido adotado o sistema Vauban, de guerra de posio, j no sculo XVIII, completamente superada pela potncia dos novos canhes, das novas estratgias de guerra e, principalmente do ponto de vista de defesa, impotente diante da grande extenso de terra e gua que deveria proteger. Em princpio, os argumentos para a construo da Fortaleza eram de que ela impediria, pela via do Amazonas, a entrada de navios invasores; defenderia, abrigando no seu interior, os moradores da vila de So Jos de Macap, caso sofressem ameaa de assdio; serviria como ponto de contra-ataque ao inimigo; seria um elo de comunicao e vigilncia entre as demais fortificaes espalhadas pelo interior e fronteiras; asseguraria a explorao dos produtos regionais (drogas do serto) e seu comrcio exclusivo com a metrpole; e manteria a soberania da coroa portuguesa na regio. Por outro lado, possvel considerar o interesse geopoltico lusitano em garantir o domnio sobre as terras conquistadas no Brasil, com base no Tratado de Madri, de janeiro de 1750, entre Portugal e Espanha, o qual definia os limites fronteirios ao norte da colnia. Isto estaria expresso nos trs ltimos itens dos argumentos para a construo da Fortaleza, apresentados no pargrafo anterior. Desse modo, possvel supor que a implantao da Fortaleza de So Jos de Macap, antes de tudo, visou fixao definitiva de um ncleo avanado de colonizao, com a inteno deliberada de impedir o avano francs, que j havia conquistado a Guiana. Assim, mais que empreendimento militar, a construo da Fortaleza foi instrumento de colonizao. Infere-se isto das conseqncias concretas resultantes da construo: como empreendimento militar os nicos tiros disparados pelos canhes da Fortaleza foram festivos; a mode-obra utilizada foi remunerada e incentivada a ficar

COMENTRIOS GERAIS
O fato de ter sido dado ateno, neste artigo, ao relato dos procedimentos utilizados no campo arqueolgico, advm da existncia de uma clara contradio entre os documentos histricos disponveis e as evidncias arquitetnicas observadas. Essas contradies, por outro lado, so muito mais profundas do que apresentam. Pois, no geral, os documentos histricos relacionados construo da Fortaleza, especialmente aqueles gerados pelas autoridades diretamente envolvidas, no deixam explcitas as reais conseqncias de suas decises. Muito pelo contrrio, o que aparenta uma completa defasagem entre o plano e a implantao, entre o planejado e o alcanado. As circunstncias econmicas e histricas que resultaram na construo da Fortaleza de So Jos de Macap mostraram um descompasso entre o

56

Bol. Mus. Para. Emlio Goeldi, Cincias Humanas, Belm, v. 1, n. 3, p. 33-59, set-dez. 2006

na regio, e somente quando o Marqus de Pombal foi exonerado admitiu-se mo-de-obra escrava; todos os objetivos econmicos, como o apoio explorao das drogas do serto, foram executados; e durante a construo da Fortaleza houve uma grande circulao de riqueza na regio, com forte influncia sobre o interior (ARAJO, 1998). Sem dvida, o impacto da construo da Fortaleza de So Jos sobre a regio foi muito grande e de caractersticas eminentemente econmicas. Entretanto, com a morte de D. Jos I e a exonerao do Marqus de Pombal, a poltica muda, com D. Maria I retardando e, em seguida, mandando paralisar a obra por ser muito onerosa. Assim, cinco anos depois, mesmo inacabada, a obra inaugurada em 19 de maro de 1782. Durante o perodo Pombalino, apesar de haver mo-de-obra compulsria, propriedade do Estado, principalmente representada pelo elemento indgena, o maior contigente era composto por oficiais e soldados do exrcito, capatazes e mestres de ofcio, todos remunerados. Nos ltimos cinco anos antes de sua inaugurao, com os cortes oramentrios imposto por D. Maria I, a mo-de-obra escrava aumenta significativamente, especialmente incrementada pelo elemento negro que foi, juntamente com a indgena, trabalhar na extrao e transporte de pedras e na produo de telhas e tijolos (FIGUEIREDO; VERGOLINO, 1990). Durante o perodo colonial e o Brasil Imperial, a Fortaleza foi militarmente ocupada, atendendo s estratgias portuguesas e imperiais. Entretanto, com as mudanas ocorridas na conjuntura mundial do sculo XIX, especialmente com a Proclamao da Repblica brasileira em 1889, a Fortaleza, gradativamente, entra em processo de total abandono. Desde ento, vez ou outra ocupada por razes e finalidades diferentes, a Fortaleza foi alvo de saques e reformas. Entretanto, foi a ocupao e utilizao deste monumento pelo Governo do Territrio do Amap, ocorrida em 1946, que revitalizou sua importncia, fazendo-a entrar em

Tombamento sob o Processo no 423/T/50, inscrio no 269 no livro de Tombo Histrico do atual Instituto de Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN), em 22 de maro de 1950. O Tombamento, infelizmente, no impediu que os saques continuassem e que obras como as do Crculo Militar fossem erguidas. Alis, com a ditadura militar implantada em 1964 no Brasil, escrita na histria da Fortaleza de So Jos uma das suas mais tristes pginas. Nesta ocasio os militares no s construram o clube numa rea tombada pelo Patrimnio Histrico, como inicialmente utilizaram a Fortaleza como priso poltica de intelectuais e trabalhadores amapaenses. A partir de 1979, todavia, que o IPHAN retoma seus cuidados com o monumento, retirando uma torre de sinalizao nutica do Baluarte de N. S. da Conceio e iniciando, com os arquitetos Pedro e Dora Alcntara, a elaborao de um projeto de restaurao patrocinado pelo governo do territrio do Amap, poca da qual data a recuperao de toda a iconografia atualmente disponvel. Apesar do governo de 1990 ter contratado um novo projeto de restaurao DPJ Arquitetos Associados de Belm, somente com o primeiro governo do novo estado do Amap, entre 1995 e 1996, implantado, definitivamente, um programa de restaurao supervisionado pelo IPHAN. Os objetivos propostos para as pesquisas arqueolgicas aqui apresentadas esto, portanto, relacionados a esse projeto de restaurao. Em termos de elucidao quanto aos elementos arquitetnicos efetivamente erguidos, a pesquisa foi coroada de xito, uma vez que orientou e sugeriu alteraes no projeto arquitetnico da restaurao. Assim, tanto as pontes quando o sistema de drenagem da Fortaleza, originais, foram arqueologicamente esclarecidos. Conseqentemente, os objetivos propostos foram alcanados e mostraram que os procedimentos empregados foram corretos. Por outro lado houve uma carncia de cultura material, talvez em razo das reas escavadas, estarem

57

Arqueologia na Fortaleza de So Jos de Macap

direcionadas para elucidar aspectos exclusivamente arquitetnicos e serem as mais adequadas para encontrar restos materiais. Sem dvida, para uma pesquisa voltada para esta questo outras reas deveriam ser privilegiadas. Mas os procedimentos e a estratgias de pesquisas aplicadas obedeceram a uma solicitao do IPHAN, que considerou apenas o monumento em si, ignorando, por outro lado, a dinmica de formao dos stios arqueolgicos em geral. Como j observado, a formao dos stios possui um contexto que associa a sua histria material com os aspectos sociais da comunidade, regulados por hierarquias prprias. Entretanto, a considerao observada por Yoffee e Scherratt (1993), de que a cultura material simboliza a relao entre povos e coisas e que seu significado cultural, suas estratgias e suas mensagens simblicas possam ser decifrados pela contextualizao dos artefatos, no pde ser experimentada, pois os nicos objetos materiais encontrados estavam fora do seu contexto natural. De todo modo, nosso trabalho mostrou que nem sempre os documentos so confiveis, em particular aqueles referentes Fortaleza de So Jos de Macap, que sofreu muitas alteraes por conta das mudanas histricas que o contexto mundial sofria. Havia muita informao que no corresponda realidade constatada. O questionamento que surge se no teria sido isto proposital, por se tratar de uma obra militar. Porm, mais provvel que o problema tenha surgido por conta das diversas administraes responsveis at a concluso da Fortaleza, pela mudana da estratgia militar para regio e pelo desinteresse na concluso da obra, j em plena fase de acabamento. De qualquer modo constata-se que, seja l qual for o motivo, uma documentao histrica apenas o indcio de um acontecimento, mas no o acontecimento em si. preciso verificar a sua veracidade em relao ao que de fato aconteceu. A pesquisa arqueolgica tem se mostrado, quando possvel, muito eficaz neste aspecto. Enfim, a pesquisa arqueolgica, antes da interferncia, seja sobre a paisagem natural ou sobre

um monumento histrico, no s responde a uma srie de questes que os documentos no esclarecem, como pode evitar outra srie de equvocos histricos, s vezes incorrigveis. Com o estudo da documentao e da iconografia existentes sobre a construo da Fortaleza, associado a uma pesquisa arqueolgica mais detalhada que considere a cultura material, certamente ser possvel responder muitas outras questes, alm daquelas relativas aos aspectos arquitetnicos do monumento. As pesquisas realizadas tiveram incio em 1988; voltou-se Fortaleza de So Jos de Macap em 1998 e, por fim, em junho de 1999, as duas ltimas vezes para atender solicitao da 2 a SR/IPHAN. O projeto de restaurao do monumento tinha o acompanhamento da regional do IPHAN que, por duas vezes, necessitou do aporte tcnico de um arquelogo para proceder a escavaes nos locais sobre os quais as obras avanavam. Mas as pesquisas no se encerraram e hoje uma nova equipe d prosseguimento a elas, dessa vez privilegiando a rea externa, com outra perspectiva, sob outros mtodos. Seria interessante, porm, um projeto que considerasse a cultura material, em carter bem mais amplo, estendendo-se para as supostas reas que teriam servido de fonte de matria-prima para a construo da Fortaleza, considerando, inclusive, as rotas, a mo-de-obra empregada e a circulao de riquezas.

REFERNCIAS
ALCNTARA, Dora; ALCNTARA, Pedro. 1978. Diagnstico Histrico e Fsico da Fortaleza de So Jos de Macap. In: RELATRIO Preliminar do Projeto de Restaurao. Macap: [s.n.]. ARAJO, Hermano. 1998. A Fortaleza de So Jos de Macap Macap: perfil histrico. Macap: Governo do Estado do Amap, Fundao de Cultura do Estado, Departamento Cultural e Histrico, Diviso Fortaleza de So Jos de Macap. BLANKHOLM, H. P. 1991. Intrasite Spatial Analysis in Theory and Practice. Denmark: Aarhus University Press. FLANNERY, K. V.; WINTER, M. 1976. Analyzing household activities. In: FLANNERY, K. V. (Ed.). Early Mesoamerica Village Village. New York: Academic Press. p. 34-47.

58

Bol. Mus. Para. Emlio Goeldi, Cincias Humanas, Belm, v. 1, n. 3, p. 33-59, set-dez. 2006

JOHNSON, I. 1984. Cell Frequency Recording and Analysis of Artifact Distributions. In: HIETALA, H. (Ed.). Intrasite Spatial Analysis in Archaeology . Cambridge: Cambridge University Press. p. 75-96. Archaeology. FIGUEIREDO, Arthur Napoleo; VERGOLINO, Anasa. 1990. A presena Africana na Amaznia Colonial: uma notcia histrica. Belm: [s.n.]. v. 1. Arquivo Pblico do Par. PREUCEL, R. W.; HODDER, I. 1996. Communicating present pasts. In: PREUCEL, R. W.; HODDER, I. (Ed.). Contemparary archaeology in theory . Great Bretain: Blackwell. theory. . KUZNAR, L. A. 1997. R eclaiming a scientific anthropology anthropology. Walnut Creeck: Altamira Press. RAAB, L. M.; GOODYEAR, A. C. 1984. Middle-range theory in archaeology: a critical review of origins and applications. Amarican Antiquity Antiquity, v. 49, n. 2, p. 255- 268. SOUTH, S. 1977. Method and theory . New York: Academic Press. archaeology. archaeology in historical

SCHIFFER, M. B. 1987. Formation processes of the archaeological record. Albuquerque: University of New Mexico Press. . SCHIFFER, M. B. 1972. Archaeological Context and Systemic Context. Antiquity, v. 37, n. 2, p. 156-165. American Antiquity , TRIGGER, B. 1995. Expanding middle range theory. Antiquity Antiquity, v. 69, p. 449-58. TSCHAUNER, H. 1996. Middle range theory, behavioural archaeology, and postempiricist philosophy of science in archaelogy. Journal of archaeological method and theory , v. 3, n. 1, p. 1-29. theory, YOFFE, N.; SCHERRATT, A. 1993. Introduction: the Sources of Archaeological Theory. In: YOFFE, Norman; SCHERRATT, Andrew (Ed.). Archaeologica Theory: Who Sets the agenda? Cambridge: Cambridge University Press. p. 1-9.

Recebido: 19/12/2002 Aprovado: 02/05/2006

59

Das könnte Ihnen auch gefallen