Sie sind auf Seite 1von 10

INTRODUO A Falha de San Andreas localiza-se numa linha de noroeste a sudeste ao longo da costa norte americana, segue ao sul

at a Passagem Cajon perto de San Bernardino, e estendem-se por cerca de 1290 km atravs da Califrnia, com profundidades de cerca 10 quilmetros no interior da Terra. Sua geologia constituda principalmente de rochas metamrficas e gneas. Um dos minrios encontrados na fenda de Santo Andr a serpentina que pode ser transformada em talco. Segundo os gelogos esse minrio facilita o deslizamento da placa em algumas regies da falha. A Placa do Pacfico (a oeste) se move para noroeste em relao placa da Amrica do Norte (no leste), causando terremotos ao longo da falha. Caso uma pessoa fique de um lado da falha, possvel observar que o bloco do lado oposto se move lateralmente e horizontalmente, esse deslocamento recebe pelos gelogos o nome de direito-lateral. Segundo o pesquisador Fialko, atravs de dados de imagens da falha, foi possvel observar que um lado da placa da Amrica do Norte deslizou-se sobre a do Pacfico, elas esto entre 6 e 8 metros da posio original que deveriam estar esse deslocamento equivalente a um terremoto de magnitude 8 na escala Richter. Apesar de no perceptvel aos nossos olhos, naquela regio a placa norte-americana desliza cerca de 14 mm por ano em sentido sudeste enquanto a placa do Pacfico se desloca em sentido oposto a 5 mm por ano. Segundo o Decifrando a Terra os limites conservativos so locais onde as placas deslizam-se lateralmente uma em relao a outra sem destruio ou gerao de crostas, ao longo de fraturas denominadas falhas Transformantes. em torno destes limites de placas que se concentra a mais intensa atividade geolgica do planeta, como sismos, vulcanismo, orognese. Atividades semelhantes tambm ocorrem no interior das placas s que com menor intensidade. A parte interna da litosfera em que se origina um terremoto chamada de hipocentro, e a parte externa da litosfera que recebe a energia originada no hipocentro chamada de epicentro. Sendo assim Termo que designa, em geologia, o ponto da superfcie terrestre onde se registra a intensidade mxima de um movimento ssmico. Em geral situado sobre o hipocentro, ponto subterrneo em que se origina o foco do sismo.

Os terremotos gerados no limite das placas so medidos atravs das ondas de compresso, transversais ou de cisalhamento. Como as ondas de compresso viajam mais rpidas atravs da Terra, elas so conhecidas como primrios ou "P", Estas ondas so muito velozes e se propagam atravs dos slidos e dos lquidos e como seu nome diz, agem comprimindo o meio pelo qual trafegam. A velocidade das ondas P varia com o meio, sendo considerados tpicos os valores de 330 m/s no ar, 1450 m/s na gua e 5000 m/s no granito. Como as rochas so mais duras medida que a profundidade aumenta, quanto mais funda mais rpida ser a velocidade de propagao. As ondas transversais que chegam mais tarde so referidas como cisalhamento ou ondas "S", o que significa que o solo deslocado no sentido perpendicular em relao direo de propagao, da mesma forma que o movimento de um chicote. As ondas S se propagam mais lentamente que as ondas P, tipicamente 60% mais devagar, mas a energia de seu movimento muito superior, o que significa que as ondas S causam muito mais danos que as ondas P. Da mesma forma que as ondas P, as ondas S tambm se propagam mais rapidamente conforme a profundidade aumenta, mas a relao de aumento ou diminuio da velocidade no so iguais para os dois tipos de ondas. Em um terremoto, as pessoas podem notar antes um baque forte, ou exploso do tipo choque, que marca a chegada da onda P. Alguns segundos depois, eles podem sentir um movimento balanando ou rolando que marca a chegada da onda S. A Falha de Santo Andr tem um histrico de notveis abalos ssmicos, os peritos acreditam que, a cada 150 anos, acontecem importantes movimentos na parte do sul da falha , que atravessa todo o Estado. Dessa maneira, os dois ltimos grandes tremores de terra na Califrnia aconteceram exatamente h 150 anos (El Tejon, 1857) e 101 anos (So Francisco, 1906), com grau 8 na escala Richter. Sendo assim os mais relevantes foram:

1857 "El Tejon" - Com epicentro ao sul de Parkfield e magnitude 8,0 na Escala

de Richter, causou apenas duas mortes, entretante se o mesmo terremoto acontecesse atualmente, causaria cerca de 150 bilhes de dlares em estragos, ou seja, um dcimo do Produto interno bruto (PIB) do Estado da Califrnia, o equivalente ao PIB de Israel, segundo clculos da sociedade consultores Risk Management Solutions, de acordo com o mesmo estudo haveriam cerca de 150 mortes e 5.000 feridos.

1906 - Conhecido como Sismo de San Francisco, que deixou cerca de trs mil

mortos em decorrncia dos abalos e incndios subsequentes, estima-se que cerca de

80% da cidade de San Francisco, foi destruda, este desastre natural lembrado como um dos piores da histria dos Estados Unidos. O nmero de mortos no terremoto e incndio resultou na maior perda de vidas de um desastre natural na histria da Califrnia. Atingiu 7,8 graus na escala de Richter.

1989 - Um novo terremoto de grande intensidade atingiu a regio. Com o

epicentro a cerca de 15 km da cidade de Santa Cruz, com magnitude de 7,1 na escala de Richter, este tremor causou 63 mortes e danos moderados em diversos lugares da Baa de So Francisco.

Existe uma grande ameaa que o estado Estado americano da Califrnia enfrenta. Um terremoto gigantesco esperado que possa dividir a regio ao meio, o famoso Big One. Segundo o Instituto de Oceanografia Scripts nos EUA, essa ameaa deve-se principalmente ao fato de sua localizao estar situada sobre uma falha geolgica de cerca de mil e trezentos quilmetros de extenso, sendo batizada de San Andreas. Atualmente o temor sobre Big One vem crescendo, foi constatado que essa falha geolgica um fenmeno natural que se movimente de forma imprevisvel a quinze quilmetros abaixo da superfcie, vivendo um momento inigualvel comparado s outras ocasies anteriores. Em sua extremidade, sob Los Angeles, no ocorreu nenhum movimento drstico nos ltimos momentos, trazendo uma calmaria e paz aos moradores, o que seria timo se no fosse o fato de que justamento o sossego cria um paradoxo. No caso dos terremotos essa estabilidade associada ao que acontece na panela de presso, em que aos poucos se acumula energia, essa energia represada, segundo os especialistas so mais que suficiente para que ocorra um grande evento sismolgico, o Big One. O cientista Yuri Fialko, autor do estudo mais detalhado sobre o San Andreas disse que em 1906, o mesmo fenmeno esperado para o Big one que reduziu a cidade de So Francisco a p. Agora segundo os gelogos e o Governo Americano que estudam a falha, tentando determinar uma data para o evento esperado, com, a finalidade que a defesa civil proteja a Califrnia, que segundo o autor vir do subsolo uma exploso que arremessar para os ares, a uma altura de mais de dez metros do cho, prdios, casas, rvores, pontes, viadutos e pessoas. Cientistas do Instituto Carnegie descobriram uma forma de monitorar a fora de falhas geolgicas nas profundezas da Terra. Os cientistas Paul Silver (que morreu em um acidente de carro) e Takaaki Taira, do Departamento de Magnetismo Terrestre do

instituto, usaram sismgrafos de alta sensibilidade para detectar alteraes sutis durante um perodo de 20 anos em ondas ssmicas que ocorreram da Falha de San Andreas nas redondezas de Parkfield, Califrnia (conhecida como a capital mundial dos terremotos). O movimento dos fluidos nessas fraturas lubrificam a falha, enfraquecendo-a, explica Fenglin Niu, cientista da Universidade Rice e participante da pesquisa. O deslocamento dos fluidos de apenas cerca de 10 metros no total, e isso a uma profundidade de aproximadamente 3 quilmetros, no final das contas causa o rearranjo dos fluidos. Os pesquisadores notaram que os deslocamentos ocorreram depois que a zona da falha geolgica foi incomodada por ondas ssmicas vindas de terremotos grandes e distantes. A presso exercida por essas ondas foi suficiente para provocar o fluxo de lquidos. Ento, possvel que o risco de terremotos seja condicionado por eventos ssmicos do outro lado do mundo, afirma Niu. O estudo saiu na revista Nature.

Foto da falha de San Andreas Califrnia, EUA. Fonte da figura: TERRA, Lygia; COELHO, Marcos Amorim. Geografia geral: o espao natural e socioeconmico. So Paulo: Moderna, 2005, p. 175..

http://www.apolo11.com/terremotos_wave.php

http://www.apolo11.com/terremotos_wave.php

San Francisco (1906) e atualmente

Limite transformante Fonte: http://tectonicadeplacas.zxq.net/

http://2.bp.blogspot.com/-Jjydn33fiRo/TjWMyiT_9I/AAAAAAAABfU/eN8xz_HYD0g/s1600/Digitalizar0009.jpg

Falha de San Andreas Fonte: http://www.starnews2001.com.br/earthquake.html

Foto: Imagem feita pelo radar de abertura sinttica (SAR) mostra o reservatrio de Crystal Springs, assentado entre as placas tectnicas do Pacfico e Amrica do Norte. Acima, foto feita pela Universidade de Stanford mostra o reservatrio com a estrada Interestadual 280 ao lado. Crditos: NASA/Jet Propulsion Laboratory/ Universidade de Stanford/Apolo11.com.

http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef004/20021/Marcelo/epicentro.html

http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef004/20021/Marcelo/epicentro.html

REFERNCIAS
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1324254-5603,00MOVIMENTO+SUTIL+DE+FLUIDOS+EM+FALHA+GEOLOGICA+INDICA+RIS CO+DE+TERREMOTO.html
http://saibatananet.blogspot.com.br/2012/03/terremoto-falha-de-sanandreas.html http://geoconceicao.blogspot.com.br/2013/03/falha-de-san-andreas.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Falha_de_Santo_Andr%C3%A9 http://julianjhons.blogspot.com.br/2013/02/a-falha-de-san-andreascalifornia.html http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL164935-5602,00.html http://noticias.r7.com/internacional/noticias/californianos-vivem-com-otemor-de-um-grande-terremoto-20100404.html http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef004/20021/Marcelo/epicentro.html

Das könnte Ihnen auch gefallen