Sie sind auf Seite 1von 3

Anotaes do Aluno

uvb

Aula N 8 Estratgias de Relacionamento na Instituio


Objetivos da aula:
Nosso objetivo discutir como o comunicador institucional pode utilizar estratgias importantes de comunicao interna. Veremos, tambm, a experincia de um case.

INTRODUO
O prossional de comunicao deve saber, tambm, que a comunicao para os funcionrios to importante quanto comunicao para os consumidores. Elas fazem parte de um sistema nico, de um mesmo corpo corporativo que gera percepes (boas ou ruins) para os mais diferentes pblicos estratgicos da organizao.

Observe, como exemplo, o caso da Petrobrs:


H alguns anos, dois acidentes ambientais de grande proporo e uma desastrada proposta de mudana de marca atingiram a imagem da Petrobrs. Depois de investigadas as causas dos problemas da empresa, cou claro que as diculdades continuavam sendo as pessoas, que cotidianamente administram coisas, como idias, equipamentos, processos e relacionamentos com pblicos. O resultado de falhas humanas internas da Petrobrs foram milhares de reportagens difundidas por veculos de comunicao de todo o mundo, em que o maior ativo de uma empresa, a marca, foi fortemente responsabilizado pelas lambanas no imaginrio dos pblicos. A
Faculdade On-Line UVB

Comunicao Institucional

31

Aula 08 - Estratgias de Relacionamento na Instituio

Anotaes do Aluno

uvb
comunicao externa, mais uma vez, mostrou-se como uma extenso dos procedimentos internos falhos.

Construo de imagem
J passou do tempo de as escolas de Administrao e reas de Recursos Humanos inclurem, em seus currculos e treinamentos, matrias relacionadas construo de imagem, principalmente no dia-a-dia institucional, ou seja, a construo de imaginrio organizacional nos crebros do operador de mquina, do vigilante, do caixa, do vendedor, das secretarias, entre outros. O maior desao das gestes modernas est relacionado com o trabalho de construo de marca, misso, viso de futuro, identidade e da reputao institucional, de p a p, do porteiro ao presidente da companhia. esse trabalho, longe dos holofotes, ligados forma como a comunicao interna conduzida, que segura o rojo nas horas em que uma crise arrebenta. Problemas como os da Petrobrs tambm mostram a importncia do conceito de comunicao integrada para a boa gesto das empresas. Estas, cada vez mais, devem procurar equilibrar as suas inmeras formas de comunicao.

Sntese Comunicao Institucional


Voc aprendeu outros aspectos sobre as estratgias das instituies para manter uma imagem positiva com o pblico interno. Atividade: Um bom exerccio voc vericar o que est sendo feito na instituio em atua, no que diz respeito comunicao interna.

Faculdade On-Line UVB

32

Aula 08 - Estratgias de Relacionamento na Instituio

Anotaes do Aluno

uvb

Referncias
BUENO, Wilson da Costa. Comunicao institucional: teoria e pesquisa. So Paulo: Manole, 2003. ______. Comunicao institucional no Brasil: uma leitura crtica. So Paulo: Comtexto/All Print, 2005.

Faculdade On-Line UVB

33

Aula 08 - Estratgias de Relacionamento na Instituio

Comunicao Institucional

Das könnte Ihnen auch gefallen