Sie sind auf Seite 1von 10

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra M. S.

. T Centro Territorial de Educao Profissional Costa do Descobrimento CETEPESII Super Intendncia de Educao Profissional SUPROF Associao dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Chico MendesII Escola Tcnica Agropecuria Olga Benrio Colgio Estadual do Campo Chico Mendes-II

Origens da Literatura Portuguesa e Brasileira

Luis Claudio Deleprane

Origens da Literatura Portuguesa e Brasileira

Assentamento Chico Mendes, Porto Seguro BA. Abril de 2012

Trabalho realizado para fins de avaliao na Disciplina de Portugus ministrada Pela educadora Zolene Mendes do Curso Tcnico Agropecurio Modulo II No Assentamento Chico Mendes II

Sumario

Origens da literatura Portuguesa


O Trovadorismo Cantigas de amor Cantigas de amigo Cantigas de escrnio e cantigas de maldizer.

Origens da literatura Brasileira


Quinhentismo (sculo XVI) Barroco (sculo XVII) Neoclassicismo ou Arcadismo (sculo XVIII) Romantismo (sculo XIX) Realismo - Naturalismo (segunda metade do sculo XIX) Parnasianismo ( final do sculo XIX e incio do sculo XX ) Simbolismo ( fins do sculo XIX ) Pr-Modernismo (1902 at 1922) Neo-realismo (1930 a 1945)

Origens da literatura Portuguesa


As primeiras manifestaes da literatura portuguesa so em verso, datam do sc. XII e esto reunidas em trs coletneas: o Cancioneiro da Ajuda (sc. XIII), o Cancioneiro da Vaticana e o Cancioneiro da Biblioteca Nacional (sendo estes cpias de textos mais tardios). Os primeiros poetas so Joo Soares de Paiva e Paio Soares de Taveirs, sendo da autoria deste ltimo a clebre Cantiga da Garvaia. Remetendo, nas suas origens, para a tradio oral, esta produo lrica difundida por trovadores (poetas) e segris (instrumentistas) e jograis. Pensa-se que o lirismo medieval sofre a inspirao latina mas se fortalece em poesia popular, estabelecendo as harjas morabes uma ligao poesia romnica, muito especialmente s cantigas de amigo Quanto fico, se pusermos de lado os textos em prosa de feio historiogrfica, nomeadamente os que se constroem em torno da figura de D. Afonso Henriques (Crnica Geral de Espanha de 1344 e Crnicas Breves de Santa Cruz de Coimbra, IV), h tradues de obras de matria da Bretanha (um ciclo da Demanda do Santo Graal, e outro de Jos de Arimateia) e textos de cariz religioso e edificante (Boosco Deleytoso e Horto do Esposo, scs. XIV e XV), alm de prosa doutrinal, que encontra na famlia de Avis, no sc. XV, expoentes notveis: O Livro da Montaria de D. Joo I, sobre a arte e os prazeres da caa; A Ensinana de Bem Cavalgar Toda a Sela e Leal Conselheiro, sobre a arte de montar e sobre a tica e a prtica da vida quotidiana, respectivamente, de D. Duarte; e Virtuosa Benfeitoria, adaptao de Sneca sobre os benefcios dos nobres, do Infante D. Pedro) Mas o Amadis de Gaula que marca com relevncia a fico da poca. Editado em Saragoa em 1508, o texto , ao que parece, subsidirio de um texto portugus do sc. XV. Novela de cavalaria, com entrecho amoroso e guerreiro que obedece ao melhor das convenes do gnero, salienta-se por um esboar de realismo em pormenores da aco e da incipiente psicologia e, sobretudo, pela atmosfera de sensualidade que une o par amoroso. Ainda hoje se mantm hesitante a atribuio da sua autoria, quer para o lado portugus, quer para o lado espanhol, sendo certo que se trata de uma obraprima da fico peninsular.

No sculo XII, momento em que os rabes foram expulsos da pennsula Ibrica e o Estado portugus se formava, surgem os primeiros escritos da literatura portuguesa. Esses escritos constituem a produo da primeira poca medieval, tambm conhecida como Trovadorismo.

O Trovadorismo
Na primeira poca medieval Portugal conheceu manifestaes literrias tanto na prosa quanto no teatro, mas o que alcanou popularidade foi a poesia, pois a escrita era pouco difundida na poca e a poesia era facilmente memorizada, assim era transmitida oralmente. Quando os poemas eram cantados havia acompanhamento musical, com instrumentos de msica e dana, por esse motivo os poemas foram chamados de cantigas. Os autores das cantigas eram os trovadores, nome que deu origem ao Trovadorismo. Esses trovadores pertenciam ao clero ou nobreza, entre as camadas populares, quem cantava e executava as canes, mas no as criava, eram os jograis. As cantigas foram cultivadas no gnero lrico e satrico e so organizadas em quatro tipos. No gnero lrico temos as cantigas de amor e as cantigas de amigo, no gnero satrico, as cantigas de escrnio e cantigas de maldizer. Cantigas de amigo e cantigas de amor As cantigas foram cultivadas nas cortes portuguesas por trovadores que eram nobres do sexo masculino, mas apresentam diferenas de forma e de contedo.

Cantigas de amor:
- eu lrico masculino - ausncia do paralelismo de par de estrofes e do leixa-pren. - predomnio das idias - assunto principal: o sofrimento amoroso do eu lrico perante uma mulher idealizada e distante. - amor corts, convencionalismo amoroso - ambientao aristocrtica das cortes - forte influncia provenal.

Cantigas de amigo
- eu lrico feminino - presena de paralelismo - predomnio da musicalidade - assunto principal: o lamento da moa cujo namorado partiu - amor natural e espontneo - ambientao popular rural ou urbana - influncia da tradio oral ibrica.

Cantigas de escrnio e cantigas de maldizer .


A primeira experincia da literatura portuguesa na stira se reflete nas cantigas de escrnio e de maldizer, tambm possuem, em seus aspectos culturais, morais, lingsticos, um importante valor histrico, como registro da sociedade medieval portuguesa. As cantigas de escrnio e de maldizer exploravam recursos expressivos, voltando-se para a crtica de costumes, tinham como alvo os clrigos devassos,

prostitutas, cavaleiros e nobres covardes na guerra, as soldadeiras, ironizando e satirizando-os. As diferenas entre as duas cantigas no so muito evidentes, nas cantigas de escrnio o nome da pessoa satirizada, geralmente no revelado. A linguagem irnica, sutil e rica em ambiguidades. A cantiga de maldizer explicita o nome da pessoa satirizada fazendo uma crtica direta em forma de chacota. A linguagem spera, muitas vezes lasciva.

Origens da literatura Brasileira


Os primeiros escritos brasileiros, na verdade, constituem-se de documentos informativos. A prpria carta de Pero Vaz de Caminha faz parte destes primeiros escritos, em que so relatadas as caractersticas do pas tal e qual foi encontrado pelos primeiros colonizadores. A carta mostra o olhar do colonizador sobre a nova terra, prenhe de promessas, assim como contm observaes valiosas sobre os ndios, informaes estas que nos trazem um ideia de como o portugus encarava os costumes dos nativos. Tal documento insere-se no gnero da literatura de viagens, gnero muito comum no sculo XVI, em que a expanso martima punha o europeu em contato com os povos de alm-mar. Outros documentos de grande importncia so os escritos dos jesutas, entre eles, o Dilogo sobre a Converso do Gentio (1549), de PE. Manoel da Nbrega, e o Tratado da Terra e da Gente do Brasil, de Ferno Cardim (publicado apenas em 1925). Pero de Magalhes Gndavo escreveu a Histria da Provncia de Santa Cruz (Lisboa 1576 ) e o Tratado da Terra do Brasil (Lisboa 1826). Mas os mais importantes escritos se devem ao Pe. Jos de Anchieta; as Cartas, Informaes, Fragmentos Histricos e Sermes, alm dos primeiros textos propriamente literrios, como os seus autos e seus poemas, estes ltimos apresentando-se como estruturas literrias autnomas.

Os autos de Anchieta, destinados catequizao dos indgenas atravs de sua representao cnica, possuam, ao lado de estruturas literrias fundamentalmente europeias, um contedo religioso adaptado aos padres culturais do ndio. Tal adaptao foi fundamentada no didatismo, atravs da transposio dos valores religiosos cristos para os valores culturais do indgena. Portanto, j se apresenta nestes textos alguma cor local do pas, pois constituem os primeiros textos de configurao literria escritos para brasileiros.

Ainda nesta fase inicial Bento Teixeira escreveu no Recife um poema pico, de 94 oitavas inspiradas em Cames: a Prosopopeia (Lisboa 1601), narrando a conquista de Pernambuco. O Historiador Frei Vicente do Salvador, primeiro prosador nascido no Brasil, compilou a Histria da Custdia do Brasil (Rio 1889). Na Literatura deste perodo predominou, portanto, o contexto histrico e informativo sobre o homem e a natureza do Brasil primitivo. As primeiras manifestaes da literatura portuguesa so em verso, datam do sc. XII e esto reunidas em trs coletneas: o Cancioneiro da Ajuda (sc. XIII), o Cancioneiro da Vaticana e o Cancioneiro da Biblioteca Nacional (sendo estes cpias de textos mais tardios).

Quinhentismo (sculo XVI)


Representa a fase inicial da literatura brasileira, pois ocorreu no comeo da colonizao. Representante da Literatura Jesuta ou de Catequese, destaca-se Padre Jos de Anchieta com seus poemas, autos, sermes cartas e hinos. O objetivo principal deste padre jesuta, com sua produo literria, era catequizar os ndios brasileiros. Nesta poca, destaca-se ainda Pero Vaz de Caminha, o escrivo da frota de Pedro lvares Cabral. Atravs de suas cartas e seu dirio, elaborou uma literatura de Informao ( de viagem ) sobre o Brasil. O objetivo de Caminha era informar o rei de Portugal sobre as caractersticas geogrficas, vegetais e sociais da nova terra.

Barroco ( sculo XVII )


Essa poca foi marcada pelas oposies e pelos conflitos espirituais. Esse contexto histrico acabou influenciando na produo literria, gerando o fenmeno do barroco. As obras so marcadas pela angstia e pela oposio entre o mundo material e o espiritual. Metforas, antteses e hiprboles so as figuras de linguagem mais usadas neste perodo. Podemos citar como principais representantes desta poca: Bento Teixeira, autor de Prosopopia; Gregrio de Matos Guerra ( Boca do Inferno ), autor de vrias poesias crticas e satricas; e padre Antnio Vieira, autor de Sermo de Santo Antnio ou dos Peixes.

Neoclassicismo ou Arcadismo ( sculo XVIII )


O sculo XVIII marcado pela ascenso da burguesia e de seus valores. Esse fato influenciou na produo da obras desta poca. Enquanto as preocupaes e conflitos do barroco so deixados de lado, entra em cena o objetivismo e a razo. A linguagem complexa trocada por uma linguagem mais fcil. Os ideais de vida no campo so retomados ( fugere urbem = fuga das cidades ) e a vida buclica passa a ser valorizada, assim como a idealizao da natureza e da mulher amada. As principais obras desta poca so: Obra Potica de

Cludio Manoel da Costa, O Uraguai de Baslio da Gama, Cartas Chilenas e Marlia de Dirceu de Toms Antonio Gonzaga, Caramuru de Frei Jos de Santa Rita Duro.

Romantismo ( sculo XIX )


A modernizao ocorrida no Brasil, com a chegada da famlia real portuguesa em 1808, e a Independncia do Brasil em 1822 so dois fatos histricos que influenciaram na literatura do perodo. Como caractersticas principais do romantismo, podemos citar : individualismo, nacionalismo, retomada dos fatos histricos importantes, idealizao da mulher, esprito criativo e sonhador, valorizao da liberdade e o uso de metforas. As principais obras romnticas que podemos citar : O Guarani de Jos de Alencar, Suspiros Poticos e Saudades de Gonalves de Magalhes, Espumas Flutuantes de Castro Alves, Primeiros Cantos de Gonalves Dias. Outros importantes escritores e poetas do perodo: Casimiro de Abreu, lvares de Azevedo, Junqueira Freire e Teixeira e Souza.

Realismo - Naturalismo ( segunda metade do sculo XIX )


Na segunda metade do sculo XIX, a literatura romntica entrou em declnio, juntos com seus ideais. Os escritores e poetas realistas comeam a falar da realidade social e dos principais problemas e conflitos do ser humano. Como caractersticas desta fase, podemos citar : objetivismo, linguagem popular, trama psicolgica, valorizao de personagens inspirados na realidade, uso de cenas cotidianas, crtica social, viso irnica da realidade. O principal representante desta fase foi Machado de Assis com as obras : Memrias Pstumas de Brs Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e O Alienista. Podemos citar ainda como escritores realistas Aluisio de Azedo autor de O Mulato e O Cortio e Raul Pompia autor de O Ateneu.

Parnasianismo ( final do sculo XIX e incio do sculo XX )


O parnasianismo buscou os temas clssicos, valorizando o rigor formal e a poesia descritiva. Os autores parnasianos usavam uma linguagem rebuscada, vocabulrio culto, temas mitolgicos e descries detalhadas. Diziam que faziam a arte pela arte. Graas a esta postura foram chamados de criadores de uma literatura alienada, pois no retratavam os problemas sociais que ocorriam naquela poca. Os principais autores parnasianos so: Olavo Bilac, Raimundo Correa, Alberto de Oliveira e Vicente de Carvalho

Simbolismo ( fins do sculo XIX )


Esta fase literria inicia-se com a publicao de Missal e Broquis de Joo Cruz e Souza. Os poetas simbolistas usavam uma linguagem abstrata e sugestiva, enchendo suas obras de misticismo e religiosidade. Valorizavam muito os mistrios da morte e dos sonhos, carregando os textos de

subjetivismo. Os principais representantes do simbolismo foram: Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens.

Pr-Modernismo (1902 at 1922)


Este perodo marcado pela transio, pois o modernismo s comeou em 1922 com a Semana de Arte Moderna. Est poca marcada pelo regionalismo, positivismo, busca dos valores tradicionais, linguagem coloquial e valorizao dos problemas sociais. Os principais autores deste perodo so: Euclides da Cunha (autor de Os Sertes), Monteiro Lobato, Lima Barreto, autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma e Augusto dos Anjos. Modernismo (1922 a 1930) Este perodo comea com a Semana de Arte Moderna de 1922. As principais caractersticas da literatura modernista so : nacionalismo, temas do cotidiano (urbanos) , linguagem com humor, liberdade no uso de palavras e textos diretos. Principais escritores modernistas :Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo, Alcntara Machado e Manuel Bandeira.

Neo-realismo (1930 a 1945)


Fase da literatura brasileira na qual os escritores retomam as crticas e as denncias aos grandes problemas sociais do Brasil. Os assuntos msticos, religiosos e urbanos tambm so retomados. Destacam-se as seguintes obras : Vidas Secas de Graciliano Ramos, Fogo Morto de Jos Lins do Rego, O Quinze de Raquel de Queirz e O Pas do Carnaval de Jorge Amado. Os principais poetas desta poca so: Vincius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Ceclia Meireles.

BIBLIOGRAFIA

Instituto Cames. Museu da lngua portuguesa. Recanto das letras.


LITERATURA BRASILEIRA - TEORIA E CRTICA LITERRIA.

Autor: ALFREDO BOSI. Ensino dinmico de pesquisa Difuso cultural do livro.

Das könnte Ihnen auch gefallen