Sie sind auf Seite 1von 15

3.10.

2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 260/5

DIRECTIVAS
DIRECTIVA 2009/104/CE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 16 de Setembro de 2009 relativa s prescries mnimas de segurana e de sade para a utilizao pelos trabalhadores de equipamentos de trabalho no trabalho (segunda directiva especial, na acepo do n.o 1 do artigo 16.o da Directiva 89/391/CEE)
(verso codificada) (Texto relevante para efeitos do EEE) O PARLAMENTO EUROPEU E O CONSELHO DA UNIO EUROPEIA,

balhadores, de equipamentos de trabalho no local de trabalho, sem prejuzo de disposies mais restritivas ou especficas contidas na presente directiva.

Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia, nomeadamente o n.o 2 do artigo 137.o,
(3)

Tendo em conta a proposta da Comisso, Tendo em conta o parecer do Comit Econmico e Social Europeu (1), Aps consulta ao Comit das Regies, Deliberando nos termos do artigo 251.o do Tratado (2), Considerando o seguinte: A Directiva 89/655/CEE do Conselho, de 30 de Novem bro de 1989, relativa s prescries mnimas de segu rana e de sade para a utilizao pelos trabalhadores de equipamentos de trabalho no trabalho (segunda direc tiva especial, na acepo do n.o 1 do artigo 16.o da Directiva 89/391/CEE) (3), foi por diversas vezes alterada de modo substancial (4). Por razes de clareza e raciona lidade, dever proceder-se codificao da referida direc tiva. A presente directiva uma directiva especial, na acepo do n.o 1 do artigo 16.o da Directiva 89/391/CEE do Conselho, de 12 de Junho de 1989, relativa aplicao de medidas destinadas a promover a melhoria da segu rana e da sade dos trabalhadores no trabalho (5). Por esse facto, as disposies da Directiva 89/391/CEE apli cam-se plenamente ao domnio da utilizao, pelos tra
(5) (4)

O n.o 2 do artigo 137.o do Tratado prev que o Conse lho pode adoptar, por meio de directivas, prescries mnimas destinadas a promover a melhoria, principal mente, do ambiente de trabalho, a fim de proteger a sade e a segurana dos trabalhadores.

Nos termos do referido artigo, essas directivas devem evitar impor disciplinas administrativas, financeiras e ju rdicas que sejam contrrias criao e desenvolvimento de pequenas e mdias empresas.

(1)

As disposies aprovadas por fora do n.o 2 do artigo 137.o do Tratado no obstam manuteno nem ao estabelecimento, por cada Estado-Membro, de medidas reforadas de proteco das condies de traba lho compatveis com o Tratado.

(6)

A observncia das prescries mnimas destinadas a ga rantir um melhor nvel de segurana e de sade para a utilizao de equipamentos de trabalho constitui um im perativo para garantir a segurana e a sade dos traba lhadores.

(2)

(7)

A melhoria da segurana, da higiene e da sade dos trabalhadores no trabalho constitui um objectivo que no poder ser subordinado a consideraes de ordem puramente econmica.

(1) JO C 100 de 30.4.2009, p. 144. (2) Parecer do Parlamento Europeu de 8 de Julho de 2008 (ainda no publicado no Jornal Oficial) e deciso do Conselho de 13 de Julho de 2009. (3) JO L 393 de 30.12.1989, p. 13. (4) Ver parte A do anexo III. (5) JO L 183 de 29.6.1989, p. 1.

(8)

O trabalho em altura pode expor os trabalhadores a riscos particularmente elevados para a sua sade e segu rana, nomeadamente a riscos de quedas de altura e de outros acidentes de trabalho graves, que representam uma percentagem elevada do nmero de acidentes, no meadamente mortais.

L 260/6

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

3.10.2009

(9)

A presente directiva constitui um elemento concreto no mbito da realizao da dimenso social do mercado interno. Por fora da Directiva 98/34/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 22 de Junho de 1998, relativa a um procedimento de informao no domnio das normas e regulamentaes tcnicas e das regras relativas aos servi os da sociedade da informao (1), os Estados-Membros so obrigados a notificar Comisso qualquer projecto de regulamentao tcnica aplicvel s mquinas, apare lhos e instalaes. A presente directiva constitui o meio mais adequado para a realizao dos objectivos pretendidos e no excede o necessrio para esse efeito. A presente directiva no dever prejudicar as obrigaes dos Estados-Membros relativas aos prazos de transposi o para o direito nacional das directivas, indicados na parte B do anexo III,

c) Zona perigosa: qualquer zona dentro ou em torno de um equipamento de trabalho na qual a presena de um traba lhador exposto o submeta a um risco para a sua segurana ou sade; d) Trabalhador exposto: qualquer trabalhador que se encontre totalmente ou em parte numa zona perigosa; e) Operador: o ou os trabalhador(es) incumbido(s) da utiliza o de um equipamento de trabalho.

(10)

(11)

CAPTULO II OBRIGAES DAS ENTIDADES PATRONAIS

Artigo 3.o
(12)

Obrigaes gerais 1. A entidade patronal deve tomar as disposies necessrias para que os equipamentos de trabalho, postos disposio dos trabalhadores na empresa ou no estabelecimento, sejam adequa dos ao trabalho a efectuar ou convenientemente adaptados para esse efeito e permitam garantir a segurana e a sade dos traba lhadores aquando da utilizao desses equipamentos de trabalho. Aquando da escolha dos equipamentos de trabalho que pre tenda utilizar, a entidade patronal deve ter em ateno as con dies e as caractersticas especficas do trabalho e os riscos existentes na empresa ou no estabelecimento, nomeadamente nos postos de trabalho, para a segurana e a sade dos traba lhadores ou os eventuais riscos adicionais resultantes da utiliza o dos equipamentos de trabalho em questo. 2. Quando no for possvel garantir inteiramente desse modo a segurana e a sade dos trabalhadores ao utilizarem os equi pamentos de trabalho, a entidade patronal tomar as medidas adequadas para minimizar os riscos. Artigo 4.o Regras relativas aos equipamentos de trabalho 1. Sem prejuzo do disposto no artigo 3.o, a entidade patro nal obtm ou utiliza: a) Equipamentos de trabalho que, colocados pela primeira vez disposio dos trabalhadores na empresa ou no estabeleci mento depois de 31 de Dezembro de 1992, satisfaam: i) as disposies contidas em qualquer uma das directivas comunitrias pertinentes aplicveis, ii) as prescries mnimas previstas no anexo I, caso no seja aplicvel, ou apenas o seja parcialmente, qualquer outra directiva comunitria;

APROVARAM A PRESENTE DIRECTIVA:

CAPTULO I DISPOSIES GERAIS

Artigo

1.o

Objecto 1. A presente directiva, que a segunda directiva especial, na acepo do n.o 1 do artigo 16.o da Directiva 89/391/CEE, es tabelece as prescries mnimas de segurana e de sade para a utilizao, pelos trabalhadores no trabalho, dos equipamentos de trabalho, tal como se encontram definidos no artigo 2.o 2. As disposies da Directiva 89/391/CEE aplicam-se plena mente globalidade do domnio referido no n.o 1, sem prejuzo de disposies mais restritivas ou especficas contidas na pre sente directiva. Artigo 2.o Definies Para efeitos da presente directiva, entende-se por: a) Equipamento de trabalho: qualquer mquina, aparelho, fer ramenta ou instalao, utilizados no trabalho; b) Utilizao de um equipamento de trabalho: qualquer acti vidade relativa a um equipamento de trabalho, nomeada mente a colocao em servio ou fora de servio, o uso, o transporte, a reparao, a transformao, a manuteno e a conservao, incluindo, nomeadamente, a limpeza;
(1) JO L 204 de 21.7.1998, p. 37.

3.10.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 260/7

b) Equipamentos de trabalho que, j colocados disposio dos trabalhadores na empresa ou no estabelecimento em 31 de Dezembro de 1992, obedeam, o mais tardar quatro anos aps essa data, s prescries mnimas previstas no anexo I;

3. Os resultados das verificaes so consignados, mantidos disposio da autoridade competente e conservados por um perodo adequado. Caso os equipamentos de trabalho em causa sejam utilizados fora da empresa, so acompanhados de uma prova material da realizao da ltima verificao. 4. Compete aos Estados-Membros determinar as modalidades dessas verificaes. Artigo 6.o

c) Sem prejuzo da subalnea i) da alnea a) e em derrogao subalnea ii) da alnea a) e alnea b), equipamentos de trabalho especficos sujeitos s prescries do ponto 3 do anexo I que, j colocados disposio dos trabalhadores na empresa ou no estabelecimento em 5 de Dezembro de 1998, obedeam, o mais tardar quatro anos aps essa data, s prescries mnimas previstas no anexo I.

2. A entidade patronal toma as medidas necessrias para que os equipamentos de trabalho, ao longo de todo o seu perodo de utilizao, sejam conservados, mediante uma manuteno adequada, a um nvel que permita que os equipamentos satis faam, consoante os casos, o disposto nas alneas a) ou b) do n.o 1.

Equipamentos de trabalho que apresentam riscos especficos Sempre que a utilizao de um equipamento de trabalho possa apresentar um risco especfico para a segurana ou a sade dos trabalhadores, a entidade patronal toma as medidas necessrias para que: a) A utilizao do equipamento de trabalho seja reservada aos trabalhadores incumbidos dessa utilizao; b) Nos casos de reparao, transformao, manuteno ou con servao, os trabalhadores em questo estejam especifica mente habilitados para o efeito. Artigo 7.o Ergonomia e sade no trabalho Na aplicao das prescries mnimas de segurana e de sade, so plenamente tomados em considerao pela entidade patro nal o posto de trabalho e a posio dos trabalhadores durante a utilizao do equipamento de trabalho, bem como os princpios ergonmicos. Artigo 8.o Informao dos trabalhadores

3. Os Estados-Membros determinam, aps consulta dos par ceiros sociais e tendo em conta as legislaes ou prticas na cionais, as normas que permitam atingir um nvel de segurana que corresponda aos objectivos visados no anexo II.

Artigo 5.o Verificao dos equipamentos de trabalho 1. A entidade patronal toma as medidas necessrias para que os equipamentos de trabalho cuja segurana dependa das con dies de instalao sejam submetidos a uma verificao inicial aps a instalao e antes de entrarem em servio pela primeira vez e aps cada montagem num novo local ou num novo stio, a efectuar por pessoas competentes na acepo das legislaes ou prticas nacionais, com vista a garantir a correcta instalao e o bom funcionamento dos equipamentos de trabalho em causa.

2. A fim de garantir que sejam respeitadas as prescries de segurana e de sade e que as deterioraes susceptveis de estar na origem de situaes perigosas sejam detectadas e corrigidas atempadamente, a entidade patronal toma as medidas necess rias para que os equipamentos de trabalho sujeitos a influncias geradoras de tais deterioraes sejam objecto de:

1. Sem prejuzo do artigo 10.o da Directiva 89/391/CEE, a entidade patronal toma as medidas necessrias para que os trabalhadores disponham de informaes adequadas e, quando necessrio, de folhetos de informao sobre os equipamentos de trabalho utilizados no trabalho. 2. As informaes e os folhetos de informao devem con ter, no mnimo, as indicaes do ponto de vista de segurana e da sade relativas: a) s condies de utilizao dos equipamentos de trabalho;

a) Verificaes peridicas e, se necessrio, de ensaios peridicos efectuados por pessoas competentes, na acepo das legisla es ou prticas nacionais;

b) Verificaes excepcionais efectuadas por pessoas competen tes, na acepo das legislaes ou prticas nacionais, sempre que se produzam acontecimentos excepcionais susceptveis de terem consequncias gravosas para a segurana do equi pamento de trabalho, como transformaes, acidentes, fen menos naturais, perodos prolongados de no utilizao.

b) s situaes anormais previsveis; c) s concluses a retirar da experincia eventualmente adqui rida com a utilizao dos equipamentos de trabalho.

L 260/8

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

3.10.2009

Os trabalhadores so informados dos riscos que correm, dos equipamentos de trabalho presentes no seu ambiente imediato de trabalho e das alteraes que lhes dizem respeito, na medida em que afectem os equipamentos de trabalho situados no seu ambiente imediato de trabalho, mesmo que os no utilizem directamente. 3. As informaes e os folhetos de informao devem ser compreensveis para os trabalhadores em questo. Artigo 9.o

a) Da adopo de directivas em matria de harmonizao tc nica e de normalizao, relativas aos equipamentos de traba lho; ou b) Do progresso tcnico, da evoluo das regulamentaes ou especificaes internacionais ou dos conhecimentos no do mnio dos equipamentos de trabalho. Artigo 12.o Disposies finais Os Estados-Membros comunicam Comisso o texto das dis posies de direito interno j aprovadas ou que venham a aprovar nas matrias reguladas pela presente directiva. Artigo 13.o revogada a Directiva 89/655/CEE, com a redaco que lhe foi dada pelas directivas referidas na parte A do anexo III, sem prejuzo das obrigaes dos Estados-Membros no que respeita aos prazos de transposio para o direito nacional das directi vas, indicados na parte B do anexo III. As remisses para a directiva revogada devem entender-se como sendo feitas para a presente directiva e devem ler-se nos termos da tabela de correspondncia que consta do anexo IV. Artigo 14.o A presente directiva entra em vigor no vigsimo dia seguinte ao da sua publicao no Jornal Oficial da Unio Europeia. Artigo 15.o Os Estados-Membros so os destinatrios da presente directiva.

Formao dos trabalhadores Sem prejuzo do artigo 12.o da Directiva 89/391/CEE, a enti dade patronal toma as medidas necessrias para que: a) Os trabalhadores incumbidos da utilizao dos equipamentos de trabalho recebam uma formao adequada, inclusiva mente sobre os riscos que, eventualmente, possam decorrer dessa utilizao; b) Os trabalhadores referidos na alnea b) do artigo 6.o recebam uma formao especfica adequada. Artigo 10.o Consulta e participao dos trabalhadores Os trabalhadores ou os seus representantes so consultados e participam nas matrias abrangidas pela presente directiva, in cluindo os seus anexos, de acordo com o artigo 11.o da Direc tiva 89/391/CEE.
CAPTULO III DISPOSIES DIVERSAS

Artigo 11.o Alterao dos anexos 1. O aditamento ao anexo I de prescries mnimas suple mentares aplicveis a equipamentos de trabalho especficos, re feridas no ponto 3 do anexo I, adoptado pelo Conselho de acordo com o processo previsto no n.o 2 do 137.o do Tratado. 2. So adoptadas de acordo com o processo previsto no artigo 17.o da Directiva 89/391/CEE as adaptaes de natureza exclusivamente tcnica dos anexos em funo:

Feito em Estrasburgo, em 16 de Setembro de 2009.

Pelo Parlamento Europeu O Presidente


J. BUZEK

Pelo Conselho A Presidente


C. MALMSTRM

3.10.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 260/9

ANEXO I PRESCRIES MNIMAS [referidas no artigo 4.o, n.o 1, alnea a), subalnea ii), e alnea b)] 1. Observao prvia As obrigaes previstas no presente anexo so aplicveis no respeito da presente directiva e quando o correspon dente risco existir relativamente ao equipamento de trabalho considerado. As prescries mnimas a seguir enunciadas, se bem que aplicveis aos equipamentos de trabalho em servio, no exigem necessariamente as mesmas medidas que as exigncias essenciais aplicveis aos equipamentos de trabalho novos. 2. 2.1. Prescries mnimas gerais aplicveis aos equipamentos de trabalho Os sistemas de comando de um equipamento de trabalho que tenham incidncias sobre a segurana devem ser claramente visveis e identificveis e, se for caso disso, ser objecto de uma marcao apropriada. Os sistemas de comando devem ser colocados fora das zonas perigosas, salvo no caso de determinados sistemas de comando, se necessrio, e de modo a que o seu accionamento no possa ocasionar riscos suplementares. Os sistemas de comando no devem ocasionar riscos na sequncia de uma manobra no intencional. O operador deve, se necessrio, poder certificar-se da ausncia de pessoas nas zonas perigosas, a partir do posto de comando principal. Se tal for impossvel, cada arranque deve ser automaticamente precedido de um sistema seguro, como, por exemplo, um sinal de aviso sonoro ou visual. O trabalhador exposto deve ter tempo ou meios para se colocar rapidamente ao abrigo dos riscos ocasionados pelo arranque ou paragem do equipamento de trabalho. Os sistemas de comando devem ser seguros e ser escolhidos tendo em conta as falhas, perturbaes e limitaes previsveis na utilizao para que foram projectados. 2.2. Os equipamentos de trabalho s devem poder ser postos em funcionamento mediante uma aco voluntria sobre um sistema de comando previsto para esse fim. O mesmo se aplica: ao arranque aps uma paragem, qualquer que seja a sua origem, ao comando de uma modificao importante nas condies de funcionamento (por exemplo, velocidade, presso, etc.), salvo se esse arranque ou essa modificao no representarem qualquer risco para os trabalhadores expostos. O arranque ou a modificao das condies de funcionamento que resultem da sequncia normal de um ciclo automtico no so abrangidos por esta exigncia. 2.3. Cada equipamento de trabalho deve estar provido de um sistema de comando que permita a sua paragem geral em condies de segurana. Cada posto de trabalho deve dispor de um sistema de comando que permita, em funo dos riscos existentes, parar todo o equipamento de trabalho, ou apenas uma parte dele, de forma a que o equipamento de trabalho fique em situao de segurana. A ordem de paragem do equipamento de trabalho deve ter prioridade sobre as ordens de arranque. Uma vez obtida a paragem do equipamento de trabalho ou dos seus elementos perigosos, deve ser interrompida a alimentao de energia dos accionadores em questo. 2.4. O equipamento de trabalho deve ser munido de um dispositivo de paragem de emergncia, se tal for apropriado em funo dos perigos inerentes a esse equipamento e ao tempo normal de paragem. O equipamento de trabalho que seja perigoso em virtude de quedas de objectos ou de projeces deve ser munido de dispositivos de segurana adequados correspondentes a esses perigos. O equipamento de trabalho que seja perigoso em virtude de emanaes de gases, vapores ou lquidos ou de emisses de poeiras deve ser equipado com dispositivos adequados de reteno ou extraco correspondentes a esses perigos, instalados prximo da respectiva fonte. 2.6. Os equipamentos de trabalho e respectivos elementos devem ser estabilizados por fixao ou por outros meios, se tal for necessrio para a segurana ou a sade dos trabalhadores.

2.5.

L 260/10

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

3.10.2009

2.7.

No caso de existirem riscos de estilhaamento ou de ruptura de elementos de um equipamento de trabalho susceptveis de ocasionar perigos significativos para a segurana ou a sade dos trabalhadores, devem ser tomadas as medidas de proteco adequadas. Sempre que apresentem riscos de contacto mecnico que possam ocasionar acidentes, os elementos mveis de um equipamento de trabalho devem ser equipados com protectores ou dispositivos que impeam o acesso s zonas perigosas ou interrompam o movimento dos elementos perigosos antes do acesso s zonas perigosas. Os protectores e dispositivos de proteco devem ser de construo robusta, no devem ocasionar riscos suplementares, no devem poder ser facilmente neutralizados ou tornados inoperantes, devem estar situados a uma distncia suficiente da zona perigosa, no devem limitar mais do que o necessrio a observao do ciclo de trabalho, devem permitir as intervenes indispensveis colocao ou substituio dos elementos, bem como aos trabalhos de manuteno, permitindo o acesso apenas ao sector em que esses trabalhos devem ser realizados e, se possvel, sem desmontagem do protector ou do dispositivo de proteco.

2.8.

2.9.

As zonas e pontos de trabalho ou de manuteno dos equipamentos de trabalho devem estar convenientemente iluminadas em funo dos trabalhos a efectuar.

2.10. As partes de um equipamento de trabalho que tenham uma temperatura elevada ou muito baixa devem, se tal for apropriado, dispor de uma proteco contra os riscos de contacto ou de aproximao por parte dos trabalhadores. 2.11. Os dispositivos de alerta do equipamento de trabalho devem poder ser ouvidos e compreendidos facilmente e sem ambiguidades. 2.12. Os equipamentos de trabalho no podem ser utilizados para operaes e em condies para as quais no sejam apropriados. 2.13. As operaes de manuteno devem poder efectuar-se quando o equipamento de trabalho esteja parado. Se isso no for possvel, devem poder ser tomadas medidas de proteco adequadas execuo dessas operaes ou estas devem poder efectuar-se fora das reas perigosas. necessrio que o livrete de manuteno dos equipamentos de trabalho que dele disponham se encontre actua lizado. 2.14. Todos os equipamentos de trabalho devem ser equipados com dispositivos claramente identificveis, que permitam isol-los de cada uma das suas fontes de energia. A reconexo pressupe a ausncia de perigo para os trabalhadores em causa. 2.15. Os equipamentos de trabalho devem ter avisos e a sinalizao indispensvel para garantir a segurana dos trabalhadores. 2.16. Para efectuar as operaes de produo, de regulao e de manuteno dos equipamentos de trabalho, os trabalhadores devem poder ter acesso a todos os locais necessrios e neles permanecer com toda a segurana. 2.17. Todos os equipamentos de trabalho devem ser adequados proteco dos trabalhadores contra os riscos de incndio ou de sobreaquecimento dos equipamentos de trabalho ou de libertao de gases, poeiras, lquidos, vapores ou outras substncias por eles produzidas ou neles utilizadas ou armazenadas. 2.18. Todos os equipamentos de trabalho devem ser adequados preveno dos riscos de exploso dos equipamentos ou de substncias por eles produzidas ou neles utilizadas ou armazenadas. 2.19. Todos os equipamentos de trabalho devem ser adequados proteco dos trabalhadores expostos contra os riscos de contacto directo ou indirecto com a electricidade.

3.10.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 260/11

3. 3.1.

Prescries mnimas suplementares aplicveis a equipamentos de trabalho especficos Prescries mnimas aplicveis aos equipamentos de trabalho mveis, automotores ou no

3.1.1. Os equipamentos de trabalho que transportem um ou mais trabalhadores devem ser adaptados de forma a reduzir os riscos para esse ou esses trabalhadores durante a deslocao. Esses riscos incluem o risco de contacto dos trabalhadores com as rodas ou as lagartas ou seu entalamento por essas peas. 3.1.2. Sempre que o bloqueio intempestivo dos elementos de transmisso de energia entre um equipamento de trabalho mvel e os seus acessrios ou reboques puder dar origem a riscos especficos, esse equipamento de trabalho deve estar equipado ou ser adaptado por forma a impedir o bloqueio dos elementos de transmisso de energia. Sempre que no for possvel impedir um bloqueio dessa natureza, devem ser tomadas todas as medidas possveis para evitar consequncias nefastas para os trabalhadores. 3.1.3. Se os elementos de transmisso de energia entre equipamentos de trabalho mveis forem susceptveis de se sujar e danificar ao serem arrastados pelo cho, devem ser previstas possibilidades de fixao. 3.1.4. Os equipamentos de trabalho mveis que transportem um ou mais trabalhadores devem ser de molde a limitar, nas condies efectivas de utilizao, os riscos decorrentes da capotagem do equipamento de trabalho: ou por uma estrutura de proteco que impea o equipamento de se virar mais de um quarto de volta, ou por uma estrutura que garanta um espao suficiente em torno do ou dos trabalhadores transportados, se o movimento puder continuar para alm de um quarto de volta, ou por qualquer outro dispositivo de alcance equivalente. Estas estruturas de proteco podem fazer parte integrante do equipamento de trabalho. Estas estruturas de proteco no so necessrias quando o equipamento de trabalho se encontre estabilizado durante a utilizao ou quando a capotagem do equipamento de trabalho for impossvel devido sua prpria concepo. Se, em caso de capotagem, existir o risco de o ou os trabalhadores transportados serem esmagados entre partes do equipamento de trabalho e o solo, deve ser instalado um sistema de reteno do ou dos trabalhadores trans portados. 3.1.5. As empilhadoras sobre as quais tomem lugar um ou mais trabalhadores devem ser adaptadas ou equipadas de modo a limitar os riscos de capotagem da empilhadora atravs, por exemplo, da instalao de uma cabina para o condutor, de uma estrutura que impea a empilhadora de capotar, de uma estrutura que garanta que, em caso de capotagem da empilhadora, fica espao suficiente entre o solo e certas partes da empilhadora para o ou os trabalhadores transportados, de uma estrutura que mantenha o ou os trabalhadores no posto de conduo de modo a impedir que possam ser apanhados por alguma parte da empilhadora ao capotar. 3.1.6. Os equipamentos de trabalho mveis automotores cuja movimentao pode dar origem a riscos para os traba lhadores devem preencher as seguintes condies: a) Devem estar providos de meios que permitam evitar uma entrada em funcionamento no autorizada; b) Devem estar providos de meios adequados que permitam reduzir as consequncias de uma eventual coliso em caso de movimentao simultnea de diversos equipamentos de trabalho que se desloquem sobre carris;

L 260/12

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

3.10.2009

c) Devem estar providos de um dispositivo de travagem e de imobilizao; na medida em que a segurana assim o exija, a travagem e a imobilizao devem ser possveis, em caso de avaria do dispositivo principal, atravs de um dispositivo de emergncia que possua comandos de fcil acesso; d) Devem estar providos de dispositivos auxiliares adequados que aumentem a visibilidade quando o campo de viso directa do condutor for insuficiente para garantir a segurana; e) Se for prevista a sua utilizao nocturna ou em locais obscuros, devem estar providos de um dispositivo de iluminao adaptado ao trabalho a realizar e garantir uma segurana suficiente para os trabalhadores; f) Se, por razes intrnsecas ou devido aos seus atrelados ou cargas, comportarem um risco de incndio suscep tvel de pr em perigo os trabalhadores, devem estar providos de dispositivos adequados de combate ao fogo, excepto se estes se encontrarem disponveis e suficientemente prximos no local de utilizao; g) Caso sejam telecomandados, devem imobilizar-se automaticamente ao sarem do campo de controlo; h) Caso sejam telecomandados e se, em condies normais de utilizao, puderem entalar ou colidir com os trabalhadores, devem estar equipados com dispositivos de proteco contra estes riscos, excepto se existirem outros dispositivos adequados para controlar o risco de coliso. 3.2. Prescries mnimas aplicveis aos equipamentos de trabalho destinados elevao de cargas

3.2.1. Se os equipamentos de trabalho destinados elevao de cargas estiverem instalados permanentemente, devem ser garantidas a sua solidez e estabilidade durante a utilizao tendo nomeadamente em conta as cargas a elevar e as foras exercidas nos pontos de suspenso ou de fixao s estruturas. 3.2.2. As mquinas destinadas elevao de cargas devem ostentar uma indicao claramente visvel da sua carga nominal, e se necessrio, uma placa de carga que indique a carga nominal para cada configurao da mquina. Todos os acessrios de elevao devem ser marcados por forma a que se possam identificar as caractersticas essenciais a uma utilizao segura. Se o equipamento de trabalho no se destinar elevao de trabalhadores e houver possibilidades de confuso, deve ser aposta de forma visvel uma sinalizao adequada. 3.2.3. Os equipamentos de trabalho instalados permanentemente devem ser instalados de modo a reduzir o risco de as cargas: a) Colidirem com os trabalhadores; b) Involuntariamente balanarem perigosamente ou carem; ou c) Se soltarem involuntariamente. 3.2.4. As mquinas de elevao ou de transporte de trabalhadores devem permitir: a) Evitar os riscos de queda do habitculo, se este existir, por meio de dispositivos adequados; b) Evitar os riscos de queda do utilizador para fora do habitculo, se este existir; c) Evitar os riscos de esmagamento, entalamento ou coliso do utilizador, nomeadamente os devidos a um contacto fortuito com objectos; d) Garantir a segurana dos trabalhadores bloqueados em caso de acidente no habitculo e possibilitar a sua evacuao. Se, por razes inerentes ao local e ao desnivelamento, os riscos referidos na alnea a) no puderam ser evitados atravs de nenhum dispositivo de segurana, deve ser instalado um cabo com um coeficiente de segurana reforado cujo bom estado deve ser verificado todos os dias de trabalho.

3.10.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 260/13

ANEXO II DISPOSIES RELATIVAS UTILIZAO DOS EQUIPAMENTOS DE TRABALHO (referidas no n.o 3 do artigo 4.o) Observao prvia O presente anexo aplicvel no respeito da presente directiva e quando o risco correspondente existir relativamente ao equipamento de trabalho considerado. 1. 1.1. Disposies de ordem geral aplicveis a todos os equipamentos de trabalho Os equipamentos de trabalho devem ser instalados, dispostos e utilizados de forma a poder reduzir os riscos para os utilizadores do equipamento de trabalho e para os outros trabalhadores, por exemplo fazendo que haja espao livre suficiente entre os seus elementos mveis e os elementos fixos ou mveis do seu meio circundante e que toda a energia ou qualquer substncia utilizada ou produzida possa ser movimentada ou evacuada com segurana. A montagem e a desmontagem dos equipamentos de trabalho devem ser realizadas de modo seguro, nomeada mente graas ao respeito das eventuais instrues do fabricante. Os equipamentos de trabalho que, durante a sua utilizao, possam ser atingidos por relmpagos devem estar protegidos por dispositivos ou medidas adequadas contra os efeitos dos relmpagos. Disposies para a utilizao de equipamentos de trabalho mveis, automotores ou no A conduo de equipamentos de trabalho automotores reservada a trabalhadores que tenham recebido uma formao especfica com vista conduo segura destes equipamentos. Devem ser estabelecidas e respeitadas regras de circulao apropriadas caso o equipamento de trabalho se movi mente numa zona de trabalho. Devem ser tomadas medidas de organizao para evitar que trabalhadores que se deslocam a p se encontrem na zona de trabalho de equipamentos de trabalho automotores. Se, para a boa execuo dos trabalhos for necessria a presena de trabalhadores apeados, devem ser tomadas as medidas necessrias para evitar que sejam feridos pelos equipamentos. 2.4. O transporte de trabalhadores em equipamentos de trabalho mveis mecnicos s autorizado em lugares seguros previstos para esse efeito. Se for necessrio efectuar trabalhos durante a deslocao, a velocidade deve ser adaptada, se necessrio. Os equipamentos de trabalho mveis com motor de combusto s devem ser utilizados nas zonas de trabalho se nestas estiver garantido, em quantidade suficiente, um ar que no represente riscos para a segurana ou a sade dos trabalhadores.

1.2.

1.3.

2. 2.1.

2.2.

2.3.

2.5.

3. 3.1.

Disposies relativas utilizao de equipamentos de trabalho destinados elevao de cargas Generalidades

3.1.1. Os equipamentos de trabalho desmontveis ou mveis destinados elevao de cargas devem ser utilizados de modo a garantir a estabilidade do equipamento de trabalho durante a sua utilizao em todas as condies previsveis, tendo em conta a natureza do solo. 3.1.2. A elevao de trabalhadores s permitida com os equipamentos de trabalho e acessrios previstos para esse efeito. Sem prejuzo do artigo 5.o da Directiva 89/391/CEE, a ttulo excepcional, podem ser utilizados para esse efeito equipamentos no previstos para a elevao de trabalhadores, desde que tenham sido tomadas as medidas necessrias para garantir a segurana, nos termos das legislaes ou prticas nacionais que prevem uma vigilncia adequada.

L 260/14

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

3.10.2009

Durante a presena de trabalhadores sobre o equipamento de trabalho que serve para a elevao de cargas, o posto de comando deve estar ocupado em permanncia. Os trabalhadores elevados devem dispor de um meio de comunicao seguro. Em caso de perigo, deve estar prevista a sua evacuao. 3.1.3. Devem ser tomadas medidas para evitar a presena de trabalhadores sob cargas suspensas, a menos que essa presena seja necessria para o bom desenrolar dos trabalhos. No permitido deslocar cargas suspensas por cima dos locais de trabalho no protegidos habitualmente ocupados por trabalhadores. Todavia, se a boa execuo dos trabalhos no puder ser garantida de outra forma, devem ser definidos e aplicados procedimentos adequados. 3.1.4. Os acessrios de elevao devem ser escolhidos em funo das cargas a manipular, dos pontos de preenso, do dispositivo de fixao e das condies atmosfricas e ter em conta o modo e a configurao de linguagem. Os conjuntos de acessrios de elevao devem ser claramente identificados para que o utilizador possa conhecer as suas caractersticas, se no forem desmontados aps utilizao. 3.1.5. Os acessrios de elevao devem ser armazenados de modo a no se danificarem ou deteriorarem. 3.2. Equipamentos de trabalho destinados elevao de cargas no guiadas

3.2.1. Se dois ou mais equipamentos de trabalho destinados elevao de cargas no guiadas estiverem instalados ou montados num local de trabalho de modo que os respectivos campos de aco se sobreponham, devem ser tomadas medidas adequadas para evitar colises entre as cargas ou elementos dos prprios equipamentos de trabalho. 3.2.2. Durante a utilizao de equipamentos de trabalho mveis destinados elevao de cargas no guiadas devem ser tomadas medidas para evitar o basculamento, a capotagem e, eventualmente, a deslocao e o deslizamento do equipamento de trabalho. A boa execuo destas medidas deve ser verificada. 3.2.3. Caso o operador de um equipamento de trabalho destinado elevao de cargas no guiadas no possa observar o trajecto inteiro da carga nem directamente, nem atravs de dispositivos auxiliares que forneam informaes teis, deve ser designado um sinaleiro em comunicao com o operador para o orientar, devendo ainda ser tomadas medidas de organizao com vista a evitar colises da carga susceptveis de pr em perigo os trabalhadores. 3.2.4. Os trabalhos devem estar organizados de forma a garantir que, quando a carga for fixada ou libertada manual mente por um trabalhador, estas operaes possam ser realizadas com toda a segurana, acautelando nomeada mente que esse trabalhador conserva o controlo directo ou indirecto dessas operaes. 3.2.5. Todas as operaes de elevao de carga devem ser correctamente planificadas, vigiadas de forma adequada e efectuadas de forma a proteger a segurana dos trabalhadores. Em especial, se uma carga for levantada simultaneamente por dois ou mais equipamentos de trabalho destinados elevao de cargas no guiadas, dever ser estabelecido e aplicado um procedimento destinado a assegurar a boa coordenao dos operadores. 3.2.6. Caso os equipamentos de trabalho destinados elevao de cargas no guiadas no possam reter as cargas em caso de corte de energia total ou parcial, devem ser tomadas medidas adequadas para evitar a exposio dos traba lhadores aos riscos correspondentes. As cargas suspensas devem ser vigiadas permanentemente, a no ser que seja impedido o acesso zona de perigo e a carga tenha sido fixada com toda a segurana e seja mantida com toda a segurana. 3.2.7. A utilizao ao ar livre de equipamentos de trabalho destinados elevao de cargas no guiadas deve ser suspensa caso as condies meteorolgicas se degradem a ponto de pr em perigo a segurana de funcionamento e de expor assim os trabalhadores a riscos. A fim de evitar riscos para os trabalhadores, devem ser tomadas medidas de proteco suplementares destinadas, nomeadamente, a impedir a capotagem do equipamento de trabalho.

3.10.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 260/15

4.

Disposies relativas utilizao dos equipamentos de trabalho disponibilizados para trabalhos tempor rios em altura Disposies gerais

4.1.

4.1.1. Se, em aplicao do artigo 6.o da Directiva 89/391/CEE e do artigo 3.o da presente directiva, no for possvel executar os trabalhos temporrios em altura de forma segura e em condies ergonmicas apropriadas a partir de uma superfcie adequada, sero escolhidos os equipamentos mais apropriados para garantir e manter condies de trabalho seguras. Deve dar-se prioridade s medidas de proteco colectivas em relao s medidas de proteco individual. O dimensionamento do equipamento de trabalho deve corresponder natureza dos trabalhos a executar e s dificuldades previsveis, e permitir a circulao sem perigo. A escolha do tipo mais apropriado de meio de acesso aos postos de trabalho temporrios em altura feita em funo da frequncia de circulao, da altura a atingir e da durao da utilizao. O meio de acesso escolhido deve permitir a evacuao em caso de perigo iminente. A passagem de um meio de acesso a plataformas, pranchadas, passadios e vice-versa no deve gerar riscos de queda adicionais. 4.1.2. A utilizao de uma escada como posto de trabalho em altura deve ser limitada s circunstncias em que, tendo em conta o ponto 4.1.1, a utilizao de outros equipamentos mais seguros no se justifique em razo do nvel reduzido de risco e em razo, quer da curta durao de utilizao, quer das caractersticas existentes que a entidade patronal no pode alterar. 4.1.3. A utilizao de tcnicas de acesso e de posicionamento por meio de cordas limitada s circunstncias em que a avaliao de risco indique que o trabalho pode ser realizado de forma segura e em que no se justifique a utilizao de outro equipamento de trabalho mais seguro. Tendo em conta a avaliao dos riscos e nomeadamente em funo da durao dos trabalhos e das restries de natureza ergonmica, deve ser previsto um assento equipado com os acessrios adequados. 4.1.4. Em funo do tipo de equipamento de trabalho escolhido com base no disposto nos pontos precedentes, devem ser identificadas medidas adequadas para minimizar os riscos incorridos pelos trabalhadores em consequncia da utilizao deste tipo de equipamento. Em caso de necessidade, deve prever-se a instalao de dispositivos de proteco contra as quedas. Estes dispositivos devem ter uma configurao e uma resistncia capazes de evitar ou de parar as quedas de altura e de prevenir, na medida do possvel, as leses dos trabalhadores. Os dispositivos de proteco colectiva contra as quedas s podem ser interrompidos nos pontos de acesso de escadas verticais ou de outras escadas. 4.1.5. Quando, para a execuo de um trabalho especfico, for necessrio retirar temporariamente um dispositivo de proteco colectiva contra as quedas, devero ser tomadas medidas de segurana alternativas e eficazes. O trabalho no poder realizar-se sem a prvia adopo destas medidas. Finalizado esse trabalho especial, definitiva ou temporariamente, os dispositivos de proteco colectiva contra as quedas devero voltar a ser colocados. 4.1.6. Os trabalhos temporrios em altura s podem ser efectuados se as condies meteorolgicas no comprometerem a segurana e a sade dos trabalhadores. 4.2. Disposies especficas relativas utilizao de escadas

4.2.1. As escadas sero colocadas de forma a garantir a sua estabilidade durante a utilizao. Os apoios das escadas portteis devem assentar num suporte estvel, resistente, de dimenses adequadas e imvel, de modo a que os degraus se mantenham na posio horizontal. As escadas suspensas devero ser amarradas de maneira segura e, exceptuando as escadas de corda, de forma a evitar que se desloquem ou balancem. 4.2.2. O deslizamento do apoio inferior das escadas portteis dever ser impedido durante a sua utilizao, quer pela fixao da parte superior ou inferior dos montantes, quer por um dispositivo antiderrapante ou por qualquer outra soluo de eficcia equivalente. As escadas utilizadas como meio de acesso devem ter o comprimento necessrio para ultrapassar suficientemente o nvel de acesso, a menos que outros dispositivos permitam um apoio seguro. As escadas de enganchar com vrios segmentos e as escadas telescpicas sero utilizadas de forma a garantir a imobilizao dos vrios segmentos. As escadas mveis devero ser imobilizadas antes da sua utilizao. 4.2.3. As escadas devem ser utilizadas de modo a permitir aos trabalhadores dispor a todo o momento de um apoio e de uma pega seguros. Nomeadamente, em caso de necessidade de carregar um peso mo sobre uma escada, tal no dever impedir a manuteno de um apoio seguro.

L 260/16

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

3.10.2009

4.3.

Disposies especficas relativas utilizao de andaimes

4.3.1. Quando a nota de clculo do andaime escolhido no se encontra disponvel, ou quando as configuraes estruturais pretendidas no esto nela contempladas, dever ser feito um clculo de resistncia e de estabilidade, excepto se o andaime estiver montado respeitando uma configurao-tipo geralmente reconhecida. 4.3.2. Em funo da complexidade do andaime escolhido, dever ser elaborado um plano de montagem, de utilizao e de desmontagem por uma pessoa competente. Este plano pode assumir a forma de um plano de aplicao geral, completado por instrues precisas relativas a detalhes especficos do andaime em questo. 4.3.3. Os elementos de apoio de um andaime sero protegidos contra os riscos de deslizamento, quer pela fixao face de apoio, quer por um dispositivo antiderrapante ou por qualquer outro meio de eficcia equivalente e a superfcie de apoio da carga deve ter capacidade suficiente. Dever garantir-se a estabilidade do andaime. Dispositivos adequados devem impedir a deslocao acidental dos andaimes sobre rodas durante os trabalhos em altura. 4.3.4. As dimenses, a forma e a disposio das pranchadas de um andaime devero ser adequadas natureza do trabalho a executar, adaptadas s cargas a suportar e permitir trabalhar e circular em segurana. As pranchadas dos andaimes sero fixadas sobre os respectivos apoios por forma a que no possam deslocar-se em condies de utilizao normal. No poder existir nenhum vazio perigoso entre as componentes das pranchadas e os dispo sitivos de proteco colectiva verticais contra as quedas. 4.3.5. Sempre que certas partes de um andaime no estejam prontas a ser utilizadas, nomeadamente durante a monta gem, a desmontagem ou as transformaes, devero ser assinaladas por meio de uma sinalizao geral de perigo, segundo as normas nacionais de transposio da Directiva 92/58/CEE do Conselho, de 24 de Junho de 1992, relativa s prescries mnimas para a sinalizao de segurana e/ou de sade no trabalho (nona directiva especial na acepo do n.o 1 do artigo 16.o da Directiva 89/391/CEE) (1), e convenientemente delimitadas por elementos materiais que impeam o acesso zona de perigo. 4.3.6. Os andaimes s podem ser montados, desmontados ou substancialmente modificados sob a direco de uma pessoa competente e por trabalhadores que tenham recebido, em conformidade com o disposto do artigo 9.o, uma formao adequada e especfica s operaes previstas, para riscos especficos, que incida nomeadamente sobre: a) A interpretao do plano de montagem, desmontagem e transformao do andaime em questo; b) A segurana durante a montagem, a desmontagem ou a transformao do andaime em questo; c) As medidas de preveno dos riscos de queda de pessoas ou objectos; d) As medidas de segurana em caso de alterao das condies meteorolgicas que prejudique a segurana do andaime em questo; e) As condies em matria de carga admissvel; f) Quaisquer outros riscos que as referidas operaes de montagem, desmontagem e transformao possam comportar. A pessoa que dirige e os trabalhadores em questo devem dispor do plano de montagem e desmontagem referido no ponto 4.3.2, incluindo as eventuais instrues que o acompanhem. 4.4. Disposies especficas relativas utilizao de tcnicas de acesso e de posicionamento por meio de cordas A utilizao das tcnicas de acesso e de posicionamento por meio de cordas deve respeitar as seguintes condies: a) O sistema deve comportar pelo menos duas cordas fixadas separadamente, uma das quais ser utilizada como meio de acesso, descida e sustentao (corda de trabalho), e a outra como dispositivo de socorro (corda de segurana);
(1) JO L 245 de 26.8.1992, p. 23.

3.10.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 260/17

b) Os trabalhadores devem receber e utilizar arneses adequados atravs dos quais fiquem ligados corda de segurana; c) A corda de trabalho deve estar equipada com um mecanismo seguro de subida e descida e conter um sistema autobloqueante que impea a queda do utilizador na eventualidade de este perder o controlo dos seus movi mentos. A corda de segurana deve estar equipada com um dispositivo mvel antiqueda que acompanhe as deslocaes do trabalhador; d) As ferramentas e outros acessrios a utilizar pelo trabalhador devem estar ligados ao seu arns ou ao seu assento ou presos de outra forma adequada; e) O trabalho deve ser correctamente programado e supervisionado, de modo a que o trabalhador possa ser imediatamente socorrido em caso de necessidade; f) Os trabalhadores em questo devem receber, em conformidade com as disposies do artigo 9.o, uma formao adequada e especfica para as operaes em causa, e nomeadamente sobre os procedimentos de salvamento. Em circunstncias excepcionais em que, feita uma avaliao dos riscos, a utilizao de uma segunda corda tornaria o trabalho mais perigoso, poder ser autorizada a utilizao de uma nica corda desde que tenham sido tomadas as medidas adequadas para garantir a segurana, em conformidade com as legislaes ou prticas nacionais.

L 260/18

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

3.10.2009

ANEXO III PARTE A Directiva revogada com a lista das suas alteraes sucessivas (referidas no artigo 13.o) Directiva 89/655/CEE do Conselho (JO L 393 de 30.12.1989, p. 13) Directiva 95/63/CE do Conselho (JO L 335 de 30.12.1995, p. 28) Directiva 2001/45/CE do Parlamento Europeu e do Conselho (JO L 195 de 19.7.2001, p. 46) Directiva 2007/30/CE do Parlamento Europeu e do Conselho (JO L 165 de 27.6.2007, p. 21) Apenas relativamente remisso feita para a Directiva 89/655/CEE no ponto 3 do artigo 3.o

PARTE B Prazos de transposio para o direito nacional (referidos no artigo 13.o)


Directiva Prazo de transposio

89/655/CEE 95/63/CE 2001/45/CE 2007/30/CE

31 de Dezembro de 1992 4 de Dezembro de 1998 19 de Julho de 2004 (1) 31 de Dezembro de 2012

(1) No que se refere execuo do ponto 4 do anexo II da Directiva 89/655/CEE, os Estados-Membros dispem de um perodo transitrio mximo de dois anos a contar do dia 19 de Julho de 2004, de forma a terem em conta as vrias situaes decorrentes da aplicao prtica da Directiva 2001/45/CE, nomeadamente pelas pequenas e mdias empresas.

3.10.2009

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 260/19

ANEXO IV Tabela de correspondncia


Directiva 89/655/CEE Presente directiva

Artigo 1.o Artigo 2.o Artigo 3.o Artigo 4.o Artigo 4.o-A, n.o 1 Artigo 4.o-A, n.o 2, primeiro e segundo travesses Artigo 4.o-A, n.o 3 Artigo 4.o-A, n.o 4 Artigo 5.o, primeiro e segundo travesses Artigo 5.oA Artigo 6.o, n.o 1 Artigo 6.o, n.o 2, primeiro pargrafo, primeiro, segundo e terceiro travesses Artigo 6.o, n.o 2, segundo pargrafo Artigo 6.o, n.o 3 Artigo 7.o, primeiro travesso Artigo 7.o, segundo travesso Artigo 8.o Artigo 9.o, n.o 1 Artigo 9.o, n.o 2, primeiro e segundo travesses Artigo 10.o, n.o 1 Artigo 10.o, n.o 2 Artigo 11.o Anexo I Anexo II

Artigo 1.o Artigo 2.o Artigo 3.o Artigo 4.o Artigo 5.o, n.o 1 Artigo 5.o, n.o 2, alneas a) e b) Artigo 5.o, n.o 3 Artigo 5.o, n.o 4 Artigo 6.o, alneas a) e b) Artigo 7.o Artigo 8.o, n.o 1 Artigo 8.o, n.o 2, primeiro pargrafo, alneas a), b) e c) Artigo 8.o, n.o 2, segundo pargrafo Artigo 8.o, n.o 3 Artigo 9.o, alnea a) Artigo 9.o, alnea b) Artigo 10.o Artigo 11.o, n.o 1 Artigo 11.o, n.o 2, alneas a) e b) Artigo 12.o Artigo 13.o Artigo 14.o Artigo 15.o Anexo I Anexo II Anexo III Anexo IV

Das könnte Ihnen auch gefallen