Sie sind auf Seite 1von 27

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE 23/07/2013 EMPREGADOR 1.

. Conceito: Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servios (art. 2 da CLT). Empregador por equiparao - 1, art. 2 da CLT. 1 Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relao de emprego, os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados. comum profissionais liberais como zeladores, advogado ou mdico que tm seus escritrios ou clnicas e contrata algum para trabalhar com eles. So empregadores por equiparao, no tem empresa, mas admite pessoas para trabalharem, so considerados empregadores tambm. A instituio pode ser beneficente, mas o trabalho da assistncia social, da professora, etc. se tiver onerosidade, forma contnua de trabalho com subordinao, considerado empregado, exceto trabalho voluntrio. Se essas entidades beneficentes contratar pessoas, sero empregadores. Alm dessas entidades, outras podemos dizer que so consideradas empregadores. Ex: massa falida que tem que contratar um empregado, at findar o processo de falncia. No esplio por exemplo, quando abre a sucesso de um empregador rural, os contratos de empregados so findos e ter que fazer outro registro para continuarem trabalhando. Empresa 2. Empresa: Concepo econmica - a combinao dos fatores da produo: terra, capital e trabalho. Atualmente - a empresa tem suas atividades voltadas para o mercado. Concepo jurdica - a empresa a atividade exercida pelo empresrio (corrente funcional) que v a empresa pela sua funo. 2.1. Conceito: Empresa a unidade econmica de produo ou distribuio de bens ou servios, e estabelecimento, a unidade tcnica que como sucursal, agncia ou outra forma semelhante, seja parte integrante e contribua para a realizao dos fins da empresa. (art. 16 da Lei Federal do Trabalho do Mxico). Empresa a atividade organizada para a produo ou circulao de bens e servios para o mercado, com o fito de lucro. A empresa tambm no deixa de ser explicada como uma abstrao como entidade jurdica, entendendo-se que seria uma fico legal. 2.2. Distino: EMPRESA ESTABELECIMENTO. Estabelecimento - o lugar em que o empresrio exerce suas atividades/ parte da empresa/ lugar em que so formados os preos, a distribuio dos recursos, onde ficam os estoques. Tambm denominado de fundo de comrcio (azienda) - universalidade de fato - objeto e no sujeito de direitos. Compreende: coisas corpreas - instalaes, mquinas, equipamentos, utenslios etc., e as incorpreas - a marca, as patentes, os sinais etc. EMPRESA PESSOA DO PROPRIETRIO 2.3. Natureza jurdica: A posio subjetiva - considera a empresa como sujeito de direito - identifica a empresa com o empresrio.

A posio funcional caracteriza-se como a atividade profissional do empresrio, porm no de qualquer maneira, mas de forma organizada.

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE A posio objetiva - (empresa seria objeto de direito) entende que tanto a empresa como o estabelecimento constituem a finalidade do empresrio. O sujeito de direito, assim seria o empresrio. A teoria institucional - a empresa desprende-se de seu criador e passa a ter uma realidade objetiva, cumprindo os fins que lhe so inerentes. Como tal, a empresa vai ter que cumprir.

No mbito do Direito do Trabalho - a empresa seria uma instituio de direito privado, que tem por objetivo desenvolver uma funo econmico-social, predominando sobre o interesse particular ou individual das partes. O que interessa o social, o grupo. A empresa tem que ser vista pela sua funo social que vai alm da sua atividade. EMPREGADOR

Empregador o ente, dotado ou no de personalidade jurdica, com ou sem fim lucrativo, que tiver empregado. (Amauri Mascaro do Nascimento). No requisito para ser empregador ter personalidade jurdica. Pode ser sociedade de fato, a sociedade irregular, sociedade regularmente constituda, o condomnio de apartamentos, que no tem personalidade jurdica, mas emprega trabalhadores sob o regime da CLT. As entidades que no tm atividade econmica ex.: entidades de beneficncia ou as associaes. Outras pessoas: a Unio, Estados-membros, municpios, autarquias, fundaes, massa falida, esplio. A empresa pblica, a sociedade de economia mista e outras entidades que explorem atividade econmica tm obrigaes trabalhistas, sendo consideradas empregadoras ( 1 do art. 173 da CF).

Tambm a pessoa fsica, ex.: empresa individual e a microempresa. Enfim, admitir empregado nessas condies, ser considerado empregador.

Desconsiderao da personalidade jurdica - art. 50 do CC.

Art. 50. Em caso de abuso da personalidade jurdica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confuso patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministrio Pblico quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica.

Compete ao empregador assumir os riscos de sua atividade. O empregador admite o empregado e remunerando-o pelo trabalho prestado. H a direo do empregador em relao ao empregado - poder de comando prerrogativa disciplinar. No se exige o requisito pessoalidade do empregador.

Espcies de empregador

* Partido Poltico: art. 17, 2, da CF - personalidade jurdica, situando-se como pessoa jurdica de direito privado (art. 44, V, do Cdigo Civil de 2002).

Art. 17. livre a criao, fuso, incorporao e extino de partidos polticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrtico, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos: 2. Os partidos polticos, aps adquirirem personalidade jurdica, na forma da lei civil, registraro seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral.

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE

Equiparam-se a empregador, nos termos do art. 2, 1, da CLT, quando contratem, assalariem e dirigem a prestao pessoal de servios desenvolvidos de forma no eventual. Excluso expressa do art. 100 da Lei n. 9.504/1997 - entregadores de santinhos, motoristas de veculos em carreata ou cabo eleitoral.

a) EMPRESA DE TRABALHO TEMPORRIO: a pessoa fsica ou jurdica urbana, cuja


atividade consiste em colocar disposio de outras empresas, temporariamente, trabalhadores, devidamente qualificados, por ela remunerados e assistidos (art. 4 da Lei n 6.019/74). A outra empresa que recebe o empregado a tomadora de servios.

Responsabilidade da tomadora para com os haveres trabalhistas dos empregados/ responsabilidade subsidiria Smula 331, IV do TST. Smula 331, IV do TST IV - O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador dos servios quanto quelas obrigaes, desde que haja participado da relao processual e conste tambm do ttulo executivo judicial.

O 1 do art. 15 da Lei n 8.036/90 - considera empregador o fornecedor de mo-de-obra para os efeitos do FGTS. A tomadora vai ser responsvel pelos direitos trabalhistas se a empregadora no cumprir com essas obrigaes.

b) EMPREGADOR RURAL: a pessoa fsica ou jurdica, proprietria ou no, que explore


atividade agroeconmica, em carter permanente ou temporrio, diretamente ou por meio de prepostos e com auxlio de empregados (art. 3 da Lei n 5.889/73).
O importante a atividade exercida pelo empregador, atividade agroeconmica, de agricultura ou

pecuria. c) EMPREGADOR DOMSTICO: a pessoa ou famlia que, sem finalidade lucrativa, admite empregado domstico para lhe prestar servios de natureza contnua para seu mbito residencial.
No pode, portanto, o empregador domstico ser pessoa jurdica nem ter atividade lucrativa.

d) GRUPO DE EMPRESAS - 2, art. 2, da CLT 2 Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para os efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas.
Pressupe a existncia de pelo menos duas ou mais empresas que estejam sob comando nico.
A caracterizao do controle: existncia de empregados comuns, acionistas comuns, mesmo que sejam

de uma mesma famlia, administradores ou diretores comuns, possurem local ou a mesma finalidade econmica. So vrias empresas que tem atividades semelhantes, scios em comum, em famlia, etc. Essas empresas pode ter 4, 5, 10 empresas ou mais. A solidariedade no se presume, ela decorre da lei ou do contrato. Essas empresas sendo solidrias, responder pelos crditos trabalhistas dos empregados. Ex: EMPRESA A- tem como scios N, F EMPRESA B scios H, W, J e F EMPRESA C tem como scios H, I e J EMPRESA D H, E, F, W A atividade delas so semelhantes, um trabalho pode ser da agropecuria, outro de transporte, mas todas formam um mesmo grupo, so comandadas por uma nica pessoa ou famlia.

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE Sempre que houver esses grupos, scios comuns nas 4 empresas, temos um grupo empresarial, nos casos de crditos trabalhistas, sero citadas as empresas A, B, C e D porque integra o grupo empresarial. O empregador o grupo empresarial ou grupo econmico. A vantagem do grupo assegurar os direitos trabalhistas do empregado atravs da solidariedade. Para se formar um grupo empresarial, preciso ter em comum scios ( o que caracteriza), geralmente um grupo de famlia HOLDING diferente, (uma atividade socorrendo outra nesse grupo) exemplo: transportadora que transporta os produtos fabricados pela empresa, por exemplo. Holding - existncia do grupo de empresas com uma empresa-me e empresas filhas. O grupo de empresas pode no ter personalidade jurdica e existir de fato. As empresas pertencentes ao grupo que devem ter personalidade jurdica prpria. No h necessidade de hierarquia entre elas. O grupo deve apresentar caracterstica econmica - esto excetuadas as associaes de direito civil, os profissionais liberais, a administrao pblica. A sociedade de economia mista poder formar grupo de empresas, pois nesse caso ela est exercendo atividade privada, sujeitas s regras do Direito Privado, inclusive do Direito do Trabalho. Cada empresa do grupo autnoma em relao s demais, mas o empregador real o prprio grupo, mesmo que o grupo no tenha personalidade jurdica prpria. Poder existir tambm o grupo de empresas na rea rural - 2 do art. 3 da Lei n 5.889/73. O empregado no ter direito a mais de um salrio se prestar servios a mais de uma empresa do grupo econmico. O grupo ser responsvel pelas dvidas trabalhistas de outras empresas que o constituem haver solidariedade entre as empresas integrantes do grupo. O responsvel solidrio, para ser executado, deve ser parte no processo desde a fase de conhecimento. Se, no caso em concreto, o grupo no se apresenta como empregador, pois o poder de direo exercido apenas por uma empresa, que se beneficia da prestao dos servios, esta a efetiva empregadora, embora as demais empresas componentes do grupo respondam de forma solidria (solidariedade passiva). Nessa situao, como o empregador certa empresa, o que se mostra adequado o ajuizamento da ao em face dela, que figura como pretensa devedora (obligatio e debitum), e no apenas perante empresas meramente responsveis (obligatio sem debitum).

29/07/2013 e) CONSRCIO DE EMPREGADORES RURAIS: (portaria n 1.964 de 01/12/1999, do Ministro do Estado do Trabalho e do Empregado. A lei 10.256/2001 acrescentou a lei 8.212/1991 o art. 25-A estabelecendo sobre o tema que: Art. 25-A: equipara-se ao empregador rural pessoa fsica o consrcio simplificado de produtores rurais, pessoas fsicas que outorgam a um deles poderes para contratar, gerir e demitir trabalhadores para prestao de servios, exclusivamente aos seus integrantes, mediante documento registrado em cartrio de ttulos e documentos. - Pacto de Solidariedade entre os produtores rurais celebrado por tempo determinado e indeterminado gerar efeitos trabalhistas. Ver art. 25-A da lei 8.212/91. Este documento traz toda a identificao dos empregadores rurais que faro parte do consrcio n de empregados, a inscrio que ele tem no INSS. Ele pode contratar trabalhadores, demitir e fazer toda a parte da gesto desse consrcio. Efeito prtico disso que os trabalhadores que eram volantes eventuais, tero carteira assinada. No referido pacto, os produtores rurais responsabilizam-se solidariamente pelas obrigaes trabalhistas e previdencirias decorrentes da contratao dos trabalhadores comuns, devendo constar, ainda, a identificao de todos os consorciados (nome completo, CPF, documento de identidade, matrcula CEI individual, endereo e domiclio) e os endereos das propriedades rurais onde os trabalhadores rurais exercero as atividades (Portaria 1.964/1999, art. 3., 2.). Como confirma e acrescenta o art. 25-A, 1., da Lei 8.212/1991, o documento (a ser registrado em cartrio de ttulos e documentos) de outorga, a um dos produtores, de poderes para contratar, gerir e demitir trabalhadores para prestao de servios, exclusivamente, aos seus integrantes, dever conter a identificao de cada produtor, seu endereo pessoal e o de sua propriedade rural, bem como o respectivo registro no Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria - INCRA ou

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE informaes relativas a parceria, arrendamento ou equivalente e a matrcula no Instituto Nacional do Seguro Social - INSS de cada um dos produtores rurais. VANTAGENS DO CONSRCIO PARA O TRABALHADOR a) b) c) d) e) Regularizao dos contratos do trabalhador diminuindo a informalidade; Maior proteo quanto aos direitos trabalhistas; Continuidade no tipo de relao na safra e a entressafra; O trabalhador poder fixar-se em determinada rea para a prestao de servios. Ao trabalhador fornecido equipamento de proteo individual, banheiro mvel, gua potvel e insumos para a produo.

VANTAGENS PARA O EMPREGADOR a) Ratear despesas entre os consorciados; b) Diminuir as despesas com resciso de contratos. No ser aplicada na rea urbana. As propriedades guardam sua individualidade. A produo tambm ser individualizado para cada proprietrio. Os consorciados indicaro um gerente que ir administrar a colocao dos trabalhadores/preposto ao trabalhista. Dever o consrcio indicar sua sede, para o caso de citao em caso de ao trabalhista. f) DONO DE OBRA: o dono de obra no pode ser considerado empregado, no assume os riscos da atividade econmica, nem tem intuito de lucro na contratao ou reformar sua residncia. No se assemelha ao empregador por equiparao. Se o dono da obra uma construtora ou incorporadora, que tem intuito de comercializar a moradia, ou se uma imobiliria, que tem interesse em vende-la ou alug-la, a, sim, pode haver a relao de emprego com o prestador dos servios, pois tanto uma como outra exercem atividade econmica, assumindo os riscos do empreendimento, desde que haja subordinao. g) EMPREGADOR POR EQUIPARAO: o par. 1 do art. 2 da CLT equipara a empregador certas pessoas. So eles, o profissional autnomo, as instituies sem fins lucrativos, profissionais liberais, associaes recreativas. Ex: sindicatos, parquias, clubes, APAE, mdico, advogado, engenharia, psiclogo. O condomnio de apartamento pode ser considerado equiparado, desde que forma empregados. Ex: porteiros, zeladores, faxineiros e que estes estejam a servio da administrao do edifcio. 2. SUCESSO TRABALHISTA ARTS. 10 e 448 da CLT. Mudana na estrutura jurdica da empresa/mudana na propriedade de empresa. Caracterizao: transferncia de uma unidade econmica jurdica ou de parte significativa do(s) estabelecimento (s) ou da empresa, permanecendo a prestao de servios pela empresa com continuidade da atividade empresarial. Resultado prtico: o sucessor responde por todos os direitos trabalhistas do empregado, ainda que referentes a perodo anteriormente a ela. Clusula contratual visando elidir a responsabilidade no produz efeitos quanto aos empregados as normas dos arts. 10 e 448 da CLT so de ordem pblica. Vai continuar do mesmo jeito numa fuso ou substituio, pois a lei resguarda os direitos dos empregados, seja nua alterao jurdica ou na propriedade da empresa. Quando acontece isso, temos uma sucesso trabalhista, a pessoa que adquiriu, entrou na sociedade, vai responder por todos os direitos dos empregados, ele est assumindo a empresa e as questes trabalhistas dos empregados daquela empresa. Livro: Primeiramente, a mudana na estrutura jurdica formal da empresa (por exemplo, a alterao da modalidade de sociedade) no afeta os contratos de trabalho dos respectivos empregados (art. 448), nem os direitos por eles adquiridos (art. 10). Da mesma forma, a transferncia de titularidade da empresa no atinge os contratos de trabalho (art. 448 da CLT).

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE Para a caracterizao da sucesso trabalhista necessria a transferncia de uma unidade econmico-jurdica, ou seja, de parte significativa do(s) estabelecimento(s) ou da empresa (destaques do original), permanecendo, ainda, a prestao de servios pela empresa (continuidade da atividade empresarial). Ocorrendo a sucesso trabalhista, o sucessor responde por todos os direitos trabalhistas do empregado, ainda que referentes a perodo anterior sucesso, e mesmo que o contrato de trabalho tenha cessado anteriormente a ela. Assim, se ficar caracterizada a sucesso trabalhista, o sucessor quem responde pelos eventuais direitos trabalhistas ainda no adimplidos, sendo, portanto, parte legtima para figurar no polo passivo da relao processual. 2.1 Sucesso trabalhista na Lei 11.101/2005 Art. 141. Na alienao conjunta ou separada de ativos, inclusive

da empresa ou de suas filiais, promovida sob qualquer das modalidades de que trata este artigo: I todos os credores, observada a ordem de preferncia definida no art. 83 desta lei, sub-rogam-se no produto da realizao do ativo; II o objeto da alienao estar livre de qualquer nus e no haver sucesso do arrematante nas obrigaes do devedor, inclusive as de natureza tributria, as derivadas da legislao do trabalho e as decorrentes de acidentes de trabalho. 1 O disposto no inciso II do caput deste artigo no se aplica quando o arrematante for: I scio da sociedade falida, ou sociedade controlada pelo falido; II parente, em linha reta ou colateral at o 4 (quarto) grau, consanguneo ou afim, do falido ou de scio da sociedade falida; ou III identificado como agente do falido com o objetivo de fraudar a sucesso. 2 Empregados do devedor contratados pelo arrematante sero admitidos mediante novos contratos de trabalho e o arrematante no responde por obrigaes decorrentes do contrato anterior. Estando em processo de falncia realizar o ativo quando vende bens e propriedades do falido, vai a leilo, o arrematante que compra o ativo da empresa, ele no vai ser considerado sucessor para efeitos de aes trabalhistas, a lei clara em se tratando de falncia. Na recuperao judicial existe controvrsias: o que tem visto na doutrina, que alguns afirmam que na recuperao judicial possvel a sucesso trabalhista porque no h previso legal porque a lei clara em relao falncia, no em recuperao judicial.
O STF j pronunciou a respeito quando apreciou a ADIN 3934-2 (Rel. Ricardo Lewandowski) mencionando que o art. 60, pargrafo nico da lei 11.101/2005, afasta a sucesso trabalhista na recuperao judicial. (Gustavo Felipe B. Garcia). Art. 60. Se o plano de recuperao judicial aprovado envolver alienao judicial de filiais ou de unidades produtivas isoladas do devedor, o juiz ordenar a sua realizao, observado o disposto no art. 142 desta lei. Pargrafo nico. O objeto da alienao estar livre de qualquer nus e no haver sucesso do arrematante nas obrigaes do devedor, inclusive as de natureza tributria, observado o disposto no 1 do art. 141 desta lei. 05/08/2013 PODER DE DIREO DO EMPREGADOR 1. Introduo O poder de direo, que tem por fundamento legal o art. 2., caput, da CLT, pode ser conceituado como aquele que autoriza o empregador a organizar, controlar e disciplinar a prestao de servios pelo empregado, a que ocorre, assim, de forma subordinada. O poder de direo tambm denominado poder diretivo, encontrando-se na doutrina, ainda, a expresso poder hierrquico. Referido poder, assim, de titularidade do empregador. Alm disso, o exerccio do poder de direo , justamente, o fator de subordinao jurdica, presente na relao de emprego. Ou seja, o empregado trabalha de forma subordinada em razo do exerccio do poder de direo pelo empregador.

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE Subordinao e poder de direo so aspectos pertinentes mesma realidade, o primeiro no enfoque do empregado e o segundo, naquele do empregador.

2 . Poder de organizao Decorrente at mesmo do direito de propriedade. Ex: comercial, industrial, de servios, etc. A estrutura jurdica sociedade imitada, por aes, etc. Nmero de funcionrios de que precisa, os cargos, funes, local e horrio de trabalho, etc. Regulamentar o trabalho elaborao do regulamento de empresa. Como o empregador vai organizar a empresa, como ela vai ser, quantos empregados ela vai contratar, quais sero os dias que ela vai funcionar, etc. PODER DE DIREO (atividade desenvolvida, estrutura jurdica. Porte da empresa (tamanho), nmero de empregados).

PODER DE CONTROLE

PODER DISCIPLINAR O empregador vai ter que organizar sua empresa. A organizao deve ser veiculada entre os empregados atravs da Regulamentao da Empresa. O empregador assume o risco da atividade econmica atravs do controle. 3 . Poder de Controle Por meio do poder de controle, autoriza-se que o empregador gerencie a atividade laborai dos empregados, no que tange prestao de servios, no sentido de observarem as diversas regras e ordens por ele e pelo sistema jurdico exigidas. Fiscalizao e controle das atividades de seus empregados. Ex: realizar revista no final do expediente; marcao do carto de ponto; monitoramento da atividade do empregado no computador, etc. O empregador dever tomar cuidado de no fazer um controle vexatrio e quanto aos dados pessoais do empregado. Considera-se lcita a instalao de cmeras e microfones no local de trabalho para fiscalizar o empregado desde que no violem a intimidade do trabalhador, nem podem ser vexatrios. Monitoramento de digitao, e-mails, horrios de refeio, horrio de entrada e sada. Para dirigir a empresa, o empregador tem que saber controlar tudo isso, s isso no bastaria se no fosse o poder disciplinar. O poder disciplinar a chave para o poder de controle. 4 . Poder disciplinar O poder disciplinar permite que o empregador aplique penalidades ao empregado que no observe as ordens e regras impostas atividade desempenhada. A punio, no caso, aplicada pelo empregador, situa-se na esfera do Direito do Trabalho, no se confundindo com a penalidade de ordem criminal, a qual se encontra inserida no mbito do Direito Pblico, decorrente de poder de titularidade do Estado. As medidas disciplinares trabalhistas que o empregador pode aplicar ao empregado, so: - a advertncia (podendo ser verbal ou escrita); - a suspenso (limitada a 30 dias consecutivos, conforme art. 474 da CLT); - a dispensa por justa causa (considerada a punio mais grave, pois resulta na cessao do contrato de trabalho, nas hipteses previstas no art. 482 da CLT). a) Teoria negativista: o empregador no pode punir de forma alguma o empregado, pois o direito de punir pertencente ao Estado, que detm o direito inerente ao jus puniendi. b) Teoria civilista ou contratualista: o poder disciplinar decorre do contrato de trabalho. As sanes civis indenizao uma pessoa pelo prejuzo por outra/o objetivo da sano disciplinar impor

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE ordem e disciplina no ambiente de trabalho (efeito meramente moral e pedaggico), como ocorre na advertncia; c) Teoria penalista: a diferena seria que a pena prevista no cdigo penal visa assegurar a represso em relao a todo indivduo que comete crimes, enquanto a pena disciplinar est adstrita ao empregados no mbito da empresa; d) Teoria administrativa: entende que o poder disciplinar decorre do poder de direo, de forma que o empregador pode administrar a empresa de maneira que ela venha a funcionar adequadamente. O empregado no poder porm, ser suspenso por mais de 30 dias, o que importar na resciso injusta do contrato de trabalho (art. 474 da CLT). Normalmente o empregado suspenso por 1 a 5 dias. Penalidades O empregado poder ser advertido (verbalmente e por escrito) e suspenso, no poder ser multado. No necessrio que haja gradao nas punies do empregado. O poder de punio deve ser de carter pedaggico. O uso do poder de punio em desacordo com suas finalidades implica em excesso ou abuso de poder por parte do empregador. Dependendo da falta, o patro pode mandar embora por justa causa o empregado, mesmo no tendo advertncias anteriores. Ex: motorista que chega bbado no trabalho. Ele no poder continuar no emprego, pode at provocar acidentes, prejudicando sua vida e de terceiros. De qualquer forma, h obviamente um mnimo de limite aplicao de penalidades pelo empregador, devendo haver inclusive, um critrio de fixao com observncia de 3 grupos de requisitos que devero ser examinados em conjunto no caso concreto, quais sejam objetivos, subjetivos e circunstncias. Objetivos: so os que concernem caracterizao da conduta do trabalhador que se pretende censurar, inclusive em relao gravidade; Subjetivos: os que se referem ao envolvimento (ou no) do trabalhador na conduta censurada; Circunstncias: so os que dizem respeito atuao disciplinar do empregador em face da falta e do trabalhador envolvido.

REGULAMENTO DE EMPRESA 1 . Introduo A norma, a legislao, no trata especificamente do regulamento de empresa. Encontramos algumas disposies nas seguintes regras: art. 391 da CLT; art. 144 CLT; smulas: 51; 72; 77; 84; 87; 92; 97; 186; 288; 313; 326 e 327 do TST. Art. 144 - O abono de frias de que trata o artigo anterior, bem como o concedido em virtude de clusula do contrato de trabalho, do regulamento da empresa, de conveno ou acordo coletivo, desde que no excedente de 20 (vinte) dias do salrio, no integraro a remunerao do empregado para os efeitos da legislao do trabalho. Art. 391. No constitui justo motivo para a resciso do contrato de trabalho da mulher o fato de haver contrado matrimnio ou de encontrar- se em estado de gravidez. Pargrafo nico. No sero permitidos em regulamentos de qualquer natureza contratos coletivos ou individuais de trabalho, restries ao direito da mulher a o seu emprego, por motivo de casamento ou de gravidez. 2 . Denominao Regulamento de Comrcio; Regulamento de Ordem; Regulamento de Ordem Interior; Regulamento de Oficina; Regulamento interno; Regulamento de Trabalho. 3 . Conceito Regulamento de Empresa um conjunto sistematizado de regras escritas ou estabelecidas pelo empregador com ou sem questes de ordem tcnica u disciplinar no mbito da empresa, organizando o trabalho de produo. O regulamento de empresa, ao prever uma srie de direitos e deveres dos empregados e do empregador, bem como a forma de seu exerccio, verdadeira manifestao do uso do poder de direo pelo empregador. Pode o regulamento de empresa ser escrito ou no, de preferncia aconselhvel que seja escrito. No Brasil, no h necessidade do Regulamento de Empresa ser homologado pelo Estado.

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE 4. Distino Regulamento de Empresa diferente de Contrato de Trabalho; Regulamento de Empresa diferente de quadro de carreira (traz plano de cargos e salrios); Regulamento de Empresa diferente de conveno coletiva e do acordo coletivo de trabalho (contrato feito de forma coletiva, regulariza os interesses de uma categoria de trabalhadores e o Regulamento de Empresa abrange somente no mbito da empresa). 5 . Natureza Jurdica Teoria mista h aspectos contratuais em que as prprias partes podem fixar as condies de trabalho (salrios, frias, horrios trabalho, etc). O Regulamento de Empresa, decorre do poder de direo do empregador, de estabelecer regras no mbito da empresa, uma verdadeira lei interna. 6 . Finalidade Disciplinar em mbito geral os direitos, deveres, obrigaes e penalidades aos empregados de uma empresa. 7 . Classificao a) Quanto forma de elaborao: unilaterais (feito pelo empregador) ou bilaterais (se o empregado ou representante participar); b) Quanto validade: dependentes ou no de homologao por parte do Poder Pblico) no Brasil no depende de homologao do Poder Pblico; c) Quanto natureza: obrigatrios ou facultativos. Geralmente so obrigatrios. 8 . Contedo a) Clusulas contratuais: estabelecem regras complementares ao contrato de trabalho, criando direitos em favor dos empregados; b) Clusulas disciplinares: que ir estabelecer normas tcnicas na empresa determinando punies para quem descumprir as regras especificadas. 9 . Validade PUBLICIDADE: deve o empregador fix-lo em local visvel no estabelecimento. comum que o empregado, ao ser admitido, receba um exemplar do regulamento da empresa. aconselhvel que se faa um treinamento com os empregados nas reas mais perigosas da empresa para que no ocorra nenhum acidente por falta de aviso/treinamento. A pessoa tem que conhecer o setor onde ela vai laborar. 10 . Prazo de vigncia Indeterminado. 06/08/2013 11. Interpretao Ser interpretado como se interpretam as normas jurdicas em geral pode ser feito pelo juiz do trabalho, pelo jurista ou pela prpria empresa que o editou (neste ltimo caso a interpretao ser autntica de seu contedo). Deve ser interpretado restritivamente de acordo com a vontade de quem se obrigou. O regulamento de empresa abrange todos na empresa, inclusive visitantes, fornecedores, etc. A falta de regulamento bem definido quanto s normas tcnicas da empresa vai gerar transtornos futuros. Esse regulamento uma fase, o patro tem que fazer um treinamento para saber se as normas desse regulamento foram bem entendidas. 12 . Limites do Regulamento de Empresa Art. 444 da CLT Art.444. As relaes contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulao das partes interessadas em tudo quanto no contravenha s disposies de proteo ao trabalho, aos contratos

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE coletivos que lhes sejam aplicveis e s decises das autoridades competentes. - Limites: a CF e a Lei, normas coletivas e o contrato de trabalho. - Exceo: quando estabelecer condies mais favorveis ao empregado. Tambm so limites: a moral, os bons costumes e a ordem pblica e a dignidade do trabalhador como pessoa humana. Punies autorizadas: advertncia verbal e escrita, suspenso (que no poder exceder a 30 dias) e dispensa. A penalidade deve ter finalidade pedaggica, no de constranger o empregado. Esses poderes do empregador devem estar de acordo com a lei para ele no ser acusado por dano moral. aconselhvel que ao faz-lo, o empregador no faa sozinho, que tenha algum junto. O regulamento tem que observar as leis hierarquicamente superior a ele, caso contrrio, a norma nula. O que prevalece a norma mais benfica ao trabalhador, que poder at sobrepor Constituio Federal. 13 . Campo de aplicao Empregados, empregador, todos que tiverem no mbito da empresa, fornecedores, visitantes, etc. 14 . Alterao Poder modificar as clusulas do regulamento que digam respeito a questes tcnicas da empresa. As modificaes de clusulas que importem violar direitos dos trabalhadores devero ser analisadas em consonncia com o mencionado dispositivo legal. Smula 51 do TST (direito adquirido) a nova lei/norma s vale para os empregados admitidos aps a revogao. 15 . Controle externo Poder ser realizado pelo Poder Judicirio, como pelos sindicatos ou pela fiscalizao trabalhista. ALTERAO DO CONTRATO DE TRABALHO 1 . Princpio da imodificabilidade Regra geral: o contrato de trabalho no pode ser modificado unilateralmente pelo empregador (art. 468 da CLT). Art. 468. Nos contratos individuais de trabalho s lcita a alterao das respectivas condies por mtuo consentimento, e ainda assim desde que no resultem, direta ou indiretamente, prejuzos ao empregado, sob pena de nulidade da clusula infringente desta garantia. Pargrafo nico. No se considera alterao unilateral a determinao do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exerccio de funo de confiana. possvel a alterao das condies do contrato de trabalho: a) Por mtuo consentimento; b) Desde que no haja prejuzo ao empregado. A no observao destas condies h a nulidade da alterao. A respeito ver o art. 7 VI da CF c/c art. 468 CLT. VI - irredutibilidade do salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo. A irredutibilidade do salrio possvel somente em conveno ou acordo coletivo, mas nunca poder ser inferior ao salrio mnimo vigente. Se o contrato de trabalho for alterado unilateralmente pelo empregador, pode ser revisto na justia do trabalho. Mesmo de acordo, no pode prejudicar o empregado, pois muitos agem assim por necessidade do emprego, pois temem ser demitidos sem justa causa. 2 . Jus variandi Decorre do poder de direo do empregador. Ex: alteraes de funo do empregado, de seu horrio de trabalho, do local de prestao de servio, etc. Art. 450. Ao empregado chamado a ocupar, em comisso, interinamente, ou em substituio eventual ou temporria, cargo diverso do que exercer na empresa,sero garantidas a contagem do tempo naquele servio, bem como volta ao cargo anterior.

10

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE Ex: a alterao do horrio de trabalho enunciado 265 do TST. A transferncia para o perodo diurno de trabalho implica a perda do direito ao adicional noturno. Jus resistential direito do empregado opor-se a modificaes que lhe causem prejuzo ou sejam ilegais pleiteando a resciso indireta do contrato de trabalho (art. 483 CLT). Ele pode ainda exercer direito de greve se atingir uma categoria. Art. 483. O empregado poder considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenizao quando: a) forem exigidos servios superiores s suas foras, defesos por lei, contrrios aos bons costumes, ou alheios ao contrato; b) for tratado pelo empregador ou por seus superiores hierrquicos com rigor excessivo; c) correr perigo manifesto de mal considervel; d) no cumprir o empregador as obrigaes do contrato; e) praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua famlia, ato lesivo da honra e boa fama; f) o empregador ou seus prepostos ofenderem - no fisicamente, salvo em caso de legtima defesa, prpria ou de outrem; g) o empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por pea ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importncia dos salrios. l. O empregado poder suspender a prestao dos servios ou rescindir o contrato, quando tiver de desempenhar obrigaes legais, incompatveis com a continuao do servio. 2. No caso de morte do empregador constitudo em empresa individual, facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho. 3. Nas hipteses das letras d e g, poder o empregado pleitear a resciso de seu contrato de trabalho e o pagamento das respectivas indenizaes, permanecendo ou no no servio at final deciso do processo. Pode ser cortado o trabalho noturno de acordo com a organizao da empresa. A hora noturna reduzida. um trabalho que exige mais da pessoa, esforo fsico e intelectual. Em qualquer momento pode ser retirado do empregado. Pode ser alterada, o patro est autorizado a fazer essas alteraes.

11

27/08/2013 3. TRANSFERNCIA DE EMPREGADOS A transferncia do empregado decorre do ius variandi do empregador. O empregador pode transferir o operrio, se atendidas certas condies previstas em lei. De acordo com as necessidades da empresa. 3.2. Lei n 6.203/75 Modalidades de transferncias. a) A que no acarretar mudana de domiclio do empregado; b) De empregado de confiana; c) Em decorrncia de clusula contratual explcita; d) Em virtude de clusula contratual implcita; e) Em razo de extino de estabelecimento em que trabalha o empregado; f) Provisria. 3.3 Mudana de domiclio Transferncia: mudana de domiclio parte final do art. 469 da CLT. Art. 469. Ao empregador vedado transferir o empregado, sem a sua anuncia, para localidade diversa da que resultar do contrato, no se considerando transferncia a que no acarretar necessariamente a mudana do seu domiclio. O Cdigo Civil fala do domiclio no seu art. 70. Art. 70. O domiclio da pessoa natural o lugar onde ela estabelece a sua residncia com nimo definitivo. Residncia o lugar de fato em que a pessoa habita. No se considera transferncia se o empregado continuar residindo no mesmo local, embora trabalhando em municpio diferente. Ex: se o empregado trabalha em So Paulo e passa a trabalhar em Diadema, embora continue trabalhando no mesmo local, no haver transferncia para os efeitos trabalhistas. Ex: inexistir tambm transferncia se o empregado permanecer trabalhando no mesmo municpio, embora em outro bairro deste.

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE 3.4 Cargo de confiana Os empregados que exercem cargo de confiana podem ser transferidos pelo empregador como os gerentes ou diretores. O fato de o empregado exercer cargo de confiana legitima a transferncia, no eximindo o empregador, porm, de pagar o adicional de transferncia, caso seja esta provisria. 3.5 Clusula explcita Clusula explcita: expressa, escrita, no sendo verbal. A transferncia proveniente de real necessidade de servio por parte do empregador necessidade objetiva e insofisuvel de servio. Se inexistir necessidade de servio o empregado no poder ser transferido, mesmo que haja clusula explcita no contrato de trabalho. Smula 43 do TST - Transferncia - Necessidade do Servio Presume-se abusiva a transferncia de que trata o 1 do Art. 469 da CLT, sem comprovao da necessidade do servio. O patro deve provar a real necessidade de transferncia, caso contrrio, poder ser considerada abusiva. 3.6 Clusula implcita Clusula implcita: subtende-se que as partes pactuam nesse sentido, apesar de a clusula no ser expressa. Ex: o aeronauta, o ferrovirio, o motorista rodovirio, o vendedor viajante, o atleta profissional, o artista de teatro. Ser necessrio a prova real da necessidade de servio para proteger o empregado de transferncia abusiva. Talvez o patro no quer mandar embora diretamente e comea a colocar empecilhos para o empregado pedir demisso. 3.7 Extino do estabelecimento Autoriza o empregador a transferir o empregado para outra localidade (par. 2 do art. 469 CLT) - 2. lcita a transferncia quando ocorrer extino do estabelecimento em que trabalhar o empregado. No h que se falar em necessidade de servio ato do empregador de preservar o emprego do operrio que vai ser transferido. O empregado no precisar autorizar a transferncia, h presuno legal de que a transferncia lcita, no h necessidade de provar. Equiparam-se extino do estabelecimento do empregador ao trmino da obra de construo civil, tornando lcita a transferncia do empregado para outra obra da empresa. 3.8 Transferncia provisria Transferncia provisria: ex: a do empregado que vai montar uma mquina em outra cidade, podendo essa transferncia persistir at o trmino do servio naquela localidade. imprescindvel que o servio a ser executado seja necessrio. Adicional de transferncia de 25% em cima do salrio que ele recebe na cidade original. Como provisrio, ele na vai transferir a famlia para l, domiclio, etc. ele vai manter a casa dele onde foi contratado, l vai ter que ter todo o aparato de uma vida que vai ter na cidade e manter a famlia onde foi contratado. necessria a anlise de cada caso em concreto, para se verificar se a transferncia realmente provisria ou definitiva. 3.9 Adicional de transferncia Somente devido na transferncia provisria. O art. 469 - 3. Em caso de necessidade de servio o empregador poder transferir o empregado para localidade diversa da que resultar o contrato, no obstante as restries do artigo anterior, mas, nesse caso, ficar obrigado a um pagamento suplementar, nunca inferior a 25% (vinte e cinco por cento) dos salrios que o empregado percebia naquela localidade, enquanto durar essa situao. No e definitivo, podendo ser reprimido quando do trmino da transferncia. de 25% sobre o salrio que o empregado percebia na localidade originria. O transporte de mveis de responsabilidade da empresa. Tem natureza salarial e no indenizatria. A partir do momento que se torna habitual, a pessoa organizar

12

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE sua vida de acordo com o que ele recebe, em funo daquilo que recebe com desabitualidade. Sobrevive daquilo, se alimenta, se veste, com base naquela verba. 3.10 Transferncia do grupo de empresa O grupo de empresa considerado o verdadeiro empregador do trabalhador (par. 2, art. 2 CLT). Art. 2 - 2 Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para os efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. O empregado pode ser transferido de uma para outra empresa do grupo. Pode ocorrer que determinada atividade seja econmica, o que tambm pode acarretar a mudana do empregado para aquela empresa do grupo, sendo plenamente lcita. No havendo mudana de residncia do empregado, no existir o direito ao adicional, mesmo em se tratando de transferncia dentro do prprio grupo. 3.11 Despesas de transferncia Fica por conta do empregador, tanto na provisria, como na definitiva. Ex: acomodao e transporte da mudana, de transporte dos familiares dos trabalhadores, aluguel, pagamento de multa contratual em caso de resciso abrupta do contrato de locao do empregado, etc. 3.12 Transferncia para o exterior Lei n 7.064 de 06/12/1982 transferncia de trabalhadores contratados no Brasil ou transferidos por empresas prestadoras de servios de Engenharia, inclusive consultoria, projetos e obras, montagens, gerenciamento e congneres. Art. 1 par. nico caso de no aplicao da Lei: Art. 1o Esta Lei regula a situao de trabalhadores contratados no Brasil ou transferidos por seus empregadores para prestar servio no exterior. Pargrafo nico. Fica excludo do regime desta Lei o empregado designado para prestar servios de natureza transitria, por perodo no superior a 90 (noventa) dias, desde que: a) tenha cincia expressa dessa transitoriedade; b) receba, alm da passagem de ida e volta, dirias durante o perodo de trabalho no exterior, as quais, seja qual for o respectivo valor, no tero natureza salarial. - empregado designado para prestar servios de natureza transitria, por perodo no superior a 90 dias, desde que tenha cincia expressa dessa transitria. Recebe, alm da passagem de ida e volta, diria durante o perodo de trabalho no exterior, as quais sejam qual for o respectivo valor, no tero natureza salarial. Art. 3 - A empresa responsvel pelo contrato de trabalho do empregado transferido assegurar-lhe-, independentemente da observncia da legislao do local da execuo dos servios: I - os direitos previstos nesta Lei; II - a aplicao da legislao brasileira de proteo ao trabalho, naquilo que no for incompatvel com o disposto nesta Lei, quando mais favorvel do que a legislao territorial, no conjunto de normas e em relao a cada matria. Pargrafo nico. Respeitadas as disposies especiais desta Lei, aplicar-se- a legislao brasileira sobre Previdncia Social, Fundo de Garantia por Tempo de Servio - FGTS e Programa de Integrao Social - PIS/PASEP. Vai ser aplicado ao contrato de trabalho o que for mais benfico ao empregado, se for a do pas que ele est, ser essa lei, sempre aplicando a lei mais benfica ao trabalhador. J que ele vai ter o vnculo trabalhista com a empresa, mesmo que a norma do territrio que ele est, for mais benfica, ainda assim a empresa vai ter que manter o FGTS, o seguro e as normas do PIS/PASEP. Muitas vezes o empregado se sujeito quilo que est sendo ofertado a ele, por estar muito necessitado do trabalho. H um adicional de transferncia definitiva. H uma srie de benefcios para a pessoa ir trabalhar no exterior. Considera-se transferncia para o exterior: a) a remoo para o exterior do empregado, cujo contrato estiver sendo executado no territrio nacional; b) a do empregado cedido empresa sediada no estrangeiro, para trabalhar no exterior, desde que mantido o vnculo empregatcio com o empregador brasileiro; c) a do empregado contratado por empresa sediada no Brasil para trabalhar a seu servio no exterior.

13

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE A contratao do empregado por empresa estrangeira para trabalhar no exterior est condicionada a prvia autorizao do Ministro do Trabalho. A permanncia do trabalhador no exterior no poder ser ajustada por perodo superior a 3 anos, salvo quando for assegurado a ele e a seus dependentes o direito de gozar frias anuais no Brasil com despesas de viagem pagas pela empresa estrangeira. 02/09/2013 TERCEIRIZAO TRABALHISTA Terceirizao Neologismo oriundo da palavra terceiro: intermedirio, interveniente. INGLATERRA outsourcing, derivado de out (fora) source (fonte/origem), buscar fora da empresa o auxlio/mo de obra necessria atividade desenvolvida. FRANA subcontratao sourstraintance variao de empreitada. Definies: "Prtica que permite a empresa abrir mo da execuo de um processo e transferir para um terceiro, portador de uma base de conhecimento mais especializada, com o objetivo de agregar maior valor ao produto final." [Leonardo Leocadio] (...)transferir para outrem atividades consideradas secundrias, ou seja, de suporte, atendo-se a empresa sua atividade principal. [Alice Monteiro de Barros] Terceirizao o fenmeno pelo qual se dissocia a relao econmica de trabalho da relao justrabalhista, que lhe seria correspondente. uma relao trilateral. A terceirizao ou outsourcing uma prtica que visa reduo de custo e ao aumento da qualidade. Pode ser usada em larga escala por grandes corporaes e observada principalmente em empresas de telecomunicaes, minerao, indstrias etc. Pequenas e mdias empresas tambm podem se beneficiar dessa prtica, uma vez que elimina burocracias internas com as atividades-meio. Apesar das vrias vantagens, a terceirizao deve ser praticada com cautela. Uma m gesto de terceirizao pode implicar para as empresas um descontrole e desconhecimento de sua mo de obra, a contratao involuntria de pessoas inadequadas, perdas financeiras em aes trabalhistas movidas pelos empregados terceirizados, dentre outros problemas. O princpio bsico o de que no se deve terceirizar a sua atividade-fim. Sendo assim, uma organizao que desconhece a si mesma, em um processo de terceirizao, corre srio risco de perder sua identidade e principalmente o seu diferencial competitivo. Mesmo na atividade-meio, s permitido terceirizar quando no houver subordinao hierrquica, ou seja, locao de mo de obra ilegal. EVOLUO HISTRICA NO BRASIL Dcada de 1940 no merecia ateno especial. Fins da dcada de 1960, incio dos anos 1970. H referncia no segmento pblico (administrao direta da Unio, Estudos e Municpios) Decreto n 200/67 e a Lei 5.645/70. A partir da dcada de 70 campo privado da economia. A lei do trabalho temporrio (Lei n 6.019/74) e pela Lei n 7.102/83 (terceirizao no setor de vigilncia bancria - carter permanente). O TST editou duas smulas de Jurisprudncia uniforme, a de n 331 de 1993 (esta ltima produzindo reviso da anterior smula 256). Smula 331 do TST: Contrato de prestao de servios. Legalidade. Regra geral: terceirizao ilegal. Exceto nos seguintes casos: I Trabalho Temporrio; II Contratao irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, no gera vnculo de emprego com os rgos da administrao pblica direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, CF/ 88); III No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia (Lei 7.102/89) e de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados a atividade meio do tomador, desde que inexiste a pessoalidade e a subordinao direta; IV O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador dos servios quanto quelas obrigaes, desde que haja participado da relao processual e conste tambm do ttulo executivo judicial (uma sentena, espcie); V Os entes integrantes da Administrao Pblica direta e indireta respondem subsidiariamente nas mesmas condies do item IV, caso evidenciado a sua conduta culposa no cumprimento das obrigaes da

14

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE lei n 8.666, de 21.06.1993, especialmente na fiscalizao do cumprimento das obrigaes contratuais ilegais da prestao de servios como empregadora. A aludida responsabilidade decorre de mero inadimplemento das obrigaes trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada; VI responsabilidade subsidiria do tomador de servios abrange todas as verbas decorrentes da condenao referente ao perodo da prestao laboral. 03/09/2013 A responsabilidade do tomador de servio subsidiria. Se a empresa que contratou, se deixar de honrar suas obrigaes, quem responde a empresa tomadora de servio. necessrio que essa tomadora tenha constado no plo passivo, tem que ter participado da relao processual. III- CARACTERIZAO E EFEITOS JURDICOS 1. TERCEIRIZAO LCITA E ILCITA distingue-se entre terceirizao lcita e terceirizao ilcita, as hipteses de terceirizao licitas so excetivas. A terceirizao lcita constituem 4 grandes grupos: - situaes empresariais que autorizou contratao de trabalhador temporrio (smula 331 TST); - atividade de vigilncia regidas pela lei n 7.102/83 (smula 331, III); - atividade de conservao e limpeza (smula 331, II); - servios especializados ligados atividade-meio do tomador. A tomadora de servio subordina a pessoa e a prestao est sendo realizado com ele. Em todos esses casos, temos hipteses de contratao por terceirizao lcita. Fazendo esse vnculo com a tomadora, a terceirizao vai ser ilcita. A terceirizao est desvinculada. Nesse caso, em se tratando em particular, o advogado pede a descaracterizao da terceirizao e o vnculo empregatcio com o tomado. O processo se desenvolve nesse sentido. A tomadora vai ser responsvel pelos direitos trabalhistas dos empregados. As tomadoras so mais poderosas que as terceirizadas, eles tem mais condies, possibilidade financeira, garante que o empregado receba o que ficou para trs em caso de ao trabalhista. O empregado tem que procurar a empresa que tem mais condies, quem realmente deve pagar e a tomadora mais poderosa economicamente. Ausncia de pessoalidade e subordinao diretas A subordinao e a pessoalidade tero de se manter a empresa terceirizante e no diretamente em face da empresa tomadora dos servios terceirizado. Exceo do trabalhador temporrio (smula 331, I). A tomadora precisa de empregados e vai buscar na terceirizao. Terceirizao ilcita: no h na ordem jurdica do pas preceito legal e dar validade trabalhista a contratos mediante os quais uma pessoa fsica presta srvios no eventuais onerosos, pessoais e subordinados sem que esse tomador responda juridicamente pela relao laboral estabelecida. 2. EFEITOS JURDICOS DA TERCEIRIZAO Reconhecimento do vnculo empregatcio com o tomador de servios e desafio isonmico, h uma discusso do empregado terceirizado dentro da tomadora fazendo o mesmo servio e ganhando o que os outros empregados que fazem o mesmo servio. a) Isonomia: garantida de remunerao equivalente percebida pelos empregados da mesma categoria da empresa tomadora ou cliente. Desde que seja considerada lcita a terceirizao e no se tratando de trabalho temporrio no seria aplicvel o salrio equitativo. Criticas a esse posicionamento: 1 ordens jurdicas mais avanados e igualitrias que a brasileira j rejeitaram essa incomunicabilidade. Ex: direito do trabalho da Itlia. 2 terceirizao sem a comunicao remuneratria, transferem-se em mero veculo de discriminao e aviltamento do valor da fora de trabalho; 3 h preceitos constitucionais e juristrabalhistas brasileiros que indicam na direo da comunicao remuneratria; um termo frtil de injustias.

15

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE IV Especificidade da Administrao Pblica. A CF/88 art. 37, II e par. 2 CF/88 Art. 37. (*)A administrao pblica direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e, tambm, ao seguinte: II - a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao; A forma passou a ser da essncia do ato de admisso de trabalhadores (art. 82, 130, 145, III CC/1016). A vedao constitucional foi absorvida pelo texto da smula 331, II TST. ADC 16 constitucionalidade do art. 71 da lei 8.666/93. Como a administrao traz no seio dela trabalhadores sem concurso pblico? Atravs do Processo Licitatrio, contratam empresas para que tratem da limpeza, transporte, etc. Se a administrao pblica traz para si trabalhadores contratados atravs de terceirizao, e contratado por processo licitatrio, ela tem que fazer esse processo corretamente, eleger uma empresa com lastro econmico financeiro fortalecido. A consequncia no processo tem que provar que a empresa tomadora elegeu e fiscalizou a empresa terceirizada que os empregados no fiquem desprovidos dos seus direitos. Trs posies interpretativas existentes a respeito do presente problema: 1 a terceirizao ilcita no gera vnculo empregatcio (vedao constitucional) no produzir qualquer justrabalhista em benefcio do trabalhador terceirizado. 2 Convalidam-se todos os atos praticados, conferindo-se validade ao vnculo jurdico com o ente estatal tomador dos servios que assume em consequncia, a posio do empregador desde o nico da relao socioeconmica verificada. 3 Compatibilizar vedao constitucional com outros princpios e regras constitucionais (por ex. princpios isonmicos do art. 5, caput CF. na garantia do constante inciso I art. 7 CF no qual h vedao de dispensa arbitrria sem justa causa (dispositivo no regularizado). Assegurar-se-ia ao trabalhador terceirizado toas as verbas trabalhistas legais e normativas aplicveis ao empregado estatal direto que cumprisse a mesma funo no ente estatal tomador de servios. A licitao no garante que a terceirizao possa ser lcita. Porque na verdade quem est dirigindo a prestao de servio no a terceirizada, a tomadora de servio. V Terceirizao e Responsabilidade A funo de responsabilidade servir com sano civil, de natureza compensatria. Funda-se na culpa (responsabilidade subjetiva) e tambm no risco (responsabilidade objetiva) reformulao da teoria da responsabilidade civil/processo de humanizao. Outra tendncia aumento da extenso da responsabilidade amplia-se o nmero de pessoas responsveis pelos danos, admitindo-se a imputado, a indireta, por fato de terceiro e coisas sob a guarda, fundada na ideia de culpa presumida (in elegendo ou in vigilando). O tomador dos servios responder, na falta de previso legal ou contratual, subsidiariamente, pelo inadimplemento das obrigaes sociais a cargo da empresa prestadora de servio. - Responsabilidade indireta: fundada na ideia de culpa presumida (in elegendo) ou seja, m escolha do fornecedor da mo de obra e tambm no risco (art. 927, PU, CC) j que o evento, isto , a inadimplncia da prestadora de servios, decorreu do exerccio da atividade que se reverteu em proveio da tomadora. O responsvel subsidiariamente dever arcar com o pagamento de todas as parcelas que sejam, inicialmente de responsabilidade do devedor principal. Sua posio assemelha-se do fiador e do avalista. Cabe ao responsvel subsidirio (tomador) que arcou com o pagamento dos haveres....................................................................................................................... VI Aspectos processuais 1 Competncia EX/45/2004 a competncia constitucional abrange no s as relaes de emprego, com ainda no s as relaes de emprego, como ainda qualquer relao de trabalho conexa terceirizao (art. 114, I CF/88 EC/45). Art. 114. (*) Compete Justia do Trabalho conciliar e julgar os dissdios individuais e coletivos entre trabalhadores e empregadores, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica

16

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE direta e indireta dos Municpios, do Distrito Federal, dos Estados e da Unio, e, na forma da lei, outras controvrsias decorrentes da relao de trabalho, bem como os litgios que tenham origem no cumprimento de suas prprias sentenas, inclusive coletivas. 2 Litisconsrcio Passivo O tomador deve compor o plo passivo da lide trabalhista instaurada. Sempre contar o nome da empresa tomadora e terceirizada seja pblica ou privada. VII Riscos Embora o uso da terceirizao tenha como objetivo focar a empresa na sua atividade-meio, segundo legislao trabalhista vigente, na verdade o mercado em geral busca a reduo de custos. A curto prazo o que realmente ocorre, porm a longo prazo o prprio futuro da empresa ameaado. Vejamos alguns exemplos: A empresa responde por crditos trabalhistas no caso de inadimplncia da prestadora do servio; O custo de controle dos servios terceirizados progressivamente torna-se maior; Queda de qualidade frequentemente relatada por clientes da empresa; Risco de se terceirizar setores principais, tais como: financeiro, recursos humanos, assessoria, almoxarifado; Perda de bons funcionrios, devido rotatividade da mo de obra terceirizada; Ao longo do tempo a empresa pode se tornar dependente da terceirizao em setores como sistema de informtica, com padres incompatveis com outros; Decadncia do clima organizacional; Perda da identidade da empresa. IDENTIFICAO PROFISSIONAL Ela obrigatria para os empregados, est sujeita penalidade se no fizer essa identificao. 1 Consideraes introdutrias Definio entende-se por identificao profissional a atividade de assentamento de dados prvios prestao do trabalho, relacionados qualificao profissional do executante, a relativos ao empregado ou ao exerccio por conta prpria de qualquer atividade profissional remunerado. As anotaes contaro da CTPS e no caso de empregados, tambm em Livros de Registro que ficam na posse dos empregados. Dados: - nome da empresa; - a funo do empregado; - a remunerao; - data de admisso, feita no primeiro dia de trabalho. Mesmo a pessoa no tendo trabalho, ele pode ter a CTPS, a lei facilita, um registro muito importante. A empresa tem que ter o Livro ou Ficha de Registro com foto, nome do empregado, filiao, etc. Esses livros so de observncia obrigatria, toda empresa tem que ter o seu. - Finalidade: identificar o trabalhador e das particularidades relacionadas ao servio por ele prestado, instrumento de prova dos acontecimentos relacionados ao trabalho, vida profissional do trabalhador. 2 Carteira de Trabalho e Previdncia CTPS um documento que traz o histrico laboral do empregado conforme modelo do Ministrio do Trabalho e Emprego obrigatrio para o exerccio de qualquer emprego, inclusive de natureza rural, ainda que em carter temporrio e para o exerccio por conta prpria de atividade profissional remunerada (autnomo). 3 Obrigatoriedade Seria possvel a admisso de trabalhador que no possua a CTPS? Art. 13 CLT Da Carteira de Trabalho e Previdncia Social Art. 13. A Carteira de Trabalho e Previdncia Social obrigatria para o exerccio de qualquer empregado, inclusive de natureza rural, ainda que em carter temporrio, e para o exerccio por conta prpria de atividade profissional remunerada. 1 O disposto neste artigo aplica- se, igualmente, a quem:

17

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE I - proprietrio rural ou no, trabalhe individualmente ou em regime de economia familiar, assim entendido o trabalho dos membros da mesma famlia, indispensvel prpria subsistncia, e exercido em condies de mtua dependncia e colaborao; II - em regime de economia familiar e sem empregado, explore rea no excedente do mdulo rural ou de outro limite que venha a ser fixado, para cada regio, pelo Ministrio do Trabalho. 2 A Carteira de Trabalho e Previdncia Social e respectiva Ficha de Declarao obedecero aos modelos que o Ministrio do Trabalho adotar. 3 Nas localidades onde no for emitida a Carteira de Trabalho e Previdncia Social poder ser admitido, at 30 (trinta) dias, o exerccio de emprego ou atividade remunerada por quem no a possua, ficando a empresa obrigada a permitir o comparecimento do empregado ao posto de emisso mais prximo. 4 Na hiptese do 3: I - o empregador fornecer ao empregado, no ato da admisso, documento do qual constem a data de admisso, a natureza do trabalho, o salrio e a forma de pagamento; II - se o empregado ainda no possuir a carteira na data em que for dispensado, o empregador lhe fornecer atestado de que conste o histrico da relao empregatcia. A falta de anotao na CTPS uma grave violao contratual praticada pelo empregador caracterizao da despedida indireta, nos moldes do art. 483, d, CLT. Art. 483. O empregado poder considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenizao quando: d) no cumprir o empregador as obrigaes do contrato; O empregador na falta na CTPS, poder admitir sim por uma ficha por at 30 dias, ficando a empresa obrigada a mandar esse empregado a providenciar dentro desse prazo sua CTPS, seno a empresa corre o risco de ser multada passando esse prazo de 30 dias. 4 Emisso e entrega de CTPS Da Emisso da Carteira de Trabalho e Previdncia Social Art. 14. A Carteira de Trabalho e Previdncia Social ser emitida pelas Delegacias Regionais do Trabalho ou, mediante convnio, pelos rgos federais, estaduais e municipais da administrao direta ou indireta. Pargrafo nico. Inexistindo convnio com os rgos indicados ou na inexistncia destes, poder ser admitido convnio com sindicatos para o mesmo fim. Art. 15. Para obteno da Carteira de Trabalho e Previdncia Social o interessado comparecer pessoalmente ao rgo emitente, onde ser identificado e prestar as declaraes necessrias. Art. 16. A Carteira de Trabalho e Previdncia Social - CTPS, alm do nmero, srie, data de emisso e folhas destinadas s anotaes pertinentes ao contrato de trabalho e as de interesse da Previdncia Social, conter: I - fotografia, de frente, modelo 3x4; II - nome, filiao, data e lugar de nascimento e assinatura; III - nome, idade e estado civil dos dependentes; IV - nmero do documento de naturalizao ou data da chegada ao Brasil e demais elementos constantes da identidade de estrangeiro, quando for o caso. Pargrafo nico. A Carteira de Trabalho e Previdncia Social - CTPS ser fornecida mediante a apresentao de: a) duas fotografias com as caractersticas mencionadas no inciso I; b) qualquer documento oficial de identificao pessoal do interessado, no qual possam ser colhidos dados referentes ao nome completo, filiao, data e lugar de nascimento. Art. 17. Na impossibilidade de apresentao, pelo interessado, de documento idneo que o qualifique, a Carteira de Trabalho e Previdncia Social ser fornecida com base em declaraes verbais confirmadas por 2 (duas) testemunhas, lavrando- se, na primeira folha de anotaes gerais da carteira, termo assinado pelas mesmas testemunhas. 1 Tratando- se de menor de 18 (dezoito) anos, as declaraes previstas neste artigo sero prestadas por seu responsvel legal. 2 Se o interessado no souber ou no puder assinar sua carteira, ela ser fornecida mediante impresso digital ou assinatura a rogo.

18

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE Da Entrega das Carteiras de Trabalho e Previdncia Social Art. 25. As Carteiras de Trabalho e Previdncia Social sero entregues aos interessados pessoalmente, mediante recibo. Art. 26. Os sindicatos podero, mediante solicitao das respectivas diretorias, incumbir - se da entrega das Carteiras de Trabalho e Previdncia Social pedidas por seus associados e pelos demais profissionais da mesma classe. Pargrafo nico. No podero os sindicatos, sob pena das sanes previstas neste Captulo, cobrar remunerao pela entrega das Carteiras de Trabalho e Previdncia Social, cujo servio nas respectivas sedes ser fiscalizado pelas Delegacias Regionais ou rgos autorizados. Dano moral extravio de documentos pessoais serve para empresas, advogados, etc. 5 Anotaes na CTPS Art. 21. Em caso de imprestabilidade ou esgotamento do espao destinado a registros e anotaes, o interessado dever obter outra carteira, conservando- se o nmero e a srie da anterior. Das Anotaes Art. 29. A Carteira de Trabalho e Previdncia Social ser obrigatoriamente apresentada, contra recibo, pelo trabalhador ao empregador que o admitir, o qual ter o prazo de quarenta e oito horas para nela anotar, especificamente, a data de admisso, a remunerao e as condies especiais, se houver, sendo facultada a adoo de sistema manual, mecnico ou eletrnico, conforme instrues a serem expedidas pelo Ministrio do Trabalho. 1 As anotaes concernentes remunerao devem especificar o salrio, qualquer que seja sua forma e pagamento, seja ele em dinheiro ou em utilidades, bem como a estimativa da gorjeta. 2 As anotaes na Carteira de Trabalho e Previdncia Social sero feitas: a) na data- base; b) a qualquer tempo, por solicitao do trabalhador; c) no caso de resciso contratual; ou d) necessidade de comprovao perante a Previdncia Social. 3 A falta de cumprimento pelo empregador do disposto neste artigo acarretar a lavratura do auto de infrao, pelo Fiscal do Trabalho, que dever, de ofcio, comunicar a falta de anotao ao rgo competente, para o fim de instaurar o processo de anotao. 4 vedado ao empregador efetuar anotaes desabonadoras conduta do empregado em sua Carteira de Trabalho e Previdncia Social. (vedao de anotaes desabonadoras (Martinez p. 238) prazo para anotao na CTPS da Empresa 48 horas. 5 O descumprimento do disposto no 4 deste artigo submeter o empregador ao pagamento de multa prevista no art. 52 deste Captulo. Art. 30. Os acidentes do trabalho sero obrigatoriamente anotados pelo Instituto Nacional do Seguro Social na carteira do acidentado. - CAT Comunicao de Acidente de Trabalho art. 30 CLT. Se houve o acidente, o empregado vai receber o benefcio ou no depende da situao dele. O par. 4 do art. 29 no pode registrar na CTPS as aes judiciais trabalhistas, o trabalhador corre o risco de no conseguir nenhum emprego, pois existem empresas que no contratam trabalhadores que entraram com aes trabalhistas quando estavam em outras empresas. 6 Falta de anotao e consequncias a) Reclamao Administrativa: a falta de cumprimento pelo empregador da obrigao de anotar a CTPS acarretar a lavratura de auto de infrao, pelo Fiscal do Trabalho, que dever, de ofcio, comunicar a falta de anotao ao rgo competente, para o fim de instaurar o processo de anotao. a.1. art. 36 reclamao administrativa Recusando- se a empresa a fazer as anotaes a que se refere o art. 29 ou a devolver a Carteira de Trabalho e Previdncia Social recebida, poder o empregado comparecer, pessoalmente ou por intermdio de seu sindicato, perante a Delegacia Regional ou rgo autorizado, para apresentar reclamao. a.2. art. 37 realizao de diligncia para instruo do feito. Art. 37. No caso do art. 36, lavrado o termo de reclamao, determinar- se- a realizao de diligncia para instruo do feito, observado, s e for o caso, o disposto no 2 do art. 29, notificando- se posteriormente o

19

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE reclamado por carta registrada, caso persista a recusa, para que, em dia e hora previamente designados, venha prestar esclarecimentos ou efetuar as devidas anotaes na Carteira de Trabalho e Previdncia Social ou sua entrega. a.3. art. 37 Pargrafo nico Pargrafo nico. No comparecendo o reclamado, lavrar- se- termo de ausncia, sendo considerado revel e confesso sobre os termos da reclamao feita, devendo as anotaes ser efetuadas por despacho da autoridade que tenha processado a reclamao. a.4. art. 38 Comparecendo o empregador e recusando- se a fazer as anotaes reclamadas, ser lavrado um termo de comparecimento, que dever conter, entre outras indicaes, o lugar, o dia e hora de sua lavratura, o nome e a residncia do empregador, assegurando- se- lhe o prazo de 48(quarenta e oito horas), a contar do termo para apresentar defesa. Pargrafo nico. Findo o prazo para a defesa, subir o processo autoridade administrativa de primeira instncia, para se ordenarem diligncias, que completem a instruo do feito, ou para julgamento, se o caso estiver suficientemente esclarecido. a.5. art. 39 Art. 39. Verificando- se que as alegaes feitas pelo reclamado versam sobre a no- existncia de relao de emprego, ou sendo imposs vel verificar essa condio pelos meios administrativos, ser o processo encaminhado Justia do Trabalho, ficando, nesse caso, sobrestado o julgamento do auto de infrao que houver sido lavrado. a.6. art. 39 par. 1 1 Se no houver acordo, a Junta de Conciliao e Julgamento, em sua sentena, ordenar que a Secretaria efetue as devidas anotaes, uma vez transitada em julgado, e faa a comunicao autoridade competente para o fim de aplicar a multa cabvel. b) Ao Judicial Art. 39 par. 2 2 Igual procedimento observar- se- no caso de processo trabalhista de qualquer natureza, quando for verificada a falta de anotaes na Carteira de Trabalho e Previdncia Social, devendo o Juiz, nesta hiptese, mandar proceder, desde logo, quelas sobre as quais no houver controvrsia. No dever registrar que as anotaes por ele realizado decorreu de determinao judicial, pois tal atuao maculadora do registro e pode ensejar reparao civil (danos materiais e morais). c) Crime de falsidade material Art. 297 do Cdigo Penal: Falsificao de documento pblico Art. 297 - Falsificar, no todo ou em parte, documento pblico, ou alterar documento pblico verdadeiro: Pena - recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. 1 - Se o agente funcionrio pblico, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, aumenta-se a pena de sexta parte. 2 - Para os efeitos penais, equiparam-se a documento pblico o emanado de entidade paraestatal, o ttulo ao portador ou transmissvel por endosso, as aes de sociedade comercial, os livros mercantis e o testamento particular. 3 - Nas mesmas penas incorre quem insere ou faz inserir I - na folha de pagamento ou em documento de informaes que seja destinado a fazer prova perante a previdncia social, pessoa que no possua a qualidade de segurado obrigatrio; II - na Carteira de Trabalho e Previdncia Social do empregado ou em documento que deva produzir efeito perante a previdncia social, declarao falsa ou diversa da que deveria ter sido escrita; III - em documento contbil ou em qualquer outro documento relacionado com as obrigaes da empresa perante a previdncia social,declarao falsa ou diversa da que deveria ter constado. 4 Nas mesmas penas incorre quem omite, nos documentos mencionados no 3 o , nome do segurado e seus dados pessoais, a remunerao, a vigncia do contrato de trabalho ou de prestao de servios.

20

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE d) Valor probatrio Art. 40 CLT Do Valor das Anotaes Art. 40. As Carteiras de Trabalho e Previdncia Social regularmente emitidas e anotadas serviro de prova nos atos em que sejam exigidas carteiras de identidade e especialmente: I - nos casos de dissdio na Justia do Trabalho entre a empresa e o empregado por motivo de salrio, frias ou tempo de servio; II - perante a Previdncia Social, para o efeito de declarao de dependentes; III - para clculo de indenizao por acidente do trabalho ou molstia profissional. As anotaes feitas na CTPS geram presuno jris tantum (relativa) de veracidade, vale dizer, so entendidas como meio de prova at que exista outra prova concludente em sentido contrrio. Art. 456. A prova do contrato individual do trabalho ser feita pelas anotaes constantes da Carteira de Trabalho e Previdncia Social ou por instrumento escrito e suprida por todos os meios permitidos em direito. Pargrafo nico. falta de prova ou inexistindo clusula expressa a tal respeito, entender- se- que o empregado se obrigou a todo e qualquer servio compatvel com a sua condio pessoal. Smula 225 do STF Valor Probatrio das Anotaes da Carteira Profissional No absoluto o valor probatrio das anotaes da carteira profissional. Smula 12 do TST As anotaes apostas pelo empregador na carteira profissional do empregado no geram presuno "juris et de jure", mas apenas "juris tantum". O empregador pode colocar uma remunerao de um salrio mnimo, mas o empregado pode ganhar por fora mensalmente. As anotaes constantes na CTPS provam apenas at que mostrem o contrrio. A presuno relativa em relao s anotaes na CTPS. 7. Dos Livros de Registros de Empregados Art. 41. Em todas as atividades ser obrigatrio para o empregador o registro dos respectivos trabalhadores, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrnico, conforme instrues a serem expedidas pelo Ministrio do Trabalho. Pargrafo nico. Alm da qualificao civil ou profissional de cada trabalhador, devero ser anotados todos os dados relativos sua admisso no emprego, durao e efetividade do trabalho, a frias, acidentes e demais circunstncias que interessem proteo do trabalhador. 09/09/2013 CONTEDO MNIMO DA RELAO DE EMPREGO 1 salrio Da livre concorrncia e da liberdade de trabalho (Revoluo Francesa). Revoluo tecnolgica ou industrial (mquina a vapor)/ aperfeioamento da tcnica da conquista de novos mercados e da conseqente acumulao de capitais nas mos dos proprietrios das empresas nasceu o regime capitalista ou do assalariado. O trabalho antigamente era praticamente livre para contratar liberdade apenas formal. Liberalismo econmico e jurdico. Com o advento do direito do Trabalho trabalho protegido. O Estado intervencionista barreiras liberdade contratual, preceitos de amparo ao trabalhador, fixao de salrios mnimos: o princpio do salrio igual para o trabalhador de igual valor: prevalncia das normas pactuadas nas convenes coletivas de trabalho. O termo salrio deriva do latim salarium, que por sua vez tem sua origem na palavra sal (salis) utilidade fornecida pelos romanos como pagamento aos domsticos/pagamento aos soldados das legies romanas. 1.1 Conceito No existe conceito de salrio na CLT Salrio a totalidade das prestaes econmicas dos trabalhadores qualquer que seja a forma do meio de pagamento quer retribuam o trabalho efetivo, os perodos de interrupo do contrato e os descansos computveis na jornada de trabalho (Amauri Mascaro do Nascimento). Srgio Pinto Martins entende que salrio : O conjunto de prestaes fornecidas diretamente ao trabalhador pelo empregador em decorrncia do

21

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE contrato de trabalho, seja em funo da contraprestao do trabalho, da disponibilidade do trabalhador, das interrupes contratuais ou demais hipteses previstas em lei. (PINTO, 2004, pgina 473). O salrio tambm vai remunerar o perodo que o trabalhador no trabalhou. Ex: frias, folga, feriado, etc. Trabalho a contraprestao no s pelo servio efetivado, mas naquele perodo onde ele no trabalha e amparado por lei. Caracteres do trabalho a) Comutatividade da Relao de emprego: o salrio no deve ser analisado sobre o prisma de contraprestao, mas onde o empregado no vai trabalhar, mas vai receber. O trabalho a prestao e o salrio a contraprestao. uma relao bilateral com obrigaes e vantagens recprocas. H onerosidade para ambas as partes; b) Onerosidade da Relao de Emprego: o contrato de trabalho onerosa para ambas as partes. O empregado trabalha (seu nus) em contrapartida, ele recebe o salrio. Relao de emprego requer onerosidade e de carter comutativo (obrigaes e vantagens recprocas); c) No aleatrio: lea (sorte) o empregado pode ter uma parcela da remunerao vinculado na lea, mas o salrio no pode esta baseada na lea, ele precisa desse salrio para sobreviver. O salrio no aleatrio. O empregador tem que assumir o salrio. Salrio diferente de remunerao A CLT seguindo a orientao j existente na legislao de outros pases. Art. 457. Art. 457. Compreendem - se na remunerao do empregado, para todos os efeitos legais, alm do salrio devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestao do servio, as gorjetas que receber. l. Integram o salrio no s a importncia fixa estipulada, como tambm as comisses, percentagens, gratificaes ajustadas, dirias para viagens e abonos pagos pelo empregador. 2. No se incluem nos salrios as ajudas de custo, assim como as dirias para viagem que no excedam de 50% (cinqenta por cento) do salrio percebido pelo empregado. 3. Considera- se gorjeta no s a importncia espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como tambm aquela que for cobrada pela empresa ao cliente, como adicional nas contas,a qualquer ttulo, e destinada distribuio aos empregados. SALRIO: a contraprestao do servio devida e paga diretamente pelo empregador, em virtude da relao de emprego. REMUNERAO: possui um conceito mais amplo, abrange o salrio, com todos s seus componentes e ainda as gorjetas, que so pagas por terceiros. Remunerao a soma do salrio-base com outras figuras de natureza salarial como: horas-extras, adicionais noturnos e de insalubridade, etc. Para a lei, o termo remunerao compreende o salrio mais as gorjetas (art. 495, caput). Aps analisar diversas correntes doutrinrias, entendemos que o ponto de destaque para a diferenciao entre salrio e remunerao a vinculao ou no da parcela auferida pelo empregado em funo da disponibilizao da sua fora de trabalho, independente de ser paga pelo empregador ou por terceiro. Assim, remunerao o conjunto de todas as vantagens auferidas pelo empregado, de natureza salarial ou no, pecunirias ou no, decorrentes do contrato de trabalho. Salrio a parte integrante da remunerao, representando as parcelas auferidas como contraprestao do servio disponibilizado ao empregador. Portanto, o diferenciador a vinculao ou no da parcela fora de trabalho disponibilizada. 1.2 POLTICA SALARIAL a seleo de meios para a obteno de reajustes salariais, de forma a preservar o valor do salrio. - Finalidade: estabelecer um sistema de proteo ao salrio do trabalhador/distribuio de riqueza/combate ao desemprego e inflao/evitar conflitos de natureza salarial. Segundo alguns doutrinadores, o salrio tem natureza alimentar. O trabalhador se organiza pelo o que ele ganha. Essa a questo de sobrevivncia dele. Ele tem o padro de vida organizada em cima do salrio dele (natureza salarial). Natureza Salarial: o empregado recebe de forma habitual e se organiza em cima disso; Natureza Indenizatria: porque espordica, ele no organiza em cima dessa verba porque espordica. Se a hora-extra for habitual, comea a se integrar no salrio do empregado.

22

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE A CONTRAPRESTAO Porque existe situaes no contrato de trabalho em que o empregado no vai trabalhar e portanto recebe normalmente seu salrio. Ex: frias, feriados, folgas, etc. POLTICA SALARIAL - Finalidade: meios para obteno de reajustes salariais; sistema de proteo ao salrio; distribuio de riquezas; combate ao desemprego e inflao; forma de evitar conflitos de natureza salarial. Lei n 8.030/90 livre negociao de salrio ente as partes. Lei n 8.542/92 na livre negociao com reajustes quadrimestrais e antecipaes bimestrais. Lei n 8.880/94 livre negociao entre as partes. O art. 10 da Medida Provisria n 1.750/99 dispe que os salrios e as demais condies referentes ao trabalho continuam a ser fixados e revistos na respectiva data-base por intermdio da livre negociao coletiva. Nas revises salariais na data-base anual sero deduzidas as antecipaes concedidas no perodo anterior reviso. Cada categoria tem por ano sua data-base. Ex: trabalho do comrcio varejista, a negociao do salrio mnimo normalmente em janeiro. 1.2.1 SALRIO MNIMO FOI CRIADO EM 1930 (DECRETO LEI N 388) Era fixado por comisses regionais paritrias. Compostas por empregados e empregadores e presidida por tcnicos em assuntos socioeconmicos. Cada regio poderia fixar seu salrio mnimo. Hoje j no mais assim, o salrio mnimo unificado e o trabalhador no poder receber menos que o salrio mnimo vigente no pas. Art. 7, IV CF: IV - salrio mnimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender s suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia com moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e previdncia social, com reajustes peridicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculao para qualquer fim; S pode ser fixado por lei, no por decreto, portaria, etc. estando vedada sua reviso. Encontra-se revogado o art. 116 da CLT. Ser nacionalmente unificado, aboliu-se o salrio mnimo regionalizado. Revogou-se os artigos 84 e 86 da CLT. Deveria atender s necessidades bsicas no s do trabalhador, mas tambm de sua famlia. Veda-se a vinculao do salrio mnimo para qualquer fim evitar efeitos infracionrios, no pode vincular para outros fins. Ex: aluguel. Assegura-se ainda a garantia de salrio nunca inferior ao mnimo (Art. 7 VII CF). Art. 78 CLT: Quando o salrio for ajustado por empreitada, ou convencionado por tarefa ou pea, ser garantida ao trabalhador uma remunerao diria nunca inferior do salrio mnimo por dia normal. Art. Da Lei n 8.716 de 11/10/93 o patro no pode tirar o que ele j deu ao empregado. Ex: quando ele completa o salrio do empregado porque no atingiu o mnimo, em outros meses ele no poder descontar. O salrio pago em dinheiro no poder ser inferior a 30% do salrio mnimo, permitindo-se 70% (nos casos onde o patro desconta moradia e alimentao) de salrio possam ser gozados em utilidades. O trabalhador em domiclio tem direito ao salrio mnimo, mesmo desenvolvendo suas atividades em sua residncia (art. 83 da CLT). Ver os artigos 117 e 118 da CLT: Art. 117. Ser nulo de pleno direito, sujeitando o empregador s sanes do art. 121, qualquer contrato ou conveno que estipule remunerao inferior ao salrio mnimo estabelecido na regio em que tiver de ser cumprido. Art. 118. O trabalhador a quem for pago salrio inferior ao mnimo ter direito, no obstante qualquer contrato ou conveno em contrrio, a reclamar do empregador o complemento de seu salrio mnimo estabelecido na regio em que tiver de ser cumprido. O salrio mnimo corresponde a uma jornada normal de trabalho de 8 horas dirias e 44 horas semanais (art. 7, XII CF).

23

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE FORMAS DE ESTIPULAO - salrio por unidade de tempo; - salrio por unidade de produo; - salrio por tarefa; - salrio com base no lucro. a)SALRIO POR UNIDADE DE TEMPO: pago ao empregado em razo do tempo que ele permanece disposio do empregador, independentemente dos servios executados. No sofre influncia direta de rendimento do empregado, nem do resultado obtido pelo empregador. Ex: salrio por hora, por dia, por quinzena, por ms e, excepcionalmente por ano. No se confunde com o perodo de pagamento. Ele pode ser estipulado por ano, mas os perodos de pagamento tem que ser por ms, devido s despesas que temos que pagar mensalmente como gua, luz, telefone, etc. Pl Rodrigues inconvenientes dessa forma de estipulao: impreciso: pois remunera da mesma forma qualquer classe e quantidade de trabalho, tanto o trabalhador mais ativo e hbil, como o incapaz; injusto: remunera igualmente esforos desiguais e no premia o trabalhador mais esforado/ o empregador beneficia-se com um preo de custo diminudo, sem que o trabalhador participe dessa vantagem; No favorece o rendimento: porque o trabalhador no tem interesse no resultado; Desestimula o empregado e implica uma fiscalizao rigorosa sobre o empregado (Alice Monteiro de Barros). 10/09/2013 b)SALRIO POR UNIDADE DE PRODUO Salrio calculado de acordo com o rendimento do trabalhador. No se leva em conta o tempo, mas aquilo que ele produz, as atividades que ele realiza. H uma estipulao do preo daquela produo, feito uma tarifa do que foi produzido. - Desvantagens: Esse tipo de estipulao de salrio acarreta muitas reclamaes trabalhistas pela tarifa muito baixa; O patro que coloca o preo da tarifa na produo; Quando a tarifa fixada bilateralmente, tem mesmo assim o descontentamento; Nas interrupes da prestao de servios (frias, etc) porque se faz uma mdia salarial dos ltimos 12 meses anteriores para fazer o pagamento pelos dias que o empregado trabalhou; Nem sempre quando a remunerao mista (parte fixa e parte varivel) o patro computa a parte varivel para pagamento de verbas devidas ao empregado. Quando h modificao tcnica nas mquinas, os empregados acabam trabalhando mais porque as mquinas produzem mais, o empregado no recebe mais por isso, o empregador reduz a tarifa. Portanto, um campo frtil das discusses. Os empregados no vem com bons olhos a diminuio da tarifa. Ele vai exceder suas condies fsicas, vai produzir mais, mais rpido, surgem assim, problemas de sade nesses empregados. Causam acidentes de trabalho e doenas ocupacionais. Os menos aptos ao trabalhos sero menos remunerados. A experincia nos mostra que nesse tipo de salrio, os salrios globais no so pagos da melhor forma para os empregados. Os empregadores exprimem o comando para produzir mais, no respeitando os trabalhadores. c)SALRIO POR TAREFA Forma mista de salrio que resulta da combinao do salrio de unidade de tempo e salrio unidade de obra. Salrio pago levando em considerao o tempo, mas tendo o empregado a obrigao dentro daquele tempo ter um resultado mnimo. Os inconvenientes dessa modalidade so os mesmos por salrio por unidade de produo. Previso na CLT art. 142 par. 2 : 2 Quando o salrio for pago por tarefa tomar- se- por base a mdia da produo no perodo aquisitivo do direito a frias, aplicando- se o valor da remunerao da tarefa na data da concesso das frias. Art. 483 CLT O empregado poder considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenizao quando: g) o empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por pea ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a

24

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE importncia dos salrios. d)SALRIO COM BASE NO LUCRO Quando o lucro da empresa serve de base para o clculo do pagamento do salrio do empregado. CF art. 7 inciso XI: XI - participao nos lucros, ou resultados,desvinculada da remunerao, e, excepcionalmente, participao na gesto da empresa, conforme definido em lei; O empregado participa do lucro mas no verba salarial. A inteno do legislador incentivar o patro a participar os lucros, como no considera salrio, no vai refletir nas outras verbas. Por isso o incentivo ao patro. A PROTEO DO SALRIO Ele protegido. Conveno de 1949 aprovada pelo Congresso Nacional: o salrio deve ser pago em moeda corrente, podendo ser feito em cheque. proibido o pagamento em forma de bnus, de cupons, de duplicatas, etc. permitido por cheque e vale postal. O salrio deve ser pago diretamente ao trabalhador, podendo ser depositado em conta corrente, ficando proibido do empregador restringir o direito do trabalhador de dispor do salrio com quiser. vedado truck sistem sistema de pagamento onde o patro desconta quase ou todo o salrio do empregado por este estar devendo ao empregador. Ex: antigamente os patres tinham vendas e os empregados compravam nesse local e ficavam endividados e nunca conseguiam pagar, pois o patro cobrava o preo que queriam. No se pode descontar do salrio do empregado parcela sem estar previsto em lei ou conveno coletiva. O salrio tem preferncia no caso da empresa entrar em falncia, so chamados de crditos privilegiados. Pagos em dias teis, no local de trabalho ou proximidades em perodos regulares. O empregado com 16 anos pode assinar recibo, no pode ir sozinho assinar resciso contratual. Art. 439 CLT lcito ao menor firmar recibo pelo pagamento dos salrios. Tratando- se, porm, de resciso do contrato de trabalho, vedado ao menor de 18 (dezoito) anos dar, sem assistncia dos seus responsveis legais, quitao ao empregador pelo recebimento da indenizao que lhe for devida. Mrio de Cueva faz uma diviso da proteo de salrio. a) Defesa do salrio em face do empregador; b) Defesa do salrio em face dos credores do empregado; c) Defesa do salrio em face da famlia do empregado; d) Defesa do salrio em face dos credores do empregador. A) DEFESA DO SALRIO EM FACE DO EMPREGADOR Irredutibilidade salarial: o patro no pode diminuir o salrio do empregado. O art. 503 da CLT permite a reduo (Revogado pela Constituio, art. 7, VI.) A partir da CF/88, a reduo salarial somente permitida prevista em negociao coletiva. possvel a reduo no caso de empregado com cargo de confiana e quando reverte para o cargo original, o art. 450 da CLT permite a reduo salarial. Art. 463. A prestao, em espcie, do salrio ser paga em moeda corrente do Pas. Pargrafo nico. O pagamento do salrio realizado com inobservncia deste artigo considera-se como no feito. Art. 465 - O pagamento dos salrios ser efetuado em dia til e no local do trabalho, dentro do horrio do servio ou imediatamente aps o encerramento deste, salvo quando efetuado por depsito em conta bancria, observado o disposto no artigo anterior. Art. 459. O pagamento do salrio, qualquer que seja a modalidade do trabalho, no deve ser estipulado por perodo superior a 1 (um) ms, salvo no que concerne a comisses, percentagens e gratificaes. l. Quando o pagamento houver sido estipulado por ms, dever ser efetuado, o mais tardar, at o quinto dia til do ms subseqente ao vencido. Inalterabilidade: o art. 468 da CLT impede a modificao da forma de pagamento dos salrios, sem o consentimento do empregado. Caso haja consentimento do empregado, e a nova forma lhe seja prejudicial, ser esta considerada nula. Periodicidade do pagamento: dia do pagamento: os salrios devem ser pagos em perodos mximos de um ms, excetuando-se as comisses, percentagens e gratificaes (459 - CLT). A data limite para pagamento do salrio o 5o dia til subseqente ao do vencimento. CLT -

25

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE Consolidao das Leis do Trabalho (Art. 459, nico da CLT) Cabe salientar que pequenas modificaes podem ser feitas pelo empregador, em caso de necessidade ou melhorias no sistema de pagamento. A essa faculdade damos o nome de Jus Variandi . Os salrios so intangveis, no podem sofrer descontos que no sejam permitidos por lei ou conveno coletiva. Se o empregado causar dano com dolo empresa, o patro poder descontar o prejuzo do salrio desse empregado. Se for por culpa (negligncia, imprudncia ou impercia) s poder descontar se essa condio estiver prevista no contrato de trabalho. Controle de descontos: em regra, no permitido o desconto do salrio, exceto: Desconto de antecipaes salariais (vale); Desconto de contribuio previdenciria, descontada parte do empregado e parte do empregador; Contribuies sindicais; Faltas injustificadas no trabalho; Imposto de renda; Penso alimentcia; Pena pecuniria; Dvidas adquiridas de aquisio de casa prpria (Sistema Financeiro de Habitao); Aviso prvio que na cumprir; Mensalidade do empregado sindicalizado; Vale transporte at 6% do salrio do empregado; At 20% no desconto de alimentao. B) DEFESA DO SALRIO EM FACE DOS CREDORES DO EMPREGADO Impenhorabilidade: o salrio no pode ser penhorado, ou seja, ser retido por medida judicial para pagamento de dvidas. Ao contrrio de muitos pases, o Brasil no admite a penhora do salrio, garantindo assim a subsistncia do trabalhador. A exceo feita para o pagamento de penso alimentcia. Neste caso, o juiz da vara de famlia, atravs de mandado especfico, ordena a empresa o desconto do valor respectivo e o depsito em conta pr-determinada. DESCONTO COM RELAO AOS SINDICATOS A Contribuio Sindical legal, todos tem que pagar. Art. 578 CLT: As contribuies devidas aos sindicatos pelos que participem das categorias econmicas ou profissionais ou das profisses liberais representadas pelas referidas entidades sero,sob a denominao de contribuio sindical, pagas, recolhidas e aplicadas na forma estabelecida neste Captulo. Art. 579. A contribuio sindical devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econmica ou profissional, ou de uma profisso liberal, em favor do Sindicato representativo da mesma categoria ou profisso, ou, inexistindo este, na conformidade do disposto no art. 591. Art. 591. Inexistindo Sindicato, o percentual previsto no item III do artigo 589 ser creditado Federao correspondente mesma categoria econmica ou profissional. Pargrafo nico. Na hiptese prevista neste artigo, cabero Confederao os percentuais previstos nos itens I e II do art. 589. Art. 582. Os empregadores so obrigados a descontar, da folha de pagamento de seus empregados relativa ao ms de maro de cada ano, a contribuio sindical por estes devida aos respectivos Sindicatos. 1 Considera- se 1 (um) dia de trabalho para efeito de determinao da importncia a que alude o item 1 do art. 580, e equivalente: a) a 1 (uma) jornada normal de trabalho, se o pagamento ao empregado for feito por unidade de tempo; b) a 1/30 (um trinta avos) da quantia percebida no ms anterior, se a remunerao for paga por tarefa, empreitada ou comisso. 2 Quando o salrio for pago em utilidades, ou nos casos em que o empregado receba, habitualmente, gorjetas, a contribuio sindical corresponder a 1/30 (um trinta avos) da importncia que tiver servido de base, no ms de janeiro, para a contribuio do empregado Previdncia Social. Essa contribuio reduzida no pagamento do ms de maro e recolhida em abril, ela obrigatria. Art. 8 CF: livre a associao profissional ou sindical. CONTRIBUIO ASSISTENCIAL feita pelo sindicato para cobrir as coletividades assistenciais como mdico, odontolgico, etc. tem que

26

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

DIREITO DO TRABALHO 3 BIMESTRE ser autorizado pela Assembleia Geral do sindicato, no obrigatrio, o empregado tem que autorizar seu desconto. MENSALIDADE SINDICAL Desconto previsto aos empregados sindicalizados, quem no for, no poder descontar do seu salrio. Quem no sindicalizado, beneficiado tambm pelos direitos conquistados e adquiridos. Se est associado, recebe ao atendimentos assistenciais, todas as informaes, se entrar com ao trabalhista, poder contar com advogado do sindicato. CONTRIBUIO CONFEDERATIVA Art. 8, IV CF. destina a manter a estrutura sindical, devido somente aos associados do sindicato e a cobrana dela sem a autorizao ilegal. Sumula 666 STF - Contribuio Confederativa - Exigibilidade - Filiao a Sindicato Respectivo A contribuio confederativa de que trata o art. 8, IV, da Constituio, s exigvel dos filiados ao sindicato respectivo. OJ-SDC-17 CONTRIBUIES PARA ENTIDADES SINDICAIS. INCONSTITUCIONALIDADE DE SUA EXTENSO A NO ASSOCIADOS (inserida em 25.05.1998) As clusulas coletivas que estabeleam contribuio em favor de entidade sindical, a qualquer ttulo, obrigando trabalhadores no sindicalizados, so ofensivas ao direito de livre associao e sindicalizao, constitucionalmente assegurado, e, portanto, nulas, sendo passveis de devoluo, por via prpria, os respectivos valores eventualmente descontados. C) DEFESA DO SALRIO EM FACE DA FAMLIA DO EMPREGADO vedado pagar o salrio para outra pessoa que no seja o empregado, mediante recibo deste que dever ser assinado. D) DEFESA DO SALRIO EM FACE DOS CREDORES DO EMPREGADOR Com relao s dvidas do empregado. Tem que proteger o salrio em face do empregado. Exceto: penso alimentcia, aviso prvio, faltas injustificadas, etc. No caso de falncia da empresa, os crditos trabalhistas, so considerados crditos privilegiados.

27

ADRIANO DUARTE FORMANDOS 2015 - UENP

Das könnte Ihnen auch gefallen