Sie sind auf Seite 1von 27

COMUNICAO EFICAZ NA IGREJA: IMPLANTAO DE INFORMATIVO ELETRNICO PARA A SEGUNDA IGREJA BATISTA DE TERESINA (PI)

Ben Rholdan Sousa Pereira1

RESUMO

A comunicao interna a cada dia toma o seu lugar nas instituies religiosas visando contribuir para o crescimento em qualidade e quantidade de membros, instituir novos espaos e dinamizar o setor de comunicao. Esta pesquisa prope a criao de um modelo de comunicao interna atravs da implantao de boletim eletrnico informativo para a Segunda Igreja Batista de Teresina (SIBT) neste trabalho denominado SIB Notcias. O estudo foi realizado por meio de pesquisas de observao participante, anlise de materiais diversos e entrevista com os lderes de igrejas que j realizam um trabalho semelhante. No decorrer da proposta so designados os processos de operacionalizao do SIB Notcias, seu contedo e caractersticas de produo, alm do cronograma e detalhamento da primeira edio. O instrumento de comunicao interna proposto no a chave para solucionar todas as necessidades comunicacionais da igreja, mas uma alternativa para alcanar a eficcia atravs da dinamizao.

Palavras-chave: comunicao interna, Igreja Batista, telejornalismo, boletim eletrnico informativo

Graduado em Comunicao Social Habilitao em Jornalismo e Relaes Pblicas pela Universidade Estadual do Piau (2011).

ABSTRACT

The internal communication at each day takes its place in religious institutions to contribute to the growth in quality and quantity of members, to establish new spaces and make dynamic the sector of communication. This research propose a model of internal communication through the implementation of electronic information bulletin for the Segunda Igreja Batista de Teresina (SIBT) - in this work called SIB Notcias. The study it was carried through by means of research of participant comment, analysis of various materials and interviews with leaders of churches that already have a similar work. In elapsing of the research the processes of operationalization of the SIB Notcias are assigned, your content and characteristics of production, beyond the schedule and details of the first edition. The proposed instrument of internal communication isn't the key to solve all the communication needs of the church, but is an alternative to reach the effectiveness and the dynamics.

Keywords: internal communication, BaptistChurch, TV journalism, informative electronic bulletin

1.0 INTRODUO

As Igrejas Protestantes so as que mais tm se difundido no mundo. No Brasil esse crescimento tambm vem se acentuando nas ltimas dcadas. Segundo dados do IBGE, em 1991, a participao dos evanglicos na populao do Brasil era de 9%. De 1991 a 2000 houve um crescimento de 98,53%, elevando esta taxa para 15,4%. A estimativa para o ano de 2010 que a porcentagem de evanglicos na populao brasileira suba para 19%, representando um crescimento de 39,32%. O uso dos meios de comunicao nas Igrejas Protestantes tornou-se uma condio fundamental de existncia e manuteno das atividades religiosas da sociedade atual (MARTINO, apud SOUZA, 2007). A comunicao interna vem ganhando espao nas instituies religiosas com a finalidade de alcanar a fidelizao de membros, propiciar novos ambientes de comunicao e tornar os veculos utilizados pela igreja mais dinmicos. A temtica da produo cientfica foi eleita por ser fruto do interesse pessoal deste pesquisador em aplicar parte de seus conhecimentos acadmicos, enquanto membro da comunidade religiosa em questo. No h de se negar, entretanto, que uma importante motivao para a realizao deste trabalho tambm a carncia verificada no setor de comunicao da SIBT. O trabalho de concluso de curso ora apresentado prope a criao de um modelo de comunicao interna atravs da implantao de boletim eletrnico informativo para a Segunda Igreja Batista de Teresina (SIBT), situada na Rua Coelho de Resende, N 780, Centro, estado do Piau neste trabalho denominado SIB Notcias. Delineou-se o estudo em temas que explicam a histria dos Batistas, suas vivncias em comunicao e o detalhamento da proposta sugerida. A fundamentao do trabalho encontra-se diluda ao longo do texto, buscando assim uma melhor contextualizao da proposta.

2.0 METODOLOGIA

O estudo seguiu as seguintes metodologias: pesquisas de observao participante, anlise de materiais diversos (histrico da igreja, vdeos informativos e boletins semanais publicados), entrevista com lderes e membros da igreja. Por meio da metodologia de observao participante o pesquisador,j inserido por ser membro da igreja, analisou sistematicamente o ambiente da SIBT por cerca de quatro semanas: nos cultos

realizados e demais atividades da igreja. Peruzzo (2005, p. 126) argumenta que ao se inserir nesse meio, poder ver as coisas de dentro; compartilhando das atividades da igreja - de modo consistente e sistematizado - envolvendo-se nas atividades, alm de vivenciar interesses e fatos. Nessa pesquisa, a observao participante buscou compreender de modo sistemtico e com base cientfica os processos de comunicao existentes, como forma de identificar no s suas inovaes, virtudes e avanos; mas tambm as falhas e os desvios de prticas comunicacionais (PERUZZO, 2005, p. 138). Para a obteno de informaes mais precisas, entrevistou-se trs tipos de informantes (DUARTE, 2005, p. 70): especialistas (acadmicos ou profissionais de jornalismo, e ao mesmo tempo membros da igreja); informantes-chave (lderes que esto envolvidos profunda e diretamente com a comunicao social na igreja); e informantes-padro (membros ou frequentadores da igreja). A escolha da abordagem entrevista em profundidade se deu por sua capacidade de permitir que o informante possa definir os termos de sua resposta e que o entrevistador venha a ajustar livremente as perguntas da entrevista. As motivaes da instituio em questo para o uso e aplicao do projeto de comunicao proposto neste trabalho tambm sero identificadas por meio da entrevista em profundidade.

3.0 RESULTADOS

Desde a sua fundao, at meados da dcada de 1980, a SIBT no teve nenhum apontamento relevante em comunicao de que se tem registro. Alguns jornais impressos foram editados, mas no chegaram a vigorar por muito tempo, dado o aspecto amador do ofcio. Sempre com o esforo de voluntrios foram desenvolvidas, de forma nosistematizada, tentativas de estabelecer uma linha comunicacional para a SIBT: muitos formatos, artes, vdeos e peas grficas j foram criadas. De fato alguns destes voluntrios eram ou so profissionais da rea de comunicao e atendiam solicitaes dos ministrios (setores) independentemente. Com isso, ministrios que tinham acesso mais facilmente a esses profissionais despontavam em seu material grfico, por exemplo, enquanto que outros ministrios apelavam para solues leigas.

A questo da afinidade sempre foi um fator definitivo nesta disparidade. Se um estudante de jornalismo ou publicidade era muito envolvido com o ministrio de jovens, por exemplo, a produo em comunicao acontecia em maior quantidade e qualidade. Estes estudantes ou profissionais envolviam-se nos ministrios dos quais participavam e logo surgiram grupos que exerciam atividades semelhantes como captao e edio de vdeo, design, internet, em diversos ministrios paralelos, mas que no se juntavam ou compartilhavam tarefas de maneira sistematizada. Como consequncia, havia quase sempre sobrecarga de alguns, desinformao de outros e vrios ministrios no desfrutavam de um atendimento especializado nestas reas. Somente em 2006 foi organizado um departamento de comunicao na igreja responsvel tanto pelas comunicaes internas como externas quanto por toda a parte grfica, de aparelhagem digital e som. Esse setor denominado Ministrio de Comunicao M.Com. O M.Com, composto hoje por um grupo de 13 pessoas, liderado pelo webdesign Geovane Soares. So exercidas pelo grupo funes como: operador de mesa de corte, fotgrafo, operador de cmeras, operador de iluminao, editor-chefe, editor de vdeo, entre outros. Na SIBT, os seguintes instrumentos de comunicao interna so utilizados atualmente: Avisos orais, ministrados geralmente pelos pastores durante o culto; Slides em projeo (data-show), contendo informaes sobre as programaes da igreja para a semana e aniversariantes do ms; Quadro de avisos, com cartazes para divulgao de eventos e escalas de servios voluntrios; Boletim informativo impresso contendo os aniversariantes da semana, notcias internas, textos para reflexo, a programao da igreja, escalas de servios voluntrios e pedidos de orao; Sistema de envio de e-mails em datas especiais ou para contato com membros da liderana e tambm voluntrios; Os instrumentos de comunicao externa utilizados pela SIBT so: Folhetos, contendo mensagens evangelsticas; Outdoors, veiculados em vias pblicas da cidade em ocasies espordicas como festa de aniversrio da SIBT ou campanhas de evangelismo (Projeto Alcance);

Contato por telefone, estabelecido geralmente para confirmar a presena de lderes em reunies de cunho administrativo ou ensaios de grupos musicais da prpria igreja; Site2 oficial da igreja na internet, onde so disponibilizados para download os boletins informativos semanais, mensagens evangelsticas em formato mp3, fotos de eventos e a transmisso do culto ao vivo on-line;

Convites, enviados para outras igrejas e tambm autoridades realizando o convite para eventos especiais; Blogs3, um dirigido para o pblico jovem e outro voltado para o setor de msica da igreja, com chamadas para eventos, publicao de fotos de eventos e podcasts temticos. Os instrumentos de comunicao aplicados pela SIBT, tanto externos como internos,

possuem grau de importncia mpar, pois cada um deles procura atender a um objetivo comum mesmo em reas diferentes: a informao dos membros da igreja. Apesar de todos os esforos em comunicao terem sido empreendidos com o mesmo objetivo, nota-se que em alguns casos especficos os alvos so segmentados, como o blog e emails para pessoas que tm acesso internet; enquanto os outdoors e quadro de avisos procuram atingir uma audincia mais generalizada.

4.0 DISCUSSO

Para os evanglicos, a comunicao crist comeou com a comunicao divina, entre Deus e o homem. Brose (1972) destaca que esta comunicao se tornou notvel com a vinda de Jesus Cristo ao mundo, quando passou a ser feita atravs de um homem que era ao mesmo tempo um Deus. O Cristo realizou um ato de comunicao perfeito ao trazer a notcia da salvao pela sua morte e ressurreio, a qual se encontra difundida por todo o mundo at os dias de hoje (BROSE, 1972). Segundo Souza (2007), na idade mdia os grupos de f se articulavam ao redor das narrativas piedosas, transmitidas oralmente, situao que possivelmente perdurou durante trs ou quatro dcadas da formao das comunidades crists primitivas. Para Campos (1999), as organizaes religiosas funcionavam atreladas tradio, principal forma de se transmitirem os valores e prticas religiosas.

2 3

www.sibthe.com.br www.blogdoconexao.wordpress.com ,www.gerael.wordpress.com

J no final do sculo XX, o processo de globalizao, tanto no aspecto econmico quanto cultural, trouxe srias mudanas ao universo religioso, exigindo que as instituies religiosas da poca adaptassem suas maneiras de comunicar e perpetuar suas tradies. A partir de ento, as pessoas tornaram-se dependentes da mdia como fonte de modelos reguladores, deixando de lado a orientao de comportamentos pelas tradies. (SOUZA, 2007). Inaugurada no dia 21 de Abril de 1932, a Segunda Igreja Batista de Teresina (SIBT), a terceira igreja a ser criada, em ordem cronolgica, por intermdio da Primeira Igreja Batista de Teresina, e a segunda a ser instalada em territrio teresinense. Um grupo formado por quarenta e uma pessoas, apoiados pelo missionrio americano Edward Crowch e liderados pelo pastor piauiense Jonas de Macedo, foi o responsvel pela fundao da SIBT. Pelo fato de a igreja ser formada por pessoas, a comunicao interna ir existir mesmo que no haja uma rea profissionalmente estruturada, pois as pessoas esto naturalmente em constante atividade de interao. De acordo com Kunsch (2003, p.63), comunicao interna um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interao possvel entre a organizao e seus empregados, usando ferramentas de comunicao institucional. Goldhaber, um dos autores clssicos da comunicao organizacional, a define da seguinte maneira:

A comunicao organizacional considerada como um processo dinmico por meio do qual as organizaes se relacionam com o meio ambiente e por meio do qual as subpartes da organizao se conectam entre si. Por conseguinte, a comunicao organizacional pode ser vista como o fluxo de mensagens dentro de uma rede de relaes interdependentes.

(GOLDHABER apud KUNSCH, 2003, p.68).

Algumas igrejas possuem anos de existncia, mas no possuem reas de comunicao interna estabelecidas, no imaginam o quanto tm a ganhar ao se dedicar uma ateno maior ao setor. Clemen (2005, p.20) enfatiza que elas poderiam realizar um trabalho direcionado e profissional em vez de se contentarem com sistemas informais e amadores de comunicao interna. Inspirado nos conceitos de Kunsch (2003) possvel afirmar que a comunicao interna uma ferramenta para tornar compatveis os interesses dos membros e da liderana da

igreja, atravs do estmulo ao dilogo, troca de informaes e de experincias e participao de todos. Para que todo processo de comunicao interna seja bem sucedido fundamental que haja uma transparncia com o pblico alvo, as mensagens e linguagens adequadas, os momentos oportunos, o mix de ferramentas e os resultados obtidos a partir da comunicao que se esteja realizando (CLEMEN, 2005, p. 28). preciso observar tambm que a audincia da igreja heterognea e seus membros apresentam extremas variaes quanto aos interesses ou atitudes. Alm disso, a igreja, enquanto comunidade dotada de pessoas de diferentes faixas etrias: crianas, jovens adultos e idosos cujos interesses se configuram de maneira distinta. Por isso a comunicao deve ser estruturada de modo a atingir todos os pblicos de sua audincia. Sobre este assunto Rego (1986, p.77) traz a opinio de Childs: O nmero de diferentes pblicos em uma comunidade , teoricamente, o nmero de possveis combinaes de indivduos nesta comunidade. So muitos os instrumentos de comunicao interna utilizados pelas organizaes. Alguns autores como Andrade (1983) e Cafferky (1999), dividem os veculos em oral, escritos, aproximativos, audiovisuais e digitais. Outros, como Ferreira (1997), adicionam os instrumentos auxiliares lista. O instrumento de comunicao interna auxiliar centrado nos recursos ou veculos da comunicao audiovisual (vdeos, filmes, videojornal etc.), mas tambm podem ser includos todos os meios digitais surgidos devido revoluo das novas tecnologias da informao e da comunicao. Esses recursos podero "auxiliar" a comunicao das organizaes com seus pblicos nas mais diferentes formas e ocasies (KUNSCH, 2003). Santoro (1989), em seu livro A Imagem nas Mos discorre sobre o conceito de videojornal:

Os vdeos jornais so, geralmente, notcias internas sobre eventos e funcionrios, aproximando-se bastante dos jornais de empresa em sua estrutura e contedo. Possuem a vantagem de serem mais geis do que os jornais e de estabelecerem uma relao de envolvimento e empatia durante sua exibio aos funcionrios, tpica do meio televisivo, com o fascnio do som e da imagem (SANTORO, 1989, p.52).

Durante o perodo de observao participante, no qual o pesquisador pde acompanhar os processos de comunicao existentes na igreja de modo consistente, sistematizado e com base cientfica, foram percebidas no s falhas no processo de comunicao, mas tambm observadas inovaes, virtudes e avanos. Os resultados da presente pesquisa mostraram que a SIBT utiliza uma comunicao voltada principalmente para o seu pblico interno. Tambm foi possvel verificar que aes de comunicao esto sendo realizadas visando proporcionar ambientes harmoniosos e uma difuso eficaz. No presente trabalho o veculo sugerido ser a comunicao auxiliar, voltado para recurso audiovisual, mais especificamente um breve telejornal, exibido aos domingos, no horrio das reunies, para todos os frequentadores e membros da SIBT. Ser chamado de boletim eletrnico informativo devido ao seu carter de periodicidade (intervalos menos espaados entre as edies, j que o seu produto bsico a notcia), atualidade (apropriado para as informaes imediatas, que precisam chegar com urgncia junto ao pblico), universalidade, difuso (informao transmitida a muitas pessoas ao mesmo tempo). A ideia do boletim eletrnico informativo contribuir para solucionar problemas de comunicao observados na comunidade da SIBT; reunir o corpo de jornalistas, tcnicos e voluntrios em uma equipe destinada a construir uma comunicao com maior rigor profissional dentro da igreja; e tambm dinamizar o setor de comunicao com novas e modernas prticas, exemplo do que j produzido em outros estados do Brasil. Paternostro (2006, p.26) ao dizer que a televiso combina a utilizao simultnea de dois sentidos do ser humano, a viso e a audio nos convida a pensar sobre a grandeza do poder informativo que este veculo exerce sobre seus receptores, bem maior do que os outros meios, que utilizam apenas o sentido da audio (rdio) ou da viso (jornais e revistas). Da a importncia da implantao de uma nova mdia eletrnica informativa para substituir a apresentao de slides em projeo (data-show), pois tal instrumento no tem atendido demanda desta comunidade evanglica por explorar apenas o campo visualesttico. O telejornalismo segue sistematicamente tcnicas de produo da notcia visando fornecer uma maior qualidade aos seus telespectadores com realidade e transparncia. A elaborao da pauta, a adequao do texto, a produo da reportagem, a edio dos materiais, so algumas das principais tcnicas utilizadas em sua elaborao. 9

O texto feito para TV precisa ser escrito tendo em mente a premissa de que ele ser ouvido e no lido pelo telespectador. Todo o texto deve ser entendido de forma instantnea pelo telespectador (PATERNOSTRO, 2006). Frases curtas ajudam na compreenso e uma boa pontuao fornece o embalo ao texto. Reprteres e editores, antes de escreverem algo, precisam tomar conhecimento das imagens obtidas para que no seja feita uma mera descrio das imagens que surgem na tela. Deve-se, portanto, buscar o casamento das palavras com as imagens. O SIB Notcias contar com uma abertura padro, avisos sobre as atividades semanais da igreja, eventos, shows, promoes, aniversariantes, reunies, congressos, palestras; conter tambm matrias para registrar e noticiar os eventos ocorridos durante a semana na igreja. Os quadros Abertura, Na Semana e Aniversariantes sero fixos no programa. Membros da igreja sero convidados para participar informando sobre eventos especficos. Por exemplo, um jovem pode ser chamado para falar sobre um acampamento voltado para jovens e adolescentes, pois a inteno que o pblico-alvo se identifique com aqueles que estaro prestando a informao. Ao final de cada edio ser exibida uma sequncia de imagens de evento especfico tambm realizado ao longo da semana ou do ms.

4.1 OPERACIONALIZAO DO SIB NOTCIAS

O veculo audiovisual proposto (videojornal) dever ser exibido aos domingos, no horrio das reunies manh e noite para todos os frequentadores e membros da SIBT. O SIB Notcias contar com, no mximo, 05 (cinco) minutos de durao contendo informaes sobre a agenda e atividades da igreja para a semana em vigncia. Algumas das principais tcnicas sistemticas de produo utilizadas na elaborao da notcia so: a elaborao da pauta, a adequao do texto, a produo da reportagem, a edio dos materiais, dentre outros que se propem a trazer transparncia e realidade ao pblico. O boletim eletrnico informativo ser produzido por uma equipe de membros da prpria igreja, ao longo da semana, gravando matrias que dizem respeito aos assuntos ligados direta ou indiretamente igreja e sua comunidade. O boletim eletrnico informativo contar com a presena de um apresentador fixo. Ele ter o cuidado de acompanhar todas as etapas da composio do programa, assumindo a

10

funo tambm de ncora editor que produz e apresenta o telejornal; interpreta e opina sobre o contedo das notcias (ARAJO; SOUZA, 2008).

O apresentador precisa lembrar que a credibilidade e empatia na televiso so estabelecidas pelo fato do apresentador olhar diretamente nos olhos do telespectador enquanto fala. atravs do olhar que se abre o canal de comunicao entre apresentador e telespectador. A fuga do olhar, mesmo que para ler o script, vai quebrar a magia da comunicao (MACIEL, 1995, p. 74).

J o editor-chefe o responsvel direto pelo veculo. Alm de escolher as reportagens que vo ao ar, tambm responde pelos erros e acertos do programa. (BARBEIRO; LIMA, 2005). Maciel (1995) avalia ainda que sua funo fazer a finalizao, editar as notcias e reportagens trazidas pelos reprteres, dando a elas a forma com que sero entregues aos telespectadores (MACIEL, 1995,p.44). O editor-chefe tambm responsvel por filtrar o material bruto para ser exibido e ainda escrever scripts, conferindo o trabalho dos outros, certificando-se de que a durao total do programa corresponde ao tempo disponvel. Ainda que as atribuies de um editor-chefe incluam tambm a redao, a faceta mais importante do trabalho ser a habilidade de cuidar tanto da gesto quanto da administrao, com destaque para o controle de qualidade (YORKE, 2006, p.187). O operador de cmera juntamente com o iluminador sero peas-chaves para a realizao do trabalho. tarefa do operador de cmera encarregar-se da gravao de matrias previstas na pauta da semana; planificar e orientar o entrevistador, reprter e iluminador no que se refere aos aspectos tcnicos de seu trabalho. Suas atividades envolvem tanto gravao, como gerao de som e imagem, atravs de equipamento eletrnico porttil de TV. Ao iluminador caber coordenar e operar todo o sistema de iluminao de estdios ou de externas, zelando pela segurana e bom funcionamento do equipamento e tambm elaborar o plano de iluminao de cada programa. A produo da notcia responsabilidade dos jornalistas, iluminadores e cinegrafistas, que sero os responsveis pelo fornecimento da maioria do material bruto. Reprteres conseguem a matria, conduzem as entrevistas e gravam as passagens, enquanto a parte tcnica executada pelas equipes de externa. Os cinegrafistas fazem tudo praticamente sozinhos, exceto nas raras ocasies em que a imagem precisa ser captada separadamente do

11

som. A funo dos iluminadores se reduz aos poucos eventos que precisam de uma maior quantidade de luz do que a natural captada durante a gravao (YORKE, 2006). Executar todos os trabalhos de fotografias necessrios produo e programao funo do diretor de fotografia. Ele seleciona material e equipamento adequados para cada tipo de trabalho, exercendo sua atividade em estreito relacionamento com o pessoal de laboratrio e com os montadores. O supervisor tcnico de cmera e mesa responsvel pelo bom funcionamento de todos os equipamentos em operao necessrios s emisses, gravaes, transporte e recepo de sinais e transmisses. Fica encarregado tambm pelo fornecimento produo dos meios tcnicos, equipamentos e operadores, para possibilitar a realizao dos programas (Manual do Radialista, 1992). O editor de vdeo fica responsvel pela edio dos programas gravados; maneja os programas durante a montagem final e edio; tambm determina o melhor ponto de edio. Squirra (2004) define a funo deste profissional da seguinte forma:

O papel do editor em televiso o de dar sequncia lgica matria produzida e que ser divulgada. o responsvel pela adequao e equilbrio das informaes contidas nas reportagens produzidas pelos reprteres. o profissional encarregado pela dosagem da imagem com o texto e sua devida interao (SQUIRRA, 2004, p. 93).

Todas as matrias tero o apoio do produtor que o responsvel por parte dos recursos materiais e do contedo do informativo. Ele coordena toda a preparao, participa do switcher (parte tcnica) e se responsabiliza pela organizao do script e dos VTs. Sua participao se inicia com a reunio de pauta. Ele buscar selecionar as pessoas adequadas para dar um aviso ou falar sobre determinado evento. Sero produzidos semanalmente vdeos de, no mximo, 5 (cinco) minutos de durao trazendo em seu contedo a agenda e as atividades da igreja para a semana corrente, alm dos aniversariantes. A produo dever contar com duas exibies semanais: aos domingos, pela manh e noite.

12

4.2 CONTEDO DO BOLETIM ELETRNICO INFORMATIVO

A notcia que ser transmitida abrange diferentes contedos, de acordo com os objetivos e pblicos a que prope atingir. Para saber que contedos interessam comunidade Rego (1986, p.85) cita Bryce que, em 1893, j dizia que a melhor maneira de descobrir e avaliar as tendncias em ao em cada comunidade locomover-se livremente entre os homens de todas as espcies e condies, anotando o efeito neles produzido pelas notcias e argumentos trazidos ao seu conhecimento [...]. Ou seja, o observador treinado aprende a aproveitar melhor as pequenas indicaes e captar a verdade, pois conduz seu pblico diretamente aos fatos. Atravs da observao participante dentro da SIBT, possvel perceber as atitudes, interesses e gostos. Assim a programao ser orientada pelos ndicesque caracterizam cada um dos grupos heterogneos da comunidade em questo. Tais descobertas guiaro o editorchefe na distribuio proporcional de matrias no boletim eletrnico informativo.

4.3

CARACTERSTICAS

JORNALSTICAS

DO

BOLETIM

ELETRNICO

INFORMATIVO

As publicaes das mensagens (notcias da igreja) devem seguir caractersticas bsicas do Jornalismo. Devem ser peridicas, isto , devem ser exibidas em intervalos sucessveis e regulares semanalmente (aos domingos, pela manh e noite). O veculo precisa dotar-se de fatos da atualidade, que formam o presente da igreja. Entretanto existem vrios obstculos para que se possa identificar o que constitui o presente da instituio. A anlise de qualquer publicao deixa transparecer certa elasticidade quanto ao momento de ocorrncia dos acontecimentos. Os fatos atuais de uma edio so geralmente o que ocorreu na semana anterior ou os acontecimentos que ainda sero realizados. Rego (1986) afirma que a atualidade condicionada pela periodicidade. Frequentemente ocorrem situaes em que a periodicidade no corresponde aos prazos acordados pela equipe de execuo, tornando os acontecimentos cada vez mais distantes do que se imagina ser o presente da instituio. Quanto mais espaados os intervalos entre as edies, mais distantes do presente ficam os acontecimentos. A irregularidade da periodicidade d margem para que o informativo de uma determinada semana noticie, na semana seguinte, fatos j consumados. 13

As publicaes empresariais, enquanto veculos jornalsticos, portanto, conduzindo a notcia, devem ter periodicidade, isto , devem aparecer em intervalos sucessivos e regulares. Precisam investir-se de fatos da atualidade, que formam o presente da empresa. Para assumir seu atributo de universalidade, as publicaes podem, em princpio, apresentar informaes sobre quaisquer reas ou programas de interesse da empresa e de seus pblicos. Por ltimo, necessitam chegar ao publico ao qual se destinam, devendo, para isso ser difundidas. (REGO, 1986, p. 124).

A variedade temtica outra caracterstica que define o veculo como sendo verdadeiramente jornalstico. A soma das matrias de uma publicao se enriquece na medida em que representa os vrios gneros jornalsticos e as suas respectivas categorias de matrias: notcias, editoriais, reportagens, assuntos de entretenimento, entrevistas, etc. (REGO, 1986). As publicaes devem apresentar informaes sobre quaisquer reas ou programas de interesse da instituio e da comunidade para assim admitir sua propriedade de universalidade. A universalidade deve ser entendida como todo o acervo de mensagens, de qualquer rea, que possa interessar instituio ou sua comunidade. Porm, nem toda mensagem de interesse da comunidade pode ser objeto de informao das publicaes. Para determinar o que ou no notcia a instituio utilizar critrios, ou seja, a poltica editorial (REGO, 1986). As notcias da igreja publicadas no informativo semanal devero trazer fatos pertinentes membresia da igreja. Por exemplo, nos perodos de intensas chuvas no estado do Piau a SIBT realiza uma campanha chamada Igreja Solidria, por meio da qual so arrecadados roupas e alimentos no-perecveis que so destinados s famlias que se encontram em situao de insegurana alimentar. Campanhas como esta podero ser inclusas em uma das edies do boletim eletrnico informativo.

4.4 APURAO E PRODUO DO BOLETIM ELETRNICO INFORMATIVO

A reunio de pauta deve se configurar como o incio de qualquer atividade jornalstica, e por isso possui um alto grau de importncia. neste momento do dia que as orientaes sero transmitidas aos reprteres sobre de que forma a matria ser abordada no programa. 14

Nesta orientao incluem-se tambm o objetivo e o enfoque que deve ser dado, alm das informaes sobre o assunto e o encaminhamento a ser seguido pela equipe. O pauteiro deve verificar os endereos, os horrios e a possibilidade da presena de personalidades em determinados lugares. Tambm marcar entrevistas e solicitar pesquisas de arquivo para ajudar o reprter na elaborao da matria (PRADO, 1998). De acordo com Yorke (2006), a reunio de pauta ser til para assegurar que o maior nmero de pessoas esteja ciente dos planos em que possam estar envolvidas na prxima semana. A ideia impulsionar os trabalhos em equipe e entusiasmar a todos que possam estar envolvidos na produo do informativo. O videojornal, por ser um veculo intimista, exige uma linguagem conversada, coloquial. O que significa a utilizao de uma linguagem simples, direta, objetiva, com a maior clareza possvel. Esse coloquialismo, no entanto, exige pique, velocidade e raciocnio rpido. O ideal que a cada frase dita contenha uma ideia. No livro Jornalismo de Televiso, Maciel (1995) faz o alerta:

importante ter cuidado: a utilizao dos critrios de simplicidade e clareza para o texto de televiso no uma defesa do texto vulgar, do texto pobre. O que o veculo televiso exige o texto coloquial, com palavras bem escolhidas, usadas de maneira adequada e no ritmo certo. E essas condies no excluem a possibilidade de construo de um texto estilisticamente bem montado (MACIEL, 1995, p.33).

Uma das principais caractersticas da TV a instantaneidade, ou seja, a pessoa que assiste deve de uma vez s se inteirar de que se trata a informao. Se isso no acontece, o objetivo de quem est escrevendo fracassa. As frases curtas facilitam a leitura do reprter e do apresentador e se tornam mais claras para o telespectador. Nesse caso o jornalista pode aproveitar um conselho do poeta francs Paul Valry: entre duas palavras, escolha sempre a mais simples; entre duas palavras simples, escolha a mais curta (MACIEL, 1995, p.38). preciso, contudo, saber variar o tamanho das frases no texto para evitar escrever como se escreve num telegrama; fazendo com que se tenha uma boa compreenso e reteno da informao. A pontuao bem colocada vai indicar o tom que o texto deve ser lido. Vrgula, dois pontos, reticncias, ponto final: os sinais ortogrficos podem e devem ser usados em laudas de telejornalismo. 15

As pausas bem distribudas permitem uma leitura mais correta, com velocidade e ritmo adequados, porque proporcionam uma respirao normal e favorecem a leitura coma mesma segurana e clareza at o final da frase. (MACIEL, 1995, p.75).

Existe a preocupao de fazer com que texto e imagem caminhem juntos, sem um competir com o outro: ou o texto tem a ver com o que est sendo mostrado ou no tem razo de existir, perde a sua funo. Para o jornalista, perca de tempo descrever com palavras o que a imagem est mostrando com muito maior riqueza de detalhes e impacto visual. Sua real funo estabelecer a relao entre o texto e a imagem de forma objetiva, sem misturar informaes ou ideias. Para se associar imagem, o texto deve identificar os elementos fundamentais da notcia, responder a seis perguntas clssicas, o elemento fundamental de toda notcia: Quem? Qu? Quando? Como? Onde? Por qu? Para escrever um texto de TV, preciso saber quais as imagens disponveis que se tem para serem coordenadas com as informaes. No se pode escrever uma palavra que seja sem conhecer as imagens, ignorando-as. Armando Nogueira, criador do telejornal Jornal Nacional, explica o que pensa sobre a delicada relao palavra/imagem:

Desde o primeiro momento em que comecei a me envolver em telejornalismo tambm me deixei seduzir pelo fascnio da imagem e difundia muito entre meus companheiros a idia de que a gente devia ser muito contido no uso da palavra para valorizar a imagem. Ao longo do tempo, repensei esse meu juzo, porque cheguei a concluso, simplificando meu pensamento, de que, se a imagem mostra, s a palavra esclarece. Ento, passei a rever meu conceito, achando o seguinte: que, ao contrrio do que diz a mxima chinesa, uma boa imagem vale mais do que mil palavras, eu prefiro dizer, uma boa imagem vale mais associada a uma boa palavra. (PATERNOSTRO, 2006, p.73).

Se o veculo se impe pela informao visual, prende a ateno do telespectador pela informao sonora. So caractersticas prprias da sua natureza como meio de comunicao. 16

Paternostro (2006) resume algumas caractersticas prprias do veculo televisivo que se deve lembrar ao escrever um texto. Informao Visual: a TV possui uma linguagem que independe do conhecimento de um idioma ou da escrita, ela mostra a imagem e o telespectador a v. Ele entende, se informa e amplia o conhecimento. Instantaneidade: a informao captada de uma s vez, no exato momento em que emitida, a mensagem instantnea. Envolvimento: por meio da forma pessoal de passar uma informao, reprteres e apresentadores se tornam reconhecidos pelo pblico. Superficialidade: a TV tem um timing, um ritmo que torna suas informaes superficiais. Audincia: as medies de audincia qualitativa podem ser usadas na busca pelo estilo em telejornalismo. Durante a exibio do boletim eletrnico informativo, algumas pessoas podero chegar aps o incio do culto e ao adentrar ao templo, no dispor da devida concentrao. Existem alguns recursos de texto que podem ser usados para sensibilizar o telespectador, para determinada notcia, destacando o que est para ser anunciado: Ateno para esta ltima informao...; e Urgente: ltimas vagas para inscries!; ou No perca!. Existem tambm os recursos de texto para ressaltar determinadas imagens da matria, para valoriz-las ou mesmo para permitir que o telespectador esteja atento naquele momento: Vamos acompanhar as imagens...; e Vejam agora imagens do evento...; e tambm Mais detalhes no quadro ao lado.... Se por acaso houver um assunto a ser abordado pelo veculo jornalstico que, por alguma razo, no possua imagens correspondentes, ser preciso buscar uma forma de visualizar a informao: podendo utilizar-se de recursos grficos, que ao acompanhar este texto, vo facilitar o entendimento de quem est assistindo. Entretanto, devem ser usadas na medida exata, discretas e eficientes, evitando transformar a matria em uma alegoria.

4.5 DETALHAMENTO DA 1 EDIO

Para a apresentao desta monografia junto banca examinadora foi produzido, em estdio gentilmente cedido pela TV Assembleia do Piau, um programa piloto utilizando-se dos seguintes equipamentos: 01 filmadora Sony modelo HVR-Z1U Camcorder Profissional, 17

01 teleprompter LCD Litecaster, 01 microfone de lapela sem fio Sony modelo WCS-999, 01 fone de ouvido profissional Koss modelo Porta Pro, 01 trip Manfrotto modelo 475B Digital PRO, 01 kit de iluminao HD LightUnitek modelo Combo 1000 contendo 02 refletores set light, 02 trips cadeto, 02 difusores e 02 lmpadas. Alm do painel verde empregado para uso da tcnica de Choma Key cujo objetivo substituir o fundo por algum outro vdeo ou foto. Para as tomadas externas foram utilizados: 01 cmera filmadora Panasonic modelo HDV AG-HMC70, 01 microfone direcional Yoga modelo HT 81 Boom, 01 microfone de mo Shure modelo SM57LC, 01 fone de ouvido profissional Koss modelo Porta Pro, 01 trip Manfrotto modelo 475B Digital PRO, 01 kit de iluminao HD LightUnitek modelo Combo 1000 contendo 02 refletores set light, 02 trips cadeto, 02 difusores e 02 lmpadas. Todos os equipamentos disponibilizados para as gravaes de tomadas externas foram cedidos pela SIBT. A edio foi realizada numa ilha mvel (notebook Semp Toshiba, modelo IS 1454) de edio no-linear de posse deste estudante, empregando-se os seguintes programas: Adobe Premiere PRO CS3 (produo e edio de vdeos), Adobe PhotoShop (tratamento de imagens e fotos inseridas no boletim eletrnico informativo), Adobe AfterEffects (finalizao de vdeo), Corel Drawn X4 (desenho vetorial, criao de logomarcas), 3D Studio Max (computao grfica, criao e montagem de vinhetas), Sony SoundForge (edio de udio para trilhas sonoras). O programa piloto do SIB Notcias seguiu rigorosamente o roteiro a seguir. INFORMATIVO SIB NOTCIAS Data: 12 de Julho/2013

Redao: Ben Rholdan Exibio: DOMINGO 9h15 /18h45

Entra VH de abertura do programa SIB NOTCIAS

Apresentador

Ol, Igreja! Sejam muito bem-vindos Segunda Igreja Batista de Teresina Uma Solta BG (abaixa o volume) Trilha BG: For Who You Are Igreja Viva, Santa e Acolhedora. Este o SIB Notcias. E a partir de hoje, atravs deste programa, voc ficar informado sobre 18

HillsongChurch

as atividades e eventos de todos os ministrios da sua igreja. Participe, envolvase, esteja junto com a gente!

Vinheta de passagem - SIB Notcias Entra VT 2 Retiro de Casais (Ministrio da Famlia) Trilha BG: Eu e Minha Casa Andr Valado

Roda VT (Rogrio Germano Lder Min. da Famlia) Queremos convid-los a participar conosco deste 2 retiro de casais. Ns vamos contar com estrutura de piscina, campo de futebol, sala de jogos e palestras maravilhosas para ministrar ao nosso corao nos dias 01, 02 e 03 de novembro de 2013. Venham e participem. Vocs vo ser muito abenoados!

Sobe volume BG e cobre com imagens do Hotel Neblina em Tiagu-CE.

Apresentador Vinheta de passagem - SIB Notcias Solta BG (abaixa o volume) Trilha BG: Jesus Caminho, Verdade e Luz Gerao Eleita Que tal ouvir a histria da morte e ressurreio de Cristo de um jeito bem diferente, bem nordestino?! exatamente esse o propsito do CD Eu Conheci o Rei do Ministrio Gerao Eleita: levar a mensagem da salvao de uma maneira mais acessvel por meio do forr, xote e do baio.

Roda VT

Depoimento 01 (Silvana Jorge - Min. de Msica) A maior Histria de Amor de todos os tempos cantata e contada com o jeito do 19

nordeste, o ritmo do nordeste e a cara do nordeste. CD "Eu Conheci o Rei", eu j conheo essa histria. Voc tambm deve conhecer!

Depoimento 02 (Rodrigo Matos - vocalista) "Que o Senhor te abenoe, e que guarde a tua f". Bom gente, gravar esse CD foi uma bno para todos ns da nossa igreja. Abenoe voc tambm a vida de algum.

Entra VT com imagens do pr-lanamento do CD Eu Conheci o Rei na SIBT Trilha: Hosana Gerao Eleita

Volta apresentador Solta BG Trilha BG: Eu Conheci o Rei Gerao Eleita

Apresentador

Adquira j o seu! Logo aps o culto no stand do Gerao Eleita ou pelo telefone 32220852.

Vinheta de passagem - SIB Notcias Cartela com narrao em off

Entra quadro Na semana Trilha BG: More to This Third Day

Fique ligado nas programaes para esta semana! Na tera-feira, pequenos grupos s sete e meia da noite. / Venha Celebrar a Restaurao no culto de quinta-feira, tambm a partir das sete e meia da noite. Aos sbados, ensaio do coral s cinco da tarde.

20

Entra VT quadro Aniversariantes Trilha: Tua Igreja Gerao Eleita

Cartela com narrao em off

Conhea agora os aniversariantes desta semana! Entra fotos dos aniversariantes da semana - EudoJnior .................11/07 - Fbio Maciel ...............11/07 - RosenburgNbrega ....13/07 - Samanta Pinheiro ........13/07 - Samara Stelvia ............14/07 - Suzane Pinheiro ..........14/07 - Yasmin Brito ..............15/07

Apresentador Volta apresentador Solta BG Trilha BG: For Who You Are HillsongChurch O SIB Notcias vai ficando por aqui. Voc, visitante, sempre muito bem-vindo! No deixe de participar, se envolver em algum ministrio, usar os seus dons e talentos servio do Senhor.

Aos aniversariantes, que Deus vos abenoe.

Voc fica agora com as imagens da festa Procura-se que aconteceu neste ltimo sbado promovida pelos jovens solteiros da Solta VT com fotos da festa realizada pelo Ministrio Conexo Jovem / crditos: SIB. Tenham todos uma tima semana e at a prxima!

- Apresentao e redao: Ben Rholdan 21

- Edio: Calebe Soares - Produo: Monik Ellen - Cmeras: Franois Pereira e Rosenburg Nbrega - Teleprompter: Wallisson Ravi - Trilha: M.COM - Agradecimentos: TV Assembleia do Piau
.

Tabela Detalhamento da 1 Edio.

CONCLUSO

Baseando-se em experincias realizadas com sucesso em outros estados do pas, procurou-se elevar os trabalhos de comunicao deste grupo local a um nvel mais profissional por meio do SIB Notcias. A execuo do programa piloto do SIB Notcias permitiu constatar que a operacionalizao de um programa audiovisual no formato proposto no de grande complexidade, devido ao planejamento prvio, suprimento de equipamentos e amparo tcnico que foram fornecidos pela TV Assembleia do Piau e pela SIBT. Com a construo do estdio prprio da igreja, entende-se que a viabilizao do referido programa ser ainda mais prtica. A proposta do SIB Notcias pode sofrer alguma dificuldade em sua produo semanal. A disponibilidade de pessoas para a sua realizao pode ser um empecilho, pois a igreja ainda no possui profissionais de comunicao contratados, apenas alguns voluntrios. A partir da verificao dessa necessidade a igreja poder posteriormente analisar a possibilidade da contratao de profissionais da rea, para dispor de perodo integral a servio da igreja. Durante a pesquisa foi encontrada dificuldade no que diz respeito bibliografia especfica disponvel no mercado brasileiro. Em entrevistas, lderes das igrejas que j detm a prtica do boletim eletrnico informativo, afirmaram ser escasso o acervo literrio nesta rea particular de comunicao interna nas igrejas. Por isso este trabalho poder ser de grande relevncia na construo e aperfeioamento de boletins eletrnicos informativos em outras igrejas pelo Brasil, sendo rica fonte de consulta e referncia.

22

A profissionalizao e modernizao dos outros meios de comunicao interna da SIBT (como o boletim informativo impresso, o quadro de avisos, etc.) podem se configurar em um amplo objeto de estudo para posteriores propostas. Um campo que tambm pode ser amplamente abordado o de encaminhamento de newsletters com notcias da SIBT. Uma vez que foi verificado que uma grande parte dos membros da igreja tem acesso internet. Essa abordagem pode ser uma nova linha de pesquisa no setor de comunicao interna. O instrumento de comunicao interna proposto no a chave para solucionar todas as necessidades comunicacionais da SIBT, mas uma alternativa para alcanar uma maior eficcia da comunicao interna da igreja.

23

REFERNCIAS

ANDRADE, Cndido Teobaldo de Souza. Para entender Relaes Pblicas. So Paulo: Loyola, 1983.

ARAJO, Ellis Regina; SOUZA, Elizete Cristina de. Obras Jornalsticas: uma sntese. Braslia: Vestcon, 2008.

ASSMANN, Hugo. A Igreja Eletrnica e seu Impacto na Amrica Latina. Petrpolis: Vozes, 1986.

BALESTERO, Arthur Esteves. Desafio emergente: comunicao em igrejas protestantes histricas brasileiras. In MELO, Jos Marques de; GOBBI, Maria Cristina; ENDO, Ana Cludia Braun. (org). Mdia e Religio na Sociedade do Espetculo. So Bernardo do Campo: Universidade Metodista de So Paulo, 2007.

BARBEIRO, Herdoto; LIMA, Paulo Roberto de. Manual de Telejornalismo: os segredos da notcia na TV. Rio de Janeiro: Elsevier. 2005.

BARBOSA, Rafaela Chagas. F, Vitrines e Mercado: o marketing na Igreja Universal. Teresina: Alnea Publicaes, 2008.

BENEDICT, David. A General History of the Baptist Denomination in America and Others Parts of the World. In BRITO, Itamar Sousa. Histria dos Batistas no Piau 1904-2004 um sculo de lutas e vitrias. Rio de Janeiro: Juerp, 2003.

BRITO, Itamar Sousa. Histria dos Batistas no Piau 1904-2004 um sculo de lutas e vitrias. Rio de Janeiro: Juerp, 2003.

BROSE, Reinaldo. Comunicao Crist. So Paulo: Imprensa Metodista, 1972.

CAFFERKY, Michael E. Venda de boca a boca: deixe seus clientes fazerem a propaganda. So Paulo: Nobel, 1999. 24

CAMPOS, Leonildo Silveira. Teatro, Templo e Mercado: organizao e marketing de um empreendimento neopentecostal. Petrpolis: Vozes & Simpsio Editora e Universidade Metodista de So Paulo, 1999.

CLEMEN, Paulo. Como implantar uma rea de Comunicao Interna. Rio de Janeiro: Mauad, 2005.

CUNHA, Magali do Nascimento. A exploso do gospel: um olhar das cincias humanas sobre o cenrio evanglico no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.

DUARTE, Jorge. Entrevista em Profundidade. DUARTE, Jorge e BARROS, Antnio Teixeira de (org). In Mtodos e tcnicas de pesquisa em comunicao. So Paulo: Atlas. 2005.

FERREIRA, Waldir. Comunicao dirigida: instrumento de relaes pblicas. In KUNSCH, Margarida Maria Krohling (org.). Obtendo Resultados com Relaes Pblicas. So Paulo: Pioneira, 1997.

FONSECA, Alexandre Brasil. Evanglicos e mdia no Brasil. 1997, Dissertao (Mestrado em Sociologia), Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FONSECA, Alexandre Brasil. Evanglicos e mdia no Brasil. Bragana Paulista: Edusf, 2003.

GALVO, Antnio Mesquita. Evangelizao e Marketing: a cincia da administrao a servio da boa notcia. So Paulo: Editora Ave-Maria, 2001.

GUSSO, Ana Cludia. A Comunicao de Mercado a Servio da Igreja: Em busca da fidelizao. 2008. Dissertao (Mestrado em Comunicao Social) - Universidade Metodista de So Paulo, So Bernardo do Campo.

25

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relaes Pblicas na Comunicao Integrada. So Paulo: Summus, 2003.

MACIEL, Pedro. Jornalismo de televiso: normas prticas. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto, 1995.

MANUAL do Radialista, So Paulo: CUT, 1992.

PATERNOSTRO, Vera ris. O Texto na TV: Manual de Telejornalismo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

PRADO, Flvio. Ponto eletrnico: dicas para fazer telejornalismo com qualidade. So Paulo: Publisher Brasil, 1998.

PERUZZO, Ciclia Maria Krohling. Observao Participante e pesquisa-ao. DUARTE, Jorge e BARROS, Antnio Teixeira de (org). In Mtodos e tcnicas de pesquisa em comunicao. So Paulo: Atlas. 2005.

REGO, Francisco Gaudncio Torquato do. Comunicao Empresarial, Comunicao Institucional. So Paulo: Summus, 1986.

REGO, Francisco Gaudncio Torquato do. Jornalismo Empresarial. So Paulo: Summus, 1987.

SANTORO, Luiz Fernando. A Imagem nas Mos. So Paulo: Summus, 1989.

SOUZA, Hebert Rodrigues de. A insero protestante na mdia. In MELO, Jos Marques de; GOBBI, Maria Cristina; ENDO, Ana Cludia Braun. (org). Mdia e Religio na Sociedade do Espetculo. So Bernardo do Campo: Universidade Metodista de So Paulo, 2007.

SQUIRRA, Sebastio Carlos de M. Aprender Telejornalismo: produo e tcnica. So Paulo: Brasiliense, 2004.

26

YORKE, Ivor. Telejornalismo. So Paulo: Roca, 2006.

27

Das könnte Ihnen auch gefallen