Sie sind auf Seite 1von 10

ANTIGUIDADE CLSSICA: GRCIA

A civilizao grega uma das civilizaes que mais benefcios deixaram a humanidade. Os legados de homens como Pit goras! %&crates! "#curo! Arist&teles "uclides! e $ales! o Arquimedes! #adro de Plato! esttica %&focles!

Perodo P&s*+omrico ou Arcaico, se estende do sculo /... ao /. a.) e se caracteriza #ela formao das #olis ou cidades*estados.

Perodo )l ssico, se estende do sculo /. ao ./ a.). )orres#onde ao #erodo de consolidao das #olis! o #erodo da Paidea grega! ou a idade urea.

estabelecido so todos elementos que se difundiram #elo mundo e influenciaram no s& as demais civilizaes da antiguidade como tambm as civilizaes ocidentais contem#or'neas. "stes #rinc#ios so elementos que garantiram a (rcia um #a#el de destaque na hist&ria da humanidade e #ara com#reendermos como #ensavam estes homens e de que forma viviam necess rio estudar a hist&ria desta civilizao desde seus #rim&rdios.

Perodo +elenstico, se estende do sculo ./ ao sculo /. a.) e corres#onde ao declnio da sociedade grega e a conquista das #olis #elos 1aced2nicos.

PERODO PR-HO RICO:


Antes de tentar com#reender a +ist&ria da civilizao que ho3e conhecemos como (rcia necess rio conhecermos a hist&ria da Civilizao Cretense cu3a hist&ria est

Perodos Histricos
)onvencionou*se #eriodizar*se a +ist&ria da (rcia antiga em quatro #erodos, Perodo #r*homrico, se estende do sculo -- ao sculo -.. a.) e corres#onde a fase de formao dos #ovos gregos a invaso dos #ovos arianos. Perodo +omrico, se estende do sculo -.. ao sculo /... a.) e iniciou*se com a formao dos g0nos.

intrinsecamente ligada 4s origens da civilizao grega. Os diversos cls neolticos es#alhados #elas montanhas as voltas do 1ar "geu! em meados do sculo -- a.)! se viu diante da consolidao de uma das civilizaes mais marcantes do Ocidente! a civilizao de )reta. 5em situada tanto #ara o comrcio como #ara a guerra! a meio caminho entre a 6encia! a #ennsula .t lica e o "gito! sua localizao #ermitiu a Arist&teles afirmar que sua localizao permitiu ao rei Minos senhorar-se do Egeu.

Os cretenses alm da agricultura! o cultivo de cereais! vinhas e oliveiras! desenvolveram a metalurgia e a cer'mica. A economia cretense tambm #ossua uma im#ortante industria naval! o que os #ossibilitou conquistar o mono#&lio comercial de todo 1editerr'neo 7 e desenvolver uma intensa atividade comercial. no sculo -- a.)! os homens de olhos #retos! de uma cabelos divididos em cachos! uma caracterstica ti#icamente mediterr'nea #ercorreu todo o mediterr'neo buscando e levando mercadorias. 8o 1editerr'neo afluam escravos tambm confirmando a velha m xima de $9cidides de ser to difcil formar uma civilizao sem o roubo, uanto mant!-la sem escravos . 6rutos dessas relaes de troca os cretenses ergueram o#ulentas cidades como )nossos! 6esto! $ilisso! +agia! $riada e (ournia! ma3estosas construes que chegavam a ter at cinco andares e luxuriantes #al cios como os )nossos! uma construo magnfica cu3a entrada se ergue uma escadaria de mais de :; metro de altura. "ssa luxuosa estrutura arquitet2nica s& viu nos tem#os da Atenas de Pricles. 5aseado tanto nos relatos liter rios de +omero como ainda nos relatos mitol&gicos e ainda nos documentos hist&ricos! o es#lendor dessa civilizao se deu sob a tutela do lend rio e valente rei 1inos! o sucessor de /elcanos. 1inos baseava sua fora na religio e na lei #ara #ossibilitar a obedi0ncia de seus s9ditos.

8o trono de seu #al cio! 1inos decide em #essoa os litgios levados 4s cortes. $o alta sua re#utao como magistrados que de#ois de morto #assa a ser 3ulgador no +ades. "ssa oni#resena de 1inos dava*se graas a uma administrao que em#regava na administrao do estado um cor#o de ministros! burocratas e escribas. "sse com#lexo cor#o administrativo #ermitiu aos cretenses consistente arrecadao tribut ria! arrecadao essa armazenado #elo estado em seus silos #9blicos. INVASO DOS POVOS ARIANOS (AQUEUS JNIOS E ELIOS) +ouve quatro ondas de invases dos #ovos arianos ao mundo "geu. Os #rimeiros a chegarem foram os Aqueus. "stes adentraram no 1editerr'neo de forma #acifica! sem conflitos ou guerras! fundiram*se a cultura cretense e o resultado desta fuso foi o nascimento de uma nova ca#ital cretense, a cidade de )reto* 1iscenas. "ssa civilizao cretomicenica desenvolveu os meios de #roduo como conseq<0ncia disto o comrcio! atividades artesanais fazendo com que atingissem grande es#lendor. Ainda no auge de seu desenvolvimento! os cretomicenicos viram*se a chegada de outra tribo ariana! eram os 72nios. Os 72nios! assim como os Aqueus! chegaram #acificamente #or volta do sculo -.. a.) e tambm fundiram*se as #o#ulaes do mundo "geu fundindo a cidade de $irinto. =este mesmo #erodo! outra tribo ariana tambm adentrou ao mundo "geu! eram os "&lios que

assim como as tribos arianas anteriores! tribos arianas anteriores! mesclaram*se de forma #acifica as sociedades do mundo "geu e logo fundaram a cidade de Argos. Os cretomicenicos #assaram #or mudanas significativas! mudanas estas que os #ro#orcionaram um desenvolvimento #rogressivo. %egundo a mitologia grega foi neste #erodo que $eseu venceu o 1inotauro que habitava o labirinto de )nosos e que foi destruda outra cidade do 1editerr'neo! a cidade de $r&ia! cidade que ocu#ava a regio entre o mar "geu e o 1ar =egro! tornando a civilizao mic0nica 4 civilizao martima hegem2nica no 1editerr'neo.

"ste #rocesso foi conhecido como a ?Primeira 8i s#ora (rega@. "ste #rocesso de fuga em massa deu origem a diversos n9cleos habitacionais aos arredores do que havia sido o mundo "geu A+alicarnasso! 1ileto! Bfeso e "mirnaC. =este #erodo a vida urbana #raticamente desa#areceu! a #o#ulao regrediu #ara uma forma de organizao social mais #rimitiva! eram os (enos que marcava um novo #erodo hist&rico da civilizao grega.

PERODO HO RICO
O nome que caracteriza este #erodo refere*se a +omero!

A CHEGADA DOS D!RIOS" A civilizao creto*misc0nica vivia um momento de ex#anso e 3 se #ro3etava em direo a >sia! #orm! um novo e 9ltimo contingente de #ovos arianos chegaram ao mundo "geu! era a tribo dos Drios. Os 8&rios #ossuam uma longa tradio em guerras e combates! era um #ovo guerreiro e! ao contrario do modo como havia haviam chegado as outras tribos arianas! a chegada dos 8&rios se deu com extrema viol0ncia! saqueando e destruindo diversas cidades do mediterr'neo inclusive a cidade de )reto* 1iscenas. As consequ0ncias de toda essa viol0ncia foi o deslocamentos da #o#ulao das cidades centrais mic0nica #ara os vales continentais mais distantes.

autor das obras liter rias a .lada : e a OdissiaD. =o h de suas obras que marca o inicio do ?Perodo +omrico@.

data

exata de quando +omero construiu estas obras! mas construo O fato que! o #erodo +omrico iniciou a#&s a invaso dos #ovos 8&rios no mundo "geu. 6oi a entrada dos 8&rios neste contexto que desencadeou a #rimeira 8i s#ora (rega e foi esta fuga em massa que #ro#iciou a constituio de um novo ti#o de organizao social! os (enos.
1

A .lada narra a tomada de $r&ia #elos (regos! onde o her&i Aquiles com raiva de Agamenon que havia roubado a escrava 5riseida se negou a #artici#ar dos combates contra os troianos! #orm a morte de seu amigo Patroclo fez com que ele se adicionasse no conflito.=a obra #odemos observar o gigantesco cavalo de madeira com que os gregos tomassem a cidade.
2

A Odissia descreve o retorno do guerreiro grego Elisses a Ftaca e o massacre dos #retendentes de sua es#osa! a obra destaca tambm as viagens de $el0maco.

OS G#NOS A #alavra (enos ex#ressa o termo ?famlias do mesmo ante#assado@. 8esta forma o termo conceitua uma organizao social com#osta #or membros de uma mesma famlia! ou que se originam de um mesmo ante#assado! mas que vivia em subdivises familiares menores sob a liderana de um homem! o Patriarca ou o Pater. 8esta forma! o #erodo +omrico ficou conhecido tambm como o #erodo das comunidades gentlicas. Os (enos #rezavam #ela unidade familiar! #ara isso! no #ermitiam a unio entre membros de outros (enos! #ois temiam que uma mistura desconstituiria o (enos. A economia dos (enos consistia na administrao da casa AOiconomicusC e como atividade #rodutiva #rinci#al estava as atividades agro*#astoril. A atividade agro*#astoril somava*se aos ganhos com a guerra! #irataria es#&lios e #ilhagens. =o #lano #oltico o #oder #atriarcal se baseava na tradio do mono#&lio das formulas secretas que #ermitiam ao #ater o contato com os deuses #rotetores da famlia . A DISSOLU$%O DOS GENOS: Os (enos desenvolveram uma tend0ncia de subdividirem*se de acordo com os graus familiares! ou se3a! os (enos #assaram a dividirem*se em #equenas famlias causando o afrouxamento dos laos familiares engendrando o individualismo.

Outro elemento que #ro#iciou a dissoluo dos (enos foi a estagnao #o#ulacional. "stes elementos #ro#iciaram o desfacelamento do mundo gentlico em se #equenas #ro#riedades coletivas. )om a dissoluo dos (enos a re#artio dos bens se deu a #artir do #ater e esta diviso beneficiou os #arentes mais #r&ximos Aeu#atridasC que a#ossavam*se das melhores terras. 8este #rocesso ainda havia os ge&rgois AagricultoresC que #ouco se beneficiaram desta diviso! #ois ficaram com as #ro#riedades mais distantes! que ficavam nos vales e encostas da #ennsula grega e alem de #equenas eram #ouco #rodutivas. =o outro extremo deste #rocesso estavam os $hetas AmarginalizadosC que no herdaram #ro#riedade alguma. =esta diviso! as #ro#riedade que at outrora era coletiva agora tornou*se #articular! A &OR A$%O DA P!LIS GREGA: A desconstituio dos (enos deu origem a ?%egunda 8i s#ora (rega@ e esta nova debandada demogr fica #ro#iciou a formao de uma nova estrutura social! estrutura esta muito menos #ulverizada que os (enos e que atendia a necessidade destes #ovos unirem*se frente aos inimigos comuns. "sta necessidade de defesa coletiva #ro#iciou a formao das 6atrias! unidades familiares que reunidas constituram*se em tribos e estas #assavam a ficar sob o comando central do falobasileu. das tcnicas #rodutivas frente ao aumento

A unio destas tribos formavam a 8emos A#ovoadoC que era o embrio do que mais tarde ficou conhecido como as cidades estados gregas. "stas cidades as estados tornaram*se #eculiares e inde#endentes adquirindo caractersticas

comando de um governo oligarca como "s#arta ou evoluram #ara uma democracia! como foi o caso de Atenas. A ORGANIZAO POLTICA E SOCIAL DE ESPARTA: =a conquista 8&ria! as terras conquistadas foram

ficavam sob o comando do %u#remo 5asileu e #or um conselho de aristocratas com#ostos #elos eu#atridas.

PERODO ARCAICO OU P!S-HO RICO:


=este #erodo houve grande escassez de terras frteis ao mesmo tem#o em que se dava um aumento #rogressivo da taxa #o#ulacional. +ouve #rofundas transformaes no interior da sociedade grega. A economia de domstica #assou a economia de mercado local e logo #ara um mercado exterior. O comrcio estava baseado na exortao de #rodutos gregos Aazeite! vinhos e #eas artesanaisC. A ex#anso desta atividade atenuou os #roblemas agr rios internos! enriqueceu as cidades e ao mesmo tem#o ex#andiu a cultura grega. Politicamente tambm houve grandes transformaes! a aristocracia se enriquecia cada vez mais o que aumentou as desigualdades entre os gru#os sociais! levando a descontentamentos! lutas e a tiranias. O aumento d a im#ort'ncia da aristocracia instituiu no #oder uma #oderosa oligarquia. "ssa (rcia agora era constituda #or mais de cem cidades aut2nomas e inde#endentes que se mantiveram sob o

distribudas entre os #r&#rios guerreiros d&rios. "stes guerreiros constituram os genos #ara melhor ex#lorar estas terras. "m um #rocesso de evoluo semelhante 4s outras cidades gregas! a dissoluo dos genos d&rios deu origem a #olis de "s#arta. "s#arta solidificou seu car ter guerreiro caracterizando*se de forma distinta as outras #olis gregas. A constituio #oltica es#artana! a #rinci#io era constituda #or uma diarquia Adois reisC! #or um conselho e uma assemblia. Os reis #ertenciam a duas famlias aristocr ticas AAgidas e "uri#2nitasC em tem#o e de estas guerra. duas As famlias outras suceder*se*iam instituies eram hereditariamente. "sta diarquia exercia o #oder executivo e militar res#onsabilidades do conselho A(er9siaC que #ossua um car ter consultivo e #ela Assemblia A>#elaC que era com#osta #or todos os cidados e tinha um car ter deliberativo. Ao contrario de Atenas! "s#arta manteve sem#re seu car ter olig rquico no se abrindo ao es#rito democr tico. A educao es#artana era dirigida #elo estado e segui uma disci#lina rgida e uma a#tido ao fsico! elemento fundamental a

um estado militarizado. O #rocesso educacional iniciava quando a criana atingia os sete anos de idade! idade que ela era entregue ao estado! a #artir da o estado era res#ons vel #or sua educao. A criana #ermanecia sob a tutela do estado at os dezoito anos. A #artir dos trinta anos o 3ovem tinha o direito de escolher entre se casar agora ou ingressar no exrcito onde #ermaneceria at seus trinta anos! em um esforo claro #ara tornarem*se cidados. )om trinta anos o es#artano #oderia decidir em casar*se e continuar servindo ao estado onde somente aos sessenta anos seria desmobilizado de suas funes civis ou levar uma vida sim#les de homem de famlia. A ORGANI'A$%O POLTICA E SOCIAL DE ATENAS Atenas era uma #olis #rivilegiada quanto a sua #osio geogr fica. %ituava*se na #ennsula >tica e graas a suas #rotees naturais tinha a ca#acidade de esca#ar de diversas correntes invasoras. Os #ovoadores da #ennsula >tica eram de origem ariana Aaqueus! 32nios e e&liosC! #orm! mesmo adquirindo a cultura dos demais #ovos do mundo "geu! os atenienses se consideravam 32nios. =o final do #erodo homrico a #ennsula Gtica #assou #or #rofundas transformaes! transformaes estas que iam desde a desagregao das sociedades gentlicas at a formao das sociedades de classes. que

=este mesmo #erodo que se formou a #olis atenienses que se originou da 3uno de quatro sociedades gentlicas que se dissolvera. "stes #ovos agregaram*se em torno de um centro #oltico militar e religioso que era re#resentado #ela Acr&#ole. Atenas! ao contrario de "s#arta! conservou a monarquia #or muito tem#o at que! os aristocratas sola#aram o #oder do basileu substituindo seu #oder #oltico #elo Arcontado dando*lhe uma funo a#enas de orientar os cultos aos ante#assados. O Arcontado era formado #or tr0s &rgos executivos, o Polemarco que tinha o mono#&lio do #oder militarH o "#2nimo que re#resentava o #oder executivo interno e externoH e o $hesmothetas re#resentava o 3udici rio. "ste Arcontado era re#resentado #or nove cidados que tinham um mandato de um ano. Alm do Arcontado foi criado o )onselho do Are&#ago! conselho este que era com#osto tambm #elos eu#atridas que tinham funo de regular a ao dos arcontes e dessa forma estabelecendo #leno domnio olig rquico. A &OR A$%O DOS PARTIDOS POLTICOSATENIENSE A estrutura social ateniense ativou interesses e im#asses caracterizaram seus sitema #oltico. "stes im#asses resultaram em uma rivalidade #oltica que se equivalia em interesses #artid rios.

"stes interesses

interesses dos

nortiava*se

nos

interesses que

dos

Nicos comerciantes atenienses. =o entanto! as reformas de %&lon desagregaram as aristocratas e no consolou a massa que es#eravam #or mudanas mais #rofundas causando grande conturbao #oltica e #ermitindo o surgimento dos tiranos Aditadores que usur#avam o #oderC. O #rimeiro destes tiranos foi Psstrato que governou Atena de ;I: a ;DO L) e #rocurou amenizar os confrontos sociais! realizou grandes obras #9blicas gerando uma grande quantidade de em#regos! contentando assim a massa que estava descontente. Psstrato foi sucedido #or sus filhos +i#arco e +i#ias! que logo #erderam o a#oio #o#ular que o #ai havia conseguido com seu #o#ularismo. $odo este estado de coisas fez com que eclodisse #or volta de ;:P a.) uma revolta liderada #or )lstenes. "sta revolta marcou o fim da ditadura e o inicio da democracia ateniense. )lstenes #ro#orcionou uma revoluo #oltico administrativa na #olis ateniense. %uas aes fez com que se redividisse Atenas em dez tribos! no mais em quatroH neutralizou a influ0ncia dos eu#atridas eliminando seu #a#el #oltico tradicionalH reorganizou os &rgos #9blicosH fez com que a 5ule #assasse a contar com ;PP membros! os quais se revezavam no governo da #olisH fez com que a "clsia Aassemblia #o#ular com#ostas #or seis mil cidadosC contasse com membros de todas as classes tendo seu #oder agora deliberativo. Outra lei foi

eu#atridas que buscavam manter seus #rivilgios e os comerciantes litor'neos enriqueciam #rogressivamente. Outra esfera de #oder #oltico era constituda #elos gerg&is AagricultoresC que viviam em #ssimas condies e no #ossuam direitos #olticos. "stes interesses contr rios gerou uma luta social entre as diferentes classes causando uma instabilidade social. A luta entre estas classes abriu es#ao #ara que legisladores tentassem #romover reformas. Em destes legisladores foi o arconte 8racon que nomeado legislador em ID: a. )! im#2s uma serie de mudanas Aorganizou e registrou as leis que at ento eram orais e somente conhecidas #elos eu#atridasC e im#2s severas leis #ara todos os membros da #&lis. A severidade de 8racon no foi suficiente #ara afastar a ameaa de uma guerra civil e ainda descontentava os eu#atridas e o excessivo rigor aumentou a insatisfao #o#ular. "m ;JK L) %&lon! outro legislador deu inicio a ambiciosas reformas. "liminou as hi#otecas das #ro#riedades #or causa das dividas! libertou tambm os escravizados #or elas! criou a 5ule! ou o )onselho dos Muatrocentos! das qual #artici#avam os elementos das quatro tribos! "clsia Aassemblia #o#ular que a#rovava as medidas da 5ule e criou tambm o +elieu Atribunal de 3ustiaC que era abertos a todos os cidados e #or ultimo dividiu a sociedade sencitariamente Ade acordo com o #adro de rendas dos indivduosC o que foi im#ortante #or ter contentado os

#romulgada #or )lstenes foi a lei de exlio #ara todos que #udessem colocar em risco a democracia ateniense. Por essas aes )lstenes foi denominado o #ai da democracia e suas reformas trouxeram a estabilidade social que #ermitiu a ex#anso econ2mica ateniense. Co(c)*s+o: =o final do #erodo arcaico Atenas era o reverso #oltico de "s#arta e essa o#osio seria marcante na hist&ria grega #ois! #assou Atenas #assou a diferenciar*se das outras cidades estados gregos. Por volta do sculo / a.) essas diferenas ficaram obscurecidas #elo esforo con3unto contra o avano dos #ersas resultando em anos de conflito a fio.

A #rimeira ex#edio enviada #or 8ario . foi vencida #elos gregos na batalha de 1aratona AKJP a.)C. Atenas reforou sua marinha e as cidades gregas #uderam #re#arar*se #ara enfrentar os novos ataques #ersas. Atenas aumentou seu #restigio e tornou*se a #rinci#al cidade estado (rega. Por volta de KRP a.)! -eres! o sucessor de 8ario .! iniciou a segunda investida #ersa. 6ormou*se uma liga Pan*+el0nica com#osta #or vinte e nove cidades estados gregas #ara resistir as investidas #ersas. )oube a "s#arta a resist0ncia terrestre e a Atenas a defesa martima. -eres em uma ofenciva terrestre derrotou os exrcitos es#artanos derrotando um exercito es#artano liderado #or Qe2nidas e invadiram a cidade de Atenas a

PERODO CLSSICO
AS GUERRAS DICAS

incendiando. =o mar! sob o comando de $emstocles! as tro#as hel0nicas derrotaram as foras #ersas na batalha naval de %alamina! fazendo com que o exercito de -eres! sem a#oio naval! recuasse #ara >sia menor onde se deu a batalha de Platia AKOJa.)C! batalha de "urimedon em KIR a.). e finalmente em KKJ a.) foi assinada a #az de ?)alias@ ou a ?Paz de )mom@ #ela qual os #ersas se com#rometiam a abandonar o mar "geu."stas batalhas foram vencidas #elas tro#as atenienses sob o comando de Paus'nidas e Aristides. 8essa forma >sia menor e o 1editerr'neo ficavam abertos aos interesses ateniense que! agora sem rivais! #oderia ex#andir seus neg&cios.

"nquanto Atenas fortalecia sua estrutura democr tica os #ersas! sob o comando de 8ario .! haviam dominado grandes #artes do Oriente! da >sia menor e 3 havia chegada ao 1editerr'neo atacando as cidades de 1ileto! Bfeso! %amos e Qesbos. 1ileto a#&s alguns anos sob a tutela dos #ersas solicitou a3uda ateniense. Atenas #rontamente atendeu o #edido! mas suas tro#as foram insuficientes #ermitindo a total destruio de 1ileto . 8ario #ercebendo a fragilidade das cidades estados gregas avanou sobre as cidades do mediterr'neo iniciando as (uerras 1dicas.

A LIGA DO PELOPONESO )om a derrota de -eres as #olis gregas conquistaram a su#remacia martima e #ara evitar um futuro assdio formaram uma unio militar entre as #rinci#ais cidades estados gregas formando assim a ?)onfederao de 8elos@. Muase todas as cidades estados gregas filiaram*se a esta liga e cabia a cada cidade estado filiada contribuir co m navios e dinheiro que seriam de#ositados na .lha de 8elos. A administrao da Qiga ficou como incumb0ncia de Atenas. Atenas no comandaria a Qiga #oliticamente como tambm a administraria financeiramente. O #erodo com#reendido entre KI: KDJ a.) foi com#reendido como a ?idade de ouro@ de ateniense. Atenas era governada #or Pricles! que embora um aristocrata de nascena tornou Atenas a cidade mais im#ortante da (rcia ao im#lantar reformas #olticas Aque a#erfeioava a democraciaC! culturais A#roduzindo grandes obras #rimasC #romovendo grandes avanos sociais ao retirar diversas restries a cidadania! ao #ermitir o ingresso e a #artici#ao #oltica de #arcelas das #o#ulaes antes excludas e ao remunerar as funes #9blicos #ossibilitou maior efici0ncia administrativa. )om o #assar do tem#o o #redomnio de ateniense na )onfederao de 8elos transformou*se em im#erialismo! Atenas #assou a interferir nas relaes #olticas dos demais aliados! o tesouro de 8elos foi transferido #ara Atenas e obrigou os demais membros da liga a #ermanecerem #or meios da #resso e da fora.

"ssa #oltica ateniense transformou os membros da liga de estados aliados a estados tributados. O alto custo dessas reformas sociais de#endiam da manuteno de seu im#erialismo! de seu intenso comrcio e dos tributos es#oliados das outras #olis. As demais cidades estados re#resentadas descontentes #assaram a ser re#resentadas #or "s#arta. "stas cidades o#unham*se ao ex#ansionismo ateniense ao considera*lo um #erigo econ2mico e #oltico. %ob a liderana de "s#arta organizaram sua #r&#ria liga! a )onfederao do Pelo#oneso. A GUERRA DO PELOPONESO "m KS: a.) "s#arta e Atenas entraram em conflito frontal devido a uma dis#uta comercial entre Atenas e )orinto. )orinto era uma velha aliada "s#arta e era o motivo que es#erado #ara im#orem*se sobre os atenienses. O inicio do conflito foi de vantagem #ara "s#arta! ela arrasou os cam#os atenienses e obrigou seus moradores a se refugiarem dentro das muralhas atenienses. O refugio tornou*se uma guerra de desgastes e durante dez anos houve conflitos que se estenderam sem vit&rias ou derrotas decisivas. "m KD: a.). os dois estados assinaram um tratado de #az! mas Atenas o quebrou sete anos de#ois reiniciando as lutas que s& se encerrariam na batalha de "gos Potamos. Atenas foi derrotada e foi obrigada a entregar seus navios! demolir suas fortificaes e renunciar ao im#rio.

O EN&RA,UECI ENTO DAS CIDADES GREGAS: "ra o .niciou de um #erodo de hegemonia olig rquica de "s#arta. A democracia ateniense chegava a seu fim e o sistema democr tico foi substitudo #or trinta atenienses aristocr ticos conhecidos como o ?(overno dos $rinta $iranos@. =a realidade os constantes conflitos intestinais enfraqueceram os gregos e a #artir do sculo ./ a.) nenhuma cidade grega tinha condio de se o#or uma sob a outra! muito menos de resistir a qualquer #resso externa. Paralelo a isto! um outro estado se fortalecia! era a 1aced2nia que sob o comando de 6eli#e ex#andiu*se e fortaleceu*se tornando inevit vel seu avano sobre os gregos.

grande (rcia sendo #arte constitutiva de seu im#rio. Muando 6eli#e .. foi assassinado seu filho Alexandre! que mais tarde ficou conhecido como Alexandre O (rande! assumiu o trono. Alexandre havia sido educado dentro dos valores da cultura grega! dessa forma! consolidou a cultura grega fundindo*a a cultura maced2nica. "ste #erodo foi um #erodo de grande avano cultural e militar. Alexandre venceu diversas batalhas e consolidou seu domnio na #ennsula balc'nica iniciando um avana #ara conquistar o Oriente. /enceu os #ersas na batalha de (ranico conquistando toda >sia menor chegando ao "gito onde fundou a #rimeira de varias cidades com nome de Alexandria.

O PERODO HELENSTICO
A 1aced2nia era uma regio isolada do mar! situada a nordeste do 1editerr'neo! seus habitantes tambm eram descendentes dos #ovos indo*euro#eus e falavam uma lngua derivada do grego! #orm! ainda eram chamados #elos gregos de b rbaros. "stes mesmos b rbaros a#roveitaram a decad0ncia das cidades gregas e sob a liderana de 6eli#e .. conquistaram a (rcia em SSR a.) na batalha de Mueronia. Os maced2nicos sob a influ0ncia da cultura grega no destruram suas realizaes! muito #elo contr rio! os maced2nicos consolidaram seus domnios com a

6oi atravs de Alexandre que a cultura grega se es#alhou #or todo Ocidente e boa #arte do Oriente.

Das könnte Ihnen auch gefallen