Sie sind auf Seite 1von 9

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA PS GRADUAO LATO SENSU EM GESTO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

ISABELLA MEDEIROS DE MELO BARCELOS

VIABILIDADE DE IMPLANTAO DO PROJEO DE PISCICULTURA E CONDIES DE RETORNO

GOINIA 2013

ISABELLA BARCELOS

VIABILIDADE DE IMPLANTAO DO PROJEO DE PISCICULTURA E CONDIES DE RETORNO


Artigo cientfico apresentado para obteno de ttulo de Especialista no curso de ps-graduao em Gesto e Controladoria pela Universidade Salgado de Oliveira, sob orientao da Prof. Mrcia Lisita.

GOINIA 2013 SUMRIO

1. TTULO 2. DELIMITAO DO TEMA 3. PROBLEMA 4. JUSTIFICATIVA 5. OBJETIVOS 5.1. Objetivo Geral 5.2. Objetivos Especficos 6. HIPTESES 7. METODOLOGIA 8. INTRODUO

1 TTULO:

VIABILIDADE DE IMPLANTAO DO PROJEO DE PISCICULTURA E CONDIES DE RETORNO

2 DELIMITAO DO TEMA

Pesquisa das necessidades e custos pra a implantao de um projeto de piscicultura e as condies de retorno.

3 PROBLEMA 3.1 Qual ser o investimento para a implantao do projeto? 3.2 A lucratividade e o tempo de retorno justificam o investimento?

4 JUSTIFICATIVA

O setor rural vem precisando se reinventar para alcanarem maior lucratividade. E o ramo da piscicultura vem sendo uma das opes. Deve-se pesquisar condies e custos para a implantao do projeto e ento determinar o tamanho deste.seguido do estudo da lucratividade e o tempo de retorno do projeto. Neste artigo ser feito a

pesquisas das necessidades de investimento do projeto e o planejamento para identificar a lucratividade e o tempo de retorno.

5 OBJETIVOS 5.1 Objetivo Geral Avaliar a viabilidade da implantao do projeto de piscicultura e a sua lucratividade como tempo de retorno.

5.2 Objetivos Especficos 5.2.1 Pesquisar o custo de implantar o projeto de piscicultura; 5.2.2 Levantar a lucratividade e o tempo de retorno dos recursos, e, 5.2.3 Elaborar pesquisa terica sobre a contabilidade de custo.

6 HIPTESE

Para a implantao do projeto ser necessrio investir no estudo da rea, na criao dos tanques, na aquisio dos peixes, no treinamento de pessoas, alm dos tratamentos para os tanques. O tempo de retorno ser de 36 (trinta e seis) meses e a lucratividade gira em torno de 43% (quarenta e trs por cento).

7 METODOLOGIA

A metodologia para a pesquisa do tema envolveu a reviso bibliogrfica e o mtodo dedutivo. De acordo com Fachin (2006, p.33)

Vale a pena lembrar que o mtodo indutivo e dedutivo no so proposies que se opem uma nica cadeia de raciocnio. No existem atos diversos de pensamento. (....) De modo geral, toda a atividade intelectual procede dos mtodos indutivo e dedutivo. O mtodo indutivo uma fase meramente cientfica, o esprito experimental da cincia, por meio do qual os resultados universais empricos so obtidos, j o dedutivo a fase de realizao da atividade. Assim, a induo oferece-nos probabilidade, e a deduo, certezas.

8 INTRODUO

Ao contrario do que acontece na maior parte do mundo, o pescado nunca desfrutou de grande prestgio entre o brasileiro. Mas a situao comeou a mudar nos ltimos anos, com um expressivo salto do consumo per capita no pas. Mas ainda que Brasil seja dono de um dos maiores potenciais de produo de pescado em cativeiro j que a pesca extrativa no o forte do pais -, foram as importaes de peixe a preos mais acessveis, sobretudo da China, que ajudaram a turbinar a demanda nacional. Tal mudana, fez com que os agricultores encontrassem outra forma de aproveitar suas propriedades, pois o projeto aqucola no requer grandes extenses. Este trabalho tem por objetivo avaliar a viabilidade da implantao do projeto de piscicultura e a sua lucratividade como tempo de retorno. .Para demonstrar isso foi elaborada, pesquisas do custo de implantao do projeto de piscicultura e da teoria sobre contabilidade de custo. E ento foi apresentada a viabilidade do investimento. 9 PROJETO DE PISICULTURA 9.1. Contabilidade de Custo 9.1.1. Teoria de Custos 9.1.1.1. Custo 9.1.1.2. Receita 9.1.1.3. Despesas 9.1.1.4. Perdas

9.3. Custos do projeto; 9.3.1. Investimentos nos tanques, estruturas, equipamentos e acessrios; 9.3.2. Custo de produo; 9.4. Anlise de investimento 9.4.1. Payback 9.4.2. Payback Descontado 9.4.3. Valor Presente Lquido (VLP) 9.4.4. Taxa Interna de Retorno (TIR) citaes. 9.1.1. Teoria de Custos Na teoria dos custos iremos abordar os conceitos bsicos como custo perdas, receitas e despesas.Com o objetivo nico de manter a empresa produzindo a quntidade desejada com o mnimo de custos. 9.1.1.1. Custo Custo um gasto relativo ao bem ou servio utilizado na produode outros bens ou servios. So os gastos, no investimentos, necessrios para fabricar so produtos das empresas. so os gastos efeturados pela empresa que faro nascer os eus produtos. Portanto, podemos dizer que os custos so os gastos relacionados aos produtos, posteriormente atibados quando os produtos objetos desses gastos forem gerados. de modo geral so so gastos ligados rea industrial da empresa. (Padoveze, 2010, pag. 320) 9.1.1.2. Receita So as entradas de benefcios economicos bruto, durante o periodo proveniente das atividades ordinrias da entidade que resultam no aumentodo patrimonio lquido, exceto as contribuies dos proprietrios. Em geral as receitas principais das empreas tem origem nas vendas de mercadorias, produtos ou servios So variaes poditivas do patrimnio lquido, que no sejam valores injetados pelos scios ou proprietrios da empresa, como, por exemplo, o aumento do capital socila pela subscrio de novas aes. (FERRARI, 2012, pag. 109) 9.1.1.3. Despesas As despesas so bens ou servios consumidos diretamente para a obteno de receita, ou ainda, o gasto aplicado na realizao de uma atividade que vaigerar renda efetivamente ou que poder gerar uma renda terica. "...as despesas no variaes negativas no patrimonio lquido originrioas de redua do ativo ou aumento dos passivos que acarretem em diminuio do patrimnio lquido, exceto as diminuies do patrimnio lquido decorrente de distribuio aos scios de

entidades, tais como reduo do capital social e o pagamento de dividendos." (FERRARI, 2012, pag. 100) 9.1.1.4. Perdas so consideradas como perda, aquiles gastos que no so previstos, aqueles incorridos de forma anormal e inesperada, de forma que no compreende o processo retineiro da empresa. So fatos ocorridos em situaes excepcionais que fogem normalidade das operaes das empresas. So considerados no operacionais e no fazem parte dos custos de produo dos produtos. So eventos econmicos negativos ao patrimnio empresarial, no havituais e eventuais, tais como deteriorao anormal de ativos, perdas de crditos excepcionais, capacidade ociosa anormal etc.(Padoveze, 2010, pag. 320) 9.3. Custos do projeto; 9.3.1. Investimentos nos tanques, estruturas, equipamentos e acessrios; 9.3.2. Custo de produo; 9.4. Anlise de investimento 9.4.1. Payback 9.4.2. Payback Descontado 9.4.3. Valor Presente Lquido (VLP) 9.4.4. Taxa Interna de Retorno (TIR)

11 REFERNCIAS

FERRARI, Ed. Luiz. Contabilidade Geral. So Paulo: Impetus, 2012.

PADOVEZE, Clovis Lus. Contabilidade Geral: um enfoque emsistema de informa contbil. So Paulo: Atlas, 2010. LEONE, George Sebastio Guerra. Curso de contabilidade de custos. So Paulo: Atlas, 2011. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouas de. Planejamento estratgico: conceitos, metodologia, praticas. So Paulo: Atlas, 2012. QUEIROZ, Timteo Ramos; ZUIM, Luis Fernando Soares. Agronegcio: Gesto e Inovao. So Paulo: Saraiva, 2010. RIDOLFO, Arthut; DOUAT, Joo Carlos; MOREIRA Clio Knipel; NIKBAKHT, Ehsan; GROPPELLI, Anglico A. Administrao Financeira. So Paulo: Saraiva, 2011. http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/analiseinvestimentos.htm acessado em 26 de maio de 2013.

Das könnte Ihnen auch gefallen