Sie sind auf Seite 1von 4

ORGANIZAO PEDAGGICA DA EDUCAO INFANTIL

Susana Cristina da Silva

1. Idade: 40 anos 2. Nmero de filhos e idades de cada um: 5 filhos 23, 20, 16, 12, 08. 3. Seu(s) filho(s) frequentou (aram) creche quando pequeno? Por qu? Sim, pois eu trabalhava e ainda continuo na creche e uns j saram e outros continuam estudando l. 4. Se sim, o que voc achou do atendimento oferecido? timo, meus filhos so bem cuidados aprendem bastante e se desenvolvem com outras crianas da mesma idade. 5. Qual era a proposta de atendimento da creche na poca? O que ela buscava oferecer para as crianas e para as famlias? Atender as mes que precisam trabalhar e no tinham com quem deixar as crianas. Funcionava como uma assistncia para as famlias que necessitavam. 6. Se no frequentou creche, por qu? _______________x________________________ 7. Qual o tipo de ajuda, ou apoio, voc teve para cuidar e educar seu(s) filho(s)? Na creche eles ajudam com as boas maneiras com o prximo, por exemplo: por favor, obrigada, licena, a alimentao, higiene e etc. 8. Do seu ponto de vista, o ideal que as crianas sejam educadas em casa, por suas prprias mes, ou que o servio pblico oferea creches e pr-escolas de boa qualidade para todas as famlias e crianas? Os dois, a me educar e casa e a educadora reforar essa educao na creche ou prescola 9. Qual a idade mais adequada para comear a frequentar creche ou pr-escola? 2 anos de idade 10. Voc conhece alguma creche ou pr-escola? O que acha do atendimento atualmente? timo muito melhor do que antigamente, na creche onde eu trabalho eles oferecem muita coisa boa para as crianas tipo: aula de musica, piano, flauta, alem de muito carinho, amor e compreenso.

Vanessa Luiza de Souza 1. Idade: 25 2. Nmero de filhos e idades de cada um: 1 filho 5 anos 3. Seu(s) filho(s) frequentou (aram) creche quando pequeno? Por qu? Sim, porque eu precisava trabalhar e no tinha com quem ficasse. 4. Se sim, o que voc achou do atendimento oferecido? Bom, cuidavam bem dele, mas preferia que ele ficasse comigo. 5. Qual era a proposta de atendimento da creche na poca? O que ela buscava oferecer para as crianas e para as famlias? A criana ficar com outras da mesma idade se desenvolver mais, brincar e aprender, dando a oportunidade dos pais fazerem outra atividade enquanto isso. 6. Se no frequentou creche, por qu? ______________________x______________________________ 7. Qual o tipo de ajuda, ou apoio, voc teve para cuidar e educar seu(s) filho(s)? A educao da parte deles. 8. Do seu ponto de vista, o ideal que as crianas sejam educadas em casa, por suas prprias mes, ou que o servio pblico oferea creches e pr-escolas de boa qualidade para todas as famlias e crianas? Em casa pela sua me, mais infelizmente a gente precisa trabalhar. Mais tambm oferecer uma educao que qualidades a todos. 9. Qual a idade mais adequada para comear a frequentar creche ou pr-escola? Aos 4 anos que comea a pr-escola. 10. Voc conhece alguma creche ou pr-escola? O que acha do atendimento atualmente? timo, meu filho adora ir, mais infelizmente esse o ultimo ano dele na creche. .

O trabalho que foi desenvolvida nesta entrevista pautou-se em analisar e refletir as diferentes concepes dos pais em relao Educao Infantil. Tentei compreender os variveis conceitos dos pais em relao ao atendimento nas creches. Atravs da anlise destas entrevistas conclu que a educao infantil tem vrias funes que esto vinculadas nas concepes dos pais tais como: preparatria, assistencialista, socializadora, compensatria. Portanto analisei que o conceito socializadora obteve uma considervel preferncia, considerando que eu como educadora esperava outro resultado o de assistencialista, portanto deduzi que a educao infantil est vagarosamente mudando o seu perfil. Isso certifica que a educao infantil est ganhando prestgio no meio social. Tambm constatei que os pais consideram a interao entre famlia e instituio essencial para o bom desempenho integral e harmnico da criana. De acordo com os resultados obtidos, verifiquei que a sociedade no considera a educao infantil assistencialista, e sim uma

instituio educativa, assim a sociedade anseia por uma educao infantil interativa, educativa e socializadora. Portanto ns como educadores devemos ter uma formao especfica lidar com essas crianas, pois como dizia Perrenoud para educar crianas pequenas, bom senso no basta, visto que, devemos compreender a criana em seus aspectos fsicos, cognitivos, afetivos culturais, psicolgicos, por isso de suma importncia essa formao especfica. Assim posteriormente ns como educadores conquistaremos nossa autonomia profissional no meio social. Tambm verificamos que os pais consideram a interao entre famlia e instituio essencial para o bom desempenho integral, pois a educao est centrada nos valores e, por isso, a ao da famlia essencialmente importante. Entretanto, ns como educadores temos que refletir em uma alternativa para estreitar estes laos, porm preciso lev-los para dentro da escola, escut-los e aprender com eles. Portanto os pais veem na educao infantil um equvoco comum, conceituando-a como um estgio preparatrio para o ensino fundamental. Hoje j se sabe que as crianas pequenas devem ser estimuladas a adquirir autonomia na soluo de problemas e para isso preciso dar a elas espao e liberdade para explorar o mundo ao seu redor. Ao contrrio o brincar estimula o aprendizado e deve ser posto em primeiro plano, pois segundo Piaget quando a criana brinca, assimila o mundo a sua maneira, sem compromisso com a realidade, mas da funo que a criana lhe atribui. Diante disso, ns educadores temos que procurar uma forma de levar para os pais, a informao necessria e precisa atravs de palestra, oficinas e outros com o objetivo de mostrar que o ldico essencial para a criana adquirir conhecimentos que possibilitam sua ao sobre o meio que se encontra. Precisamos orientar os pais que a educao infantil importante para o desenvolvimento integral da criana, pois segundo Froebel a educao infantil o lugar propcio para este desenvolvimento. Todavia este trabalho contribuiu para valorizar a interao, as concepes dos pais e posteriormente analisarmos e aperfeioarmos nossas prxis educativas nas vivncias do dia-a-dia. E com os resultados obtidos atravs das pesquisas podemos melhor compreender os diferentes comportamentos das crianas e com isso mudar nossa maneira de agir em relao a estas crianas. .

Das könnte Ihnen auch gefallen