Sie sind auf Seite 1von 3

Mandado De Segurana

Lei 12.016/09: Objeto do MS: Proteo de direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, devido a ilegalidade ou abuso de poder. Quem pode impetrar: Qualquer pessoa fsica ou jurdica, de forma preventiva ou repressiva. Contra quem pode impetrar: Autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funes que exera. Equiparam-se s autoridades: Os representantes ou rgos de partidos polticos; Os administradores de entidades autrquicas; Os dirigentes de pessoas jurdicas ou as pessoas naturais no exerccio de atribuies do poder pblico, somente no que disser respeito a essas atribuies. No cabimento: No cabe mandado de segurana contra: Os atos de gesto comercial praticados pelos administradores de empresas pblicas, de sociedade de economia mista e de concessionrias de servio pblico. Ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de cauo; Deciso judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo; Deciso judicial transitada em julgado. Prazo para propor: 120 dias contados da cincia do ato. (prazo decadencial). OBS: Este prazo de 120 dias no se aplica, obviamente, ao MS preventivo, pois se a leso ainda nem ocorreu, como poderamos comear a contagem do prazo? Direito decorrente de outro: Se algum tiver algum direito lquido e certo que s existir em decorrncia de outro de direito pertencente a um terceiro, poder impetrar MS em favor deste, se o titular no o fizer em 30 dias, quando notificado judicialmente. Urgncia: Em caso de urgncia, permitido, observados os requisitos legais, impetrar mandado de segurana por telegrama, radiograma, fax ou outro meio eletrnico de autenticidade comprovada, desde que o texto original da petio seja apresentado nos 5 dias teis seguintes. Liminar: No ser concedida medida liminar que tenha por objeto: A compensao de crditos tributrios; A entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior; A reclassificao ou equiparao de servidores pblicos; e A concesso de aumento ou a extenso de vantagens ou pagamento de qualquer natureza.

Prioridade: Os processos de mandado de segurana e os respectivos recursos tero prioridade sobre todos os atos judiciais, salvo habeas corpus.

Mandado de segurana coletivo: Pode ser impetrado por: -Partido poltico com representao no Congresso Nacional, na defesa de seus interesses legtimos relativos a seus integrantes ou finalidade partidria; ou -Organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamentoh, pelo menos, 1 ano, em defesa de direitos lquidos e certos da totalidade, ou de parte, dos seus membros ou associados, na forma dos seus estatutos e desde que pertinentes s suas finalidades, dispensada, para tanto, autorizao especial. Direitos veiculados pelo MS Coletivo: Os direitos protegidos pelo mandado de segurana coletivo podem ser: Coletivos, assim entendidos, para efeito desta Lei, os transindividuais, de natureza indivisvel, de que seja titular grupo ou categoria de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrria por uma relao jurdica bsica; Individuais homogneos, assim entendidos, para efeito desta Lei, os decorrentes de origem comum e da atividade ou situao especfica da totalidade ou de parte dos associados ou membros do impetrante. A quem se estendero os efeitos do MS coletivo: No mandado de segurana coletivo, a sentena far coisa julgada limitadamente aos membros do grupo ou categoria substitudos pelo impetrante. Jurisprudncia do STF: SMULA N 266 No cabe mandado de segurana contra lei em tese. SMULA N 267 No cabe mandado de segurana contra ato judicial passvel de recurso ou correio. SMULA N 268 No cabe mandado de segurana contra deciso judicial com trnsito em julgado. SMULA N 429 A existncia de recurso administrativo com efeito suspensivo no impede o uso do mandado de segurana contra omisso da autoridade. SMULA N 624 No compete ao Supremo Tribunal Federal conhecer originariamente de mandado de segurana contra atos de outros tribunais. SMULA N 625 Controvrsia sobre matria de direito no impede concesso de mandado de segurana.

SMULA N 629 A impetrao de mandado de segurana coletivo por entidade de classe em favor dos associados independe da autorizao destes. SMULA N 630 A entidade de classe tem legitimao para o mandado de segurana ainda quando a pretenso veiculada interesse apenas a uma parte da respectiva categoria. SMULA N 632 constitucional lei que fixa o prazo de decadncia para a impetrao de mandado de segurana. Jurisprudncia do STJ: SMULA N 105 Na ao de mandado de segurana no se admite condenao em honorrios advocatcios. SMULA N 333 Cabe mandado de segurana contra ato praticado em licitao promovida por sociedade de economia mista ou empresa pblica.

Das könnte Ihnen auch gefallen