Sie sind auf Seite 1von 11

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 51 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Quanto a metodologias de desenvolvimento de software, julgue os seguintes itens.
51

Acerca de testes de sistemas, julgue os itens que se seguem.


57

Na engenharia de requisitos, a construo de prottipos pode ajudar na descoberta e na validao de requisitos no-funcionais. Os prottipos podem ser teis durante o projeto das interfaces com os usurios e podem ser descartveis, caso em que no so mantidos durante toda vida do sistema. Entre as caractersticas de alguns mtodos geis de desenvolvimento de software, inclui-se nfase na construo de modelos e na especificao detalhada do sistema e desenvolvimento em incrementos, processo no qual os clientes tm reduzida participao. H mtodos geis de desenvolvimento que empregam as prticas de programao em pares e teste de unidade. A programao em pares apia a idia de que o cdigo propriedade da equipe como um todo, tipicamente dificulta a refatorao (refactoring) e atua como um processo informal de reviso de cdigo. Em relao aos testes de unidade, h mtodos geis nos quais testes de unidade so escritos antes do cdigo a ser testado. A anlise orientada a objetos, o projeto orientado a objetos e a programao orientada a objetos compreendem atividades de engenharia de software voltadas construo de sistemas orientados a objetos. Nesses sistemas, objetos interagem para prover servios. No nvel de programao, as interaes ocorrem via interfaces das classes das quais os objetos so instncias. Essas interfaces contm membros pblicos das classes.

52

53

O teste de caminho uma abordagem estrutural para o projeto de testes em que podem ser usados fluxogramas. Essa abordagem de projeto pode ser empregada quando do projeto de testes de unidade. Em sistemas de software orientados a objetos, os testes de classes podem ser estruturais. 58 Os testes de integrao verificam se os componentes do sistema funcionam em conjunto, se os componentes so chamados corretamente e se os componentes transferem dados corretos via suas interfaces. Nesses testes, os componentes so testados interligados; podem ser necessrios drivers e stubs para simular componentes ainda no implementados; e, em sistemas de software orientados a objeto, os stubs podem ser classes. 59 As seguintes responsabilidades so tpicas dos stubs usados nos testes dos softwares orientados a objeto: criar um objeto da classe em teste; interligar o objeto em teste a outros objetos necessrios ao teste; levar o objeto em teste a um estado inicial; enviar seqncias de mensagens para o objeto em teste; coletar respostas do objeto em teste; avaliar as respostas providas pelo objeto em teste. Com relao modelagem de dados, julgue os seguintes itens.
60

54

61

Julgue os itens subseqentes, com relao a processos de desenvolvimento de software.


55

62

No modelo em cascata de processo de desenvolvimento, os clientes devem definir os requisitos apenas durante a fase de projeto; e os projetistas definem as estratgias de projeto apenas durante a fase de implementao. As fases do ciclo de vida envolvem definio de requisitos, projeto, implementao, teste, integrao, operao e manuteno. Em cada fase do ciclo de vida, podem ser produzidos diversos artefatos. No modelo de processo de desenvolvimento embasado em entrega incremental, tem-se que o sistema desenvolvido como uma srie de incrementos, sendo que cada incremento prov um conjunto de funcionalidades. fcil identificar os recursos que so comuns aos incrementos, pois todos os requisitos precisam ser detalhados quando do incio do desenvolvimento.

63

56

64

Nos modelos entidade-relacionamento, para uma dada entidade, cada atributo multivalorado pode ter mais de um valor, enquanto cada atributo monovalorado tem um nico valor; cada atributo composto pode ser dividido em partes menores; os atributos derivados podem ser calculados a partir de outros atributos; os tipos entidade fraca tm seus prprios atributos-chave. Nos modelos entidade-relacionamento, o nmero de entidades que podem participar de um relacionamento o grau desse tipo de relacionamento. A restrio de cardinalidade mnima o nmero mnimo de instncias de relacionamento em que cada entidade pode participar. Em um tipo relacionamento M:N, pode haver atributos que no so determinados por uma entidade nica, mas pela combinao das entidades participantes de uma instncia desse relacionamento. No modelo entidade-relacionamento estendido, a especializao o processo de definir um conjunto de subclasses de um tipo entidade chamado superclasse da especializao. O processo de especializao permite estabelecer atributos especficos adicionais para cada subclasse; uma entidade membro de uma subclasse herda atributos da superclasse e relacionamentos nos quais a superclasse participa. Na modelagem orientada a objeto, os sistemas de software so compostos por objetos que interagem e podem manter estado durante tais interaes. As operaes pblicas de um objeto podem fornecer servios a outros objetos; em uma comunicao sncrona, o objeto que solicita o servio pode continuar executando enquanto o servio prestado; cada associao entre classes descreve ligaes entre objetos dessas classes, as ligaes tm estrutura e semntica em comum. Na modelagem orientada a objeto, o valor de um atributo de classe comum aos objetos dessa classe; a multiplicidade de um atributo informa a quantidade de valores para o atributo; o domnio de um atributo define os possveis valores do atributo. Nos modelos de anlise, relevante identificar quais classes so concretas e quais so abstratas; nos modelos de projeto, essa distino no feita por ser irrelevante.

UnB/CESPE IPEA

Cargo 1: Analista de Sistemas Perfil: Suporte de Banco de Dados

Julgue os itens subseqentes, acerca de sistemas operacionais.


65

Com respeito a ambientes de rede, julgue os itens que se seguem.


69

H sistemas operacionais nos quais os blocos de controle dos processos (PCBs) so mantidos em listas associadas aos estados dos processos. Alm disso, quando o escalonador do processador precisa escolher um processo para por em execuo, escolhe-se um processo em uma das listas de processos bloqueados.

Os protocolos de comunicao podem ser organizados em hierarquias compostas por camadas, em que cada camada oferece servios para a camada acima. A um conjunto de camadas, pode ser dado o nome de pilha de protocolos. Em uma pilha, tipicamente, a camada mais inferior a fsica e uma camada intermediria a de transporte, que fornece um servio de comunicao entre pares de portas ligadas a processos.

70 66

A comutao de pacotes uma forma de comutao empregada em algumas redes de computadores. Nessa forma de comutao, os dados das aplicaes so transmitidos em pacotes contendo, alm dos dados de aplicaes, dados de controle. Ao longo de uma rota, o pacote recebido, temporariamente armazenado e transmitido para o prximo n. A transmisso dos pacotes pode seguir uma abordagem com base em datagramas ou circuito virtual.

O algoritmo de escalonamento round-robin (RR) pode ser empregado nos sistemas operacionais com mltiplas filas de processos prontos. Nesse caso, pode ser usado tanto como algoritmo de escalonamento de determinadas filas, como tambm entre filas. Para o escalonamento entre filas, uma outra alternativa utilizar um algoritmo preemptivo embasado em prioridades, nesse caso, cada fila pode ter uma prioridade.

67

Em um sistema de gerncia de memria virtual, pode ser empregado um algoritmo de substituio de pginas global ou local. Quando empregado um algoritmo local, para um processo, pode ser selecionado um quadro (frame) de outro processo. Portanto, um processo no controla a sua taxa de falta de pginas, pois o seu conjunto de pginas na memria depende de outros processos. Um algoritmo de substituio local tipicamente apresenta maior throughput que um de substituio global.
Internet: <www.ibm.com>.

A figura acima apresenta um esquema de organizao de ambientes de banco de dados divididos em reas numeradas de #1 a #4. Considerando essa figura, julgue os itens a seguir.
71

A criao de ndices secundrios uma atividade que deve preferencialmente ocorrer antes da fase #3, mas apenas depois da fase #1.

68

H sistemas operacionais em que, para uma partio se tornar disponvel no espao de nomes do sistema de arquivos, precisa ser montada (mount). Quando da montagem, tipicamente, so usados o nome do dispositivo e a localizao na estrutura de arquivos onde deve ser atrelado o sistema de arquivos (mount point). Uma vez montado um sistema de arquivos, as informaes necessrias podem ser armazenadas em uma tabela (mount table) na memria principal.
74 72

Maior grau de heterogeneidade de modelos de dados ser aceito na rea #1 que na rea #4.

73

O modelo em rede de um banco de dados representa dados como tipos de registros de um tipo de relacionamento de 1 para N, chamado tipo conjunto. As aplicaes tradicionais de banco de dados oferecem o armazenamento de informaes multimdia e geogrficas, por exemplo, em tempo real e para processamento crtico online.

UnB/CESPE IPEA

Cargo 1: Analista de Sistemas Perfil: Suporte de Banco de Dados

Figura para os itens de 75 a 79

#1

#2

Internet: <www.tpc.org>.

A figura acima apresenta dois modelos de dados usados em esquemas para medio de desempenho de SGBDs, numerados por #1 e #2. Sabe-se que um dos esquemas, denominado TPC-C, usado para medidas de benchmarking de SGBDs OLTP. O outro, denominado TPC-D, usado na medio de desempenho de sistemas de suporte a deciso. Julgue os itens a seguir acerca das informaes apresentadas e dos conceitos de bancos de dados.
75 76

O esquema #1 usado para a medida TPC-D, enquanto o esquema #2 usado para medida TPC-C. Em um banco de dados que implementa o esquema #1, se existem 100 registros de armazns, ento a quantidade mnima de registros nas tabelas Estoque, Item, Distrito, Cliente, Pedido, NovoPedido, LinhaDePedido e Histrico , respectivamente, 10.000.000, 100.000, 1.000, 3.000.000, 300.000, 500.000, 3.000.000 e 30.000.000.

77

Se o fator de escala SF igual a 5, ento o comando SQL SELECT * FROM cliente, Nao, Fornecedor aplicado ao esquema #2 retornar uma conjunto de resultados contendo menos de 1.012 tuplas.

78

No esquema #1, estaro declaradas restries de integridade do tipo chave estrangeira nas tabelas Cliente, Pedido,
LinhaDePedido, NovoPedido, Estoque e Distrito, aplicadas, respectivamente, s tabelas Distrito, Cliente, Pedido, Pedido, Armazm e Armazm.

UnB/CESPE IPEA

Cargo 1: Analista de Sistemas Perfil: Suporte de Banco de Dados

Internet:<www.tpc.org>.

Com base na figura precedente e no esqueleto de tela de terminal apresentado acima, julgue o prximo item.
79

Considere que, nesse esqueleto, um novo pedido (New Order) tenha sido submetido a um sistema que emprega um banco de dados no esquema #1. A fim de que um novo pedido com uma estrutura de informao similar apresentada na tela seja inserido no sistema, haver registros nas tabelas Pedido e LinhaDePedido, mas no na tabela Estoque.
84

O padro ODBC fornece interfaces para o programa de aplicao para conexo ao SGBD pelo cliente, em

plataformas Windows.
85

O modelo XML, padro para a troca de dados na Web, utiliza-se de rvores para o gerenciamento de bancos de dados.

t1
Elmasri. Banco de dados, 2005 (com adaptaes).

A figura acima apresenta um esquema de escalonamento de processos em uma CPU. Julgue o prximo item acerca das informaes apresentadas e dos conceitos de banco de dados.
80

Conforme o diagrama, h interferncia entre os processos A e B, de modo que eles no podero ser executados simultaneamente.
Internet: <www.ibm.com>.

Com relao aos SGBDs, julgue os itens de 81 a 85.


81

A propriedade de atomicidade em um sistema de gerenciamento de banco de dados consiste na garantia de que cada transao seja feita de forma isolada de outras transaes. O controle de concorrncia um mtodo que visa o controle e a correo de uma atualizao de resultados de transaes realizadas simultaneamente. Um SGBD centralizado deve possuir um mesmo software de gerenciamento em diversos sites que, por sua vez, devem ser capazes de suportar mltiplos usurios de maneira homognea.

Considerando a figura acima, julgue os itens que se seguem.


86

82

Os trs nveis apresentados nos elementos #1, #2 e #3 correspondem aos trs nveis do modelo ANSI/SPARC.

83

87

Um fluxo de dados originado do elemento #3 em direo ao elemento #2, mediado pelo elemento #4, chamado de engenharia reversa.

UnB/CESPE IPEA

Cargo 1: Analista de Sistemas Perfil: Suporte de Banco de Dados

Fonte: Edison Group, Inc.

Considere as informaes apresentadas na tabela acima, relativas a um estudo comparativo de custos de gerenciamento entre SGBDs ORACLE10g e MS SLQ Server 2000. Julgue os itens seguintes acerca das informaes apresentadas e dos conceitos de SGBD.
88

A quantidade de passos para a execuo de comandos do tipo sqlldr ou bulk insert, no ORACLE 10g, superior quantidade de passos no MS SQL Server 2000.

89 90

A complexidade no uso de comandos do tipo GRANT similar em ambas as plataformas de SGBDs. Comandos de administrao de DB do tipo shrink atuam na mudana da organizao lgica de tabelas, e, para obter-se o efeito desses comandos, necessrio executar um nmero de passos entre 10% e 40% maior no MS SQL Server 2000 que no ORACLE 10g.

Julgue os itens que se seguem, acerca da administrao de bancos de dados.


91

O trabalho de um administrador de banco de dados apoiado por documentos essenciais como o MER, o dicionrio de dados, acordo de nvel de servio e o plano de capacidade.

92

Na administrao de um banco de dados, deve-se ter um especialista em segurana para a proteo do banco contra ameaas, visto que segurana no responsabilidade do administrador de banco.

UnB/CESPE IPEA

Cargo 1: Analista de Sistemas Perfil: Suporte de Banco de Dados

Com relao s linguagens de manipulao de dados (DMLs), julgue os itens subseqentes.


93

Geralmente, as consultas realizadas em DMLs de alto nvel especificam, em detalhes, com os dados devem ser recuperados, sendo, por isso, chamadas de imperativas.

94

O JDBC usado, entre outras coisas, para acesso a bancos de dados sem SQL, por meio de Java.

Internet: <www.ibm.com>.

A figura acima apresenta uma relao conceitual entre os objetos do banco de dados db2. Julgue os itens que se seguem acerca das informaes apresentadas e dos conceitos de banco de dados.
95 96

Nesse modelo, tanto tabelas como vises podem estar associadas a ndices. A criao de stogroup, storage group, no db2, deve ser realizada apenas aps a criao do banco de dados correspondente.

Com relao segurana em bancos de dados, julgue os itens a seguir.


97

Criao de contas de usurios, concesso e revogao de privilgios, assim como atribuio de nveis de segurana, so atribuies da conta de sistema e no, da conta de DBA.

98

A auditoria de banco de dados tem por finalidade a reviso do log do sistema (audit trail), para exame de acesso e operaes de usurios.

99

A integridade e a disponibilidade da informao no gerenciamento de banco de dados so princpios de segurana preservados pelas atividades de backup e restore.

100 A especificao de privilgios por meio de vises um mecanismo de autorizao obrigatrio. 101 Os privilgios no nvel de atributo e no nvel de relao base ou virtual so definidos para SQL2 e podem tornar complexa a

criao de contas com privilgios limitados.


102 O privilgio no nvel de tabela estabelece privilgios especficos de cada conta, independentemente das relaes existentes no

banco de dados.

UnB/CESPE IPEA

Cargo 1: Analista de Sistemas Perfil: Suporte de Banco de Dados

Elmasri. Banco de dados, 2005.

A figura acima apresenta a arquitetura de um SGBD tpico. Julgue os itens a seguir acerca das informaes apresentadas e dos conceitos de banco de dados.
103 A criao de rvores de consulta pelo SGBD independe do acesso ao catlogo do sistema. 104 O gerenciamento de transaes segundo o protocolo 2Pl (two phase-locking) dever ocorrer junto ao elemento do mdulo de

controle de concorrncia/backup. Julgue os seguintes itens, considerando aspectos de avaliao, otimizao, gerenciamento de performance e utilitrios de banco de dados.
105 O gerenciamento de performance tem por objetivo aumentar o tempo de resposta de queries e processos. 106 O uso de bancos de dados distribudos, em mais de uma localizao, seja de maneira duplicada ou particionada, permite a reduo

de determinadas vulnerabilidades em um banco de dados.


107 Os repositrios de dados, ou sistema de dicionrio de dados, guardam informaes acerca dos esquemas e restries no catlogo,

decises de projeto, padro de utilizao, descrio dos programas das aplicaes e informaes dos usurios. Com relao ao projeto, ao monitoramento e anlise de impacto, julgue os seguintes itens.
108 A anlise de impacto ao negcio deve ser sempre aplicada logo aps a implementao de uma mudana no sistema, para se

verificar o impacto que ela causou ao ambiente de produo.


109 O clculo da taxa de retorno sobre o investimento uma maneira de se analisar o retorno financeiro de um investimento a partir

de indicadores como benefcios totais, custo total, depreciao do valor e investimento inicial total.
110 Os ndices utilizados na anlise de desempenho so previsveis e estticos e no devem ser ajustados periodicamente. 111 O desenvolvimento de sistemas de grande escala deve ser precedido de anlise e estimativa de prazo e custo, com apoio de

frmulas e ferramentas de clculo, dado o alto risco inerente.


112 O projeto fsico de bancos de dados tarefa essencial que ocorre iterativamente em conjunto com anlise de requisitos, projeto

conceitual, refinamento do esquema e ajuste.


113 Decomposies horizontais e verticais, desnormalizaes e ajustes de desempenho so exemplos de tarefas constituintes do

projeto lgico de bancos de dados.


UnB/CESPE IPEA

Cargo 1: Analista de Sistemas Perfil: Suporte de Banco de Dados

Internet: <www.strategy.com>.

Considere a figura acima, que apresenta um modelo de arquitetura de soluo de processamento OLAP baseada em SGBD relacional, denominada ROLAP, em que se destacam sistemas ou camadas numeradas de #1 a #4. Julgue os itens a seguir acerca das informaes apresentadas e dos conceitos de banco de dados.
114 Uma juno estrela (star join) que ocorre na camada #2, um subconjunto dos registros do produto cartesiano entre a tabela fatos

e vrias tabelas dimenso.


115 As queries presentes na camada #1 possuem, em geral, um maior conjunto de tabelas na clusula where que as queries executadas

na camada #2.
116 Considere as demandas de queries para produzir um grfico de barras simples, como o apresentado na camada #4. As alturas y

de cada uma das x barras do grfico estariam melhor associadas a diferentes registros da tabela dimenso, enquanto que o nome do eixo das ordenadas estaria melhor associado ao nome de uma das colunas presentes na tabela fatos. Com relao a BI (business inteligence), indicadores da produo, administrao da produo, monitorao do ambiente operacional, julgue os prximos itens.
117 Na implementao de um BI, deve-se levar em conta o relacionamento de questes e suas respectivas decises potenciais, como

por exemplo: alinhamento de metas, questes de base relativas ao negcio, clientes, intervenientes e resultados esperados.
118 Os bancos de dados podem dar suporte ao gerenciamento de processos de produo e fabricao a partir do uso de indicadores

e dados de fornecedores, servios, produtos, qualidade e custos.


119 O data mining um processo utilizado para a extrao de dados de grandes repositrios para tomada de deciso, mas sua

limitao no conseguir analisar dados de um data warehouse.


120 As tecnologias de bancos da dados, data mining e data warehouse tm sido utilizadas plenamente para a monitorao de

ambientes operacionais, pois utilizam ontologias e inteligncia artificial com agilidade e baixo custo operacional.

UnB/CESPE IPEA

Cargo 1: Analista de Sistemas Perfil: Suporte de Banco de Dados

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, que vale dez pontos, faa o que se pede, usando o espao para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, nos locais apropriados, pois no ser avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de trinta linhas ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

Elabore um texto em que descreva um modelo de dados simplificado do domnio de conhecimento de uma organizao que realiza atividade de ensino, como uma escola, universidade ou faculdade, que contenha entre 3 e 5 tabelas, com vrias restries de integridade referencial. Registre o modelo usado SQL DDL. Crie um script SQL DML que insere at 10 registros nas tabelas e que exercita o conjunto de caractersticas do modelo. O seu modelo dever apresentar, necessariamente, os seguintes aspectos: < < < < descrio completa e compreensvel, modelo corrente; SQL completo com todas as restries de integridade definidas; registros que sejam representativos das caractersticas do modelo; sintaxe correta.

UnB/CESPE IPEA

Cargo 1: Analista de Sistemas Perfil: Suporte de Banco de Dados

RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

UnB/CESPE IPEA

Cargo 1: Analista de Sistemas Perfil: Suporte de Banco de Dados

10

Das könnte Ihnen auch gefallen