Sie sind auf Seite 1von 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FUNDAMENTOS DO YOGA MESTRE NILO PEDRO NAVA YAUVANA ALUNO: RENAN VICENTE DRE:

110068019

TRABALHO SOBRE DOSHAS

Doshas um conceito presente no yoga e na medicina ayurveda. O yoga e a medicina ayurveda devem ser compreendidos como um, pois seus conhecimentos iro se completar. Resumidamente, o processo de criao do mundo chamado de Purush Prakriti e as qualidades da natureza material, gunas (sattwa, rajas e tamas). Deve-se buscar a evoluo que seria sair de um estado de tamas guna (ignorncia) e seguir para um estado de rajas guna e sattwa guna (paixo e bondade respectivamente). Os doshas so a unio dos elementos: ar, gua, fogo, ter e terra (pancha mahabhtas) e da unio desses cinco mahabhtas que surge o tridosha: Vata, Pitta e Kapha. Todos somos tridosha, mais como podem se desequilibrar tendemos a ter um mais elevado que o outro. Um dado importante cada um possui caractersticas diferentes e possvel equilibr-los atravs dos sanas e da alimentao. O dosha Vata o que se desequilibra mais facilmente e influencia no desequilbrio dos demais. Quando em desequilbrio as articulaes, intestino, estresse, medos, insnia e memria ficam vulnerveis. O

somatotipo desse indivduo geralmente ectomorfo por ser considerado um dosha frio e seco, assim existindo a facilidade de resfriado e de ter a pele e cabelos secos. Prna: chakra Anhata elemento ar, relacionado a respirao, atividade cardaca, cintura escapular, MMSS, afetos e sentimentos. (glndula timo) Udana: chakra Vishuda elemento ter, relacionado voz, garganta, cervical, viso, olfato, audio, todo o crebro, criatividade e comunicao. (glndula tireoide). Quando Pitta se encontra desequilibrado possvel existir vulnerabilidade da rea estomacal. Tem como caracterstica grande apetite, fcil digesto e irritabilidade. um dosha quente, assim sua tolerncia ao calor pequena.

Samna: chakra Manipura elemento fogo, referente a digesto, estomago, calor corporal, intestino delgado, fgado, vescula, emoo, auto-estima e poder pessoas. (glndula pncreas) Kapha tem como caracterstica a umidade e oleosidade. Facilidade para produo de muito muco, assim deve ter cuidado com doenas como, pneumonias, rinites, sinusites e bronquites estes indivduos possuem uma composio corporal grande, tendendo obesidade. Deve ter cuidado com doenas como glicose e colesterol altos, depresso, comum ter grande apetite, pessimismo, inveja, preguia, avareza e mesquinhez. Vyna: chakra Swdhisthna, elemento gua, relacionado circulao dos lquidos pelo corpo, cintura plvica, regio lombar, sensualidade, sexualidade e reproduo. (glndulas reprodutoras) Apna: chakra Mldhra, elemento terra, relacionado com a base, pernas e ps, intestino grosso, nus, excrees de uma forma geral, instinto de defesa, apego e medo. (glndulas supra-renais).

Pessoalmente o dosha que tende a ficar mais elevado o Vatta, com isso doenas como dor nas costas, priso de ventre, asma, depresso e dor de cabea so mais comuns. Abaixo esto relacionados seis patologias caractersticas deste dosha e os sanas ideais para a prtica. Dor nas costas: Pavana Muktsana, Halsana, Ardha Chakrsana, Supta Vajrsana. Priso de ventre: Supta Vajrsana, Yoga Mudr, Pavana Muktsana, Sarvangsana, Shavsana. Fazer todas os sanas com a barriga contrada (uddiyana bandha). Asma: Supta Vajrsana, Halsana, Pavana Muktsana (o sana), Shavsana. Depresso: Yoga Mudr, Halsana, Padmsana, Nitambsana, Shavsana. Dor de cabea: Halsana, Yoga Mudr, Sirshsana. Distrbios menstruais: Halsana, Bhujangsana, Ardha Chakrsana, Yoga Mudr.

Os sanas tridoshas, so aqueles que trabalham todos o 3 doshas, uma vez que at aqui s foi apresentado sana que trabalhe um dosha. Como exemplo, pode-se citar: PAWANMUKTASANA

SAUDAO A LUA

SAUDAO AO SOL

A CLASSIFICAO DOS ASANAS

SANA DE INVERSO

Snscrito: Sirshasana portugus: inverso sobre a cabea Indicao: preveno de asma, certos tipos de doena como febre de feno, diabetes, desequilbrios da menopausa. Tambm ajuda a corrigir muitas formas de enfermidades nervosas e glandulares, especialmente as relacionadas com o sistema reprodutivo. Contra-indicao: pessoas com presso alta, glaucoma, leses de pescoo e com dor de cabea.

Snscrito: Sarvangasana Portugus: inverso sobre os ombros postura da vela

Indicao: pessoas com distrbio da glndula tireoide, dores de cabea, hemorroidas, insnia e depresso. Contra-indicao: pessoas com problemas no pescoo, nos olhos, insuficincia cardaca e hemorragias.

Snscrito: Halasana Portugus: Postura do arado

Indicao: melhora digesto e priso de ventre, melhora a priduo de insulina e regula a tireoide. Contra indicao: patologias na viso como: glaucoma

sana de Flexo Snscrito: Utkatasana Portugus: postura de ccoras ou da cadeira Indicao: priso de ventre, cimbras. Contra indicao: patologias na articulao do joelho ou deformidades graves na coluna.

Snscrito: Uttansana Portugus: distenso posterior

Indicao: problemas no funcionamento intestinal, dores nas costas e auxilia na otimizao da memria. Contraindicao: hipercifose e quando em crise de: hipertenso, dores de cabea e enxaqueca.

Snscrito: Paschimotthanasana Portugus: Postura da pina Indicao: constipao, auxilia na regulao do pncreas. Contra-indicao: para problemas de hrnia de disco.

sana de Meditao

Snscrito: Baddha Konsana Portugus: postura do angula restrito Indicao: impotncia sexual, distrbio menstrual e gestantes. Contraindicao: para joelhos frgeis e leses do menisco.

Snscrito: Padmsana

Portugus: posio de ltus

Indicao: estresse, clicas menstruais e gestantes. Contra indicao: leso nas articulaes do joelho e tornozelo.

Snscrito: Sukhsana Portugus: postura fcil

Indicao: alongamento dos joelhos e tornozelos e melhora da postura e do estresse. Contra indicao: leses no joelho e tornozelo.

sana de Extenso

Snscrito: Bhujangasana Portugus: Postura da cobra Indicao: dor nas costas, constipao, disttbio menstrual. Contra-indicao: gestantes

Snscrito: Dhanurasana Portugus: Postura do arco Indicao: diabticos, cifose. Contra-indicao para mulheres grvidas.

Snscrito: Ustrasana Portugus: Postura do camelo

Indicao: cifose e ombros em depresso, dor nas costas. Contraindicao: para quem sofre de lordose, hrnias adiantadas, artrose dolorosa, problemas graves de corao.

sana de lateralidade

Snscrito: Uthita Trikonasana Portugus: Postura em tringulo em p Indicao: taquicardia, ansiedade, dor citica, osteoporose, gestante Contra indicao: diarreia, presso baixa, problemas na cervical (olhar para frente)

Snscrito: Upavishta konsana Portugus: postura do ngulo sentado

Indicao: indivduos com depresso leve, distrbio menstrual e fadiga muscular. Contra indicao: indivduos com problemas grave de coluna e com enrijecimento de quadril devido a patologias.

Snscrito: vasisthasana Portugus: postura do sbio Vasinoha

Indicao: escoliose, artrite na cintura escapular Contra Indicao: gestantes

sana de Equilbrio

Snscrito: natarajasana Portugus: postura do bailarino rei

Indicao: cifose. Contra indicao: presso baixa e hiperlordose

Snscrito: Utthita Hasta Padangusthasana Portugus: Postura do polegar no p com a mo estendida

Indicao: problemas de concentrao, desequilbrio do sistema nervoso e muscular. Contra indicao: pessoas com dor citica e patologias no quadril.

Snscrito: Vrikshsana

Portugus: postura da rvore

Indicao: dores na regio plantar (ps), dor citica Contra indicao: dores de cabea, presso baixa, presso alta (basta realizar com os braos abaixados) e insnia.

Das könnte Ihnen auch gefallen