Sie sind auf Seite 1von 13

Captulo 3

Microsoft Word 2010

O Microsoft Word um poderoso processador de texto lanado em 2010 pela Microsoft. Com ele, possvel criar, editar, formular e manipular texto de maneira poderosa. Recursos importantes do sistema, como Ortografia e gramtica, ndices automticos e formao de estilos facilitam o usurio na criao de documentos profissionais, alm de proporcionar agilidade na hora da confeco destes documentos. Convido voc a conhecer esse excelente programa, focando, claro, o seu aprendizado, nos concursos pblicos.

Que nosso maravilhoso Deus abenoe seus estudos, Professor Carlos Viana

Prof. Carlos Viana

3.1 Viso Geral

O Microsoft Word composto por vrios grupos de botes, permeados em sete guias, a saber: Pgina Inicial, Inserir, Layout de Pgina, Referncias, Correspondncias, Reviso e Exibio.

Figura 1. Tela do Word 2010

3.2 Edio e Formao Guia Pgina Inicial


A guia pgina inicial contm opes que permitem que voc edite (como Copiar, Colar, Recortar, rea de Transferncia etc.) e formate textos (aplicar Negrito, Itlico, Estilos etc.).

Conhecendo a Guia Pgina Inicial

Figura 2. Painel de Guias do Word 2010

Grupo rea de Transferncia Composto por quatro comandos: Colar, Recortar, Copiar e o Pincel. Os comandos para Copiar, Colar e Recortar so bastante explorados em provas; CTRL+C, CTRL+V, CTRL+X, respectivamente. Estes comandos so conhecidos como comandos de edio e para proceder
Figura 3. Grupo rea de Transferncia

Microsoft Word 2010

Carlos Viana

s aes com eles necessrio selecionar a poro do texto a ser copiada ou recortada. O Pincel de Formatao tem por misso copiar o estilo e formatao de determinado trecho e replic-lo para outro texto elegido pelo usurio. Para us-lo, basta selecionar o trecho ao qual se deseja aplicar a formatao, em seguida clicar no boto pincel e selecionar o texto que receber a nova formatao. Grupo Fonte e Grupo Pargrafo Sem dvidas as opes destes dois grupos so as opes mais usadas por ns usurios. Ver tabela abaixo:

Figura 4. Grupos Fonte e Pargrafo

Tabela 1. Grupo Fonte e Grupo Pargrafo

Tipo da Fonte Altera o tipo da fonte (tipo de letra). Negrito CTRL+N Ativa/Desativa o efeito de Negrito. Itlico CTRL+I Ativa/Desativa o efeito de Itlico. Sublinhado CTRL+S Liga/Desliga o efeito de sublinhado. Tamanho da Fonte Altera o tamanho da Fonte do texto. A listagem apresenta de 8 a 72, mas possvel escolher (simplesmente digitando) qualquer valor, inclusive menor ou maior que esses. SHIFT + CTRL + > serve para aumentar o tamanho da fonte SHIFT + CTRL + < serve para diminuir o tamanho da fonte Subscrito CTRL + = Ativa/Desativa o recurso de Subscrito, como o nmero 2 em H2O. Sobrescrito CTRL + SHIFT + = Ativa/Desativa o efeito de Sobrescrito, como o nmero 2 em 162=256. Alinhar esquerda CTRL+E Alinha o pargrafo margem esquerda da pgina. Centralizar CTRL+G Alinha o pargrafo ao centro da pgina. Alinhar direita Alinha o pargrafo margem direita da pgina.

Prof. Carlos Viana Justificar CTRL+J Justifica o pargrafo (alinha esquerda e direita ao mesmo tempo). Diminuir Recuo / Aumentar Recuo Diminui / Aumenta o recuo do texto em relao margem esquerda. rea de Transferncia do Office Permite que se visualize a rea de Transferncia gerenciada pelo Office, que permite a troca de objetos recortados ou copiados entre os programas que formam o pacote Office da Microsoft. Esta rea tem espao para at 24 objetos simultaneamente. Selecionar Tudo Seleciona todo o texto e elementos grficos na janela ativa ou todo o texto dentro de um objeto selecionado. Localizar Permite encontrar um trecho qualquer dentro do documento atual. Substituir Permite que um determinado trecho encontrado no documento seja substitudo por outro texto definido. Ir Para Permite posicionar o ponto de insero em um determinado ponto do texto (por exemplo, pode solicitar que o ponto de insero v para uma determinada pgina).

3.3 Inseres no documento Guia Inserir


A guia Inserir abrange opes que permitem a insero de objetos, como imagens, cliparts, grficos, alm de proporcionar a insero de numerao de pginas, cabealho e rodap entre outras.

Conhecendo Guia Inserir

Figura 5. Guia Inserir

Grupo Pginas Folhas de rosto - sempre so inseridas no comeo de um documento, independente de onde o cursor aparea no documento. Pgina em Branco - insere uma pgina em branco no documento. Quebra de Pgina - inicia a prxima pgina na posio atual.

Microsoft Word 2010


Grupo Tabelas

Carlos Viana

No Microsoft Office Word possvel inserir uma tabela escolhendo a partir de uma seleo de tabelas pr-formatadas (j repletas de dados como amostra), como tambm apenas selecionar o nmero de linhas e colunas que se deseja para inserir uma tabela sem formatao especial. Alm disso, tanto possvel inserir a tabela diretamente no prprio documento como inserir uma tabela dentro de outra tabela, a fim de criar uma tabela mais complexa. Grupo Ilustraes
Imagens e Clip-art podem ser inseridos ou copiados em um documento a partir de muitas fontes diferentes inclusive baixados de um site provedor de Clip-art , copiados de uma pgina da Web ou inseridos a partir de um arquivo onde voc salva as imagens que deseja.

Grupo Links O Hyperlink uma ponte entre arquivos. Um indicador identifica um local ou seleo de texto aos quais voc atribui um nome e o identifica para referncia futura. A referncia cruzada refere-se a itens como marcadores e ttulos, dentre outros.

Grupo Cabealho Pemite inserir cabealhos ou rodaps no documento e alterar facilmente os designs dos mesmos. Tambm possvel personalizar cabealho ou rodap, colocando a logomarca da empresa, editando uma aparncia personalizada, e salv-lo na galeria. Grupo Texto Este grupo contm opes para manipulao do texto, como, por exemplo, inserir caixa de texto, Word Art, capitular texto, dentre outros. Grupo Smbolos Equaes insere equaes matemticas. Tambm possvel, atravs dessa opo, desenvolver equaes personalizadas. Inserir Smbolo permite inserir smbolos que no constam no teclado.

Prof. Carlos Viana

Tabelas
Converter Texto Em Tabela Para converter texto em tabela, basta o usurio ter um texto que use um caractere como separador das colunas e use o ENTER (marca de pargrafo) como separador das linhas. Exemplo mostrado abaixo: Nome; Endereo; Telefone Fulano; Rua do Sol; 32224444 Beltrano; Rua da Lua; 33318877 Sicrano; Av. do Mar; 56412223 Percebe que o caractere que separa a coluna o ; O resultado da operao de converso do texto em tabela : Nome Fulano Beltrano Sicrano Endereo Rua do Sol Rua da Lua Av. do Mar Telefone 32224444 33318877 56412223

3.4 Formatando Pgina Guia Layout de Pgina


Utilizamos a guia Layout de Pgina para modicar alguma formatao relacionada pgina. Parece bvio, meus carinhos, mas est informao importante para sua prova. Introduo - Explicao da misso da Guia Layout de Pgina

Conhecendo Guia Layout de Pgina


Grupo texto Neste Grupo possvel alterar o design do documento como um todo, incluindo cores, fontes e efeitos.

Microsoft Word 2010


Grupo configurar pgina

Carlos Viana

Margens - seleciona o tamanho das margens do documento ou da seo atual. Orientao - configura a pgina para retrato ou paisagem. Tamanho - escolhe o tamanho do papel, como folha A4, A3 etc. Colunas - permite dividir o texto em duas ou mais colunas. Quebra - adiciona seo ou quebras de colunas ao documento. Nmeros de linha - adiciona o nmero de linha margem lateral de cada linha. (Parecido com as provas de Portugus do Cespe). Hifenizao - permite ao Word separar a palavra e colocar um hfen ao final da linha, caso a palavra no caiba na linha toda. Grupo plano de fundo da pgina Marca Dgua - permite inserir aquele texto ou imagem bem clarinha por trs da pgina, como se fosse um papel de carta. Cor da Pgina - bem intuitivo, permite alterar a cor do plano de fundo da pgina. Bordas da Pgina - adiciona ou altera borda em volta da pgina. Grupo pargrafo O recuo permite alterar a distncia entre as margens; e o espaamento refere-se ao espaamento entre as linhas do texto.

Grupo organizar Neste grupo encontram-se opes que permitem organizar o objeto, como, por exemplo, traz-lo para frente do texto ou envi-lo para trs, posicion-lo prximo ao texto, gir-lo, dentre outras opes.

Trabalhando com Quebras


Podemos entender quebra como sendo uma interrupo de algo que estamos fazendo. Por exemplo, se estou digitando o documento em uma determinada pgina e quero passar imediatamente para a pgina seguinte, sem ainda ter terminado a pgina corrente, basta que eu aplique uma quebra de pgina e o Word me levar para pgina seguinte. Voc tambm pode quebrar uma seo, ou seja, passar de uma seo atual para uma seo posterior, usando opo encontrada no recurso de quebras. O recurso tem vrias aplicabilidades e so divididos em duas categorias:

Prof. Carlos Viana

Quebra de Pgina; Quebra de Seo.

A Quebra de Pgina permite escolher entre quebra de pgina, quebra de coluna e quebra automtica do texto. A Quebra de Seo permite: quebra de prxima pgina (cuidado, NO quebra de pgina), quebra contnua, quebra pgina par, quebra pgina mpar.

Figura 6. Opes de Quebra

3.5 ndices e Referncias Guia Referncia


Essa guia utilizada para adicionamos sumrio (ndices) aos nossos documentos, inserir notas de Rodap, citaes, legendas entre outras coisas.

Conhecendo Guia Referncias

Figura 7. Guia Referncias

Microsoft Word 2010

Carlos Viana

Criando Sumrio
O sumrio um recurso importante tanto para o escritor como para o leitor, pois permite que estes se orientem pelo texto. Carinhos, sabemos que criar o ndice de maneira manual extremamente dispendioso, por isso o Word oferece a criao de ndices distncia de poucos passos. Para montar o ndice necessrio, evidentemente, que voc indique ao sistema Word o que ser ndice. Para tanto, basta apenas marca as entradas que componham o ndice e aplicar um estilo desejado, estilo este que se encontra no grupo Estilo na guia Pgina Inicial. Para criar sumrio necessrio marcar as entradas dos ndices usando estilos de ttulos Acompanhe os passos. Ficar fcil compreender: 1. Selecione o texto que voc deseja que aparea no ndice analtico. 2. Na guia Pgina Inicial, no grupo Estilos, clique no estilo desejado.

Figura 8. Grupo Estilo - Guia Pgina Inicial

Por exemplo, se voc selecionou o texto no qual deseja aplicar o estilo de ttulo principal, clique no estilo chamado Ttulo 1 na Galeria de estilos rpido. Aps marcar as entradas do seu ndice analtico, voc est pronto para cri-lo. 3. Clique no local que deseja inserir o ndice analtico, normalmente no incio de um documento. 4. Na guia Referncias, no grupo Sumrio, clique em Sumrio e, em seguida, clique no estilo de sumrio desejado.

Figura 9. Grupo Sumrio - Guia Referncias.

Pronto, o ndice surgir como no passo de mgica. Carinhos, que tal testar na sua casa? Pode ter certeza, uma sensao de poder impressionante.

Prof. Carlos Viana

10

Legenda
Outro recurso muito interessante insero de legendas. Voc deve ter reparado que as figuras do meu texto tm legendas, no verdade? Pois bem, para inseri-las, eu me utilizei do recurso legenda, encontrado na guia Referncias. Ex.: Se voc, minha bebezinha ou meu bebezinho, quiser colocar uma legenda na imagem, basta clicar nesta, ou seja, deixe a imagem selecionada, da, ento, na guia referncia, clicar em inserir legenda. Na janela que se abrir, voc tem a opo de escrever alguma legenda ou aceitar a legenda padro ofertada pelo sistema. super fcil!

Figura 10. Insero de Legendas

3.6 Reviso do Documento Guia Reviso


Essa guia nos oferece ferramentas para corrigir algum erro ortogrfico ou at mesmo contar quantas palavras tem nosso documento.

Ortografia e Gramtica
Quando digitamos alguma palavra que o dicionrio do Word toma como desconhecida, este programa a sublinha de vermelho. Podemos, ento, fazer a correo (caso realmente esteja errada), atravs do recurso Ortografia e Gramtica, encontrado na Guia Reviso. A tecla de atalho para o recurso Ortografia e Gramtica F7

Contar Palavras
J pensou escrever um texto cientfico, super bacana, e ainda ter que contar quantas palavras seu texto tem? muita maldade, meus carinhos, verificar manualmente quantas palavras escrevestes. Ainda bem que temos a ferramenta contar palavras, que nos oferece, em uma janela, quantas palavras escrevemos, quantidade de pargrafos, caracteres e muito mais. A localidade desta ferramenta no grupo Reviso de Texto

11

Microsoft Word 2010

Carlos Viana

Figura Erro! Use a guia Pgina Inicial para aplicar 0 ao texto que dever aparecer aqui.-11. Janela Contar Palavras

Manipulando documento com Teclado


Teclado Shift + Shift + CTRL + CTRL + Home End CTRL + Home CTRL + End Ao Navegar caractere para a direita Navegar caractere para a esquerda Seleciona caractere para direita Seleciona caractere para esquerda Navega palavra por palavra para direita Navega palavra por palavra para esquerda Leva o ponto de insero para Incio da linha Leva o ponto de insero para Fim da linha Leva o ponto de insero para o Incio do documento Leva o ponto de insero para o Fim do documento.

3.7 Questes
1 - (VUNESP - 2011 - TJM-SP - Escrevente Tcnico Judicirio ) No MS-Word 2007, em sua configurao padro, ao selecionar a guia Layout da Pgina e clicar em Quebras, as opes que aparecem esto divididas em dois grupos: Quebras de Pgina e Quebras de Seo. Pertencem a esses grupos, respectivamente, as opes a) Coluna e Pgina. b) Continuo e Pgina Par. c) Coluna e Prxima Pgina. d) Quebra Automtica de Texto e Coluna. e) Pgina Par e Quebra Automtica de Texto. 2 - (VUNESP - 2011 - TJM-SP - Tcnico em Informtica Judicirio) No MS-Word 2007, na guia Incio, grupo Edio, existe o seguinte cone.

Prof. Carlos Viana

12

Por meio desse cone, denominado a) Colar, possvel copiar para o ponto de edio uma palavra ou frase da rea de Transferncia. b) Localizar, possvel procurar ocorrncias de uma palavra ou frase especfica. c) Marcar, pode-se sublinhar palavras especficas no pargrafo selecionado. d) Ordenar, pode-se colocar em ordem alfabtica os elementos de uma tabela. e) Selecionar, possvel marcar todo o texto do arquivo at a primeira ocorrncia de uma determinada palavra. 3 -( VUNESP - 2011 - TJM-SP - Tcnico em Informtica Judicirio) Assinale a alternativa que apresenta, no MS-Word 2007, em sua configurao padro, a tecla de atalho utilizada para a obteno de ajuda. a) F1 b) Alt+ 1 c) Ctrl+ 1 d) Shift+ 1 e) Ctrl+Alt+ 1 4 - ( VUNESP - 2011 - SAP-SP - Oficial Administrativo) Assinale a alternativa que contm a correta afirmao sobre o Microsoft Word 2003, instalado em sua configurao padro. a) A numerao das pginas de um documento em edio pode ser inserida por intermdio do menu Formatar. b) As teclas de atalho Ctrl+C e Ctrl+X correspondem, respectivamente, s funes de Recortar e Colar. c) A seleo de um pargrafo do texto em edio pode ser feita por meio de um clique do mouse efetuado sua direita. d) A funo que permite contar caracteres, palavras e pargrafos do texto pode ser acionada por meio do menu Exibir. e) Tabelas de um documento podem ser convertidas em texto, assim como pargrafos podem ser convertidos em tabelas. 5 - (VUNESP - 2010 - TJ-SP - Escrevente Tcnico Judicirio) No programa Microsoft Word, em sua configurao padro, para visualizar na tela do computador o texto exatamente como ele ser impresso, um usurio dever utilizar o modo de exibio a) Estrutura de tpicos. b) Estrutura do documento. c) Layout da Web. d) Layout de impresso. e) Normal. 6 - ( Prova: VUNESP - 2011 - TJ-SP - Escrevente Tcnico Judicirio / Adaptada)

13

Microsoft Word 2010

Carlos Viana

Assinale a alternativa que contm os nomes das guias do programa Microsoft Word 2010, em sua configurao padro, que, respectivamente, permitem aos usurios: (I) numerar as pginas do documento, (II) contar as palavras de um pargrafo e (III) adicionar um cabealho ao texto em edio. a) Janela, Ferramentas e Inserir. b) Inserir, Reviso e Inserir. c) Formatar, Editar e Janela. d) Inserir, Reviso e Exibir. e) Arquivo, Ferramentas e Tabela. GABARITOS: 1-C 2-B 3-A

4-E 5-D

6-B

Das könnte Ihnen auch gefallen