Sie sind auf Seite 1von 9

Manual de Configuraes para Sute Telecentro.

Este manual tem como objetivo, proporcionar a qualquer tcnico ou usurio a proceder configurao de forma objetiva e rpida dos servios de Rede Local, Internet, vdeo e atualizao de Sistema Operacional nos servidores dos CVTs e Telecentros Comunitrios de Incluso Digital do Governo de Minas Gerais. Nota Importante:
Antes de iniciar a instalao do sistema operacional altere a data do SETUP do seu microcomputador para o dia 29 de maio de 2009. Aps alterar execute o procedimento normal de instalao, ao terminar o procedimento de instalao, entre novamente no SETUP do seu microcomputador e atualize a data.

Agora que voc concluiu a instalao do CD do Sistema Operacional Sute Telecentro, vamos falar um pouco dos conceitos que define os tipos de acesso a internet. Dhcp No necessrio fazer nada, por default a Sute Telecentro, j reconhece automaticamente. IP esttico Para configurar ser necessrio um numero IP, que no esteja sendo utilizado, a mascara de sub-rede, o gateway e a ordem dos DNS, primrio, secundrio e se houver tercirio. Agora vamos as configuraes para acesso a Internet Primeiro l ogue-se como root. lembre-se: telecentro login: root (enter) Password: liberdade depois de logado como root Vai aparecer assim telecentro:~# Agora digite: nano /etc/network/interfaces (tecle enter) Veja figura abaixo:

A tela acima mostra uma configurao para IP esttico, lembre-se que para utilizar o DHCP, basta alterar para iface eth1 inet dhcp ou se estiver setado com iface eth1 inet dhcp, altere para: Iface eth1 inet static conforme configurao exemplificada na figura acima. Em seguida, (lembre-se os nmeros abaixo, so apenas um exemplo, voc dever consultar a tabela da Briskcom, responsvel pelos circuitos dos Telecentros e a da Oi responsvel pelos circuitos dos CVTs. Acrescente o address e na frente coloque o IP...........: 10.35.11.50 Acrescente o netmask e na frente coloque a netmask: 255.255.255.248 Acrescente o gateway e na frente coloque o gateway.: 10.35.11.49 Confira as alteraes veja se est tudo de acordo. Agora digite CTRL+X, clique em S em seguida tecle enter. Pronto agora voc retornou ao modo root.

Agora vamos colocar os endereos DNS, para concluirmos o trabalho de configurao da Internet. No modo root digite: nano /etc/resolv. conf (tecle enter) (veja tela abaixo)

Acrescente o DNS, conforme exemplo acima, lembre-se para servios de internet via Dhcp, no ser necessria a edio deste arquivo, tudo ser feito automtico, outro fato importante e a ordem de colocao, primrio, secundrio, tercirio e por ultimo o DNS, da rede local, que ser sempre 192.168.17.254. nameserver 201.54.32.220 nameserver 201.54.32.221 nameserver 192.168.17.254 Confira as alteraes veja se est tudo de acordo. Agora digite CTRL+X, clique na tecla S em seguida tecle enter. Voc retornou ao modo root, agora, reinicialize seu servidor e pronto suas estaes bem como o servidor esto prontas para utilizar a internet. (atravs do comando reboot)

Coloque o cabo de rede que sai do modem satlite direto na placa de rede eth1 do servidor (escrita na mesma INTERNET). Coloque o cabo de rede que sai do switch direto na placa de rede eth0 do servidor (escrita na mesma REDE LOCAL).

Reinicialize seu servidor, bem como todas as estaes para que as configuraes faam efeito. (atravs do comando reboot) Para atualizar seu Sistema Operacional no servidor proceda da seguinte maneira: Logue-se como root. lembre-se: telecentro login: root (enter) Password: liberdade depois de logado como root Vai aparecer assim telecentro:~# Agora vamos atualizar o Sistema Operacional Digite o comando: apt-get update (tecle enter) Em seguida o comando apt-get upgrade (tecle enter) Por ultimo apt-get dist-upgrade (tecle enter) Reinicie o computador digitando o comando: reboot (tecle enter) e aguarde o computador reiniciar.

Agora para ativar o desktop no servidor proceda da seguinte maneira: Na seqncia digite: digite nano /etc/gdm/gdm.conf (tecle enter) veja a figura de como vai aparecer na sua tela

Voc dever alterar conforme esta marcada a opo em vermelho. Agora digite CTRL+X, clique em S em seguida tecle enter. Pronto agora voc retornou ao modo root, digite: /etc/init.d/gdm restart (tecle enter) Aguarde uns instantes, ao iniciar o modo grfico ele pedira uma senha digite para usurio: tux e tecle enter, em seguida a senha ser: tux (conforme escrito em minsculo) e tecle enter, sua tela agora aparecer conforme figura abaixo.

Clique em Aplicaes, na seqncia escolha Acessrios, clique em Terminal como Root, ser solicitado uma senha digite a senha: liberdade, (conforme escrito em minsculo), lembre-se somente a primeira vez ele pedir a senha caso seja necessrio novo acesso sem ter desligado a maquina, no ser solicitada senha novamente. Agora digite: cd (tecle enter) Vai aparecer assim telecentro:~# Digite sh /home/tux/Desktop/amsn-0.97.2-1.tcl84.x86.package (tecle enter), em seguida responda Y e aguarde at o fim da atualizao

******************************************************************************** Para logar as estaes o login : usr01 e a senha 123, lembrando que ele seguira a seqncia usr02, usr03 e assim por diante a senha padro para todas as estaes ser 123.

PROCEDIMENTOS P ARA INSTALAO DE IMPRESSORAS NO SERVIDOR. Ainda existem algumas impressoras que no possuem suporte ao Sistema Operacional Linux. Para instalar sua impressora efetue os seguintes procedimentos: 1) Com o Servidor desligado, conecte sua impressora; 2) Ligue o Servidor e aguarde sua inicializao; 3) Clique em Aplicaes, em seguida em Ferramentas do Sistema, por ultimo em Printers, aguarde um pouco que vai aparecer uma tela assim.

Clique na opo Adicionar siga os procedimentos que vo aparecendo na tela. Quando terminar vai aparecer assim conforme esta circulada na cor preta, o nome ou modelo da sua impressora, clique sobre o nome e escolha a opo que se encontra na parte do, MARCAR COMO PADRO. Se tudo correu superior do lado esquer bem sua impressora esta pronta para ser usada tanto no servidor quanto nas estaes.

PROCEDIMENTOS P ARA COMPUTADORES DO FABRICANTE POSITIVO QUE NO CARREGAREM O VDEO NO MODO GRFICO NO DESKTOP. Para computadores do fabricante POSITIVO, que no estabelecerem a resoluo de vdeo de forma satisfatria, ou seja, 1024x768, favor adotar os seguintes procedimentos: Digite nano /etc/X11/xorg.conf Localize a tag Section Monitor e acrescente as linhas conforme e iguais as sublinhadas abaixo:
Section "Monitor" Identifier "Generic Monitor" Option "DPMS" HorizSync 28-51 VertRefresh 43-60 EndSection

Das könnte Ihnen auch gefallen