Sie sind auf Seite 1von 11

A fecundidade feminina cclica; limitada a certos perodos que voltam regularmente segundo um ciclo muito particular.

r. Na maior parte dos animais, h uma estao para a fecundidade, o Outono ou a rimavera. Na mulher, essa estao repete!se sem cessar, segundo um ritmo que muito pr"prio de cada uma. ode repetir!se todos os #$, #%, &', &(, &# dias) ou at mesmo #* ou #+. O tempo de fecundidade situa!se no meio do ciclo, e dura & a * dias em mdia, consoante as mulheres. , essa durao que importante e que todas as mulheres devem poder conhecer. O ciclo feminino divide!se em # partes muito diferentes. A primeira parte, entre o primeiro dia do perodo e a ovulao, corresponde a um tempo de preparao em que o organismo se prepara para a fecundidade. -ste tempo varia, ao contrrio do que muitas mulheres pensam. . uma hormona especialmente fa/ricada e li/ertada pelo ovrio0 a foliculina ou estrognio, a que se chama hormona da feminilidade. 1om efeito, so/ a influ2ncia desta hormona, a mulher muito feminina e o seu organismo em/ele3a!se para acolher ou atrair aquele que a ama. Na segunda parte, depois da ovulao, outra hormona fa/ricada0 a progesterona ou hormona da gestao, ou se4a, da maternidade. -sta hormona vai presidir 5 ovulao da gravide3, caso ela venha a acontecer. 6e no houver fecundao, a gravide3 no comea e a progesterona vai ser cada ve3 menos segregada at 5 menstruao seguinte. A durao desta segunda parte constante para uma mesma mulher, normalmente (7 dias, mas pode demorar (& a (* dias.

8ostaria ainda de te di3er que uma mulher no pode sa/er quando fecunda, contando os dias a partir do perodo, pois isso uma armadilha 9a armadilha do mtodo Ogino: em que caram gera;es de mulheres. , preciso sa/er que o momento da ovulao que determina o momento da menstruao, e no o contrrio. <am/m h que sa/er que a mulher muito sensvel e que /asta uma viagem, uma gripe, um grande cansao, uma contrariedade importante ou uma mudana da altitude para que o ciclo se4a completamente alterado e a ovulao se atrase alguns dias. ortanto, no /asta contar os dias a partir de uma menstruao para se conhecer a altura frtil. O tempo que varivel 9que influenciado pelo clima, pelos sentimentos, pelas doenas): situa!se antes da ovulao. O tempo constante situa!se depois da ovulao, entre esta e o incio da menstruao. Uma mulher pode engravidar quando est com o perodo? Sim. Podem ocorrer ovulaes espontneas em qualquer dia do ciclo, inclusive enquanto ests com o perodo, pel que se pode engravidar at mesmo nestes dias. hamo!me "dia e tenho #$ anos. %i& uma opera'o nos ovrios h ( meses e desde ent'o a minha menstrua'o t sempre atrasado um ou dois dias. Porm, neste )ltimo m*s, ela est atrasada + dias. ,ive uma rela'o se-ual sem contraceptivo e-actamente no dia que antecedia a data da menstrua'o. Sinto dores dos mamilos, mas nenhuma outra dor como c.licas que me in/ormem que vir a menstrua'o... agora lhes pergunto... posso estar grvida? Po /icar grvida tendo uma rela'o um dia antes ou at mesmo na data da minha menstrua'o? 0 di/cil avaliar a situa'o sem um conhecimento e-acto de outros detalhes. 1m princpio, muito di/cil ter ocorr uma gravide& se o seu ciclo menstrual mais ou menos regular 2e n'o o atraso de um ou dois dias que o torna m irregular3. 4as o actual ciclo pode ter sido 5astante alterado por diversas circunstncias, /sica, psicol.gicas, ou reac'o ao tramento que /e&. 1, a, tudo possvel. 6guarde com paci*ncia. 1, por /avor, use contraceptivo nas pr.-imas ve&es. 27er quest'o anterior3 8 que a menstrua'o?

Ap"s a primeira menstruao, ou menarca, que surgir no incio da adolesc2ncia, a partir daqui aparecer!te! todos os meses o chamado ciclo menstrual, o flu=o de sangue e clulas que se formam quando o corpo da mulher se prepara par rece/er uma gravide3. <odos os meses, ap"s a menarca, os ovrios da mulher li/ertam um "vulo. -ste "vulo vai iniciar um percurso descenden s" pode ter dois destinos0 ou fecundado, ou vai amadurecer e e=pulso.

6e fecundado, o "vulo passa a ovo e vai alo4ar!se na parede uterina, que entretanto se tinha preparado para rece/er esse novo ovo0 ocorre ento a nidao. 6e a fecundao no aconteceu, ento este "vulo vai continuar o seu percurso descendente, amadurece e e=pulso 4untamente com a descamao da parede do endomtrio, ap"s o que novo ciclo ovrico ter lugar. , a isto que vulgarmente se chama, >estar com o perodo?, ou estar menstruada. 9uanto tempo dura um ciclo?

.a/itualmente um ciclo dura entre #$ a &# dias, ou se4a, aquilo a que chamamos um ciclo menstrual. @as podem e=ist ciclos ligeiramente menores ou maiores. Am ciclo comea no primeiro dia do aparecimento da menstruao e termina quando se inicia novo ciclo, ou se4a, o (B d menstruao seguinte. -stes dias podem variar de mulher para mulher, assim como podem tam/m variar na mesma mu de ciclo para ciclo. , assim que a mulher pode considerar se os seus ciclos so regulares ou irregulares. O perodo menstrual dura normalme entre & a C dias. 6s tr*s /ases do ciclo menstrual

D vimos que o primeiro dia do ciclo menstrual o primeiro dia do aparecimento da menstruao. O ovrio contm uns folculos, do tamanho da ca/ea de um alfinete. Am destes folculos vai crescer e ficar do tamanho de uma ervilha, isto demora cerca de (7 dias. 1hama!se a isto a fase folicular. or volta do (7B dia, o folculo rompe!se e aqui que se d a ovulao. Ou se4a, o "vulo desce pelas trompas de Eal"pio podendo ou no ser fecundado pelos espermato3"ides se estes se encontram na vagina contidos no liquido espermtico. 6" um espermato3"ide pode fecundar o "vulo, seno, este vai continuar a descer pelo canal vaginal. 1hama!se a esta fa fase ovulat"ria. Fuando o folculo se rompeu e li/ertou o "vulo, deu!se uma transformao fisiol"gica gerando!se uma massa amarela s"lida que se chama >corpo amarelo?. Fuando no h fecundao, este corpo amarelo amadurece, vai!se degenerando e aca/a por ser levado atravs do flu=o sanguneo, esta a fase luteinca. O perodo menstrual tem aqui o seu incio. omo que eu sei se estou no perodo /rtil?

, possvel perce/er esta situao da seguinte forma, durante mais ou menos seis a oito meses tentas averiguar qual a dur dos teus ciclos menstruais. A4uda por e=emplo marcar todos os meses num calendrio o dia em que te aparece a menstruao, e marca tam/m os d em que ests menstruada 9isto , marca o teu perodo num calendrio todos os meses... vais ver que a4uda:. Ama ve3 feita esta contagem, su/trais ao ciclo mais curto ($ dias e ao ciclo mais longo (( dias. A partir do momento em estes resultados esto encontrados, o intervalo entre am/os, do menor para o maior, indica o espao de tempo no qual te encontras no perodo mais frtil dos teus ciclos. or e=emplo, imaginemos que o teu ciclo mais curto de #* dias e o ciclo mais longo de &' dias. -nto, #* G ($ H $ e, &' G (( H (%, quer isto di3er que os teus dias mais frteis so entre o oitavo e o dcimo nono dia do ciclo. No te esqueas que, neste e=emplo, falamos do $B dia do ciclo, ou se4a o $B dia a contar desde que te apareceu a menstruao, isto porque estamos a dar como e=emplos ciclos irregulares, ou se4a, que oscilam entre #* e &' dias. No ca um ciclo normali3ado este tem uma durao de cerca de #$ dias, atingindo!se o pico de ovulao ao (7B.dia, por uma qu de precauo devers considerar como perodo de risco de gravide3 entre o ((B. e o (+B dia. , importante perce/eres que estas situa;es do aparecimento da menstruao so perfeitamente naturais, e que ao longo tua vida, at 5 menopausa, suposto que se repitam constantemente, todos os meses, de ciclo em ciclo, pois essa a natu

e o funcionamento normal de uma mulher. A gravide3 interrompe o ciclo menstrual, quando esta ocorre o perodo menstrual no se efectua, dado que os ovrios interrompem a ovulao e portanto no e=iste ciclo ovrico. No fim da gravide3 tudo volta ao normal. 6e com o aparecimento do perodo menstrual sentires dores, deves sempre consultar um mdico, para se esclarecer qual causa desse mau estar. Fuanto 5 tua higiene ntima, deves efectu!la usando lquidos asspticos e pensos higinicos e tamp;es com que te sinta mais confortvel, que te permitam passar esses dias sem preocupa;es. Uma rapariga pode engravidar antes da e:acula'o? Sim. 6ntes da e:acula'o o pnis elimina umas gotas provenientes das glndulas de o;per que : cont*m espermato&.ides. "uma rela'o onde n'o h penetra'o corre!se o risco de engravidar?

Para que a gravide& ocorra necessrio que os espermato&.ides e:aculados pelo pnis entrem em contacto com a vagina e posteriormente com o )tero. omo evidente, a penetra'o /acilita todo este processo e, se n'o houver penetra'o, a <viagem< dos espermato&.ides at ao )tero /ica muito di/icultada. 4as, apesar de tudo, isso pode acontecer sem penetra'o, desde que ha:a contacto da parte e-terior da vagina com esperma e se veri/iquem condies propcias a que o esperma escorra para dentro da vagina 2humidade vaginal, posi'o da mulher, etc.3. notar ainda que o pnis, ap.s um certo perodo de erec'o pode soltar um pouco de lquido que, n'o sendo e:acula'o, pode conter espermato&.ides, sendo este /acto um dos motivos de /alhano do coito interrompido com mtodo contraceptivo 2ver quest'o anterior

O tempo de vida dos espermato3"ides em mdia #7 horas no tracto genital feminino, porm alguns espermato3"ides so capa3es de fecundar o "vulo ap"s tr2s dias.

>>> ;?@ ABC+ pp. #+!#? 6 pontualidade e voc* >>>

1-I<O superintendente cristo numa congregao da Amrica do 6ul possua muitas qualidades e=celentes. @as seus amigos mais ntimos chamavam!no 4ocosamente de Armagedom. or qu2J >6a/emos que ele vir?, costumavam di3er, >mas s" Keus sa/e quandoL? 6im, a pontualidade M ou a falta dela M tem muito a ver com a reputao da pessoa. O s/io rei 6alomo ilustrou isso desta maneira0 >@oscas mortas fa3em o "leo do fa/ricante de ungNento cheirar mal, /or/ulhar. Assim fa3 um pouco de estultcia 5quele que precioso pela sa/edoria e pela gl"ria.? 9-clesiastes ('0(: O cristo pode ter muitas qualidades e=celentes, mas macular o seu /om nome se no estiver cOnscio da necessidade de ser pontual. > essoas pontuais transmitem!me confiana?, disse um superintendente. >, com essas que eu prefiro tra/alhar.? 6o tam/m apreciadas no mundo dos neg"cios. >1hegue cedo ao tra/alho; se4a pontual para reuni;es; entregue relat"rios no tempo devido?, aconselha o livro Emily Posts Etiquette 9A -tiqueta de -milP ost:. 6imilarmente, The New Etiquette 9A Nova -tiqueta Q(%$+R: di3 que, em geral, >quem chega atrasado chega de modo rude?. Os escritores acrescentam ento0 >Os servios religiosos so tam/m outra ocasio impr"pria para chegar atrasado.? <odos n"s apreciamos quando outros so pontuais. O ap"stolo aulo evidentemente se sentia assim, pois escreveu aos cristos em 1olossos0 >-stou convosco no esprito, alegrando!me e o/servando a vossa /oa ordem.? 91olossenses #0C: - certamente partilhamos os sentimentos do rei Kavi com respeito 5s promessas de Deov, ao escrever nos 6almos0 >S meu Keus, no te atrases.? M 6almo 7'0(+; +'0C. D,ornai!vos Emitadores de =eusF Na verdade, Deov nunca est atrasado. -le notvel na consci2ncia que tem do tempo. Tsto se reflete em todas as suas o/ras criativas. Kesde o vasto universo 5s menores coisas vivas, todos funcionam como se fossem governados por um rel"gio invisvel. or e=emplo, certa espcie de flor do mar, perto do Dapo, li/era suas clulas se=uais uma ve3 por ano, em outu/ro, por volta das tr2s da tarde, no dia da primeira ou da terceira quadratura da lua. Na primavera setentrional, o pequeno pei=e!rei programa seu ciclo reprodutivo com uma margem de minutos da preamar na costa da 1alif"rnia, -AA. A cronometragem de Deov tam/m precisa no tocante ao cumprimento de suas promessas. or e=emplo, lemos em U=odo (#07( que >sucedeu, ao fim dos quatrocentos e trinta anos, sim, sucedeu neste mesmo dia que todos os e=rcitos de Deov saram da terra do -gito?. Deov honrou assim a promessa que fi3era sculos antes a A/ro. M 82nesis (C0(&!(*; 8latas &0(+. Deov enviou seu Eilho, o @essias, ao mundo no tempo e=ato, predito pelo profeta Kaniel mais de cinco sculos antes, para que Vmorresse por homens mpios, no tempo designadoW. 9Iomanos C0*; Kaniel %0#C: Fuanto ao fim deste sistema de coisas, a X/lia indica que Deov sa/e Vo dia e a horaW. 9@ateus #70&*: -le no se atrasar. Eica evidente que o e=emplo de Deov em ser pontual digno de ser imitado por n"s. M -fsios C0(. D"os Seus ,empos =esignadosF Deov sempre esperou que seus servos estivessem cientes do tempo, especialmente no que concerne 5 6ua adorao. 6eguia!se um >programa dirio? quando os israelitas ofereciam sacrifcios. Deov lhes ordenou0 VKeveis cuidar em apresentar!me as minhas ofertas nos seus tempos designados.W Fuanto a reuni;es, deu a @oiss tam/m a seguinte instruo0 ><oda a assem/lia tem de manter seu encontro.? M Yevtico #&0&+; NZmeros ('0&; #$0#. @ais tarde, os 4udeus o/servavam a >hora de se oferecer incenso?. 9Yucas (0(': >A hora da orao, a nona hora? era o/servada tanto por 4udeus como por outros. 9Atos &0(; ('0&, 7, &': - so/re as reuni;es crists, aulo escreveu0 >Fue todas as coisas ocorram decentemente e por arran4o.? M ( 1orntios (707'. O que tudo isso e=igia dos israelitas e dos primitivos cristosJ Fue fossem pontuais no cumprimento de seus compromissos, em especial ao que di3ia respeito 5 sua adorao. No h motivo algum para pensar que Deov esperaria menos dos seus servos ho4e. Por 9ue 0 =i/cil Para 6lguns As atitudes para com o tempo variam consideravelmente duma parte do mundo a outra. 1erto missionrio relata que numa cidade3inha da Amrica do 6ul sua esposa 5s ve3es era a Znica pessoa na assist2ncia quando ele anunciava o c[ntico que iniciaria a reunio crist. @as, ao anunciar o c[ntico concludente, +'

pessoas estavam presentes. or outro lado, num pas da -uropa ocidental, perguntou!se a cerca de mil pessoas0 >6e voc2 fosse convidado para 4antar 5s + da noite, a que horas deveria chegar0 cinco ou de3 minutos antes, cinco ou de3 minutos depois ou na hora e=ataJ? A maioria respondeu que >a cortesia requer escrupuloso respeito pelo anfitrio e que se chegue na hora certa?. <odavia, ser pontual mais do que uma questo de prefer2ncia regional. , uma questo de h/ito, assim como ser limpo, ordeiro ou cort2s o . Naturalmente, no nascemos com tais h/itos; temos de cultiv!los. 6e lhe ensinaram a ser pontual quando criana, isto foi uma /2no. @as muitos v2m de famlias e forma;es nas quais havia poucos pra3os!limites e pouca necessidade de coordenar os esforos uns dos outros. 6" quando se tornam parte da congregao crist e participam nas reuni;es e no ministrio pZ/lico que a necessidade de pontualidade se torna uma realidade para tais pessoas. <alve3 achem difcil corrigir o h/ito de se estar sempre atrasado, aprendido cedo na vida. No entanto, o amor por Deov e pelo pr"=imo pode motivar a pessoa a mudar. 1ontudo, por que fa3er essa mudanaJ Por 9ue Ser Pontual? >Amas a vidaJ?, perguntou certa ve3 Xen4amin Eran\lin. >-nto, no desperdices tempo, pois este a matria!prima da vida.? <odos reconhecemos a verdade dessa declarao. Tgualmente importante para os cristos, porm, no desperdiar o tempo de outras pessoas. >O retardatrio?, di3 um missionrio, >parece di3er por sua ao0 VMeu tempo mais valioso do que o seu, por isso, voc pode esperar at que eu este4a pronto.W? Fuem no pontual revela!se no apenas desorgani3ado e indigno de confiana, mas tam/m um tanto egotista e sem considerao. Os verdadeiros cristos no dese4am Vfa3er nada por /riga ou por egotismo, mas, com humildade mental, considerar os outros superiores a si mesmosW. M Eilipenses #0&. Alguns talve3 achem desagradvel viver pelo rel"gio, tendo cada movimento seu controlado por ele. 1ontudo, ser pontual no somente uma questo de ser controlado pelo rel"gio. , o caso de levar em conta os interesses e a vantagem de outras pessoas, >no visando, em interesse pessoal, apenas os vossos pr"prios assuntos, mas tam/m, em interesse pessoal, os dos outros?. M Eilipenses #07. 1onsidere, por e=emplo, o conselho //lico0 >Acolhei!vos uns aos outros, assim como tam/m o 1risto nos acolheu.? 9Iomanos (C0+: No que di3 respeito a cumprimentos literais, fica claramente mais difcil acatar esse conselho se a pessoa ha/itualmente chega atrasada para as reuni;es. 1hegar cedo d!lhe a oportunidade de contri/uir, em grau maior, para o esprito amoroso, amistoso e acolhedor dessas reuni;es. - os /enefcios so recprocos. 1hegar cedo permite!lhe participar no c[ntico e na orao iniciais M parte importante da adorao unida qual congregao. Ouvir o tema ou ttulo anunciado o a4udar a acompanhar melhor o desenrolar do programa. A pontualidade da sua parte possi/ilita que outros coordenem os esforos deles, o que resulta em se poder reali3ar muita coisa. Ao atacar a cidade de Ai, Dosu destacou parte de suas foras para indu3ir o inimigo a sair da cidade, ao passo que o resto dos homens ficou de em/oscada para captur!la. Ka, na hora ., Dosu deu o sinal. 6eus homens >comearam a correr no momento em que estendeu a sua mo?, e a cidade caiu perante eles. ode imaginar o que teria acontecido se eles no tivessem agido pontualmenteJ M Dosu $0*! $, ($, (%. Atualmente, os ministros cristos t2m muitos motivos para estar cOnscios do tempo. articipar na pregao do Ieino com outros, ensaiar partes para assem/lias ou para reuni;es, at mesmo limpar o 6alo do Ieino, tudo requer que coordenemos nossa atuao com a de outros. odemos reali3ar mais sendo pontuais. K!se isso em algo to simples como relatar a atividade de pregao no fim do m2s. Fuando todos cooperam, fa3endo isso prontamente, ento podem!se compilar relat"rios e=atos e encora4adores da congregao e do mundo todo. 6er pontual tam/m envolve cumprir os pra3os para compromissos e satisfa3er datas!limites, os quais h muitos diariamente. Alguns so importantes, outros, triviais. 6eu casamento, por e=emplo, deve comear na hora marcada. ]oc2 talve3 no queira que seu ovo se4a co3ido mais do que tantos minutos. O que quer que se4a, a pessoa pontual no precisa correr freneticamente duma coisa para outra, atrasado para tudo. Antes, calma e organi3ada. 1onsegue reali3ar mais porque fa3 planos para o dia e comea na hora ou at um pouquinho antes.

Keveras, h muitos motivos pelos quais os cristos devem estar cOnscios do tempo. Acima de tudo, esta uma maneira de demonstrar o nosso amor altrusta por concristos e nosso respeito pelos arran4os teocrticos para a adorao verdadeira. orm, como se pode desenvolver o h/ito da pontualidadeJ G onhea os ,empos =esignadosH >At mesmo a cegonha. . . conhece /em seus tempos designados? para imigrar, e a formiga >prepara seu alimento no pr"prio vero?, equipando!se para o inverno, di3 a X/lia. 9Deremias $0+; rovr/ios *0$: A est o segredo para ser pontual e conseguir fa3er as coisas. N"s tam/m temos de Vconhecer os nossos tempos designadosW. 6em ser rgidos nem fanticos, devemos estar cOnscios do tempo. recisamos sa/er no s" o que temos de fa3er, mas tam/m quando temos de fa32!lo. , mister desenvolvermos o h/ito de ser previdente, de dar margem a possveis empecilhos e de estar dispostos a interromper uma atividade em que este4amos empenhados a favor de coisas mais importantes, tais como as reuni;es, o ministrio de campo e outras atividades teocrticas. Neste respeito, vital que ha4a cooperao na famlia. <em!se o/servado que o pai no raro dei=a a tarefa de aprontar a famlia aos cuidados da esposa. Ka, ele passa pela porta so3inho, di3endo por cima do om/ro0 >Apressem!se, ou chegaro atrasadosL? Dac" no era assim; ele prestimosamente Vse levantou e fe3 seus filhos e suas esposas montar em camelosW quando deu a hora de partir. M 82nesis &(0(+. -nto, como pode o pai a4udar sua famliaJ Os filhos podem ser ensinados a reservar tempo a fim de se prepararem para coisas importantes, em ve3 de dei=arem tudo para a Zltima hora. odem ser a4udados a desenvolver um senso de responsa/ilidade e orgulho em fa3er as coisas pontualmente. 1onsiderem, em famlia, e=emplos //licos que mostrem a import[ncia de estar em prontido e de ser pontual. 982nesis (%0(*; U=odo (#0((; Yucas (+0&(: , provvel que a melhor ou mais efica3 lio se4a fornecida pelo apropriado e=emplo parental. Os superintendentes cristos tam/m podem a4udar a congregao dando o e=emplo correto. No teriam sido designados se no fossem VordeirosW. 9( <im"teo &0#: Outros irmos e irms provavelmente sero mais pontuais se sou/erem que os ancios estaro presentes para cumpriment!los e para tomar a dianteira. ortanto, os superintendentes conscienciosos se esforaro para chegar cedo ao 6alo do Ieino com o fim de a4udar a congregao. Os servos ministeriais que chegam cedo para cumprimentar os irmos e servir 5s necessidades destes so grandemente apreciados. Naturalmente, ser pontual e=ige autodomnio e disciplina. No, no com a finalidade de atingir a preciso militar, mas devido ao amor por concristos e ao respeito pela ordem teocrtica. Tsto fa3 parte da nova personalidade, da qual nos esforamos a nos revestir. 91olossenses &0(', (#: Acima de tudo, queremos ser como nosso ai celestial, Deov Keus, que nos ensina que >para tudo h um tempo determinado?. -clesiastes &0(. Im #CJK pp. A!J Pontualidade L sinal de considera'o >>> ( >Antes tarde do que nuncaL?, ou >posso chegar atrasado 5s reuni;es, mas chego?. D ouviu algum falar assimJ @as, o que perdeu a pessoa por chegar atrasada 5s reuni;esJ <alve3 tenha perdido o alegre c[ntico, que parte essencial da nossa adorao. Ou, perdeu o privilgio de se unir 5 congregao em orao. Os atrasados no esto presentes para tirar proveito do interc[m/io de encora4amento antes das reuni;es. <am/m, quando chegamos atrasados, talve3 distraiamos a ateno de outros e os impeamos de tirar pleno proveito do programa. M -cl. &0(; Iom. (0((, (#. # A pontualidade sinal de considerao e respeito amorosos. -=ige /om plane4amento e previso. , verdade que pode haver ocasi;es em que no h 4eito de a pessoa evitar chegar atrasada 5 reunio. O transporte pZ/lico talve3 se atrase, ou o carro talve3 que/re. -ntretanto, devemos nos certificar de que a falta de /om plane4amento, a indiferena ou simplesmente no sair de casa na hora certa no resulte em nos tornarmos retardatrios ha/ituais. Kevamos fa3er esforo genuno para estarmos presentes antes do incio das reuni;es. & Alguns talve3 se4am retardatrios por no terem notado a import[ncia de se educarem a ser pontuais. Aquele que, sem ter um /om motivo, ha/itualmente chega atrasado poder perder o respeito dos outros. 1omo assimJ oder ser considerado por muitos como algum que no tem considerao ou em quem no

se pode confiar, e, assim, algum de quem no podemos depender em outros assuntos tam/m. or outro lado, ser pontual uma maneira de demonstrarmos os frutos do esprito. M 8l. C0##, #&. 7 Fuo encora4ador chegar 5s reuni;es e encontrar ali os ancios e os servos ministeriais, dese4osos de cumprimentar!nos, proporcionando!nos um caloroso sentimento de profundo apreo pela e=celente famlia teocrtica, da qual fa3emos parte. M Iom. (C0+. C <am/m importante chegarmos na hora 5 reunio para o servio de campo. A pontualidade resulta em mais tempo gasto na o/ra toda importante de pregao e de fa3er discpulos. @as, se circunst[ncias o atrasarem para a reunio para o servio de campo e voc2 dese4ar tra/alhar com o grupo, talve3 possa encontrar!se com os pu/licadores no territ"rio. * Nossa pontualidade gran4ear respeito a n"s e 5 organi3ao que representamos. 6im, a pontualidade reflete considerao. Kemonstra ordem. 9( 1or. (707': or e=emplo, quando convidado para uma refeio, ser pontual revela considerao para com o seu anfitrio e os demais convidados. No verdade que chegar na hora para as refei;es espirituais com a congregao ainda mais importanteJ 6empre devemos mostrar respeito para com o nosso Anfitrio Deov Keus, e para com os demais convidados, /em como pela proviso de alimento espiritual. + Os pais podem dar /om e=emplo aos filhos por serem pontuais. <odos n"s, inclusive nossos filhos, devemos recomendar a n"s mesmos e a organi3ao que representamos por sermos pontuais. Tsso pode muito /em ser includo na aplicao que fa3emos das palavras de aulo0 >Ke modo algum damos qualquer causa para tropeo, para que no se ache falta no nosso ministrio; mas, recomendamo!nos de todo modo como ministros de Keus.? M # 1or. *0&, 7. >>> gJ? JC+ pp. #A!#$ 1st sempre atrasado? >>> Kois garotos fi3eram convites para uma reunio social a ser reali3ada no s/ado 5s (7 horas. Yem/rando!se de que dois de seus amigos geralmente se atrasavam, um dos garotos disse0 > or que no colocar simplesmente (& horas no convite delesJ -les provavelmente chegaro 5s (7 horas, /em na hora.? - foi e=atamente isso o que aconteceuL Nem todos os pro/lemas de pontualidade so resolvidos to facilmente. Ke fato, dei=ar de chegar na hora pode causar srias dificuldades tanto para os retardatrios como para os que so o/rigados a esper!los. , verdade que nem todas as culturas do muita 2nfase 5 pontualidade. @as, independente de onde more, provvel que precise preocupar!se em chegar na hora para coisas tais como vOos areos, reuni;es formais, encontros de neg"cios e at mesmo alguns eventos sociais. Assim, se voc2 se atrasa com freqN2ncia, o que o a4udar a ser pontualJ - se voc2 muitas ve3es tem de ficar esperando por outros, o que poder a4ud!lo a lidar efica3mente com esta prevalecente falha humanaJ <em voc2 o h/ito de chegar atrasadoJ rimeiro, procure identificar a causa. Kistrai!se com facilidadeJ <em muita dificuldade em organi3ar a si mesmo ou sua famliaJ <ais influ2ncias conducentes ao atraso podem ser vencidas mediante um esforo consciente. or e=emplo, cronometre suas atividades de rotina e plane4e concordemente, dando uma margem de tempo mais do que suficiente para todas as coisas. 1onsulte o rel"gio mais ou menos de hora em hora. -m ve3 de tentar chegar na hora e=ata para compromissos importantes, plane4e estar l antes da hora. <odavia, poderia seu pro/lema de atraso estar mais profundamente arraigadoJ Causas Psicolgicas . 5s ve3es motivos ocultos por trs do atraso M evitar atividades desagradveis, mostrar a import[ncia de si mesmo, chamar ateno, ou evitar ter de esperar outros. O Kr. Kru 6cott comenta uma causa ainda mais sutil do atraso0 >Am vendedor, que est pronto para sair do escrit"rio na hora certa para uma importante reunio com um cliente, volta para trs para dar Vs" mais um telefonemaW. Ama advogada, prestes a pegar um avio, sente!se compelida a atrasar sua sada por ditar Vs" mais um memorandoW. -les derivam um estmulo negativo dessa forma de procrastinao. Tsto cria automaticamente a necessidade dessa e=citante correria de Zltima hora.? 6im, a e=citao de Zltima hora M em/ora desagradvel M pode realmente servir ao prop"sito de prover o necessrio estmulo. 1aso suspeite estar >viciado? a essa e=citao, como poder superar issoJ Kru 6cott sugere0 >O estmulo uma necessidade /sica, que todos n"s partilhamos. Xusc!lo no revela falta de

madure3a. 6eres humanos saudveis reconhecem essa necessidade. -les aprendem a cuidar dela de forma produtiva.? -m outras palavras, e=amine seus planos semanais. Tncluiu algumas atividades positivas para preencher sua necessidade pessoal de e=citao e estmuloJ Ou seu programa uma lista de rotinas mon"tonas e comunsJ Ningum e=erce completo controle so/re suas atividades, mas, se fi3er questo de prover estmulo sempre que possvel, talve3 tolere com mais facilidade os aspectos rotineiros da vida sem ter de recorrer ao atraso para prover e=citao. Mas Eu Trabalho Melhor sob Presso! Alguns afirmam tra/alhar melhor quando esperam at o Zltimo minuto. 6e esse for realmente o seu caso, muito /em. @as, se4a honesto consigo mesmo. 6er que fa3 realmente o melhor quando espera at o Zltimo minutoJ @ichael YeXoeuf comenta o seguinte em seu livro Working Smart 9<ra/alhando com Tntelig2ncia:0 > oucos, se que algum de n"s, efetua o melhor tra/alho so/ presso, no importa o que gostaramos de crer. . . . rimeiro, se voc2 o/rigado a tra/alhar num ritmo acelerado, aumentam as pro/a/ilidades de cometer erros. . . . 6egundo . . . , pode surgir algo e=tremamente urgente que lhe rou/e aqueles poucos momentos preciosos que reservou para efetuar a tarefa. . . . <erceiro, presumindo que tudo saiu /em e voc2 conseguiu fa3er muita coisa em pouco tempo, isso s" significa que voc2 sa/e ser eficiente, mas prefere no s2!lo, a menos que este4a so/ presso. -st enganando a si mesmo por dei=ar de e=plorar seu pleno potencial.? Detesta Esperar? <alve3 voc2 se4a pontual, mas repetidas ve3es o/rigado a esperar por outros que no so pontuais. 1omo poder a4udar ou ao menos lidar com mem/ros da famlia, amigos ou colegas que ha/itualmente se atrasamJ <alve3 possa a4udar retardatrios ha/ituais por lem/r!los com anteced2ncia de seus compromissos, ou por ter uma conversa sincera com eles so/re o pro/lema. , possvel que alguns retardatrios, devido 5 formao ou a fraque3as pessoais, no correspondam 5 a4uda e continuem causando inconveni2ncias a outros por no comparecerem na hora certa. 6e sua situao e=igir que more ou tra/alhe com tais pessoas, poder aceitar seu atraso como uma realidade da vida e desenvolver estratgias para lidar com isso de modo efica3. or e=emplo, poder prever o tempo de espera e preparar!se para isso. <alve3 possa providenciar o encontro num local em que a espera se4a agradvel, tal como numa lo4a ou num restaurante. Ou leve algum tra/alho ou algo para ler que o mantenha produtivamente ocupado enquanto espera. -sta/elea os compromissos com eles cedo, para que o provvel atraso deles no retarde seus pr"prios compromissos. -m certos casos, o /om critrio talve3 dite que no inclua retardatrios ha/ituais em seus planos. Recompense Seu Bom Comportamento 1aso tenha dificuldade em ser pontual, no desculpe essa fraque3a nem a tolere apaticamente, esperando que os outros o aguardem. Tsso revelaria falta de considerao para com a vida e os sentimentos de outros. 1onsidere o caso duma noiva que se atrasou tr2s horas para o casamento. -m conseqN2ncia disso, a cerimOnia teve de ser transferida 5s pressas para uma casa particular, resultando em grande inconveni2ncia para as mais de #'' pessoas presentes. 1ertamente, nossa considerao para com outros deve indu3ir!nos a ser pontuaisL 6em dZvida, seus esforos para ser pontual resultaro no s" em chegar na hora certa, mas em chegar cedo para muitos compromissos e atividades. Fuando isso ocorre, recompense a si mesmoL O Kr. 6cott di30 ><empo achado como dinheiro achado. No o inclua no oramento dirio; gaste!o em algo que aprecia. ense em todas as coisas que gostaria de fa3er se tivesse de3 minutos a mais toda manh, ou meia!hora 5 tardinha, ou apenas alguns minutos aqui e ali durante o dia. <enha algumas idias preparadas, para que possa proporcionar a si mesmo uma agradvel recompensa sempre que estiver adiantado.?

4aneiras de 7encer a 4ania de 1sperar 6t o Mltimo 4inuto (. 6u/divida tarefas grandes e que so/recarregam em pequenas atividades e=eqNveis. #. K2 um passo fsico para a reali3ao duma tarefa. or e=emplo, se estiver protelando a leitura dum livro, tire o livro da estante e coloque!o perto de sua poltrona favorita de leitura. &. -sta/elea um compromisso com algum. Kiga a um amigo ou ao supervisor que voc2 terminar determinado pro4eto numa hora ou data especfica. 7. K2 a si mesmo uma recompensa ao completar cada estgio dum grande pro4eto. C. Fuando se v2 procrastinando, admita para si0 V-stou desperdiando meu tempo.W -ste lem/rete poder por fim lev!lo a assumir o controle e resolver parar de procastinar. *. 1onsidere o preo de atrasos0 Aumentar a carga de tra/alhoJ Aumentar o custo financeiroJ 6uponha que fique doente quando chegar a Zltima horaJ Fue di3er se o pro4eto levar mais tempo do que esperavaJ oderia ocorrer uma srie de interrup;esJ 6ofrer a qualidade do seu tra/alho de Zltima horaJ M -=trado de How to Get ontrol o! "our #i!e$ 91omo 1ontrolar 6eu <empo e 6ua ]ida:, de Alan Ya\ein. 6ente necessidade de fa3er >mais uma coisa? antes de sair para um compromissoJ K realmente seu melhor so/ pressoJ Atili3e o tempo de espera para descontrair!se ou para fa3er algo que dese4a. >>> Im AC@K p. K 4antenha!se 5em atento a como usa o tempo >>> ( Nesta era moderna com tantos equipamentos que poupam tempo e tra/alho, ainda assim parece que muitos se v2em com mais coisas para fa3er e menos tempo para reali3!las. Acha desafiador manter uma /oa rotina espiritualJ 8ostaria de ter mais tempo para o ministrioJ 1omo podemos usar nosso tempo da melhor maneiraJ M 6al. %'0(#; Eil. (0%!((. # Edenti/ique as coisas que desperdiam tempoN <odos n"s devemos, ve3 por outra, e=aminar como estamos usando nosso tempo. A X/lia e=orta0 >@antende estrita vigil[ncia para no andardes como nscios, mas como s/ios, comprando para v"s todo o tempo oportuno, porque os dias so inquos.? 9-f. C0(C, (*: ense nos desafios resultantes da tecnologia de informtica. -m/ora os computadores e outros aparelhos eletrOnicos tenham sua utilidade, podem se tornar um lao se no ficarmos atentos a como usamos nosso tempo. M ( 1or. +0#%, &(. & 1ada um de n"s deve se perguntar0 V8asto tempo todo dia lendo ou respondendo e%mails sem import[nciaJ -stou freqNentemente ao telefone ou enviando mensagens eletrOnicas a respeito de assuntos corriqueirosJ 9( <im. C0(&: Eico navegando na internet sem necessidade ou na frente da <] apenas indo de canal em canalJ Os 4ogos eletrOnicos esto me tirando o tempo que eu poderia usar para estudar a alavra de KeusJW <ais coisas podem pre4udicar nossa espiritualidade sem perce/ermos. M ro. (#0((. 7 Use o tempo sa5iamenteN Os aparelhos eletrOnicos tendem a tomar nosso tempo e nossa ateno. Am 4ovem que com e=cessiva freqN2ncia se divertia com 4ogos de computador admitiu0 >^s ve3es eu 4ogava antes de ir ao ministrio ou a uma reunio crist e, por isso, achava muito difcil me concentrar; ficava s" pensando em como resolveria um desafio do 4ogo quando chegasse em casa. Negligenciei o estudo pessoal e a leitura regular da X/lia. 1omecei a perder a alegria de servir a Keus.? Ieconhecendo que precisava fa3er mudanas, o 4ovem deletou todos os 4ogos que tinha no seu computador. >Eoi muito difcil fa3er isso?, lem/ra!se ele. > erce/i que eu estava muito mais ligado aos 4ogos do que imaginava. @as tam/m senti um grande alvio porque sa/ia que aquilo era para o meu pr"prio /em.? M @at. C0#%, &'. C <alve3 se4a necessrio tomar medidas assim caso voc2 precise fa3er mudanas em algumas reas. oderia tirar meia hora todo dia de atividades no necessriasJ -sse tempo mais ou menos o que levaria para ler a X/lia inteira em um ano. Tmagine quanto isso o /eneficiar em sentido espiritualL 96al. (%0+!((; ((%0%+! ('': -sta/elea horrios definidos para ler a X/lia, preparar as reuni;es e participar no ministrio de campo. 9( 1or. (C0C$: Ea3er isso o a4udar a controlar as coisas que podem desperdiar seu tempo e a Vprosseguir perce/endo qual a vontade de DeovW. M -f. C0(+. >>> g@K JCK pp. #$!#B Se:a pontualO >>>

>1.-8AI atrasado um pro/lema crOnico entre diretores!e=ecutivos?, di3 &S' To(ay) >1hegam atrasados a seis reuni;es entre ('?, acrescenta, citando um estudo feito so/re #.+'' diretores!e=ecutivos. No mundo dos neg"cios, chegar atrasado no considerado apenas um sinal de falta de /oas maneiras. Num estudo acerca de $(.''' pessoas que procuravam emprego chegou!se a esta concluso0 >As horas desperdiadas por causa de atrasos e aus2ncias no!autori3adas so uma importante causa da perda de rendimentos.? Naturalmente, no s" no mundo dos neg"cios que os atrasos criam pro/lemas. Am estudo de diretores de colgios de segundo grau revelou que >o principal e com freqN2ncia o mais recorrente pro/lema disciplinar era alunos chegarem atrasa(os?. -ra a inteno de nosso 1riador que tivssemos noo do tempo. -le dispOs >os dois grandes lu3eiros? M o 6ol e a Yua M de modo que nos a4udassem a cronometrar o tempo. 982nesis (0(7!(*: <emos ho4e rel"gios que nos permitem dividir o tempo em minutos e em segundos. @as, apesar da tecnologia, muitos de n"s ainda temos pro/lemas relativos 5 pontualidade M no tra/alho, na escola ou em outros compromissos importantes. 6er que o pro/lema realmente falta de tempoJ , verdade que o tra/alho e a famlia podem e=igir muito de n"s. 1ontudo, _anda Iosseland, me que tra/alha fora, di30 >Kei=ei de me quei=ar de falta de tempo quando compreendi que todos n"s temos #7 horas por dia. <enho pensado no assunto e conclu que em nosso mundo moderno no que tenhamos muito pouco tempo, mas h muitas interrup;es e coisas que desviam nossa ateno.? 1onsidere tam/m o caso de Iene, me de cinco filhos, que <estemunha de Deov. -la lem/ra0 >Fuando meus filhos eram pequenos, era uma tarefa difcil apront!los para a escola e para as reuni;es crists. Ainda assim, eu no tinha pro/lema com a pontualidade. @as, agora que eles esto todos crescidos, desenvolvi o mau h/ito de chegar atrasada.? 6er que voc2 tam/m tem esse mau h/itoJ 6e tem, poder mudarL 6eguem!se algumas coisas que poder fa3er. ` P1"S1 "6S 8"S19PQ" E6S. O atraso crOnico pode parecer coisa sem muita import[ncia. @as note as palavras da X/lia0 >@oscas mortas fa3em o "leo do fa/ricante de ungNento cheirar mal, /or/ulhar. Assim fa3 um pouco de estultcia 5quele que precioso pela sa/edoria e pela gl"ria.? 9-clesiastes ('0(: -fetivamente, >um pouco de estultcia?, na forma de falta de considerao pelos outros, pode estragar sua /oa reputao com um professor ou com um empregador. Fuando uma mulher chamada @arie estava fa3endo cursos numa faculdade em sua regio, notou que alguns colegas de classe >se preocupavam muito pouco com o horrio?, com freqN2ncia chegando atrasados 5s aulas. >@as no demorou muito e tiveram de mudar?, relem/ra ela. >Kois dos professores eram rigorosos na questo da pontualidade. Ke modo que, quando alunos chegavam com apenas alguns minutos de atraso, eram marcados como ausentes. - muitas aus2ncias resultavam em notas /ai=as, reprovando!os.? -star sempre atrasado pode tam/m estragar sua /oa reputao com amigos e colegas. Doseph, homem de meia!idade, lem/ra!se de um concristo que ele conheceu dcadas atrs. -m/ora esse homem fosse respeitado por suas ha/ilidades como instrutor, tinha um defeito desconcertante. >-le sempre chegava atrasado?, relem/ra Doseph. >Kigo atrasado em tu(o* - nunca parecia importar!se com isso. As pessoas fa3iam /rincadeiras so/re seus atrasos.? 6er que as pessoas se referem a voc2 como algum que sempre est atrasadoJ Nesse caso, podero facilmente desperce/er suas /oas qualidades. ` 48S,R1 8"SE=1R6ST8. 1hegar atrasado descort2s e atrapalha as pessoas. ode tam/m dar a impresso de que voc2 tem uma atitude de superioridade. 1erto homem de neg"cios, ao e=plicar por que muitos e=ecutivos tendem a chegar atrasados 5s reuni;es, admitiu o seguinte0 >-m grande parte, n"s simplesmente somos arrogantes.? -m contraste, os cristos tratam os outros como superiores a si mesmos. 9Eilipenses #0&: ;em em prtica tam/m a Iegra aurea e tratam os outros como gostariam de ser tratados. 9@ateus +0(#: No fica irritado quando tem de esperar pelos outrosJ -nto, no dei=e os outros esperar por voc2.

U 6PR1"=6 6 88R=1"6R V14 8 ,14P8. 1ostuma adiar as coisas e fa32!las 5s pressas na Zltima horaJ 6er que programa coisas demais, tentando fa32!las num espao de tempo muito curtoJ O princpio em -clesiastes &0( pode ser Ztil0 > ara tudo h um tempo determinado.? <er >um tempo determinado? para as coisas permite!lhe fa32!las de modo ordeiro. rimeiro, aliste todas as coisas que precisa fa3er. A seguir, siga o princpio em Eilipenses (0('0 V1ertifique! se das coisas mais importantes.W + ,riori(a(e 5s coisas essenciais. O que precisa ser feito sem faltaJ O que pode ser dei=ado para mais tardeJ or fim, calcule quanto tempo precisa para reali3ar as tarefas e quando poder fa32!las. 6e4a realista e evite programar coisas demais num perodo muito curto. Ama mulher chamada KorothP d o crdito a seus pais que lhe ensinaram a ser pontual. -la conta0 >Fuando tnhamos de estar numa reunio crist 5s (%h&', mame comeava a nos aprontar uma hora e 7C minutos antes. <nhamos de reservar tempo para 4antar, lavar a loua, vestir!nos e ir de carro at o local da reunio. <ornou!se parte normal de nossa vida sermos pontuais.? ^s ve3es, preciso reservar tempo para imprevistos. KorothP lem/ra0 >Iecentemente, tive de ir /uscar algumas pessoas para lev!las 5 reunio. Kurante o tra4eto, furou um pneu de meu carro. -le foi consertado e ainda assim cheguei em tempo para apanh!las. 1omo pode ver, eu sempre reservo tempo para imprevistos com o carro ou com o tr[nsito.? U P1S6 SUW1S,X1S 6 8U,R8S. -m rovr/ios #+0(+, a X/lia di30 >O ferro se agua com o pr"prio ferro. Assim um homem agua a face de outro.? -m harmonia com esse princpio, fale com outros cu4as circunst[ncias se4am similares 5s suas M mas que conseguem ser pontuais. 1om certe3a, eles disp;em de muitas sugest;es Zteis. Iene, 4 citada, est decidida a corrigir seu h/ito de chegar atrasada. -la di30 >Iesolvi recentemente melhorar. -m/ora no tenha sido fcil, estou fa3endo progresso.? ]oc2 tam/m pode. <endo atitude certa e fa3endo esforo, poder aprender a ser pontual.

Das könnte Ihnen auch gefallen