Sie sind auf Seite 1von 10

UNIVERSIDADE CATLICA DO SALVADOR Instituto de Filosofia e Cincias Humanas Departamento de Filosofia Histria da Filosofia

LGICA NA CHINA
Geraldo Natanael de Lima

Salvador, 16 de junho de 2003.

A LGICA
A evoluo do Confucionismo - A China e Japo.

1- Introduo.
Este trabalho visa retratar brevemente a criao da lgica e da teoria do conhecimento na China. No item 2, buscamos realizar um esquema sobre o texto A lgica, do livro A evoluo do Confucionismo A China e Japo de............... Os itens 3 e 4 so complementos ao esquema do item 2 e foi realizado por interesse em melhor abordar o tema. No item 3 ser realizada a definio de alguns conceitos bsicos e no item 4 a biografia de alguns pensadores.

2- Esquema sobre a lgica na China.


2.1- Mei-Ti e a sua escola foram na China:
Os criadores de uma teoria do conhecimento na China. Eram empiristas e afirmavam que o valor de um conhecimento seu valor utilitrio. Foram os primeiros que tiveram noo do que eram as investigaes cientficas. No admitiam o apriorismo de Confcio (aceitao, na ordem do conhecimento, de fatores independentes da experincia), nem a intuio dos taostas. Defendiam que a preciso de uma opinio depende das conseqncias prticas que traga. Mei-Ti rejeitou o conhecimento intelectual e a regularizao dos conceitos da teoria confucionista, se baseando em que os nossos desejos tambm impem interferncias. Tinham uma noo nominalista, os nomes dos signos convencionais e distinguiram entre o predicado (o ming) e o sujeito (che). Defendiam uma concepo realstica do ming. A palavra gua o sinal convencional de todas as propriedades da gua; percebendo esta palavra gua, nossa memria v todos os predicados (ming) do objeto gua. O atributo (qualidades) no o que acrescentado a um objeto, mas a soma destes atributos que forma a representao da coisa. Os discpulos resumiam todos os conhecimentos em trs partes: O estudo. A experincia pessoal. A inferncia, que, no conceito chins, uma espcie de conhecimento mediato, possvel onde no h possibilidade de uma percepo pessoal imediata. Deste modo, de acordo com o texto chins, quando ns percebemos que algo desconhecido semelhante a algo conhecido, porque ns conhecemos as duas coisas. Diziam que a causa, do ku, aquilo cuja presena provoca algo.

Insistiram sobre os perigos do pensamento indutivo. Desconfiaram do uso sem mtodo das concordncias e das dessemelhanas, recomendando para usar somente a induo com grande prudncia. Os modos de induo desta doutrina so: A concordncia: pode ser: uma identidade completa (quando um objeto tem dois nomes), um parentesco (relao) de espcies, uma coexistncia no espao, uma semelhana de determinadas qualidades. A diferena: tem distines semelhantes. A comparao.

2.2- Sofista Yin-Wen-Tse: Esta filosofia era mais moderna e crtica do que os conceitos de Confcio.
Fez a distino entre os nomes e os objetos. Os nomes servem para determinar exatamente as qualidades (hing), as aparncias sensveis dos objetos. O ming confucionista, representa a soma de todas as qualidades perceptveis. As designaes no so suficientes, porque no alcanam completamente seu fim. No se deve, por isso, descuidar da distino dos nomes. Cada fenmeno deve ter um nome, mas o que tem um nome necessariamente no deveria temer uma forma. Se algo tem forma e no tem nome, na realidade, no perde por isso as suas qualidades materiais. O nome no depende da realidade e esta no depende do nome. O nome serve unicamente para reconhecer os objetos de acordo com suas qualidades e os distinguir. A doutrina dos juicios se confunde totalmente com a dos ming. Temos visto que a forma intuitiva de uma frase chinesa oposta a forma de uma frase ocidental. O problema fundamental da lgica chinesa era a crtica dos nomes e dos conceitos como condio prvia de todo o conhecimento.

2.3- Tung-Chung-Chu.
Foi o codificador do confucionismo. Foi o filsofo mais notvel na poca dos Han. O Imperador Wu-Ti convidou aos letrados a fazer a conhecer suas proposies sobre os verdadeiros princpios do governo. Tung foi considerado como o mantenedor da doutrina confucionista. Suas opinies esto baseadas no Chung-Yung, atribudo a Confcio, e que foi muito discutido tanto pelos confucionistas de Yu como pela cincia ocidental. H sculos, que se tem perguntado se Chung-Yung contm verdadeiramente a doutrina do Mestre, e se foi o oposto a Lun-Yu, que parece ter fundamentos mais histricos que o Chung-Yung, porque este fala de uma tradio secreta de Confcio dada a seus discpulos mais prximos. Tung no estava satisfeito em expor uma moral pragmtica como o fizeram MongTse e seus discpulos, mas quiseram dar bases metafsicas lei moral.

3-Conceitos.
3.1- O ming.
O ming o conceito que trata da essncia da coisa, determinado a priori e no depende da nossa experincia. As nossas palavras devem adaptar a estes conceitos, sendo esta adaptao o cheng-ming, a denominao perfeita. Servir s coisas se no houvesse confuso na linguagem e as coisas de que elas no so feitas. O ming foi a base da lgica chinesa. o princpio do ming, o nome da escolstica chinesa. Afirmava que as designaes corretas criaram a civilizao.

3.2- O saber, Che.


Significa a inteligncia, a habilidade de conhecer, a percepo sensvel imediata um conhecimento espiritual, tipo de uma razo intuitiva. H um conhecimento potencial e h um conhecimento atual. Quando a percepo sensvel tem certa durao, notada de tal modo que ns podemos obter a representao fora do objeto. A memria provm, da durao e um tipo de uma reteno das impresses sensveis.

3.3- O sorites chins e as formas primitivas da arte de provar.


O sorites chins consistia em uma cadeia de proposies, cuja correspondncia se afirmava pelo ritmo analgico do desenvolvimento. A fora do sorites antigos era uma sabedoria tradicional, sendo que Masson-Oursel viu uma lgica formal nos sorites. As frmulas mgicas operantes formaram a base do raciocnio (argumento). O lao formal do sorites que posteriormente ser o essencial era, nas origens, somente o aspecto sensvel de um lao da realidade, mgico, tradicional. As brigas de provrbios na China asseguraram a vitria ao competidor, provida de armas da lgica levada da sabedoria tradicional. Cada um dos oponentes tinha de fazer um desenvolvimento de uma prova lgica. Para provar, era preciso achar correspondncias efetivas, listas de ming tradicional. A arte deste raciocnio primitivo consistia em expor analogias ricas em ressonncias. As frmulas tpicas estavam unidas de dois entre dois, em uma ligao que simbolizava o jogo natural do (Yin-Yang). O ritmo com carter alternativo, era a representao do desenvolvimento do espao e do tempo. O raciocnio por passos era uma srie de frmulas sagradas, que no podia rejeitar ou negar e que eram conjugadas com conceitos elementares, smbolos exatos das coisas do realismo mgico do ming. As diversas percepes dos sentidos se excluem umas das outras. A combinao das propriedades das coisas no permitem formar um objeto. O conceito mais geral no contm o mais concreto.

3.4- Cheng-ming (confucionista).


Era a busca da denominao perfeita, dar nomes s coisas que correspondam a sua verdadeira natureza. Nossas palavras e nossas aes justas deveriam adaptar a estes conceitos. Para Confcio e a velha tradio antiga, as coisas esto ligadas aos nomes de um modo muito estreito, haja vista que os conceitos so reais. Dar a cada coisa o seu verdadeiro nome o trabalho mais importante para ordenar o universo e o primeiro trabalho do Soberano virtuoso. Mas os nomes no dependem de observaes exteriores: quem quer adquirir o conhecimento no deveria atentar-se ao outro; deveria escutar o que diz seu prprio Eu.

3.5- Silogismo chins.


O pensamento chins no conhece o silogismo, ao menos se baseando na sua frmula clssica. A concluso chinesa um entimema (silogismo incompleto) e se baseia na forma de uma proposio causal expressada de um modo hipottico: se A um homem, logo mortal, ser a forma do chins normal para o nosso silogismo todos os homens so mortais; A um homem; logo A mortal. A frase chinesa tem uma forma condicional; vem ser como no sorites: demonstra-se por induo e deduo e cada concluso parcial se apia sobre uma relao causal; todo o valor de nosso saber depende do conhecimento exato destas relaes.

3.6- Confucionismo.
Confcio fundou uma escola humanista, onde desenvolveu a doutrina da Harmonia Central (Zhun Yun) e enfatizava a realizao da vida atravs do pleno desenvolvimento do homem. O confucionismo era uma filosofia prtica derivada dos ensinamentos de Confcio, influente na China e em outros pases do Extremo Oriente. O confucionismo foi a ortodoxia estatal da China at a revoluo de 1911. Ensina que para encontrar a harmonia devemos praticar a piedade e o respeito, o ritual religioso e a integridade. Desenvolvido por discpulos como Mncio, o confucionismo enfatiza a bondade humana (e o direito de rebelio contra os que a contrariam, tais como os governantes injustos), ao mesmo tempo em que sua venerao pela erudio, pelo estudo, pela poesia, pelo cerimonial e pela msica o aproximam dos ideais platnicos e aristotlicos de contemplao e sabedoria. Confcio viu uma relao estreita entre o nome e a coisa, acreditando que os conceitos eram os formadores das coisas (espcie de idias platnicas) e que para alcanar estes conceitos deveria trabalhar por introspeco. Mei-Ti era exatamente contrrio a isto como os nominalistas do realismo e do empirismo metafsico medieval se encontravam na frente dos realistas do idealismo e do apriorismo metafsico na mesma poca, que o Ocidente.

3.7- Yin/yang.
No pensamento chins, as duas maiores foras, opostas, mas complementares, que atuam no cosmo. O yin o poder feminino, frio, sombrio e passivo; o yang representa a masculinidade, a luz e o calor. A Terra, a chuva, o macio, o mal, o negro, o pequeno e o par (nmeros) so yin; o cu, a luz do Sol, o spero, o bem, o branco, o grande e o mpar so yang. A interao entre as duas foras constitui o chi, isto , o princpio material que governa o universo. Seu equilbrio essencial harmonia e sade. A escola yin/yang de filosofia chinesa, fundada possivelmente por Tsou-yen (c.305-240 a.C.), uma das primeiras tentativas de constituir uma cosmologia, e baseia-se na oposio yin/yang e na doutrina dos Cinco Elementos (metal, madeira, gua, fogo e terra), que operavam em ciclos ordenados, produzindo a natureza e a histria.

3.8- Niilismo.
Vem de nihil, e significa nada, que a negao da realidade substancial. a teoria que promove o estado em que no se acredita em nada, ou de no se ter comprometimentos ou objetivos. O termo incorretamente usado para caracterizar todas as pessoas que no partilham uma f especfica ou um conjunto determinado de valores absolutos.

4- Biografia dos Pensadores Chineses.


4.1- Mei-Ti.
A escola de Mei-Ti pouco conhecida. Um dos seus discpulos era Kao-Tse que, de acordo com a tradio, foi o primeiro discpulo de Mong-Tse. Foi um naturalista que considerou a natureza como a vida: o homem nem no nem bom ou mau, como a gua corrente que corre de acordo com a orientao; sua natureza no discerne o bem e do mal. Como o professor, rejeita um bem transcendental e calcula que o bem a coisa til. O dever exterior e imposto ao homem; fome e amor, tal a natureza humana. O livro XXXVII, atribudo a Mei-Ti, talvez o tratado de lgica mais velho do mundo. a) dividido em nove partes, e trata da lgica e sua aplicao em geral, dos mtodos, dos paralogismos, da lgica formal. b) Os fins da lgica so: a distino da verdade e do erro - a investigao das causas do sucesso ou do fracasso nas organizaes humanas o conhecimento das semelhanas e as diferenas das coisas o conhecimento das relaes entre a substncia (essncia) e os acidentes o conhecimento do bem e do mal a possibilidade de superar as situaes difceis. A ao nunca pode ser independente do desejo, enquanto a ao justa depende do desejo justo; no se trata, pois, da regularizao de nossos conceitos, mas da regularizao de nossos desejos.

Distinguiam as pequenas e as grandes causas; a causa pequena o inverso: deste modo a relao de causalidade no uma relao entre coisas isoladas, mas entre complexos inteiros de coisas; um fenmeno nico somente uma causa parcial, uma pequena causa, e nunca um grande causa. Somente se pode conhecer um caso particular por uma lei geral; o modo de ao geral de uma causa como, o fa, deveria ser acrescentado ao ku. A regra, o modelo, a lei das coisas o fa, e o ku uma causa objetiva. De acordo com Mei-Ti, uma concluso exata quando o ku concorda com o fa. A lgica de Mei-Ti reconhece que, quando coloca a regra geral (fa), e o ku concorda com esta regra, a concluso justa. A denominao explica uma coisa desconhecida por meio de uma quantidade conhecida, e tambm se diz que provar algo substituir uma coisa desconhecida por uma quantidade conhecida: concluir nomear, e a ordem das classificaes reflete a ordenam dos conceitos.

4.2- Confcio (551- 479 a.C.).


Do chins, Kung futzu: venervel mestre Kung. Confcio nasceu em Shantung, de origem pobre, e veio a ser um dos maiores administradores de sua provncia natal. Em 496 a.C. comeou um perodo de vida errante, com a inteno de convencer os vrios soberanos com que se encontrava a praticarem suas doutrinas morais. Aps voltar a fixar-se, tornou-se o mais clebre professor de poesia, histria e filosofia moral da histria chinesa. Suas mximas foram reunidas por alunos no Lun Y ou Analetos, que formam a fonte principal para sua filosofia. Confcio viveu numa poca de grande desordem civil, quando diversos dspotas disputavam o poder da moribunda dinastia Chou. Sua filosofia tem por objetivo a introduo de princpios morais no exerccio do poder poltico: substituir o governo da fora pelo governo da virtude. Ao cultivar a humanidade (jen), as pessoas tornam-se elevadas em suas vidas pblicas e privadas, e quando todos os indivduos a cultivarem, a felicidade ser conquistada. Fazer isso exige observar as regras do que apropriado (li) na vida social, o que faz com que o confucionismo defenda tambm a importncia moral das formas tradicionais existentes de ordem social. Li o princpio que canaliza o respeito pelos outros e pelo mundo, e que regula a natureza humana. A Vida (tao) consiste em viver no seio da ordem social, adotando as virtudes apropriadas a filhos, mes, governantes, etc.

4.3- Tung-Chung-Chu (Se-Ma-Ts'ien) (175 105 a.C.).


Foi o filsofo mais notvel na poca dos Han, mais conhecido no Ocidente basicamente pelo nome de Se-Ma-Ts'ien, o pai da histria chinesa. Nasceu em KuangChuan, no Che-Li do Sul; comeou a levar uma vida de completo retiro. Tung se apoiou nos antigos conceitos chineses, seguindo assim a uma tradio constante na filosofia dos do Extremo Oriente. Admitiu naturalmente o binmio Yin-Yang, originrio da fora vital nica (ki), que deste modo chega a ser, na sua ao polarizada, o futuro e a extino eterna de cada coisa. O cu e a terra, quer dizer: o Yang, o princpio dinmico (te) e o Yin, o princpio formal (hing), formam, por seus contrastes, a raiz de todos os seres (wan-wu). O homem depende do Cu, da fora vital divina, o ki que o

mesmo para todos. Tung primeiro filsofo que sistematizou a teoria do Yin-Yang de um modo completo, enquanto aplicando isto manifestao inteira do cosmo. Para ele, existe o Ser puro, Deus (T'ien) e ia fora vital divina (Tien-ki), primeira fonte de toda a vida, primeiro manifestao de Deus. Quando esta fora trabalho divina fez o mundo, o fez para a mudana eterna do Yin e do Yang; se esta polaridade harmonizada e se confunde em um sopro nico (hiao-si), o Tao, imutvel princpio que faz todas as mudanas sem ser mudado a si mesma, unidade profunda que transcende a dualidade. O Deus de Confcio e de Tung esttico, transcendente (ch'ung) e, ao mesmo tempo, dinmico e ativo. A harmonia entre o Yin e o Yang origina a ordem, a desordem e a dor provm da sua desarmonia. A relao entre as aes humanas e a cosmologia foi sempre uma base fundamental da filosofia chinesa. O filsofo Tung apresentou trs memrias em qual recomendava, entre outras coisas, a instituio de um sistema de estudos e de exames para formar administradores e funcionrios do Estado; terminou suas memrias dele dizendo: Agora, os professores ensinam diversas regras e o povo fala de diversos modos. Cada escola segue suas prprias doutrinas; h diversidade nos princpios porque os soberanos no mantiveram uma regra nica. As leis so to variveis que o povo no sabe que fazer. Minha opinio suprimir tudo, absolutamente tudo o que no entra nos preceitos dos seis livros sagrados e tudo aquilo no dependa dos princpios de Confcio. Quando os princpios heterodoxos foram exterminados e os princpios ortodoxos estiveram ss, as leis estaro claras e o povo conhecer seu dever. Tung-Chung-Chu foi muito querido por Wu-Ti, que elevou as dignidades mais altas.

4.4- Siun-Tse, Shi-Hwang-Ti e os Han.


A filosofia confucionista ortodoxa de Siun-Tse e a perseguio de Shi-Hwang-Ti. Durante quatro sculos (206 a.C. - 221 d.C.), os Han trabalharam com uma perseverana, uma autoridade e uma grandeza de olhar extraordinrio estabelecendo o Imprio sobre as normas promulgadas pelos Ts'in. Um fato domina sua histria: eles fizeram obrigatrio o conhecimento do Confucionismo nos exames pblicos, estabelecendo como doutrina oficial. Os Ts'in, ao encontrar oposio nos letrados confucionistas, tentaram extirpar suas doutrinas destruindo os textos, como vimos. Os Han, melhores inspirados, fizeram reinar a paz moral em benefcio dos Confucionistas.

4.5- Kung-Sun-Lung (400-300 a.C.).


Fundou uma escola sofista e tinha principal interesse nos conceitos. Era um nominalista chins, onde negava toda a realidade, no somente as categorias mais gerais, mas tambm aos conceitos genricos. As diversas percepes dos sentidos se excluem umas das outras; a combinao das propriedades das coisas no permite formar um objeto; o conceito mais geral no contm o mais concreto. Esta posio extrema do niilismo filosfico no foi adotada por Mei-Ti e sua escola porque eles no tinham podido ensinar a lgica, por ser impossvel toda a definio.

4.6- Wu-Ti (imperador) (140-87 a.C.).


Foi a poca mais brilhante da dinastia dos Han, sob o reinado do imperador Wu Di ou Wu-Ti Enrgico e inteligente, soube opor-se s pretenses da nobreza que pretendia reviver a poca do feudalismo e cercou-se de letrados confucionistas por tanto tempo desprezados e at mesmo perseguidos. Para impedir o retorno do feudalismo, ordenou que o herdeiro de qualquer domnio dividisse as terras entre seus irmos. Wu Di procurou estender as fronteiras de seu imprio, conquistando para a China toda a imensa regio do rio Azul e anexando o reino de Cato, alm de lutar contra os hunos e conquistar a sia Central. Seus exrcitos incluam voluntrios e condenados.

4.7- Chuang Tzu.


A tradio indica que Chuang Tzu era um excntrico, que pouco se incomodava com a compostura e a etiqueta exigida no s pelos confucionistas como pelas tradies chinesas de respeito pelo Estado e pela pessoa do soberano. O trecho mais famoso (no Ocidente) de sua obra, em que fala um personagem chamado Chuang Chou: Uma vez, eu, Chuang Chou, sonhei que eu era uma borboleta e que era feliz como uma borboleta. Eu estava consciente de que eu estava bastante contente comigo mesmo, mas eu no sabia que eu era Chou. De repente acordei e ali estava eu, visivelmente como Chou. No sei se era Chou sonhando que ele era uma borboleta ou a borboleta sonhando que ela era Chou. Entre Chou e a borboleta precisa haver uma distino. Esta chamada a tranformao das coisas. Aqui se contrape a relatividade dos seres observveis ao absoluto da unidade eterna do Tao. Mas ao mesmo tempo estava implcita uma discusso sobre a lgica do conhecimento e a lgica da transformao da realidade. Chuang Tzu demonstra em sua obra um grande conhecimento dos lgicos chineses, cujas contribuies ele cita, mas que infelizmente no tiveram suas obras publicadas em edies acessveis no Ocidente, onde existe a falsa noo de que os pensadores chineses no se preocuparam com a lgica. Por exemplo, um texto de Chuang Tzu, chamado Discusso sobre Como Tornar Todas as Coisas Iguais entre Si, afirma: Usar um atributo para mostrar que os atributos no so atributos no to bom quanto usar um no-atributo para mostrar que os atributos no so atributos. Usar um cavalo para mostrar que um cavalo no um cavalo no to bom quanto usar um nocavalo para mostrar que um cavalo no um cavalo. O Cu e a Terra so um e o mesmo atributo; as 10 mil coisas (que os chineses consideravam constiturem o Universo observvel) so um nico cavalo. Fica assim dado um exemplo de quo complexa podia ser a lgica chinesa, que a olhos ocidentais parece combinar noes de Plato quanto ao absoluto dos conceitos universais com noes de Aristteles quanto lgica de se atribuir a um sujeito um predicado (ou atributo) - e ainda com a complexa lgica de Hegel que postula um parentesco entre a unidade do Esprito e a multiplicidade das coisas materiais. Tudo isso se torna ainda mais complexo quando se lembra que aqui Chuang Tzu est aludindo a duas observaes do lgico Kung-sun Lung, mais exatamente: "Um cavalo branco no um 8

cavalo" (ou seja, um cavalo real no corresponde exatamente ao conceito abstrato e universal de cavalo, algo semelhante concepo de Plato) e "Os atributos no so atributos em si e por si", ou seja, eles no existem fora do ser real de que so atributos, o que lembra a querela dos universais da Idade Mdia ocidental. .

Bibliografia
A evoluo do Confucionismo - A China e Japo. BLACKBURN, SIMON, Dicionrio Oxford de filosofia, Jorge Zahar Editor, RJ, 1997. FERRATER MORA, J., Dicionrio de Filosofia, Edies Loyola, SP, 2001. INTERNET, Escolas Filosficas na China, http://www.5via5.com.br/filosofia.php INTERNET, Chuang Tzu, http://www.geocities.com/SoHo/Veranda/3856/chuang.html INTERNET, Dinastias Chinesas, http://www.internext.com.br/valois/pena/210ac.htm

Das könnte Ihnen auch gefallen