Sie sind auf Seite 1von 10

PROBLEMTICA AMBIENTAL DOS RIOS URBANOS: UMA ANLISE DA SITUAO DA POPULAO RIBEIRINHA DO RIACHO DA PRATA EM LAJEDO PE

Julio Csar Flix da Silva Especialista em Ensino de Geografia Universidade de Pernambuco UPE, Campus Garanhuns E-mail: juliocesar.felix@hotmail.com Cllio Cristiano dos Santos Professor Assistente Universidade de Pernambuco UPE e Universidade Estadual de Alagoas E-mail: clegeo2@yahoo.com.br Introduo

A produo do espao urbano em bacias hidrogrficas constitui a problemtica ambiental dos rios urbanos, j que os rios so negados pela expanso da malha urbana na medida em que suas margens so ocupadas arbitrariamente. Geralmente, os citadinos que promovem esse fenmeno urbano fazem parte de classes sociais menos favorecidas, com baixo nvel de escolaridade e renda, com um poder aquisitivo insuficiente para aquisio de um terreno ou imvel em uma rea adequada moradia, devido aos exacerbados preos da habitao regidos pela especulao imobiliria. Trata-se de um tema de interesse para os pesquisadores que se dedicam ao estudo da urbanizao, processo que quase sempre marcado por srios problemas ambientais. Assim, o presente estudo aborda o espao urbano, empiricizando atravs da anlise do Riacho da Prata na cidade de Lajedo PE. Diante disso, a ideia da pesquisa analisar a problemtica ambiental urbana decorrente da ocupao irregular das margens do Riacho da Prata, visando identificar suas implicaes para a populao ribeirinha da cidade de Lajedo PE. Para tanto, traou-se os seguintes objetivos especficos: caracterizar o uso e a ocupao das margens do Riacho da Prata, buscando a identificao dos riscos ambientais de sua trajetria urbana; identificar as prticas dos ribeirinhos, visando relacionar a degradao do rio s situaes de risco ambiental. E ainda, analisar a relao de uso e ocupao com as prticas da populao ribeirinha, no intuito de apreender o nvel de vulnerabilidade socioambiental.

Os procedimentos metodolgicos adotados para operacionalizar esta pesquisa, partiram de uma pesquisa exploratria, com consultas a livros, artigos cientficos, revistas, enfim, o material bibliogrfico concernente temtica em questo, no intuito de desenvolver um maior embasamento terico cientfico, bem como para um melhor entendimento dos fenmenos scio-espacias e fsico-naturais que constituem a rea objeto de estudo. Tambm se realizou uma pesquisa qualitativa, pautada na observao direta intensiva, por meio das seguintes tcnicas: observao in loco, trabalho fotogrfico e entrevistas junto s pessoas que moram ou que possuem algum comrcio ao longo do percurso urbano do Riacho da Prata, objetivando caracterizar a rea objeto de estudo, e identificar as situaes de risco ambiental. Isto posto, discute-se neste artigo a produo do espao urbano em bacias hidrogrficas, analisando-se a ocupao irregular das margens do Riacho da Prata, e a situao dos citadinos que moram nas suas margens. Para tanto, apresenta-se inicialmente algumas reflexes sobre as principais teorias e conceitos que norteiam a pesquisa. Em seguida, discute-se as principais caractersticas e os aspectos locacionais do Riacho da Prata, na cidade de Lajedo PE. Por ltimo, tece-se uma breve anlise sobre a problemtica ambiental desse rio em seu permetro urbano. 1 A Guisa de Apontamentos Tericos Os rios sempre estiveram no cerne do cotidiano das cidades. Em primrdios existia uma relao amigvel entre esse objeto natural e a sociedade, onde a populao alm de aproveitar as potencialidades naturais dos rios preconizava uma relao de significados, atravs, por exemplo, de rituais como o batismo, entre outros. Hoje em sua interface predomina a hostilidade, passando a se impor de forma perversa para os rios, e tambm sobre os citadinos. Em outras palavras, a urbanizao, tem se traduzido em danos graves para o rio, pois atualmente a maioria dos rios urbanos so receptculos de esgotos, depsitos de lixo, e para muitos citadinos que vivem s suas margens, fazem parte de sua realidade enchentes e alagamentos, eventos catastrficos que deixam muitos desalojados, desabrigados, causam tambm danos sade e mortes. Sumariando, os rios urbanos so objetos naturais humanizados, ou seja, estruturas vivas negadas pelos processos sociais das cidades, e por isso agente (sujeito), paralelamente objeto e vtima da sociedade. Para Almeida e Carvalho. (2009, p. 2).

Os rios so aqueles que, dialeticamente, modificam e so modificados na sua inter-relao com as cidades. E a partir dessa interao, surge algo que , ao mesmo tempo, natural e cultural, orgnico e artificial, sujeito e objeto, algo hbrido por que no mais natural, mas tambm no se transformou ao ponto de deixar de carregar em si a Natureza

De forma imediata, podemos de maneira grosseira incriminar os citadinos ribeirinhos como causadores dessa problemtica scioambiental urbana, por saberem que as margens de um rio so espaos insalubres e susceptveis a riscos ambientais, mas mesmo em meio a essas circunstncias eles ocupam irregularmente essas reas. Na verdade, deve-se atentar para atuao clientelista e paternalista do Estado, que alm de permitir essa problemtica atravs da sua legislao frgil e pela falta ou ineficcia de polticas de planejamento urbano que no asseguram a proteo das margens dos rios. E tambm incentiva essa problemtica ambiental urbana, na medida em que desenvolve aes para beneficiar um seleto grupo atuante na produo do espao urbano, produo que expropria de muitos indivduos o direito de morar corretamente, pois muitos so segregados para espaos desvalorizados inadequados para habitao, como as margens de um rio. Morar adequadamente no significa apenas ter um teto, mas sim usufruir daquilo que necessrio para um bem-estar fsico e psicolgico (SILVA, J; SANTOS, A; SANTOS, C; 2010, p.44) Nesse sentido, as populaes ribeirinhas so vtimas do processo excludente de produo heterognea do espao urbano capitalista, a qual o Estado comunga regulando a organizao espacial da cidade de acordo com os interesses da elite.

A nvel intra-urbano, o poder pblico escolhe seus investimentos em bens e servios coletivos, exatamente os lugares da cidade onde esto os segmentos populacionais de maior poder aquisitivo; ou que podero ser vendidos e ocupados por estes segmentos pois preciso valorizar as reas. Os lugares da pobreza, os mais afastados, os mais densamente ocupados vai ficando no abandono... (SPOSITO, 2010, p.27)

O Estado regula a produo do espao urbano para beneficiar as classes sociais com alto poder aquisitivo, so elas que ocupam as melhores reas. Enquanto isso as classes empobrecidas no conseguem morar e por isso se deslocam para abrigos improvisados como pontes, viadutos, marquises das ruas e etc. ou so expulsas para morar em lugares desprovidos de infraestrutura bsica e servios urbanos, ou at imprprios para habitao, tais como encostas ngremes e margens de rios.

Sendo assim, depreende-se que a produo do espao urbano em bacias hidrogrficas reflexo, mormente, da especulao imobiliria, ou melhor, o preo elevado da terra o que vai engendrar a problemtica ambiental dos rios urbanos, na medida em que condiciona a segregao scio-espacial, e, por conseguinte, a ocupao irregular das faixas marginais dos rios, pois mesmo que esses lugares sejam insalubres, reas ambientalmente frgeis, isto , de riscos ambientais, todo ser humano necessita de uma moradia, pois de acordo com Rodrigues (2003, p.11): Historicamente mudam as caractersticas de habitao, no entanto sempre preciso morar, pois no possvel viver sem ocupar espao. Para Britto e Silva (2006), as margens dos rios so espaos desvalorizados, por serem reas insalubres e de risco de enchentes, e por isso uma paisagem residual, sujeita a ocupaes irregulares da demanda no solvvel de citadinos a terra. Assim, para as classes mais empobrecidas as margens de um rio uma alternativa habitacional (reas sem valor), pois as pessoas com poder aquisitivo elevado se apropriam dos melhores lugares da cidade, com amenidades. Enquanto as parcelas mais pobres da sociedade so segregadas espacialmente (graas ao elevado preo do solo urbano) para ambientes fsicos distantes, favelas ou reas inadequadas e insalubres para habitao. Deste modo, habitar as margens de um rio, viver em risco, ser vulnervel, tanto no que diz respeito sade, como aos bens materiais. 2 Caractersticas e Aspectos Locacionais do Riacho da Prata

O Riacho da Prata um rio intermitente que se situa no municpio de Lajedo-PE (Figura 1). Este curso dgua que possui cerca de 06 (seis) quilmetros de extenso, nasce no Stio Prata 2 e percorre vrias propriedades rurais. Chega cidade nas imediaes do Bairro Poo, segue pela Favela do Aude, cortando as principais ruas do centro da cidade, at desaguar no Riacho Doce nas proximidades da comunidade dos Caldeires. No alto curso do Riacho da Prata, o rio se apresenta como um pequeno filete de gua, pois na rea em questo houve a remoo de vegetao ciliar para o desenvolvimento da agricultura, o que compromete a nascente, visto que facilita a eroso do solo pela gua da chuva e o acmulo de sedimentos, resultando assim em uma diminuio de sua permeabilidade, seguida da reduo da gua da nascente. Na rea em

questo h uma predominncia de gramneas (vrzea) que servem para a criao de animais (Foto 01).

Figura 1: Localizao do Riacho da Prata no municpio de Lajedo.


Fonte: Adaptado do Diagnstico do Plano Diretor de Lajedo (2002)

No mdio curso do riacho, a populao criou na trajetria do leito (margeado por gramneas) alguns barreiros e audes de pequeno e mdio porte para reter a gua do rio, a qual serve de subsidio para criao de animais, e principalmente para suprir as necessidades (irrigao) da agricultura familiar. Essa interveno humana sobre o rio acarretou a retirada de vegetao ciliar, diminuio de sua vazo e o assoreamento do rio (Foto 02).

Foto 1: Criao de animais


Fonte: Julio Csar Flix (2011).

Foto 2: Mdio curso do Riacho da Prata


Fonte: Julio Csar Flix (2011).

O baixo curso do Riacho da Prata se inicia nas imediaes da barragem de Juvenal (Foto 3), a qual transborda em dias de chuvas torrenciais, que junto com as guas do rio,

e tambm dos audes que transbordam durante o seu curso pelo campo, pode provocar enchentes na cidade. A partir da o Riacho da Prata segue para o centro da cidade, cortando-a no sentido Sul/Norte. O riacho adentra na cidade nas proximidades do Bairro Poo, e posteriormente passa pela Favela do Aude (localidade), corta o centro da cidade, e os Caldeires (localidade). Em sua trajetria urbana, o Riacho da Prata se caracteriza pela poluio decorrente do despejo de lixo, de efluentes domsticos e tambm pelo assoreamento. Esses traos marcantes induzem a populao citadina a representar o rio como um esgoto a cu-aberto, alm da canalizao e/ou cobertura por concreto ou calamento em alguns setores da cidade. Observe na foto 04, a trajetria do Riacho da Prata pelo centro da cidade de Lajedo.

Foto 3: Barragem de Juvenal e o Riacho da Prata.


Fonte: Google Earth (2010), adaptada por Julio Csar Flix.

Foto 4: Curso do Riacho da Prata no centro da cidade de Lajedo


Fonte: Autor desconhecido, adaptada por Julio Csar Flix.

4. Problemtica Ambiental do Riacho da Prata A partir da anlise do Riacho da Prata, constatou-se que os citadinos que moram nas suas margens, se encontram em uma rea de risco, que pode se materializar atravs de doenas, mortes e danos materiais. A situao se torna ainda mais crtica para os moradores que esto desprovidos de infra-estrutura bsica. Trata-se dos moradores da Favela do Aude, e dos Caldeires. Vejamos abaixo a situao dos citadinos lajedenses que residem nas margens do Riacho da Prata. O Riacho da Prata inicia sua trajetria urbana nas imediaes do Bairro Poo, onde os moradores no esto sujeitos a riscos ambientais, como enchentes, j que se encontram distantes do leito do rio, mas constatou-se que a populao despeja lixo nas margens do rio. Ulteriormente, o rio segue para a Favela do Aude (Foto 05), que uma ocupao irregular constituda por trs ruas, onde se encontram cerca de 50 pequenas casas (de baixo padro), que se situam prximas ao Riacho da Prata, em sua margem direita, algumas delas a poucos metros do leito do Riacho da Prata (Foto 06).

Foto 5: Favela do Aude


Fonte: Julio Csar Flix (2012).

Foto 6: Favela do Aude e o Riacho da Prata


Fonte: Julio Csar Flix (2012).

A Favela do Aude est localizada em uma rea de risco, pois se trata de um espao insalubre, devido ao odor exalado pelas guas ptridas do rio, aos ratos e insetos, ao solo e a gua contaminada, alm de ser um lugar sujeito a ocorrncia de enchentes. Assim, os riscos se manifestam da relao dos moradores com o riacho, por meio de prticas scio-espaciais e/ou de enchentes. Essa relao pode causar danos sade fsica e psicolgica dos moradores, ocasionando doenas como diarria infecciosa, clera, hepatite, esquistossomose, leptospirose, alm de prejuzos materiais quando ocorrem inundaes. Alm disso, as prticas scio-espaciais tambm so responsveis pela degradao do Riacho da Prata, como o caso do despejo de lixo em seu leito e no

entorno. Em contrapartida, observou-se que h moradores da comunidade que coletam lixo para reciclar. Alm dessas prticas tambm constatou-se que criam animais, e crianas brincando nas margens do riacho. No que tange a infraestrutura bsica, a Favela do Aude muito carente. O saneamento bsico, por exemplo, foi parcelado pelo poder pblico municipal, isto , dos quatro segmentos que o constituem, apenas dois deles foram feitos para atender as necessidades da comunidade, so eles a coleta de lixo, e gua encanada. A coleta de lixo feita duas vezes por semana na comunidade, porm no porta a porta, os moradores precisam se deslocar para um local afastado para depositar o lixo. Quanto, ao abastecimento de gua, esta chega s torneiras dos moradores irregularmente. E os outros dois segmentos do saneamento bsico, que so o esgotamento sanitrio e a drenagem de guas pluviais ainda no fazem parte da realidade desses moradores. O Riacho da Prata segue sua trajetria urbana para o centro da cidade, onde passa pelas seguintes ruas, avenidas e praas: Rua Sales Brasil, Av. Presidente Vargas, Rua do Socorro (Praa Simpliciano Cardoso), Praa Manoel Ferreira, Av. Agamenon Magalhes e Av. Major Capitu. Esse um setor da cidade de uso residencial e comercial (supermercados, padarias, farmcias, oficinas, dentre outros), ocupada por pessoas de maior poder aquisitivo. Neste trecho, o rio se apresenta coberto por concreto ou calamento, pois foi transformado em um esgoto (Foto 07 e 08) para drenar os efluentes domsticos.

Foto 7: Cobertura no Riacho da Prata


Fonte: Julio Csar Flix (2011).

Foto 8: Praa Manoel Ferreira


Fonte: Julio Csar Flix (2012).

Neste trecho, os riscos no se manifestam atravs das prticas dos moradores, visto que em alguns momentos do percurso o rio se encontra coberto por concreto e/ou calamento, porm no deixa de ser uma rea de riscos, pois a cobertura dificulta a drenagem das guas pluviais, e facilita o acmulo de lixo e, por conseguinte, a ocorrncia de enchentes.

Em seguida, o Riacho da Prata passa pela comunidade dos Caldeires, uma localidade do centro da cidade, constituida por cerca de 80 moradias. Algumas casas foram construdas a menos de cinco metros do leito do Riacho Doce e do seu afluente Riacho da Prata (Foto 09). Trata-se de uma comunidade pobre, que se instalou em uma rea de risco susceptvel a enchentes em dias de chuvas torrenciais. Alm desse problema enfrentado pelos moradores, h o desconforto psicolgico causado pelo odor exalado pelos rios, e tambm o risco de contrarem doenas em dias de enchentes, e por meio das prticas cotidianas dos moradores as margens dos rios, por se tratar de um espao insalubre. No que tange as prticas scio-espaciais dos moradores dos Caldeires, constatouse que eles jogam lixo, criam animais, e deixam as crianas brincarem as margens do rio. Atravs dessas prticas h o risco dos moradores contrarem doenas por meio do contato com solo ou gua contaminada. Nesse sentido, percebe-se que so inmeras as implicaes da problemtica para estes citadinos. Soma-se a essas condies a precariedade de infra-estrutura, onde o esgotamento sanitrio, por exemplo, no existe e o resultado o despejo de esgoto no riacho ou nas ruas (Foto 10). tambm nas proximidades desta rea, que o Riacho da Prata desemboca no Riacho Doce.

Foto 9: Os Caldeires e o Riacho da Prata


Fonte: Julio Csar Flix (2010).

Foto 10: Caldeires


Fonte: Julio Csar Flix (2010).

Consideraes Finais

Muitos so os que lutam na cidade Lajedo por acesso a uma moradia decente e ao acesso a infra-estrutura bsica, para assim conseguir viver com o mnimo de dignidade, dentre estes os moradores do centro da cidade, e de suas localidades Favela do Aude e

dos Caldeires, os quais residem s margens do Riacho da Prata, um espao de risco de enchentes, e tambm de poluio imperante. Diante desse contexto, essas populaes so negadas pelo poder pblico municipal, pois o mesmo parcelou reivindicaes no que tange a infra-estrutura bsica, fato que impulsiona muitos moradores a desenvolverem prticas que degradam o Riacho da Prata e/ou que podem afetar a sade deles prprios, tais como o depsito de lixo no leito do rio, criao de animais, crianas brincando em suas margens. Por fim, pode-se dizer que os citadinos que moram as margens do Riacho da Prata, so grupos sociais excludos, que tentam subsistir em uma rea carente de equipamentos e servios pblicos, inadequada para habitao, o que agudiza a queda na qualidade de vida dessa populao, mormente dos moradores da Favela do Aude e dos Caldeires. Assim, muitos so os que no dormem as margens do Riacho da Prata, por no conseguirem morar corretamente, ou amedrontados com risco de algum evento catastrfico. Referncias ALMEIDA, L. Q.; CARVALHO, P. F. , A negao dos rios urbanos numa metrpole brasileira, XII Encuentro de Gegrafos de Amrica Latina, 2009. Disponvel em: http://egal2009.easyplanners.info/area07/7006_Almeida_Lutiane_Queiroz_de.pdf.Aces so em: 26 de Agosto de 2009. BRITTO, A. SILVA, V. A. Viver s margens dos rios: uma anlise da situao dos moradores da favela Parque Unidos de Acari. In: COSTA, L. M. S. A. (Org.) Rios e paisagens urbanas em cidades brasileiras. Rio de Janeiro: Viana & Mosley PROURB, 2006. DIAGNSTICO DO PLANO DIRETOR DE LAJEDO. Consultran Transportes, Consultoria Ltda, outubro, 2002. GOOGLE. Programa Google Earth, 2010. RODRIGUES, Arlete M. Moradia nas cidades brasileiras. 10. ed. So Paulo: Contexto, 2003. SPOSITO, M. E. Capitalismo e urbanizao. 15. ed. So Paulo: Contexto, 2010. SILVA, J. C. F.; SANTOS, Anderson L.; SANTOS, Cllio C.. Problemtica Ambiental dos Rios Urbanos: uma anlise das situaes de risco ambiental e da qualidade de vida dos ribeirinhos do Riacho Doce da cidade de Lajedo-PE. Revista Brasileira de Geografia Fsica, Recife - PE, v. 4, p. 520 - 542, 21 set. 2011.

Das könnte Ihnen auch gefallen