Sie sind auf Seite 1von 10

MEMORIAS POSTUMAS DE BRAS CUBAS

MACHADO DE ASSIS

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES

NOME: No : SRIE/ANO: ESCOLA:

ma das mais importantes obras da literatura brasileira, Memrias pstumas de Brs Cubas um marco e ainda hoje um enigma para diversos crticos. Partindo de um dilogo com toda a tradio da literatura ocidental, Machado de Assis consegue nos fornecer uma interpretao original do Brasil, bem como uma obra que sobressai em relao aos demais romances de seu tempo, em virtude de sua inventividade formal e temtica. Desenvolva os principais pontos da obra neste suplemento de atividades, depois da leitura do livro, dos Dirios de um Clssico, da Contextualizao Histrica e da Entrevista Imaginria.

UMA OBRA CLSSICA

1. 2.

Qual o tema central de Memrias pstumas de Brs Cubas?

Em que sentido podemos dizer que Memrias pstumas de Brs Cubas uma obra inovadora?

ENREDO

3.

Qual o eixo temtico de Memrias pstumas de Brs Cubas?

4. 5.

Qual o efeito cmico gerado pela perspectiva do narrador?

Em termos de representao, Memrias pstumas de Brs Cubas: a) vale-se de que tipo de recurso?

b) privilegia qual paisagem? 3 c) utiliza que tipo de narrador?

PERSONAGENS

6. 7. 8. 9.

Qual a principal caracterstica de Brs Cubas?

Em que circunstncias ocorre a morte de Brs Cubas?

Qual a genealogia do defunto-autor?

As personagens saem ilesas ou todas, de alguma forma, se corrompem? Existe prosperidade ou runa?

10.

Relacione a personagem s caractersticas: a) Colega de escola de Cotrim, vive de uma herana de um tio de Barbacena. Desenvolve um sistema losco, o Humanitismo. b) Casado com a irm de Brs Cubas. Faz o tipo meio aproveitador, adulador, que gosta de servir para obter benefcios em troca. c) Filha do Conselheiro Dutra. Primeira noiva de Brs Cubas que, entretanto, acaba por se casar com Lobo Neves, motivada mais por interesses do que por amor. d) Sujeito supersticioso. Rouba a noiva de Brs Cubas. e) Primeiro amor de Brs Cubas, sua paixo de juventude. Espanhola de vida instvel, faz com que ele gaste grande quantia de dinheiro com ela. Vitimada pela varola, desfaz-se o namoro. f) Principal personagem do livro, narra a sua histria a partir da perspectiva de sua morte.

1. Brs Cubas

2. Marcela

3. Lobo Neves

4. Cotrim 5. Quincas Borba

6. Virglia

INTERTEXTUALIDADE

11.

Leia o texto a seguir:

AO LEITOR
Que Stendhal confessasse haver escrito um de seus livros para cem leitores, cousa que admira e consterna. O que no admira, nem provavelmente consternar se este outro livro no tiver os cem leitores de Stendhal, nem cinqenta, nem vinte, e quando muito, dez. Dez? Talvez cinco. Trata-se, na verdade, de uma obra difusa, na qual eu, Brs Cubas, se adotei a forma livre de um Sterne, ou de um Xavier de Maistre, no sei se lhe meti algumas rabugens de pessimismo. Pode ser. Obra de nado. Escrevi-a com a pena da galhofa e a tinta da melancolia, e no difcil antever o que poder sair desse conbio. Acresce que a gente grave achar no livro umas aparncias de puro romance, ao passo que a gente frvola no achar nele o seu romance usual, ei-lo a, privado da estima dos graves e do amor dos frvolos, que so as duas colunas 6 mximas da opinio. Mas eu ainda espero angariar as simpatias da opinio, e o primeiro remdio fugir a um prlogo explcito e longo. O melhor prlogo o que contm menos cousas, ou o que as diz de um jeito obscuro e truncado. Conseguintemente, evito contar o processo extraordinrio que empreguei na composio destas Memrias, trabalhadas c no outro mundo. Seria curioso, mas nimiamente extenso, e alis desnecessrio ao entendimento da obra. A obra em si mesma tudo: se te agradar, no leitor, pago-me da tarefa; se te no agradar, pago-te com um piparote, e adeus. Brs Cubas A partir do prefcio que o prprio Brs Cubas escreveu sua obra, pesquise os nomes de autores e obras aos quais ele se remete e descreva o porqu dessa referncia explcita.

12.

Leia a seguir um texto de Alfredo Bosi, estudioso de literatura brasileira: Deslocando, assim, o ponto de vista, um velho tema como tringulo amoroso j no se encarregar do pathos romntico que envolvia heri-herona-o outro, mas deixar vir tona os mil e um interesses de posio, prestgio e dinheiro, dando a batuta libido e vontade de poder que mais profundamente regem os passos do homem em sociedade. Da histria vulgar de adultrio de Brs Cubas-Virgnia-Lobo Neves triste comdia de equvocos de Rubio-Soa-Palha (Quincas Borba), e desta tragdia perfeita de Bentinho-Capitu-Escobar (Dom Casmurro) s aparecem variantes de uma s e mesma lei: no h mais heris a cumprir misses ou a armar a prpria vontade; h apenas destinos, destinos sem grandeza.
BOSI, Alfredo. Histria concisa da literatura brasileira. So Paulo: Cultrix, 1974. p. 200.

Pesquise as semelhanas entre os tringulos amorosos nessas trs obras, bem como as diferenas que marcam o desenvolvimento do tema do adultrio na obra de Machado de Assis, do burlesco de Memrias pstumas de Brs Cubas, ao trgico, de Dom Casmurro.

O captulo CLIII de Memrias pstumas de Brs Cubas chama-se O alienista. Ao passo que o captulo XCIV leva o nome de A causa secreta. Como se sabe, h dois contos de Machado de Assis que levam os mesmos ttulos desses dois captulos. Compare o teor desses captulos e pesquise informaes sobre ambos os contos, conferindo se h uma relao entre eles.

13.

CONTEXTUALIZAO HISTRICA
A seguir, responda a algumas questes relacionadas seo Contextualizao Histrica, encontrada na parte nal do livro.

14.

Leia o texto a seguir, de John Gledson, pesquisador ingls, especialista na obra de Machado de Assis: O alienista o lugar onde podemos procurar uma resposta a essas questes, resposta que ela prpria vir na forma de novas perguntas. A ambio de Bacamarte leva-o muito alm daquilo que convencionalmente chamamos loucura; seu objetivo uma anlise da mente humana. Curiosamente, o livro de Bchner [...] , na traduo francesa que Machado possua, La vie psychique ds btes. Se isso for levado um pouco mais adiante, para a vida psquica dos homens (como o fazia o prprio Darwin e seus seguidores), cairemos no vertiginoso paradoxo que Machado brilhantemente dramatiza. Nossa prpria mente torna-se objeto de nossa anlise, e o espelho de jacobina comea a assombrar-nos, pois o espetculo e o espectador, para adaptar uma frase de O segredo do bonzo, transformam-se numa mesma coisa. Se levarmos essa cadeia de cogitaes s suas conseqncias nais, arriscamo-nos a uma imploso. justamente o que ocorre com

Simo Bacamarte quando decide que ele o nico louco de Itagua, e morre na Casa Verde, aps um intervalo de dezessete meses. Mente? Corpo? Realidade? Aparncia? A ousadia machadiana nesse livro crucial e fascinante, se bem que sem trazer solues, parece tambm no conhecer limites.
GLEDSON, John. Os contos de Machado de Assis: o machete e o violoncelo. In: ASSIS, Machado de. Contos: uma antologia. Organizao e prefcio de John Gledson. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 36-37.

Nesse trecho, John Gledson, apesar de tratar dos contos de Machado, especialmente de seu livro Papis avulsos, acaba realando elementos prprios tambm a Memrias pstumas de Brs Cubas. Quais so eles? Justique.

15.

Quais aspectos citados pelo crtico fazem de Machado de Assis um autor realista, porm singular dentro do prprio realismo?

A NOVA DO CADVER A SUA ENTREVISTA IMAGINRIA


Agora com voc, caro leitor. Valendo-se das orientaes desta edio e das suas respostas s atividades de leitura, elabore uma nova entrevista com o autor, mais ou menos como a entrevista imaginria do nal do livro. Ainda que Machado de Assis no esteja entre ns, sua obra continua viva. Sobretudo hoje, quando vemos tanta especulao e cobia e tantas mscaras, a partir das quais todos tentam camuar seus sentimentos e levar vantagens sociais e econmicas em suas aes. Por isso, Memrias pstumas de Brs Cubas pode muito bem nos auxiliar a compreender um pouco do mundo atual. Seja por meio da linguagem, seja pela construo de suas personagens ou por meio de suas idias: qualquer um desses caminhos possvel para uma aproximao da vida da obra de Machado de Assis. Com ele, podemos conhecer um pouco mais das idias sobre literatura, sobre o Brasil da sua poca e sobre os motivos que o levaram a escrever essa obra to original e to comentada, 10 que inaugura o Realismo em terras brasileiras. A abordagem pode mencionar suas idias artsticas, suas fontes de inspirao ou at algumas caractersticas das personagens do Auto da Barca do Inferno. Vale a pena tambm interrogar Machado de Assis sobre a opinio que ele tem em relao ao seu tempo e sobre a escrita de Memrias pstumas de Brs Cubas. Baseie suas respostas em armaes do autor ou das personagens. Bom trabalho!

Das könnte Ihnen auch gefallen