Sie sind auf Seite 1von 29

Universidade do Vale do Rio dos Sinos Curso: Engenharia Civil Disciplina: Introduo a Engenharia Civil

Histria da Engenharia
Lucas Jantsch Luziane Postai

Orientador: Uziel Cavalcanti de Medeiros Quinino

So Leopoldo, RS 2011

Lucas Jantsch e Luziane Postai

Histria da Engenharia

Temos como objetivo informar neste trabalho sobre a histria da Engenharia, desde o inicio da humanidade at os tempos modernos, e relatar, acima de tudo , sobre o avano e as melhorias da profisso.Universidade do Vale do Rio dos Sinos, curso de graduao em Engenharia Civil.

Orientador: Uziel Cavalcanti de Medeiros Quinino

So Leopoldo, RS 2011

Resumo

Neste trabalho foi abordado temas sobre a histria da Engenharia no Brasil e no mundo. A Engenharia uma cincia e uma profisso que aplica conhecimentos tcnicos, matemticos e cientficos afim de aperfeioar, implantar e criar utilidades para determinada funo ou objetivo. Desde os tempos mais primrdios, o homem foi desenvolvendo ferramentas e mtodos para utilizar nas mais variadas situaes. E isso foi evoluindo com o passar do tempo. Hoje a Engenharia uma das profisses mais tecnolgicas e bem sucedidas conhecidas no mundo atualmente, foi subdividida em vrias reas para suprir tamanha necessidade. Contamos com dois Conselhos que regem a profisso e organizam esse meio. A Engenharia uma das reas mais concorridas e respeitadas nos dias de hoje.

Sumrio

Resumo.................................................................................................................... Sumrio....................................................................................................................

INTRODUO.............................................................................................................. CAPITULO I 1.Engenharia no Inicio da Humanidade..................................................................... 1.1. Perodo Paleoltico............................................................................................ 1.2. Perodo Neoltico............................................................................................. 1.3. Idade do Bronze............................................................................................... CAPITULO II 2.Engenharia no Incio das civilizaes................................................................ 2.1. As primeiras civilizaes 2.2. O surgimento da escrita 2.3. Antigo Egito 2.4. Roma Antiga 2.5. ndia Antiga 2.6. China Antiga 2.7. Portugal 2.8. O Imprio Romano 2.9. A Grcia 2.9.1. O uso da matemtica CAPITULO III 3.Engenharia na Idade Mdia............................................................................... CAPITULO IV 4.Incio de novas idias........................................................................................ 4.1. Renascimento 4.2. Revoluo Cientfica CAPITULO V 5. O Ensino 5.1. As primeiras escolas 5.1.1. Surgimento das primeiras escolas tcnicas para ensino da engenharia 5.2. Surge a idia de ensino atual 5.2.1. Ensino da Engenharia 5.2.2. Mudanas no Ensino CAPITULO VI 6. Histria da Engenharia no Brasil 6.1. Inicio das atividades do Engenheiro no Brasil 6.2. Viso Geral

6.3. Fatos Importantes 6.4. Criao da Real Academia 6.5. nica escola de engenharia do Brasil 6.6. Influncia estrangeira 6.7. Centro de excelncia 6.8. Admisso de Civis e de mulheres CAPITULO VII 7. O controle da profisso 7.1. Confea 7.2. CREA 7.3. Mtodos 7.4. Resoluo de Problemas 7.5. O uso do computador 7.6. Ramos da Engenharia CAPITULO VIII 8. Relao com outras cincias e artes 8.1. Cincias 8.2. Medicina e Biologia 8.3. Artes 8.4. Outros campos BIBLIOGRAFIA

Introduo

Esta pesquisa refere-se a Histria da Engenharia, principalmente focada na Histria da Engenharia no Brasil. Na presente pesquisa regredir at a engenharia presente nos primrdios da civilizao ser humano que dentr o de sua evoluo criou, produziu e aperfeioou vrios objetos e tcnicas importantes para a sua prpria sobrevivncia. Chegar s civilizaes antigas, os romanos, egpcios, chineses entre outras, para assim, entender o que cada uma contribui para a evoluo do conhecimento e sucessivamente a criao da engenharia. Seguindo a linha do tempo haver algumas citaes importantes de alguns estudiosos, movimentos e criao de experimentos que possibilitaram o crescimento da engenharia tendo fundamentado e contribudo essencialmente para a engenharia dos dias atuais. Ser apresentado um pouco sobre a Engenharia Moderna onde tem por definio ser a cincia e a profisso de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemticos, tcnicos e cientficos na criao, aperfeioamento e implementao de utilidades, tais como materiais, estruturas, mquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada funo ou objetivo. Nos processos de criao, aperfeioamento e implementao, a engenharia conjuga os vrios conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta a sociedade, a tcnica, a economia e o meio ambiente.

1. Definio de Engenharia A engenharia a cincia e a profisso de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemticos, tcnicos e cientficos na criao, aperfeioamento e implementao de utilidades, tais como materiais, estruturas, mquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada funo ou objetivo. O termo "engenharia" em si tem uma etimologia muito recente, derivando da palavra "engenheiro", que apareceu na lngua portuguesa no incio do sculo XVI e que se referia a algum que construa ou operava um engenho. Antigamente, o termo "engenho" referia-se apenas a uma mquina de guerra como uma catapulta ou uma torre de assalto. A palavra "engenho", em si, tem uma origem ainda mais antiga, vindo do latim "ingenium" que significa "gnio" ou seja uma qualidade natural, especialmente mental, portanto uma inveno inteligente. Nos processos de criao, aperfeioamento e implementao, a engenharia conjuga os vrios conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta a sociedade, a tcnica, a economia e o meio ambiente. A engenharia uma cincia bastante abrangente que engloba uma srie de ramos mais especializados, cada qual com uma nfase mais especfica em determinados campos de aplicao e em determinados tipos de tecnologia.

2. Incio Humanidade 2.1. Perodo Paleoltico 2.1.1. A primeira adaptao de ferramentas A histria da Engenharia teve incio h cerca de sete milhes de anos. De acordo com estudos de paleontologia, os primeiros homindeos eram carnvoros e, como no possuam dentes ou garras afiados, necessitaram de alguma ajuda para superar esse problema. Isto os levou fabricao de ferramentas, que inicialmente eram pedras lascadas para ficarem com a ponta aguada e se transformarem em objetos cortantes. Estima-se que as mais antigas ferramentas, encontradas na Tanznia, foram fabricadas h cerca de 1 750 000 anos, por uma populao pr-humana, usados de forma bastante rudimentar. Pode-se afirmar tambm que as tcnicas primitivas tiveram grande avano e consistncia com a descoberta da alavanca quando o homem sentiu que podia mover cargas bem mais pesadas do que as normalmente movia com seus prprios braos. Assim, teve incio o desenvolvimento tecnolgico, esta evoluo fruto do aparecimento e do constante aprimoramento de um tipo de indivduo preocupado com o desenvolvimento de tcnicas e, na histria mais recente da humanidade, ao aparecimento de um novo tipo de intelectual, com base educacional tcnica e ntima relao com os processos de desenvolvimento de tecnologia.

2.1.2. A descoberta do fogo Certamente o maior avano tecnolgico e cultural do homem primitivo foi a habilidade adquirida em lidar com o fogo, ocorrida por volta de 600.000 anos atrs, possivelmente a partir de algum incndio causado por raios ou erupo vulcnica. O fogo significou

calor e luz, possibilitando vencer o frio e a escurido, e portanto, abriu caminho para o homem primitivo sobreviver em regies mais frias, ampliando a ocupao espacial da terra, alm de cozer os alimentos, tornando-os mais palatveis.

2.2. Perodo Neoltico H cerca de 12 mil anos uma verdadeira revoluo tcnica aparece, provocando um conjunto de modificaes culturais caracterizado, basicamente, pela introduo da agricultura, da domesticao de animais, da modelagem de cermica e da fabricao do vinho e da cerveja. Com a agricultura e a domesticao de animais, este sendo explorado de diversas maneiras, como por exemplo, a ordenha para aproveitamento de leite, a coleta de ovos, a trao animal, alm de criar o estoque alimentar de reserva. Assim, no havia mais necessidade de mudanas frequentes do local de residncia para obteno de alimentos. Este o chamado Perodo Neoltico. Nesse momento o homem passou a sedentrio, e h aproximadamente 8 mil anos um ser humano no caador no coletor, foi responsvel pela origem das comunidades grandes e suficientemente permanentes para desenvolver uma arquitetura de tijolos e pedras. Os restos de alguns destes vilarejos construdos de tijolos chegaram at nossos dias. O mais desenvolvido o de Tell es-Sultan (Jeric), no oriente prximo. No perodo neoltico surgiu por volta de 4000 a.C. a roda, e tornou-se uma das tecnologias mais famosas e teis do mundo. Nesse momento certamente nascia o primeiro engenheiro.

2.2.1. A criao de ferramentas mais elaboradas Somente a partir de 50.000 anos os seres humanos comearam a produzir artefatos de caa mais elaborados, como os arpes, as lanas, e posteriormente o arco e a flecha. Este meio mais eficiente de matar a uma distncia segura, permitiu a caada de animais perigosos e de grande porte, capazes de fornecer alimentos para grupos mais numerosos.

2.3. Idade do Bronze Com esta nova organizao social, o homem comeou a dedicar-se a novas descobertas e a realizar obras de maior porte, para poder manter o seu modo de vida, suas novas aspiraes e organizaes sociais. Outra mudana significativa que perpassa a era da civilizao foi descoberta do uso do metal.A longo prazo, o metal mudou o mundo quase tanto quanto a agricultura. O cobre, o primeiro metal a ser aproveitado, foi aplicado inicialmente na elaborao de objetos para ornamentos, mas logo foi utilizado para fabricao de armas e ferramentas. O ferro passou a ser explorado no oriente prximo por volta de 1.500 a.C. e s foi amplamente divulgado depois do ano 1.000 a.C. Mais ou menos no mesmo perodo, a arquitetura foi enriquecida com novas tcnicas, deu-se a inveno e a construo das primeiras mquinas simples. Essas novas invenes colaboraram para que se promovesse a transformao das antigas sociedades rurais patriarcais em cidades governadas, com regras de convivncia poltica mais elaboradas, com a construo de templos, aquedutos, estradas e palcios.

3. Engenharia no incio das civilizaes 3.1. As primeiras civilizaes As primeiras civilizaes propriamente ditas que se tem conhecimento surgiram entre os anos 3.500 e 500 a.C., e a primeira delas a Sumria, no sul da Mesopotmia. As maiores contribuies tecnolgicas legadas por ela foram a prtica da irrigao e a construo e o desenvolvimento do sistema de governo. Pouco depois, sinais de civilizao podem ser vistos tambm no Egito e datam de aproximadamente 3.000 anos a.C.. Sabe-se que os egpcios primitivos dominavam vrias tcnicas dentre as quais, as de construo de barcos de junco, de trabalhar pedra dura, de moldar o cobre, alm de dominarem tcnicas de irrigao. Praticavam tambm a criao do gado para trao e criavam aves. Construram obras pblicas em pedra, insuperveis para a poca, das quais as mais famosas so as pirmides e o primeiro arquiteto conhecido foi Imhotep, chanceler real. O Farol de Alexandria, as Pirmides do Egipto, os Jardins Suspensos da Babilnia, a Acrpole de Atenas, o Partnon, os antigos aquedutos romanos, a Via pia, o Coliseu de Roma, Teotihuacn e as cidades e pirmides dos antigos Maias, Incas e Astecas, a Grande Muralha da China, entre muitas outras obras, mantm-se como um testamento do engenho e habilidade dos antigos engenheiros.

3.2. O surgimento da escrita Com o surgimento da escrita foi possvel a armazenar e transmitir conhecimentos e experincias com mais facilidade e preciso, de uma gerao a outra. A cultura e a tecnologia acumuladas gradualmente se tornaram mais efetivas como instrumentos para mudar o mundo. Ficaram ento mais fceis, o domnio das complexas tcnicas de irrigar as terras, de fazer as colheitas e armazen-las e assim melhorar a eficincia na explorao dos recursos naturais.

3.3. Antigo Egito

Os egpcios inventaram e usaram muitas mquinas simples, como a rampa e a alavanca, para auxiliar os seus processos da construo. O suporte de escrita egpcio, feito do papiro, e a cermica, foram produzidos e exportados para toda a bacia do Mediterrneo. A roda, contudo, s chegou quando invasores estrangeiros introduziram a quadriga. Os egpcios primitivos dominavam vrias tcnicas dentre as quais, as de construo de barcos de junco, de trabalhar pedra dura, de moldar o cobre, alm de dominarem tcnicas de irrigao. Praticavam tambm a criao do gado para trao e criavam aves. Construram obras pblicas em pedra, insuperveis para a poca, das quais as mais famosas so as pirmides . O primeiro engenheiro civil conhecido pelo nome foi Imhotep. Como um dos funcionrios do fara Djoser, Imhotep provavelmente

projetou e supervisionou a construo da Pirmide de Djoser, uma pirmide de degraus em Saqqara, por volta de 2630 a.C.-2611 a.C.. Ele poder tambm ter sido o responsvel pelo primeiro uso da coluna na arquitetura.

3.4. Roma Antiga A civilizao romana dominava o conhecimento para: Arquitetura e engenharia; Construo de estradas; Agricultura intensiva; Metalurgia; Leis relativas propriedade individual; Engenharia militar; Fiao e tecelagem Devido a Roma se localizar numa pennsula vulcnica, com areia que continha gros cristalinos adequados, o beto que os romanos inventaram era particularmente durvel. Alguns dos seus edifcios duraram 2.000 anos. Os romanos percebiam de hidrulica e construram fontes e chafarizes que se tornaram a imagem de marca da sua civilizao. O imprio romano chegou a dominar todo o mundo mediterrneo por volta de 50 a.C., e para tornar as cidades conquistadas mais confortveis, os romanos construram estradas, arenas de jogos, casas de banho, esgotos, aquedutos e cisternas de gua potvel. Os arquitetos foram os primeiros a se livrarem da necessidade de se apoiar grandes vos de telhados em fileiras de pilares, inventando o teto em forma de abbada. Se for verdade que a civilizao romana no ficou famosa por suas descobertas em termos de cincias naturais, por outro lado, a grandeza de seus feitos tecnolgicos at hoje impressiona. No entanto aps a desestruturao do Imprio Romano vrias tcnicas, como a fabricao e manuseio de vidros e a noo de perspectiva nas pinturas, a colheitadeira movida a burro, os guindastes, engrenagens diferenciais, esgotos, aquedutos, ligas de ferro fundido, rotao de culturas, navios mercantes de grande capacidade e o concreto acabaram abandonadas e precisaram ser redescobertas mais tarde.

3.5. ndia Antiga A civilizao do Vale do Indo, bem situada e com muitos recursos, constitua uma lio de sanidade e planejamento urbanos. Aqui se encontram dos primeiros exemplos de 'esgotos fechados', de banhos, de celeiros pblicos etc. As tcnicas de construo e arquitetura indianas, compendidas nos 'Vaastu Shastra", incluam detalhes e plantas baseados em princpios cientficos como a resistncia dos materiais, a altura ideal da construo, a presena de fontes de gua adequadas e a luz que preserva a higiene. uma das primeiras cincias da construo a ser assim to completa. A cultura da antiguidade indiana foi sempre muito variada na escolha das especiarias, dos condimentos e dos artigos ornamentais, pois a ndia era a origem do leo de palma e do coco, do ndigo e de muitos outros pigmentos e corantes vegetais, como o cinbrio. Utilizaram o uso da "matemtica prtica", e assim, manufaturavam tijolos cujas dimenses eram proporcionais a 4:2:1, pois era considerada favorvel a estabilidade da estrutura de tijolos. Eles usaram um sistema padronizado de pesos baseado nas propores: 1/20, 1/10, 1/5, 1/2, 1, 2, 5, 10, 20, 50, 100, 200, e 500, com a unidade de peso equivalendo a 28 gramas. Eles produziram em massa pesos em formas geomtricas regulares, que incluam hexaedro, barris, cones, e cilindros, e assim demonstrando conhecimento de geometria bsica.

3.6. China Antiga A China possui uma longa e rica histria de contribuio tecnolgica. As Quatro Grandes Invenes da China antiga so a bssola, plvora, criao de papel e impresso. Essas quatro descobertas tiveram um enorme impacto no desenvolvimento da civilizao da China e um impacto global com um alcance ainda maior. De acordo com o filsofo ingls Francis Bacon, escrevendo em Novum Organum: "Impresso, plvora e bssola: esses trs mudaram todo o estado das coisas atravs do mundo: o primeiro na literatura, o segundo na guerra, e o terceiro na navegao; e ainda assim receberam inmeras modificaes, tanto que nenhum imprio, nenhum setor, nenhuma estrela parece ter exercido maior poder e influncia nos assuntos humanos que essas descobertas mecnicas. Os principais contributos tecnolgicos da China incluem os fsforos, papel, o ferro fundido, o arado de ferro, o carro de mo, a bssola, a besta e a plvora.Os exrcitos chineses, gregos e romanos empregaram mquinas e invenes complexas como a artilharia que foi desenvolvida pelos gregos por volta do sculo IV a.C.. Estes desenvolveram a trirreme, a balista e a catapulta. Na Idade Mdia, foi desenvolvido o trabuco.

3.7. Portugal Nos sculos XV e XVI, a engenharia naval emerge em Portugal. Os novos tipos de navios ento desenvolvidos - como a caravela, a nau redonda e o galeo - iro ser fundamentais nos grandes descobrimentos martimos.

3.8. O imprio Romano O imprio romano chegou a dominar todo o mundo mediterrneo por volta de 50 a.C., e para tornar as cidades conquistadas mais confortveis, os romanos construram estradas, arenas de jogos, casas de banho, esgotos, aquedutos e cisternas de gua potvel. Os arquitetos foram os primeiros a se livrarem da necessidade de se apoiar grandes vos de telhados em fileiras de pilares, inventando o teto em forma de abbada.

3.9. A Grcia Os antigos gregos desenvolveram mquinas tanto no domnio civil como no militar. A Mquina de Antikythera (o primeiro computador mecnico conhecido) e as invenes mecnicas de Arquimedes so exemplos da primitiva engenharia mecnica. Estas invenes requereram um conhecimento sofisticado de engrenagens diferenciais e planetrias, dois princpios-chave na teoria das mquinas que ajudou a projetar as embraiagens empregues na Revoluo Industrial e que ainda so amplamente utilizadas na atualidade, em diversos campos como a robtica e a engenharia automvel.

3.9.1. O uso da matemtica Os gregos com seus conhecimentos de matemtica, deram grande contribuio para o progresso da humanidade e o filsofo Pitgoras (Sculo VI a.C.), foi uma das primeiras pessoas a argumentar e forma dedutiva, ou seja, aplicando argumentos puramente lgicos a princpios e axiomas. Foi na Alexandria egpcia que viveu Euclides, o homem que sistematizou a geometria e deu-lhe a forma que perdurou at o sculo XIX. Esta base matemtica foi fundamental para o desenvolvimento dos clculos, amplamente utilizados na engenharia.

4. Idade Mdia Durante a idade mdia, considerada a idade das trevas, o conhecimento ficou restrito ao crculo da Igreja e apresentou pequenos progressos. Neste perodo, as maiores contribuies foram nas reas do aprimoramento da trao animal. Outro avano ocorreu na construo civil, pois nesse perodo foram edificadas surpreendentes obras, que exigiram alta habilidade tanto de engenharia quanto de escultura em pedra, vistas at hoje nas igrejas paroquiais das ricas regies italianas e inglesas. Ao mesmo tempo, o artesanato ganhou notoriedade e com isso, aumentou o nmero de artesos cuja crescente importncia pode ser vista no surgimento de regies de manufatura especializadas. As mais notrias e ricas se especializaram na fabricao de artigos txteis. A joalheria foi prestigiada e pela primeira vez uma unio entre os joalheiros e artesos, que ocorreu em Florena na Itlia, estabeleceu alguns critrios de padronizao.

5. Incio de novas idias 5.1. Renascimento O perodo foi marcado por transformaes em muitas reas da vida humana, que assinalam o final da Idade Mdia e o incio da Idade Moderna. Apesar destas transformaes serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, poltica e religio, caracterizando a transio do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas cincias. O Renascimento trouxe como uma de suas caractersticas o humanismo. Esta corrente de pensamento e comportamento pregava a utilizao de um senso crtico mais elevado e uma maior ateno s necessidades humanas ao contrrio do teocentrismo da Idade Mdia, que pregava a ateno total aos assuntos divinos e, portanto, um senso crtico menos elevado. Este maior senso crtico exigido pelo humanismo permitiu ao homem observar mais atentamente os fenmenos naturais em vez de reneg-los interpretao da Igreja Catlica.

5.2. Revoluo cientfica Revoluo cientfica caracteriza-se pelo perodo que comeou no sculo XV e prolongou-se at o fim do sculo XVI. A partir desse perodo, a Cincia, que at ento estava atrelada Filosofia, separa-se desta e passa a ser um conhecimento mais estruturado e prtico. As causas principais da revoluo podem ser resumidas em: renascimento cultural, a reforma protestante e o hermetismo. Eventos marcantes da revoluo cientfica, no incio do sculo XVI, foram a publicao das obras De revolutionibus orbium coelestium ("Das revolues das esferas celestes") por Nicolau Coprnico e De Humani Corporis Fabrica ("Da Organizao do Corpo Humano") por Andreas Vesalius. A publicao do Dilogo sobre os dois principais sistemas do mundo, por Galileu Galilei e o enunciado das Leis de Kepler impulsionaram decisivamente a revoluo cientfica. Com a referida revoluo, a cincia mudou sua forma e sua funo, passando a ser repensada nos moldes na nova sociedade que estava emergindo nesta poca. Os objetivos do homem da cincia e da prpria cincia acabaram sendo redirecionados para uma era livre das influncias msticas da Idade Mdia. O hermetismo selou a revoluo, na medida em que representava um conjunto de idias quase mgicas, mas que exaltavam a concepo quantitativa do universo, encorajando o uso da matemtica para relacionar grandezas e demonstrar verdades essenciais. A difuso da matemtica criou um ambiente propcio para o desenvolvimento de um mtodo cientfico mais rigoroso e crtico, o que modificou a forma de fazer cincia. No necessrio enumerar as consequncias deste perodo na histria da cincia. Todos os grandes desenvolvimentos posteriores talvez no tivessem sido possveis sem a reestruturao cientfica. Como toda revoluo, esta no ocorreu de maneira isolada ou por motivos prprios, mas foi consequncia principalmente de uma nova sociedade imbuda em novas ideias. Apartir dessas mudanas na forma de descobrir a cincia e que surgiram pessoas como William Gilbert que considerado o primeiro engenheiro eletrotcnico, devido publicao da obra De Magnete em 1600, o qual foi o criador do termo "eletricidade". A primeira mquina a vapor foi construda em 1698 por Thomas Savery, que assim considerado o primeiro engenheiro mecnico moderno. O desenvolvimento deste aparelho deu origem Revoluo Industrial nas dcadas seguintes, permitindo o incio da produo em massa.

6. O Ensino 6.1. As primeiras Escolas 6.1.1. Surgimento das Primeiras Escolas Tcnicas para ensino da Engenharia Instituies de educao tcnica surgiram em muitos pases para dar instruo avanada em engenharia. Algumas universidades comearam a ensinar estas matrias. Os engenheiros se consideravam como tendo uma profisso e em geral, se organizavam em associaes profissionais que cuidavam dos seus interesses. Foram os primeiros egressos de cursos superiores a aglutinarem em associaes classistas. A primeira

associao formal de profissionais egressos de Universidades que se tem notcia o Instituto dos Engenheiros de Londres, fundado em 1840.

6.2. Surge a idia de ensino atual Os construtores antigos, entretanto, mesmo tendo realizado muitas obras difceis e audaciosas, contavam principalmente com uma srie de regras prticas e empricas, sem base terica, embora tivessem evidentemente, em muitos casos, exata noo de estabilidade, equilbrio de foras, centro de gravidade, etc. As obras que fizeram, muitas das quais at hoje causam admirao, so por isso muito mais fruto do empirismo e da intuio, do que de clculo e de uma verdadeira engenharia, como entendemos atualmente. Pode-se dizer que a engenharia cientfica s teve incio quando se comeou a chegar a um consenso de que tudo aquilo que se fazia em bases empricas e intuitivas, era na realidade regido por leis fsicas e matemticas, que importava descobrir e estudar. Leonardo da Vinci e Galileu, nos sculos XV e XVII, podem ser considerados como os precursores da engenharia cientfica. Leonardo fez a primeira tentativa de aplicar a esttica para a determinao das foras atuando em uma estrutura simples, ou seja, a primeira aplicao da matemtica engenharia estrutural. Seus estudos, entretanto, nunca foram publicados e permaneceram ignorados por sculos. Galileu publicou, em 1638, o famoso livro As duas Novas Cincias, que trata, entre outros assuntos, da resistncia de vigas e de colunas, sendo assim o primeiro livro, em todo o mundo, no campo da resistncia dos materiais.

6.2.1. Ensino da engenharia At ao sculo XX, na maioria dos pases, o ensino da engenharia era realizado em escolas superiores especializadas no universitrias, uma vez que tradicionalmente o ensino das universidades se concentrava em reas como as humanidades, a medicina e o direito. Hoje em dia, no entanto, alm de continuar a ser realizado em escolas especiais, o ensino da engenharia j realizado na maioria das grandes universidades. Na maioria dos pases, os cursos que do acesso profisso de engenheiro tm uma durao mnima de quatro ou cinco anos. Nos pases cujos sistemas de ensinos seguem os moldes do Processo de Bolonha, a formao de um engenheiro implica a realizao do 2 ciclo do ensino superior, incluindo normalmente um total de cinco anos de estudos e a realizao de uma dissertao, tese ou estgio final. Nalguns destes pases, a concluso do 1 ciclo de um curso superior de engenharia poder dar acesso profisso de engenheiro tcnico ou de tcnico de engenharia. difcil determinar quais foram as mais antigas escolas de engenharia, uma vez que o ensino de matrias que hoje fazem parte da engenharia vem j desde a antiguidade. No entanto, segundo os padres modernos podem apontar-se as seguintes escolas precursoras destes ensino: 1. cole Royale des Ponts et Chausses - fundada em 1747 em Paris, Frana; 2. Bergakademie Freiberg - fundada em 1765 em Freiberga, Saxnia;

3. Academia de Minera y Geografa Subterrnea de Almadn - fundada em 1777, em Almadn, Espanha; 4. Stavovsk inenrsk kola - fundada em 1787, em Praga, Bomia; 5. Academia Real de Fortificao, Artilharia e Desenho - fundada em 1790 em Lisboa, Portugal; 6. Real Seminario de Minera - fundado em 1792, no Mxico; 7. Real Academia de Artilharia, Fortificao e Desenho - fundada em 1792, no Rio de Janeiro, Brasil; 8. cole Polytechnique - fundada em 1794 em Paris, Frana; 9. Kaiserlich-Kniglich Polytechnisches Institut - fundado em 1815, em Viena, ustria;

6.2.2. Mudanas no Ensino At o sculo 17, a idia de escola implicava basicamente a difuso de contedos simblicos distantes da produo econmica. Tinha um sentido de conferir cultura (erudita ou enciclopdica), alfabetizao e retrica aos filhos daqueles que se destacavam na sociedade. Em essncia, era responsabilidade da escola treinar indivduos para habilit-los para o trato de assuntos como leitura, escrita, clculos, dogmas religiosos, leis civis e filosofias. A partir do sculo 17, uma nova forma de ensino aparece, constituindo uma grande novidade no sistema educacional: o ensino tcnico. Como organizao, esse novo ensino representava um modelo independente da antiga forma de se praticar essa atividade social. E esse novo modelo comeava pela abordagem de trabalhos aplicados dentro das escolas, que consistia numa extenso das prticas tcnicas e cientficas. As novas instituies, academias e escolas tcnicas e profissionais que surgiram, e que privilegiavam um novo enfoque no processo de formao, ajudaram a estabelecer o fim do aprendizado com finalidades mais retricas que prticas e o incio de uma substancial alterao do antigo processo de ensino. O ensino clssico de ento era calcado ou no ciclo produo-treinamento-produo (isso em relao s destrezas artesanais) ou nas preocupaes com as distines sociais de classes. Mas ainda com esse novo ensino mantm-se certo dualismo que conferia s instituies superiores as responsabilidades de trabalhar com as necessidades do estado, e s escolas profissionais a preocupao com a formao de classes artesanais, para prepar-las para a produo econmica. A cole Nationale des Ponts et Chausss, fundada em 1747, por iniciativa de Daniel Trudaine, parece ter sido o primeiro estabelecimento de ensino, em todo o mundo, onde se ministrou um curso regular de engenharia, e que diplomou profissionais com esse ttulo. Da mesma poca cole Nationale Suprieure des Mines, tambm de Paris, que formava engenheiros de minas. O nome de engenheiro civil teria sido usado, pela primeira vez, pelo engenheiro ingls John Smeaton um dos descobridores do cimento Portland que assim se autodenominou em fins do sculo XVIII. Em 1818 fundou-se em Londres o Instituto de Engenheiros Civis, com a principal finalidade de defender e prestigiar o significado da profisso, ainda desprezada e mal compreendida, mesmo nos centros mais avanados do mundo. Se tomarmos a Frana como referncia, podemos dizer que as primeiras escolas tcnicas superiores foram a Escola de Pontes e Estradas, implantada em 1747, e a Escola de Minas, de 1783. Embora em nmero de alunos nenhuma delas fosse

significativa, a novidade que ajudaram a trazer em termos de ensino que lhes conferiu papel de destaque no cenrio educacional. No sculo 17, na Frana e na Itlia, as academias representavam uma forma importante de organizao intelectual, sendo as nicas instituies escolares abertas s pesquisas cientficas e atentas s inovaes tcnicas. Elas preocupavam-se com questes tericas e problemas concretos, ao contrrio das escolas tradicionais, normalmente voltadas para os ensinamentos enciclopdicos, que mais serviam para o deleite dos bem posicionados socialmente. Essa nova forma de ensino ganha fora nos sculos 19 e 20.

7. Histria da Engenharia no Brasil 7.1. Inicio das Atividades do Engenheiro no Brasil No Brasil, as atividades de profissionais especializados teve incio no prprio descobrimento, ocasio em que foram utilizados conhecimentos de engenharia naval, de astronomia, de matemtica, de cartografia, de medicina, dentre outros, para conduzir a frota de Cabral at nossas praias. Em seguida, com o advento da descoberta de minerais como o ouro, as atividades relacionadas com a geologia e a engenharia de minas foram intensificadas. Com a vinda da famlia imperial para o Brasil em 1808, o conhecimento foi incrementado pela existncia de diversos tipos de profissionais na comitiva. Logo em seguida foram criadas as primeiras escolas tcnicas na colnia. At por volta de 1900, o exerccio profissional era livre no pas, mas a partir dessa data, o governo se viu pressionado a elaborar legislaes que visavam exercer controle sobre determinadas atividades profissionais, tentando limitar o exerccio ilegal de algumas profisses. Assim, a primeira profisso a ser regulamentada foi a de Engenheiro Agrimensor. Em 1933 regulamentou-se as profisses de Engenheiro Agrnomo e Engenheiro Civil. Nesse ano foi tambm criado o Sistema CONFEA/CREAS. Brasil O ensino da engenharia no Brasil tem origem em 1699, altura em que o rei D. Pedro II de Portugal ordena a criao aulas de fortificao em vrios pontos do Ultramar Portugus, para no estarem to dependentes de engenheiros vindos do Reino. Em territrio brasileiro, seriam criadas destas aulas no Rio de Janeiro, em Salvador da Baa e no Recife. No entanto, a mais antiga escola a ministrar cursos de engenharia segundo os moldes modernos foi a Real Academia de Artilharia, Fortificao e Desenho, fundada em 1792 no Rio de Janeiro pela rainha D. Maria I de Portugal, segundo o modelo da academia com o mesmo nome existente em Lisboa. Os atuais Escola Politcnica do Rio de Janeiro e Instituto Militar de Engenharia consideram-se sucessores daquela academia, este ltimo reivindicando ser a mais antiga escola de engenharia das Amricas. Os profissionais de engenharia e de reas correlatas so regulamentados pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e fiscalizados pelos conselhos regionais.

7.2. Viso Geral No Brasil, logo aps o descobrimento no havia engenharia como conhecemos hoje, entretanto chama a ateno a presena de obras de taipa e de pedra. Eram obras rsticas que continham elementos que a engenharia moderna no deve ignorar: a funcionalidade associada esttica. A taipa de pilo possui certas semelhanas com o concreto, j que se trata de uma estrutura armada e preenchida posteriormente. uma tcnica posterior s casas de pau-a-pique e muito resistente. Ainda encontramos paredes de taipa em vrias construes antigas como igrejas e no Ptio do Colgio. Aps algumas dcadas marcadas por obras de pequeno porte, teve incio na Bahia a fundao de cidades que implicou em obras maiores. O ano de 1549 tem grande destaque, pois foi quando Portugal comeou de fato a colonizar o pas. A fundao de Salvador foi muito importante para a engenharia, por dar incio construo de diversas obras, muitas das quais so preservadas at hoje. Logo aps o incio da colonizao o fato do pas no ter um governo centralizado e ser fortemente subordinado a Portugal, refletiu diretamente no crescimento desordenado das cidades. No havia um planejamento prvio e a expanso era feita conforme a necessidade. Outro fator relevante o tipo solo do pas. Uma etapa posterior ao incio da colonizao foi a construo de diversos fortes nas fronteiras para defender o territrio. As cidades costeiras como Salvador e Rio de Janeiro possuem grande quantidade de fortes, Macap e Belm tiveram os fortes construdos para a proteo do rio Amazonas e ao longo da fronteira terrestre, a oeste do pas, vrias cidades possuem fortes construdos para a defesa contra os espanhis.

7.3. Fatos Importantes A engenharia como atividade bsica para as aventuras de alm mar era estimulada por escolas especiais onde se vislumbra, claramente, o propsito militar ou, ao menos, a garantia da instalao do poder. Em 15 de Janeiro de 1699, o Rei de Portugal D. Pedro II sancionou uma Carta 1Rgia, criando um curso de formao de soldados tcnicos no Brasil-Colnia. O objetivo era capacitar homens na arte da construo de fortificaes, a fim de promover a defesa da Colnia contra as incurses de outras naes. No entanto j existiam de maneira informal em diversas capitanias aulas militares, nomeadamente na da Bahia, na do Rio de Janeiro, na de Pernambuco e em Belm do Par. O Capito Engenheiro Gregrio Gomes Henriques, nesse mesmo ano no Rio de Janeiro, ministrou a primeira Aula de Fortificao em territrio brasileiro. Outros episdios ocorridos antes de 1699 so dignos de destaque. O primeiro refere-se ao holands Miguel Timermans, "engenheiro de fogo", que esteve no Brasil de 1648 a 1650, sendo "encarregado de formar discpulos aptos para os trabalhos de fortificaes", este sendo contratado pela coroa portuguesa. O outro foi o do Capito Engenheiro Gregrio Gomes Henriques enviado ao Brasil em 1694 para dar aulas aos condestveis (comandante de fora ou chefe de artilheiros) e artilheiros do Rio de Janeiro, que por sua vez deveriam repassar as lies aprendidas aos seus subalternos encarregados das fortificaes. No Decreto de 29 de dezembro de 1721, determinava que fossem engenheiros todos os oficiais de uma das companhias de cada regimento de infantaria.

De 1710 a 1829, o Forte de So Pedro, na cidade de Salvador, sediou a Aula de Fortificao e Artilharia, sendo o Sargento-Mor Engenheiro Jos Antonio Caldas um dos professores. Enquanto isso, em 1718, havia, no Recife, uma Aula de Fortificao em que se ensinavam as partes essenciais de um curso de matemtica em nvel de engenharia. Em 1774, a Aula de Artilharia foi acrescida da cadeira de Arquitetura Militar, passando denominao de Aula Militar do Regimento de Artilharia, e considerada como o "marco inicial da formao de Engenheiros Militares no Brasil", com a dupla finalidade de "preparar artilheiros e de formar oficiais para o exerccio de Engenharia". Os engenheiros aqui formados nas dcadas de 1750 e de 1780, em 1795 no Recife criaram e ministraram aulas de geometria, da qual em 1809 houve o acrscimo do estudo de Clculo Integral, Mecnica e Hidrodinmica, lecionados pelo Capito Antonio Francisco Bastos. Essa aula existiu at 1812. A Carta Rgia de 19 de agosto de 1738, foi criada, no Rio de Janeiro, a Aula de Artilharia, ampliao da existente em 1699. O Sargento-Mor Jos Fernandes Pinto Alpoim era o responsvel pela mesma e, sob o seu comando, foram construdos os Palcios dos Governadores do Rio de Janeiro, na Praa XV, e de Minas Gerais, em Ouro Preto.

7.4. Criao da Real Academia No final do sculo XVIII, a Rainha D. Maria I de Portugal instituiu em Lisboa a Academia Real de Artilharia, Fortificao e Desenho (1790), autorizando a implantao, na cidade do Rio de Janeiro, de uma instituio nos mesmos moldes, a Real Academia de Artilharia, Fortificao e Desenho (1792). Essa foi primeira escola de engenharia das Amricas e terceira do mundo, sendo instalada na Casa do Trem de Artilharia, na Ponta do Calabouo, onde atualmente funciona o Museu Histrico Nacional. Atualmente considerada como a origem do curso de Engenharia no Brasil, uma vez que no se constitua apenas em mais uma "aula", com um pequeno nmero de cadeiras, mas sim em um curso completo. Tinha por objetivo formar oficiais das Armas e Engenheiros para o Brasil-Colnia. Os cursos de Infantaria e de Cavalaria tinham a durao de trs anos, o da Artilharia, cinco anos. O curso de Engenharia durava seis anos, alm das disciplinas cientficas como Clculo, Qumica, Astronomia, Fsica, Mineralogia, e outras, eram lecionadas outras de cunho tcnico como Topografia, Pontes, Caminhos e Caladas (estradas), Hidrulica, Canais e Portos, Diques e Comportas, Arquitetura Civil, Materiais de Construo, e oramento de obras, sendo estas cadeiras a maioria lecionada no ltimo ano. A tumultuada chegada da famlia real seria seguida de alteraes profundas na vida brasileira. Para atender suas necessidades e reconquistar um nmero mnimo das comodidades que haviam perdido com a fuga, algumas iniciativas so dignas de nota. A abertura dos portos, a criao do jardim botnico, a liberdade de industriar so apenas algumas delas. Pela carta-de-lei de 4 dezembro de 1810 D. Joo VI props um Curso regular de cincias exatas de observao que, alm de servir aos estudos militares, formasse ainda hbeis oficiais da classe de engenheiros, geogrficos e topgrafos, que possam tambm ter til emprego de dirigir objetos administrativos de minas,de caminhos, portos, canais, fontes e caladas. Como se v a Escola Militar tinha, tambm, o propsito de formar engenheiros para obras pblicas, tal como na Frana a famosa Ecole ds Ponts et Chausses. Ainda no cabealho daquela carta-de-lei fica

explcito o que era esperado do novo ensino; um curso completo de cincias matemticas, de cincias de observao, quais a fsica, a qumica, a mineralogia, metalurgia e histria natural, que compreendero o reino vegetal e ani mal. Entre todas as mudanas que a famlia real portuguesa trouxe a nossas terras, foi para os nossos propsitos, a criao da Academia Militar pelo Prncipe-regente Dom Joo VI em 23 de abril de 1811, onde tinha como base a instituio Real Academia.

7.5. nica Escola de Engenharia no Brasil A Academia Real Militar (1811) mudou de nome quatro vezes. Aps a proclamao da independncia do Brasil (1822), a Academia passou a ser denominada de "Imperial Academia Militar". Durante o Perodo Regencial, o seu nome mudou mais uma vez, para "Academia Militar da Corte" (1832). Neste perodo registrou-se uma desestruturao do Exrcito, que conheceu uma reduo dos efetivos na ordem de 75%, e diversas revoltas, por todo o territrio nacional. O ensino militar, porm, no conheceu alterao sensvel, mas to somente uma racionalizao: o curso foi reduzido de oito para sete anos e o aluno que os completava recebia o grau de bacharel em Figura. 1 Escola Polytechnica - 1874 Matemtica. Em 1840, passou a denominarse Escola Militar, e a partir de 1858, "Escola Central". Ali se formavam no apenas Oficiais do Exrcito, mas, principalmente engenheiros, militares ou civis, pois a Escola Central era a nossa nica escola de Engenharia existente no Brasil. Em 1874, a Escola Central desligou-se das finalidades militares, indo para a jurisdio da antiga Secretaria do Imprio, sendo ento criada a "Escola Politcnica", passando a formar exclusivamente engenheiros civis. A formao de engenheiros militares, bem como a de oficiais em geral, passou a ser realizada na Escola Militar da Praia Vermelha (1874 a 1904). Nesse ltimo ano, a Escola foi transferida para o Realengo, onde eram formados os oficiais de Engenharia e de Artilharia. Os oficias de Infantaria e de Cavalaria eram preparados em Porto Alegre.

7.6. Influncia Estrangeira Sob influncia alem, o Exrcito Brasileiro suspendeu a formao de engenheiros militares. Previa-se a realizao de cursos tcnicos de Artilharia e de Engenharia realizados no estrangeiro. Numa segunda etapa, seria implantada uma escola militar tendo por instrutores os oficiais brasileiros formados no exterior. A Misso Militar Francesa, iniciada na dcada de 1920, inspirou a criao da Escola de Engenharia Militar. O Decreto n 5632, de 31 de dezembro de 1928, estabeleceu sua misso no sentido de formar engenheiros, artilheiros, eletrotcnicos, qumicos e de fortificao e construo. A Escola de Engenharia Militar comeou a funcionar em 1930, ocupando as instalaes da Rua Baro de Mesquita, no quartel posteriormente ocupado pelo Batalho de Polcia do Exrcito.

Em 1933, mudou sua denominao para Escola Tcnica do Exrcito. Em 1934, a Escola Tcnica do Exrcito instalou-se na Rua Moncorvo Filho, no centro do Rio de Janeiro, e, em 1942, no atual prdio da Praia Vermelha. J sob a influncia norte-americana, foi criado o Instituto Militar de Tecnologia (1949). Iniciavam-se, ento, programas de estudo, pesquisa e controle de materiais para a indstria.

7.7. Centro de Excelncia Antevendo as futuras necessidades do pas no setor nuclear, a Escola Tcnica do Exrcito iniciou, em 1958, um Curso de Ps-Graduao em Engenharia Nuclear. Da fuso da Escola Tcnica do Exrcito com o Instituto Militar de Tecnologia, em 1959, nasceu o atual Instituto Militar de Engenharia (IME). O Instituto destaca-se por ter formado inmeras geraes de engenheiros, civis e militares, que muito contriburam para o desenvolvimento nacional, no s no desempenho exclusivo da atividade profissional, mas tambm na qualidade de professores ou mesmo de fundadores de instituies de ensino espalhadas pelo imenso Brasil. O domnio das mais variadas tecnologias tornou-se fator determinante no desenvolvimento e soberania das naes. Por isso, as atividades de ensino e de pesquisa desenvolvidas pelo IME so estratgicas e vitais para um pas vocacionado a ser uma potncia mundial. Reconhecido como um centro de excelncia no ensino da engenharia, o IME possui um indelegvel compromisso de formar recursos humanos altamente qualificados para atender as necessidades nacionais. Para conduzir essa rdua tarefa, o IME conta com um Corpo Docente do mais alto nvel, composto por professores, mestres e doutores de reconhecida reputao acadmica, muitos deles ps-graduados em instituies estrangeiras. Devido ao seu potencial, muitas vezes o Instituto chamado a participar de estudos e de pesquisas nas esferas governamental e privada, visando o desenvolvimento dos mais variados projetos. Instituto Militar de Engenharia.

7.8. Admisso de civis e de mulheres A partir de 1964, o IME passou a admitir civis que, ao final do curso, conquistavam a condio oficial da reserva. Em outubro de 1995, o Sr. Ministro do Exrcito baixou diretriz com a finalidade de reestruturar a carreira do oficial do Quadro de Engenheiros Militares (QEM), trazendo em seu bojo modificaes importantes. Atualmente, o IME forma oficiais engenheiros militares da ativa e da reserva, sendo que a graduao em engenharia tem a durao de 5 anos e a formao militar tem a durao de 5 anos para os optantes pela carreira e de 1 ano para os optantes pela reserva. Alm disso, o Instituto tambm admite engenheiros (as) formados (as) em instituies civis. Aps um curso de 1 ano, esses profissionais ingressam no QEM.

O ano de 1997 marcou o incio da participao feminina, para concludentes do segundo grau e para engenheiras formadas. O acesso aos cursos oferecidos pelo IME realizado em absoluta igualdade de condies com os homens. A opo pelo servio ativo permite que o formando siga a carreira militar at atingir o posto de General-de- Diviso. Os formandos, que optam pela reserva, podem, ao final do curso, realizar um estgio de at seis anos como Oficiais da Reserva convocados. Aps esse perodo, os mesmos retornam ao mercado de trabalho, com uma importante bagagem profissional. Dessa forma, o Exrcito contribui na criao de reais oportunidades de trabalho para um mercado cada vez mais exigente e qualificado.

8. O controle da profisso Em muitos pases, o exerccio da profisso de engenheiro obriga, para alm da habilitao com um curso superior de engenharia, a uma licena ou certificao profissional atribuda pelo estado, por uma associao profissional, ordem ou instituio de engenheiros ou por um outro tipo de rgo de regulamentao profissional. Conforme o pas, aos profissionais devidamente certificados ou licenciados est reservado o uso exclusivo do ttulo profissional de "engenheiro". Normalmente, a lei restringe a prtica de determinados atos de engenharia aos profissionais certificados e habilitados para tal, ainda que a prtica dos restantes no esteja sujeita a essa restrio. At por volta de 1900, o exerccio profissional era livre no Brasil, mas a partir dessa data, o governo se viu pressionado a elaborar legislaes que visavam exercer controle sobre determinadas atividades profissionais, tentando limitar o exerccio ilegal de algumas profisses. Assim, a primeira profisso a ser regulamentada foi a de Engenheiro Agrimensor. Em 1933 regulamentaram-se as profisses de Engenheiro Agrnomo e Engenheiro Civil. Nesse ano foi tambm criado o Sistema CONFEA/CREAS.

8.1. Confea O Confea surgiu oficialmente com esse nome em 11 de dezembro de 1933, por meio do Decreto n 23.569, promulgado pelo ento presidente da Repblica, Getlio Vargas e considerado marco na histria da regulamentao profissional e tcnica no Brasil. Em sua concepo atual, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia regido pela Lei 5.194 de 1966, e representa tambm os gegrafos, gelogos, meteorologistas, tecnlogos dessas modalidades, tcnicos industriais e agrcolas e suas especializaes, num total de centenas de ttulos profissionais. O Confea zela pelos interesses sociais e humanos de toda a sociedade e, com base nisso, regulamenta e fiscaliza o exerccio profissional dos que atuam nas reas que representa, tendo ainda como referncia o respeito ao cidado e natureza. Em seus cadastros, o Sistema Confea/Crea tem registrado 900 mil profissionais que respondem por cerca de 70% do PIB brasileiro, e movimentam um mercado de trabalho cada vez mais acirrado e exigente nas especializaes e conhecimentos da tecnologia, alimentada intensamente pelas descobertas tcnicas e cientficas do homem.

O Conselho Federal a instncia mxima qual um profissional pode recorrer no que se refere ao regulamento do exerccio profissional.

8.2 Crea O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul CREA-RS entidade autrquica de fiscalizao do exerccio e das atividades profissionais dotada de personalidade jurdica de direito pblico, constituindo servio pblico federal, vinculada ao Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Confea, com sede e foro na cidade de Porto Alegre e jurisdio no Estado do Rio Grande do Sul, instituda pela Resoluo n 2, de 23 de abril de 1934, na forma estabelecida pelo Decreto Federal n 23.569, de 11de dezembro de 1993, e mantida pela Lei n 5.194, de 24 de dezembro de 1966, para exercer papel institucional de primeira e segunda instncias no mbito de sua jurisdio. o rgo de fiscalizao, controle, orientao e aprimoramento do exerccio e das atividades profissionais da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, em seus nveis mdio e superior, no territrio de sua jurisdio. (artigos 1 e 2 do Regimento) Os Conselhos Profissionais no recebem nenhum tipo de subsdio do Governo, e assim como todos os outros CREAs distribudos pelo Brasil, o CREA-RS vinculado ao Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Confea, que a instncia superior de regulamentao das profisses abrangidas. Cabe ao Confea garantir a unidade de ao e a normatizao de todos os CREAs, exercendo funes de superviso financeira e administrativa sobre eles, formando-se assim, o Sistema Confea/Creas. Ciente da importncia do papel que desempenha na sociedade gacha, o Conselho atinge, atualmente, mais de 65 mil registros de profissionais e mais de 15 mil empresas. So profissionais e empresas das reas da Engenharia Civil; Geografia; Agrimensura; Engenharia Eltrica e Eletrnica, Eletrotcnica; Engenharia Industrial, Mecnica, Txtil, Qumica, Naval, Aeronutica e Metalrgica; Arquitetura; Agronomia; Meteorologia; Geologia; Engenharia de Minas; Engenharia Florestal e Engenharia Qumica. E, tambm, os Tecnlogos e os Tcnicos de Nvel Mdio da rea tecnolgica. So 43 Inspetorias atuando no Estado, alm de seis postos de atendimento e 17 representaes municipais. Fiscalizando o exerccio profissional, o CREA-RS oferece, acima de tudo, proteo: tanto ao garantir o mercado de trabalho para aquele que legalmente habilitado, como ao assegurar ao cidado que os servios, por ele contratados, possuam um responsvel tcnico. neste espao que atua a fiscalizao da Instituio, que percorre quilmetros por este Estado verificando empresas pblicas e privadas, obras e reformas, receiturios agrcolas e os mais diversos servios tcnicos, exigindo de seus executores a Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART), documento que forma o acervo de cada profissional e garante sociedade a certeza de que aquele, que executa o servio, est legalizado.

8.3. Mtodos Tradicionalmente, a engenharia lidava apenas com objetos concretos e palpveis. Modernamente, porm, esse cenrio mudou. A engenharia lida agora tambm com entidades no-palpveis, tais como custos, aplicaes informticas e sistemas. Na engenharia, os conhecimentos cientficos, tcnicos e empricos so aplicados para explorao dos recursos naturais e para a concepo, construo e operao de utilidades.

8.4. Resoluo de problemas Os engenheiros aplicam as cincias fsicas e matemticas na busca por solues adequadas para problemas ou no aperfeioamento de solues j existentes. Mais do que nunca, aos engenheiros agora exigido o conhecimento das cincias relevantes para os seus projetos, o que resulta que eles tenham que realizar uma constante aprendizagem de novas matrias ao longo de todas as suas carreiras. Se existirem opes mltiplas, os engenheiros pesam as diferentes escolhas de projeto com base nos seus mritos e escolhem a soluo que melhor corresponda aos requisitos. A tarefa nica e crucial do engenheiro identificar, compreender e interpretar os constrangimentos de um projeto, de modo a produzir o resultado esperado. Normalmente, no basta construir um produto tecnicamente bem sucedido, sendo tambm necessrio que ele responda a outros requisitos adicionais. Os constrangimentos podem incluir as limitaes em termos fsicos, criativos, tcnicos ou de recursos disponveis, a flexibilidade para permitir modificaes e adies futuras, alm de fatores como os custos, a segurana, a atratividade comercial, a funcionalidade e a suportabilidade. Atravs da compreenso dos constrangimentos, os engenheiros obtm as especificaes para os limites dentro dos quais um objeto ou sistema vivel pode ser produzido e operado. Tipicamente, os engenheiros iro tentar prever o quo bem os seus projetos se iro comportar em relao s suas especificaes, antes de ser iniciada a produo em larga escala. Para isso, iro empregar, entre outros: prottipos, maquetes, simulaes, testes destrutivos, testes no destrutivos e testes de esforos. Testar assegura que o produto ir comportar-se de acordo com o esperado. Como profissionais, os engenheiros levam a srio a sua responsabilidade em produzir projetos que se comportem conforme o esperado e que no causem males no intencionados ao grande pblico. Tipicamente, os engenheiros incluem uma margem de segurana nos seus projetos para reduzir o risco de falha inesperada. contudo, quanto maior a sua margem de segurana, menos eficiente se poder tornar o projeto. A engenharia tambm se ocupa do estado dos produtos falhados. A sua aplicao muito importante a seguir a desastres como o colapso de pontes ou a queda de avies, onde uma anlise cuidadosa necessria para descobrir as causas das falhas ocorridas.

Este estudo poder ajudar o projetista a avaliar o seu projeto com base em condies reais ocorridas no passado com projetos semelhantes.

8.5. O uso do computador Tal como nas restantes atividades cientficas e tecnolgicas, os computadores e os programa informticos desempenham um papel cada vez mais importante na engenharia. Existem inmeras aplicaes assistidas por computador especficas para a engenharia. Os computadores podem ser usados para gerarem modelos de processos fsicos fundamentais, que podem ser resolvidos atravs de mtodos numricos. Umas das ferramentas mais utilizadas pelos engenheiros so as aplicaes de desenho assistido por computador (CAD), que lhes permitem criar desenhos e esquemas em 2D e modelos em 3D. As aplicaes CAD, juntamente com as aplicaes de maquete digital (DMU) e de engenharia assistida por computador (CAE) - incluindo as de anlise de elementos finitos e de elementos analticos - permitem criar modelos de projetos que podem ser analisados sem a necessidade da construo de prottipos dispendiosos em termos de custo e de tempo. Estas aplicaes permitem que os produtos e componentes sejam verificados para deteco de falhas, avaliados em termos de montagem e ajustamento e estudados em termos de ergonomia. Tambm permitem a anlise das caratersticas dinmicas dos sistemas como as tenses, temperaturas, emisses eletromagnticas, correntes eltricas, voltagens, vazo e cinemtica. O acesso e a distribuio de toda esta informao geralmente organizado atravs do uso de aplicaes de gesto de dados do produto (PDM). Existem tambm uma srie de ferramentas para suporte de tarefas especficas de engenharia, como as aplicaes de fabricao assistida por computador (CAM) que geram instrues para as mquinas de controlo numrico computorizado (CNC), as de gesto de processos de fabrico (MPM) para a engenharia de produo, as de desenho de eletrnica assistido por computador (ECAD ou EDA) para desenho de esquemas de circuitos eltricos e de circuitos impressos para a engenharia eletrnica, as de manuteno, reparao e operaes para a gesto da manuteno e as de arquitetura, engenharia e construo (AEC) para a engenharia civil. Recentemente, o uso do computador no auxlio ao desenvolvimento de utilidades passou a ser coletivamente conhecido como gesto do ciclo de vida do produto.

8.6. Ramos da engenharia A engenharia, uma cincia bastante abrangente que muitas vezes subdividida em diferentes ramos ou especialidades. Cada uma destas especialidades preocupa-se com um determinado tipo de tecnologia ou com um determinado campo de aplicao. Apesar de inicialmente um engenheiro se formar normalmente numa especialidade especfica, ao longo da sua carreira na maioria dos casos, ir tornar-se polivalente, penetrando com o seu trabalho em diferentes reas da engenharia.

Historicamente, existiam a engenharia militar e a engenharia naval. A partir da engenharia militar comeou por desenvolver-se o ramo da engenharia civil. Posteriormente, a engenharia civil (em sentido lato) subdividiu-se em cinco especialidades tradicionais:

Engenharia civil (em sentido restrito) - vocacionada para o projeto e construo de obras pblicas e particulares, como infraestruturas, estradas, pontes e edifcios; Engenharia mecnica - vocacionada para o projeto de sistemas mecnicos, como mquinas e veculos; Engenharia eltrica - vocacionada para o projeto e o estudo de sistemas de produo e de aplicao da eletricidade, como geradores, motores eltricos e telecomunicaes; Engenharia qumica - vocacionada para a execuo de processos qumicos industriais em larga escala, bem como para desenvolver novos materiais e produtos qumicos; Engenharia de minas - vocacionada para o estudo e o desenvolvimento de processos de extrao e de processamento de minerais.

Paralelamente, algumas das cincias agrrias aproximaram-se da engenharia e acabaram por nela se integrar, originando especialidades como:

Engenharia agronmica - vocacionada para a concepo e explorao de processos agropecurios; Engenharia florestal - vocacionada para a explorao das florestas e para a produo de produtos florestais; Engenharia zootcnica - vocacionada para o desenvolvimento das pecuria.

Com o surgimento das engenharias relacionadas com a agricultura, surge a dicotomia entre estas e a engenharia industrial que agrupa as especialidades tradicionais da engenharia civil, mecnica, eltrica, qumica e de minas. A engenharia industrial ir contudo deixar de ser um agrupamento de especialidades e tornar-se ela prpria numa especialidade da engenharia, vocacionada para o aperfeioamento de processos e da gesto industrial atravs da integrao dos fatores tecnolgicos, humanos e econmicos. Posteriormente, com o rpido avano da tecnologia, foram-se desenvolvendo e ganhando proeminncia diversos novos campos da engenharia, como o dos materiais, produo, aeronutica, computao, informtica, eletromecnica, mecatrnica, robtica, nanotecnologia, nuclear, molecular, ambiente, alimentar e muitos outros. Alguns dos novos campos da engenharia resultam da subdiviso de especialidades tradicionais ou, pelo contrrio, da combinao de diferentes especialidades. O prestgio da engenharia fez com que reas fora dela tambm a ela se quisessem associar. Surgiram assim campos exteriores ao que convencionalmente considerado engenharia, mas tambm referidos como tal, sendo alguns exemplos a "engenharia jurdica", a "engenharia financeira" ou a "engenharia comercial". Quando uma nova rea da engenharia emerge, normalmente inicialmente definida como uma sub-especialidade ou como uma derivao de especialidades j existentes. Frequentemente, existe um perodo de transio entre o aparecimento do novo campo e

o crescimento do mesmo at ter uma dimenso ou proeminncia suficientes para poder ser classificado como nova especialidade da engenharia. Um indicador chave para essa emergncia o nmero de cursos criados nessa especialidade nas principais instituies de ensino superior. Existe uma considervel sobreposio de matrias comuns a todas as especialidades da engenharia. Quase todas elas, por exemplo, fazem grande aplicao da matemtica, da fsica e da qumica.

9. Relao com outras cincias e artes 9.1. Cincias Existe uma sobreposio entre a prtica da cincia e a da engenharia. Na engenharia aplica-se a cincia. Ambas as atividades baseiam-se na observao atenta dos materiais e dos fenmenos. Ambas usam a matemtica e critrios de classificao para analisarem e comunicarem as observaes. Espera-se que os cientistas interpretem as suas observaes e faam recomendaes versadas para aes prticas baseadas nessas interpretaes. Os cientistas podem tambm desempenhar tarefas totalmente de engenharia como a do desenho de aparelhos experimentais ou a da construo de prottipos. Reciprocamente, no processo de desenvolvimento de tecnologia, os engenheiros ocasionalmente apanham-se a explorar novos fenmenos, transformando-se assim, momentaneamente, em cientistas. No entanto, a pesquisa em engenharia tem um carter diferente da pesquisa cientfica. Em primeiro lugar, frequentemente lida com reas em que a fsica e a qumica bsicas so bem conhecidas, mas os problemas em si so demasiado complexos para serem resolvidos de uma forma exata. Exemplos, so o uso de aproximaes numricas nas equaes de Navier-Stokes para a descrio do fluxo aerodinmico sobre uma aeronave ou o uso da regra de Miner para clculo dos danos provocados pela fadiga do material. Em segundo lugar, a pesquisa em engenharia emprega muitos mtodos semi-empricos que so estranhos pesquisa cientfica pura, sendo um exemplo o do mtodo da variao de parmetros. Essencialmente, pode dizer-se que os cientistas tentam entender a natureza enquanto que os engenheiros tentam fazer coisas que no existem na natureza.

9.2. Medicina e biologia O estudo do corpo humano, em algumas das suas formas e propsitos, constitui uma importante ligao entre a medicina e alguns campos da engenharia. A medicina tem como objetivo sustentar, aumentar e at substituir funes do corpo humano, se necessrio, atravs do uso da tecnologia. A moderna medicina pode substituir vrias funes do corpo atravs do uso de prteses e rgos artificiais e pode alterar significativamente vrias dessas funes atravs de

dispositivos como implantes cerebrais e marca-passos. A binica um campo especfico que se dedica ao estudo dos implantes sintticos em sistemas naturais. Reciprocamente, alguns campos da engenharia olham para o corpo humano como uma mquina biolgica que merece ser estudada e dedicam-se a melhorar muitas das suas funes atravs da substituio da biologia pela tecnologia. Isto levou a campos como a inteligncia artificial, as redes neurais, a lgica difusa e a robtica. Existem tambm interaes substanciais entre a engenharia e a medicina. Ambos os campos fornecem solues para problemas do mundo real. Isto, frequentemente, requer avanar mesmo antes de um fenmeno ser completamente compreendido em termos cientficos o que faz com que a experimentao e o conhecimento emprico sejam uma parte integral tanto da medicina como da engenharia. A medicina ocupa-se do estudo do funcionamento do corpo humano o qual, como uma mquina biolgica, tem muitas funes que podem ser modeladas atravs do uso de mtodos da engenharia. O corao, por exemplo, funciona como uma bomba hidrulica, o esqueleto funciona como uma estrutura e o crebro produz sinais eltricos. Estas semelhanas, bem como a crescente importncia da aplicao dos princpios da engenharia medicinal levou ao desenvolvimento da engenharia biomdica, que usa conceitos de ambas. Novos ramos emergentes da cincia, como a biologia de sistemas, vm adaptando ferramentas analticas tradicionalmente usadas na engenharia, como a modelao de sistemas e a anlise computacional, para a descrio de sistemas biolgicos.

9.3. Artes A moderna engenharia deriva em parte do que, antigamente, eram consideradas as artes mecnicas. Ainda se mantm muitas ligaes entre as modernas artes e a engenharia, que so diretas em alguns campos como os da arquitetura, da arquitetura paisagstica e do design industrial, ao ponto destas disciplinas serem parte integrantes dos currculos de alguns cursos superiores de engenharia. De entre as figuras histricas famosas, Leonardo da Vinci um bem conhecido artista e engenheiro do Renascimento, constituindo um exemplo da ligao entre as artes e a engenharia.

9.4. Outros campos A cincia poltica, pegou no termo "engenharia" e empregou-o no mbito do estudo de vrios assuntos como a engenharia social e a engenharia poltica, que lidam com a formao das estrutura poltica e social usando uma metodologia da engenharia associada aos principios da cincia poltica.

Bibliografia Livros: MACEDO, Francisco Riopardense de. Historiadas Profisses da rea Tecnolgica no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: CREA/RS, 1993 TELLES, Pedro Carlos da Silva. Histria da Engenharia no Brasil: (sculos XVI a XIX). Rio de Janeiro: LTC, 1984. 510 p. BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. Introduo Engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 2. ed. Florianpolis: UFSC, 2008. 270 p. BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale; LINSINGEN, Irlan Von. Educao Tecnolgica enfoques para o ensino da engenharia. Editora da UFSC. 2 edio revisada e ampliada 2008. Internet: http://www.confea.org.br Acessado em 20 de Setembro de 2011 http://www.crea-rs.org.br/crea/conheca-crea.php?id_cms_menu=3 Acessado em 20 de Setembro de 2011. http://www.poli.ufrj.br/politecnica_historia.php acessado em 6 de Setembro de 2011. http://www.ime.eb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=30&Itemid=64 Acessado em 28 de Agosto de 2011. http://www.politecnicos.org.br/site/?Canal=28&Tag=Eventos%20e%20Palestras&O=6 &OperId=53 Acessado em 18 de Setembro de 2011. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_tecnologia Setembro de 2011. Acessado em 20 de

http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_cient%C3%ADfica Acessado em 6 de Setembro de 2011. http://alexronald.wordpress.com/2007/06/30/para-conhecimento-historia-da-engenharia/ Acessado em 18 de Setembro de 2011. http://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Militar_de_Engenharia Setembro de 2011. Acessado em 19 de

Das könnte Ihnen auch gefallen