Sie sind auf Seite 1von 3

O Dr.

Andr da Silva Bueno um historiador e filosofo apaixonado pela histria da China, com mais de quinze anos de estudo dedicado a essa temtica. Foi por seu grande conhecimento na rea que o autor foi convidado para fazer a traduo da verso lanada em 2009. A obra um clssico sobre estratgia, que de acordo com Andr da Silva foi escrito entre 481 e 221 a.C. como um manual de tticas de guerra, dividido em 13 captulos. O autor da obra original Sun-Tzu um general-filosofo, que viveu na China por volta dos 500 a.C.. Apesar do general escrever a sculos atrs o livro atualmente incluindo nos cursos de Administrao, bem como utilizado por polticos, entre outros profissionais que buscam fundamentaes para suas estratgias de guerra e sobrevivncia. Como principal tese do livro tem-se que para Sunzi era essencial que para governar, seja qual forma o procedimento escolhido, obter-se o poder, poder adquirido principalmente pela guerra e mtodos que utilizam a fora. Seguindo os captulos, tratar-se- no 1 captulo a importncia da guerra para o Estado, Sunzi vai dizer que A guerra de vital importncia para a nao. o domnio da vida ou da morte, o caminho para a sobrevivncia ou a destruio. necessrio avalia-la corretamente. Ou seja, saber conduzir a guerra e conhecer e ter equilbrio e sabedoria para interpreta-la de vital importncia para o autor. Os fatores que vo influenciar diretamente o desfecho da guerra so: a doutrina, o tempo, o terreno, a liderana, e as regras. O conhecimento destes fatores pode levar o gestor ao sucesso e o desconhecimento dos mesmos a runa. No captulo dois, o autor vai dizer que as vitorias devem conquistadas logo, pois batalhas longas geram custos de manuteno altos. No terceiro captulo o autor vai dizer que de vital importncia na guerra atacar a estratgia do inimigo. O primeiro objetivo tomar o Estado sem destrulo, arruin-lo para apoderar-se a segunda opo. Atacar quando saber o que fazer essencial para no perder a oportunidade, observando que para tanto preciso ter conhecimento prprio, para no gerar fraquezas que possam beneficiar o inimigo. O quarto captulo nos fala sobre planejamento, organizao e habilidade. O planejamento essencial para qualquer estratgia, organizao uma consequncia do planejamento, mas que no funcionam sem habilidade. O quinto captulo fala sobre energia, energia para comandar, delegar funes, reconhecer as habilidades de cada individuo e aproveita-lo para o grupo.

O sexto captulo retrata a importncia de explorar os pontos fracos do inimigo para fazer dela a fora de quem ataca e transformar as foras em pontos fracos. O stimo captulo trata da coordenao eficaz no campo de batalha e das manobras de combate, ao mesmo tempo que refere outros assuntos de especial importncia para o sucesso; No oitava captulo o autor fala sobre a importncia de se adequar a situao, reconhecer a necessidade de mudar de ttica de forma rpida. O captulo nove fala sobre as movimentaes do exercito. Trata das manobras estratgicas do exrcito e fala dos trs aspectos chave da arte do guerreiro: o fsico, o social e o psicolgico. Sunzi vai dizer que o bom lder deve conhecer seu adversrio e o caminho por onde ir guerrear, desta forma bons lderes devem conhecer seus concorrentes e o mercado no qual esto inseridos, para que no seja surpreendido. Proatividade- tomar deciso iniciativa.

1.

Planejamento

Inicial:

coloca

nfase

na

importncia

do planejamento - antes de iniciar qualquer ao necessrio determinar cinco aspectos de fudamental importncia: o caminho, o clima, o terreno, a liderana e a disciplina; 2. Conduo da Guerra: destaca as consequncias internas da guerra e coloca a nfase na rapidez e eficincia das aes de forma a conservar a energia e os recursos e assim minimizar o desgaste causado; 3. Estratgia Ofensiva: refere a importncia de manter intacto o maior nmero de coisas possveis - o melhor seria mesmo vencer as batalhas mesmo sem lutar; refere ainda a importncia do conhecimento do inimigo e de ns prprios para vencer as batalhas;

4. Disposies Tticas (ou O Poder da Defesa): coloca a nfase na disposio das tropas no terreno e declara que o segredo da vitria est na adaptabilidade e inescrutabilidade. 5. Energia em Potncia: relevada a fora, ou o mpeto, a estrutura dinmica do grupo em ao, a coordenao, a coerncia da organizao e so apresentados diversos mtodos de ataque e defesa;

6. Pontos Fortes e Fracos (ou Vazio e Cheio): destaca a importncia de conservar a prpria energia e de, em simultneo, induzir o inimigo a esgotar a sua; 7. Manobras: trata da organizao efetiva no campo de batalha e das manobras de combate, ao mesmo tempo que refere outros assuntos de especial importncia para o sucesso; 8. Nove Variveis Tticas: colocada a nfase na adaptao, vista como um dos pilares da arte de guerrear; 9. Marchas ou Movimentaes do Exrcito: trata das manobras estratgicas do exrcito e fala dos trs aspectos chave da arte do guerreiro: o fsico, o social e o psicolgico. 10. Terreno: mais uma vez colocada a nfase na adaptabilidade, neste caso s condies do terreno - so caracterizados os diversos tipos de terreno existentes e apresentadas as formas mais adequadas de atuar em cada tipo; 11. Nove Classes de Terreno (ou Nove Regies): novamente analisada a questo da adaptao ao terreno. As nove regies analisadas so: a regio de disperso, a regio leve, a regio de contenda, a regio de comunicao, a regio de interseo, a regio pesada, a regio ruim, a regio sitiada e a regio de morte (ou mortal). 12. Ataques com Fogo: faz uma descrio dos cincos tipos de ataque incendirio: 13. Utilizao de Agentes Secretos: valorizada a utilizao de espionagem como forma de reduzir os custos da guerra e so caracterizados os cinco tipos de espies: espio local que contratado entre a populao da regio em que so planeadas as operaes; espio infiltrado que contratado entre os oficiais de um regime contrrio; espio reverso que um agente duplo, contratado entre os espies inimigos; espio morto que o que recebe a misso de levar informaes falsas ao inimigo e; espio vivo que o que vem e vai com informaes.

Das könnte Ihnen auch gefallen