Sie sind auf Seite 1von 5

Cure-se com o poder da soja

H cada vez mais gente em Portugal a consumir este alimento. Perceba porqu

A soja um alimento proveniente da China que est a conquistar o Ocidente no s pela sua versatilidade como pelos inmeros benefcios que tem para a sade.

Apesar de ser uma leguminosa, a soja apresenta caractersticas muito diferentes das leguminosas convencionais (feijo, gro, lentilhas, favas ou ervilhas). Tem um valor proteico superior e contm todos os aminocidos essenciais.

Consumida sob a forma de leite, tofu ou granulado, pode ser a cura de muitos males. Devido ao seu elevado e reconhecido teor de cidos gordos poli-insaturados, fibra, vitaminas e minerais e ao seu reduzido teor de gordura saturada, o consumo de soja e produtos derivados pode ter um papel importante na preveno das doenas cardiovasculares, no combate osteoporose e a alguns sintomas desagradveis da menopausa, na reduo dos nveis do chamado colesterol mau (LDL) e na preveno de alguns cancros.

O seu teor proteico de tal forma substancial que se equipara ao da carne, sendo quatro vezes superior ao do ovo e 12 vezes maior que o do leite. Rica em potssio e fsforo, as suas sementes tm uma grande quantidade de vitaminas como a A, B, C e D.

Para alm disso, a soja:

- Atua na preveno de doenas cardiovasculares

Ao contrrio da carne e de outros produtos de origem animal, a soja conta com uma quantidade mnima de cidos gordos saturados e no contm colesterol, pelo que, consumida em substituio de protenas de fontes animais, reduz este tipo de patologias.

- Ajuda a regular o peso

O seu elevado teor de fibra contribui para o controlo do peso, uma vez que torna a digesto dos alimentos mais lenta, aumentando a sensao de saciedade e retardando a absoro de alguns nutrientes, principalmente a glucose.

Para alm dos benefcios j enumerados, a soja poder ser essencial e um meio para atingir os seguintes fins:

- Facilita o trnsito intestinal

Para alm disso, pode auxiliar na manuteno de um peso saudvel devido ao seu moderado teor de lpidos.

No entanto, h que ser criterioso e no consumir a soja na forma de produtos fritos, nomeadamente salgados ou hambrgueres, muitas vezes fritos e cheios de gordura, alerta a nutricionista Florbela Mendes.

- Pode ajudar a prevenir alguns tipos de cancro

Vrios estudos tm relacionado a protena de soja e os seus componentes bioactivos (isoflavonas) com a preveno do cancro da mama, endomtrio, clon e prstata, indiciando, at, que a baixa incidncia deste tipo de patologias na China e Japo pode estar relacionada com a ingesto elevada desta leguminosa, rica em isoflavonas de soja (em particular, a ginestena e a diadzena), que ajudam a inibir o crescimento de clulas cancergenas. Contudo, h outros estudos que no sustentam estas alegaes. Este , por isso, um tema ainda controverso.

- Combate a osteoporose

Apesar de ser pobre em clcio, a soja aumenta a reteno deste mineral no organismo, uma vez que, ao contrrio da protena animal, no favorece a sua excreo pela urina, impedindo a perda de massa ssea.

- Reduz os sintomas da menopausa

Os estudos feitos at agora demonstram que a baixa incidncia de perturbaes associadas menopausa nas mulheres japonesas est associada aos hbitos alimentares de consumo de soja. O motivo? As isoflavonas de soja apresentam um efeito protetor semelhante ao dos estrognios, ou seja, reduzem significativamente os afrontamentos, restabelecem o bem-estar psicolgico e afetivo, impedem a perda de massa ssea, controlam o colesterol e a hipertenso arterial, previnem as alteraes cardiovasculares, mantm a libido e controlam o peso.

Uma leguminosa, vrias opes de utilizao

Conhea os derivados da soja e algumas das suas caractersticas e propriedades nutritivas:

Tofu

O tofu, ou queijo de soja, resulta da coagulao do leite de soja. Os feijes de soja so demolhados em gua, partidos e aquecidos, dando origem ao leite de soja, ao qual se adiciona um agente coagulante. A coalhada resultante depois prensada e origina o tofu, que pode ter uma textura densa ou cremosa.

Este produto vendido em blocos embalados em gua, tem um paladar muito suave e deve ser utilizado em receitas com ingredientes de sabor mais intenso.

Protena de soja texturizada (PST)

Consiste na farinha de soja desengordurada, processada e desidratada. uma substncia com textura esponjosa, que pode ser ou no aromatizada para se assemelhar mais carne. Para a preparao culinria, necessrio demolh-la em gua durante alguns minutos. Pode ser utilizada em quase todas as receitas como substituto da carne (hambrgueres, bifes, salsichas, entre outros).

Tempeh

Da fermentao dos feijes de soja resulta uma pasta chamada tempeh. O tempeh tem uma textura elstica e um sabor distinto, podendo ser utilizado como substituto da carne nas receitas tradicionais. Pode ser frito, cozido ou assado.

Miso

uma pasta obtida pela fermentao da mistura de feijo de soja, arroz ou cevada, gua e sal. Varia de cor, sabor e aroma, consoante o cereal com que foi feito (arroz ou cevada). utilizado para dar sabor a sopas, molhos e estufados. Esta pasta bastante salgada, pelo que deve ser utilizada com precauo por quem sofre de hipertenso arterial, adverte a nutricionista.

Molho de soja

Muito apreciados pelos frequentadores de restaurantes orientais, os verdadeiros molhos de soja, chamados tamari ou shoyu, so feitos a partir da fermentao de feijes de soja, trigo, sal e gua. Saliente-se que o tamari feito sem trigo e que a iseno de glten torna-o numa boa opo de tempero para celacos, pessoas que sofrem de enteropatia glten-induzida.

um tempero bsico e pode ser usado em sopas, massas, vegetais, feijes e algas.

Leite, iogurtes e sobremesas de soja como alternativa aos laticnios

O leite de soja uma alternativa ao leite de origem animal e, atualmente, fcil de encontrar em qualquer supermercado. Comparado com o leite de vaca gordo, tem menos gordura total, bem como uma menor proporo de gorduras saturadas e no tem colesterol.

Tem um menor teor de hidratos de carbono (no contm lactose) e fornece uma boa quantidade de protenas. Se o utilizar em substituio dos laticnios dever escolher uma marca enriquecida com clcio, recomenda Florbela Mendes. Para alm do leite de soja, existe uma grande variedade de sobremesas aromatizadas e iogurtes de soja.

Outros produtos derivados da soja

O leo de soja e a margarina so muito utilizados pelo seu elevado teor de gorduras polinsaturadas e baixo teor de gorduras saturadas.

Reviso cientfica: Florbela Mendes (nutricionista)

A responsabilidade editorial desta informao da revista Fonte: http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/nutricao/artigos-gerais/cure-se-com-o-poder-dasoja.html?pagina=4

Das könnte Ihnen auch gefallen