Sie sind auf Seite 1von 2

UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE TECNOLOGIA DA CONSTRUO PROFESSOR: ALDEMIR NASCIMENTO ALUNOS: CAROLINE FELIPE MARTINS - RA DIEGO RODRIGUES - RA JHENIFFER

R SANTOS NARDELLI RA 20865 JULIANA MOLINA LOCH RA 19964 LILIAN SIRTOLI RA 20823 REDAO TCNICA: VEDANTES Vedantes so substncias utilizadas para selar/vedar superfcies evitando a passagem de lquidos e gases. So aplicados em juntas para ligar e vedar duas partes. O sucesso da vedao decorrente de vrios fatores entre os quais esto a qualidade da matria-prima utilizada, a perfeita seleo do tipo de junta e do material da mesma e o conhecimento de todos os dados operacionais e de aplicao. Ou seja, uma unio flagelada, para ser vedada, precisa ter uma especificao perfeita. Feita essa especificao, definido o tipo e material. Da junta, esta tem que ser fabricada dentro de rgidos critrios e tecnologia de modo a respeitar. Todo o limite quer dimensionais ou construtivos, de norma, assegurando, assim, a performance e boa selabilidade. Uma vedao deve resistir a meios qumicos, ao calor, presso, ao desgaste e ao envelhecimento. Alm disso, as partes a serem vedadas podem estar em repouso ou movimento. Os elementos de vedao atuam de maneira diversificada e so especficos para cada tipo de atuao, por exemplo: tampas, bombas, eixos, cabeotes de motores, vlvulas, etc. Em funo da solicitao, as vedaes so feitas em diversos formatos e diferentes materiais, como: juntas de borracha, papelo, velumide, anis de borracha ou metlicos, juntas metlicas, retentores, gaxetas, selos mecnicos, etc. Os fatores que influenciam o material utilizado na vedao so: Compatibilidade do material do vedador com o produto a ser vedado para que no ocorra uma reao qumica entre eles, o material deve ser compatvel, evitando assim o vazamento e a contaminao do produto; Temperatura - no caso de se trabalhar em ambiente com temperatura muito elevada, o material do vedador deve suportar a temperatura de trabalho interna e externa; Acabamento das peas - uma boa vedao requer bom acabamento das superfcies a serem vedadas; Presso - quanto mais elevada for presso do fluido, maior ser a possibilidade de escapamento, devendo o material resistir presso; Estado fsico - os fluidos lquidos so mais fceis de serem vedados do que os fluidos em estado gasoso.

Existem vrias marcas no mercado que nos oferecem os vedantes como a Sika, Henkel, Dinamar, entre outras. Como exemplo pegamos a marca Sika S/A Brasil para especificar os tipos de juntas dos vedantes. As Juntas de Vedao so utilizadas como juntas para portas, fornos e estufas; tampas de caldeiras; automotivas; aviao; naval; tratores; bombas / vlvulas; empilhadeiras; visores para caldeiras; trocadores de calor; ventiladores; compressores / geradores; portas de visitas; tampas de recipientes como Babcock, Conterna Dedini, CBC, ATA, Conservit, Zanini, etc. Os tipos de vedantes so: Misturas Betuminosas (funo a correo de formaes ocorrentes na superfcie de um antigo revestimento e, simultaneamente, promover a selagem de fissuras existentes). Veda Rosca (fita, geralmente branca usada na vedagem de tubulaes de lquidos ou gases). Arruela de vedao (A arruela de vedao fabricada em composto de PVC, com dureza aproximada de 60 shore "A" A, com objetivo de evitar vazamento nas conexes). Juntas (permitir a livre movimentao da placa, evitando fissuras e trincas decorrentes de tenses durante o processo de retrao do concreto, dilatao e ou cargas atuantes na estrutura). Selantes (utilizados para o preenchimento de juntas, junes e aberturas, para o selamento, calafetao, proteo, impermeabilizao ou colagem de duas faces ou de elementos justapostos). Mstiques (finalidade o tratamento de trincas e fissuras na recuperao de fachadas de edifcios, com timo resultado esttico, proporcionando melhor acabamento do sistema de pintura adotado).

Das könnte Ihnen auch gefallen