Sie sind auf Seite 1von 4

RESUMO

importante conhecer as propriedades dos materiais de construo, por isso esse ensaio teve por objetivo analisar as caractersticas visuais, geomtricas e fsicas do tijolo cermico, a fim de verificar se as suas caractersticas atendem ou no as normas que os especificam. Seguindo os padres de execuo dos ensaios determinados pelas normas (NBR 15270) foram realizados diversos ensaios e seus resultados comparados com as especificaes. Palavras chaves: bloco, cermico, caractersticas, verificar.

1. Introduo Os materiais cermicos so bastante utilizados na construo civil devido existncia de uma extensa variedade de materiais que podem ser utilizados em diversas situaes, sendo empregados principalmente como refratrios e em aplicaes de resistncia ao desgaste. Sua utilizao de fundamental importncia para qualquer construo de alvenaria, sendo vedao ou estrutural.

As caractersticas mais relevantes dos materiais cermicos so: alta resistncia compresso, alta rigidez, porosidade, capacidade de absorver gua e alta fragilidade. A ltima caracterstica citada confere ao mesmo

propriedades indesejadas como ductibilidade e baixa resistncia aos choques. As cermicas esto submetidas a agentes fsicos, agentes qumicos e agentes mecnicos que podem causar a sua desagregao. A umidade um dos mais graves entre estes agentes uma vez que possui a capacidade de penetrar nos poros do material diminuindo sua resistncia compresso.

Os materiais cermicos passam por um rigoroso controle de qualidade, o qual possui diversas etapas de modo a garantir a qualidade do produto final. Apesar do fato citado, necessrio que os profissionais da construo civil avaliem se o material est realmente de acordo com as normas estabelecidas. quanto s dimenses e uniformidade, resistncia, capacidade de absoro, entre outras caractersticas. So diversos os tipos de materiais cermicos, o que foi utilizado nos nossos ensaios e sero enfatizados no nosso relatrio so os blocos cermicos, conhecidos popularmente como tijolos. Os tijolos (blocos) podem ainda ser classificados como: de vedao e estruturais. Sero abordados somente os de vedao. Os estruturais sero abordados em posteriores relatrios. O conhecimento e determinao da qualidade dos blocos cermicos so determinados experimentalmente por meio de normas regulamentadas que

definem no s o modo de execuo dos ensaios laboratoriais, mas tambm os valores padres que cada material precisa atingir para que sejam considerados de qualidade, isto , aptos para desempenhar a funo no qual sero destinados.

OBJETIVO GERAL:
O objetivo geral dos ensaios realizados foi o de verificar as propriedades e caractersticas dos blocos cermicos observando se estes atendem ou no as normas regulamentadoras. Os ensaios feitos analisaram as seguintes caractersticas: dimenses do bloco, desvio em relao ao esquadro, planicidade (flecha), ndice de absoro de gua e taxa de suco. As comparaes qualitativas dos resultados foram feitas atravs da norma da ABNT NBR 15270-1 Bloco cermico para alvenaria de vedao Terminologia e requisitos.

EXPERIMENTO I- CARACTERSTICAS VISUAIS EXPERIMENTO II-CARACTERSTICAS GEOMTRICAS (DIMENSES DO BLOCO, DESVIO EM RELAO AO ESQUADRO E FLECHA)

MATERIAIS:

Os materiais utilizados para a realizao dos ensaios de caractersticas geomtricas (Dimenses do bloco, desvio em relao ao esquadro e flecha) foram: Esquadro de 30cm; Trena;

Tijolos cermicos- adquiridos na JLN-Materiais de construo Ltda, no bairro compensa, zona Oeste de Manaus e produzidos na olaria Cermica Amaznia;

Superfcie plana (Mesa);

MTODOS:

A sequncia seguida no mtodo empregado no experimento de medio das dimenses do bloco foi:

EXPERIMENTO III- CARACTERSTICAS FSICAS (NDICE DE ABSORO DE GUA E TAXA DE SUCO)

Das könnte Ihnen auch gefallen