Sie sind auf Seite 1von 13

O MUSEU DE ARTE SACRA DE BELM: UM ESTUDO SOBRE A RELAO MUSEU E PBLICO.

Elinelma Pereira do Nascimento Idanise Santana Azevedo Hamoy

Resumo
O estudo de pblico um importante instrumento de avaliao e criao de novas estratgias de recepo de pblicos em museus. O Museu de Arte Sacra de Belm foi escolhido como local deste estudo, por ser um dos museus mais visitados da cidade de Belm do Par. Com o objetivo de conhecer o pblico real e potencial desse museu, o projeto de extenso da Universidade Federal do Par, ExDucere: criando laos entre Museu, Universidade e Comunidade realizou um estudo de pblico atravs de entrevistas com mil pessoas moradoras e/ou trabalhadores no entorno do museu, utilizando questionrios tipo survey e a colaborao de 26 voluntrios. Os dados foram analisados a partir de uma abordagem fenomenolgica-hermenutica, para compreenso dos motivos pelos quais essas pessoas no vm ao museu e criar novas estratgias de mediao e comunicao entre museu e comunidade, tendo por base os conhecimentos tericos do campo da Museologia e a partir dessas interlocues propor novas aes educativas do museu.

Palavras Chave: PUBLICO DE MUSEUS, MUSEUS, EDUCAO. Resumen


El estudio de la opinin pblica es una herramienta importante para la evaluacin y la creacin de nuevas estrategias de recepcin de publico en los museos. El Museo de Arte Sacro de Beln fue elegido como objeto de este estudio, pues es uno de los museos ms visitados de la ciudad de Belm do Par. Conel objetivo decomprensindel del pblico potencial y real de este museo, el proyecto de extensin de laUniversidad Federal de Par "Ex ducere: creando vnculos entre elMuseo,la laUniversidad y laComunidad" llev a cabo un estudio a travs de entrevistas conel pblico de mil personas que viven o trabajan enlascercanas delmuseo, mediante cuestionariosdel tipo survey y la cooperacin de 26 estudiantesvoluntarios. Los datosfueronanalizados a partir de un enfoque fenomenolgico-hermenutica para entender las razones por lascuales estas personas no vienen al museo y crear nuevasestrategias para la mediacin y lacomunicacin entre elmuseo y la comunidadbasadaenel conocimiento terico del campo de la museologa y de estos dilogos proponer nuevasacciones educativas enelMuseo. Palabras clave: Pblico de Museus, Museos, Educacin.

Abstract
The study of the public is an important tool for evaluating and creating new strategies for receipt of public museums. The Museum of Sacred Art of Belm was chosen as the site of this study, as one of the most visited museums in the city of Belm do Par.In order to meet the public and real potential of this museum, the extension project of the Federal University of Par "Ex Ducere: creating links between Museum, University and

Community" conducted a study through interviews with public thousand people living and / or working in the vicinity of the museum, using questionnaires and cooperation type survey of 26 student volunteers. Data were analyzed from a phenomenologicalhermeneutics approach to understanding the reasons why these people do not come to the museum and create new teaching strategies and communication between museum and community based on the theoretical knowledge of the field of Museology and from these dialogues propose new educational museum. Keywords: PUBLIC MUSEUMS, MUSEUMS, EDUCATION

Introduo O trabalho a seguir resultado do estudo de caso realizado no Museu de Arte Sacra de Belm (MAS). O MAS fica localizado no bairro da Cidade Velha,centro histrico de Belm. Inicialmente a pesquisa comeou realizando um estudo de pblico com o pblico real do museu. A pesquisa era realizada dentro das atividades do museu, e a partir de dados fornecidos nessa etapa, foi necessrio estend-la para fora dos muros do museu. Dessa forma foi realizada uma segunda etapa do estudo de pblico, dessa vez com as pessoas que moram e trabalham no entorno do museu, a fim de se obter dados a serem discutidos no que diz respeito ao nmero de visitaes do MAS. Uma das grandes inquietaes da rea museolgica atualmente entender a relao que os indivduos estabelecem com os museus e principalmente compreender por quais razes as pessoas no visitam esses espaos. Constata-se que teoricamente os Museus so instituies que deveriam estar abertas a toda a sociedade, no entanto, isso fica apenas na teoria, estudar o pblico seja ele real ou potencial dos museus produz bases para responder questes como essas. O estudo de pblico em museus uma ferramenta essencial para conhecer o perfil do pblico real e potencial do museu, se busca atravs dessas pesquisas perceber as principais dificuldades dos museus, para assim nortear atividades que mudem essa realidade. Esse tipo de estudo fornece dados relevantes como expectativas em relao visita, a percepo em relao instituio e principalmente fornecem dados importantes para a gerncia do museu, para que seja possvel pensar em estratgias para o futuro, para uma ampliao do pblico. Este estudo baseado nos estudos de Pierre Bourdier: O amor pela arte, da dcada de 60, que foi o precursor nesse tipo de pesquisa, e

motivado pelos dados do censo de 2010. A pesquisa faz parte das atividades realizadas pelo projeto Ex Ducere: criando laos entre Museu,Universidade e Comunidade, desenvolvido no Museu de Arte Sacra. Como na traduo do latim ex ducere, que significa em nossa lngua trazer para fora, uma das funes do museu construir novas relaes desde dentro para fora de seu espao fsico, para estimular novas atitudes que despertem o sentido de cidadania, o conhecimento de tradies da comunidade na qual o museu est inserido.

A igreja de Santo Alexandre e o Museu de Arte Sacra


A Igreja de Santo Alexandre1 uma das mais antigas de Belm. Em 1652 chegaram os primeiros padres da Companhia de Jesus. A primeira igreja era de taipa coberta com folhas de palmeira, construda pelo Reitor Joo de Souto Maior em 1653 e possua somente um altar. Em 1668 foi inaugurada a segunda igreja dedicada a So Francisco Xavier, no mesmo local que a primeira, e ao lado foi construdo o Colgio de Santo Alexandre com projeto do arquiteto Cristvo Domingos. Aproximadamente em 1718 foi inaugurada a terceira igreja no mesmo local, que a igreja atual. A igreja ficou fechada e abandonada por muitos anos. Em 1997 passou por uma restaurao2 na qual o antigo Palcio Episcopal foi transformado em Museu de Arte Sacra. O Museu de Arte Sacra (MAS), foi inaugurado em 28 de setembro de 1998. A igreja de Santo Alexandre parte integrante do Museu. O estilo que predomina o Barroco. O acervo do museu composto por mais de 400 peas dentre imagens e objetos sacros, que datam dos sculos XVIII a XX.
1

O palcio Arquiepiscopal, com a Igreja de Santo Alexandre e o antigo colgio dos Jesutas e todo seu acervo foi tombado segundo processo 0235-T-40 sob inscrio 146 de 03/01/1941 no Livro do Tombo Histrico do Instituto de Patrimnio Histrico Nacional (IPHAN) e inscrito no Livro de Tombo n. 3: Tombamento Municipal, atravs da PREFEITURA MUNICIPAL DE BELM/FUMBEL Lei n 7.709/94, de 18/05/1994, Captulo III, Art. 3 Pargrafo nico, em conformidade com o Anexo V, delimitado pelo Plano Diretor Urbano do Municpio de Belm (Lei n 8.655/08 de 30 de julho de 2008, publicada no Dirio Oficial do Municpio n 11.214/08, de 05/09/2008), localizado na Zona de Ambiente Urbano ZAU 7 SETOR 1. 2 Sobre a restaurao ver o livro da SECULT, intitulada Feliz Lusitnia/Museu de Arte Sacra, onde est todo o registro do processo de restaurao da Igreja e do Antigo Palcio Episcopal.

O museu e o estudo de seus pblicos: O que fazer? Como? Para quem?


Um dos desafios da rea museolgica entender a relao que os indivduos estabelecem com os museus e principalmente compreender as motivaes para visitar ou no esses espaos. Os museus so instituies que guardam e presentificam a memria de uma comunidade e deveriam ter ampla visitao. No entanto, o livro de visitantes nos aponta outra realidade. Aqui surge a necessidade de estudar o pblico potencial e real. O estudo de pblico em museus uma ferramenta essencial para conhecer o perfil desse pblico. O que fazer? Como? Para quem? So questes que norteiam um plano de ao para o museu. Inicialmente importante termos em mente a definio de Museu. Segundo o Conselho Internacional de Museus (ICOM):
Um museu uma instituio permanente, sem fins lucrativos, a servio da sociedade e do seu desenvolvimento, aberto ao pblico, e que adquire, conserva, estuda, comunica e expe testemunhos materiais do homem e do seu meio ambiente, tendo em vista o estudo, a educao e a fruio. (ICOM).

Constata-se que teoricamente os Museus so instituies que deveriam estar abertas a toda a sociedade, no entanto, isto fica apenas na teoria. Estudar o pblico seja ele real ou potencial dos museus, produz bases para responder questes como essas. Entendamos a diferena entre pblico real e potencial. O pblico real so aquelas pessoas que j visitaram os museus, ou seja, aquelas pessoas que j usufruram de alguma forma dos servios oferecidos pelos museus; j o pblico potencial so os indivduos que nunca foram aos museus, mas que podem se tornar parte do pblico real que frequenta a instituio. importante entender o conceito de pblico. No caso especifico dos museus, esse conceito ganha novos sentidos.
Globalmente, entende-se por pblico o conjunto de usurios de um servio. No caso especifico dos museus, os usurios so todos aqueles que utilizam um servio posto disposio pela instituio museu. Assim, o pblico dos museus corresponde no s aos visitantes (pessoas que entram ou entraram no museu), mas tambm parcela daqueles que, de alguma maneira, sem uma relao presencial no museu, usufruram dos servios ou bens por ele disponibilizados (p.e. encomenda de livros ou outros materiais por catlogo, visitas

a exposies itinerantes, destinatrio de aes pedaggicas levadas a efeito nas escolas). (MOREIRA. 2007. pg.101).

Para esse tipo de estudo necessrio conhecer as percepes que as pessoas em geral tm dessa instituio. Assim importante estudar tanto as pessoas que de alguma maneira utilizam os servios oferecidos pelos museus e o seu entorno e as pessoas que esto indiretamente ligadas ao museu que se pretenda desenvolver esse tipo de estudo.
As pesquisas de pblico ajudam os museus a conhecer os seus pblicos, seus perfis sociodemogrficos, seus hbitos culturais, interesses, preferncias, motivao de visita e outras variveis que influenciam a visitao. Estes estudos tambm auxiliam a melhor compreender a relao que a sociedade mantem com estas instituies. (STUDART.

2007. pg.7). Apesar dos estudos de pblico ainda serem pouco utilizados nos Museus principalmente do nosso estado, alguns estados j comearam a suprir essa necessidade, inspirados nos trabalhos realizados nos museus da Europa que j vem tendo essa preocupao h algum tempo. Esses museus procuram discutir categorias relevantes ao pblico que visita os museus, tais como suas caractersticas sociais e escolares, suas atitudes e suas preferncias artsticas. (BOURDIER. 2007). Outros trabalhos relevantes para o tema tambm devem ser citados, como o trabalho feito por Mrio Chagas, que trabalhou a percepo dos estudantes do 6 ao 9 anos do ensino fundamental em escolas do Rio de Janeiro. Com esse trabalho foi possvel identificar as diversas percepes que crianas e adolescentes tm dos museus de forma geral. A inquietao para algumas respostas nos leva a refletir quo importante seria que a prtica de estudos de pblico dos museus fosse desenvolvida com continuidade e eficcia nos museus brasileiros. A principal questo por que as pessoas no vo aos museus? O trabalho de ngela Cardoso Guedes Compreendendo o pblico de museu a partir de Bourdier traz algumas questes interessantes que podem ser o incio para uma reflexo sobre a ausncia de visitantes nos museus brasileiros.
Nada mais acessvel ao povo do que os museus. No Brasil muitos museus so gratuitos (a maioria oferece dias com

entrada franca) ou tm ingressos inferiores a uma entrada de cinema. Mesmo se outros fatores, como o transporte caro, influenciam na deciso de ir ao museu, por que nossos ndices de visitao ainda no so os desejveis? Se incontestvel que nossa sociedade oferece a todos a possibilidade terica de usufruir de obras expostas nos museus. (GUEDES. 2009, p.279).

Diante dessas evidncias, fica claro a necessidade de buscar respostas para entender o que de fato afasta ou deixa de aproximar as pessoas dessas instituies.
Apenas alguns tm, no entanto, a possibilidade real de realizar esta possibilidade. Ou seja, para se desejar ir ao museu, necessrio ter esta necessidade cultural, constatando-se que a ausncia da prtica acompanha-se da ausncia do sentimento desta ausncia. (GUEDES. 2009, p.280).

A partir dessa anlise podemos refletir sobre a realidade brasileira, e chegar concluso de que de fato alguns sujeitos so excludos desse processo, pois a necessidade cultural que seria um dos principais fatores que levam as pessoas aos museus no direcionada a todos e consequentemente no sentida por todos. O trabalho de Angela Cardoso Guedes inspirado na obra de Pierre Bourdier O amor pela arte, um dos trabalhos de grande relevncia no que diz respeito a estudos de pblicos nos museus. No Brasil a pelo o menos trinta anos vem sendo desenvolvidas atividades referentes ao estudo de pblico nos museus brasileiros, porm o que se percebe que esses estudos esto em sua maioria no campo da teoria, com algumas excees. Essa uma realidade que precisa ser mudada nos museus brasileiros em especial nos museus da regio norte. preciso que os museus da nossa regio conheam seus visitantes, entender que pblico visita o museu, que pblico no visita, mas que pode vir a visitar.

A Pesquisa
O projeto de extenso da Universidade Federal do Par Ex Ducere: criando
laos entre Museu, Universidade e Comunidade, desenvolvido no Museu de Arte Sacra de Belm (MAS) foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira foi desenvolvida uma pesquisa de pblico com o pblico que participava das atividades

desenvolvidas pelo museu, ou seja, seu pblico real. Na segunda etapa a

pesquisa de pblica foi realizada com os moradores e trabalhadores do entorno do museu, ou seja, o pblico potencial do MAS. A seguir apresentamse alguns dados e resultados obtidos nas duas etapas da pesquisa. A princpio, como o projeto iniciou em maro de 2012 e j havia uma programao estabelecida pelo MAS, foi realizada uma pesquisa com os participantes das palestras e exposies realizadas no perodo de maro a maio, com o objetivo de conhecer o seu perfil. A importncia de realizar essa pesquisa com o pblico observar rigorosamente, de forma planejada e sistemtica, para que se estabeleam conexes entre comportamentos que possibilitem uma interpretao capaz de dar explicaes sobre os fenmenos de presena e ausncia de pessoas no museu. O protocolo dessa pesquisa contemplou os seguintes pontos: leitura bibliogrfica de textos de Pierre Bourdieu e Joan Santacana Mestre, para definir as questes de estudo e o pblico informante, elaborao do questionrio, tendo como base o mtodo survey, com questes fechadas ou semiabertas, divididas em quatro sees: perfil scio demogrfico, participao em atividades no museu, avaliao do acesso e programao visual, avaliao do evento. Os dados foram lanados em uma planilha e quantificados em percentuais. Foram avaliadas cinco palestras, das quais duas realizadas noite e durante a semana que chamaremos de grupo 1, com uma mdia de 55 participantes, e outras trs realizadas pela manh, no sbado, que chamaremos de grupo 2, com uma mdia de 15 participantes. Os valores apresentados a seguir se referem aos valores absolutos das mdias obtidas entre os referenciais. O perfil do grupo 1 de 70% do sexo masculino, 68% esto na faixa etria entre 20 a 40 anos. 94% so graduados, com ps graduao ou cursando uma graduao. 60% moram na cidade de Belm. Em relao participao em atividades do museu, 46% era a primeira vez que participava de um evento no museu; 34% no visita museus; 57% souberam do evento atravs de um amigo, e em relao ao acesso e programao visual do museu, 55% respondeu que o acesso e a programao visual so satisfatrios. No

conceito geral do evento, 82% atriburam conceito bom e excelente, 53% preferem que o evento seja noite e em fim de semana e 91,49% participaria de outra atividade no Museu. O perfil do grupo 2 de 76% do sexo feminino, 91% esto na faixa etria entre 15 a 30 anos. 62% moram na cidade de Belm. Em relao participao em atividades do museu, 25% era a primeira vez que participava de um evento no museu. 45% visita museus vrias vezes ao ano. 56% souberam do evento atravs de e-mail ou de redes sociais, e em relao ao acesso e programao visual do museu, 60% responderam que o acesso e a programao visual bem sinalizado. No conceito geral do evento, 99% atribuiu conceitos bom e excelente, 70% preferem que o evento seja pela manh e em fim de semana e 100% participaria de outra atividade no Museu. Com esta pequena amostra, tiramos algumas concluses. A primeira que, considerando o pensamento de Pierre Bourdieu, quando afirma que a frequncia dos museus aumenta consideravelmente medida que o nvel de instruo mais elevadoi, de fato observamos que o pblico que frequentou as atividades possui graduao e ps graduao ou est cursando uma graduao. No entanto, sinaliza outra questo. Segundo o Censo 2010, na cidade de Belm, 41,83% da populao est inserida neste item, ou seja, cerca de 500 mil de pessoas seriam visitantes potenciais por terem elevado grau de instruo, no somente do, MAS, como de outros museus. Mas no o que acontece. A mdia de participao nos eventos foi pequena, e a mdia mensal de visitas ao museu no primeiro quadrimestre de 2012, segundo dados da coordenao de educativo, de 1904,5 visitantes/ms, dos quais 20% so grupos agendados de escolas. Em relao ao ndice do censo, um nmero muito pequeno. A partir das observaes iniciais em relao ao nmero de visitantes, iniciamos o estudo de pblico no entorno do museu. O MAS fica localizado no bairro da Cidade Velha, no centro histrico da cidade de Belm. Esse bairro foi mapeado e dividido em 35 reas, e distribudas a uma equipe de 26 voluntrios, divididos em 13 duplas, que esto realizando entrevistas baseadas em um questionrio tipo survey, com os moradores e trabalhadores do entorno do museu. uma equipe multidisciplinar formada por alunos dos

cursos de Museologia, Artes Visuais, Biblioteconomia e Estatstica para coletar, tabular e analisar os dados. Com a anlise desses dados ser possvel elaborar o plano educativo do museu com atividades adequadas ao perfil do pblico potencial. Nesta etapa tambm tivemos como principal ferramenta a aplicao de questionrios, conforme apontado por Joan Mestre:
[...] Los cuestionarios deben planificarse con cuidado, deben tenerse en cuenta desde aspectos prcticos como la duracin hasta estructurales como la secuenciacin, se deben compaginar los tipos de preguntas abiertas, semicerradas o cerradas, se deben tener muy clara la correccin, que implica distintas fases de vaciado y codificacin, categorizacin y anlisis estadstico. Un buen cuestionario es una herramienta muy til, pero difcilmente se consigue a la primera, ms bien al contrario suele ser conveniente pilotar varias versiones hasta conseguir una herramienta eficaz3 (MESTRE, 2005, p. 570).

Semanalmente eram feitas reunies com os voluntrios do projeto para que eles relatassem a experincia que estavam tendo com as pessoas do entorno, alguns tiveram bastante dificuldade em aplicar os questionrios, pela resistncia que as pessoas tinham. Alguns relataram que essa resistncia se devia ao fato de eles estarem com crachs que os identificava como alunos da Universidade. A soluo encontrada por eles foi tirar o crach para fazer algumas entrevistas. Como se percebe, os questionrios so de fato uma boa ferramenta a ser aplicada nos estudos de pblico dos museus, porm apenas uma parte do processo que envolve essa avaliao do pblico. preciso analisar com ateno os resultados e principalmente utilizar os mesmos, a fim de conseguir melhorias gerais para o museu que est sendo avaliado. S assim essa ferramenta ter de fato validade. Apesar da segunda etapa da pesquisa ainda estar em fase de anlise, j podemos apontar alguns dados relevantes, tais como: 57% dos questionrios foram respondidos por pessoas do sexo masculino; 35% dos entrevistados
3

Traduo das autoras: Os questionrios devem ser planejados com cuidado, tendo em conta desde os aspectos prticos como a durao, at estruturais, como a sequencia de perguntas, se devem combinar os tipos de perguntas abertas, semifechadas ou fechadas, se deve ter bem claro a correo que envolve as fases de iniciao e codificao, categorizao e anlise estatstica. Um bom questionrio uma ferramenta til, mas difcil chegar ao primeiro lugar, o oposto muitas vezes desejvel para conduzir vrias verses, at se conseguir uma ferramenta eficaz.

tinham de 40 a 60 anos de idade; a maioria dos entrevistados, cerca de 35% , apontaram sua escolaridade como sendo o Ensino Mdio Completo; nos estudos de Bordier, ele afirma que quanto maior o nvel de instruo, ou seja, quanto maior a escolaridade das pessoas, maior a frequncia das mesmas em museus. No entanto, 55% dos entrevistados nunca visitaram o Museu de Arte de Sacra e apontaram como principal dificuldade a falta de tempo. Essa resposta foi apontada por 54% das pessoas que responderam aos questionrios. Isso nos leva a refletir sobre duas questes. Primeiro, quando de fato temos interesse em alguma atividade sempre encontramos tempo para realizla. Segundo ser que o museu tem atrativos para despertar a vontade da visita nas pessoas? A falta de divulgao dos eventos realizados pelo museu um dado que pode influenciar diretamente o nmero de visitao. Nas entrevistas, 55% dos entrevistados disseram que nunca tiveram conhecimento de nenhuma atividade realizada pelo museu. Em geral essa divulgao feita pela internet. Os que j tiveram conhecimento de eventos realizados pelo museu chegaram a 44% dos entrevistados, sendo que o meio de comunicao que tomaram conhecimento foi o jornal. Diante dessas evidncias fica claro a necessidade de buscar respostas para entender o que de fato afasta ou nem se quer chega a aproximar as pessoas dessas instituies. Com a anlise desses dados, ser possvel elaborar o plano educativo do museu com aes contnuas e com atividades adequadas ao perfil do pblico real e potencial.

Consideraes finais
A partir da anlise das duas fases da pesquisa, chegamos a alguns resultados. Na pesquisa feita com o publico real do museu, os resultados apontam que a maioria das pessoas que vo ao museu do sexo feminino. Seriam as mulheres as principais frequentadoras desses espaos? Trata-se de um pblico jovem, que no ultrapassou os 40 anos de idade e que possui um nvel de instruo mais elevado, com graduao completa e incompleta ou psgraduao. J a fase realizada com o pblico potencial mostrou que os homens

podem vir a se tornar uma parte considervel do publico real do museu, pois a pesquisa foi realizada em sua maioria com pessoas do sexo masculino. O pblico do entorno um pblico de idade mais adiantada, ficando na faixa etria de 40 a 60 anos de idade, porm a maioria possui apenas o ensino mdio completo. Diante disso preciso propor atividades que contemplem os dois pblicos que so diferenciados. Um bom comeo seria o meio de comunicao utilizado pelo museu para fazer a divulgao de suas atividades, que na maioria das vezes feita por meios eletrnicos, o que impossibilita a transmisso da mensagem para os dois pblicos do museu e

consequentemente acaba por restringir o pblico real. As duas etapas da pesquisa trouxeram dados bastante relevantes sobre o perfil dos dois pblicos do museu. Se o museu deve ser entendido como instrumento de mudana social e instrumento para o desenvolvimento nos eixos da sustentabilidade, e que possibilitaria comunidade uma viso de conjunto do seu meio social, porque as pessoas no frequentam o museu? Escutar a comunidade, saber o que esperam do museu, que atividades seriam de seus interesses. Abrir as portas do museu, esta uma forma de estabelecer laos entre o museu, como territrio de mediao entre o saber acadmico museolgico e a comunidade faminta de dilogo, sedenta de respeito e desejosa de participar ativamente da sua histria, como fiel depositrio da memria.

REFERCIAS:

ALMEIDA, Adriana M. O contexto do visitante na experincia museal: semelhanas e diferenas. So Paulo. 2005. BOURDIER, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu pblico. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo; Porto Alegre: Zouk, 2007.

CHAGAS, Mrio de Souza et al. Imagens do museu: percepo de estudantes do 6 ao 9 ano de ensino fundamental do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2009. CURY, Marilia Xavier. Exposio: concepo, montagem, avaliao. So Paulo. 2006. GUEDES. Angela.Cardoso. Compreendendo o pblico de museu a partir de Bourdier. Rio de Janeiro 2009. IBGE. Censo demogrfico: 2010. Rio de Janeiro: IBGE. Disponvel em: <http://sidra.ibge.gov.br/cd/cd2010rpv.asp?o=4&i=P>. Acesso em: fev. 2012. MESTRE, Joan Santacana, ANTOL, NuriaSerrat (coords.). Museografiadidctica. Barcelona: Editora Ariel, 2007. Ministrio da Cultura, Instituto Brasileiro de Museus. Plano Nacional Setorial de Museus 2010/2020. Braslia, DF: MinC/Ibram, 2010. Ministrio Da Cultura, Instituto Do Patrimnio Histrico E Artstico Nacional, Departamento De Museus E Centros Culturais. Poltica Nacional de Museus Memria e Cidadania. Braslia, 2003. MOREIRA, Joo de Matos. Uma reflexo sobre o conceito de pblico nos museus locais. Rio de Janeiro. 2007. POLLACK, Michael Memria coletiva. Estudos Histricos, vol. 05, n 10. Rio de Janeiro: 1992. Referncias STUDART, Denise et al. Pesquisa de pblico no museu da vida e outros museus de cincia no Rio de Janeiro: quem so seus visitantes . Rio de Janeiro. 2007.. VOLPATO, Gilson Luiz. Estatstica sem dor!!!Botucatu: Best Writing, 2011.

Sites http://xumucuis.wordpress.com/2010/10/01/museu-de-arte-sacra-do-para/ http://www.revistamuseu.com.br/legislacao/museologia/eticaicom.htm http://www.censo2010.ibge.gov.br/

http://icom.museum/

Das könnte Ihnen auch gefallen