Sie sind auf Seite 1von 26

ANLISE PSICOSSOCIAL DA RELIGIO COMO UM DOS FUNDAMENTOS POLTICOS DAS AES COLETIVAS NO BRASIL: A MSTICA DO MST

Nadir Lara Junior Mestre e doutorando em Psicologia Social PUC-SP nadirlj@hotmail.com Resumo: para iniciar nossa discusso a respeito da religio e da poltica, destacamos a importncia do estudo do cotidiano para compreendermos os vrios processos psicossociais que se estabelecem e originam posicionamentos, crenas e aes coletivas, objetos de estudo e anlise da psicologia social e de outras cincias. Para melhor entender a dinamicidade da religio, enfocaremos algumas dimenses a serem analisadas no decorrer desse texto, a saber: religio: instituio; religio: ncleo ideolgico; religio: crenas e prticas; religio: mstica. Essa anlise nos permitir verificar que a relao entre religio e poltica no cotidiano nos faz deparar com a contradio de ora servir para emancipar, ora alienar as pessoas assim como a maioria dos fenmenos poltico-religiosos. Palavras-chave: religio; poltica; ncleo ideolgico; crenas; mstica.

Abstract: In order to start our discussion concerning religion and politics, we must bring at the importance of the everyday life study to comprehend the many psychosocial processes which are established and originate positioning, believes and collective actions which are subjects of research and analysis of Social Psychology and other sciences as well. Regarding a better understanding of the Religion dynamism, we are going to focus on some dimensions that will be analyzed during the text, as listed below: Religion: Institution; Religion: Ideological nucleus; Religion: Believes and practices; Religion: mystica. This analysis will allow us to verify that the relation between Religion and Politics in the everyday life confront us with the contradiction of sometimes being used to emancipate, other times to alienate people as the majority of the politicreligious phenomenon. Keywords: Religion; Politic; Ideological nucleus; Believes; Mystical.

ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

50

Nadir Lara Junior

Para iniciar nossa discusso sobre religio e poltica, vale destacar que, em nosso cotidiano e tambm no cenrio poltico mundial, comum percebermos que a questo religiosa est ocupando, cada vez mais, um espao considervel nas disputas ideolgicas dos diversos grupos polticos, como tambm nas estratgias de mobilizao que esses grupos utilizam para que as pessoas adiram a determinadas ideologias. Nesse sentido, podemos relembrar vrios exemplos, como os fundamentalistas islmicos que se transformam em homensbomba e se explodem em meio a locais pblicos, na crena de que esto fazendo justia em nome de um deus e que essa divindade lhes dar uma recompensa ao chegarem no Paraso. A reao, principalmente liderada pelos EUA, ganha a conotao de uma Nova Cruzada contra o terror gerado pelos terroristas e tambm o discurso religioso serve como fundamentao para justificar a invaso de outros pases. Dessa maneira, tanto os islmicos quanto os cristos norte-americanos, em tese, fundamentam-se em elementos religiosos para justificar suas aes polticas. Alm disso, temos, na Amrica Latina, e, destaque especial ao Brasil, uma crescente apropriao, por parte dos movimentos sociais, de elementos religiosos, como bem demonstramos em pesquisa de mestrado (Lara Junior, 2005). Nesse sentido, tanto socilogos quanto psiclogos, ao estudarem as mais variadas organizaes populares, certamente no deixam de considerar a influncia da religio nessas organizaes, que, dependendo do segmento religioso, determina a prtica poltica de seus adeptos (Martin-Bar, 1998). Dissociar poltica da religio, numa anlise de movimentos populares no Brasil, incorre na possibilidade de uma anlise parcial e pouco prxima da realidade dos brasileiros. Portanto, estudar a relao da poltica e da religio no atual cenrio poltico de grande importncia para perceber os perigos dessa aproximao, como bem apontou Heller (1991) em seus estudos a respeito dessa temtica, assim como as possibiltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

Anlise psicossocial da religio como um dos fundamentos polticos...

51

lidades de se construir uma sociedade democrtica e justa, como nos demonstram Berger e Luckmann (2004) e Martin-Bar (1998). Destacamos que, ao longo da histria a Psicologia, evitouse entrar profundamente nessa anlise da religio e da poltica, por saber a complexidade desse tema e por gerar muitas polmicas. Prova disso que temos poucos estudos no campo da psicologia que analisam essa aproximao da religio e da poltica no cotidiano das pessoas. A partir da interao poltica do indivduo nos espaos polticos surgem os fenmenos psicossociais como a identidade coletiva, a conscincia poltica, as relaes de cooperao, a opinio pblica, a mobilizao social, a ideologia poltica, o comportamento poltico, sistemas polticos, estratgias de negociao poltica, etc., que so frutos da conduta poltica humana. Nesse sentido, partimos da idia de que a religio um fenmeno psicossocial importante para entendermos como as pessoas simbolizam suas relaes no cotidiano, pois ela estrutura vrias prticas coletivas, como veremos adiante. Para melhor entender essa dinamicidade da religio, enfocaremos algumas dimenses a serem analisadas no decorrer deste texto, a saber: 1. Religio: instituio entendida como cenrio no qual ocorrem as tramas ideolgicas; 2. Religio: ncleo Ideolgico entendido como as tramas ideolgicas propriamente ditas; 3. Religio: crenas e prticas entendida como o conjunto de prticas coletivas e individuais como os ritos, mitos, etc., que se propem a fazer uma conexo com a divindade. 4. Religio: mstica entendida como experincia poltico-religiosa que fundamenta ideologicamente a prtica de muitas pessoas que atuam em movimentos sociais, pastorais, sindicatos e partidos polticos, etc.

ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

52

Nadir Lara Junior

1. A religio: instituio
O estudo da vida cotidiana constitui fonte de conhecimento muito relevante para a psicologia social, pois o cotidiano nos fornece dados para conhecermos mais profundamente a histria de uma comunidade, o modo pelo qual as pessoas criam seus ritos, smbolos, enfim, como significam sua presena no mundo. Por isso se faz mister partirmos do cotidiano para entendermos como as pessoas se relacionam com a religio e a poltica, e tambm como esses dois elementos estruturam as prticas cotidianas da populao latino-americana, em especial a brasileira. A vida cotidiana o lugar no qual as pessoas encontram sentido e coerncia para suas vidas, de forma a ajud-las a construir sua realidade.
O mundo da vida cotidiana no somente tomado como uma realidade certa pelos membros ordinrios da sociedade na conduta subjetivamente dotada de sentido que imprimem suas vidas, mas um mundo que se origina no pensamento e na ao dos homens comuns, sendo afirmado como real por eles. (Berger e Luckmann, 1999, p. 36)

O real, para os homens comuns, a vida cotidiana, a realidade imediata, pois ela que est mais prxima da pessoa, que est mais acessvel aos sentidos, que se pode manipular. Por isso, as pessoas em geral tm maior interesse pelas zonas que esto ligadas imediatez dos sentidos, e a seleo de interesse por essas diversas zonas depende de critrios subjetivos de escolha, j que objetivam as zonas existentes no cotidiano de forma variada. Por isso que a vida cotidiana a realidade por excelncia. Estar no cotidiano perceber o ser humano em seu estado natural.
Entre as mltiplas realidades que se apresentam como sendo a realidade por excelncia. a realidade da vida cotidiana. Sua posio privilegiada autoriza a dar-lhe a designao de realidade ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

Anlise psicossocial da religio como um dos fundamentos polticos... predominante. A tenso da conscincia chega ao mximo na vida cotidiana. Sua posio privilegiada autoriza a dar-lhe designao de realidade predominante. A tenso da conscincia chega ao mximo na vida cotidiana, isto , esta ltima impe-se conscincia de maneira mais macia, urgente e intensa. impossvel ignorar e mesmo difcil diminuir sua presena imperiosa. Conseqentemente, fora-me a ser atento a ela de maneira mais completa. Experimento a vida cotidiana no estado total de viglia. Este estado de total viglia de existir na realidade da vida cotidiana e de aprend-la considerado por mim normal e evidente, isto , constitui minha atitude natural. (Berger e Luckmann, 1999, p. 38)

53

A vida cotidiana, em sua intensidade imperiosa, apresenta-se pessoa como um mundo intersubjetivo, pois s existe e passa a ser realidade se for compartilhada com outras pessoas; as quais tambm seguem os mesmos cdigos e signos que determinam as possibilidades e limites do existir cotidiano. Por isso, mister a relao entre as pessoas para que a realidade possa se apresentar em todas as suas possibilidades. Para colocar uma certa ordem compartilhada entre as vrias atividades do cotidiano e para que assim possa existir uma maior inter-relao entre as pessoas, criam-se as rotinas cotidianas que, com o passar do tempo, se transformam em tradio. As pessoas internalizam essas tradies. Quando se faz necessrio mudar essas tradies, preciso interromper o fluxo dirio das atividades e iniciar uma outra construo do cotidiano, de acordo com os objetivos propostos para uma nova ordem. Por isso, quando um grupo organizado deseja transformar uma realidade especfica, retiram-se as pessoas de seu cotidiano para inseri-las em outra realidade, a fim de que possam assimilar uma nova forma de viver no cotidiano. Precisa-se de uma fase de rupturas. Por exemplo, numa escala menor, os catlicos que retiram as pessoas de seu cotidiano e as colocam num seminrio, numa outra realidade muito prpria da Igreja, para que assimilem, com mais eficcia, o contedo catlico desejado.

ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

54

Nadir Lara Junior

Um outro exemplo, numa escala maior: as rupturas provocadas pela revoluo impelem as pessoas a reconstrurem seus cotidianos em funo dos valores revolucionrios, abandonando assim o antigo regime para aderir a um novo regime. A ruptura com o cotidiano e a inaugurao de um outro se faz por meio da criao de cdigos e signos visando, principalmente, construir uma realidade compartilhada, e tambm ir definindo para a pessoa quem ela , uma vez que na relao com o cotidiano coletivo que o indivduo vai definindo e construindo sua personalidade. A linguagem nesse processo ocupa um lugar de destaque, a saber:
A linguagem, que pode ser aqui definida como sistema de sinais vocais, o mais importante sistema de sinais da sociedade humana. Seu fundamento, naturalmente, encontra-se na capacidade intrnseca do organismo humano de expressividade vocal, mas s podemos comear a falar de linguagem quando as expresses vocais tornaram-se capazes de se destacarem dos estados subjetivos imediatos aqui e agora. No ainda linguagem se rosno, grunho, uivo ou assovio, embora essas expresses vocais sejam capazes de se tornarem lingsticas, na medida em que se integram em um sistema de sinais objetivamente praticvel. As objetivaes comuns da vida cotidiana so mantidas principalmente pela significao lingstica. A vida cotidiana sobretudo a vida com a linguagem, e por meio dela, de que participo com meus semelhantes. A compreenso da linguagem por isso essencial para minha compreenso da realidade da vida cotidiana. (Berger e Luckmann, 1999, pp. 56-57)

Dessa maneira, a linguagem cumpre a funo de objetivar e estabilizar a realidade humana, pois, a partir do momento em que as pessoas fazem uso da linguagem para explicar sua realidade objetiva (cotidiano) e tambm sua realidade subjetiva constroem a si mesmas e a realidade que est a sua volta. medida que a sociedade foi avanando ao longo do tempo, as pessoas perceberam que a linguagem tinha o poder de transcender o cotidiano. A maneira que encontraram para isso
ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

Anlise psicossocial da religio como um dos fundamentos polticos...

55

foi atravs da histria, pois perceberam que muitos contedos emotivos e culturais poderiam ser armazenados. Para isso, criaram-se instituies sociais especializadas na transmisso e codificao desses contedos lingsticos. A religio pode ser considerada instituio, porque formada por um grupo de pessoas organizadas ou reunidas, que dispem da linguagem para definir e integrar o ser humano numa instituio maior. Essa instituio dispe de regras de conduta ou de comunicao de acesso e, para que o indivduo possa acessar suas informaes, necessita passar por um processo de socializao, ou seja, aprender a acessar e dominar esses cdigos. Nas religies crists existem os batizados, que so o rito de introduo do indivduo no grupo religioso. Na instituio religiosa criam-se as autoridades morais que tm legitimidade a partir de valores impostos pela instituio, para punir aqueles que no agirem de acordo com os padres institucionais. Essas presses exercidas levam as pessoas ao sofrimento moral, como a vergonha ou a culpa. A esse processo chamamos coero. Portanto, a instituio religiosa como outras instituies sociais so formas de controle da conduta individual e social de acordo com os parmetros definidos pela sociedade em geral. Esse padro de controle serve para manter uma certa unidade em meio a tanta pluralidade como a realidade do ser humano. A instituio religiosa real quando vista por todos de forma determinada, sempre de carter fixo estvel, pois possuidora de objetividade e tambm de exterioridade, que algo extrnseco ao ser humano, mas que deve passar a ser intrnseco para poder ser vivido de forma natural e dar tranqilidade quando for executado de forma correta. Portanto, quando o fiel segue correta e exemplarmente as normas de conduta impostas pela religio se sente reconhecido pelo grupo e se torna um deus para os gregos antigos, santos para os catlicos, etc. Uma outra instituio a destacar nesse processo de socializao a famlia, que podemos considerar uma das mais
ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

56

Nadir Lara Junior

importantes instituies socializadoras, pois prepara a criana para dominar os cdigos simblicos e lingsticos de uma determinada sociedade para poder acessar as demais instituies existentes. um processo pelo qual uma criana integrada pela famlia, cuja funo ajud-la a ajustar-se ao mundo das relaes. Os pais tm a funo de fazer a criana entender e reproduzir os valores j determinados pela sociedade. Na socializao primria, a criana no tem escolha e aceita a realidade apresentada como nica, por isso ser mais significativa em sua conscincia e as lembranas dela jamais a deixaro. Na sociedade, religio e poltica se estabelecem como algo dado no cotidiano, pois ocupam espaos nucleares no modus vivendi dos seres humanos. Dessa maneira, podemos considerar que as religies so instituies que se preocupam em socializar as pessoas desde a mais tenra idade dentro dos princpios ideolgicos. Portanto, a religio institucionalizada cumpre a funo de coagir e reprimir comportamentos indesejados das pessoas, por meio de contedos morais. Coloca-se na sociedade como a instituio possuidora das verdades do cotidiano, inquestionvel, pois o bom fiel deve apenas crer e seguir os ensinamentos. As pessoas que questionam a instituio, muitas delas, so expulsas e fundam outro movimento ou so obrigadas a se calar. Apesar de a religio cumprir a funo de coagir e reprimir, por sua vez, torna-se o porto seguro para a maioria das pessoas, pois passa a ter o papel de promotora de sentido para a vida delas e acaba se firmando como algo positivo, ajudando-as a se reencontrarem e a perceberem seu lugar social e no impeditivo de que elas se articulem politicamente em busca de uma sociedade melhor, desde que vivida em prol dos objetivos de toda a coletividade. Atualmente, com o pluralismo, a religio constri uma mensagem fast-food para agradar os fiis, pois, caso contrrio, estes podem migrar para outras igrejas ou viver sem elas. Nessa perspectiva, reproduz-se na religio a mesma lgica capitalista.
ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

Anlise psicossocial da religio como um dos fundamentos polticos...

57

2. Religio: ncleo ideolgico


Para Agnes Heller, a religio sinnimo de alienao, pois as pessoas que agem no cotidiano utilizam as representaes sociais religiosas, representaes estas que as impedem de serem livres e atuantes porque dependem da divindade para saber o que deve ser feito. A Religio um fenmeno de alienao, porm secundrio: uma conseqncia, uma projeo ideolgica da alienao social. A forma mais corrente dessa alienao a idia de dependncia do transcendente (1991, p. 162). Nessa maneira de pensar, as aes das pessoas esto presas vontade da divindade, e, portanto, elas no iro tentar mudar nenhum aspecto do cotidiano, pois acham que Deus quis assim. As pessoas que agem motivadas por uma representao religiosa estaro fadadas alienao, pois no so livres o suficiente para perceberem a realidade como realmente se apresenta. Assim sendo, as representaes religiosas so como um falseamento da realidade para que a pessoa possa suportar as dificuldades da existncia humana. Quanto mais se envolve com as crenas religiosas, mais se torna dependente da divindade por mando direto da autoridade ou por se achar a eleita, aquela que representa a divindade aqui na terra. Essa lgica, levada de uma forma radical, torna-se fanatismo, conseqncia natural de quem segue uma religio.
especfico da Religio que a identificao com a conscincia do ns pode conduzir no somente a um comportamento fantico, seno tambm a uma passividade fatalista, ao emudecimento, aceitao consciente da plena sujeio a particularidade. (Ibid., p. 165)

A religio no pode ficar fora das anlises que se fazem para entender o cotidiano, pois ela ajuda a formar os passivos fatalistas e os emudecidos diante de uma realidade de opresso. A religio tambm tem a funo de regular a moral e os impulsos

ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

58

Nadir Lara Junior

sexuais. Transmite ideologias, como a da comunidade ideal, que tem por exigncia seguir os ensinamentos de Deus, que, por sua vez, recompensa os bons e condena os maus. Essa representao religiosa da comunidade ideal, por exemplo, forma o ncleo da comunidade ideolgica que fundamenta o sentimento de pertena das pessoas a um determinado grupo. Por formar o ncleo ideolgico do cotidiano, no pode ficar fora de nossas anlises, ou seja, a religio uma instituio provedora de ideologias que regula e orienta as aes das pessoas no cotidiano. Vale destacar que, nessa apropriao que as pessoas fazem da representao religiosa, em sua essncia, est posta a dependncia divindade, o que impede a pessoa de ser suficientemente livre para reger suas aes no cotidiano. Nas vrias fases da vida, a religio proporciona s pessoas rituais de passagem e de produo de sentido para o seu cotidiano. Tambm promove um controle social impondo uma forma de comportamento que condiga com os princpios religiosos, ou seja, os dogmas, no dando opo para os seus seguidores questionarem ou se manifestarem contrrios. A pena para os hereges sempre a excluso, o que inibe o desenvolvimento da individualidade e da autonomia, pois a pessoa est fadada sempre a seguir e a acreditar naquilo que dito a ela e no acreditar em e seguir suas intuies. No se pode negar tambm que o Estado concorre com a religio para impor limites e assim regular a vida das pessoas, com o objetivo de organizar a vida em sociedade. Principalmente o sistema jurdico dos Estados dir para as pessoas quem est com a verdade. Os sindicatos e movimentos sociais, quando querem dar uma nova forma ao cotidiano, lutam contra essas instituies de controle (ibid.). Se a religio ocupa o centro da formao ideolgica do cotidiano e se muitas pessoas so afetadas por essas ideologias religiosas, podemos ento inferir que todas so alienadas? E os

ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

Anlise psicossocial da religio como um dos fundamentos polticos...

59

movimentos sociais, sindicatos, partidos polticos brasileiros que surgiram de uma ao pastoral religiosa, sero todos alienados?

3. Religio: crenas e prticas


Neste item estaremos enfocando as crenas e prticas do homem latino-americano, pois entendemos que esses elementos, provindos da religio, ganham certo contorno peculiar de acordo com a influncia cultural de cada pas, regio, etc. apesar de, nas religies oficiais, haver um discurso e uma tentativa de uniformizar as prticas e as crenas, essas so vividas e interpretadas pelas pessoas de maneira peculiar. Prova disso, na Amrica Latina, estrutura-se a religiosidade popular como uma categoria tipicamente desse continente, pois as crenas e prticas de vrios povos se encontram e formam outras categorias que veremos mais adiante. Devido a essa presena da religiosidade, ao se fazer uma anlise psicossocial do homem latino-americano, no se pode descartar sua dimenso religiosa, pois essa, em muitos casos, estrutura a prtica poltica de muitos movimentos sociais, movimentos religiosos, partidos polticos, grupos guerrilheiros, etc., pois h em muitos deles claras interseces entre religiosidade popular e poltica. o que diz o estudioso de psicologia social Martin-Bar:
A Religio , portanto, um dos elementos-chave para entender no s a psicologia dos povos latino-americanos, mas, particularmente, tambm o mbito do poltico e da poltica latinoamericana. O poder da Religio tem de fato uma instncia de grande importncia poltica, tanto mais eficaz, quanto com que freqncia se nega como tal (pretende estar sobre os conflitos e lutas partidrias) e atua margem das normas formais do fazer poltico. (1998, p. 248)

ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

60

Nadir Lara Junior

Nesse sentido, alguns autores (Lopreato, 1999; Parker, 1996; Martin-Bar, 1998; Queiroz, 1965) diferenciam a religio oficial (que durante muitos anos foi a catlica) da religiosidade popular, cuja caracterstica marcante o sincretismo, ou seja, a base da prtica religiosa permeada por elementos de vrias religies como, por exemplo, o candombl e a umbanda, vindos dos escravos, crenas mticas dos ndios, o catolicismo romano e, em alguns casos, o espiritismo kardecista, formando assim um arcabouo de smbolos, crenas e prticas rituais que do sentido para as pessoas se relacionarem no cotidiano. Portanto, nesse contexto sociocultural, destacamos que a f parte constituinte do latino-americano, conforme assevera Martin-Bar:
A religiosidade popular constitui um depsito histrico em que os povos latino-americanos tm conseguido preservar um canteiro de identidade histrica frente colonizao; de independncia frente cultura dominante e de rebeldia poltica frente explorao opressiva. Ao adotar uma atitude de passividade fatalista, possvel que os setores oprimidos tenham conseguido sua sobrevivncia histrica; mediante a religiosidade popular, conseguiram preservar importantes elementos de sua identidade social. (1998, p. 268)

Todavia, esse tipo de religiosidade, organizada paralelamente ao poder da Igreja e do Estado, em determinadas pocas histricas, ganha contornos caractersticos como forma de protesto contra mudanas sociais e religiosas que ocorrem, de que so provas os movimentos messinicos que trazem uma mensagem religiosa de volta moral e aos bons costumes religiosos, ou de oposio mudana poltica, por exemplo, no caso de Canudos, movimento que apresentava um vis, ainda que no com total compreenso das diferenas entre o regime antigo e o novo, de oposio Repblica. A religiosidade popular uma maneira de as pessoas mais empobrecidas manifestarem suas alegrias, angstias, tristezas, etc. Os momentos mais propcios para a percepo de manifesltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

Anlise psicossocial da religio como um dos fundamentos polticos...

61

taes desses sentimentos ocorrem nos povoados e at nas cidades por ocasio das festas, novenas, oraes, danas, promessas, festas de colheita e plantio, todos eventos que fazem parte do cotidiano popular. O fato de a religiosidade ter se estabelecido em paralelo aos sistemas oficiais ocorreu pelo fato de a grande maioria da populao formada por ndios, negros e mestios ter sido excluda pelo Estado e pela Igreja das prticas digamos oficiais de cidadania e da prtica religiosa. O primeiro considerava os ndios e negros escravos, portanto, no eram cidados; j os mestios eram considerados como sub-raa, cidados de segunda categoria, destinados a viver no abandono e na pobreza. Nesse sentido, uma caracterstica a se destacar na formao da religiosidade popular do povo brasileiro justamente a ausncia de um membro da hierarquia eclesistica para orientar e controlar os cultos nos vrios povoados do Brasil, devido ao tamanho de seu territrio (Queiroz, 1965). Isso estimulou as crenas sincrticas desses grupos longnquos, pois no sofreram um controle to rgido da Igreja; assim, construram-se novos ritos, novas crenas que ganham caractersticas regionais de acordo com os grupos tnicos que formam o povoado ou arraial. Essa inovao nas prticas ritualsticas facilita o acolhimento das revelaes msticas, que se tornam, muitas vezes, parte do cotidiano das pessoas. Nesse contexto, surgem os sacerdotes e sacerdotisas populares para liderar os cultos e at mesmo para coordenar os povoados. Esses sacerdotes, por sua vez, no dispunham da formao teolgica dos membros da hierarquia, apenas possuam a vivncia dentro de uma determinada cultura impregnada de smbolos e ritos provindos dos vrios povos que compunham os povoados e arraiais. Isso tudo permeado pela religio catlica. Eram esses referenciais que fundamentavam a prtica dos sacerdotes e sacerdotisas populares, como confirma Lopreato:

ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

62

Nadir Lara Junior A escola do sacerdote popular a escola da vida, aprende-se enquanto se vive e no h escolas como na Igreja erudita, mas h redes sociais de docncia. Dentro de uma ou ao longo de algumas, o futuro especialista religioso aprende enquanto vive seu perodo de auxiliar. (1999, p. 56)

Muitos desses sacerdotes populares tornam-se lderes religiosos e polticos da comunidade na qual esto inseridos. Alguns deles tornam-se os rezadores ou benzedores, aqueles que dizem curar as enfermidades das pessoas atravs da orao. H tambm os que acabam fundando uma seita ou um grupo religioso, e, quando isso ocorre, em muitos casos, a represso da Igreja notria (Queiroz, 1965). A partir de 1960, a Teologia da Libertao comea um processo de valorizao da cultura e da religiosidade populares antes vistas por muitos como deformao da religio oficial e como cultura de segunda categoria. Impelida pelo Conclio Vaticano II e pela reunio dos Bispos da Amrica Latina em Medellin e Puebla, a Igreja latino-americana comea a organizar e valorizar a religiosidade popular, e o que mais importante v nessa religiosidade uma forma de resistncia cultural na luta contra a opresso. Essa resistncia reconhecida pelos estudiosos dessa religiosidade:
A religiosidade popular h se constitudo nos ncleos mais profundos da identidade coletiva dos povos latino-americanos, resistentes a todo tipo de dominao sociopoltica e que, ao germinar organizativamente em diversas conjunturas histricas, se tornaram movimentos de rebeldia e ainda de revoluo. Foi isto que ocorreu em numerosas partes da Amrica Latina desde os finais da dcada de sessenta. (Martin-Bar, 1998, p. 269)

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) constituramse na estratgia encontrada pela Teologia da Libertao para organizar o povo. Nesse trabalho, os idelogos da Teologia da Libertao foram percebendo que o povo interpretava sua
ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

Anlise psicossocial da religio como um dos fundamentos polticos...

63

realidade a partir de categorias religiosas, muitas das quais incentivavam a passividade e o fatalismo. Como prova disso, muito comum ouvirmos em nossa realidade brasileira expresses como Deus quis assim, caracterizadoras de um conformismo com a realidade de opresso e injustia. A principal metodologia de trabalho das CEBs era o estudo da Bblia nos chamados Crculos Bblicos. Padres usavam o texto religioso para mostrar que Deus no quer que seu povo seja dominado; pela apropriao da palavra contida na Bblia, as CEBs procuravam despertar a conscincia do povo para a luta social. No Brasil, temos alguns grupos polticos organizados a partir desse trabalho pastoral, por exemplo, o MST, o Partido dos Trabalhadores, a Central nica dos Trabalhadores, entre outros. Alm dessa conduo mais identificada com grupos que se direcionam para a luta social, percebemos, ao longo da histria do Brasil e da Amrica Latina, que governos populistas foram se aproveitando dessa expectativa de mudana das condies sociais expressas por meio do estudo dos textos religiosos para se mostrarem como o messias salvador do povo. Nessa perspectiva, a prpria Igreja oficial colocou todo seu arsenal ritualstico a favor dos governos (muitos deles autoritrios), incentivando assim a continuidade da opresso (Parker, 1996). Nesse ponto da reflexo instauramos o ncleo de nosso estudo da religiosidade popular, pois percebemos que o povo se organiza, resiste culturalmente e compreende a vida com a forte influncia dos contedos trazidos pelos lderes religiosos, da religio oficial ou da religiosidade popular. A partir da percepo desse notrio fato, que a importncia da religiosidade no cotidiano do povo, muitos governantes ou at a prpria Igreja tiram proveito dessa presena da religio para manipular contedos da conscincia popular de acordo com seus objetivos, os quais nem sempre so importantes para a coletividade. Talvez seja essa a grande fragilidade do uso da impregnao da religio no seio do povo para fins polticos, pois, no final das contas, a
ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

64

Nadir Lara Junior

populao pode ser cooptada tanto a rezar por um governante populista quanto a rezar pela revoluo. A diferena com relao a posturas conservadoras que esta ltima pressupe um comprometimento da pessoa na transformao da coletividade em que se insere. Vale destacar que Martin-Bar (1998) afirma que as CEBs vieram para organizar o povo e fazer com que as sementes de rebeldia enterradas h muito tempo germinassem em aes polticas comprometidas com o bem comum e a transformao da sociedade, a qual deveria ser organizada em favor dos pobres. No entanto, vale lembrar que no Brasil, mesmo antes das CEBs, com a formao dos movimentos messinicos, j existiam essas sementes de rebeldia postas na cultura e que, mais tarde, as Comunidades Eclesiais resgatariam. Na Amrica Latina, a converso religiosa para um ou outro grupo uma posio poltica, ou seja, a pessoa pode optar pela religio ou por seitas que esto digamos da ordem (conservadoras), e no pelos movimentos de libertao e transformao social, que trazem contedos que, ao menos quanto aos prprios sentidos expressos pelas palavras libertao e transformao, deveriam ser mais do interesse do povo. Essas questes polticoideolgicas subjacentes nas escolhas por determinado pensamento religioso so expostas por Martin-Bar, justamente com esse ntido sentido de oposio:
[...] toda converso religiosa tem hoje na Amrica Latina um carter poltico, seu sentido pode ser oposto: pode dar-se uma converso das pessoas para a Religio da Ordem, pois pode darse tambm uma converso para a Religio Subversiva. [...] As sementes de rebeldia enterradas na religiosidade popular comeavam a emergir atravs da CEBs e frutificavam na organizao poltica que questionavam a ordem dominante. (1998, p. 279)

Martin-Bar parte da premissa de que na religiosidade popular est o germe da rebeldia e da resistncia do povo, por
ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

Anlise psicossocial da religio como um dos fundamentos polticos...

65

isso o trabalho pastoral s tem a funo de fazer esses elementos aflorarem e se tornarem realidade. Dessa maneira, no se trata de enxergar as CEBs apenas como agentes de inculcao de valores religiosos; pelo contrrio, o pesquisador sugere que as CEBs so espaos onde os valores j existentes na prpria religiosidade popular vm a emergir. assim que o trabalho das CEBs busca diferenciar-se das converses das chamadas religies da ordem, que intensificam a passividade e o fatalismo, tambm existentes na religiosidade popular, os quais, por sua vez, mantm as pessoas submissas e dceis explorao das classes dominantes.
A Religio em alguns casos adormece como pio desesperado a frustrao histrica dos povos latino-americanos, e, em outros casos, desperta sua conscincia e os impulsiona a lutar pela sua libertao. O optar por uma ou por outra Religio, por uma ou por outra forma de religiosidade, no , portanto, um puro assunto de valores individuais ou de preferncias subjetivas; tambm uma deciso social e poltica que repercute para bem ou para mal em um entranado de foras que configuram a vida dos povos. (Ibid., p. 280)

Verifica-se, portanto, que a religiosidade popular tem uma implicao poltica em suas aes. Vale destacar que a religio desempenha uma funo no s alienadora, mas tambm questionadora da ordem social estabelecida e com propostas de mudanas e transformaes para melhorar as condies de vida das pessoas. Verifica-se que, quanto mais verticalizada e transcendente a crena religiosa, maior a tendncia das pessoas a se apoiarem na Religio da Ordem, entendida por Martin-Bar (ibid.) como a religio oficial, seja na vertente mais conservadora da Igreja Catlica, seja nas posies de outras religies e seitas que no questionam a ordem social estabelecida. So esses tipos de religio que perpetuam o fatalismo e a crena num Deus distante e autoritrio que dar ordens para os fiis seguirem. Facilmente, essa imagem de Deus se confunde com a figura de ditadores. Nesse tipo de Religio da Ordem, no
ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

66

Nadir Lara Junior

h um comprometimento das pessoas no processo de mudana social. Se impregnadas desse tipo de viso para os valores de submisso e fatalismo, as pessoas do povo ratificam o modelo poltico estabelecido pelas elites. A Religio Subversiva, para Martin-Bar (1998), a religio comprometida com as transformaes sociais. Se a crena religiosa se estabelecer de maneira horizontal e histrica, ou seja, se a f das pessoas estiver comprometida, no com um Deus distante e autoritrio, mas com um Deus que est presente na histria do povo, certamente haver o compromisso com a transformao da sociedade. Todavia, essa Religio Subversiva tambm pode auxiliar as pessoas a emitirem juzos polticos e at a agirem em seu meio contra um sistema econmico que possa estar causando algum dano a elas. A partir da experincia da Igreja da Amrica Latina, percebemos uma Igreja preocupada em fazer os emudecidos gritarem contra a opresso, do seio da qual se formaram muitos lderes comunitrios que constituram partidos polticos, sindicatos, movimentos sociais, etc., com a finalidade de organizar o povo e lutar por justia social (Martins, 1989; Libaneo e Murad, 1996; Fernandes e Stdile, 2001). Assim sendo, apresentar a religio no cotidiano da Amrica Latina, em especial no Brasil, implica estar diante da contradio, pois ao mesmo tempo em que a religio emudece e forma fatalistas passivos, que se conformam com a realidade de opresso, por outro lado, ela tambm gera pessoas com propostas de transformao social fundamentadas por crenas religioso-polticas.

4. Religio mstica
Neste item, traremos dados empricos coletados em pesquisa realizada (Lara Junior, 2005) que mostra uma anlise da mstica no MST, como o encontro da religio e da poltica na prtica do movimento social.
ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

Anlise psicossocial da religio como um dos fundamentos polticos...

67

Para entendermos melhor o conceito de mstica no MST, recorreremos agora a autores que o analisaram e, numa segunda etapa, vamos verificar o que dizem dele os membros do movimento. Em estudo de Lara Jnior e Prado (2004), os autores descrevem as principais caractersticas da mstica no MST, mostrando que ele se utiliza de ritos, manifestaes artsticas como teatro, dana, canto e uma gama de smbolos. Um pormenor a ser considerado que essas atividades tm um carter comunitrio e envolvem toda a famlia dos membros do movimento, assim como fiis de vrias religies. Alm disso, no MST, a mstica no se identifica apenas com segmentos religiosos: rene crentes e no-crentes, lideranas polticas e membros do movimento. Todos participam, conforme mostra um trecho do estudo:
As msticas sero compreendidas nesse estudo como prticas celebrativas formadas por diferentes discursos sociais, religiosos e ritos, bem como conjunto de crenas e valores que buscam interpretar a realidade vivida e signific-la a partir das atividades coletivas desenvolvidas em torno de temticas e prticas grupais especficas. Os trabalhadores rurais Sem Terra conjugam, nesses encontros celebrativos, vrios momentos que se alternam entre depoimentos de algum membro do movimento; encenaes de alguma histria de resistncia na luta pelos direitos cidados; rituais religiosos, rezas; utilizam-se de smbolos como a bandeira do MST e muitos outros cones, alguns deles religiosos, que so propostos de acordo com a prtica de msticas especficas segundo temas abordados. importante destacar que as msticas configuram-se de acordo com a temtica a qual o movimento quer enfocar e colocar em debate entre seus participantes. (p. 4)

Nessa pesquisa, foi tratada a importncia da mstica na formao da identidade coletiva dos Sem Terra, pois as celebraes coletivas aparecem como espaos importantes para a formao de uma identidade NS , por oposio a outra ELES. Assim sendo, nas relaes de antagonismo, os Sem Terra
ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

68

Nadir Lara Junior

conseguem visualizar seus adversrios e, ao se diferenciarem deles, reforam as fronteiras que dividem as ideologias que se opem. A mstica ocupa um papel estratgico na constituio do movimento. As famlias que chegam de vrias partes comeam sua experincia coletiva no movimento, aprendem o regulamento do MST e, principalmente, vo forjando um sentimento de pertena ao grupo. A mstica proporciona o contorno necessrio para esse sentimento de pertena, que provocado por um ou vrios dos elementos que ela conjuga em sua estrutura (ibid.). um componente estratgico para o processo de mobilizao das pessoas. Pode-se questionar se certas lideranas, ao perceberem isso, no passaram a utilizar esse tipo de sentimento de pertena em proveito prprio e no em prol do movimento. Uma pergunta a ser feita : at que ponto a pessoa que organiza a mstica no influencia os participantes com suas prprias ideologias, crenas e desejos? Alguns autores que escrevem ou falam da mstica e possuem um envolvimento de militncia no movimento mostramse sempre contagiados e empolgados com a causa. Isso refora a idia citada h pouco de que a mstica inclui a todos, conforme referenda o trecho seguinte:
A idia de mstica no movimento evoca dois significados combinados. Mstica quer dizer um sentimento muito forte que une as pessoas em torno de objetivos comuns, e que se manifesta naquele arrepio da alma que se materializou em choro incontido nos caminhantes da Marcha Nacional quando se encontram no abrao demorado sob o vermelho da bandeira que os levou a Braslia naquele 17 de abril de 1997. No plano do mistrio, evoca a pergunta: O que manteve estas pessoas em marcha, tomando chuva, fazendo bolhas nos ps, exaurindo sua fora fsica, mesmo sabendo que ainda no era para sua terra que caminhavam? (Caldart, 2000, p. 134)

ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

Anlise psicossocial da religio como um dos fundamentos polticos...

69

Para essa autora, a mstica capaz de provocar nas pessoas uma fora que pode impulsion-las a aes extraordinrias. A marcha para Braslia, por exemplo, foi um sinal de que a mstica aglutina e encoraja os membros do movimento a alcanarem seus objetivos. Portanto, a mstica formadora de uma identidade coletiva, regada pelo sentimento de pertena, que no mera abstrao, mas um arrepio da alma que se materializa em choro. A experincia mstica traz para os sentidos toda uma gama de emoes vividas nas prticas grupais. Ainda em seu relato, a autora continua mostrando que a mstica do MST fruto de uma influncia da Igreja misturada experincia cultural dos camponeses e que hoje o movimento se v como responsvel por propagar e multiplicar essas experincias, pois j foi capaz de ressignific-las de acordo com seus referenciais. Afirma que a mstica cumpre a funo de expressar os valores e as convices do movimento, sendo, portanto, carregada ideologicamente. O MST tem uma intencionalidade ao realizar essas msticas, como confirma a autora:
A mstica exatamente a capacidade de produzir significados para dimenses da realidade que esto presentes, e que geralmente remetem as pessoas ao futuro, utopia do que ainda no , mas que pode vir a ser, com perseverana e o sacrifcio de cada um. uma experincia pessoal, mas necessariamente produzida em uma coletividade, porque o sentimento que lhe gera fruto de convices e valores construdos no convvio em torno de causas comuns, neste sentido se pode dizer que o MST resignificou a prpria experincia de mstica, ainda que mantenha sua raiz cultural e utilize smbolos muito semelhantes aos dos grupos que lhe deram origem. (Ibid., pp. 134-135)

O movimento utiliza os smbolos e ritos para expressar seus valores e crenas. ativando todos os sentidos do ser humano que a eficcia da transmisso de suas mensagens se torna bastante significativa, pois valores ideolgicos de cunho poltico e religioso partem da premissa de que, para toda crena, so
ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

70

Nadir Lara Junior

necessrias doutrinas eficazes e mediatas. Os participantes do movimento no mais precisam do sacerdote, como no rito comum, mas trazem, da herana mstica, a experincia individual e coletiva. No caso do MST, as msticas so experincias feitas individualmente no coletivo. essa fora que a pessoa sente no grupo, que a motiva a lutar por uma causa, como mais uma vez demonstra Caldart:
O MST trata da mstica como sendo o tempero da luta ou a paixo que anima os militantes. No simples explic-la, exatamente porque sua lgica de significao no se expressa tanto em palavras, mas muito mais em gestos, em smbolos, em emoes. Na prpria palavra est contido o limite de sua compreenso: mstica quer dizer mistrio, ou seja, se for completamente desvelada perder a essncia de seu sentido. por isto que, no movimento, se costuma concordar com a afirmao de que a mstica uma realidade que mais se vive do que se fala sobre ela. Mas, de qualquer modo, possvel identificar alguns elementos deste sentido para podermos compreender como participam da formao dos Sem Terra. (Ibid., pp. 133-134)

Novamente, a autora concorda com o significado de mstica apontado por Betto e Boff (1999), assim como por Bazn (2002), que a definem como mistrio. Por isso, a mstica no se presta a muita teorizao, podendo ser observada quando presente nas prticas do militante. Por sua vez, Moioli (1993) aponta a limitao das palavras em abarcar toda a gama de sentido que a experincia mstica capaz de proporcionar, e, por isso enfatiza faz-se necessria a experincia. Essas ponderaes levam aos seguintes questionamentos: como escrever ou falar de mstica, se ela no pode ser expressa por palavras e somente sentida? No seria essa limitao das palavras uma forma de controle dos msticos, feito pelas religies? Talvez uma alucinao, devaneio? Ou seria algo que est realmente calcado numa esfera tal que so precisos todos os sentidos para descrev-la? Ento, como ter acesso mstica por

ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

Anlise psicossocial da religio como um dos fundamentos polticos...

71

meio da pesquisa cientfica? Seria a mstica propriedade exclusiva das religies e, portanto, indescritvel pela cincia? Para Bogo (2000), Caldart (2000) e Fernandes e Stdile (2001), o conceito de mstica est impregnado da influncia catlica e luterana. Os autores adotam insistentemente a idia de mistrio como algo que se revela, mas no inteiramente, e por isso mobiliza as pessoas, emocional e ideologicamente, para conquista da terra. A partir disso, a utopia se torna um dos elementos mais presentes, pois, se a terra demorar a chegar, preciso sonh-la; se j chegou, preciso sonhar com um pas mais justo e mais fraterno. O projeto est sempre inacabado, uma eterna utopia, palavra que significa no lugar. Sobre essa noo de utopia interminvel assim reflete Bogo:
Este mistrio de preparar-se e jamais se encontrar com a totalidade do projeto que nos move e impulsiona para vivermos essa causa to humana e to repleta de realizaes. Este prazer de saber, sentir e fazer que chamamos de mstica. esta fora que nos move em busca da construo da interminvel utopia. (2000, p. 71)

Esse sincretismo que o MST faz entre religio-mstica e movimento no pode ser encarado como um fenmeno estranho, no contexto social brasileiro, pois Igreja e Estado, desde a chegada dos portugueses, sempre estiveram muito juntos. O interessante a se notar que esse sincretismo aparece no bojo de um movimento social com uma forte influncia do materialismo histrico-dialtico e da utopia crist de um mundo novo. E ainda o movimento garante, por meio das msticas, um espao sagrado que cabe a todos. Nesse espao, apresentam-se crticas ao sistema e sonha-se com uma nova terra na qual correro leite e mel. Para isso, utilizam-se estratgias como o canto e a dana, que mobilizam os sentidos e provocam o choro e a alegria dos participantes. At mesmo a idia de divindade impregna-se do movimento, da luta, conforme demonstra Piana:

ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

72

Nadir Lara Junior Neste momento de mstica, geralmente, no aparece a meno a uma divindade, mas torna-se visvel a crena em algo que est para alm do grupo. Os temas da mstica envolvem a histria do movimento, acontecimentos marcantes, sofridos e alegres, martrios e lutas. As palavras geralmente so poucas, sendo que a msica, a poesia e as encenaes ganham um espao maior, como forma de dizer a palavra, expressar o sentimento enchendo de fora os participantes. Nesses momentos de profunda concentrao, geralmente so proferidas palavras de ordem, que vm reforar os princpios de luta. (2001, p. 60)

Parece que, no interior das celebraes, as manifestaes artsticas vo conjugando e ajeitando as contradies tericas e prticas do movimento. Cantando, danando, emocionando-se com as encenaes, as pessoas so tomadas de indignao contra a opresso do sistema capitalista e pela utopia de um mundo melhor. A mstica um desnudamento da religiosidade da poltica ou da politizao da religio historicamente construda.

5. Consideraes finais
Como j referimos no incio deste artigo, o mesmo se prope a apresentar e a refletir sobre questes relacionadas religio. Pudemos observar ao longo do texto que a religio pode induzir as pessoas a emitirem juzos religiosos-polticos porque ela um fenmeno poltico e, por assim ser compreendida, tambm pode ser um fator de alienao das pessoas, pois como religio-instituio doutrina as pessoas, muitas vezes, em torno do autoritarismo divino. A religio, por ser um fenmeno poltico, tambm ideolgica, ou seja, interfere diretamente na estruturao das aes cotidianas e, obviamente, influencia em muitas decises polticas. Todavia, a religio como conjunto de crenas e prticas pode auxiliar as pessoas a emitirem juzos polticos. Constatamos isso a partir da experincia da Igreja da Amrica Latina, que
ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

Anlise psicossocial da religio como um dos fundamentos polticos...

73

resgatou muitos elementos da crena popular (religiosidade popular) e formou muitos lideres comunitrios que constituram partidos polticos, sindicatos, movimentos sociais etc. com a finalidade de organizar e lutar por justia social (Martins, 1989; Fernandes e Stdile, 2001). Vale destacar aqui que todas as dimenses da religio (instituio, ideologia, crena e prticas e mstica) podem emancipar ou alienar a pessoa, dependendo do uso que se faz dessas dimenses. A esse uso devemos ficar atentos. O que no podemos negar que a religio uma possibilidade existente no cotidiano para as pessoas estruturarem a prpria vida, assim como sua prtica social e poltica. Nesse sentido, ao nos aproximarmos para estudar o fenmeno poltico-religioso, vale-nos a inquietao de estar sempre diante da contradio, isso garante, certamente, uma boa discusso.

Referncias
BAZN, F. G. Aspectos incomuns do sagrado. So Paulo: Paulus, 2002. BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construo social da realidade. 18 ed. Petrpolis: Vozes, 1999. _____ Modernidade, pluralismo e crise de sentido: A orientao do homem moderno. Petrpolis: Vozes, 2004. BETTO; BOFF, L. Mstica e espiritualidade. 4 ed., Rio de Janeiro: Rocco, 1999. BOGO, A. Valores que deve cultivar um lutador do povo. In. BOFF, L.; FREI BETTO; BOGO, A. Valores de uma prtica militante. Consulta Popular, Cartilha n. 9, 2000, pp. 49-78. CALDART, R. S. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 2 ed., Petrpolis: Vozes, 2000. FERNANDES, B. M.; STEDILE, J. P. Brava Gente: a Trajetria do MST e a Luta pela Terra no Brasil. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2001.

ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

74

Nadir Lara Junior

HELLER, A. Sociologa de la Vida Cotidiana. 3 ed. Barcelona: Peninsula, 1991. LARA JUNIOR, N.; PRADO, M. A. M. A mstica e a construo da identidade poltica entre os participantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Brasil, Um enfoque psicossociolgico. Revista Electrnica de Psicologa Poltica, San Luis Argentina, v. 1, n. 4, 2004. Disponvel em: http:// www.psicopol.unsl.edu.ar/notas/diciembre_notas3.html. Acesso em 26 de junho de 2004. LARA JUNIOR, N. A mstica no cotidiano do MST: a interface entre a Religiosidade Popular e a Poltica. 2005. 154f. Dissertao (Mestrado no Programa de Estudos Ps- Graduados em Psicologia Social). So Paulo: Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. LIBANIO, J.B. e MURAD, A. Introduo teologia: perfil, enfoques, tarefas. So Paulo: Loyola, 1996. LOPREATO, C. S. R. Milagres da F. Campinas: Unicamp, 1999. MARTIN-BAR, M. Psicologia de la Liberacin. Madrid: Trotta, 1998. MARTINS, J. S. Caminhada no cho da noite: emancipao poltica e libertao nos movimentos sociais do campo. So Paulo: Hucitec, 1989. MOIOLI, G. Mstica crist. In: FIORES, S.; GOFFI, T. (orgs.). Dicionrio de Espiritualidade. So Paulo: Paulus, 1993, pp. 770-780. PARKER, C. Otra Lgica en Amrica Latina: Religin Popular y Modernizacin Capitalista. Santiago: Fondo de Cultura Econmica, 1996. PIANA, M. A msica-movimento: estratgias e significados da Produo Musical no MST. 2001. 210f.. Dissertao (Mestrado no Programa de Estudos Ps Graduados em Sociologia Poltica). Florianpolis: Universidade Federal de Santa Catarina. QUEIROZ, M. I. P. O Messianismo no Brasil e no Mundo. So Paulo: Dominus, 1965.
Recebido em agosto de 2006 Aprovado em dezembro de 2006
ltimo Andar, So Paulo, (15), 49-74, dez., 2006

Das könnte Ihnen auch gefallen