Sie sind auf Seite 1von 2

EconomiaAs diferentes estruturas de mercado esto condicionadas por trs variveis principais: nmero de firmas produtoras no mercado; diferenciao

do produto; existncia de barreiras entrada de novas empresas. No mercado de bens e servios, as formas e mercado, segundo essas trs caractersticas, so as seguintes: concorrncia perfeita, monoplio, concorrncia monopolstica (ou imperfeita) e oligoplio. No mercado de fatores de produo, definido as formas de mercado em concorrncia perfeita, concorrncia imperfeita, monoplio e oligoplio no fornecimento de insumos.

Formao de Preos
Existe uma srie de modelos sobre o comportamento das empresas na formao de preos de seus produtos. A diferena maior entre esses modelos est condicionada ao objetivo ao qual a firma se prope: maximizar lucros, maximizar participao no mercado, maximizar margem de rentabilidade sobre os cursos, etc. Quanto aos seus objetivos, as empresas defrontam-se com duas possibilidades principais: maximizar lucro e maximizar mark-up (margem sobre os custos diretos). Dentro da teoria neoclssica ou marginalista, o objetivo da firma sempre maximizar o lucro total. Se a empresa aumenta a produo e a recita adicional for maior que o custo adicional, o lucro estar aumentando e a empresa neste caso, no encontra seu ponto ideal de equilbrio. Se a receita adicional for menor que o custo adicional, o lucro estar caindo e o prejuzo aumentando. A recita marginal deve ser igualada ao custo marginal.

Monoplio
Uma estrutura de mercado monopolista apresenta trs caractersticas principais: uma nica empresa produtora do bem ou servio, no h produtos substitutos prximos, existem barreiras entrada de firmas concorrentes. As barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado podem ocorrer de trs formas: monoplio puro ou natural (devido alta escola de produo requerida, exige um levado montante de investimentos), proteo de patentes (direito nico de produzir o bem); controle sobre o fornecimento de matrias primas chaves e tradio no mercado.

Concorrncia Imperfeita
A concorrncia imperfeita uma estrutura de mercado com as seguintes caractersticas principais: muitas empresas, produzindo um dado bem ou servio; cada empresa produz um produto diferenciado, mas com substitutos prximos; cada empresa tem certo poder sobre os preos, dado que os produtos so diferenciados, e o consumidor tem opes de acordo ce acordo com sua preferncia.

A diferenciao dos produtos d-se via: caractersticas fsicas, embalagens, promoo de vendas, manuteno, atendimento ps-venda, etc. Como no existem barreiras para a entrada de firmas, a longo prazo h tendncia apenas para lucros normais, como em concorrncias perfeitas, ou seja, os lucros extraordinrios a curto prazo atraem novas firmas para o mercado, aumentando a oferta do produto, at chegar-se a um ponto em que persistiro os lucros normais, quando ento cessa a entrada de concorrentes. O oligoplio um tipo de estrutura de mercado que pode ser definido de duas formas: oligoplio concentrado (pequeno nmero de empresas no setor) e oligoplio competitivo (pequeno nmero de empresas domina um setor com muitas empresas). Devido existncia de empresas dominantes, elas tm o poder de fixar preos de venda em seus termos, defrontando-se normalmente com demandas relativamente inelsticas, em que os consumidores tm baixo poder de reao a alterao de preos. O mark-up definido pelas variantes receita de vendas menos custos diretos de produo. A taxa mark-up deve ser suficiente para cobrir os cursos fixos e a margem de rentabilidade desejada pela empresa. O nvel de mark-up depende da fora dos oligopolistas de impedir a entrada de novas firmas, o que depende do grau de monoplio de cada setor. Quanto mais alto o poder do monoplio, mais limitado o acesso de novas empresas e, portanto, maior a taxa de mark-up que as empresas oligopolistas podem auferir. A demanda de uma empresa pelos fatores de produo uma demanda derivada, ou seja, depende da demanda pelo produto dessa empresa

Das könnte Ihnen auch gefallen