Sie sind auf Seite 1von 32

25

ESTRATGIAS COMPROVADAS
para negociar opes no mercado de futuros do CME Group

TITLE UM MUNDO DE OPES EM UMA PLATAFORMA PODEROSA.


Com mais de 3,4 bilhes de contratos avaliados em mais de US$1 quatrilho em valor nocional negociados em 2011, o CME Group o principal e mais diversicado mercado internacional de derivativos. Construindo na herana da CME, CBOT e NYMEX, ele atende s necessidades de gerenciamento de risco de clientes em todo o mundo. Como mercado internacional, o CME Group rene compradores e vendedores, estejam eles negociando na plataforma eletrnica CME Globex ou no prego de Chicago e Nova York, ou compensando transaes OTC atravs do CME ClearPort. O CME Group oferece a mais ampla gama de produtos de referncia nas principais classes de ativos, inclusive futuros e opes referenciados em taxa de juros, ndices de aes, cmbio, energia, commodities agrcolas, metais, clima e mercado imobilirio. As opes de futuros, oferecidas em quase todos os nossos produtos, so um dos nossos instrumentos de gesto de risco mais versteis. Esteja voc negociando opes com o propsito de hedge ou especulao, voc pode limitar o seu risco ao montante pago inicialmente pela opo ao mesmo tempo em que mantm sua exposio a movimentos favorveis do mercado.

CME Group uma marca registrada do CME Group Inc. O logotipo The Globe, CME (Bolsa Mercantil de Chicago) e Globex so marcas registradas da Chicago Mercantile Exchange Inc. CBOT e Chicago Board of Trade so marcas registradas da Board of Trade of the City of Chicago. NYMEX, New York Mercantile Exchange e ClearPort so marcas registradas da New York Mercantile Exchange Inc. COMEX uma marca registrada da Commodity Exchange Inc. Todas as outras marcas registradas so propriedade de seus respectivos donos. Informaes adicionais sobre o CME Group e seus produtos podem ser encontradas em www.cmegroup.com. Copyright 2008-2012 CME Group. Todos os direitos reservados.

Sem depreciao

Sem dep

COMO USAR ESTE FOLHETO

Sem depreciao

Sem depreciao

Sem depreciao

de

Evoluo do padro de mercado:

Sem depreciao

Sem deprecia

Cada ilustrao demonstra o efeito da depreciao no valor total do prmio de opo em determinada posio. O eixo vertical esquerdo representa a escala de lucros/prejuzos. A linha horizontal iniciada com 0 indica o ponto de equilbrio, excluindo as comisses. O que estiver acima da linha o lucro, o que estiver abaixo o prejuzo. O preo do instrumento est indicado ao longo da parte inferior. A, B e C representam os preos de exerccio, enquanto as setas mostram o Sem depreciao impacto da depreciao em uma opo. As setas do diagrama sob o ttulo Evoluo do padro de mercado denotam o impacto da depreciao dos preos da opo na posio total. A linha roxa reete Sem depreciao a situao a quatro meses da data de vencimento, a linha dourada o status a um ms desta data e a linha verde a situao na data de vencimento.

dep

Sem depreciao

Sem deprecia

Para mais informaes, consulte cmegroup.com/options.


Sem depreciao

Sem depreciao

TITLE NDICE
Long Futures (Posio comprada em futuros) Short Futures (Posio vendida em futuros) Long Synthetic Futures (Posio comprada sinttica em futuros) Short Synthetic Futures (Posio vendida sinttica em futuros) Long Risk Reversal Short Risk Reversal Long Call Short Call Long Put Short Put Bull Spread (Trava de alta) Bear Spread (Trava de baixa) Long Buttery (Borboleta comprada) Short Buttery (Borboleta vendida) Long Iron Buttery Short Iron Buttery Long Straddle (Straddle comprado) Short Straddle (Straddle vendido) Long Strangle (Strangle comprado) Short Strangle (Strangle vendido) Ratio Call Spread (Venda de volatilidade call) Ratio Put Spread (Venda de volatilidade put) Call Ratio Backspread (Compra de volatilidade call) Put Ratio Backspread (Compra de volatilidade put) Box 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

LONG FUTURES (POSIO COMPRADA EM FUTUROS)

Evoluo do padro de mercado:

Depreciao

Sem de

Quando usar: Quando voc est otimista com as perspectivas do mercado e Depreciao incerto quanto volatilidade. Voc no ser afetado por mudanas na volatilidade, no entanto, se voc possui um opinio formada sobre a volatilidade e esta opinio acaba se conrmando, uma das outras estratgias poder ter maior potencial de lucro e/ou menos risco. Caractersticas de lucro: O lucro aumenta medida que o mercado sobe. O lucro baseia-se estritamente na diferena entre o preo de sada e o preo de entrada. Caractersticas de prejuzo: A perda aumenta medida que o mercado cai. O prejuzo baseia-se estritamente na diferena entre o preo de sada e o preo de entrada. Sem depreciao Caractersticas de depreciao: Nenhuma

Sem d

Sem depreciao

Sem d

CATEGORIA: Direcional SINTTICOS: posies comprada em call A e vendida em put A


Sem depreciao

Sem depreciao

Sem depreciao

SHORT FUTURES Depreciao (POSIO VENDIDA EM FUTUROS)

Sem de

Evoluo do padro de mercado:

Depreciao

Sem d

Quando usar: Quando voc est pessimista com as perspectivas do mercado e Sem depreciao incerto quanto volatilidade. Voc no ser afetado por mudanas na volatilidade, no entanto, se voc possui um opinio formada sobre a volatilidade e esta opinio acaba se conrmando, uma das outras estratgias poder ter maior potencial de lucro e/ou menos risco. Caractersticas de lucro: O lucro aumenta medida que o mercado cai e baseiaSem depreciao se estritamente na diferena entre o preo de entrada e o preo de sada. Caractersticas de prejuzo: O prejuzo aumenta medida que o mercado sobe e baseia-se estritamente na diferena entre o preo de entrada e o preo de sada.
Sem depreciao Caractersticas de depreciao: Nenhuma

Sem d

Sem depreciao

CATEGORIA: Direcional Sem depreciao SINTTICOS: Posies comprada em put A e vendida em call A

Sem depreciao

Se deprec

LONG SYNTHETIC FUTURES (POSIO COMPRADA SINTTICA EM FUTUROS)

Evoluo do padro de mercado:

Depreciao

Sem de

Quando usar: Quando voc est otimista com as perspectivas do mercado e Depreciao incerto quanto volatilidade. Voc no ser afetado por mudanas na volatilidade, no entanto, se voc possui um opinio formada sobre a volatilidade e esta opinio acaba se conrmando, uma das outras estratgias poder ter maior potencial de lucro e/ou menos risco. Pode ser negociada a partir de uma posio comprada em call ou vendida em put para criar uma posio altista mais forte. Caractersticas de lucro: O lucro aumenta medida que o mercado cai e baseia-se estritamente na diferena entre o preo de entrada e o preo de sada. Caractersticas de prejuzo: O prejuzo aumenta medida que o mercado sobe e baseia-se estritamente na diferena entre o preo de entrada e o preo de sada. Sem depreciao Caractersticas de depreciao: Nenhuma

Sem d

Sem depreciao CATEGORIA: Direcional Posies comprada em call A e vendida em put A

Sem d

Sem depreciao

Sem depreciao

Sem depreciao

SHORT SYNTHETIC FUTURES (POSIO VENDIDA SINTTICA Depreciao EM FUTUROS)

Sem de

Evoluo do padro de mercado:

Depreciao

Sem d

Quando usar: Quando voc est em uma posio em baixa no mercado e incerto Sem depreciao quanto volatilidade. Voc no ser afetado por mudanas na volatilidade, no entanto, se voc possui um opinio formada sobre a volatilidade e esta opinio acaba se conrmando, uma das outras estratgias poder ter maior potencial de lucro e/ou menos risco. Pode ser negociada a partir de uma posio inicial vendida em call ou comprada em put para criar uma posio baixista mais forte. Sem depreciao Caractersticas de lucro: O lucro aumenta medida que o mercado cai e baseiase estritamente na diferena entre o preo sinttico de entrada e o preo de sada. Caractersticas de prejuzo: O prejuzo aumenta medida que o mercado sobe e depreciao baseia-se estritamente Sem na diferena entre o preo sinttico de entrada e o preo de sada. Caractersticas de depreciao: Nenhuma.

Sem d

Sem depreciao

Sem depreciao CATEGORIA: Direcional Posies comprada em put A e vendida em call A

Sem depreciao

Se deprec

Sem de

A B

Depreciao

LONG RISK REVERSAL (SPLIT STRIKE)

Sem d

Evoluo do padro de mercado:


Sem depreciao

Sem depreciao

Sem d

Sem est depreciao Quando usar: Quando voc otimista com as perspectivas do mercado e incerto quanto volatilidade. Normalmente, esta posio iniciada para complementar uma outra estratgia. Seu risco/retorno o mesmo do que com long futures, exceto por uma rea estvel de pouco ou nenhum lucro/prejuzo.

Sem depreciao

Caractersticas de lucro: O ganho aumenta quando o mercado sobe acima do preo Sem depreciao de exerccio da posio comprada em call. O lucro ca em aberto no vencimento e se baseia no preo de exerccio B mais/menos o preo recebido ou pago para iniciar a posio. Caractersticas de prejuzo: O prejuzo aumenta quando o mercado ca abaixo da posio vendida em put. Adepreciao perda ca em aberto no vencimento e se baseia no preo Sem de exerccio A mais/menos o prmio recebido ou pago para iniciar a posio. Caractersticas de deteriorao: Elas variam de acordo com a relao entre o preo de exerccio da call, o preo de exerccio da put e o preo dos futuros no momento em que a posio estabelecida. A posio no afetada se o preo dos futuros ca exatamente no meio entre o preo de exerccio da call e da put; se benecia da depreciao quando o preo dos futuros est mais perto do preo de exerccio da call do que da put; ou depreciada quando o preo dos futuros est mais prximo do preo de exerccio da put do que da call.

Se deprec

CATEGORIA: Direcional Posies comprada em call B e vendida em put A

Sem depreciao

Sem depreciao

SHORT RISK REVERSAL Sem depreciao (SPLIT STRIKE)

A B

Sem depreciao

Sem d

Evoluo do padro de mercado:


Sem depreciao

Sem depreciao

Sem depreciao

Quando usar: Quando voc est pessimista com as perspectivas do mercado Sem depreciao e incerto quanto volatilidade. Normalmente, esta posio iniciada para complementar uma outra estratgia. Seu risco/retorno o mesmo do que com long futures, exceto por uma rea estvel de pouco ou nenhum lucro/prejuzo. Caractersticas de lucro: O lucro aumenta medida que o mercado ca abaixo do preo de exerccio da posio comprada em put. O ganho ca em aberto no vencimento e baseia-se no preo de exerccio A mais/menos o prmio recebido ou pago para iniciar a posio. Caractersticas de prejuzo: A perda aumenta quando o mercado ca acima da posio vendida em call. O prejuzo ca em aberto no vencimento e baseia-se no preo de exerccio B mais/menos o prmio recebido ou pago para iniciar a posio. Caractersticas de deteriorao: Elas variam de acordo com a relao entre o preo de exerccio da call, o preo de exerccio da put e o preo dos futuros no momento em que a posio estabelecida. A posio no afetada se o preo dos futuros ca exatamente no meio entre o preo de exerccio da call e da put; se benecia da Sem depreciao depreciao quando o preo dos futuros est mais perto do preo de exerccio da put do que da call; ou depreciada quando o preo dos futuros est mais prximo do preo de exerccio da call do que da put.
Sem depreciao

Se deprec

Sem depreciao

S depre

CATEGORIA: Direcional Posies comprada em put A e vendida em call B

Sem depreciao

Sem d

Sem depreciao

LONG CALL

Sem depreciao

Sem depreciao

Evoluo do padro de mercado:

Sem depreciao

Se deprec

Quando usar: Quando voc est otimista, ou muito otimista, com as perspectivas do mercado. Em geral, quanto mais fora do dinheiro forem as opes de compra, mais altista deve ser a estratgia. Caractersticas de lucro: O lucro aumenta medida que o mercado sobe. No vencimento, o ponto de equilbrio ser o preo de exerccio A da call mais o preo pago por opo de compra. Sem depreciao Caractersticas de prejuzo: O prejuzo se limita ao montante pago por opo. A perda mxima realizada se o mercado car abaixo do preo de exerccio A. Caractersticas de depreciao: A posio um ativo esgotvel. Com o tempo, o Sem depreciao valor da posio deprecia conforme se aproxima do valor de vencimento.

Sem depreciao

S depre

CATEGORIA: Direcional SINTTICOS: posies comprada em instrumento e comprada em put

Sem depreciao

Sem depreciao

Sem depreciao

Sem depreciao SHORT CALL

Se deprec

Evoluo do padro de mercado:

Sem depreciao

Sem depreciao

Quando usar: Quando voc est pessimista sobre o mercado. recomendvel Sem depreciao vender opes de compra (calls) fora-do-dinheiro (maior preo de exerccio), se voc estiver menos conante de que o mercado ir cair, e vender opes de compra (calls) no dinheiro, se voc estiver conante de que o mercado ir estabilizar ou declinar. Caractersticas de lucro: O lucro se limita ao prmio recebido. No vencimento, o ponto de equilbrio o preo de exerccio A mais o prmio recebido. O ganho mximo realizado se o mercado car no preo de exerccio A ou abaixo dele. Caractersticas de prejuzo: A perda potencial ca em aberto e o prejuzo aumenta medida que o mercado sobe. No vencimento, o prejuzo aumenta em um ponto para cada ponto em que o mercado estiver acima do ponto de equilbrio. Como o risco ca em aberto, a posio deve ser observada cuidadosamente. Caractersticas de depreciao: A posio beneciada pela depreciao. O lucro do vendedor da opo aumenta conforme a opo perde seu valor de tempo. O lucro mximo comSem depreciao ocorre se a opo estiver no dinheiro. depreciao

S depre

Sem depreciao

CATEGORIA: Direcional SINTTICOS: posies vendida em instrumento e vendida em put

Sem depreciao

Sem depreciao

Se deprec

LONG PUT

Sem depreciao

Sem depreciao

Evoluo do padro de mercado:


Sem depreciao

S depre

Quando usar: Quando voc estiver pessimista, ou muito pessimista, com as perspectivas do mercado. Em geral, quanto mais fora do dinheiro for o preo de exerccio da put, mais baixista deve ser a estratgia. Caractersticas de lucro: O lucro aumenta medida que o mercado cai. No vencimento, o ponto de equilbrio ser o preo de exerccio A menos o preo pago por opo. O lucro aumenta um ponto adicional para cada ponto abaixo do ponto Sem depreciao de equilbrio. Caractersticas de prejuzo: O prejuzo se limita ao montante pago por opo. A perda mxima realizada quando o mercado car acima do preo de exerccio A. Caractersticas de depreciao: A posio um ativo esgotvel. Com o tempo, o valor da posio deprecia conforme se aproxima do valor do vencimento.

Sem depreciao

Sem CATEGORIA: Direcional depreciao SINTTICOS: posies vendida em instrumento e comprada em call

Sem depreciao

Sem depreciao

Sem depreciao
A

Sem depreciao

Sem depreciao SHORT PUT

10

S depre

Evoluo do padro de mercado:

Sem depreciao

Sem depreciao

Quando usar: Quando voc acredita rmemente que o mercado no ir declinar. recomendvel vender as opes fora do dinheiro se voc estiver mais ou menos convencido de que o mercado no ir declinar, e vender as opes no dinheiro quando estiver bastante convencido de que o mercado ir estabilizar ou subir. Se voc duvida que o mercado estabilizar e est mais otimista, venda as opes dentro do dinheiro para obter lucro mximo. Sem depreciao Caractersticas de lucro: O ganho se limita ao prmio recebido com a venda de put. No vencimento, o ponto de equilbrio ca no preo de exerccio A menos o prmio recebido. O lucro mximo realizado quando o mercado car no preo de exerccio A ou acima dele. Caractersticas de prejuzo: O potencial de perda ca em aberto e o prejuzo Sem depreciao aumenta conforme o mercado declina. No vencimento, a perda aumenta em um ponto para cada ponto em que o mercado car abaixo do ponto de equilbrio. Como o risco ca em aberto, a posio deve ser observada atentamente. Caractersticas de depreciao: A posio se benecia da depreciao. O lucro do vendedor da opo aumenta conforme a opo perde seu valor de tempo. O mximo lucro com depreciao ocorre quando a opo no dinheiro.
Sem depreciao

Sem depreciao

CATEGORIA: Direcional SINTTICOS: posies comprada em instrumento e vendida em call

11

Sem depreciao
B

Sem depreciao

BULL SPREAD (TRAVA DE ALTA)

Evoluo do padro de mercado:

Sem depreciao

Sem depreciao

Sem depreciao

Quando usar: Quando voc acha que o mercado subir, mas com alta limitada. Sem Uma boa posio se voc quer se manter no mercado, mas est menos conante depreciao em relao s expectativas otimistas. Voc no est sozinho, esta a negociao altista mais popular.
Sem Caractersticas de lucro: O ganho limitado e alcana seu ponto mximo quando depreciao o mercado fecha no preo de exerccio B ou acima dele na data de vencimento. Se a verso call x call (mais comum) for usada, o ponto de equilbrio ca em A mais o custo lquido do spread. Se a verso put x put for usada, o ponto de equilbrio ca em B menos o prmio lquido recebido.

Caractersticas de prejuzo: O que se ganha limitando o potencial de lucro basicamente uma limitao da perda se voc errou em sua previso do mercado. O prejuzo mximo ocorre quando o mercado ca no preo de exerccio A ou abaixo dele no vencimento. Com a verso call x call, a perda mxima equivale ao custo lquido do spread. Caractersticas de depreciao: Se o mercado est no meio entre A e B, vericase pouca ou nenhuma depreciao. Se o mercado est mais prximo de B, a depreciao geralmente um benefcio. Se o mercado est mais perto de A, a depreciao geralmente prejudicial rentabilidade.

CATEGORIA: Direcional Posies comprada em call A e vendida em call B Posies comprada em put A e vendida em put B

Sem depreciao

BEAR SPREAD Sem (TRAVA DE BAIXA) depreciao


Sem depreciao

12

Evoluo do padro de mercado:

Sem depreciao

Sem depreciao

Quando usar: Quando voc acha que o mercado declinar, mas com queda limitada. Esta uma boa posio se voc quer se manter no mercado, mas est menos conante em relao s expectativas baixistas. Esta a posio mais popular entre os investidores que apostam na baixa, porque pode ser lanada como uma negociao conservadora quando no se tem certeza sobre a postura baixista. Caractersticas de lucro: O ganho limitado e alcana seu ponto mximo quando o mercado ca no preo de exerccio A ou abaixo dele na data de vencimento. Se a verso put x put (mais comum) for usada, o ponto de equilbrio ca em B menos o custo lquido do spread. Se a verso call x call for usada, o ponto de equilbrio ca em A mais o prmio recebido. Caractersticas de prejuzo: Ao aceitar um limite nos lucros, voc tambm limita as perdas. Na data de vencimento, os prejuzos aumentam medida que o mercado sobe em direo ao preo de exerccio B, no qual as perdas atingem seu ponto mximo. Com a verso put x put, a perda mxima equivale ao custo lquido do spread. Caractersticas de depreciao: Se o mercado est no meio entre A e B, pouca ou nenhuma depreciao vericada. Se o mercado est mais prximo de A, a depreciao geralmente um benefcio. Se o mercado est mais perto de B, a depreciao geralmente prejudicial rentabilidade. CATEGORIA: Direcional Posies vendida em put A e comprada em put B Posies vendida em call A e comprada em call B

13

LONG BUTTERFLY (BORBOLETA COMPRADA)

Sem depreciao

Sem depreciao

Evoluo do padro de mercado:

Sem depreciao

Sem depreciao

Quando usar: Esta uma das poucas posies que podem ser lanadas, de Sem depreciao maneira vantajosa, em uma srie de opes de longo prazo. Recomenda-se que seja lanada quando, faltando um ms ou mais para o vencimento, o custo do spread for 10% ou menos de B menos A (20% se houver um preo de exerccio entre A e B). Esta uma regra prtica. Verique os valores tericos. Caractersticas de lucro: O lucro mximo ocorre quando o mercado est em B na data de vencimento. Este ganho equivaleria a B menos A menos o custo lquido do spread. Ele se desenvolve, quase completamente, no ltimo ms. Caractersticas de prejuzo: A perda mxima, em ambas as direes, equivale Sem depreciao ao custo do spread. Esta uma transao bastante conservadora, cujos pontos de equilbrio se encontram em A mais o custo do spread e em C menos o custo do spread. Caractersticas de depreciao: A depreciao insignicante at o ltimo ms, durante o qual padres distintos de buttery (borboleta) so formados. O lucro mximo coincide com B. Se voc estiver afastado da faixa A a C no incio do ltimo ms, recomendvel liquidar a posio.

CATEGORIA: Preciso Posies comprada em call A, vendida em 2 calls B e comprada em call C Posies comprada em put A, vendida em 2 puts B e comprada em put C (Obs.: B menos A geralmente equivale a C menos B)

Sem depreciao

SHORT BUTTERFLY (BORBOLETA VENDIDA)


Sem depreciao

14
Sem depreciao

Evoluo do padro de mercado:

Sem depreciao

Sem depreciao Quando usar: Quando o mercado est abaixo de A ou acima de C e a posio est superfaturada com cerca de um ms remanescente at a data de vencimento. Ou quando faltam apenas algumas semanas, o mercado est prximo de B e voc espera um movimento em uma direo ou na outra.

Caractersticas de lucro: O lucro mximo equivale ao crdito no qual o spread foi estabelecido. Este ocorre quando, no vencimento, o mercado est abaixo de A ou acima de C, o que torna todas as opes dentro do dinheiro ou fora do dinheiro. Caractersticas de prejuzo: O prejuzo mximo ocorre quando o mercado est em B na data de vencimento. Ele equivale a B menos A menos o crdito recebido quando a posio foi estabelecida. Os pontos de equilbrio cam em A mais o crdito inicial e em C menos o crdito inicial. Caractersticas de depreciao: A depreciao insignicante at o ltimo ms, durante o qual padres distintos de buttery (borboleta) so formados. A acelerao do prejuzo mximo coincide com B.

CATEGORIA: Preciso Posies vendida em call A, comprada em 2 calls B e vendida em call C Posies vendida em put A, comprada em 2 puts B e vendida em put C (Obs.: B menos A geralmente equivale a C menos B)

Sem depreciao

15

LONG IRON BUTTERFLY


Sem depreciao Sem depreciao

Evoluo do padro de mercado:

Sem depreciao

Sem depreciao Quando usar: Quando o mercado est abaixo de A ou acima de C e a posio est subfaturada com cerca de um ms remanescente. Ou quando faltam apenas algumas semanas, o mercado est prximo de B e voc espera um movimento iminente em uma direo ou na outra.

Caractersticas de lucro: O lucro mximo equivale a B menos A menos o prejuzo lquido para criar a posio. Ele ocorre quando, no vencimento, o mercado est abaixo de A ou acima de C. Caractersticas de prejuzo: O prejuzo mximo vericado quando o mercado est em B na data de vencimento. O montante da perda equivale ao prejuzo lquido para criar a posio. Os pontos de equilbrio esto em B mais e menos o dbito inicial. Caractersticas de depreciao: A depreciao insignicante at o ltimo ms, durante o qual padres distintos de buttery (borboleta) so formados. O prejuzo mximo coincide com B. Se voc estiver afastado da faixa de A a C ao entrar no ltimo ms, recomendvel manter a posio.

CATEGORIA: Preciso Posies comprada em straddle B e vendida em strangle na faixa de A a C Posies vendida em put A, comprada em put B, comprada em call B e vendida em call C (Obs.: B menos A geralmente equivale a C menos B)

SHORT IRON BUTTERFLY

16

Sem depreciao

Sem depreciao

Evoluo do padro de mercado

Sem depreciao

Sem depreciao

Quando usar: Recomenda-se que seja lanada quando o crdito da short iron Sem buttery for equivalente a depreciao 80% ou mais de C menos A, e voc consiga prever um perodo longo de relativa estabilidade de preo, no qual o objeto estar no ponto central da faixa entre C e A perto da data de vencimento. Esta uma regra prtica. Verique os valores tericos. Caractersticas de lucro: O lucro mximo ocorre quando o mercado est em B na data de vencimento. O ganho seria equivalente ao prmio da short straddle menos o prmio da long strangle. Ele se desenvolve, quase completamente, no ltimo ms. Caractersticas de prejuzo: A perda mxima, em ambas as direes, equivale Sem depreciao ao prmio lquido recebido menos (B menos A). Esta uma negociao bastante conservadora, cujos pontos de equilbrio se encontram em B mais e menos o prmio lquido recebido. Caractersticas de depreciao: A depreciao insignicante at o ltimo ms, durante o qual padres distintos de buttery (borboleta) so formados. O lucro mximo coincide com B. Se voc estiver afastado da faixa de A a C ao entrar no ltimo ms, recomendvel liquidar a posio. CATEGORIA: Preciso Posies vendida em 1 call e 1 put B, comprada em 1 put A, comprada em 1 call C ou vendida em straddle no preo de exerccio B e comprada em strangle na faixa de A a C para proteo (Obs.: B menos A geralmente equivale a C menos B)

Sem depreciao

Sem depreciao

17

LONG STRADDLE (STRADDLE COMPRADO) Sem depreciao

Evoluo do padro de mercado:


Sem depreciao

Quando usar: Quando o mercado est prximo de A e voc acredita que haver movimento, mas no sabe em que direo. Esta uma posio especialmente boa quando o mercado est calmo, mas comea a oscilar bruscamente indicando uma possvel erupo. Caractersticas de lucro: O lucro ca em aberto em ambas as direes. No vencimento, o ponto de equilbrio ca em A mais/menos o custo do spread. Entretanto, esta posio raramente mantida at o vencimento devido crescente depreciao provocada pela passagem do tempo. Caractersticas de prejuzo: O prejuzo est limitado ao custo do spread. O prejuzo mximo ocorre quando o mercado est em A na data de vencimento. Caractersticas de depreciao: A depreciao aumenta medida que as opes se aproximam da data de vencimento. A posio geralmente liquidada bem antes do vencimento.

CATEGORIA: Preciso Posies comprada em call A e comprada em put A SINTTICOS: Posies compradas em 2 puts A e comprada e instrumento (Tudo feito para a neutralidade do delta inicial. Um spread de delta neutro aquele estabelecido como uma posio neutra usando os deltas das opes envolvidas. O coeciente neutro determinado dividindo o delta da opo comprada pelo delta da opo vendida)

SHORT STRADDLE (STRADDLE VENDIDO)

18

Evoluo do padro de mercado:

Sem depreciao

Quando usar: QuandoSem o mercado est prximo de A e voc supe que ele esteja depreciao estabilizando. Como voc est apenas vendido em opes, voc lucra conforme elas declinam se o mercado permanecer perto de A. Caractersticas de lucro: O ganho ser maximizado se o mercado estiver em A na data de vencimento. Em cenrio envolvendo call e put (mais comum), o lucro mximo equivale ao crdito recebido no estabelecimento da posio. O ponto de equilbrio ca em A mais/menos o crdito total. Caractersticas de prejuzo: O potencial de perda ca em aberto em ambas as direes. Consequentemente, a posio deve ser monitorada cuidadosamente e ajustada em relao ao delta-neutro caso o mercado comece a se afastar de A. Caractersticas de prejuzo: Por estar negociando apenas posies vendidas em opes, voc verica uma depreciao crescente do valor de tempo medida que a data de vencimento se aproxima. A depreciao maximizada quando o mercado est prximo de A.
Sem depreciao CATEGORIA: Preciso Posies vendida em call A e vendida em put A SINTTICOS: posies vendida em 2 calls A e comprada em instrumento Posies vendida em 2 puts A e vendida em instrumento Sem (Tudo feito para a neutralidade do delta inicial.) depreciao

Sem depreciao

19

LONG STRANGLE (STRANGLE LARGO)

Sem depreciao

Evoluo do padro de mercado:


Sem depreciao

Quando usar: Quando o mercado est dentro ou prximo da faixa de A a B e tem se mantido estvel. Se o mercado explodir em uma direo ou na outra, voc ganha dinheiro. Se ele continuar estvel, voc perde menos do que com a long straddle. Esta estratgia til tambm quando o aumento da volatilidade implcita previsto. Caractersticas de lucro: O lucro ca em aberto em ambas as direes. Os pontos Sem depreciao de equilbrio esto em A menos o custo do spread e em B mais o custo do spread. No entanto, geralmente o spread no mantido at a data de vencimento. Caracterstica de prejuzo: A perda limitada e equivale ao custo lquido da posio. O prejuzo mximoSem ocorre quando, no vencimento, o mercado est entre A e B. depreciao Caracterstica de depreciao: A depreciao acelerada medida que as opes vencem, mas no to rapidamente quanto com a long straddle. Para evitar uma crescente depreciao, a posio normalmente liquidada antes do vencimento.
Sem depreciao

CATEGORIA: Preciso Posies comprada em put A e comprada em call B (Geralmente feito para a neutralidade do delta inicial.) Sem depreciao

Sem depreciao

Sem depreciao
A B

SHORT STRANGLE Sem depreciao (STRANGLE VENDIDO)

20

Evoluo do padro de mercado:

Sem depreciao

Quando usar: Quando o mercado est dentro ou prximo da faixa entre A a B e, Sem depreciao embora ativo, comea a acalmar. Se o mercado se estabiliza, voc ganha dinheiro, se ele continua ativo, voc tem um pouco menos risco do que com a short straddle. Caracterscas de lucro: O ganho mximo equivale ao prmio de opo recebido e realizado, no vencimento, se o mercado estiver entre A e B. Sem depreciao Caractersticas de prejuzo: Na data de vencimento, perdas so vericadas se o mercado estiver acima de B mais o prmio da opo recebido (para put e call) ou abaixo de A menos o referido prmio. A perda potencial ca em aberto e embora o risco seja menor do que com a short straddle, a posio arriscada. Sem depreciao Caractersticas de prejuzo: Por estar vendido em opes, voc verica uma depreciao crescente do valor de tempo medida que a data de vencimento se aproxima. A depreciao ser maximizada se o mercado estiver na faixa entre A a B.
Sem depreciao

CATEGORIA: Preciso Posies vendida em put A e vendida em call B (Tudo feito para a neutralidade do delta inicial.)
Sem depreciao

Sem depreciao

21

B A

RATIO CALL SPREAD (VENDA DE VOLATILIDADE CALL)

Sem depreciao

Evoluo do padro de mercado:


Sem depreciao

Sem depreciao

Sem Quando usar: Geralmente quando o mercado est perto de A e voc espera depreciao uma leve ou moderada ascenso, mas v potencial para venda. Este um dos spreads de opes mais comuns e raramente feito mais do que de 1 para 3 (duas posies vendidas a mais) devido ao risco de alta.

Caractersticas de lucro:Sem O ganho mximo equivale a B menos A menos o custo lquido da posio (para verso call x call) e realizado se o mercado estiver em B depreciao na data de vencimento. Pode equivaler tambm a B menos A mais o crdito lquido da posio (se o prmio da opo comprada for menor do que o prmio recebido pela venda de duas ou mais opes). Caractersticas de prejuzo: A perda limitada se o mercado estiver em baixa Sem (para custo lquido da posio em call x call, ou nenhuma perda vericada se a depreciao posio for estabelecida com crdito), mas ca em aberto se o mercado subir. Se este subir acima do preo de exerccio B, a perda ser proporcional ao nmero de posies vendidas a mais na posio.
Sem Caractersticas de depreciao: Depende do valor de tempo lquido comprado ou depreciao vendido atravs desta estratgia. Quando o valor de tempo vendido maior do que o comprado, a depreciao do valor de tempo benecia o detentor da estratgia.

Sem CATEGORIA: Preciso depreciao Posies comprada em call A e vendida em calls B Por exemplo: posies comprada em 1 call A e vendida em 2 calls B

Sem depreciao

Sem depreciao
A B

RATIO PUTSem SPREAD (VENDA depreciao DE VOLATILIDADE PUT)


Sem depreciao

22

Evoluo do padro de mercado:


Sem depreciao

Sem depreciao

Quando usar: Geralmente, quando o mercado est prximo de B e voc pressupe Sem que ele declinar leve ou moderamente, mas v potencial para uma ascenso depreciao brusca. Este um dos spreads de opes mais comuns e raramente feito mais do que de 1 para 3 (duas posies vendidas a mais) devido ao risco de baixa. Caractersticas de lucro: O ganho mximo equivale a B menos A menos o custo Sem verso put x put) e realizado se o mercado est em A na lquido da posio (para depreciao data de vencimento. Ele pode equivaler tambm a B menos A mais o crdito lquido da posio (se o prmioda posio comprada em opo for menor do que o prmio recebido pela venda de duas ou mais opes). Caractersticas de prejuzo: A perda limitada se o mercado estiver em alta (para Sem depreciao custo lquido da posio em put x put ou nenhuma perda vericada se a posio for estabelecida com crdito), mas ca em aberto se o mercado cair. Se este cair abaixo do preo de exerccio A, a perda ser proporcional ao nmero de posies vendidas a mais. Caractersticas de depreciao: Depende do valor de tempo lquido comprado ou vendido por meio desta estratgia. Se Sem houver mais valor de tempo vendido do que depreciao comprado, a depreciao do valor de tempo ser benca ao detentor.

CATEGORIA: Preciso Sem Posies comprada em put B e vendida em puts A depreciao Por exemplo: posies comprada em 1 call B e vendida em 2 calls A
Sem depreciao

Sem depreciao

23

CALL RATIO BACKSPREAD (COMPRA DE Sem depreciao VOLATILIDADE CALL)


Sem depreciao

Evoluo do padro de mercado:

Sem depreciao

Sem depreciao

Quando usar: Normalmente quando o mercado est perto de B e apresenta sinais Sem de atividade crescente com maior possibilidade de ascenso. depreciao Caractersticas de lucro: O ganho limitado na queda (caso o crdito lquido tenha sido recolhido quando a posio foi estabelecida), mas ca em aberto se o mercado estiver em asceno rpida (rally).
Sem Caractersticas de prejuzo: A perda mxima equivale a B menos A menos o depreciao crdito inicial (ou B menos A mais o crdito inicial) realizada quando o mercado est em B na data de vencimento. A perda menor em comparao com a long straddle e resulta da deciso de sacricar a obteno de lucro potencial na queda do mercado. Sem depreciao Caractersticas de depreciao: Depende do valor de tempo lquido comprado ou vendido atravs desta estratgia. Se houver mais valor de tempo vendido do que comprado, a depreciao do valor deSem tempo benca ao detentor. depreciao

CATEGORIA: Preciso Posies vendida em call A e comprada em 2 ou mais calls B

Sem depreciao

Sem depreciao

Sem depreciao

PUT RATIO BACKSPREAD (COMPRA DE VOLATILIDADEdepreciao Sem PUT)


Sem depreciao

B A

24

Evoluo do padro de mercado:

Sem depreciao

Sem depreciao

Quando usar: Geralmente quando o mercado est prximo de A e apresenta sinais Sem depreciao de atividade crescente, com maior probabilidade de queda. Por exemplo, se o ltimo movimento signicativo foi de ascenso seguido de estabilidade. Caractersticas de lucro: O ganho limitado Sem na alta (caso o crdito lquido tenha sido recolhido quando a posio foi estabelecida), mas ca em aberto se o mercado depreciao estiver em declnio. Caractersticas de prejuzo: A perda mxima equivale a B menos A menos o crdito inicial (ou B menos A mais o crdito inicial) realizado quando o mercado est em A na data de vencimento. A perda menor em comparao com a long straddle e resulta da deciso de sacricar a obteno Sem de lucro potencial na subida do mercado. depreciao Caractersticas de depreciao: Depende do valor de tempo lquido comprado ou vendido atravs desta estratgia. Se houver mais valor de tempo vendido do que comprado, a depreciao do valor de tempo benca ao detentor. Sem depreciao CATEGORIA: Preciso Posies vendida em 1 put B e comprada em 2 ou mais puts A

Sem depreciao

25

Sem depreciao

BOX

Sem depreciao

Evoluo do padro de mercado:

Quando usar: Ocasionalmente, o mercado torna-se desalinhado o suciente para justicar o lanamento inicial em uma dessas posies. No entanto, elas so mais comumente usadas para travar todas ou algumas partes de uma carteira comprando ou vendendo de modo a criar as pernas que faltam na posio. Estas so alternativas para fechar as posies a preos possivelmente desfavorveis. Long box: posies comprada em uma trava de alta e comprada em uma trava de baixa, ou seja, comprada em call A, vendida em call B, comprada em put B e vendida em put A. Valor = B menos A menos o dbito lquido. Short box: Posies comprada em call B, vendida em call A, comprada em put A e vendida em put B. Valor = Crdito lquido mais (A menos B). Converso de instrumento comprado: comprado no instrumento, comprado em put A, vendido em call A. Valor = 0. Preo = instrumento mais put menos A menos call. Converso de instrumento vendido: vendido em instrumento, comprado em call A, vendido em put A. Valor = 0. Preo = A mais call menos instrumento menos put. CATEGORIA: Operao travada ou de arbitragem. Estes spreads so conhecidos como operaes travadas porque seu valor na data de vencimento completamente independente do preo do instrumento. Se voc puder compr-los por menos do referido valor ou vend-los por mais, voc obter lucro (excluindo os custos das comisses).

Para mais informaes, consulte cmegroup.com/options.

As negociaes de futuros no so adequadas a todos os investidores e envolvem o risco de prejuzo. Futuros so investimentos alavancados e, como para operar necessria apenas uma porcentagem do valor do contrato, possvel perder mais do que o valor depositado em uma posio de futuros. As informaes contidas neste folheto foram compiladas pelo CME Group exclusivamente para propsitos gerais. Embora todos os esforos tenham sido feitos para assegurar a exatido das informaes apresentadas neste folheto, o CME Group no assume qualquer responsabilidade por eventuais erros ou omisses. Alm disso, todos os exemplos constantes deste documento referem-se a situaes hipotticas para ns explicativos, e no devem ser considerados como consultoria de investimentos nem como resultado de experincias reais de mercado. Todas as questes relativas a regras e especicaes aqui apresentadas esto sujeitas s regras ociais da CME, CBOT, NYMEX, COMEX e CME Group, que tm prioridade sobre elas. As regras em vigor devem ser consultadas em todos os casos referentes a especicaes de contratos.

SEDE MUNDIAL DO CME GROUP

ESCRITRIOS GLOBAIS DO CME GROUP

20 South Wacker Drive Chicago, Illinois 60606 cmegroup.com

info@cmegroup.com +1 800 331 3332 +1 312 930 1000

Nova York

Londres

Cingapura

+1 212 299 2000


Calgary

+44 20 3379 3700


Hong Kong

+65 6593 5555


Houston

+1 403 444 6876


So Paulo

+852 3101 7696


Seoul

+1 713 658 9292


Tquio

+55 11 2565 5999


Washington D.C.

+82 2 6336 6722

+81 3242 6232

+1 202 638 3838

CME113/1M/0613

Das könnte Ihnen auch gefallen