Sie sind auf Seite 1von 26

Curso Superior de Tecnologia em Gesto Pblica

Ciclo de vida e organizao do projeto

Gesto Pblica reas de especializao

Gesto Pblica
Ciclo de vida e organizao do projeto
Os projetos e o gerenciamento de projetos so executados em um ambiente mais amplo que o do projeto propriamente dito. Aqui vamos debater alguns aspectos importantes do contexto de gerenciamento de projetos. O ciclo de vida do projeto
Partes interessadas no projeto Influncias organizacionais

Gesto Pblica

Ciclo de vida
A organizao ou os gerentes de projetos podem dividir projetos em fases para oferecer melhor controle gerencial com ligaes adequadas com as operaes em andamento da organizao executora. Coletivamente, essas fases so conhecidas como o ciclo de vida do projeto.

Gesto Pblica

Ciclo de vida
O primeiro passo para comear um projeto fazer um estudo de viabilidade. Quando o resultado desse esforo preliminar no claramente identificvel, melhor tratar esses esforos como um projeto separado.
A transio de uma fase para a outra dentro do ciclo de vida de um projeto em geral envolve e normalmente definida por alguma forma de transferncia tcnica ou entrega. As entregas de uma fase geralmente so revisadas, para garantir que estejam completas e exatas, e aprovadas antes que o trabalho seja iniciado na prxima fase.

Gesto Pblica

Ciclo de vida
No entanto, no incomum que uma fase seja iniciada antes da aprovao das entregas da fase anterior, quando os riscos envolvidos so considerados aceitveis. Essa prtica de sobreposio de fases, normalmente feita em sequncia, um exemplo da aplicao da tcnica de compresso do cronograma denominada paralelismo.

Gesto Pblica Ciclo de vida


Os ciclos de vida do projeto geralmente definem:

Que trabalho tcnico deve ser realizado em cada fase (por exemplo, em qual fase deve ser realizado o trabalho do arquiteto?)
Quando as entregas devem ser geradas em cada fase e como cada entrega revisada, verificada e validada Quem est envolvido em cada fase (por exemplo, a engenharia simultnea exige que os implementadores estejam envolvidos com os requisitos e o projeto) Como controlar e aprovar cada fase.

Gesto Pblica
Caractersticas das fases do projeto
O trmino e a aprovao de um ou mais produtos caracteriza uma fase do projeto. Produto - o resultado mensurvel e verificvel do trabalho, como uma especificao, um relatrio de estudo de viabilidade, um documento de projeto detalhado ou um prottipo. Os produtos e, portanto, as fases fazem parte de um processo geralmente sequencial criado para garantir o controle adequado do projeto e para conseguir o produto ou servio desejado, que o objetivo do projeto.

Ciclo de vida

Gesto Pblica

A maioria dos ciclos de vida do projeto compartilha diversas caractersticas comuns: As fases geralmente so seqenciais e normalmente so definidas por algum formulrio de transferncia de informaes tcnicas ou de entrega de componentes tcnicos.

Os nveis de custos e de pessoal so baixos no incio, atingem o valor mximo durante as fases intermedirias e caem rapidamente conforme o projeto finalizado.

Ciclo de vida

Gesto Pblica

O nvel de incertezas o mais alto e, portanto, o risco de no atingir os objetivos o maior no incio do projeto. A certeza de trmino geralmente se torna cada vez maior conforme o projeto continua. A capacidade das partes interessadas de influenciarem as caractersticas finais do produto do projeto e o custo final do projeto mais alta no incio e torna-se cada vez menor conforme o projeto continua. Contribui muito para esse fenmeno o fato de que o custo das mudanas e da correo de erros geralmente aumenta conforme o projeto continua.

Ciclo de vida

Gesto Pblica

Importante: uma fase pode ser encerrada sem a deciso de iniciar outras fases. Por exemplo, o projeto terminou ou o risco considerado grande demais para que sua continuao seja permitida.

Gesto Pblica
Relao entre o produto e os ciclos de vida do projeto

Em algumas reas de aplicao, como desenvolvimento de novos produtos ou desenvolvimento de software, as organizaes consideram o ciclo de vida do projeto parte do ciclo de vida do produto.

Gesto Pblica
Partes interessadas no projeto
A equipe de gerenciamento de projetos precisa identificar as partes interessadas, determinar suas necessidades e expectativas e, na medida do possvel, gerenciar sua influncia em relao aos requisitos para garantir um projeto bem-sucedido.

Gesto Pblica
Gerenciamento das expectativas das Partes interessadas no projeto
Pode ser difcil pois elas em geral tm objetivos muito diferentes ou conflitantes. Por exemplo:

O gerente de um departamento que solicitou um novo sistema de informaes de gerenciamento, pode desejar baixo custo, o arquiteto do sistema pode enfatizar a excelncia tcnica e a empresa de programao contratada pode estar mais interessada em maximizar seu lucro...

Gesto Pblica
Gerenciamento das expectativas das Partes interessadas no projeto
Interesses de x Expectativas x

Parte X

Interesses de z Expectativas z

Parte Z

Gerente do Projeto

Interesses de y Expectativas y

Parte Y

Gerenciar as expectativas das partes envolvidas pode ser uma tarefa difcil, devido aos interesses individuais de cada parte. Os interesses, objetivos das diversas partes podem entrar em conflito.

Interesses de w Expectativas w

Parte W

Encontrar solues apropriadas para tais divergncia um desafio para o gerente.

Cliente

Solues

Gesto Pblica

Fatores ambientais da empresa


Os fatores ambientais da empresa referem-se tanto aos internos quanto externos que cercam ou influenciam o sucesso de um projeto. Eles podem aumentar ou restringir as opes de gerenciamento de projetos e podem ter uma influncia positiva ou negativa no resultado. So considerados como entradas na maioria dos processos de planejamento

Os fatores ambientais da empresa incluem mas no se limitam a...

Gesto Pblica

Cultura, estrutura e processos organizacionais; Normas governamentais ou do setor (regulamentos de agncias reguladoras, cdigos de conduta, padres de produto, padres de qualidade e padres de mo-de-obra); Infraestrutura (equipamentos e instalaes existentes); Recursos humanos existentes (habilidades, disciplinas e conhecimento, tais como projeto, desenvolvimento, departamento jurdico, contratao e compras); Administrao de pessoal (por exemplo, diretrizes de recrutamento, reteno, demisso, anlises de desempenho dos funcionrios e registros de treinamento, poltica de horas extras e controle do tempo);

Os fatores ambientais da empresa incluem mas no se limitam a...


Gesto Pblica

Sistemas de autorizao do trabalho da empresa; Condies do mercado; Tolerncia a risco das partes interessadas; Clima poltico; Canais de comunicao estabelecidos da organizao; Bancos de dados comerciais (dados padronizados de estimativa de custos, informaes sobre estudos de risco do setor e bancos de dados de riscos) Sistemas de informaes do gerenciamento de projetos (uma ferramenta automatizada, como software para elaborao de cronogramas, um sistema de gerenciamento de configurao, um sistema de coleta e distribuio de informaes ou interfaces Web para outros sistemas online automatizados).

Gesto Pblica

Influncias organizacionais
A maturidade da organizao em relao ao seu sistema de gerenciamento de projetos, sua cultura, seu estilo, sua estrutura organizacional e seu escritrio de projetos tambm pode influenciar o projeto.

Gesto Pblica
Subprojetos
Os projetos so frequentemente divididos em componentes mais facilmente gerenciveis ou subprojetos; Os subprojetos individuais podem ser chamados de projetos e gerenciados como tal. Subprojetos podem ainda ser divididos em etapas, fases, mdulos...

Gesto Pblica

Subprojetos
Os subprojetos podem ser contratados de uma empresa externa ou de outra unidade funcional na organizao executora, tambm so chamados de pacotes de trabalho.

Gesto Pblica
Governana do projeto ao longo do ciclo de vida
A governana de projetos oferece um mtodo abrangente e consistente de controle e garantia de sucesso do projeto. A governana de projeto deve ser descrita no plano de gerenciamento do projeto. A governana do projeto deve se adequar ao contexto mais amplo do programa ou da organizao patrocinadora.

Governana do projeto ao longo do ciclo de vida


Consideradas tais restries e as limitaes adicionais de tempo e oramento, cabe ao gerente de projetos e equipe de gerenciamento determinar o mtodo mais apropriado de execuo do projeto. Decises devem ser tomadas sobre quais pessoas sero envolvidas, quais recursos sero necessrios e qual a abordagem geral adotada para o trmino do trabalho. Outra considerao importante se haver mais de uma fase envolvida e, em caso afirmativo, determinar a estrutura de fases especfica do projeto individual.

Gesto Pblica

Gesto Pblica Escritrio de Projetos - Objetivos


Promover reunies regulares para governana do portflio;
Facilitar a escolha do mix correto de projetos pelo comit; Apoiar a priorizao corporativa de projetos e seu

cumprimento pelas equipes;


Desenvolver e manter um sistema de informaes

gerenciais sobre projetos;

Definir e manter uma metodologia de gerenciamento de


projetos; Diminuir os tempos de ciclos de projetos;

Gesto Pblica Escritrio de Projetos - Objetivos


Implementar e gerenciar as ferramentas e software de
gerenciamento de projetos; Executar aes corretivas nos principais problemas

relacionados a gerenciamento de projetos;


Ajudar projetos em dificuldades; Prover treinamento, tutoria e suporte em gerenciamento de

projetos;
Ser um ponto central de arquivamento de lies aprendidas e documentao sobre projetos;

Realizar o marketing interno sobre o escritrio de projetos.

Gesto Pblica Frases para refletir


A maioria das pessoas no planeja fracassar, fracassa por no
planejar. (John L. Beckley)

A diferena entre um chefe e um lder: um chefe diz, V! um


lder diz, Vamos! (E. M. Kelly)

Para ser um lder, voc tem que fazer as pessoas quererem te


seguir, e ningum quer seguir algum que no sabe onde est indo. (Joe Namath)

Das könnte Ihnen auch gefallen