Sie sind auf Seite 1von 3

Relevo (Vinicius) slides 5 ao 9 O relevo africano se caracteriza pelo predomnio de imensos tabuleiros (planaltos pouco elevados) e considervel altitude

mdia - cerca de 750 metros. As regies central e norte so ocupadas, em sua totalidade, por planaltos intensamente erodidos, constitudos de rochas muito antigas e limitados por grandes escarpamentos. H 200 milhes de anos a frica fazia parte, juntamente com a Amrica do Sul, do supercontinente de Gondwana. A separao formou o oceano Atlntico e isolou os dois continentes, que ainda tm algumas semelhanas de estrutura geolgica e formas de relevo. Hidrografia Sendo as regies norte e sul praticamente tomadas por desertos, a frica possui relativamente poucos rios. Alguns deles so muito extensos e volumosos, por estarem localizados em regies tropicais e equatoriais; outros atravessam reas desrticas, tornando a vida possvel ao longo de suas margens. Poucos rios de grande extenso se destacam. A maior importncia cabe ao rio Nilo, o segundo mais extenso do mundo (aps o Solimes-Amazonas), cujo comprimento superior a 6.500 km. Nasce nas proximidades do Lago Vitria, percorre o nordeste africano e desgua no mar Mediterrneo na forma de um delta de 20 mil Km2, onde se situa uma das mais importantes reas agrcolas do continente. Clima A linha do Equador divide a frica em duas partes distintas: o Norte bastante extenso no sentido leste-oeste; o Sul, mais estreito, afunila-se onde as guas do ndico se encontram com as do Atlntico. Quase trs quartos do continente esto situados na zona intertropical da Terra, apresentando, por isso, altas temperaturas com pequenas variaes anuais. O clima do continente bastante diversificado, sendo determinado principalmente pela conjuno de dois fatores: as baixas altitudes e a predominncia de baixas latitudes. Distinguem-se na frica os climas equatorial, tropical, desrtico e mediterrneo. As mdias trmicas mantm-se elevadas durante o ano todo, exceto nos extremos norte e sul e nos picos das montanhas mais altas. Vegetao A vegetao africana um reflexo do clima, uma vez que as paisagens se organizam e se distribuem pelo espao geogrfico de forma muito parecida com os tipos climticos. Na poro equatorial, onde as chuvas so abundantes o ano inteiro, h florestas densas, diversificadas e sempre verdes - a vegetao dominante a floresta equatorial. medida que avanam para regies mais secas, ao norte e ao sul, essas florestas vo

perdendo a densidade e se transformam em savanas - que constituem o tipo de vegetao mais abundante no continente. As estepes aparecem entre as savanas e os desertos e medida que alcanam reas mais secas, tornam-se progressivamente mais ralas, at se transformarem em regies desrticas. Nos desertos, pode, eventualmente haver osis, onde se desenvolvem tamareiras, arbustos e gramneas. Finalmente, nos extremos do continente h maquis e garrigues, conhecidos como vegetao mediterrnea.

APARTHEID (VINICIUS) SLIDES 30 E 31\ Estuda so as partes mais importantes ok!

O termo apartheid se refere a uma poltica racial implantada na frica do Sul. De acordo com esse regime, a minoria branca, os nicos com direito a voto, detinha todo poder poltico e econmico no pas, enquanto imensa maioria negra restava a obrigao de obedecer rigorosamente legislao separatista. A poltica de segregao racial foi oficializada em 1948, com a chegada do Novo Partido Nacional (NNP) ao poder. O apartheid no permitia o acesso dos negros s urnas e os proibia de adquirir terras na maior parte do pas, obrigando-os a viver em zonas residenciais segregadas, uma espcie de confinamento geogrfico. Casamentos e relaes sexuais entre pessoas de diferentes etnias tambm eram proibidos. A oposio ao apartheid teve incio de forma mais intensa na dcada de 1950, quando o Congresso Nacional Africano (CNA), organizao negra criada em 1912, lanou uma desobedincia civil. Em 1960, a polcia matou 67 negros que participavam de uma manifestao. O Massacre de Sharpeville, como ficou conhecido, provocou protestos em diversas partes do mundo. Como consequncia, a CNA foi declarada ilegal e seu lder, Nelson Mandela, foi preso em 1962 e condenado priso perptua. Com o fim do imprio portugus na frica (1975) e a queda do governo de minoria branca na Rodsia, atual Zimbbue (1980), o domnio branco na frica do Sul entrou em crise. Esses fatos intensificaram as manifestaes populares contra o apartheid. A Organizao das Naes Unidas (ONU) tentou dar fim poltica praticada no pas. O presidente Piter Botha promoveu reformas, mas manteve os principais aspectos do regime racista. Com a posse de Frederick de Klerk na presidncia, em 1989, ocorreram vrias mudanas. Em 1990, Mandela foi libertado e o CNA recuperou a legalidade. Klerk revogou as leis raciais e iniciou o dilogo com o CNA. Sua poltica foi legitimada por um plebiscito s para brancos, em 1992, no qual 69% dos eleitores (brancos) votaram pelo fim do apartheid.

Klerk e Mandela ganharam o Prmio Nobel da Paz em 1993. Em abril de 1994, Nelson Mandela foi eleito presidente da frica do Sul nas primeiras eleies multirraciais do pas. O Parlamento aprovou a Lei de Direitos Sobre a Terra, restituindo propriedades s famlias negras atingidas pela lei de 1913, que destinou 87% do territrio minoria branca. As eleies parlamentares de 1999 foram vencidas pelo candidato indicado por Nelson Mandela, Thabo Mbeki, descartando qualquer tentativa de retorno a uma poltica segregacionista no pas.

Das könnte Ihnen auch gefallen