Sie sind auf Seite 1von 25

Dinamo de excitaa Conforme foi j referido, no dnamo de excitao independente osenrolamentos indutor e induzido so independentes entre si, isto

, noso ligados um ao outro.A figura 33 sugere as ligaes deste dnamo.Por anlise de qualquer das representaes esquemticas, pode verificar-se que os dois enrolamentos no se encontram ligados entre si.O indutor alimentado por uma fonte (F) prpria. O induzido fornececorrente carga R.O esquema elctrico equivalente, representado em b), -nos bastante tilpara compreendermos melhor o funcionamento da mquina. Intercalmos,neste esquema, trs aparelhos de medida necessrios para a explicao \que se segue. Atente-se ento neste esquema elctrico.O circuito indutor constitudo pela fonte F, pelo enrolamento indutor independente JK e por uma resistncia varivel Rcque tem o nome de restato de campo. A variao do restato de campo permite variar o valor da corrente de excitao i quanto maior for a resistncia intercalada menor o valor da corrente induzida /, quanto menor for a resistncia maior o valor de /. O circuito do induzido e da carga constitudo pelo enrolamento induzido (representado esquematicamente,entre os terminais A e B, pelo smbolo G) e pela resistncia de carga R. A corrente de excitao representa-se sempre por uma letra minscula (i) e a corrente de carga pela maiscula correspondente l.O ampermetro A 2mede a corrente de excitao; o ampermetro A 1mede a corrente de carga; o voltmetro V mede a f.e.m.E ou a tenso em carga U, conforme o ensaio (em vazio ou em carga, respectivamente).Note que a variao de Rc, ao provocar a variao de i, provoca a variao da induo magntica e portanto do fluxomagntico necessrio para se obter o valor da f.e.m. desejada. Recorde que E= K n N (em queK=p/cumaconstante).Assim, para variar o valor da f.e.m. de um dnamo, podemos faz-lo variando a velocidade n do rotor ou o fluxo indutor J que K e N so constantes para cada mquina.

B Funcionamento

Para pr em funcionamento o dnamo de excitao independente, deve regular-se previamente o restato de campo para aposio correspondente sua resistncia mxima de modo que a corrente de excitao i seja mnima no incio. Seguida-mente fazemos rodar o dnamo at este atingir a sua velocidade nominal (indicada na chapa de caractersticas), o que seconsegue ligando o motor ao qual o dnamo est acoplado. De seguida variamos o restato de campo, atravs do seu cur-sor, aumentando assim a corrente de excitao i, portanto o fluxo e consequentemente a f.e.m. E, at que o voltmetro Vindique a tenso nominal. Finalmente fecha-se o interruptor K, de modo a alimentar a resistncia de carga R. Antes dofecho de K tnhamos o dnamo a funcionar em vazio fornecia a f.e.m. E, medida pelo voltmetro. Aps o fecho de K, odnamo passou a estar em carga fornece carga uma dada corrente l sob uma tenso U, medida pelo mesmo vol-tmetro. A ligao de K provoca, por isso, uma pequena queda de tenso interna U no dnamo pela diferena de leiturasdo voltmetro (antes e depois de ligar K). C Inverso de polaridades A inverso de polaridades neste dnamo, isto , passar oterminal positivo A (do induzido) para negativo e o terminal negativo B para positivo, conseguida por dois processos : ou invertendo o sentido de rotao do dnamo (invertendo osentido de rotao do motor que o faz rodar) ou invertendo osentido da corrente de excitao i. se invertermos as duas simultaneamente, as polaridades mantm-se.Recorde novamente a regra dos trs dedos da mo esquerda:Dedo polegar -> induo BDedo indica -> dor fora FDedo mdio -> corrente l Se invertermos o sentido da corrente indutora e portanto da induo B, ou se invertermos o sentido de rotao e portantoos sentidos das foras F aplicadas a cada condutor, fcil verificar, utilizando esta regra, que o sentido da corrente indu-zida l contrrio. Verifique!Se invertermos B e F simultaneamente, a corrente l mantm o mesmo sentido.

D Traado da caracterstica em vazio O esquema elctrico representado na figura 34 permite traar a curva caracterstica em vazio do dnamo de excitaoindependente. A caracterstica em vazio evidencia a forma como varia a f.e.m. E com a corrente de excitao i, mantendoconstante a velocidade de

rotao n. pode facilmente concluir-se que a f.e.m. E s vai depender, neste ensaio, do fluxo j que o ensaio realizado a velocidade constante. Ora o fluxo depende das caractersticas do circuito magntico da m-quina (tipo de material magntico, dimenses e aspectos construtivos) e obviamente do valor da corrente indutora.Quando falamos em caractersticas do circuito magntico estamos obviamente a referir-nos sua relutncia magntica, aqual dada, conforme foi j estudado, por Rm=l / (u-S) . Ora, segundo a lei de Hopkinson, temos:em que: fluxo magntico (Webbers)Fm fora magnetomotriz = N.i (amperes)N nmero de espiras indutorasi corrente indutora (amperes)Rm relutncia magntica (henry-1) Portanto o fluxo tanto maior quanto menor for a relutncia e maior for a corrente indutora.

E Traado da caracterstica em carga Esta caracterstica tem um interesse prtico evidente poisindica-nos previamente qual a variao da tenso emcarga U com a corrente l fornecida carga. Conhecida acaracterstica em carga, sabemos antecipadamente qualo valor da queda de tenso previsvel para cada regimede carga I. O traado desta curva feito com a ajuda doesquema elctrico indicado na figura 36.Para traar esta curva executamos parte das operaes j efectuadas no ensaio anterior. Colocamos o cursor do restato de campo no ponto morto ou na posio de mximaresistncia, levamos o rotor sua velocidade nominal, vamos reduzindo progressivamente a resistncia do restato demodo a aumentar I e portanto a f.e.m. at ao seu valor nominal. Regista-se o valor de E (correspondente a l = 0).Regula-se o restato de carga R para o seu valor mximo. Ligase o interruptor K. Tanto o ampermetro como o voltmetroindicam valores, os quais registamos. Depois vamosreduzindo progressivamente o valor da resistncia decarga e registando novos pares de valores diferentes dezero, at que a corrente l atinja o seu valor nominal(indicado na chapa de caractersticas). Marcamos nogrfico todos os pontos obtidos, unindo-os por uma curva.Fica assim traada a caracterstica em carga do dnamo deexcitao independente, a qual tem a configuraoindicada na figura 37. Pode verificar-se a acentuada queda de tenso verificada quando a intensidade cresce muito.Visto que as redes de corrente contnua devem funcionar a tenses sensivelmente constantes, os dnamos que asalimentam devem fornecer-lhes energia a tenses sensivelmente constantes com a carga. Para manter constante a tensoaos terminais do dnamo, medida que a corrente l vai variando, podemos optar por uma das seguintes solues:1. Variar a velocidade de rotao do rotor, o que implica a variao da velocidade do motor de accionamento (soluopouco prtica).2. Variar a corrente de excitao do dnamo, por intermdio do restato de campo. Esta a soluo mais usual.A variao da velocidade ou da corrente de excitao podem ser feitas manual ou automaticamente. Com a progressivageneralizao dos dispositivos electrnicos, cada vez se caminha mais para a regulao e controlo automticos. Mais tardevoltaremos a referir-nos regulao automtica.

F Vantagens, inconvenientes e aplicaes

O dnamo de excitao independente apresenta, relativamente a outros, as seguintes aplicaes, vantagens einconvenientes:1. utilizado em situaes em que se exijam tenses muito altas ou muito baixas.2. utilizado frequentemente como excitador dos grandes alternadores.3. Permite uma boa regulao de tenso, fornecendo tenses estveis para grandes variaes de carga.4. Constitui a excitao ideal utilizada nos ensaios laboratoriais de mquinas elctricas.5. Apresenta, no entanto, o inconveniente de necessitar de uma fontede alimentao auxiliar para o circuito indutor.

Mquinas Elctricas Mquinas de Corrente Contnua26 de 93 Este magnetismo remanescente ou residual, de fraca intensidade, suficiente para criar uma pequena f.e.m. na mquinalogo que ela entra em rotao (E = K n N ). Diz-se, por isso, que esta mquina bem como as seguintes, so auto-excitadas, pois excitam-se a si prprias, sem necessidade de fonte de alimentao exterior.Passe-se ento a descrever o funcionamento completo desta mquina.Leva-se o dnamo sua velocidade nominal. O campo remanescente cria logo uma pequena f.e.m. no induzido, a qual ficaaplicada tambm ao enrolamento indutor, pois esto em paralelo. Esta f.e.m. cria uma corrente indutora i que vai criar umcampo magntico, somando-se ao campo remanescente e aumentando assim o fluxo. O aumento do fluxo faz aumentar novamente a f.e.m. inicial, que, por sua vez, aumenta a corrente indutora e novamente o fluxo e portanto novo aumento daf.e.m., e assim sucessivamente.Isto , com um campo inicial fraco consegue-se provocar nesta mquina o aparecimento da sua fora electromotriznominal. Depois de convenientemente excitada a mquina, fornecendo a sua f.e.m. nominal, pode ento ligar-se ointerruptor K, passando o dnamo a funcionar em carga.Pode acontecer, no entanto, que no consigamos excitar a mquina, isto , a sua f.e.m. no aumenta. As causas podemser diversas. Entre elas temos as seguintes:1. O sentido de rotao da mquina no o correcto, pois provoca no indutor um campo magntico de sentido contrrio aoremanescente, desmagnetizando a mquina. H pois que inverter o sentido de rotao.2. As bobinas indutora e induzida no esto ligadas correctamente, isto , a ligao est invertida. A ligao correctaconsiste em ligar A com C e B com D e no A com D e B com C. Nesta ltima situao o campo produzido no indutor seriatambm contrrio ao remanescente. H, pois, que efectuar as ligaes correctas.3. O magnetismo remanescente da mquina demasiado fraco, no sendo suficiente para excitar a mquina. necessrio,por isso, refor-lo. Ento, liga-se o enrolamento indutor a uma fonte de corrente contnua exterior, com a tenso e polari-dades adequadas. Este ensaio deve ser efectuado com a mquina parada e desligada do circuito de carga.4. A resistncia de campo Rc demasiado elevada, de tal modo que a mquina no se excita devido ao facto de a correnteindutora ser demasiado fraca no arranque. H, pois, que movimentar o cursor do restato de modo a aumentar a correnteindutora, ou substituir mesmo o restato se for caso disso.Nota: chama-se resistncia crtica ao valor da resistncia do circuito indutor, a partir do qual a mquina no se excita, por essa resistncia se tornar demasiado elevada; cada mquina tem a sua resistncia crtica.5. O circuito elctrico do indutor ou do induzido est interrompido nalgum ponto, no havendo corrente indutora ou foraelectromotriz. H que verificar a continuidade dos circuitos elctricos.Note que os pontos 1, 3 e 5 se aplicam tambm ao dnamo anterior. C Traado da caracterstica em vazio

- perdas mecnicas - perdas no ferroVejamos agora como se define o rendimento do motor.No motor elctrico definem-se trs tipos de rendimento: o rendimento elctrico, o rendimento do induzido e o rendimento domotor (total).Define-se rendimento elctrico como o quociente entre a potncia mecnica total P m e a potncia elctrica P a :Define-se rendimento do induzido como o quociente:Define-se rendimento do motor (total) como o quociente entre a potncia til fornecida e a potncia elctrica absorvida:Demonstra-se facilmente que vlida a seguinte relao entre rendimentos:Com efeito, se substituirmos cada uma das expresses do rendimento nesta ltima igualdade, obtemos:pois as duas parcelas P m , no numerador e no denominador, cortam entre si.Isto , chegmos a uma expressoverdadeira, o que confirma a validade daexpresso inicial que pretendamosdemonstrar. Na figura 75representamos, sob a forma de dia-grama de blocos, as transformaesenergticas no motor.O rendimento do motor pode ser obtido experimentalmente por dois processos: o mtodo directo eo mtodo indirecto oudas perdas separadas. Mquinas Elctricas Mquinas de Corrente Contnua60 de 93 A obteno do rendimento pelo mtodo indirecto ou das perdas separadas consiste em medir os diferentes tipos de perdase aplicar a expresso do rendimento:com P a =U l, potncia elctrica facilmente medida no ensaio em carga.A obteno das diferentes perdas do motor feita da forma seguinte.Faz-se o ensaio em vazio do motor, velocidade nominal e com excitao nominal.Com um wattmetro ou com voltmetro + ampermetro, mede-se a potncia elctrica absorvida pelo motor em vazio P v . Estapotncia igual a: P v =p fe +p m + PJ

(vazio). Calcula-se P J =rI 02 (I 0 corrente em vazio) e subtrai-se a p v , obtendo-se:p fe +p m = constante = P v -P J . A soma das perdas mecnicas com as perdas no ferro um valor constante em qualquer ensaio, seja em vazio, a meia carga, carga nominal, etc.Para o clculo do rendimento, para qualquer regime de carga, falta-nos apenas conhecer as perdas por efeito de Joule P J para esse regime. Bom, para o regime de corrente l que se pretende, ser suficiente calcular P J =rl 2 , em que r aresistncia do induzido, medida com um simples ohmmetro.O mtodo directo, na obteno do rendimento, aplica-se tambm tanto ao motor como ao gerador. Com efeito, orendimento das duas mquinas obtido, respectivamente, pelas expresses:Em qualquer dos casos h necessidade de conhecer a potncia mecnica P m . A potncia mecnica dada, comosabemos, por P m =2 n M. necessrio, por isso, conhecer o valor do binrio motor e medir a velocidade.A velocidade medida com um taqumetro.Quanto ao binrio, podemos medi-lo atravs de dois processos: utilizando um freio mecnico (freio de Prony) ou um freioelectromagntico (dnamo-freio). O dnamo-freio uma mquina de corrente contnua de excitao independente, em que o estator pode oscilar em torno doinduzido, deslocando um brao entre os dois extremos B e B' assinalados na figura 76, mas sem entrar em movimento derotao. Para obter este

movimento no estator, a carcaa da mquina montada sobre rolamentos de esferas.O brao, horizontal, est disposto perpendicularmente ao eixo de rotao; na extremidade do brao existe um contrapesoF, o qual podemos deslocar sobre o brao.O induzido (rotor) do dnamo-freio ligado ao eixo do motor a ensaiar. Assim que o motor acciona o induzido do dnamo-freio, o binrio motor transmitido vai provocar a oscilao do estator do dnamo-freio e portanto o deslocamento do brao,de um determinado ngulo em relao sua posio inicial (horizontal). Restabelece-se o equilbrio (posio horizontal)deslocando o contrapeso ao longo do brao.O binrio motor que se pretende medir em cada ensaio dado por: Mquinas Elctricas Mquinas de Corrente Contnua61 de 93 M=Fx l com:M binrio motor til (Newton. metro)F fora do contrapeso (Newtons) l distncia do contrapeso (metros)Conhecido o valor do binrio, facilmente se obtm o valor da potncia mecnica P m = 2

n M. A potncia absorvidapelo motor uma potncia elctrica dada por P a =U l, lidapor wattmetro ou por voltmetro + ampermetro. Se, emvez de um motor (a ensaiar), tivermos um gerador, a outrapotncia a calcular a potncia til fornecida, que dadatambm por P u = U I. Deste modo podemos calcular orendimento de qualquer uma das mquinas (gerador oumotor) de corrente contnua, pelo mtodo directo.O outro processo, mais simples e mais barato, consiste na utilizao de um freio de Prony, o qual, por aperto de porcassobre as maxilas M (ver Fig. 77), nos permite fornecer ao motor diferentes binrios resistentes cuja fora indicada por umdinammetro.O tambor t, ao rodar, tende a arrastar consigo o brao B do freio, o qual equilibrado pela mola do dinammetro, que nosindica a fora exercida.O binrio introduzido pelo freio dado pelo produto da fora F(entre o tambor te as maxilas) e o comprimento l do brao B: M=Fx l (com F em Newton e

l em metros)Se a escala do dinammetro vier graduada em kgf, a indicao dodinammetro deve ser multiplicada por 9,8 para reduzir kgf aNewton. A potncia mecnica dada, conforme foi j referido, por P m =2 n M. Mquinas Elctricas Mquinas de Corrente Contnua77 de 93 Se M = 0 (portanto em vazio) temos que n=U/K"=constante diferente de 0. Visto que a velocidade deste motor se mantmpraticamente constante com a variao do binrio (motor e resistente) diz-se que o motor-shunt auto-regulador develocidade. Na figura 94 representamos as 'caractersticas' do motor-shunt e do motor-srie. Por anlise desta figura, podemosconcluir que:a) O motor-shunt apresenta uma velocidade praticamenteconstante com a variao da carga (variao do binrioresistente e portanto do binrio motor M), o que lhepermite ser utilizado em aplicaes em que seja muito importante a manuteno de uma velocidade sensivelmenteconstante, como sejam mquinas de alguma preciso, mquinas/ferramentas, etc. De referir que, neste motor, a velocidadevaria apenas cerca de 5% entre os dois limites (em vazio e a plena carga).b) O motor srie apresenta, contudo, uma caracterstica em que a velocidade varia muito com o binrio, pelo que este muito utilizado em traco elctrica onde o binrio resistente muito varivel e h, por isso, necessidade de a velocidadevariar inversamente proporcional ao binrio, mantendo uma potncia sensivelmente constante. B Arranque do motor shunt O esquema da figura 95 apresenta os elementos e ligaes efectuadas para o arranque de um motor-shunt. constitudo, por isso, por um restato de arranque Ra em srie com o induzido e por um restato de campo Rc em sriecom o indutor. O arranque deste motor deve ser efectuado nas seguintes condies:a) O fluxo indutor deve ser elevado no arranque, de modo a criar um binrio suficiente (M = K I) para vencer a inrcia damquina. Para isso, o restato Rc deve estar inicialmente na posio correspondente a Rc = 0.b) A corrente de arranque deve ser limitada, mas no com um valor muito baixo pois de outro modo o binrio de arranquepoderia no ser suficiente para vencer a inrcia da carga. Por isso, o restato Ra deve estar inicialmente todo intercaladono circuito.Partindo destas posies de Ra e Re, depois de ligarmos ointerruptor K, vamos progressivamente reduzindo Ra eaumentando Re at que o motor arranque (com correntelimitada) e v aumentando progressivamente a suavelocidade at atingir a velocidade nominal. Mquinas Elctricas Mquinas de Corrente Contnua78 de 93 Na figura 96 apresentamos novo esquema para o arranque do motor-shunt, mas agora em montagem anti-indutiva.

Como sabemos, ao desligar um circuito indutivo (como o caso de um motor) cria-se, por auto-induo, uma f.e.m.induzida 'que tende a opor-se causa que lhe deu origem'. Esta f.e.m. cria uma corrente elevada que se transforma emarco elctrico no ponto de interrupo do circuito neste caso aos terminais do interruptor K. Com a montagem da figura96, logo que o cursor C do restato de arranque atinge o ponto morto D, se desligarmos o interruptor K a corrente induzidaque se forma fecha-se entre os circuitos indutor e induzido, em srie com os restatos respectivos.Deste modo, a energia dissipase nos restatos e deixa de haver arco elctrico no dispositivo de corte da corrente.Note que o restato de campo Rc tambm pode ser ligado tal como sugerido na figura 96.O shunt S ligado ao cursor do restato permite curto-circuitar maior ou menor nmero de espiras e portanto modificar ovalor da corrente indutora.Na figura 97 apresenta-se a montagem prtica para o arranque do motor-shunt (equivalente ao esquema da figura 96), coma constituio interna do restato de arranque, com orestato de campo e terminais de ligao ao motor e rede.Note que o restato de arranque para este motor tem3 terminais de ligao (M, E, L).Ao efectuarmos a montagem correspondente aoarranque do motor-shunt, so frequentes alguns errosde ligao.Vejamos os erros de ligao mais importantes.1. Erro de embalamento Este erro cometido quando se efectuam as ligaes indicadas na figura 98.O ramo do circuito de excitao est ligado em paralelo com o restato de arranque Ra, o qual est todo intercalado nocircuito, no instante de arranque.Deste modo quando se liga o interruptor do circuito, visto que no arranque a f.c.e.m. nula ento a tenso U da rede ficapraticamente toda aplicada em Ra (no motor h apenasuma queda de tenso r I) e portanto tambm ao circuitoindutor que est em paralelo com Ra.At aqui no h qualquer problema e tudo se passacomo se a montagem estivesse correcta. medida quevamos retirando Ra, o motor comea a aumentar develocidade, no entanto a tenso aplicada a Ra vai Mquinas Elctricas Mquinas de Corrente Contnua79 de 93 diminuindo (Ra menor implica, segundo a lei de Ohm, uma tenso menor em Ra).Quando a resistncia Ra est toda retirada temos uma tenso nula e, portanto, uma tenso nula no indutor, isto , um fluxopraticamente nulo (existe sempre o magnetismo remanescente).Se recordarmos a expresso da velocidade n = (U - r I)/(K ), facilmente conclumos que se o fluxo praticamente nuloento a velocidade tende para valores muito elevados, levando o motor a embalar.2 . Erro de 'no arranque' Este erro consiste em montar o ramo do circuito de excitao directamente aos terminais doinduzido, ficando o restato Ra em srie com este paralelo, conforme se sugere na figura 99.Nesta situao, como no arranque o restato Ra est todointercalado no circuito, provocando uma grande queda detenso, a tenso que fica aplicada ao indutor muito reduzidae portanto o fluxo tambm ser reduzido, o que leva a que omotor no tenha binrio suficiente para arrancar.O motor fica parado. C Regulao da velocidade do motor-shunt Conforme vimos j no motor srie, a regulao de velocidade pode ser efectuada por regulao do fluxo magntico ou por regulao da tenso aplicada ao motor. Vejamos cada um dos mtodos.1

. Regulao da velocidade variando o fluxo A regulao da velocidade do motor-shunt, por regulao do fluxomagntico, feita conforme foi j referido anteriormente, regulando a posio do cursor do restato de campo Rc ligado emsrie com o enrolamento indutor, tal como indicado na figura anterior. Este o processo mais vulgarmente utilizado, deentre os processos manuais. No esquecer o que foi j referido, aquando do estudo do motor-srie, sobre os processoselectrnicos (estticos) referidos no estudo do motor assncrono.2 . Regulao da velocidade, por regulao da tenso aplicada A regulao da velocidade, por regulao da tensoaplicada ao motor-shunt, feita ligando, no ramo do induzido, um restato R em srie com o restato de arranque, tal comoo efectuado no arranque do motor-srie. A variao desta resistncia permite que a tenso efectivamente aplicada aomotor seja inferior tenso da rede, a qual por sua vez constante.Deste modo, variando a tenso variamos a velocidade do motor, tal como foi estudado no motor-srie.Este processo tem, no entanto, alguns inconvenientes que conduzem a que tenha pouca utilizao. Mquinas Elctricas Mquinas de Corrente Contnua80 de 93 So eles:a) A velocidade deixa de ser to constante com a carga, diferentemente do que acontecia no processo anterior.b) Visto que a resistncia R percorrida pela corrente do induzido, ela origina perdas por efeito de Joule, o que reduz orendimento da mquina.c) mais um elemento a acrescentar ao circuito, encarecendo a instalao. Alm disso, geralmente um elemento caro,principalmente em motores que absorvem elevadas correntes. D Inverso do sentido de rotao O sentido de rotao do motor-shunt no depende da forma como o motor ligado rede, isto , das suas polaridades.Com efeito, se invertermos a polaridade da alimentao inverte-se simultaneamente o sentido da corrente no induzido e noindutor, visto estarem ligados em paralelo. Para fazer a inverso, devemos inverter as polaridades do induzido ou doindutor, mas no ambas simultaneamente. Para o efeito utiliza-se um inversor. Geralmente utiliza-se a primeira das hipte-ses, pois o circuito indutor, sendo mais indutivo, provocaria o aparecimento de fortes arcos elctricos, os quais so semprede evitar. Estudo do motor-compound A Classificao do motor-compound O motor-compound constitudo por dois enrolamentos indutores, um ligado em srie e outro em paralelo com o induzido.Tal como no dnamo-compound, existem as seguintes ligaes: curta derivao e longa derivao, sendo qualquer destassubdividida ainda em excitao adicional e excitao diferencial. Analise-se ento cada um dos tipos: diferencial e adicional.1 . Motor-compound diferencial Na figura 100 representa-seesquematicamente o motor-compound diferencial, em longa derivao.Recorde que a ligao em curta derivao no apresenta

diferenassignificativas relativamente ligao em longa derivao, tal como jreferimos no estudo de dnamos-compound.No motor-compound diferencial, as bobinas indutoras so montadas de tal modo que o fluxo indutor do enrolamento sriese subtraia ao fluxo indutor do enrolamento em derivao. Mquinas Elctricas Mquinas de Corrente Contnua81 de 93 Na figura 100 sugerimos o enrolamento srie ao contrrio do enrolamento paralelo, com as polaridades invertidas (oterminal + da rede liga ao terminal C do indutor-shunt e liga ao terminal F do indutor srie e no ao terminal E, comoacontece no compound adicional). Deste modo o fluxo produzido pelo indutor srie vai ter o sentido contrrio em relao aosentido do fluxo no indutor shunt e portanto contrrio ao do campo remanescente.Evidentemente que a resultante entre os dois fluxos indutores sempre um fluxo que refora o magnetismo remanescente(o fluxo indutor paralelo sempre maior que o fluxo indutor srie) pois de outro modo o motor no arrancava.Vejamos qual a importncia, no motor, do fluxo diferencial. Atentemos na expresso da velocidade do motor:Quando a corrente de carga l aumenta, o numerador da expresso anterior diminui devido queda de tenso interna doinduzido.E quanto ao denominador?Bom, o fluxo composto por dois fluxos de sentidos contrrios.Enquanto o fluxo do indutor paralelo constante, pois est submetido tenso constante U, o fluxo do indutor srie vaiaumentando com a corrente l, medida que a carga vai aumentando, mas em sentido contrrio ao outro fluxo.Portanto, o fluxo resultante diminui com o aumento da corrente. Deste modo, o denominador da expresso diminuitambm.Assim, variando no mesmo sentido tanto o numerador como o denominador, a velocidade do motor torna-se mais constantedo que se existisse apenas o indutor paralelo (motor-shunt). Se a corrente de carga diminuir passa-se o mesmo, isto , oquociente permanece sensivelmente constante.Deste modo, o motor diferencial apresenta, relativamente ao motor-shunt, as seguintes vantagens e desvantagens:a) Vantagem A velocidade do motor diferencial mais constante do que a do motor-shunt.b) Desvantagem O binrio de arranque do motor diferencial inferior ao do motor-shunt, pois o fluxo menor e portantotambm o binrio (M = K I).O motor-compound diferencial , por isso, utilizado em situaes em que se exija uma velocidade constante e no sejanecessrio elevado binrio de arranque. O motorshunt , no entanto, mais utilizado que o motor-compound diferencial vistopossuir um s enrolamento indutor, o que, alm do mais, torna mais fceis as operaes.2 . Motor-compound adicional No motor-compound adicional o enrolamentoindutor srie est ligado de tal forma que o seu fluxo se soma ao fluxo do Mquinas Elctricas Mquinas de Corrente Contnua82 de 93 enrolamento indutor paralelo, reforando o magnetismo remanescente, tal como se sugere na figura 101.Este motor comporta-se como o motor-srie.Tem, no entanto, sobre o motor-srie as seguintes vantagens:a) Maior binrio de arranqueb) Nunca

embala, pois mesmo faltando a carga, o indutor shunt assegura sempre o fluxo constante com a tenso.O motor-compound adicional , por isso, especialmente utilizado no accionamento de cargas pesadas em que sejamfrequentes os arranques, como: guindastes, guinchos, etc. B Arranque e regulao da velocidade dos motores-compound O problema do arranque deste motor semelhante ao dos restantes. Necessita de um restato de arranque Ra para limitar a corrente de arranque, tal como se sugere na figura 102.A regulao da velocidade feita atravs de um restato decampo Rc, ligado em srie com o indutor shunt, tal como foi jreferido nos motores anteriores. C Inverso de marcha do motor-compound A inverso do sentido de rotao deste motor feita invertendoo sentido da corrente no induzido, pelos motivos j referidos anteriormente. A inverso das polaridades da tenso U darede no resolve o problema pois, nesta situao, so invertidos simultaneamente os sentidos das correntes no induzido eno indutor, mantendo-se assim o sentido de rotao inicial. Grupo Ward-Lonard O grupo Ward-Lonard constitudo por trs mquinas (um motor assncrono acoplado a um dnamo e ainda um motor decorrente contnua).O motor assncrono alimentado pela rede de corrente alternada trifsica, accionando deste modo o dnamo que tem umaexcitao independente.O motor de corrente contnua, com excitao da mesma rede de correntecontnua, alimentado directamente pelo dnamo. Mquinas Elctricas Mquinas de Corrente Contnua83 de 93 O motor assncrono um motor que tem uma velocidade mais ou menos estabilizada, no permitindo, no entanto, grandesregulaes.Com este grupo consegue-se uma ampla gama de variao da velocidade do motor de corrente contnua.Com efeito, ao variar a excitao do dnamo variamos a sua f.e.m. e portanto a tenso aplicada ao motor, o que conduz variao de velocidade do motor de corrente contnua.Deste modo consegue-se uma gama de variao de velocidade alargada, ao mesmo tempo que o motor de correntecontnua pode ter um arranque bastante suave e progressivo, no necessitando de restato de arranque, funcionandoainda com tenses baixas ou elevadas conforme as necessidades.Com a inverso da excitao do dnamo podemos ainda inverter facilmente as polaridades no induzido e portanto o sentidode rotao do motor.Este sistema , no entanto, caro e de baixo rendimento e, por isso, pouco utilizado. Problemas 1. Um motor bipolar de excitao independente absorve uma corrente de 40 A sob uma tenso de 240 V. O induzido, com720 condutores, tem uma resistncia de 0,6 ohm e roda a uma velocidade de 1200 r.p.m. O rendimento total do motor de85 %. Calcule:a) A fora contra-electromotrizb) O fluxo til por ploc) A potncia mecnica total produzidad) O binrio motor total produzidoe) A potncia mecnica til (fornecida carga) Mquinas Elctricas Mquinas de Corrente Contnua84 de 93 f) O binrio motor tilResoluo:2. Um motor de excitao independente funciona sob 115 V, absorvendo 25 A quando roda a uma velocidade de 750 r.p.m.A resistncia do

induzido de 0,6 ohm As perdas por efeito de Joule no indutor so de 125 W. As perdas constantes so240 W. Calcule:a) A f.c.e.m.b) A potncia total absorvidac) A potncia mecnica total geradad) A potncia mecnica tile) O rendimento elctrico do motor f) O rendimento do induzidog) O rendimento total do motor Resoluo: Mquinas Elctricas Mquinas de Corrente Contnua85 de 93 3. Um motor-derivao apresenta os seguintes dados: Resistncia do indutor 110 ohm Resistncia do induzido 0,2 ohm Tenso de alimentao U = 220 V Perdas constantes 700 WSabendo que o induzido percorrido por 75 A, quando roda a umavelocidade de 1500 r.p.m., calcule:a) A f.c.e.m.b) A potncia absorvidac) A potncia tild) O rendimento totale) O binrio tilResoluo: Mquinas Elctricas Mquinas de Corrente Contnua86 de 93 4. Um motor de corrente contnua fornece em regime nominal uma potncia de 10 CV, a 1460 r.p.m. O seu binrio dearranque igual a duas vezes o binrio nominal. Calcule:a) O binrio nominalb) O binrio de arranqueResoluo:5. Um motor-srie roda a 1450 r.p.m., absorvendo uma corrente de 10 A, sob 220 V. A resistncia do induzido de 0,9ohm, a do indutor de 1,1 ohm. Calcule:a) A f.c.e.m.b) O binrio total produzidoc) A nova velocidade do motor, se o alimentarmos a 110 V, admitindo que acorrente e portanto o binrio mantm os mesmos valores.Resoluo: Mquinas Elctricas Mquinas de Corrente Contnua87 de 93 6. Um motor-shunt alimentado a 115 V. A resistncia do induzido de 0,9 ohm O induzido absorve 1,5 A em vazio e 14 Aem carga. Calcule o valor da f.c.e.m.:a) Em vaziob) Em cargaR.:a) 113,7 V; b) 102,4 V7. O induzido de um motor-shunt absorve, a plena carga, uma corrente de 12,2 A, sob 220 V. A resistncia do induzido de1 ohm. Qual deve ser o valor do restato de arranque de modo que a corrente de arranque no ultrapasse 1,5 vezes acorrente nominal?R.:Ra maior ou = 11 ohm8. Um motor de excitao independente fornece um binrio motor total de 5,7 N.m. A resistncia do induzido de 2 ohm. Af.c.e.m. de 90 V, a 1500 r.p.m.a) Calcule o valor da tenso aplicadab) Admitindo que a tenso desce para 100 V, qual dever ser a nova velocidade do motor?R.:a) 100 V; b) 1333 r.p.m.9. Um motor-shunt, alimentado a 110 V, fornece uma potncia til de 4 kW, rodando a 1200 r.p.m. A resistncia do indutor de 65 ohm. O rendimento total do motor de 80 %. Calcule:a) A corrente total absorvidab) A corrente no indutor c) A corrente no induzido Mquinas Elctricas Mquinas de Corrente Contnua88 de 93 d) O binrio tilR.:a) 50 A; b) 2 A; c) 48 A; d) 31,8 N.m.10. Um motor de excitao independente tem os seguintes valores na sua chapa de caractersticas: P = 1550 W, U = 115V, l = 16 A, n=2000 r.p.m.A resistncia do induzido de 0,6 ohm Calcule:a) A f.c.e.m.b) A potncia mecnica total produzidac) O binrio motor totald) O binrio tile) O rendimento do induzidof) O rendimento total do motor, se as perdas no indutor

forem 100 WR.:a) 105,4 V; b) 1686,4 W; c) 8,05 N.m; d) 7,4 N.m; e) 91,9 %; f) 79,9 %11. Um motor-srie fornece uma potncia til de 6 kW, rodando a 1000 r.p.m. A tenso de alimentao de 220 V. Aresistncia do induzido de 0,2 ohm e a do indutor de 0,3 ohm. As perdas no indutor so de 205 W. Calcule:a) A corrente absorvidab) A f.c.e.m.c) A potncia mecnica totald) O rendimento totale) O binrio tilR.:a) 32 A; b) 204 V; c) 6528 W; d) 85,2 %; e) 57,3 N.m12. Um motor-compound de curta derivao, alimentado a 120 V, roda a 1200 r.p.m. O motor desenvolve um binrio til de21 N.m, absorvendo da rede uma potncia total de 5160 W. A resistncia do induzido de 0,26 ohm, a do indutor srie de 0,04 ohm e a do indutor-shunt de 40 ohm. Calcule:a) O rendimento do motor b) A potncia total dissipada por efeito de Joule nos diferentes enrolamentosc) As perdas constantes Mquinas Elctricas Mquinas de Corrente Contnua89 de 93 R.:a) 80%; b) 840 W; c) 300 W13. O rendimento de um motor-derivao foi determinado pelo mtodo directo, com um dnamo-freio.Obtiveram-se os seguintes valores:U = 230 V; It = 19 A; F = 50 N; l= 0,72 m, n = 1000 r.p.m.Calcule:a) O binrio tilb) A potncia tilc) O rendimento total do motor R.:a) 36 N.m; b) 3770 W; c) 86,3 % Anlise de um Quadro Geral de Laboratrio de Mquinas Na pgina seguinte apresentamos o esquema elctrico de um Quadro Geral de um Laboratrio de Mquinas Elctricas,para o ensaio de diversas mquinas nele existentes.No esquema apresentado esto representadas as ligaes de diversos grupos, os quais passaremos a referir e a analisar.Assim, temos:a) esquerda (relativamente ao esquema), um grupo-conversor constitudo por um motor assncrono trifsico e um gerador de corrente contnua.b) Ao centro do esquema, um grupo constitudo por quatro mquinas acopladas entre si: um dnamo G, um motor decorrente contnua M, uma mquina sncrona G (3~) e outro dnamo G que funciona como excitador da mquina sncrona.c) Na zona superior do esquema, um conjunto de quatro barramentos de corrente alternada trifsica com neutro (R,S,T,N,)que constituem a rede geral de alimentao trifsica.d) No lado direito, um conjunto de aparelhos de medida (ampermetros, voltmetro com comutador para leitura entrediferentes fases, wattmetro trifsico, fasmetro e ainda um sincronoscpio [S] com 2 frequencmetros F e 2 voltmetros V,para efectuar o paralelo da mquina sncrona com a rede). Mquinas Elctricas Mquinas de Corrente Contnua90 de 93 Os aparelhos de medida esto ligados a barramentos que, por sua vez, ligam mquina sncrona e rede geral. Destesbarramentos saem derivaes trifsicas com neutro para as mesas de trabalho (bancadas) e para os fixes (grupos consti-tudos por mquinas de corrente alternada acopladas a mquinas de corrente contnua, para efectuar diferentes

ensaios).e) A rede geral alimenta o motor assncrono, bem como o circuito de excitao (com rectificador) do dnamo do grupoconversor. Permite ainda fazer o paralelo da mquina sncrona com a rede, atravs do interruptor I 3 , bem como aalimentao directa das mesas de trabalho e dos fixes.f) O dnamo do grupo-conversor permite alimentar, em corrente contnua, as mesas e os fixes. Estes fixes podem ser osmesmos indicados no ponto anterior, s que agora a alimentao feita mquina de corrente contnua (do fixe), que vaiento accionar a mquina de corrente alternada. Quando a alimentao do fixe feita em corrente alternada, esta correntealimenta um motor de corrente alternada (assncrono) que, por sua vez, acciona a mquina de corrente contnua quefunciona como gerador.Feito este pequeno resumo do Quadro Geral, analise-se ento o funcionamento dos grupos existentes. Grupo-conversor - O grupo-conversor permite transformar corrente alternada em corrente contnua.O seu funcionamento o que passamos a descrever.Liga-se o interruptor geral da rede I 14, depois o interruptor I 17 do motor assncrono.O motor assncrono tem arranque estrela-tringulo, atravs de um comutador C 4 . Liga-se o comutador para a posio Y equando o motor est perto da velocidade nominal (no aumenta mais de velocidade), comuta-se rapidamente para aposio A.O dnamo G acoplado ao motor (com dois enrolamentos iguais e independentes no induzido, portanto com duas tensesiguais e independentes) roda mesma velocidade.Liga-se o interruptor I 20 que permite alimentar o voltmetro V 3 (com comutador).Liga-se de seguida o interruptor I 15 do circuito de excitao do dnamo, no qual existe um rectificador que converte acorrente alternada da rede em corrente contnua (necessria para a excitao constante).Liga-se I 16 e regula-se o restato de campo R 5 de modo que o voltmetro V 3 indique as tenses nominais fornecidas por cada um dos enrolamentos do dnamo.As duas tenses ficam aplicadas aos barramentos de corrente contnua com barra de equilbrio, de tal modo que podemosobter as duas tenses dos enrolamentos e ainda a soma destas duas tenses (entre os dois barramentos extremos).A partir destes barramentos podemos alimentar as bancadas e os fixes, em corrente contnua. Grupo da mquina sncrona Este grupo permite efectuar vrias operaes:a) Efectuar o paralelo da mquina sncrona (funcionando como alternador) com a rede, fornecendo-Ihe energia elctrica.b) Efectuar o paralelo da mquina sncrona com a rede, funcionando como motor, recebendo energia elctrica. Mquinas Elctricas

Mquinas de Corrente Contnua91 de 93 c) Fornecer energia directamente aos fixes e bancadas, como alternador.d) Fornecer energia, em corrente contnua, directamente aos barramentos de corrente contnua (na zona inferior doesquema), atravs do gerador de corrente contnua G (lado esquerdo). Estes barramentos alimentam, por sua vez, asbancadas e fixes.De referir que, em cada ensaio com este grupo, s uma parte das mquinas recebe ou fornece energia, isto , nem todasesto em carga simultaneamente.Vejamos ento o funcionamento deste grupo, nas diferentes operaes acima referidas.a) Paralelo do alternador com a rede Para efectuar o paralelo do alternador trifsico com a rede, deve seguir-se ametodologia que passamos a indicar.Primeiramente deve pr-se o alternador a rodar a uma velocidade prxima do sincronismo. Para isso, alimenta-se o motor M, ligando o interruptor I 6 , aps termos posto a funcionar o grupo conversor.Para arrancar com o motor, o restato de arranque R 3 deve estar inicialmente na posio de resistncia mxima; o restatode campo R 2 permite aplicar ao motor a excitao necessria.Variando progressivamente R 3 , o motor de corrente contnua vai aumentando de velocidade at atingir a sua velocidadenominal, igual velocidade nominal do alternador.Regulando o restato de excitao R, da excitatriz G, a tenso aos terminais do alternador vai aumentando. Para controlar a tenso e as restantes grandezas de modo a efectuar o paralelo, deve previamente ligar-se o interruptor I 2 que liga oalternador aos seus barramentos, onde esto intercalados os diferentes aparelhos de medida, bem como o sincronoscpioS.Liga-se entretanto tambm o interruptor l 1 que permite alimentar o conjunto: sincronoscpio + 2 frequencmetros F + 2voltmetros V.Continua a regular-se R 1 at que a tenso medida pelo voltmetro V 4 seja igual tenso da rede (um dos dois voltmetrosV, junto ao sincronoscpio).Atravs do sincronoscpio S verifica-se se as tenses homlogas do alternador e da rede esto em fase entre si, bemcomo se as frequncias so exactamente iguais.Isto consegue-se regulando a velocidade do motor que acciona o alternador at que o ponteiro do sincronoscpio fique naposio vertical.Quando o ponteiro estiver na posio vertical podemos finalmente ligar o interruptor I 3 , com I 14 previamente ligado nestasituao, o paralelo est efectuado.Para que o alternador fornea energia rede, basta que o motor de corrente contnua aumente ligeiramente de velocidade,regulando a sua excitao.

Mquinas Elctricas Mquinas de Corrente Contnua92 de 93 b) Paralelo do motor sncrono Para efectuar o paralelo do motor sncrono, executam-se as mesmas operaes jindicadas para o paralelo do alternador.Efectuado o paralelo, desliga-se a alimentao do motor de corrente contnua que lhe fornecia potncia mecnica. Paraisso, o restato de arranque R 3 deve regressar progressivamente sua posio inicial e em seguida desligamos o interruptor I 6 ; podamos tambm desligar o grupo-conversor.Nesta situao a rede alimenta a mquina sncrona, passando esta a funcionar como motor sncrono, accionando asrestantes mquinas, fornecendo-lhes potncia mecnica.A carga do motor sncrono poder ser o dnamo G ( esquerda) a alimentar um conjunto de resistncias.c) Alimentao dos fixes e bancadas, pelo alternador Depois de accionarmos o alternador at sua velocidade nominal eregularmos a sua excitao at que o alternador atinja a sua tenso nominal, ligamos I 4 ou I 5 (aps ligado I 2 ) para alimentar directamente os fixes ou as bancadas, respectivamente. Note que estes mesmos fixes e bancadas podem ser alimentadostambm pela rede, ligando o interruptor I 3 (evidentemente que com o alternador desligado).d) Alimentao dos fixes e bancadas, em c.c., pelo gerador G O gerador G de corrente contnua, colocado esquerdado grupo, pode tambm alimentar directamente os fixes e as bancadas, alimentando previamente os barramentos respecti-vos, colocados na zona inferior do esquema.Para isso, ser necessrio que uma das mquinas trifsicas (M3~ do grupo-conversor ou G3~, funcionando como motor sncrono), accione o dnamo G.O arranque e funcionamento do motor sncrono vimos j como efectuado. Se, em vez do motor sncrono, quisermosutilizar o motor de corrente contnua M, este deve ser alimentado pelo grupo-conversor que ligamos previamente.Aps termos levado o motor M velocidade nominal, regulando o restato de arranque R 3 , regulamos progressivamente orestato de excitao R 4 do dnamo G at que o voltmetro V 2 indique a tenso nominal (com o interruptor I 7 ligado).OsbarramentosB 2

ficam comtenso.Ligando osinterruptores I 9 eI 10 , podemosfinalmentealimentar osfixes e mesas.O fornecimentode maior ou Mquinas Elctricas Mquinas de Corrente Contnua93 de 93 menor corrente feito, regulando a excitao do dnamo de modo a manter constante a sua tenso.Se pretendermos efectuar o paralelo entre o dnamo e os barramentos inferiores B, (alimentados pelo grupo-conversor),podemos faz-lo desde que a tenso em V 2 seja igual tenso em V 3 . Nessa situao, liga-se o interruptor I 8 e o paraleloest efectuado.

Buscar Histrico de Busca: Buscando Resultado00 de00 00resultado para resultado para p.

Das könnte Ihnen auch gefallen