Sie sind auf Seite 1von 2

Caso 01 Maria, ao deixar o trabalho sob forte chuva, apoderou-se de um guarda-chuva alheio supondo ser prprio, visto que

ele guardava todas as caractersticas e semelhanas com o objeto de sua propriedade. O legtimo proprietrio do objeto, o senhor Mvio, dias aps, a surpreendeu na posse do bem e acusou-a de furto, vindo ento a procurar a autoridade policial competente para apurar os fatos. O juiz da 1 Vara Criminal da Comarca do Municpio X recebeu a denncia e mandou citar a r para apresentar defesa. Maria no foi encontrada uma vez em sua residncia, tendo seu marido informado que ela estava no trabalho. Por esta razo o oficial de justia a citou por hora certa. Maria contratou voc como Advogado.

Caso 02 Maria e Mvio so casados h mais de 20 anos e possuem uma conta conjunta, podendo ambos assinarem cheques e realizarem saques da conta corrente. Certo dia, Maria emite um cheque no valor de R$ 1.000 (mil) reais, desconhecendo que, no mesmo dia, Mvio havia sacado quase a totalidade do saldo disponvel na conta do casal. Em virtude de tal conduta, o cheque foi recusado por falta de proviso de fundos, tendo o portador do cheque emitido por Maria procurado a autoridade policial competente e a acusado da prtica do crime de estelionato. Maria foi denunciada pelo crime de estelionato praticado mediante a emisso sem proviso de fundos, Art. 171, pargrafo 2, do Cdigo Penal. O juiz recebeu a denncia e mandou citar a r, tendo esta apresentado defesa por meio de defensor pblico nomeado pelo juiz. Na fase de instruo probatria, Maria alegou que desconhecia que seu marido tinha realizado um saque na conta conjunta do casal de quase a totalidade do saldo disponvel, tendo em vista que, se tivesse conhecimento deste fato, jamais iria emitir um cheque. Na fase processual prevista no art. 402 do Cdigo de Processo Penal, as partes nada requereram. Em manifestao escrita, o Ministrio Pblico pugnou pela condenao da r nos exatos termos da denncia, tendo Maria, ento, constitudo advogado, o qual foi intimado, para apresentao da pea processual cabvel.

Caso 03 Caio apresentou queixa-crime contra Tcio pelo crime de dano qualificado pelo fato de ter causado prejuzo considervel para a vtima, nos termos do Art. 163, pargrafo nico, IV, do Cdigo Penal. Foi marcada audincia de instruo para o dia 01.02.2012, tendo o querelante, o querelado e seus respectivos patronos sido intimados regularmente, entretanto, no compareceram. O juiz, ao trmino da audincia de instruo, julgou a queixa procedente contra Tcio e o condenou pena de 8 meses de deteno, com direito sursis. O advogado de Tcio foi intimado da sentena para apresentar a pea processual cabvel.

Caso 04 Mvio foi ameaado de morte por Tcio, tendo em vista que os dois sempre discutiam publicamente e se odiavam h muitos anos. Mvio ento passou a andar com uma faca, tendo em vista que morava no mesmo bairro de Tcio e tinha um grande receio de ser atacado a qualquer momento. Certo dia, por volta das 22h, quando Mvio estava chegando sua residncia, foi surpreendido por Tcio, tendo este colocado uma das mos em um bolso de sua cala. Neste exato momento, Mvio, imaginando que Tcio iria lhe agredir, desferiu 5 facadas na barriga de Tcio com a inteno de mat-lo, vindo este a morrer. Aps a morte de Tcio, Mvio verificou que o que existia no bolso deste era uma carta de desculpas, querendo selar a paz entre eles. Mvio foi pronunciado perante a 2 Vara do Tribunal do Jri da Comarca do Municpio Delta. O advogado de Mvio foi intimado da deciso.

Caso 5 Tcio foi condenado definitivamente perante a 4., 5., 6. e a 7. Varas Criminais da Comarca X, respectivamente, por ter subtrado, em cada um dos dias 01/07/2011, 02/07/2011, 03/07/2011 e 04/07/2011, aparelho de som automotivo do interior de veculo estacionado, mediante arrombamento do vidro traseiro, estando incurso nas penas do crime de furto qualificado pelo rompimento de obstculo a subtrao da coisa, nos termos do Art. 155, 4, I do Cdigo Penal. O ru comeou a cumprir todas as penas privativas de liberdade, tendo requerido ao juiz da execuo penal da Comarca X a unificao das penas, pedido este que foi negado. Na qualidade de advogado constitudo por Tcio, apresente a medida judicial privativa de advogado cabvel para beneficiar o condenado.

Caso 06 Maria, empolgada porque tinha terminado o curso de jornalismo, resolveu alterar o seu diploma, no intuito de brincar com seus amigos, inserindo declarao falsa sobre fato juridicamente relevante, tendo sido denunciada pelo representante do Ministrio Pblico pelo crime de falsificao de documento pblico, previsto no art. 297 do CP. O juiz da 12 Vara criminal da Comarca do Municpio H, capital do Estado X, recebeu a denncia, sob a alegao de que vislumbrava os requisitos constantes no art. 41 do CPP. Maria foi citada pessoalmente, tendo contratado um advogado para patrocinar sua defesa.

Das könnte Ihnen auch gefallen