Sie sind auf Seite 1von 16

12.1. FUNDAMENTOS DO ARQUIVAMENTO DO INQURITO POLICIAL: a.

Ausncia de pressupostos processuais ou condies da ao <CJF> Pressupostos processuais segundo a doutrina clssica: 1. Existncia (rgo investido de jurisdio; Ato de provocao (demanda) e existncia de partes) 2. Validade (Competncia do rgo jurisdicional e sua imparcialidade; Capacidade de ser parte, capacidade de ser titular de direitos, de estar em juzo - capacidade processual ou legitimatio ad processum e postulatria e Demanda regularmente ajuizada, petio inicial partes, pedido e causa de pedir). Condies da ao Possibilidade jurdica do pedido, legitimidade, interesse de agir e justa causa. b. Falta de justa causa: Lastro probatrio mnimo para o oferecimento da denncia ou queixa. >CJF< c. Atipicidade Material (ex: Furto famlico, princpio da insignificncia), uma determinada conduta que no crime <CJF/M> d. Manifesta Causa excludente da ilicitude (ex: Legtima defesa) <CJF/M> OBS: Ateno para o HC 95211- STF (diz que manifesta causa de excludente de ilicitude faz apenas Coisa Julgada Formal. Sendo que, no HC 87395 - STF o julgamento ainda no foi concluso, neste a votao est 3 2 para fazer coisa julgada Formal e Material. e. Causa excludente de culpabilidade, ressalvados os casos de inimputabilidade . (ex: coao irresistvel) <CJF/M> f. Causa de extino da punibilidade (ex: morte do agente) <CJF> em casos de falsa certido de bito. Demais casos faz <CJF/M> OBS: Certido de bito falsa: 1. Nulidade absoluta (reviso criminal) 2. Ato inexistente, e que, portanto no existe no mundo jurdico, desconsidera a certido de bito, e, portanto aquilo que causou o transito em julgado. HC 104998/SP, rel. Min. Dias Toffoli, 14.12.2010. (HC-104998) STF. 12.2. COISA JULGADA NA DECISO DO ARQUIVAMENTO Coisa Julgada Formal (CJF): a imutabilidade da deciso no processo em que foi proferida. (Pode ser desarquivado).

Coisa Julgada Material (CJM): a imutabilidade da deciso fora do processo em que foi proferida (No pode ser desarquivado). OBS: Ordenamento jurdico no aceita a reviso criminal pro-sociedade. 12.3. DESARQUIVAMENTO E OFERECIMENTO DA DENNCIA. OBS: Para o desarquivamento do IP basta a notcia de prova novas, consistindo o desarquivamento numa deciso de natureza administrativa, por meio da qual as investigaes so reabertas. Uma vez desarquivado o IP, caso surjam provas novas capazes de alterar o contexto probatrio dentro do qual foi proferida a deciso do arquivamento, ser possvel o oferecimento da denncia. Smula 524 STF: Arquivado o inqurito policial, por despacho do juiz, a requerimento do Promotor de Justia, no pode a ao penal ser iniciada, sem novas provas. 13. PROCEDIMENTO DO ARQUIVAMENTO Concordar: Arquivamento do IP Promotor
promoo de arquivamento

Juiz Discordar: de Justia Procurador Geral

O Procurador Geral de Justia poder: Requisitar diligncia; Ele mesmo pode oferecer a denncia; Designar outro promotor de justia para oferecer a denncia; Solicitar o arquivamento. Procurador da repblica Juiz Federal 2 Cmara de coordenao e reviso do MPF

14. ARQUIVAMENTO IMPLCITO Ocorre quando o MP deixa de incluir na denncia algum corru ou algum fato delituoso, no se manifestando quanto ao arquivamento. Nessa hiptese, caso o juiz no aplicasse o art. 28 do CPP, teria havido o arquivamento implcito. Esse arquivamento implcito no admitido pela jurisprudncia que tambm no admite o oferecimento de ao penal privada subsidiria da pblica, HC 21074 STJ, no admite por entender que houve inercia do MP.

Caso:
RELATRIO DA AUTORIDADE POLICIAL Huguinho Zezinho Luizinho DENNCIA DO MP Huguinho

CRIMES: Arts. 171, 157 e 158.

CRIMES: Arts. 157 e 158.

15. ARQUIVAMENTO INDIRETO. Se o rgo do MP ao invs de oferecer a denuncia requerer declinao de competncia e, em ato posterior o juiz no concordar essa manifestao deve ser entendida como um pedido indireto de arquivamento aplicando-se por analogia o art. 28 Do CPP (analogia, integrao analgica). Se o rgo do ministrio Pblico, ao invs de apresentar a denncia, requerer o arquivamento do inqurito policial ou de quaisquer peas de informao, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razes invocadas, far remessa do inqurito ou peas de informao ao procurador-geral, e este oferecer a denncia, designar outro rgo do ministrio Pblico para oferec-la, ou insistir no pedido de arquivamento, ao qual s ento estar o juiz obrigado a atender.

AO PENAL 1. CONCEITO: o direito pblico subjetivo de requerer ao Estado-Juiz a aplicao do direito penal objetivo ao caso concreto. 2. 2.1. a. CONDIES DA AO. Condies gerais da ao: Possibilidade Jurdica do Pedido (o pedido deve se referir a uma providencia

abrangida prevista pelo direito objetivo). Sempre a um fato tpico praticado por um indivduo maior de 18 anos (art.395, II CPP). A denncia ou queixa ser rejeitada quando: I for manifestamente inepta; II faltar pressuposto processual ou condio para o exerccio da ao penal; ou III faltar justa causa para o exerccio da ao penal.

1 Caso: Maiza de 18 Anos comete o crime de leso corporal (art.129 CP) contra Slvio Santos, ocorre o oferecimento da denncia. Esta no ser rejeitada com base no fundamento do art. 395, II CPP. 2 Caso: Usando o mesmo fato do 1 caso, suponhamos que seja feito o oferecimento da denncia e o filho do juiz, estudante de direito a receber, neste caso, na INSTRUO ocorre a extino do processo por analogia sem resoluo do mrito, com fulcro no art. 267, VI do CPC.

b. Legitimidade para agir: a pertinncia subjetiva da ao: 1 Caso: O vereador Charles cometeu o ilcito do art.138 CP contra o vereador Rodrigues, este por sua vez ofereceu queixa-crime em face do vereador Charles dentro do prazo decadencial, como se trata de matria eleitoral a queixa-crime ser rejeitada (fundamento no art.395,II do CPP), visto que Ao Penal Pblica Incondicionada. 2 Caso: Em 30/08/2009 Mvio comete injria racial contra tcio, este por sua vez oferece queixa crime em face de Mvio em 30/10/2009. Sendo que a lei 12.033/2009 que altera tal dispositivo de iniciativa privada para ao pblica condicionada, ou seja, o MP promover o processo buscando a condenao do autor da injria racial ou discriminatria. Pergunta-se se a queixa-crime oferecida pelo ofendido vlida ou devese usar a nova propositura da lei que alterou a redao do pargrafo nico do art. 145 do Cdigo Penal? OBS: A alterao produzida por essa lei tem reflexos no Direito Material, pois priva o acusado de trs possveis causas extintivas da punibilidade, de aplicao restrita a ao penal privada: renuncia, perdo e perempo. Portanto, a queixa-crime vlida, pois beneficia o ru.

OBS: Legitimidade da Pessoa Jurdica a. Legitimidade ativa (como autor) Ofensa art.139, deve-se protocolar Queixa-crime. b. Legitimidade Passiva (como ru) Ao Penal Pblica Incondicionada: recai sobre o Scio, Gerente etc. Crimes ambientais. (Teoria da dupla imputao.) Responsabilidade penal da pessoa jurdica. Re 548/181/PR - STF.

C. Interesse de Agir Segundo Bllon: Utilidade (necessidade e adequao fazem parte da utilidade) 1. Necessidade: No processo penal a necessidade de agir presumida, pois no h pena sem processo, salvo no caso dos juizados especiais. 2. Adequao: Em se tratando de ao penal condenatria a adequao irrelevante, pois existem apenas duas espcies de aes penais: APP e APPrivada. A rigor s temos um tipo de ao penal pblica de iniciativa privada. A adequao s relevante para as aes penais no condenatrias. ex: Mandado de Segurana, Habeas Corpus (repressivo e preventivo) etc. 3. Utilidade: consiste na eficcia da atividade jurisdicional para satisfazer um interesse do autor. Casos/exemplo: a. Fato criminoso: furto simples (1-4 anos) ocorreu em 25/10/2005, segundo o art.109 CP prescreve em 8 anos. b. Primrio, bons antecedentes e menor de 21 anos (prescrio cai para 4 anos) c. foi com vistas ao MP no dia 29/06/2008. Nesse caso o procedimento do MP dever ser: 1. Se ocorreu a prescrio em abstrato (data do fato) 2. Prescrio hipottica/virtual (2 anos) STJ Smula 438: A prescrio virtual o reconhecimento antecipado da prescrio em virtude da constatao de que no caso de possvel condenao, eventual pena que venha a ser imposta ao acusado ser inevitavelmente atingida pela prescrio da pretenso punitiva retroativa, tornando intil a instaurao do processo penal. D. Justa causa: o lastro probatrio mnimo quanto a prtica do delito. fumus comini belicti. Prova da existncia do crime, e indcios (prova com menor valor persuasivo) . 2.2. Condies especficas da ao ou condies de procedibilidade da ao Ex: Requisio do ministro da justia Representao da vtima Laudo pericial nos crimes de propriedade imaterial (art. 184 do CP violar direitos autorais)

2.3 Condies objetivas de punibilidade So elementos exteriores aos fatos delituosos, no integrantes do tipo penal, ocorrendo nas hipteses em que a punibilidade da conduta vinculada a supervenincia de determinado acontecimento. Obs: As condies objetivas de punibilidade podem ser verificadas nos casos dos crimes contra a ordem tributria ( necessrio o fim do procedimento administrativo tributrio para que o MP possa oferecer denuncia) e no caso da lei 11.101/2005 ( necessrio a decretao da falncia para que o MP oferea a denncia) 3.CLASSIFICAO DAS AES PENAIS3.1. Aes Penais Pblicas Titular: MP Pea Inicial: Denuncia (com fulcro no art. 41 do CPP em face de...rs.) A denncia ou queixa conter a exposio do fato criminoso, com todas as suas circunstncias, a qualificao do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identific-lo, a classificao do crime e, quando necessrio, o rol das testemunhas. a. Demonstrao do fato criminoso e suas circunstancias b. Qualificao c. Classificao do crime d. Rol das testemunhas (quando necessrio). 3.1.1 Em caso de oferecimento da denncia o juiz pode: a. Rejeitar (requisitar recurso em sentido estrito, art. 395, do CPP) Art. 395, CPP: A denncia ou queixa ser rejeitada quando: For manifestamente inepta; Para LFG a Petio Inepta pode ser: 1.Material: ausncia de justa causa. 2.Formal: quando no preenche os requisitos do art. 41 CPP: A denncia ou queixa conter a exposio do fato criminoso, com todas as suas circunstncias, a qualificao do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identific-lo, a classificao do crime e, quando necessrio, o rol das testemunhas. Faltar pressuposto processual ou condio para o exerccio da ao penal; ou Faltar justa causa para o exerccio da ao penal b. Receber

OBS: quantidade de testemunhas: Rito comum: 8 Rito Sumrio: 5 Rito Sumarssimo: 3

3.1.2 Tipos de denncia Denncia Genrica: inepta, pois no especifica a conduta dos agentes. Vrios fatos delituosos praticados por diversos sujeitos de forma indistinta. EX: crimes ambientais e societrios. Denncia geral (a nica admitida no nosso ordenamento jurdico): Pratica de um fato delituoso por diversas pessoas. S que o MP chega a explicar pelo menos uma cota de participao de cada individuo. Denuncia alternativa: a possibilidade de imputar de forma alternativa (imputao alternativa subjetiva) a diversos agentes a prtica do delito. Ou possibilidade de imputar alternativamente diversos crimes a uma pessoa especfica (imputao alternativa objetiva), um ou outro tipo de crime. Ex: Leso grave ou tentativa de homicdio. Obs: no recebimento da denncia que ocorre a interrupo da prescrio. Criptoimputao: grave deficincia na narrao dos fatos. Obs: S basta s caractersticas contidas no art.41 do CPP para a denuncia ser considerada apta (no precisa necessariamente de citao ou pedido de condenao por parte do MP). Art.41 CPP: A denncia ou queixa conter: A exposio do fato criminoso, com todas as suas circunstncias, A qualificao do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identific-lo, A classificao do crime e, Quando necessrio, o rol das testemunhas. a. Ao Penal Pblica incondicionada: A atuao do MP independe do implemento de qualquer condio. Art. 181, CP: isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste ttulo, em prejuzo: I do cnjuge, na constncia da sociedade conjugal; II de ascendente ou descendente, seja o parentesco legtimo ou ilegtimo, seja civil ou natural.

Exceo: Art. 182, CP: Somente se procede mediante representao, se o crime previsto neste ttulo cometido em prejuzo: I do cnjuge desquitado ou judicialmente separado; II de irmo, legtimo ou ilegtimo; III de tio ou sobrinho, com quem o agente coabita. Art. 183, CP: No se aplica o disposto nos dois artigos anteriores: I se o crime de roubo ou de extorso, ou, em geral, quando haja emprego de grave ameaa ou violncia pessoa; II ao estranho que participa do crime II se o crime praticado contra pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. b. A. P. P. Condicionada: A atuao do MP: A atuao do MP depende do implemento de uma condio: Representao do ofendido ou do representante legou ou requisio do Ministro da Justia. c. A. P. Pblica Subsidiria da Pblica: 1 Caso: art. 357 3 e 4 do Cdigo Eleitoral: 3 Se o rgo do Ministrio Pblico no oferecer a denncia no prazo legal representar contra ele a autoridade judiciria, sem prejuzo da apurao da responsabilidade penal. 4 Ocorrendo a hiptese prevista no pargrafo anterior o juiz solicitar ao Procurador Regional a designao de outro promotor, que, no mesmo prazo, oferecer a denncia. 2 Caso: IDC (incidncia de deslocamento de competncia), Art. 109, V-A, e Art. 109, 5 ambos da CF: Art. 109 da CF: Aos juzes federais compete processar e julgar: V-A, as causas relativas a direitos humanos a que se refere o 5 deste artigo: 5 Nas hipteses de grave violao de direitos humanos, o Procurador-Geral da Repblica, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigaes decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poder suscitar, perante o Superior Tribunal de Justia, em qualquer fase do inqurito ou processo, incidente de deslocamento de competncia para a Justia Federal. 3.2. A. P. de Iniciativa Privada: Titular: O ofendido ou o representante legal. Pea inicial: Queixa-Crime (quem faz o advogado) Art.44 CPP: A queixa poder ser dada por procurador com poderes especiais, devendo constar do instrumento do mandato o nome do querelado e a meno do fato criminoso, salvo

quando tais esclarecimentos dependerem de diligncias que devem ser previamente requeridas no juzo criminal. a. Ao Penal Exclusivamente privada: possvel a sucesso processual (Cnjuge, Ascendente, Descendente e Irmo CADI.) Ex: injuria, difamao, calnia, exerccio arbitrrio das prprias razoes. Art. 345 CP: Fazer justia pelas prprias mos, para satisfazer pretenso, embora legtima, salvo quando a lei o permite. b. Ao Penal Privada Personalssima: No possvel a sucesso processual. Art. 236 CP: Contrair casamento, induzindo em erro essencial o outro contraente, ou ocultando-lhe impedimento que no seja casamento anterior. Esse artigo uma norma penal em branco em sentido amplo heterogenia remete ao art. 1.527 do CC. Obs: o prazo ser de 6 meses, porm seu termo a quo ser a data em que transitar em julgado a sentena que, por motivo de erro ou impedimento, anular o casamento (art. 236, pargrafo nico, do Cdigo Penal);

c. Ao Penal Privada Subsidiria da Pblica S cabvel mediante a inrcia do MP OBS: prazos do MP para o oferecimento da denncia: PRESO CPP CPPM C. ELEITORAL LEI DE DROGAS ABUSO DE AUTORIDADE CRIME CONTRA A ECONOMIA POPULAR 5 DIAS 5 DIAS 10 DIAS 10 DIAS 48 HRS 2 DIAS SOLTO 15 DIAS 15 DIAS 10 DIAS 10 DIAS 48 HRS 2 DIAS

4. PRINCPIOS DA AO PENAL 4.1 Princpios Comuns Para a Ao Penal Pblica e para Ao Penal Privada. a. Princpio da inercia da jurisdio Obs: Processo judicialforme (caberia ao juiz iniciar o processo penal de oficio nos crimes de leso corporal culposa, de homicdio culposo e nas contravenes penais); Ao Penal ex officio (Ao Juiz no dado iniciar processo criminal condenatrio de ofcio). Obs: O juiz pode conceder habeas corpus de ofcio sem que isso signifique a ofensa a inercia, haja vista que o HC ao penal no condenatria. b. Princpio da intranscedncia: A denuncia ou queixa s pode ser proposta em face do suposto autor do crime. 4.2 Princpios Da Ao Penal Pblica. a. Princpio da obrigatoriedade ou da legalidade processual (no h relao com o art. 1 CP) relaciona com a obrigao do MP fazer a denncia. b. Obs: havendo justa causa e estando presente as condies da ao o MP obrigado a propor a ao penal. Exceo: Transao Penal no Juizado Especial Criminal. Acordo de brandura, doura ou de lenincia (crime contra a ordem econmica). EX: carteis criminosos, delao premiada. Termo de Ajustamento de Conduta. c. Princpio da Indisponibilidade (decorre do princpio da obrigatoriedade): Uma vez proposta a Ao Penal no pode o MP desistir do processo em andamento. Ex. art. 576 CPP: O Ministrio Pblico no poder desistir de recurso que haja interposto d. Princpio da Divisibilidade: O MP pode deixar de oferecer denncia contra eventual corru (Fernando Capez contra, mas o STF a favor). e. Princpio da oficialidade: A Ao Penal Pblica promovida por rgos oficiais, inclusive a investigao. Dica: Obrigatoriedade Divisibilidade Indisponibilidade Oficialidade [ODIO].

4.3 Princpio da Ao Penal Privada a. Princpio da Oportunidade ou convenincia: O ofendido ou seu representante legal podem deixar voluntariamente de propor a ao penal. (Pode renunciar ao direito ex: deixar decai-lo) Renncia: um ato unilateral da parte que admitida at o recebimento da queixacrime. Obs: A renncia ( um ato unilateral admitida at o recebimento da denncia). Deixa decair o direito. diferente do perdo, pois este bilateral. Ocorre perempo: Deixar de dar andamento ao processo ficando inerte por mais de 30 dias. O querelante deixar de pedir a condenao do querelado nas alegaes penais. Art. 60 CPP: Nos casos em que somente se procede mediante queixa, considerar-se- perempta a ao penal: I quando, iniciada esta, o querelante deixar de promover o andamento do processo durante trinta dias seguidos; lI quando, falecendo o querelante, ou sobrevindo sua incapacidade, no comparecer em juzo, para prosseguir no processo, dentro do prazo de sessenta dias, qualquer das pessoas a quem couber faz-lo, ressalvado o disposto no artigo 36; lII quando o querelante deixar de comparecer, sem motivo justificado, a qualquer ato do processo a que deva estar presente, ou deixar de formular o pedido de condenao nas alegaes finais; IV quando, sendo o querelante pessoa jurdica, esta se extinguir sem deixar sucessor. Art. 31 CPP: no caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por deciso judicial, o direito de oferecer queixa ou prosseguir na ao passar ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. (CADI) Art. 36 CPP: se comparecer mais de uma pessoa com direito de queixa, ter preferncia o cnjuge, e, em seguida, o parente mais prximo na ordem de enumerao constante do artigo 31, podendo, entretanto, qualquer delas prosseguir na ao, caso o querelante desista da instncia ou a abandone. b. Princpio da Disponibilidade: O ofendido ou representante legal podem desistir da ao penal em curso. c. Princpio da indivisibilidade: A queixa-crime deve ser proposta contra todos os corrus. (Se no ser inepta e consequentemente extinta).

5. AO PENAL PBLICA CONDICIONADA 5.1. Representao: a manifestao do ofendido ou de seu representante legal consistente no interesse na persecuo penal do autor do fato criminoso. OBS: O prazo de 6 meses (decadencial) conta a partir do conhecimento da autoria. Excees: Crimes contra a propriedade imaterial: 30 dias a contar da intimao do laudo (art. 529, CPP). O prazo de natureza penal, ou seja, incluindo-se o primeiro dia e excluindo-se o do vencimento. Encerrando-se em finais de semana ou feriados, no se dilata para o primeiro dia til subsequente. Menor de 18 anos x representante legal (um quer e outro no quer oferecer) 1 Corrente: Se incapaz o prazo no flui enquanto no cessar a incapacidade, j que no pode se falar em decadncia se o direito no pode ser exercido (NUCCI, CAPEZ e MIRABET) 2 Corrente: O representante legal exerce na plenitude o direito de queixa ou de representao. Portanto, havendo decadncia para ele estar extinta a punibilidade, ainda que o menor no tenha completado 18 anos. (LFG, PATTHLY, RENATAO BRASILEIRO, AERI LOPES JR). Sobre o CADI OBS1: No h uma ordem preferencial no CADI. OBS2: Havendo divergncia entre os sucessores prevalece a vontade daquele que deseja d inicio a ao. Pergunta: possvel a retratao da representao at quando? R: At o oferecimento da denncia OBS: Em relao a Lei Maria da Penha? Se for ameaa at o recebimento da denuncia. ATENO: Leso Corporal leve crime de Ao Penal Pblica Incondicionada. (ADIN 4424/DF) Ameaa e estupro: APP condicionada a representao. OBS: Eficcia objetiva da representao: Feita a representao de crime contra um dos autores, esta se estende aos demais agentes. Por outro lado, feita a representao a um delito, o MP no pode oferecer denuncia em relao a outros delitos, cuja a representao no tenha sido oferecia (ex: Ameaa, injria racial). 5.2 Requisio: a manifestao da vontade do Ministro da Justia no sentido que possui interesse na persecuo penal do fato delituoso. (Crimes contra a honra do presidente da repblica e chefes de estados.

OBS: No sinnimo de ordem e sim de procedibilidade EX: Digamos que um certo crime de APPI, vem uma nova lei dizendo que esse crime agora de APP Condicionada de requisio, nesse caso o juiz suspende o processo e espera a requisio (requisito de procedibilidade) o do Ministro da Justia. OBS: A requisio no est sujeita a prazo decadencial. No sinnimo de ordem, condio de procedibilidade Pergunta: possvel retratao? 1 Corrente: No possvel a retratao (tourinho filho) 2 Corrente: possvel a retratao. 5.3 Crimes contra a dignidade sexual

ANTES DA LEI 12.015/2009 REGRA: A. P. Privada EXCEES: 1. Vtima pobre: A.P.P Condicionada a representao 2. Abuso de Ptrio Poder: A.P.P Incondicionada. 3. Resultasse leso grave ou morte: A.P.P Incondicionada 4. Violncia Real: estupro com ameaa de arma ou outra qualquer. A.P.P Incondicionada. Smula 608 do STF: (zumbi no tem validade material, s tem validade formal, ou seja, no mais aplicada)

DEPOIS DA LEI 12.015/2009 REGRA: A.P.P Condicionada a

representao. OBS: Existe representao informal. EXCEES: Menor de 18 anos: A.P.P

Incondicionada Crime praticado contra vulnervel: A.P.P Incondicionada. Doutrina: Se resultar leso grave ou morte: A.P.P, Incondicionada. ADO 4301

6. Ao Penal Privada Subsidiria da Pblica/ Ao Penal Acidentalmente Privada/Ao Penal Supletiva. Inrcia do MP Prazo: 6 Meses

Decadncia imprpria: Perco o prazo Decadencial, mas no extingue a punibilidade do agente.

5 Dias

6 meses

At a prescrio MP

MP

MP Ofendido (queixa-crime) (concorrncia)

Quanto a contagem dos prazos: Penal ou material: prazo decadencial. Inclui o primeiro dia e exclui o ultimo. Contam-se incluindo o dia em que os fatos ocorreram, independente se dia til ou no, assim como se esvaem no exato dia de seu marco final, da mesma forma, desconsiderando se dia til ou no. Art. 10 (Cdigo Penal) O dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo. Contamse os dias, os meses e os anos pelo calendrio comum. Processual (concluso do inqurito, denncia etc.) Incio da contagem: Primeiro dia til seguinte ao seu marco inicial (considera-se dia til aquele que o expediente forense normal); Exemplo: prazo de 5 dias com marco inicial na sexta-feira, dia 1 de janeiro do ano X, inicia-se a contagem no dia 4, segunda-feira, encerrando-se no dia 8, sexta-feira seguinte; Final do prazo: Dia do marco final. No exemplo anterior, sexta-feira, dia 8 de janeiro do ano X. Porm, se a data do marco final for feriado ou por outro motivo no houver expediente forense, prorroga-se ao primeiro dia til seguinte. Dica: Se na sexta-feira, dia 8 do exemplo, o frum em que corre o processo encerrar o expediente mais cedo (ainda que 10 minutos mais cedo) prorroga-se o prazo at o primeiro dia til seguinte, no caso, segunda-feira, dia 11 de janeiro do ano X, considerando que no seja feriado e o expediente forense se d de maneira normalcaso contrrio, prorroga-se mais uma vez

Art. 798 (CPP). Todos os prazos correro em cartrio e sero contnuos e peremptrios, no se interrompendo por frias, domingo ou dia feriado. 1No se computar no prazo o dia do comeo, incluindo-se, porm, o do vencimento. 2 A terminao dos prazos ser certificada nos autos pelo escrivo; ser, porm, considerado findo o prazo, ainda que omitida aquela formalidade, se feita a prova do dia em que comeou a correr. 3 O prazo que terminar em domingo ou dia feriado considerar-se- prorrogado at o dia til imediato. 4 No correro os prazos, se houver impedimento do juiz, fora maior, ou obstculo judicial oposto pela parte contrria. 5 Salvo os casos expressos, os prazos correro: a) da intimao; b) da audincia ou sesso em que for proferida a deciso, se a ela estiver presente a parte; c) do dia em que a parte manifestar nos autos cincia inequvoca da sentena ou despacho. Exemplos: 1. Vistas do IP: 01/04/2013 > Oferecimento da denuncia (5 dias, Ru preso - prazo processual): 06/04/2013. A.P.P.S.P: Inicio: 06 /04/13 > Decadncia (prazo penal) 05/10/2013.

2. Vistas dos autos: 03/02/2013> Oferecimento da denuncia: 18/02/2013 (ru solto). 3. Vistas dos autos (ru preso) 10/08/2013 > Oferecimento da denuncia: 15/08/2013. A.P.P.S.P 15/08/2013 decadncia: 14/02/2014 PODERES DO MP EM RELAO: A. P. Privada. S. Pblica. a. Opinar pela rejeio da q-crime, com base no art. 395 CPP. b. Aditar a q-crime, tanto para incluir coautores como para incluir fatos tpicos (crimes). c. Repudiar a q-crime e oferecer Denncia substituta. d. Interferir em todos os termos na A.P.P.S.P. e. Em caso de inrcia ou negligencia do querelante o MP pode assumir a plena titularidade do processo (Ao Penal Indireta).

7. Crime contra a honra Regra: Ao Penal Privada Excees: a. Crimes contra a honra do Presidente e Chefe de estado, nelas Ao Penal Pblica condicionada a requisio do Ministro da Justia. b. Crimes contra a honra praticados durante a propaganda eleitoral: A.P.P Incondicionada. c. Crimes contra a honra de funcionrio pblico no exerccio das suas funes: Smula 714 STF: concorrente a legitimidade do ofendido, mediante queixa, e do Ministrio Pblico, condicionada representao do ofendido, para a ao penal por crime contra a honra de servidor pblico em razo do exerccio de suas funes. facultado ao ofendido: Representao ou queixa-crime (Ao Penal Privada). OBS: Para o STF uma vez oferecida a representao pelo ofendido autorizando o MP a agir no ser mais possvel o oferecimento da queixa-crime.
Vias de fato: empurro mais xingamento. A.P. Privada

d. Injria Real

Leso Corporal Leve: A.P. Pblica Condicionada a Representao Leso Corporal Grave: A.P. Pblica Incondicionada.

e. Injria Racial: A.P. Pblica Condicionada a Representao. HC 90 187 STF f. Racismo: A.P.P. Incondicionada.

Das könnte Ihnen auch gefallen